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Motores diesel com DPF: como saber que está a ser feita uma regeneração

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    #61

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      #62

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        #63
        Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
        Só se meter a mão no vidro, porque nos espelhos não se nota que o desembaciador liga.
        Era isso que queria dizer.
        sim isso mesmo... dai ter de se instalar um LED para o efeito...

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          #64
          Originalmente Colocado por f7ood Ver Post
          O ambiente agradece

          A minha carteira também, onde a Ford me propôs um orçamento de substituição quase 10x do que me custou a remoção.

          As marcas que arranjem maneira de não serem uns chupistas no que diz respeito a isto e aí estávamos todos bem. Agora andarem a brincar com a cara dos consumidores é que não obrigado.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
            A minha carteira também, onde a Ford me propôs um orçamento de substituição quase 10x do que me custou a remoção.

            As marcas que arranjem maneira de não serem uns chupistas no que diz respeito a isto e aí estávamos todos bem. Agora andarem a brincar com a cara dos consumidores é que não obrigado.
            E comprar carros a gasolina que já não têm problemas de DPF? O filtro é uma necessidade para o carro não andar a largar poluentes que têm implicações gravíssimas para a saúde humana.

            Quando vier já vem tarde mas espero estar cá para ver o dia em que o pessoal que é Chico e manda tirar o filtro tenha direito às viaturas apreendidas, inspecção B e multas a condizer. Podia ser que os engraçados deixassem de o ser.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por f7ood Ver Post
              E comprar carros a gasolina que já não têm problemas de DPF? O filtro é uma necessidade para o carro não andar a largar poluentes que têm implicações gravíssimas para a saúde humana.

              Quando vier já vem tarde mas espero estar cá para ver o dia em que o pessoal que é Chico e manda tirar o filtro tenha direito às viaturas apreendidas, inspecção B e multas a condizer. Podia ser que os engraçados deixassem de o ser.



              Acredito que não deverão dar tantos problemas (ou até nenhuns), mas os carros a gasolina agora também terão de ter FAP/DPF.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por f7ood Ver Post
                E comprar carros a gasolina que já não têm problemas de DPF? O filtro é uma necessidade para o carro não andar a largar poluentes que têm implicações gravíssimas para a saúde humana.

                Quando vier já vem tarde mas espero estar cá para ver o dia em que o pessoal que é Chico e manda tirar o filtro tenha direito às viaturas apreendidas, inspecção B e multas a condizer. Podia ser que os engraçados deixassem de o ser.

                E fazer aproximadamente 40.000 kms por ano, pagas-me tu a gasolina?

                O teu discurso é todo muito bonito, ecologia e tal, mas engraçado como esqueces-te dos "Chicos" da indústria que provocam esta situação, dos "Chicos" que transportam a tua comidinha e outros bens diáriamente, e dos "Chicos" com frotas de transportes públicos que certamente poluem mais que aqui o "Chico".

                Se as marcas são tão ecológicas e amigas do ambiente, porque criaram um filtro que dá tantas dores de cabeça?


                Estás a olhar para a árvore e não vês a floresta.

                Comentário


                  #68
                  E diga-se de passagem, por acaso tens uma moral desgraçada para falar em emissões quando supostamente tens um Classe A45 AMG a emitir 229g/km. Curioso. Troca por um Prius quando puderes.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    Acredito que não deverão dar tantos problemas (ou até nenhuns), mas os carros a gasolina agora também terão de ter FAP/DPF.
                    É dar tempo até haverem espertalhões também a tirá-los. Portugal infelizmente é um péssimo exemplo para estas coisas. Fizessem os centros de inspeções o que lhes competia acabava-se logo a brincadeira.

                    Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                    E fazer aproximadamente 40.000 kms por ano, pagas-me tu a gasolina?
                    Mas o que é que tem os kms a ver com tirar o DPF ?!? Podes perfeitamente fazer esses kms num Diesel e respeitar as normas ambientais para isso basta manter a manutenção do carro em dia incluindo o filtro de partículas. Para que conste faço cerca de 30000 kms por ano e ando a gasolina.

                    Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                    O teu discurso é todo muito bonito, ecologia e tal, mas engraçado como esqueces-te dos "Chicos" da indústria que provocam esta situação, dos "Chicos" que transportam a tua comidinha e outros bens diáriamente, e dos "Chicos" com frotas de transportes públicos que certamente poluem mais que aqui o "Chico".

                    Se as marcas são tão ecológicas e amigas do ambiente, porque criaram um filtro que dá tantas dores de cabeça?


                    Estás a olhar para a árvore e não vês a floresta.
                    Aquele whataboutism 5*. E que tal deixar de usar os outros como desculpa ?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                      E diga-se de passagem, por acaso tens uma moral desgraçada para falar em emissões quando supostamente tens um Classe A45 AMG a emitir 229g/km. Curioso. Troca por um Prius quando puderes.
                      Se todos os problemas do diesel fossem o CO2 . Vê-se mesmo que tens um conhecimento impecável sobre a matéria... vai lá ler o que é o NOx, o que é que ele faz às outras pessoas que têm que respirar a m*rda que o teu carro deita cá para fora porque foste e tiraste o DPF e depois vem cá comentar.

                      Fun fact o A emite só mais 50g CO2/km do que um diesel que faça 6,5l/100km.

                      Comentário


                        #71
                        O que tem a ver? Abre a calculadora e vê os custos. Não vou discutir isto com alguém que aparentemente não tem ideia do custo de vida do português comum.

                        Continua lá com a tua aula de moralidade ecológica. Mas primeiro olha para o teu umbigo

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                          O que tem a ver? Abre a calculadora e vê os custos. Não vou discutir isto com alguém que aparentemente não tem ideia do custo de vida do português comum.

                          Continua lá com a tua aula de moralidade ecológica. Mas primeiro olha para o teu umbigo
                          Se compras um carro a diesel tens que estar preparado para aos ~120k km trocar o DPF. É como mudar as pastilhas, discos ou correia de distribuição. É uma peça de desgaste do carro. O que é que isto tem mesmo a ver com os custos de vida português ?

                          Não é aula de moral ecológica. É simplesmente ser-se homenzinho suficiente para perceber que há práticas que causam impacto não só a nós mas também aos outros, uma delas é andar com um diesel sem DFP a emitir NOx para os outros.
                          Editado pela última vez por f7ood; 28 September 2018, 16:27.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por f7ood Ver Post
                            Se compras um carro a diesel tens que estar preparado para aos ~120km trocar o DPF. É como mudar as pastilhas, discos ou correia de distribuição. É uma peça de desgaste do carro. O que é que isto tem mesmo a ver com os custos de vida português ?

                            Não é aula de moral ecológica. É simplesmente ser-se homenzinho suficiente para perceber que há práticas que causam impacto não só a nós mas também aos outros, uma delas é andar com um diesel sem DFP a emitir NOx para os outros.
                            Estás cheio de trocas de DPF

                            Troquei no anterior qashqai aos 220.000kms e vendi o carro a seguir, Depois de largar 2500 euros na nissan.

                            Agora tenho um A180cdi com 40.000kms. Assim que acabar a garantia e me acender pela primeira vez a luz do DPF nem penso duas vezes, vai logo com os porcos

                            E nem me venham cá moralistas do ambiente. Eu já paguei uma troca de FAP quando o podia ter removido.

                            Se se preocupam com o ambiente troquem os carros velhos que andam aí. Aposto o meu c*lhão esquerdo em como um diesel de 2017 sem FAP não deita fumo algum.

                            Tenho um diesel de 2002 que não deita fumo e anda legal sem FAP, portanto lol

                            Comentário


                              #74
                              Caro f700d o FAP não é o componente que elimina os óxidos de azoto (NOx), mas estou de acordo que não se deve retirar. Vai lá pesquisar quais são as partículas retidas pelo FAP.

                              Atenção - Estou de acordo que o FAP tem de lá estar. Quando avariar (se isso acontecer) mete-se outro.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                Estás cheio de trocas de DPF

                                Troquei no anterior qashqai aos 220.000kms e vendi o carro a seguir, Depois de largar 2500 euros na nissan.

                                Agora tenho um A180cdi com 40.000kms. Assim que acabar a garantia e me acender pela primeira vez a luz do DPF nem penso duas vezes, vai logo com os porcos

                                E nem me venham cá moralistas do ambiente. Eu já paguei uma troca de FAP quando o podia ter removido.

                                Se se preocupam com o ambiente troquem os carros velhos que andam aí. Aposto o meu c*lhão esquerdo em como um diesel de 2017 sem FAP não deita fumo algum.

                                Tenho um diesel de 2002 que não deita fumo e anda legal sem FAP, portanto lol
                                Outro . Esperemos que as políticas de controlo mudem, porque realmente as mentalidades ainda continuam muito atrasadas. E claro aquele whataboutism impecável!

                                Comentário


                                  #76
                                  Na Superb com motor TDI 170CV, noto igualmente pelo aumento da rotação e pelo trabalhar do motor. Fica mais grave e sonoro. Além do mais, passa a deitar uma fumarada branca pelo tubo de escape impressionante.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por f7ood Ver Post
                                    Outro . Esperemos que as políticas de controlo mudem, porque realmente as mentalidades ainda continuam muito atrasadas. E claro aquele whataboutism impecável!
                                    Qual foi a parte de "já troquei um fap e paguei" que não percebeste?

                                    Já disse: querem reduzir a poluição nas cidades , comecem pelos transportes públicos. Um bus de 1997 polui mais do que quantos diesel de 2017 sem FAP?

                                    Pois..

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Homer Ver Post

                                      Tenho um diesel de 2002 que não deita fumo e anda legal sem FAP, portanto lol
                                      Faz assim: Fecha-te num espaço com o teu A180d e mete o carro o trabalhar 15min. Depois fazes o mesmo com o de 2002.

                                      Vem cá contar se faz diferença ou não.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Nos 159 também aumenta a rotação, fica com trabalhar "rouco" e ponteiro do turbo... desce a pique.

                                        Exemplo:




                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                                          O que tem a ver? Abre a calculadora e vê os custos. Não vou discutir isto com alguém que aparentemente não tem ideia do custo de vida do português comum.
                                          Sabes que o diesel, não é o combustivel mais barato, certo? Nem a sair da bomba, nem na manutenção do carro.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por PR43 Ver Post
                                            Caro f700d o FAP não é o componente que elimina os óxidos de azoto (NOx), mas estou de acordo que não se deve retirar. Vai lá pesquisar quais são as partículas retidas pelo FAP.

                                            Atenção - Estou de acordo que o FAP tem de lá estar. Quando avariar (se isso acontecer) mete-se outro.
                                            Sim estás correto. Esqueces-te no entanto de referir que o DPF e o SCR são uma única peça numa data de implementações no mundo automóvel.
                                            Editado pela última vez por f7ood; 28 September 2018, 16:49.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                                              E diga-se de passagem, por acaso tens uma moral desgraçada para falar em emissões quando supostamente tens um Classe A45 AMG a emitir 229g/km. Curioso. Troca por um Prius quando puderes.
                                              CO2 é o mal menor... No entanto, o dele emite 229 e o teu, sem filtro e a fazer 40k ao ano? Emite quanto?

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                Qual foi a parte de "já troquei um fap e paguei" que não percebeste?

                                                Já disse: querem reduzir a poluição nas cidades , comecem pelos transportes públicos. Um bus de 1997 polui mais do que quantos diesel de 2017 sem FAP?

                                                Pois..
                                                E... ? Voltaste a comprar diesel por isso deverias estar disposto a comprar outra. É uma peça de desgaste. O resto é o tradicional whataboutism. Eu não disse que tudo estava bem com os transportes públicos velhos. Agora isso não desculpa o quão idiota é tirar o filtro de partículas a um diesel moderno que vem com ele de fábrica e que só foi autorizado a circular por causa disso.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
                                                  CO2 é o mal menor...
                                                  Um mata o planeta, o outro mata as pessoas. Não me parece que estejamos a falar de males menores.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por f7ood Ver Post
                                                    E... ? Voltaste a comprar diesel por isso deverias estar disposto a comprar outra. É uma peça de desgaste.
                                                    Tal e qual. Mas já se sabe que o tuga é sempre até não dar mais... Comprar todos compram, mas depois manter com tudo direitinho é que é pior.

                                                    Quem vier atrás que feche a porta

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                      Estás cheio de trocas de DPF

                                                      Troquei no anterior qashqai aos 220.000kms e vendi o carro a seguir, Depois de largar 2500 euros na nissan.

                                                      Agora tenho um A180cdi com 40.000kms. Assim que acabar a garantia e me acender pela primeira vez a luz do DPF nem penso duas vezes, vai logo com os porcos

                                                      E nem me venham cá moralistas do ambiente. Eu já paguei uma troca de FAP quando o podia ter removido.

                                                      Se se preocupam com o ambiente troquem os carros velhos que andam aí. Aposto o meu c*lhão esquerdo em como um diesel de 2017 sem FAP não deita fumo algum.

                                                      Tenho um diesel de 2002 que não deita fumo e anda legal sem FAP, portanto lol
                                                      Podes começar a tratar do funeral do dito cujo...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                        Um mata o planeta, o outro mata as pessoas. Não me parece que estejamos a falar de males menores.

                                                        CO2 em si, não é toxico. O pior são mesmo as particulas. Para que o problema fosse exclusivo ao CO2, terias que saturar em mais de 1 a 3% todo o ar que respiras.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                          Um mata o planeta, o outro mata as pessoas. Não me parece que estejamos a falar de males menores.
                                                          Ninguém (que eu tenha visto) pôs isso em causa. O problema é a escala e sobretudo a rapidez dos processos. O CO2 tem um tempo de actuação muiiito mais longo (através do aquecimento global) mas não mata directamente seres humanos. As partículas e NOx causam efeito directo e num curto espaço de tempo.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Homer, a evolução não pode ser radical. Seria incomportável se saísse uma lei que dissesse que em 2020 todos os veículos de combustão em circulação tivessem que ter FAP e os que não tivessem, teriam que ser abatidos.

                                                            Daí que os FAPs têm sido introduzidos nos diesel aos poucos, e agora começaram nos ottos, de forma que daqui a umas dezenas de anos, deva ser residual a % de veículos de combustão sem FAP.

                                                            Se começarmos a reverter esta situação, então em vez de evoluirmos, andamos a regredir na questão ambiental e de saúde pública que são questões prementes nos dias de hoje. Cada um de nós deve fazer a sua parte, acho eu.

                                                            P.S. Não vou discutir a tua situação com o QQ e depois a compra de outro diesel porque, além de não ser o tópico para isso, certamente que há muita coisa a considerar.
                                                            Editado pela última vez por Ecoflex; 28 September 2018, 20:32.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                              Home, a evolução não pode ser radical. Seria incomportável se saísse uma lei que dissesse que em 2020 todos os veículos de combustão em circulação tivessem que ter FAP e os que não tivessem, teriam que ser abatidos.

                                                              Daí que os FAPs têm sido introduzidos nos diesel aos poucos, e agora começaram nos ottos, de forma que daqui a umas dezenas de anos, deva ser residual a % de veículos de combustão sem FAP.

                                                              Se começarmos a reverter esta situação, então em vez de evoluirmos, andamos a regredir na questão ambiental e de saúde pública que são questões prementes nos dias de hoje. Cada um de nós deve fazer a sua parte, acho eu.

                                                              P.S. Não vou discutir a tua situação com o QQ e depois a compra de outro diesel porque, além de não ser o tópico para isso, certamente que há muita coisa a considerar.



                                                              Basicamente, é como quando foi implementado o catalisador, o airbag, o abs, os cintos de segurança, 3ª luz de stop... etc, sempre de forma gradual.

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