Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aumento de distância para o trabalho. Manter o que tenho ou adquirir outra viatura?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
    Eu ponderava a troca por algo tipo tanque, por exemplo um Corolla a gasolina 1.4 de 2002, p.ex, a diferença de conforto seria da noite para o dia! Pensando só em consumos, não trocava.
    Corolla e conforto, são palavras que não ficam bem juntas.
    Há um aqui em casa e, tirando o user habitual, ninguém quer andar naquilo é quase tão mau como um mini 1000.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
      Bem, obrigado pela ajuda. Serviu para clarear as ideias.

      Tendo em conta que uso o carro como meio de transporte, é natural que ligue a consumos para os kms a fazer.

      Calculei os 1600 kms como média mensal a contar. Pode acontecer num mês ou outro do ano a media subir ligeiramente.

      No entanto, procuro um equilíbrio entre consumos e fiabilidade. Se num diesel há mais complexidade de componentes (mais recente, maior complexidade), num gasolina mais antigo há sempre a possibilidade da junta da colassa berrar sem a pessoa dar conta a tempo, por exemplo. Portanto, agradecia menos fundamentalismos...Ultrapassar neste carro sempre foi um assunto a calcular de forma fria. É normal acabar por aliviar o pé e continuar na mesma posição, na maior parte das situações.

      O meu dilema com o meu carro prende-se pelo estado actual mecânico que já falei antes, e os dissabores que pode trazer, principalmente numa deslocação para o trabalho.

      Em 11 anos de carta, nunca troquei de carro. O trocar porque sim, neste momento é um luxo arriscado, e noutras ocasiões não troquei porque via motivos para trocar. Não fazia grandes kms e o 106 continuava como um tanque.
      É a junta da cabeça e não da "colassa". E os motores a diesel também têm junta de cabeça e essa também pode queimar ou deteriorar-se tal como nos motores a gasolina. O Peugeot 106 é um carro completamente ultrapassado em questões de segurança, quer activa, quer sobretudo passiva e com essa quilometragem e idade está bom para a sucata. Penso que fazes muito bem em substituir esse carro e aconselho-te vivamente que compres o carro mais recente e com menos quilometragem que encontres em bom estado dentro do teu orçamento, não ligando muito à marca nem ao modelo.

      Comentário


        #63
        Está velho e ultrapassado mas é um carro completamente capaz.....

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Caditonuno, 2 pormenores, esse motor não vem do visa. É do tempo do AX.

          De resto é um motor prqueno sim, mas tal como o Uno de 47cv, são carros muito leves que se desenrascam bem tendo em conta a potência.
          então não é o mesmo motor do visa 10? este er outro motor, aind mais antigo?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            Está velho e ultrapassado mas é um carro completamente capaz.....
            Segundo o OP não parece ser:

            "Tendo em conta o consumo de óleo e encontrar misturado no deposito do radiador, a troca é uma hipótese que equaciono há muito. Não fosse ter cuidado em repor níveis, já o motor tinha ido para o lixo há muito tempo."

            Esse motor 1000 cm3 é mesmo anterior aos motores TU do grupo PSA e deve remontar aos Visa 1000 se me não engano. O TU 1124 cm3 era bem melhor e mais resistente e equipou o Pug 106 e o AX 1.1. Seja como for esse carro não deve ser fiável para uma utilização dessas.

            Comentário


              #66
              Sorry não tinha visto isso que mostraste agora a bold

              O Visa tinha o 1.0 e 1.1 mas o AX passou a ter 1.0 e 1.1 tambem mas já eram os tais TU....inclusive os 1.0i com já 50cv.

              Ou o 1.0i ainda era o outro, ao contrário do 1.1 ?

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                então não é o mesmo motor do visa 10? este er outro motor, aind mais antigo?
                Pois, estou agora a confirmar e sim é TU de 1986 estreado no AX :

                https://en.wikipedia.org/wiki/PSA_TU_engine#TU1

                Tinham este aspecto:

                Comentário


                  #68
                  Carros que possivelmente são interessantes por não serem muito valorizados, e que são fiaveis.

                  https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#0eb010c3ea

                  https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#f0839b6b75

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Ultrapassar com um 106 é um drama porquê ? Obriga a ter mais cuidado? A reduzir e a fazer RPM's com barulho? Que draaaama

                    Ainda há dias andei em nacional com o Polo 64cv da minha maria que não anda assim tão mais que esse 106 1.0 50cv e olha que é uma questão de nos adaptarmos e fazer as coisas com cuidado.

                    Pesadelo pesadelo é um carro com falha nos travões, isso sim
                    Não é um drama, mas é menos confortável porque tens que fazer mais contas para cada ultrapassagem e abdicar de algumas que poderias fazer.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                      Em condições reais, um segmento C a diesel não gasta menos de 6L em nacional, a não ser que andes a pisar ovos.
                      O meu segmento C diesel faz médias regulares de 5,6 a 5,9 (sem qualquer condução citadina).
                      Tudo A1/VCI, via norte, N13 (dias de trabalho) e A4 + nacionais do interior (2 fins de semana por mês).
                      Não piso ovos, nas também não faço rally... Dias de trabalho é com trânsito, por isso ando o que os outros andam e permitem andar... Na A4 é 130 (+- 10) e já faz com que só seja ultrapassado por 4 ou 5 carros... Nacionais do interior é onde chego por vezes a abusar.
                      Bmw 120d auto, com jante 18, pneu 225 frente e 245 atrás.
                      Como comparação, anteriormente tinha um 206 1.4 hdi van, que exactamente nos mesmos percurso (mas a velocidades uns 10 km/h mais baixa em AE) fazia 4 a 4,5.
                      Editado pela última vez por tonirai; 14 December 2018, 03:29.

                      Comentário


                        #71
                        Eu tenho dois carros um Focus 1.6 Tdci 109cv (com repro) 2008 e um Astra 1.7 Dti ambos considerados segmentos C, faço diariamente 100 kms, ambos tem um consumo idêntico e dificilmente faço consumos acima de 5lts.

                        Mas vamos ao assunto do tópico.
                        Como referido o 106 pode estar na iminência de futuras reparações, logo se fosse eu tentaria optar por uma coisa melhor.
                        Mas faria sem grandes pressas espreitando oportunidades de alguem conhecido que fosse trocar de carro ou assim, pois carro usado com alguns anos é aquela coisa e sabendo o histórico talvez melhore numa compra acertada. Cá por Coimbra o preço dos carros não é facil então em stands é a carregar.

                        A minha sugestão tambem seria um Focus 1.6 Tdci dos primeiros sem FAP e de selo barato.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                          Não é um drama, mas é menos confortável porque tens que fazer mais contas para cada ultrapassagem e abdicar de algumas que poderias fazer.
                          Ah, isso sim é verdqde, torna-se mais chato mas pronto

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                            Isto para mim não faz qualquer sentido nesta fase, provavelmente mudaste de emprego para ir ganhar mais e agora vais logo gastar 5000€ num carro quando o aumento mensal é de 60€ que a dividir por 5000€ dá para andar mais de 80 meses.
                            Mudar para "poupar" também não o fazia. Até porque tenho duvidas que poupe alguma coisa...

                            A questão é mais saber o estado mecanico do carro para evitar "azares" ( algo que pode acontecer nas opções a serem ponderadas).
                            Penso também na questão da segurança, em que de facto, o 106 deixa a desejar.

                            Como disse, não trocava já. Primeiro passava um tempo no novo trabalho e depois logo via.

                            E na procura também tinha calma, é que a opção é trocar um carro velho por outro. Pois um 307 ou um astra de 2002/3/4 não deixam de ter muitos kms e 15 anos em cima.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                              Boa a tarde a todos.

                              O meu 106 1.0, com 18 anos e 176 mil kms, lá vai cumprindo as encomendas.

                              No entanto, mudei de empresa e vou passar a trabalhar em Janeiro a 30 kms de casa, de 2ª a 6ª.

                              Contas feitas, passarei a fazer 1320 kms mensais, só em deslocações laborais. Juntando as rotinas, deve ir aos 1500-1600, conforme as rotinas no mês.

                              As deslocações para o trabalho são em nacional, regra geral com pouco ou muito pouco trânsito.

                              O carro consome por volta dos 5-6 litros aos 100, fazendo percursos variados, mas com mais frequência percursos de 4-5 kms cada vez.

                              Com o aumento da distância, valerá a pena comprar outro carro? E a diesel?

                              De orçamento posso disponibilizar entre 3 a 4 mil euros. 5 mil no máximo. Quero ter algum de lado para dar uma revisão geral.

                              Não tenho preferência por segmento. Apenas quero algo fiável e um pouco mais confortável que o 106. De preferência com lugares traseiros.

                              Procuro no Distrito de Coimbra. Tenho hipótese de ir ao Porto, mas preferia não fazer uma deslocação tão grande desnecessariamente.
                              Para andar (gasóleo e gasolina):
                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#87116cf1ee
                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#1388d396f2
                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#6b41180c38
                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#98a52259ac
                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#4010592eb2
                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#704fdc2647
                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#98a52259ac
                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#98a52259ac
                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#98a52259ac
                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#770f5f070e
                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#770f5f070e

                              Eventualmente para converter a GPL:
                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#6b41180c38
                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#87116cf1ee
                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#704fdc2647
                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#704fdc2647
                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#704fdc2647
                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#f0e511443b

                              Comentário


                                #75
                                Vocês falam na falta de segurança passiva do 106, bem, OK eu percebo. Nos dias de hoje está obsoleta.

                                No entanto olhando para os anos a concorrência dos anos 90, estes utilitários franceses são dos que mais confiança me dão na travagem e a curvar. Se o carro estiver em condições trava bem e curva bem. Eu teria bem mais medo de um Polo da mesma época, ou de um corsa, que medo.

                                Isto é só um aparte claro, porque o que vocês dizem faz sentido, mas se fossemos a pensar assim ninguém andaria de mota por exemplo

                                E sim já tive um acidente em que a segurança passiva me salvou nem que seja de um nariz partido ( é que nem se sente os airbags a bater-nos na fronha.... )

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                  Corolla e conforto, são palavras que não ficam bem juntas.
                                  Há um aqui em casa e, tirando o user habitual, ninguém quer andar naquilo é quase tão mau como um mini 1000.
                                  O meu comentário surgiu pois foi o salto que dei, de um 106 para um Corolla, uso diário, e sim, a diferença de sensação "tanque" e isolamento do exterior é extremamente notória entre estes dois carros. E conforto também, o Corolla de 2002 com jante 14" é bem macio. Mas ja estavas a considerar tudo isto, não era?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Esse corolla é um cepo ! O meu C5 era bem mais confortável

                                    Toma toma

                                    Comentário


                                      #78
                                      No teu lugar andaria com esse carro até cair, ou não me fazer dif€r€nça comprar algo melhor. Para já via como se dava nessa nova vida... Os carros aguentam muita porrada, há é certa malta muito picuinhas

                                      Tem um valor comercial muito baixo, os consumos parecem-me aceitáveis e com o orçamento que tens disponível só compraria carro a alguém de confiança.

                                      Quanto às questões do Corolla que levantaram anteriormente. Tive um e11 durante quase 6 anos, o meu sogro tem um e12 vvt-i há 12 anos e a minha mãe tem uma e12 1.4 d4d há 1 ano e meio. A comodidade é bastante aceitável mas discordo da sensação de tanque... Essa só a tive no w202 que a minha mãe teve anteriormente, ou no w140 de um amigo... Esqueçamos aqui jipes e pesados.

                                      Para substituir o 106, escolheria um diesel pre-FAP ou um gasosas/GPL com consumos comedidos.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Pois, a minha sugestão , caso o user queira trocar, é, em vez de dar por ex 4500 ou 6000 por 1 diesel ainda que sem FAP, é gastar tipo 3000 ou 3500 num gasolina, e depois converter a GPL com 1000 ou 1400 euros. O valor vai dar o mesmo que 1 diesel mas a poupança em combustivel vai ser maior inclusive um carro muito provavelmente menos desgastado,

                                        Agora, como nenhum combustivel é perfeito, convinha saber se há postos minimamente ao pé de onde o user vai andar habitualmente.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Obrigado pela ajuda, amigos.

                                          O carro aguentou bem as vezes que andou com o óleo abaixo do mínimo. Mas agora, mais kms seguidos, ha que ter maior vigia da mecânica com o 106.

                                          Todo o carro reflecte o desgaste conforme o passar do tempo. Se puder arranjar mais recente, arranjo. Senão, pelo menos que dure.

                                          Sobre o diesel, o meu pai tem um megane dci 80 cv ha 15 anos, e nunca teve problemas relacionados com motor e periféricos. Nao anda a pisar ovos e faz a manutenção que é preciso.

                                          Escapelivre, o gpl mais perto fica a 20 kms de casa e nao fica a caminho de nada.

                                          Gosto de carros e motores, seja quais for.

                                          PS: Sobre o trabalho, vou deixar a Laboração Contínua, o que me leva a nao andar em correrias entre a profissao e a vida pessoal. Mas nao é a razao prinqcipal.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Pois 20 km torna-se chato ainda para mais não calha a em caminho pior ainda.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Para o user que falava dos consumos dos segmento C a diesel, aqui fica... A AE que esta carrinha faz é a VDG e eixo NS à hora de ponta. Portanto, dá para perceber o resto do tratamento





                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                Corolla e conforto, são palavras que não ficam bem juntas.
                                                Há um aqui em casa e, tirando o user habitual, ninguém quer andar naquilo é quase tão mau como um mini 1000.
                                                Dizer que o corolla 2002-2007 é desconfortável...
                                                Falta-te mundo

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                  Corolla e conforto, são palavras que não ficam bem juntas.
                                                  Há um aqui em casa e, tirando o user habitual, ninguém quer andar naquilo é quase tão mau como um mini 1000.
                                                  "...Olhe que não, olhe que não..."

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Acho que o ideal é fazer um ano no novo trabalho com o carro velho e entretanto juntas mais uns cobres para comprar outro, e ficas com uma ideia mais clara do que precisas. Até porque quando se muda de emprego convém aguardar para perceber se o vamos aguentar muito ou pouco tempo, porque os empregos são como os namoros. Nos primeiros 3 meses são só quecas acrobáticas, amor, e felicidade e só depois disso é que aparecem os defeitos.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Uma opinião sensata.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Not bad

                                                        Comentário


                                                          #88

                                                          Comentário


                                                            #89

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Agora quero um 106

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X