Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida sobre código

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
    O que julgo fazer sentido é que se quem vem da direita quer passar para a via da esquerda tem de ceder prioridade apesar de se apresentar pela direita, sendo esse o motivo da colocação da sinalização. Por seu lado quem circule na via da esquerda e queira mudar para a da direita terá de ceder prioridade.

    Se assim não fosse nos nós em que a via da direita serve simultaneamente para aceleração e desaceleração seria extremamente complicado servir o propósito da aceleração uma vez que se teria de dar prioridade a quem quer sair e que iria abrandar à frente de quem precisa de acelerar.

    Por outro lado "Artigo 22.o
    Colocação e características
    1 — Os sinais B1 e B2 devem ser colocados na proximidade imediata da intersecção, tanto quanto possível, na posição correspondente ao local onde os condutores devem parar e aguardar a passagem dos veículos na via com prioridade.
    2 — O sinal B1 pode ainda ser colocado a uma distância máxima da intersecção de 50 m fora das localidades e de 25 m dentro das localidades ou, quando acompanhado de um painel adicional, pode ser repetido a maior distância da intersecção a que respeita, funcionando como pré-aviso.", então o sinal B1 só teria validade no ponto em que se encontra ou num ponto que não se encontra definido e que estaria no máximo a 50 m ou 25 m após o sinal B1, fora e dentro das localidades respetivamente, sendo que fora desses pontos teria prioridade quem vem da direita.
    Estás a dizer que alguém que circula numa rotunda tem de ceder prioridade quando quer sair?

    No exemplo que coloquei atrás em fotos tens o mesmo raciocínio?

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por jogador Ver Post
      Estás a dizer que alguém que circula numa rotunda tem de ceder prioridade quando quer sair?

      No exemplo que coloquei atrás em fotos tens o mesmo raciocínio?
      Não percebi bem a questão da rotunda, mas quando mudas de via tens de dar prioridade a quem circula na via para onde queres ir. Se circulas numa via interior da rotunda e queres ir para uma exterior ou mais interior tens de ceder prioridade.

      Para o exemplo que colocaste fotos que significado atribuis ao sinal C11b?
      Editado pela última vez por Rebel; 06 March 2019, 22:05.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
        Não percebi bem a questão da rotunda, mas quando mudas de via tens de dar prioridade a quem circula na via para onde queres ir. Se circulas numa via interior da rotunda e queres ir para uma exterior ou mais interior tens de ceder prioridade.

        Para o exemplo que colocaste fotos que significado atribuis ao sinal C11b?
        O sinal significa que não podes virar a esquerda não sei onde está a dúvida.

        No exemplo que coloquei mesmo que queiras continuar a circular na faixa mais a direita não tens de ceder a passagem a quem nela quer entrar?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
          B1 — cedência de passagem: indicação de que o condutor deve ceder passagem a todos os veículos que transitem na via de que se aproxima;

          Tem de ceder passagem aos veículos que transitem na via.

          Se quiseres entrar na via que se aproxima, ou seja, a da esquerda, tens de ceder passagem a quem lá transita.

          Ter de ceder passagem para entrarem na tua via é absurdo.



          Isso não contraria o que eu digo. É óbvio que tem de ceder passagem a quem circula na outra via.

          A questão é que uma coisa é ceder passagem a quem transita na via da esquerda, outra é ceder passagem a quem está a mudar de direção para a direita.

          Tu achas que é necessário ceder passagem a quem quer entrar na tua via, eu acho que isso não faz sentido. A minha interpretação parece-me mais lógica.

          Tens alguma coisa que suporte a tua interpretação ou ficamos empatados?
          Empatados? Essa é boa...

          Tens todos os users a dizerem-te o contrário, só tu é que dizes isso, e dizes que está empatado?

          Ah bom queres jogar para os 15 a zero é isso? É que por enquanto isto já está em 10 - 0...

          Mas vamos lá então:

          1 - os sinais de prioridade são sinais absolutos (a menos que tenham indicações). Portanto tens que ceder a prioridade sem qualquer exceção.
          É que isto sem exceções já é uma anarquia, imagina com exceções.
          É claro que com interpretações pessoais, voltamos à anarquia na estrada. Mas isso são considerações pessoais.
          11-0

          2 - Com exemplo e tudo. Vens na EN666 e vais entrar na EN234.
          Extamente nas mesmas circunstâncias do exemplo do OP.
          Portanto a via para onde vais entrar... Não é a tua, conforme alegas. É dos utilizadores da EN234, que têm todo o direito de irem para a sua via da direita para acederem à via de saída desta estrada.
          12 - 0

          3 - Vens novamente na EN234 e desta vez dás de caras com um entroncamento com a EN777.
          Tens o sinal B1 de cedência de prioridade.
          Tens duas hipóteses, ou viras à esquerda, ou viras à direita.
          Mas só tens uma opção: tens que ceder prioridade em ambos os casos.
          Ao contrário do que alegas aqui neste caso, que se fores em frente, mesmo passando pelo sinal, não terias que ceder a prioridade.
          13 - 0

          4 - Qual seria então a diferença entre ter, ou não ter a sinalização?
          Nenhuma!
          Então para quê ter a sinalização?
          Para nada!
          14 - 0

          5 - Vens novamente na EN234 e desta vez tens uma interceção com a EN999.
          Tal e qual como o exemplo do user, com a diferença que a tua via é interminável, ou seja, não dá acesso a saída nenhuma.
          A EN999 era de uma via apenas e passou a 2 com a interseção da EN234 (de onde tu vens).
          Tu entras a 50 Km/H. Na EN999 vem outro carro a 50 Km/H.
          Juntam-se os dois extamente ao mesmo tempo.
          Quem tem que ceder?
          Tu, pelo que dizes, não tens que ceder porque não vais mudar.
          O outro também não, mesmo até sustentado pelo que tu próprio dizes.
          Seguem sempre assim lado a lado?
          15 - 0

          PIIIIII, o árbitro apitou.
          Preferes terminar assim, ou continuamos para a segunda parte?

          Comentário


            #65
            Boas!

            Na minha opinião e apenas numa perspectiva de bom senso (que hoje em dia, muito falta), há que ceder prioridade. É para isso que esse sinal serve e é indiferente o "destino" que se toma. Chama-se a isso, segurança jurídica. Saber com o que se conta, neste caso, quem circular na via onde não tem esse sinal, mas o consegue visualizar, sabe que (tal como no caso do STOP) independentemente do destino de quem nela circula, terá sempre prioridade sobre aquele.

            Por outro lado, acho que estão a confundir conceitos.

            Diz a norma: "B1 — cedência de passagem: indicação de que o condutor deve ceder passagem a todos os veículos que transitem na via de que se aproxima;

            Na minha opinião, a "via" a que a norma se refere deve ser lida como "estrada". Se se ler a via de que se aproxima como sendo a "estrada" a que a"estrada" em que circulamos se vai juntar, continuando ou não a existir a "via de trânsito" de onde viemos, torna-se mais claro.

            Uma vez que na lei não existe conceito de "estrada", o conceito que julgo está em causa naquela norma é "via pública" e não "via de trânsito".

            Como exemplo, dou este:
            https://www.google.pt/maps/@38.66849...i6656?hl=pt-PT

            Ali foi colocado o sinal vertical e horizontal de aproximação de estrada com prioridade na via que vem da direita, que mais não é do que o acesso de Almada para a A2/Ponte 25 de abril. Ali forma-se uma única via de trânsito entre aquela que provém da A2 e aquela que corresponde ao acesso de Almada à A2, sendo esta, diria, naturalmente, que perde prioridade, não obstante poder dizer-se que continua a existir...

            Cumps.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por jogador Ver Post
              O sinal significa que não podes virar a esquerda não sei onde está a dúvida.

              No exemplo que coloquei mesmo que queiras continuar a circular na faixa mais a direita não tens de ceder a passagem a quem nela quer entrar?
              Mas podes tomar alguma via que implique virar à esquerda?

              Para mim no exemplo que colocaste quem vem na via da direita tem de ceder prioridade apenas se quiser entrar na via à sua esquerda.

              As vias de aceleração das autoestradas têm o sinal B1. Para que se quereria dar prioridade à mudança de via de quem circula na autoestrada para a via de aceleração? Eu entendo que se pretende apenas sinalizar que os veículos da via em que se quer entrar têm prioridade de circulação nessa via, ou seja, que se trata de uma excepção à regra geral de ter prioridade o veículo que se apresenta pela direita.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                não, me contradigo, estou apenas a demonstrar a tua logica
                se pela a tua logica o sinal da origem do tópico está lá somente para ceder passagem para quem quer ir para a via da esquerda, então porque raio é preciso sinal?? toda a gente sabe que havendo pluralidade ao mudar de via tem de ceder passagem a quem nela já circula

                pelos visto tudo o que são estradas deste género têm sinalização redundante que na tua visão não serve de nada.
                A sério que não vês a contradição do teu raciocínio?

                Tu é que estás a alegar que a sinalização só existe se não for redundante.

                Então nesse caso como explicas o propósito da sinalização destes exemplos?





                Pela tua lógica a sinalização só existe se fizer diferença. Então diz-me lá que diferença faz nestes casos.

                Ou melhor, nem digas, não precisas responder. Se ainda não tiveres percebido também não vou argumentar mais contigo.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                  Empatados? Essa é boa...

                  Tens todos os users a dizerem-te o contrário, só tu é que dizes isso, e dizes que está empatado?
                  Empatados porque nenhum de nós suportou a sua interpretação de forma inequívoca pelo que diz o código da estrada, logo, estamos empatados.

                  A ideia de que uma afirmação é mais válida por haver mais gente a suportá-la é uma falácia, argumentum ad populum.

                  Eu avalio os argumentos com base na forma como estão construídos e fundamentados.

                  Originalmente Colocado por poloTDI Ver Post
                  Boas!

                  Na minha opinião e apenas numa perspectiva de bom senso (que hoje em dia, muito falta), há que ceder prioridade. É para isso que esse sinal serve e é indiferente o "destino" que se toma. Chama-se a isso, segurança jurídica. Saber com o que se conta, neste caso, quem circular na via onde não tem esse sinal, mas o consegue visualizar, sabe que (tal como no caso do STOP) independentemente do destino de quem nela circula, terá sempre prioridade sobre aquele.

                  Por outro lado, acho que estão a confundir conceitos.

                  Diz a norma: "B1 — cedência de passagem: indicação de que o condutor deve ceder passagem a todos os veículos que transitem na via de que se aproxima;

                  Na minha opinião, a "via" a que a norma se refere deve ser lida como "estrada". Se se ler a via de que se aproxima como sendo a "estrada" a que a"estrada" em que circulamos se vai juntar, continuando ou não a existir a "via de trânsito" de onde viemos, torna-se mais claro.

                  Uma vez que na lei não existe conceito de "estrada", o conceito que julgo está em causa naquela norma é "via pública" e não "via de trânsito".
                  Mas não achas plausível que uma vez que a via tem continuação, quem se mantiver na via da direita nunca chega à interseção com a outra via, e como tal a cedência de passagem não ter efeito?

                  É como ter um sinal de cedência de passagem para a interseção que tens à frente, mas tu tomas uma via à direita em vez de ires à interseção.
                  Editado pela última vez por rrrfff; 07 March 2019, 00:28.

                  Comentário


                    #69
                    Está a entrar numa faixa de rodagem em que tem de ceder prioridade (tem a respectiva sinalização vertical e horizontal);
                    Esta faixa tem 2 vias antes da interseção, passa a 3 vias, voltando a 2 vias mais à frente.
                    Essa 3ª via é antes de tudo a via de saída para quem já vem de trás, o que tem sempre prioridade sobre a entrada.

                    Comentário


                      #70
                      Exemplo extremo da situação mencionada, mas em AE - interseção da A1 com saída de coimbrões;
                      A faixa em causa não tem 50 metros... Havia de ser giro se de repente viesse uma fila de carros a entrar mas com intenção de sair novamente (o tal "seguir em frente", como vocês lhe chamam) e não parasse para dar prioridade a quem vem de trás na AE e quer sair...
                      Aliás, o foco deve estar mesmo nessa frase - quem chega vai entrar e sair, não vai "seguir em frente"... E para entrar, tem de ceder passagem a quem sai.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                        Mas podes tomar alguma via que implique virar à esquerda?

                        Para mim no exemplo que colocaste quem vem na via da direita tem de ceder prioridade apenas se quiser entrar na via à sua esquerda.

                        As vias de aceleração das autoestradas têm o sinal B1. Para que se quereria dar prioridade à mudança de via de quem circula na autoestrada para a via de aceleração? Eu entendo que se pretende apenas sinalizar que os veículos da via em que se quer entrar têm prioridade de circulação nessa via, ou seja, que se trata de uma excepção à regra geral de ter prioridade o veículo que se apresenta pela direita.
                        No meu entender sim podes, se entrares em contramão e esse sinal está lá para evitar isso.

                        Em relação a prioridade por aqui me fico se insiste em dizer que não tem de ceder mesmo que tenhas lá sinalização vertical a dizer o contrário.

                        Apenas digo boa sorte na estrada e que não tenhas um sinistro em qualquer uma destas situações

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                          Exemplo extremo da situação mencionada, mas em AE - interseção da A1 com saída de coimbrões;
                          A faixa em causa não tem 50 metros... Havia de ser giro se de repente viesse uma fila de carros a entrar mas com intenção de sair novamente (o tal "seguir em frente", como vocês lhe chamam) e não parasse para dar prioridade a quem vem de trás na AE e quer sair...
                          Aliás, o foco deve estar mesmo nessa frase - quem chega vai entrar e sair, não vai "seguir em frente"... E para entrar, tem de ceder passagem a quem sai.
                          É preferível quem vai na via de aceleração ser impedido de acelerar por quem está a sair da A1 e ficar parado no final da mesma por não conseguir entrar em segurança?

                          Não só ficaria a bloquear a saída como ao entrar na A1 teria de o fazer a partir de parado.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                            No meu entender sim podes, se entrares em contramão e esse sinal está lá para evitar isso.

                            Em relação a prioridade por aqui me fico se insiste em dizer que não tem de ceder mesmo que tenhas lá sinalização vertical a dizer o contrário.

                            Apenas digo boa sorte na estrada e que não tenhas um sinistro em qualquer uma destas situações
                            Então mas para a situação de entrar em contra mão não há um sinal mais adequado? Se o fizesse estava a virar à esquerda ou a inverter o sentido de marcha?

                            Agradeço a tua preocupação mas não entendo a prioridade como um direito absoluto. Cedo-a várias vezes sem a tal ser obrigado.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                              É preferível quem vai na via de aceleração ser impedido de acelerar por quem está a sair da A1 e ficar parado no final da mesma por não conseguir entrar em segurança?

                              Não só ficaria a bloquear a saída como ao entrar na A1 teria de o fazer a partir de parado.
                              É. Mas há dúvidas?

                              Preferível ter 10 carros parados na via de aceleração que 1 na AE.

                              PS: essa entrada é um exemplo do mau planeamento, curto espaço de aceleração.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                                É preferível quem vai na via de aceleração ser impedido de acelerar por quem está a sair da A1 e ficar parado no final da mesma por não conseguir entrar em segurança?

                                Não só ficaria a bloquear a saída como ao entrar na A1 teria de o fazer a partir de parado.
                                Há dúvidas? Claro que é, tanto que é o que acontece, e é o que o código lhes manda fazer.
                                É que sabes nem todos que vão na A1 ali estão a abrandar para sair... Muitos seguem em frente e passam a 100, 120, 140...
                                É, como alguém disse, um exemplo de muito mau planeamento, com falta de espaço para acelerar e entrar em segurança.

                                Comentário


                                  #76
                                  Dois carros querem sair para a via de desaceleração. O da frente sai no início da via e o de trás continua na A1, passa o primeiro carro e força a saída mais à frente. O carro que vinha atrás tem prioridade para sair?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                    Empatados porque nenhum de nós suportou a sua interpretação de forma inequívoca pelo que diz o código da estrada, logo, estamos empatados.

                                    A ideia de que uma afirmação é mais válida por haver mais gente a suportá-la é uma falácia, argumentum ad populum.

                                    Eu avalio os argumentos com base na forma como estão construídos e fundamentados.



                                    Mas não achas plausível que uma vez que a via tem continuação, quem se mantiver na via da direita nunca chega à interseção com a outra via, e como tal a cedência de passagem não ter efeito?

                                    É como ter um sinal de cedência de passagem para a interseção que tens à frente, mas tu tomas uma via à direita em vez de ires à interseção.
                                    Nunca chega à intersecção? Porquê? Estão separadas por um muro?

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                                      É preferível quem vai na via de aceleração ser impedido de acelerar por quem está a sair da A1 e ficar parado no final da mesma por não conseguir entrar em segurança?

                                      Não só ficaria a bloquear a saída como ao entrar na A1 teria de o fazer a partir de parado.
                                      E é melhor estar parado nessa via ou numa das vias da AE onde se circula a 120kmh. Pensa lá.

                                      Comentário


                                        #79
                                        É preferível os carros que vão à tua frente travem e parem ou a 50 m de ti surgir um obstáculo do qual não te possas desviar?

                                        Além de que no caso de alguém ficar parado no final da vida de aceleração poderá igualmente conduzir à paragem da A1. Mas quando isso acontecer já consegue entrar na A1 em segurança!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Para finalizar a minha participação no tópico (pois já sei que isto vai alongar-se e todos dirão sempre que têm razão), relembro apenas que aquele sinal significa ter de ceder prioridade aos VEÍCULOS/CONDUTORES que se encontrar... E isso não especifica condições do tipo "se ele seguir em frente", ou "se ele mudar de via" - é deixá-los fazer o que pretendem fazer, antes de fazermos o que pretendemos.

                                          E quanto àquela pérola de ser mais indicado os carros da AE pararem para deixar os da via de aceleração entrar, deixo apenas este printscreen tirado deste site (nada oficial, mais numa óptica didática):
                                          http://www.circulaseguro.pt/institui...serve-acelelar

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                            Há dúvidas? Claro que é, tanto que é o que acontece, e é o que o código lhes manda fazer.
                                            É que sabes nem todos que vão na A1 ali estão a abrandar para sair... Muitos seguem em frente e passam a 100, 120, 140...
                                            É, como alguém disse, um exemplo de muito mau planeamento, com falta de espaço para acelerar e entrar em segurança.
                                            Mas eu defendi nalgum lado que que quem entra na A1 não tem de ceder passagem? Apenas defendo que numa via de aceleração não faz sentido dar prioridade a quem vai desacelerar e impedir a aceleração de quem quer entrar na A1 segurança. O oposto é aumentar a insegurança e o risco de acidentes graves.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                              Para finalizar a minha participação no tópico (pois já sei que isto vai alongar-se e todos dirão sempre que têm razão), relembro apenas que aquele sinal significa ter de ceder prioridade aos VEÍCULOS/CONDUTORES que se encontrar... E isso não especifica condições do tipo "se ele seguir em frente", ou "se ele mudar de via" - é deixá-los fazer o que pretendem fazer, antes de fazermos o que pretendemos.

                                              E quanto àquela pérola de ser mais indicado os carros da AE pararem para deixar os da via de aceleração entrar, deixo apenas este printscreen tirado deste site (nada oficial, mais numa óptica didática):
                                              http://www.circulaseguro.pt/institui...serve-acelelar
                                              Excelente exemplo. Se estiveres condicionado a teres de ceder passagem a quem sai nunca conseguirás saber quando é oportuno avançar.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                                                Excelente exemplo. Se estiveres condicionado a teres de ceder passagem a quem sai nunca conseguirás saber quando é oportuno avançar.
                                                Saberás - é quando não vier nenhum carro. Até lá, esperas e, se for caso disso, desesperas.
                                                O código manda-te esperar até poderes entrar em segurança, nem que tenhas que ficar parado vários minutos... Não era o que se estava a discutir desde o início - o que diz o código sobre a situação X? Nesta, manda esperar.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Nos casos em que tens uma autoestrada com 2 vias e uma entrada passa a ser a terceira via tens exatamente a mesma sinalização. Qual seria o objetivo de conferir prioridade a quem circula na autoestrada para passar para a nova via mais à direita?

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                                    Saberás - é quando não vier nenhum carro. Até lá, esperas e, se for caso disso, desesperas.
                                                    O código manda-te esperar até poderes entrar em segurança, nem que tenhas que ficar parado vários minutos... Não era o que se estava a discutir desde o início - o que diz o código sobre a situação X? Nesta, manda esperar.
                                                    Esperar até não vir nenhum carro!? Se não houvessem mais carros na estrada não eram precisas tantas regras. As da prioridade em relação a outros carros podiam ser todas deitadas fora.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Ainda havia de ser bonito nas auto-estradas, em que a via de saída e a via de aceleração coincidem, serem os veículos que pretendem sair terem de dar prioridade ao que pretendem entrar!

                                                      Aliás, se conduzes habitualmente em Guimarães, tens inúmeros casos como o que puseste, em que as vias de saída são comuns ás de entrada.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Este exemplo por acaso passo por ele todos os dias, e é óbvio que quem quer entrar na a1, tem de dar prioridade a quem está a sair da a1, nem podia ser de outra forma...
                                                        Aliás, é o que toda a gente faz, nunca tive qualquer problema nessa zona

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                                                          Nos casos em que tens uma autoestrada com 2 vias e uma entrada passa a ser a terceira via tens exatamente a mesma sinalização. Qual seria o objetivo de conferir prioridade a quem circula na autoestrada para passar para a nova via mais à direita?
                                                          Ou seja, estás a considerar e a aceitar que quem entre numa AE nessas condições tenha sempre prioridade!
                                                          Boa!
                                                          Nem ambulâncias em marcha de urgência têm prioridade de entrada numa AE.
                                                          E agora vocês, do alto da vossa sabedoria, consideram que todos e qualquer um, que entre nessas condições entra à campeão.
                                                          É por malta assim que conduzir nas nossas estradas é a selva.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Esta dá entrada nas AE está boa.
                                                            Por isso é que temos tantos acidentes.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                              Ou seja, estás a considerar e a aceitar que quem entre numa AE nessas condições tenha sempre prioridade!
                                                              Boa!
                                                              Nem ambulâncias em marcha de urgência têm prioridade de entrada numa AE.
                                                              E agora vocês, do alto da vossa sabedoria, consideram que todos e qualquer um, que entre nessas condições entra à campeão.
                                                              É por malta assim que conduzir nas nossas estradas é a selva.
                                                              Exactamente isto, ou seja, quem vier do hospital tem que dar prioridade mesmo a quem vier na "rotunda" e pretenda virar à direita para o sentido de Fafe.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X