Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida sobre código

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
    Mas se fosse uma situação em tudo idêntica mas tratando-se de uma via de aceleração já não seria culpado?
    Claro que não.

    (estou curioso para ver onde isto vai dar...)

    Comentário


      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
      Claro que não.

      (estou curioso para ver onde isto vai dar...)
      Mas se for numa via que seja simultaneamente de aceleração e desaceleração já sou culpado?

      Comentário


        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
        Quando não tens argumentos...

        Olha a de hoje aconteceu e deve ser dedicada a ti.
        Ou então foste tu que rogaste praga.

        Vou numa via de uma estrada nacional.
        É um IC e portanto é vulgar nas subidas abrirem duas vias. Estás ver, certo?
        Neste caso a pequena particularidade é que a abertura desta via provém de um acesso ao IC.
        Devidamente regulado com sinalização de cedência de prioridade, horizontal e vertical.
        Venho a 80 Km/H com o CC ligado e que é o limite da velocidade naquele troço.

        O caramelo entra para a via ligeiramente à minha frente (em vez de ceder a prioridade). Ou seja, ficamos lado a lado, embora ele ligeiramente mais adiantado.
        O meu capot dava com as portas de trás dele.
        Eu retomo a dianteira, porque vinha com mais velocidade.
        Ele retoma a dianteira, porque entretanto acelerou mais do que a velocidade a que eu vinha.
        Resultado ultrapassou-me pela direita.

        Pergunta (para o rrrffff, nunca mais responder, mas esta é mesmo muito prática):

        Achas esta m.... (cena) aceitável? Correto? Tolerável? Bonito?
        Deduzo que estivesses a sinalizar a tua intenção de mudar para a via da direita com o pisca... caso contrário não sei se o caramelo fez algo de errado

        Comentário


          Originalmente Colocado por QRod Ver Post
          Deduzo que estivesses a sinalizar a tua intenção de mudar para a via da direita com o pisca... caso contrário não sei se o caramelo fez algo de errado
          Dizes bem... Não sabes!

          Comentário


            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
            Vai chamar honesto ao teu tio e aproveita e aprende qualquer coisa com ele.

            Entretanto... Namaste!
            Portanto consegui deixar-te sem resposta com uma pergunta tão simples.

            Vou repeti-la só para meter sal na ferida: qual é o propósito de uma via de aceleração ter sinais de cedência de passagem?

            Comentário


              Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
              Dizes bem... Não sabes!
              Se não tinhas o pisca, não fez

              Comentário


                Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                Mas se for numa via que seja simultaneamente de aceleração e desaceleração já sou culpado?
                Isso não é uma via de aceleração.
                É uma via de saída da AE, que simultaneamente tem uma via comum de acesso à AE, que (imagine-se) perde a prioridade em todas a situações.
                Portanto, nessas condições, se vens dessa via sem prioridade, se bates... Pagas!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                  Isso não é uma via de aceleração.
                  É uma via de saída da AE, que simultaneamente tem uma via comum de acesso à AE, que (imagine-se) perde a prioridade em todas a situações.
                  Portanto, nessas condições, se vens dessa via sem prioridade, se bates... Pagas!
                  Não é via de aceleração nem de desaceleração?

                  Nas imagens que aqui deixo são vias de acesso e saída em simultâneo mas que têm a particularidade de quem acede não percebe que se trata de uma mera via de aceleração. Pelo teu raciocínio se fosse só via de aceleração não seria culpado mas como tem dupla função já seria apesar de ser impossível perceber essa dupla função antes durante e depois de passar o triângulo sinalizado no pavimento, somente vários metros depois deste se tem essa percepção.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por QRod Ver Post
                    Se não tinhas o pisca, não fez
                    Para que é que eu ia dar pisca, se nem podia ir para a via da direita porque o caramelo estava ao meu lado?
                    Era para quê?
                    E não achas que quem falhou foi ele por não ter cedido a prioridade?
                    Obviamente que se ele tem cedido prioridade, eu ficaria com a direita livre, daria o pisca e movimentava-me para a via da direita.
                    O sinal diz que se deve dar prioridade a todos os que circulam na outra via.
                    Não impõe condições, nem velocidade, nem piscas...
                    A sequência correta era ele ceder a prioridade, eu ia para a direita e ele ultrapassava.
                    Ou também não achas que da forma que foi, foi uma autentica estupidez?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                      Não é via de aceleração nem de desaceleração?

                      Nas imagens que aqui deixo são vias de acesso e saída em simultâneo mas que têm a particularidade de quem acede não percebe que se trata de uma mera via de aceleração. Pelo teu raciocínio se fosse só via de aceleração não seria culpado mas como tem dupla função já seria apesar de ser impossível perceber essa dupla função antes durante e depois de passar o triângulo sinalizado no pavimento, somente vários metros depois deste se tem essa percepção.
                      Nem sei se isso está mal sinalizado ou não.
                      Também tens que ter isso em consideração.
                      Se há mais sinalização na via prioritária, por exemplo.
                      E depois há casos mal sinalizados também.
                      Portanto por aí não podes fazer valer o teu ponto.

                      Comentário


                        Pode não ter tido a atitude mais segura, mas se as 2 via se iam manter e tu nunca lhe indicaste a tua intenção de mudar de via...não havia nada a ceder. Repara que o facto do carro da via da direita ser mais rápido que um carro da via à esquerda não constitiu uma ultrapassagem pela direita.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                          Nem sei se isso está mal sinalizado ou não.
                          Também tens que ter isso em consideração.
                          Se há mais sinalização na via prioritária, por exemplo.
                          E depois há casos mal sinalizados também.
                          Portanto por aí não podes fazer valer o teu ponto.
                          Serve apenas para demonstrar que não podemos interpretar sinalização igual de maneira diferente. A sinalização tem de ser objetiva e ter o mesmo significado em qualquer circunstância.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                            Serve apenas para demonstrar que não podemos interpretar sinalização igual de maneira diferente. A sinalização tem de ser objetiva e ter o mesmo significado em qualquer circunstância.
                            Ufa.. Finalmente já terminaram as perguntas.
                            E tudo correto o que disseste.

                            Mas depois há condições de aplicar os seus significados (dos sinais) de formas (nota, formas, não me estou a referir ao conteúdo) diferentes, consoante as condições da via, sejam, cruzamentos, entroncamentos, vias de aceleração, ou outras. E ainda se estiverem combinados com sinalização horizontal, ou luminosa.

                            Portanto o significado conforme bem dizes é objetivo e único, mas a forma de os aplicar na prática pode variar, sem nunca contrariar o seu significado.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                              Ufa.. Finalmente já terminaram as perguntas.
                              E tudo correto o que disseste.

                              Mas depois há condições de aplicar os seus significados (dos sinais) de formas (nota, formas, não me estou a referir ao conteúdo) diferentes, consoante as condições da via, sejam, cruzamentos, entroncamentos, vias de aceleração, ou outras. E ainda se estiverem combinados com sinalização horizontal, ou luminosa.

                              Portanto o significado conforme bem dizes é objetivo e único, mas a forma de os aplicar na prática pode variar, sem nunca contrariar o seu significado.
                              Gostava que apresentasses exemplos concretos sustentados no CE.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                                Gostava que apresentasses exemplos concretos sustentados no CE.
                                Voltamos ao mesmo?
                                Já aqui tens 2 situações.
                                Queres 3, 4, 5?

                                OK!
                                Siga.

                                3 - Podes ter a mesma sinalização, mas o local de cedência ser precedido por um STOP e seres obrigado a parar.
                                4 - Num cruzamento / entroncamento, podes ter que ceder a prioridade a uma via com dois sentidos de trânsito.
                                5 - Podes ter a mesma sinalização, mas combinada com sinalização luminosa e nesse caso ocorre a hierarquia de sinais.
                                6 - Podes ter que incluir a prioridade à direita...
                                7,8,9... - etc, etc...

                                Portanto...
                                Francamente não sei onde estão as dúvidas.

                                Acho que quem interpreta de outra forma está no fundo à procura de justificar, de uma forma interminável, a sua postura errada de circulação na estrada.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                                  Serve apenas para demonstrar que não podemos interpretar sinalização igual de maneira diferente. A sinalização tem de ser objetiva e ter o mesmo significado em qualquer circunstância.
                                  Já agora fiquei a questionar-me como raio é que se distingue uma via de aceleração comprida de uma entrada que coincide com a abertura de uma nova via.

                                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                  Ufa.. Finalmente já terminaram as perguntas.
                                  E tudo correto o que disseste.

                                  Mas depois há condições de aplicar os seus significados (dos sinais) de formas (nota, formas, não me estou a referir ao conteúdo) diferentes, consoante as condições da via, sejam, cruzamentos, entroncamentos, vias de aceleração, ou outras. E ainda se estiverem combinados com sinalização horizontal, ou luminosa.

                                  Portanto o significado conforme bem dizes é objetivo e único, mas a forma de os aplicar na prática pode variar, sem nunca contrariar o seu significado.
                                  Então quando o sinal de cedência de passagem aparece numa via de aceleração serve para dizer o quê?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                    Voltamos ao mesmo?
                                    Já aqui tens 2 situações.
                                    Queres 3, 4, 5?

                                    OK!
                                    Siga.

                                    3 - Podes ter a mesma sinalização, mas o local de cedência ser precedido por um STOP e seres obrigado a parar.
                                    4 - Num cruzamento / entroncamento, podes ter que ceder a prioridade a uma via com dois sentidos de trânsito.
                                    5 - Podes ter a mesma sinalização, mas combinada com sinalização luminosa e nesse caso ocorre a hierarquia de sinais.
                                    6 - Podes ter que incluir a prioridade à direita...
                                    7,8,9... - etc, etc...

                                    Portanto...
                                    Francamente não sei onde estão as dúvidas.

                                    Acho que quem interpreta de outra forma está no fundo à procura de justificar, de uma forma interminável, a sua postura errada de circulação na estrada.
                                    Em nenhuma dessas hipóteses se pode dizer que estamos perante situações análogas. Já te dei exemplos onde interpretas de maneira diferente conceptualmente mas que não terias certezas de qual adotar o que não faz qualquer sentido.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                      Já agora fiquei a questionar-me como raio é que se distingue uma via de aceleração comprida de uma entrada que coincide com a abertura de uma nova via.
                                      Distingues pela sinalização horizontal.

                                      Comentário


                                        @nebuchadnezzar

                                        Se estivesse um peão para passar na passadeira quem tinha prioridade, o peão ou o carro da google?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                                          Em nenhuma dessas hipóteses se pode dizer que estamos perante situações análogas. Já te dei exemplos onde interpretas de maneira diferente conceptualmente mas que não terias certezas de qual adotar o que não faz qualquer sentido.
                                          Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                                          @nebuchadnezzar

                                          Se estivesse um peão para passar na passadeira quem tinha prioridade, o peão ou o carro da google?
                                          Meu caro, dizes que as situações não são análogas e vens com exemplos de passadeiras para peões?
                                          Ah e o interrogatório terminou.
                                          Teve piada até onde foi e já expliquei tudo.
                                          A partir daqui... Vêmo-nos na estrada!

                                          Comentário


                                            Era uma situação exemplo de como a interpretação da sinalização não pode depender do ponto de vista mas parece que estás mais interessado em dizer que uma situação com sinalização luminosa é análoga a uma situação sem sinalização luminosa...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                                              Era uma situação exemplo de como a interpretação da sinalização não pode depender do ponto de vista mas parece que estás mais interessado em dizer que uma situação com sinalização luminosa é análoga a uma situação sem sinalização luminosa...
                                              Onde é que eu disse isso?
                                              Diz lá? Cita lá isso!
                                              É que a fazeres perguntas somos todos muita bons mas a fazer afirmações parece que a coisa se complica um bocado.
                                              Uma pergunta. Espero uma resposta!
                                              Vamos ver como é a retribuição...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                Onde é que eu disse isso?
                                                Diz lá? Cita lá isso!
                                                É que a fazeres perguntas somos todos muita bons mas a fazer afirmações parece que a coisa se complica um bocado.
                                                Uma pergunta. Espero uma resposta!
                                                Vamos ver como é a retribuição...
                                                Sobre atribuires significados diferentes a sinalização igual, como acontece numa via de acesso em comparação com uma via que seja simultaneamente de acesso e de saída apresentas, por exemplo:

                                                "5 - Podes ter a mesma sinalização, mas combinada com sinalização luminosa e nesse caso ocorre a hierarquia de sinais."

                                                O facto de ter sinalização luminosa não altera o significado da restante sinalização, apenas se sobrepõe a esta.

                                                Portanto continuo sem perceber em que te sustentas para defender para sinalização horizontal e vertical igual diferentes interpretações de prioridade.

                                                A interpretação da prioridade tem de ser inequívoca para ambas as vias de trânsito, não é por acaso que o sinal b1 e o sinal de stop têm as formas que têm.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                                                  Sobre atribuires significados diferentes a sinalização igual, como acontece numa via de acesso em comparação com uma via que seja simultaneamente de acesso e de saída apresentas, por exemplo:

                                                  "5 - Podes ter a mesma sinalização, mas combinada com sinalização luminosa e nesse caso ocorre a hierarquia de sinais."

                                                  O facto de ter sinalização luminosa não altera o significado da restante sinalização, apenas se sobrepõe a esta.

                                                  Portanto continuo sem perceber em que te sustentas para defender para sinalização horizontal e vertical igual diferentes interpretações de prioridade.

                                                  A interpretação da prioridade tem de ser inequívoca para ambas as vias de trânsito, não é por acaso que o sinal b1 e o sinal de stop têm as formas que têm.
                                                  Se são diferentes são análogas?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                    Se são diferentes são análogas?
                                                    Já te dei exemplos onde a sinalização horizontal e vertical visível é exatamente a mesma para vias de acesso e vias de acesso e saída. Exatamente igual, sem tirar nem pôr, mas segundo o que dizes as prioridades são diferentes. Se quiseres explicar e argumentar a tua posição ótimo, se não quiseres não há qualquer problema.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                                      é como dizes, vai do bom senso e cidadania que todos devemos ter, especialmente ao circular em zonas de transito intenso.
                                                      isso que dizes aconteceu-me diariamente vários anos no caminho para o trabalho. eu tendo prioridade para sair à direita tinha de "jogar" com 90% das pessoas que não ligam à sinalética vertical e horizontal que neste caso até está nas duas vias de acesso à 2ª circular.

                                                      Mas este é um bom exemplo e onde eu passo com frequência. Imagina uma situação de trânsito intenso na via de onde está a ser tirada a foto e que todos querem ir tudo para a direita. Achas que os veículos das duas vias da direita devem abrandar e no limite parar para deixar passar? Isso parece-me altamente extremo. E como dizes não é o que se passa na prática. Situação diferente é que devam facilitar a entrada.

                                                      Enfim é uma situação difícil ainda por cima porque aqui são duas vias de cada lado (será um caso mais raro já que normalmente é só uma).


                                                      Já agora uma achega estamos sempre a discutir isto com base em intersecções admitindo que estão sempre bem sinalizadas. Bem sabemos todos acho eu que nem sempre a sinalização está feita da forma correcta.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X