Depende do 1.1 e do 2.0 do vizinho
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Porque que os Diesel têm mais disparo que os Gasolina?
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Originalmente Colocado por rcontra Ver PostNos motores pequenos, prefiro de longe os diesel. De longe mesmo.
Pega num carro com motor turbo de pequena cilindrada "high strung," não um motor turbo anémico feito para consumos, e verás.
Costumo fazer de um Punto 1.3 85cv o meu DD e tenho outro Punto com um 1.4 e mais de 200cv. É simplesmente incomparável, obviamente.
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Originalmente Colocado por afc Ver PostDepois vão para o gasóleo, que normalmente têm mais cavalos e binário que o carro a gasolina que estão habituadas e depois dizem que os carros a gasolina não andam nada...pudera.
É como comparar um android de 150€ com um iphone e dizer que o iphone é melhor
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Originalmente Colocado por ExamplU Ver PostSim, mas o engraçado é haverem aqueles que dizem preferir o seu 1.1 a gasolina do que o 2.0 diesel do vizinho, como foi referido atrás dizendo que diesel é trator, mas que no fundo parece ser uma desculpa e acaba por ser como aquele adagio da raposa e das uvas sempre verdes
Não podemos ser todos iguais, metam isso na cabeça.
Atenção, há aqui um factor a ter em conta que é muitas vezes os motores pequenos estarem em carros pequenos e com caixas curtas e tornam aquilo divertido
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Originalmente Colocado por afc Ver PostDepois vão para o gasóleo, que normalmente têm mais cavalos e binário que o carro a gasolina que estão habituadas e depois dizem que os carros a gasolina não andam nada...pudera.
É como comparar um android de 150€ com um iphone e dizer que o iphone é melhor
Não se pode é pensar no consumo.
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tonyV
Originalmente Colocado por ExamplU Ver PostSim, mas o engraçado é haverem aqueles que dizem preferir o seu 1.1 a gasolina do que o 2.0 diesel do vizinho, como foi referido atrás dizendo que diesel é trator, mas que no fundo parece ser uma desculpa e acaba por ser como aquele adagio da raposa e das uvas sempre verdes
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostDiscordo por completo.
Pega num carro com motor turbo de pequena cilindrada "high strung," não um motor turbo anémico feito para consumos, e verás.
Costumo fazer de um Punto 1.3 85cv o meu DD e tenho outro Punto com um 1.4 e mais de 200cv. É simplesmente incomparável, obviamente.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostOh, eu até num Punto Evo 1.2 69cv molengão gosto de o conduzir.....mas aqui nem é pelo factor do som, é mesmo pela suavidade que o raio do carro permite em cidade.
Só ganha a um diesel de potência equivalente em vibrações, pois é bem mais ruidoso em andamento.
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Originalmente Colocado por rcontra Ver PostAluguei um em Itália e detestei. Nem a caixa curta salva o motor.
Só ganha a um diesel de potência equivalente em vibrações, pois é bem mais ruidoso em andamento.
E sim é um motor lento mas isso não me chateia.
Chateia sim carros muito rijos ou que não travem
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Quanto a levar ao red-line, faço-o em todos os carros que conduzo, turbo ou atmosférico, a gasolina ou a gasóleo.
O mesmo para o acelerador a fundo, gosto sempre que posso de encostar a tábua ao tapete. Em carros muito potentes, não se consegue muito tempo, mas em carros fracos às vezes são horas.
Fiz dezenas de viagens Lisboa-Porto-Lisboa por exemplo e em puntos, corsas, etc. devo ter chegado a fazer a AE todo a fundo. Seja gasolina ou gasóleo os carros precisam de rpms para lubrificarem
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Originalmente Colocado por SalvadorP Ver PostQuanto a levar ao red-line, faço-o em todos os carros que conduzo, turbo ou atmosférico, a gasolina ou a gasóleo.
O mesmo para o acelerador a fundo, gosto sempre que posso de encostar a tábua ao tapete. Em carros muito potentes, não se consegue muito tempo, mas em carros fracos às vezes são horas.
Fiz dezenas de viagens Lisboa-Porto-Lisboa por exemplo e em puntos, corsas, etc. devo ter chegado a fazer a AE todo a fundo. Seja gasolina ou gasóleo os carros precisam de rpms para lubrificarem
Ou seja não são velocidades por aí alem.
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Originalmente Colocado por rcontra Ver PostTens conduzido carros diesel recentes?
Até o 1.3 cdti ou mjet responde bem antes das 2000rpm.
Nos motores pequenos, prefiro de longe os diesel. De longe mesmo.
Em motores médios (2.0l) e grandes prefiro gasolina, desde que seja outra pessoa a pagar o combustível, ande poucos km anuais ou esteja a gpl.
Fiz o teste durante um mes e o meu civic 1.5 tanto em baixas e altas andava mais que o 1.3 mjet de 90cvs
E fazia apenas menos 0.6 que o civic em termos de consumo.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostEm termos de velocidade real, e se for sempre prego a fundo, um carro tipo de 60cv na A1 por ex andará sempre em torno dos 130 e 160 ou vá 170 a descer torres novas hehe
Ou seja não são velocidades por aí alem.
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Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostEsquece la o 1.3 mjet
Fiz o teste durante um mes e o meu civic 1.5 tanto em baixas e altas andava mais que o 1.3 mjet de 90cvs
E fazia apenas menos 0.6 que o civic em termos de consumo.
O desempenho em baixas está muito melhor.
Para o civic 1.5 existem os 1.6d com a mesma potência e aí, em termos de celeridade não há mesmo comparação.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostMas o esforço mecânico está lá todo. Por isso é que comprar carros usados é uma lotaria - nunca se sabe o maluco que andou com eles antes
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Originalmente Colocado por SalvadorP Ver PostMas porque é que falas em 2.500 rpms num carro a gasolina ? depende imenso do motor e do que quiseres andar. 3.000/3.500/4.000 rpms são rotações médias para a generalidade dos motores a gasolina.
A maioria dos leigos que paga a sua gasolina não passa das 3000rpm numa condução normal.
Quanto ao resto, de acordo.
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Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver PostÉs tu quem conclui?
Ainda estou à espera que me respondam porque "andar mais" significa "ser melhor".
Alguém no seu perfeito juízo que queira fazer uma condução económica e cumpridora de limites pouco importa se o carro é rápido ou não.
Não disse que andar mais significa ser melhor, mas por acaso até prefiro carros que andem mais do que carros que andem menos.
O ponto onde quero chegar é que os carros turbo diesel são ligeiramente mais rápidos nos regimes baixos-médios que o atmosférico a gasolina, o que contribui para uma sensação de maior agilidade na condução. Mas tendo em conta que têm um binário superior e mais precoce, também não estou a dizer novidade nenhuma...
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostFora o consumo, no resto prefiro sempre os otto. Nos carros pequenos por causa do maior silencio e menores vibrações, nos grandes porque a vantagem do diesel (com a exceção do consumo) é inexistente de todo.
Em resumo, no meu caso sempre que optei pelo diesel foi exclusivamente pelo seu menor consumo.
edit: O estar constantemente a comparar motores otto de baixa cilindrada com motores diesel de alta cilindrada e que resulta nessa falsa ideia de que os diesel andam mais, são mais elásticos, etc. Na realidade a vantagem dos diesel é só o seu menor consumo. E claro que, embora sendo apenas o consumo, ainda assim é algo muito importante, que não se deve menorizar.
Vou aproveitar para deixar outro vídeo e ajudar a descontaminar o fórum
Por nos 0:42 e aumentar o volume
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Originalmente Colocado por WastedDeep Ver PostPercebendo pouco acerca do funcionamento mecanico dos carros foi uma questão que sempre me intrigou.
Dando como o exemplo dois carros da mesma marca, um Golf TSI com 150cv e uma Passat TDI com 150 cv
Varias experiencias feitas, tanto parados como em andamento nota-se um maior disparo do TDI, sendo em andamento pressionando a fundo o pedal do acelarador a diferença tende a aumentar mais ainda. Noto tambem que no TDI da aquela sensação de ficarmos colados ao banco enquando no TSI isso não acontece
Porque que é isto acontece em carros com a mesma potencia? Não deveriam ser equivalentes?
Um motor turbo vai parecer sempre mais disponível em baixa rotação, seja a gasóleo ou gasolina.
Já tive um Passat TDI, no caso era o PD 130 e era muito bom em baixa rotação e reprises. Mas nada que se compare a um 1.6 turbo a gasolina por exemplo.
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Originalmente Colocado por MicroMC Ver PostDepende dos motores em questão e a que rotação está disponível o binário máximo.
Um motor turbo vai parecer sempre mais disponível em baixa rotação, seja a gasóleo ou gasolina.
Já tive um Passat TDI, no caso era o PD 130 e era muito bom em baixa rotação e reprises. Mas nada que se compare a um 1.6 turbo a gasolina por exemplo.
Um atmosférico a gasolina, tradicional, que faça umas 6 e pouco mil rpm, por exemplo, pode ser bem mais disponível a baixa rotação que alguns turbo. Conheço vários casos desses.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostNão tem nada a ver....
Nem os carros altamente rotativos precisam de 6000 RPM para andar decentemente....
Se me falares de 3000 / 4500 RPM aí tudo bem. Agora 6000 já é mesmo para condução empenhada.
E sim , muita gente acha um 1.4i 90cv lento porque insiste em mudar sempre às 2000 ou 2500 RPM e nem sempre isso pode ser, sobretudo em subidas.
Tal como muitos diesel que é simplesmente insuportável andar com eles abaixo das 2000 RPM. Temos que nos adaptar a cada carro. E infelizmente motores diesel fracos em baixas RPM é das coisas mais horríveis que há, enquanto um gajo não se habitua a estar sempre nas 2000 RPM ou mais.
E nesse tipo de condução, um 1400 de 90cv numa carroçaria de 1300 ou 1400kg, não me parece especialmente entusiasmente. Se trocar por volta das 4500rpm, já vai atingir uns 130 ou 140NM do binário máximo e o carro já vai mexer qualquer coisa...
Mas depois lá se vai o silêncio do carro a gasolina! E os consumos...
E dito isto, reitero que gosto muito de motores a gasolina!
Mas os carros a gasolina que nós tuga compramos são os 1200 de 75cv e os 1400 de 90cv. Que, na minha modesta opinião, não são carros assim muito fascinantes. Felizmente cada vez há mais turbinados de baixa cilindrada.
Sobre os diesel de baixa cilindrada, relato a minha experiência com o Corsa D:
1248 Diesel de 90cv - barulhento, faixa de utilização muito curta, só anda bem acima das 1800-2000rpm, o que obriga a mexer muito na caixa. Abaixo disso é para esquecer.
1200 NA de 80cv - muito mais lento, só anda acima das 3500 rpm. Não aguenta 2a em muitas subidas. Não aguenta subidas em 5a a 100 e às ~3200rpm.
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Originalmente Colocado por MotorSportElise Ver PostNão necessariamente. Se for algo com single turbo de dimensões exageradas (sem geometrias variáveis ou), pode ser quase inútil em baixas.
Um atmosférico a gasolina, tradicional, que faça umas 6 e pouco mil rpm, por exemplo, pode ser bem mais disponível a baixa rotação que alguns turbo. Conheço vários casos desses.
Não só a sobrealimentação mas o n.º de cilindros, n.º de válvulas, tudo conta.
Um compressor por exemplo, é um excelente amigo das baixas rotações.
Tenho um turbo a gasolina em que o binário máximo (320 nm) está ali às 1500 rpm. Ou seja, tem um comportamento em baixas melhor que muitos turbo diesel.
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