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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostOu seja, estás a considerar e a aceitar que quem entre numa AE nessas condições tenha sempre prioridade!
Boa!
Nem ambulâncias em marcha de urgência têm prioridade de entrada numa AE.
E agora vocês, do alto da vossa sabedoria, consideram que todos e qualquer um, que entre nessas condições entra à campeão.
É por malta assim que conduzir nas nossas estradas é a selva.
Aqui a questão sempre foi sobre ter de ceder passagem aos veículos que queiram passar para a via em que já circulamos.
Originalmente Colocado por tonirai Ver PostExemplo extremo da situação mencionada, mas em AE - interseção da A1 com saída de coimbrões;
A faixa em causa não tem 50 metros... Havia de ser giro se de repente viesse uma fila de carros a entrar mas com intenção de sair novamente (o tal "seguir em frente", como vocês lhe chamam) e não parasse para dar prioridade a quem vem de trás na AE e quer sair...
Aliás, o foco deve estar mesmo nessa frase - quem chega vai entrar e sair, não vai "seguir em frente"... E para entrar, tem de ceder passagem a quem sai.
Como tu dizes, é um caso extremo. Ter uma imensidão de carros a apanhar uma entrada da autoestrada para sair na mesma saída sem chegar a entrar na autoestrada é um cenário tão inverosímil… Só se for um casamento e o gajo que ia à frente a indicar o caminho enganou-se.
Na prática, a situação mais comum é haver um carro a querer sair e outro a entrar. É preciso ter um pouco de bom senso. Se eu vou a entrar e vejo um carro já a sair à minha frente, abrando para ele ter tempo de sair e ainda me sobrar espaço para acelerar e entrar. Por outro lado se eu vou a sair e vejo um carro a querer entrar mais ou menos ao mesmo tempo que eu, é mais sensato eu abrandar e deixá-lo acelerar e entrar à minha frente. Eu preciso travar, ele precisa acelerar, não é sensato eu meter-me à frente dele.
Um outro cenário seria haver vários carros a querer sair e vários a querer entrar. Não é muito diferente do primeiro cenário. Se eu quisesse entrar iria abrandar ou parar se necessário porque os carros a querer sair iriam atrapalhar a minha entrada. Nem é preciso terem prioridade para eu fazer isto, simplesmente se não o fizer será difícil eu conseguir entrar.
Eu não sei a resposta à questão do tópico, no código não encontro nada que explique especificamente esta situação, ambas as interpretações são possíveis. Pessoalmente, acho mais razoável que a cedência de passagem apenas se aplique à mudança de via. Ter de ceder passagem a quem quer entrar na minha via é um conceito um pouco estranho. Além de que haver cedência de passagem à mudança de via permite maior flexibilidade para resolver conflitos como os de entradas/saídas simultâneas pois obriga literalmente a que os veículos entrem e saiam intercaladamente. Com bom senso, é a forma que permite maior fluidez.Editado pela última vez por rrrfff; 07 March 2019, 13:05.
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No meu ponto de vista, a partir do momento em que existe um sinal de cedência e passagem na via em que circulo, tenho de ceder passagem a todos os veículos que se possam cruzar comigo, mesmo que isso implique esses veículos "entrarem para a minha via". Mais, a partir do ponto onde existe o sinal de cedência, essa via deixa de ser a nossa. Acaba por ser como uma mudança de direção, que na prática não existe.
Um outro caso, também em Guimarães, ainda mais bicudo:
https://www.google.pt/maps/@41.45574...i6656?hl=pt-PT
Neste caso a faixa de rodagem passa de 1 para 2 vias exatamente no local de entrada, sendo que a via de entrada tem de ceder passagem a quem queira mudar de direção para a via da direita!Editado pela última vez por laglemos; 07 March 2019, 13:14.
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostCuidado, ninguém tem dúvidas de que quem circula na via principal tem prioridade nessa via.
Aqui a questão sempre foi sobre ter de ceder passagem aos veículos que queiram passar para a via em que já circulamos.
Infelizmente esse tipo de entradas/saídas são muito comuns.
Como tu dizes, é um caso extremo. Ter uma imensidão de carros a apanhar uma entrada da autoestrada para sair na mesma saída sem chegar a entrar na autoestrada é um cenário tão inverosímil… Só se for um casamento e o gajo que ia à frente a indicar o caminho enganou-se.
Na prática, a situação mais comum é haver um carro a querer sair e outro a entrar. É preciso ter um pouco de bom senso. Se eu vou a entrar e vejo um carro já a sair à minha frente, abrando para ele ter tempo de sair e ainda me sobrar espaço para acelerar e entrar. Por outro lado se eu vou a sair e vejo um carro a querer entrar mais ou menos ao mesmo tempo que eu, é mais sensato eu abrandar e deixá-lo acelerar e entrar à minha frente. Eu preciso travar, ele precisa acelerar, não é sensato eu meter-me à frente dele.
Um outro cenário seria haver vários carros a querer sair e vários a querer entrar. Não é muito diferente do primeiro cenário. Se eu quisesse entrar iria abrandar ou parar se necessário porque os carros a querer sair iriam atrapalhar a minha entrada. Nem é preciso terem prioridade para eu fazer isto, simplesmente se não o fizer será difícil eu conseguir entrar.
Eu não sei a resposta à questão do tópico, no código não encontro nada que explique especificamente esta situação, ambas as interpretações são possíveis. Pessoalmente, acho mais razoável que a cedência de passagem apenas se aplique à mudança de via. Ter de ceder passagem a quem quer entrar na minha via é um conceito um pouco estranho. Além de que haver cedência de passagem à mudança de via permite maior flexibilidade para resolver conflitos como os de entradas/saídas simultâneas pois obriga literalmente a que os veículos entrem e saiam intercaladamente. Com bom senso, é a forma que permite maior fluidez.
Isso resulta que podes então entrar numa AE à campeão, quando o CE diz claramente que nem uma ambulância o pode fazer.
Ou seja, estás a contradizer por completo o CE. Até a reescrevê-lo para veres o absurdo.
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
Aqui a questão sempre foi sobre ter de ceder passagem aos veículos que queiram passar para a via em que já circulamos.
é mesmo difícil entender que apesar de estar diretamente à tua frente tu é que estás a entrar numa via através de um corredor de aceleração que no caso também é de desaceleração e que tens um sinal chapado virado para ti e uma marca no chão que só o teu carro pisa a indicar a perda de prioridade
tenho um sinal de perda de prioridade sem mais nenhuma indicação chapado à minha frente, mas vou interpretar que é só na situação de, ou de , ou porque……
é para ceder passagem e ponto.
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostEmpatados? Essa é boa...
Tens todos os users a dizerem-te o contrário, só tu é que dizes isso, e dizes que está empatado?
Mas não tenho nenhuma base inequívoca do CE para defender esta interpretação. No entanto também considero que a interpretação oposta não tem sustentação inequívoca no CE. Ao ficar com a dúvida formal, creio que a interpretação mais lógica é a que faz mais sentido para mim.
Em suma, é dúbio mas seguirei interpretando como o fiz até hoje dado que não vejo argumentos suficientes em contrário.
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostVolto ao mesmo.
Isso resulta que podes então entrar numa AE à campeão, quando o CE diz claramente que nem uma ambulância o pode fazer.
Ou seja, estás a contradizer por completo o CE. Até a reescrevê-lo para veres o absurdo.
Secção IX — Serviço de urgência e transportes especiais
Artigo 65.º — Cedência de passagem
1 - Sem prejuízo do disposto na alínea b) do n.º 1 e no n.º 2 do artigo 31.º, qualquer condutor deve ceder a passagem aos condutores dos veículos referidos no artigo anterior.
Secção IV — Cedência de passagem
Subsecção I — Princípio geral
Artigo 29.º — Princípio geral
1 - O condutor sobre o qual recaia o dever de ceder a passagem deve abrandar a marcha, se necessário parar, ou, em caso de cruzamento de veículos, recuar, por forma a permitir a passagem de outro veículo, sem alteração da velocidade ou direção deste.
Subsecção II — Cruzamentos, entroncamentos e rotundas
Artigo 31.º — Cedência de passagem em certas vias ou troços
1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
b) Que entre numa autoestrada ou numa via reservada a automóveis e motociclos, pelos respetivos ramais de acesso;
Não há dúvidas de que quem circula na autoestrada não tem de ceder passagem a ambulâncias que estejam a entrar.
No entanto continua a ser discutível o facto de eu entrar na via de aceleração "à campeão" constituir uma inobservância da cedência de passagem.
Uma vez que a via de aceleração constitui uma nova via à direita, a minha circulação nessa via não interfere com a passagem de quem circula na autoestrada nem leva a que estes tenham de alterar a sua velocidade ou direção. Portanto acho que seria plausível concluir que eu posso circular à vontade na via de aceleração, que é a continuação do acesso à autoestrada, sem inobservância da cedência de passagem.
Originalmente Colocado por zezoca Ver Postcusta mesmo muito perceber que tu não circulas nessa via, está a entrar nela vindo de outra artéria/via seja diretamente ou por um corredor de acesso e como tal tens lá um sinal virado para ti reforçado por uma marca no pavimento que o teu carro vai pisar.
é mesmo difícil entender que apesar de estar diretamente à tua frente tu é que estás a entrar numa via através de um corredor de aceleração que no caso também é de desaceleração e que tens um sinal chapado virado para ti e uma marca no chão que só o teu carro pisa a indicar a perda de prioridade
tenho um sinal de perda de prioridade sem mais nenhuma indicação chapado à minha frente, mas vou interpretar que é só na situação de, ou de , ou porque……
é para ceder passagem e ponto.
Ninguém duvida de que quem circula na via da direita tem de ceder passagem a quem circula na via da esquerda. Percebes isto?
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostA rigor, o código da estrada diz:
Secção IX — Serviço de urgência e transportes especiais
Artigo 65.º — Cedência de passagem
1 - Sem prejuízo do disposto na alínea b) do n.º 1 e no n.º 2 do artigo 31.º, qualquer condutor deve ceder a passagem aos condutores dos veículos referidos no artigo anterior.
Secção IV — Cedência de passagem
Subsecção I — Princípio geral
Artigo 29.º — Princípio geral
1 - O condutor sobre o qual recaia o dever de ceder a passagem deve abrandar a marcha, se necessário parar, ou, em caso de cruzamento de veículos, recuar, por forma a permitir a passagem de outro veículo, sem alteração da velocidade ou direção deste.
Subsecção II — Cruzamentos, entroncamentos e rotundas
Artigo 31.º — Cedência de passagem em certas vias ou troços
1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
b) Que entre numa autoestrada ou numa via reservada a automóveis e motociclos, pelos respetivos ramais de acesso;
Não há dúvidas de que quem circula na autoestrada não tem de ceder passagem a ambulâncias que estejam a entrar.
No entanto continua a ser discutível o facto de eu entrar na via de aceleração "à campeão" constituir uma inobservância da cedência de passagem.
Uma vez que a via de aceleração constitui uma nova via à direita, a minha circulação nessa via não interfere com a passagem de quem circula na autoestrada nem leva a que estes tenham de alterar a sua velocidade ou direção. Portanto acho que seria plausível concluir que eu posso circular à vontade na via de aceleração, que é a continuação do acesso à autoestrada, sem inobservância da cedência de passagem.
O teu problema é que estás a subestimar a inteligência dos outros. Há várias interpretações possíveis, mas tu só consegues compreender a tua própria interpretação, pelo que pela tua visão limitada das coisas parece que os outros estão a defender o absurdo.
Ninguém duvida de que quem circula na via da direita tem de ceder passagem a quem circula na via da esquerda. Percebes isto?
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Originalmente Colocado por ppais Ver PostEu estou com o rrrfff... simplesmente porque me parece ilógico que tenha de ceder passagem em vias de aceleração p.ex. Parece-me que apenas tenho de ceder prioridade ao mudar de via.
Mas não tenho nenhuma base inequívoca do CE para defender esta interpretação. No entanto também considero que a interpretação oposta não tem sustentação inequívoca no CE. Ao ficar com a dúvida formal, creio que a interpretação mais lógica é a que faz mais sentido para mim.
Em suma, é dúbio mas seguirei interpretando como o fiz até hoje dado que não vejo argumentos suficientes em contrário.
Aliás já foram relatados mais 2 ou 3 casos também em Guimarães, e todos eles são iguais.
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostCuidado, ninguém tem dúvidas de que quem circula na via principal tem prioridade nessa via.
Aqui a questão sempre foi sobre ter de ceder passagem aos veículos que queiram passar para a via em que já circulamos.
Infelizmente esse tipo de entradas/saídas são muito comuns.
Como tu dizes, é um caso extremo. Ter uma imensidão de carros a apanhar uma entrada da autoestrada para sair na mesma saída sem chegar a entrar na autoestrada é um cenário tão inverosímil… Só se for um casamento e o gajo que ia à frente a indicar o caminho enganou-se.
Na prática, a situação mais comum é haver um carro a querer sair e outro a entrar. É preciso ter um pouco de bom senso. Se eu vou a entrar e vejo um carro já a sair à minha frente, abrando para ele ter tempo de sair e ainda me sobrar espaço para acelerar e entrar. Por outro lado se eu vou a sair e vejo um carro a querer entrar mais ou menos ao mesmo tempo que eu, é mais sensato eu abrandar e deixá-lo acelerar e entrar à minha frente. Eu preciso travar, ele precisa acelerar, não é sensato eu meter-me à frente dele.
Um outro cenário seria haver vários carros a querer sair e vários a querer entrar. Não é muito diferente do primeiro cenário. Se eu quisesse entrar iria abrandar ou parar se necessário porque os carros a querer sair iriam atrapalhar a minha entrada. Nem é preciso terem prioridade para eu fazer isto, simplesmente se não o fizer será difícil eu conseguir entrar.
Eu não sei a resposta à questão do tópico, no código não encontro nada que explique especificamente esta situação, ambas as interpretações são possíveis. Pessoalmente, acho mais razoável que a cedência de passagem apenas se aplique à mudança de via. Ter de ceder passagem a quem quer entrar na minha via é um conceito um pouco estranho. Além de que haver cedência de passagem à mudança de via permite maior flexibilidade para resolver conflitos como os de entradas/saídas simultâneas pois obriga literalmente a que os veículos entrem e saiam intercaladamente. Com bom senso, é a forma que permite maior fluidez.
So não concordo com isto:
Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostPessoalmente, acho mais razoável que a cedência de passagem apenas se aplique à mudança de via. Ter de ceder passagem a quem quer entrar na minha via é um conceito um pouco estranho. Além de que haver cedência de passagem à mudança de via permite maior flexibilidade para resolver conflitos como os de entradas/saídas simultâneas pois obriga literalmente a que os veículos entrem e saiam intercaladamente. Com bom senso, é a forma que permite maior fluidez.
Tu vais entrar numa estrada com prioridade, vens duma estrada que perdeu essa prioridade. Se por um acaso tu até vais seguir em frente para sair logo, esse não é o cenário principal, é secundário.
Enquanto pelo retrovisor vires carros mais rápidos que tu com pisca à direita, deves deixá-los avançar e entrar à tua frente. Claro que, como disseste acima, a partir do momento que conseguiste entrar e "igualar" a velocidade a que os carros estão normalmente a sair, já estarás inserido na via, e quem vier atrás já se meterá atrás de ti. Mas no início deves sempre ver e ceder passagem.
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Originalmente Colocado por zezoca Ver Postcusta mesmo muito perceber que tu não circulas nessa via, está a entrar nela vindo de outra artéria/via seja diretamente ou por um corredor de acesso e como tal tens lá um sinal virado para ti reforçado por uma marca no pavimento que o teu carro vai pisar.
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Originalmente Colocado por sgtscales Ver PostAqui é que está o vosso grande erro. Aquilo não é uma via de aceleração, mas sim uma 3ª via que se abre naquele momento, para virar à direita. O facto de a estrada que vem do hospital se juntar ali é apenas uma coincidência. Quem vem do hospital tem de ceder a passagem a quem vier na rotunda e virar para cima, ponto.
Aliás já foram relatados mais 2 ou 3 casos também em Guimarães, e todos eles são iguais.
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Originalmente Colocado por tonirai Ver PostConcordo com quase tudo, e aliás se leres o link que coloquei com o printscreen explica isso mesmo - a sensatez necessária à gestão das entradas e saídas.
So não concordo com isto:
Não acho mais razoável nada pelo seguinte - o que tem prioridade é a estrada onde vais entrar e os seus veículos, não apenas as suas vias mais à esquerda. E por isso tens de priorizar o que eles querem fazer - seja seguir em frente ou sair.
Tu vais entrar numa estrada com prioridade, vens duma estrada que perdeu essa prioridade. Se por um acaso tu até vais seguir em frente para sair logo, esse não é o cenário principal, é secundário.
Enquanto pelo retrovisor vires carros mais rápidos que tu com pisca à direita, deves deixá-los avançar e entrar à tua frente. Claro que, como disseste acima, a partir do momento que conseguiste entrar e "igualar" a velocidade a que os carros estão normalmente a sair, já estarás inserido na via, e quem vier atrás já se meterá atrás de ti. Mas no início deves sempre ver e ceder passagem.
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post1 - O condutor sobre o qual recaia o dever de ceder a passagem deve abrandar a marcha, se necessário parar, ou, em caso de cruzamento de veículos, recuar, por forma a permitir a passagem de outro veículo, sem alteração da velocidade ou direção deste.
Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostUma vez que a via de aceleração constitui uma nova via à direita, a minha circulação nessa via não interfere com a passagem de quem circula na autoestrada nem leva a que estes tenham de alterar a sua velocidade ou direção. Portanto acho que seria plausível concluir que eu posso circular à vontade na via de aceleração, que é a continuação do acesso à autoestrada, sem inobservância da cedência de passagem.
Portanto quando chegas a esse sítio, em que a AE passa de 2 para 3 vias, o código obriga a que quem vem na via à direita ter de encostar mais à direita, quem vem na esquerda encostar para a do meio. Quem quiser andar ainda mais depressa que esses, fica ou muda para a da esquerda.
Obviamente isto faz-se com bom senso, mas em última análise, a prioridade é sempre de quem já circula na estrada em que estás a entrar e que têm prioridade.
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Originalmente Colocado por tonirai Ver PostNão acho mais razoável nada pelo seguinte - o que tem prioridade é a estrada onde vais entrar e os seus veículos, não apenas as suas vias mais à esquerda. E por isso tens de priorizar o que eles querem fazer - seja seguir em frente ou sair.
Tu vais entrar numa estrada com prioridade, vens duma estrada que perdeu essa prioridade. Se por um acaso tu até vais seguir em frente para sair logo, esse não é o cenário principal, é secundário.
Enquanto pelo retrovisor vires carros mais rápidos que tu com pisca à direita, deves deixá-los avançar e entrar à tua frente. Claro que, como disseste acima, a partir do momento que conseguiste entrar e "igualar" a velocidade a que os carros estão normalmente a sair, já estarás inserido na via, e quem vier atrás já se meterá atrás de ti. Mas no início deves sempre ver e ceder passagem.
Ou seja... acho que na prática é mais óbvio que esta discussão que se está a gerar.
Caso extremo, imaginemos que se consegue entrar na via da direita à mesma velocidade que os carros que vêm da esquerda. Encontram-se dois carros lado a lado à mesma velocidade e o da esquerda quer sair (ou seja encostar à direita) enquanto que o carro da direita quer continuar encostado à direita. Deve o outro abrandar e ceder passagem? Sei que estou a colocar uma situação hipotética muito limite, mas isso pode passar-se. Diria que 99% das vezes, no mundo real, o carro da direita não cede passagem. E isso não me choca nada. Parece-me bom senso.
P.S: relendo a descrição que fiz percebo que é dificil por em palavras a situação que quero descrever. Espero que se entenda
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostO teu problema é que estás a subestimar a inteligência dos outros. Há várias interpretações possíveis, mas tu só consegues compreender a tua própria interpretação, pelo que pela tua visão limitada das coisas parece que os outros estão a defender o absurdo.
Ninguém duvida de que quem circula na via da direita tem de ceder passagem a quem circula na via da esquerda. Percebes isto?
todo o floreado e interpretação na tua cabeça é que já vai alem do que aquilo representa, não é nenhum psicotécnico em que tens de interpretar a imagem à tua frente.
chegas ao ponto de dizer que já estás numa via de uma determinada artéria, quando na realidade vais entrar na artéria vindo do acesso de outra. sendo que no fim desse acesso tens o referido sinal.
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Originalmente Colocado por ppais Ver Post
P.S: relendo a descrição que fiz percebo que é dificil por em palavras a situação que quero descrever. Espero que se entenda
Quem entra chega frequentemente à interseção das vias à mesma velocidade que quem se apronta a sair, e encontram-se lado a lado.
Como o código a negrito acima citado indica, quem chega deve abrandar e se necessário parar para ceder passagem - como nesse caso que dizes ainda não se considera inserido (porque ainda circulam carros a seu lado com a mesma velocidade querendo sair), deve levantar o pé e deixar sair.
O caso seria diferente se ao chegar a esse ponto, se apercebesse pelo retrovisor que o carro que quer sair não está ao lado mas alguns comprimentos atrás, embora à mesma velocidade - nesse caso poderia acelerar (ou seguir com a mesma velocidade) e passar à frente, pois já se consideraria inserido.
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Como forma de aligeirar a conversa e puxar a brasa à minha sardinha, aviso que com 12 anos, no 6º ano de escolaridade, fui campeão escolar e distrital (Viseu), indo à final nacional, de provas de prevenção rodoviária! [emoji16]
Provas essas teóricas (testes de código - sinais e regras) e práticas (por circuitos sinalizados, mas a andar de bicicleta) [emoji846]
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Originalmente Colocado por edununo Ver PostEsta dá entrada nas AE está boa.
Por isso é que temos tantos acidentes.
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostEsqueces-te que esse mesmo código da estrada obriga-te a circular pela via mais à direita. Portanto quem vem na AE tem todo o direito, e é obrigado, a ir para essa via. Não sei onde estão as dúvidas...
Originalmente Colocado por tonirai Ver PostConcordo com quase tudo, e aliás se leres o link que coloquei com o printscreen explica isso mesmo - a sensatez necessária à gestão das entradas e saídas.
So não concordo com isto:
Não acho mais razoável nada pelo seguinte - o que tem prioridade é a estrada onde vais entrar e os seus veículos, não apenas as suas vias mais à esquerda. E por isso tens de priorizar o que eles querem fazer - seja seguir em frente ou sair.
Tu vais entrar numa estrada com prioridade, vens duma estrada que perdeu essa prioridade. Se por um acaso tu até vais seguir em frente para sair logo, esse não é o cenário principal, é secundário.
Enquanto pelo retrovisor vires carros mais rápidos que tu com pisca à direita, deves deixá-los avançar e entrar à tua frente. Claro que, como disseste acima, a partir do momento que conseguiste entrar e "igualar" a velocidade a que os carros estão normalmente a sair, já estarás inserido na via, e quem vier atrás já se meterá atrás de ti. Mas no início deves sempre ver e ceder passagem.
O problema dessa interpretação é que, na situação da imagem que coloquei anteriormente, os carros que já circulam na autoestrada seriam obrigados a tomar a via mais à direita, que é apenas uma via de aceleração e termina uns 300 metros mais à frente.
Quanto à questão da cedência de passagem, basicamente tu tens uma interpretação mais ampla enquanto a minha é mais estrita. Para mim os veículos na via da esquerda têm prioridade no sentido de eu não poder forçar a minha entrada na via em que eles circulam pois isso iria impedir a sua passagem ou obrigar à sua alteração de velocidade ou direção, mas não implica que eu tenha de facilitar a sua mudança de direção. Como diz o código:
1 - O condutor sobre o qual recaia o dever de ceder a passagem deve abrandar a marcha, se necessário parar, ou, em caso de cruzamento de veículos, recuar, por forma a permitir a passagem de outro veículo, sem alteração da velocidade ou direção deste.
Não me parece que isto seja incompatível com a minha circulação "à vontade" na via da direita, pois eu não estou a obrigá-los a mudar de direção.
Já na tua interpretação, a cedência de passagem também implica eu facilitar a mudança de direção, isto é, deixá-los entrar na minha via.
Repara no entanto que nesse caso estamos a ignorar o artigo que os obriga a só mudar de direção ou via sem causar embaraço para o trânsito.
Originalmente Colocado por sgtscales Ver PostAqui é que está o vosso grande erro. Aquilo não é uma via de aceleração, mas sim uma 3ª via que se abre naquele momento, para virar à direita. O facto de a estrada que vem do hospital se juntar ali é apenas uma coincidência. Quem vem do hospital tem de ceder a passagem a quem vier na rotunda e virar para cima, ponto.
Aliás já foram relatados mais 2 ou 3 casos também em Guimarães, e todos eles são iguais.
Originalmente Colocado por tonirai Ver PostO negrito é o caso prático mencionado.
Ai interfere sim senhor... Então o código da estrada não obriga quem anda em estradas de várias vias a circular pela via mais à direita?
Portanto quando chegas a esse sítio, em que a AE passa de 2 para 3 vias, o código obriga a que quem vem na via à direita ter de encostar mais à direita, quem vem na esquerda encostar para a do meio. Quem quiser andar ainda mais depressa que esses, fica ou muda para a da esquerda.
Obviamente isto faz-se com bom senso, mas em última análise, a prioridade é sempre de quem já circula na estrada em que estás a entrar e que têm prioridade.
Obviamente quando a entrada coincide com a abertura de uma terceira via, quem circula na autoestrada tem de passar para a via da direita, mas não me parece que tenham prioridade sobre quem já circulava nessa via, i.e., quem utilizou essa via de acesso.
É que se quem já circula na autoestrada tem prioridade para entrar na via que abre à direita sobre quem nela já circula, então na prática é uma entrada sem via de aceleração. Parece-me um bocado perigoso.
E já agora, qual seria o propósito de fazer uma entrada coincidir com a abertura de uma terceira via?
Originalmente Colocado por zezoca Ver Postnão há nada que subestimar ou tentar varias interpretações, aquilo é um sinal que obriga a ceder passagem e ponto.
todo o floreado e interpretação na tua cabeça é que já vai alem do que aquilo representa, não é nenhum psicotécnico em que tens de interpretar a imagem à tua frente.
chegas ao ponto de dizer que já estás numa via de uma determinada artéria, quando na realidade vais entrar na artéria vindo do acesso de outra. sendo que no fim desse acesso tens o referido sinal.
Eu tentei explicar-te mas mesmo assim não chegaste lá.
O teu problema é que não estás a conseguir perceber a posição dos outros, logo, só percebes a tua própria posição. Por esse motivo a tua posição parece-te estupidamente óbvia. Da tua perspetiva os outros são todos burros e não conseguem ver o óbvio, quando na realidade tu é que estás a ter uma visão limitada.
Basicamente é como discutir com flat-earthers. Para eles é estupidamente óbvio que a Terra é plana, porque são demasiado limitados para conseguir compreender as evidências de que a Terra é um globo.
Como não têm capacidade de compreender uma posição que não a sua, parece-lhes que a sua posição é a única posição plausível.Editado pela última vez por rrrfff; 07 March 2019, 16:55.
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Originalmente Colocado por ppais Ver Post
Caso extremo, imaginemos que se consegue entrar na via da direita à mesma velocidade que os carros que vêm da esquerda. Encontram-se dois carros lado a lado à mesma velocidade e o da esquerda quer sair (ou seja encostar à direita) enquanto que o carro da direita quer continuar encostado à direita. Deve o outro abrandar e ceder passagem? Sei que estou a colocar uma situação hipotética muito limite, mas isso pode passar-se. Diria que 99% das vezes, no mundo real, o carro da direita não cede passagem. E isso não me choca nada. Parece-me bom senso.
isso que dizes aconteceu-me diariamente vários anos no caminho para o trabalho. eu tendo prioridade para sair à direita tinha de "jogar" com 90% das pessoas que não ligam à sinalética vertical e horizontal que neste caso até está nas duas vias de acesso à 2ª circular.
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostEstás a dizer que quem circula nesta via, é obrigado a passar para a via mais à direita assim que termina o traço contínuo? Tu fazes isso?
.
Agora a deturpar...
O que eu disse vinha neste seguimento:
Originalmente Colocado por Rebel Ver PostNos casos em que tens uma autoestrada com 2 vias e uma entrada passa a ser a terceira via tens exatamente a mesma sinalização. Qual seria o objetivo de conferir prioridade a quem circula na autoestrada para passar para a nova via mais à direita?
Portanto nas situações que se estava a discutir, sim, tomo logo a via da direita.
Aliás deixa-me que te diga que eu sou o condutor de Portugal com mais quilómetros na via da direita. Mal vejo uma oportunidade vou logo para lá. Conforme o CE me obriga.
Ou seja, ainda não conseguiste rebater nada do que eu disse.
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostPela mesma lógica, mesmo que a via seja apenas de aceleração, todos seriam obrigados a passar para essa via por ser a via mais à direita.
Quando a via de aceleração continua e se transforma numa 3ª via, o traço passa a descontínuo normal, e tens um painel que informa quem vem atrás da passagem de 2 a 3 faixas.
Isto, se a sinalização for a adequada, como conheço vários sítios em que é (e haverá outros em que não).
Comentário
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostEu tentei explicar-te mas mesmo assim não chegaste lá.
O teu problema é que não estás a conseguir perceber a posição dos outros, logo, só percebes a tua própria posição. Por esse motivo a tua posição parece-te estupidamente óbvia. Da tua perspetiva os outros são todos burros e não conseguem ver o óbvio, quando na realidade tu é que estás a ter uma visão limitada.
Basicamente é como discutir com flat-earthers. Para eles é estupidamente óbvio que a Terra é plana, porque são demasiado limitados para conseguir compreender as evidências de que a Terra é um globo.
Como não têm capacidade de compreender uma posição que não a sua, parece-lhes que a sua posição é a única posição plausível.
já agora responde-me a uma questão.
se em vez do sinal b1 fosse o b2 também só eram obrigados a parar os que queriam ir para a via da direita?
Comentário
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostNão deturpes. Fica-te mal. Apesar de errado estavas a ter uma boa postura e até estava a ser proveitoso fazer-te ver as coisas.
Agora a deturpar....
Basicamente tu estavas a aplicar a regra de circular na via da direita a vias de acesso, implicando que é obrigatório usar essas vias. Nesse caso, até uma via de aceleração teria de ser usada. A conclusão óbvia é que não podes aplicar esse princípio a vias de acesso, logo o teu raciocínio está errado.
Conclusão:
Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostEsqueces-te que esse mesmo código da estrada obriga-te a circular pela via mais à direita. Portanto quem vem na AE tem todo o direito, e é obrigado, a ir para essa via. Não sei onde estão as dúvidas...
Temos de concluir que as vias de acesso não contam como fazendo parte da via principal.
Originalmente Colocado por tonirai Ver PostNão, porque quando a via é apenas de aceleração e vai acabar, não tens uma sinalização vertical a informar quem circula na AE e vem de trás que a estrada vai passar por exemplo de 2 a 3 faixas, e a separação em traço descontínuo é de espessura mais grossa que a das faixas normais (significando que está vai acabar);
Quando a via de aceleração continua e se transforma numa 3ª via, o traço passa a descontínuo normal, e tens um painel que informa quem vem atrás da passagem de 2 a 3 faixas.
Isto, se a sinalização for a adequada, como conheço vários sítios em que é (e haverá outros em que não).
É que se quem circula na autoestrada tem obrigação de passar para essa via e quem está a fazer o acesso por essa via tem de deixar os veículos que circulam na autoestrada passar para a via da direita, então na prática os que querem entrar não têm via de aceleração e têm de parar à entrada para garantir que não circula qualquer veículo na autoestrada, que a cumprir o código, irá passar para a via da direita.
Por que raio se haveria de criar algo tão perigoso e irracional?Editado pela última vez por rrrfff; 07 March 2019, 18:32.
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostNão deturpei, apliquei o princípio que tu defendes a outras situações.
Basicamente tu estavas a aplicar a regra de circular na via da direita a vias de acesso, implicando que é obrigatório usar essas vias. Nesse caso, até uma via de aceleração teria de ser usada. A conclusão óbvia é que não podes aplicar esse princípio a vias de acesso, logo o teu raciocínio está errado.
Conclusão:
Isto está totalmente errado. Não podes aplicar a regra de circular à direita incluindo vias que apenas servem de acesso à via principal. Seria absurdo.
Temos de concluir que as vias de acesso não contam como fazendo parte da via principal.
Portanto a partir de agora já é mesmo uma questão de postura e ética (ou a sua ausência...).
Mais uma vez:
Originalmente Colocado por Rebel Ver PostNos casos em que tens uma autoestrada com 2 vias e uma entrada passa a ser a terceira via tens exatamente a mesma sinalização. Qual seria o objetivo de conferir prioridade a quem circula na autoestrada para passar para a nova via mais à direita?
Originalmente Colocado por Rebel Ver Postuma autoestrada com 2 vias e uma entrada passa a ser a terceira via
Assim explica-me, em primeiro lugar o que está de errado de NAS CONDIÇÕES QUE EU ESTOU A FALAR, de eu dar pisca para a direita e aceder à via mais à direita, que nasceu por via de um acesso à AE.
Segundo em caso de conflito com outro condutor, quem é que tem que ceder a prioridade, NAS CONDIÇÕES QUE EU ESTOU A FALAR, o condutor que vem na AE e a quem o CE o obriga a ir para a via da direita, ou o condutor que vem a entrar na AE e que apanha com um sinal de cedência de prioridade bem na entrada desse acesso?
Responde lá sem deturpações, que é para ver do que vales!
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostEstás a deturpar e mais grave, continuas a deturpar!
Portanto a partir de agora já é mesmo uma questão de postura e ética (ou a sua ausência...).
Mais uma vez:
Agora com zoom 500x para veres melhor:
Ou seja, ninguém está a falar em via de aceleração para entrar em AE.
Assim explica-me, em primeiro lugar o que está de errado de NAS CONDIÇÕES QUE EU ESTOU A FALAR, de eu dar pisca para a direita e aceder à via mais à direita, que nasceu por via de um acesso à AE.
Segundo em caso de conflito com outro condutor, quem é que tem que ceder a prioridade, NAS CONDIÇÕES QUE EU ESTOU A FALAR, o condutor que vem na AE e a quem o CE o obriga a ir para a via da direita, ou o condutor que vem a entrar na AE e que apanha com um sinal de cedência de prioridade bem na entrada desse acesso?
Responde lá sem deturpações, que é para ver do que vales!
Eu percebo que estás a falar de uma dada situação, o que não explicas é porque é que esse princípio não é igualmente aplicável a outras situações em que há uma via à direita.
Era suposto explicares a dualidade de critérios que estás a aplicar. Não podes dizer que há uma determinada regra e decidires onde se aplica ou não consoante te dá na gana.
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostE ele a insistir que estou a deturpar.
Eu percebo que estás a falar de uma dada situação, o que não explicas é porque é que esse princípio não é igualmente aplicável a outras situações em que há uma via à direita.
Era suposto explicares a dualidade de critérios que estás a aplicar. Não podes dizer que há uma determinada regra e decidires onde se aplica ou não consoante te dá na gana.
Nós estávamos a falar de alhos, tu vieste falar de bogalhos.
Eu não tenho que explicar nada. Entraste na conversa, respondes às questões que resultam dessa conversa. Não inventas outras conversas.
Recusares-te a responder a essas questões demonstra que estás limitado nas tuas convicções e argumentos.
Portanto ou respondes e continuamos a conversa, confesso que estou curioso com o desafio que tens que ultrapassar. Ou não respondes, e cá estarei para tirar as minhas conclusões e demonstrar, dessa forma também, o quanto estás errado.
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O autor do tópico colocou uma questão especifica, sobre um cruzamento especifico. Entretanto a conversa virou para circulação em auto-estrada e em vias reservadas que em nada se assemelham à questão levantada (a circulação em auto-estrada tem regras próprias definidas no C.E.)
Em boa verdade o autor do tópico até foi infeliz ao colocar uma imagem que mostra uma situação que já não se verifica. O referido cruzamento sofreu alterações, tendo sido redimensionado, foi alterada a sinalização horizontal e vertical. Fiz um pequeno boneco (e vão-me desculpar o meu pouco jeito para o desenho!) de como está atualmente:
Como se pode ver pela imagem foram criadas 2 vias no acesso à Alameda Dr. Mariano Felgueiras: uma que procede da N206 e outra que procede da zona de estacionamento exterior do hospital.
A via que vem do hospital entronca com a Alameda perdendo a prioridade, tendo no local um sinal STOP (sinal B2) assinalado com um ponto vermelho no desenho (sinalização vertical e horizontal). A via que vem da N206 entronca com a Alameda diretamente na via de saída desta para o sentido Fafe/Felgueiras, perdendo também a prioridade com a colocação de sinal de cedência de passagem (sinal B1) também com sinalização horizontal.
Atendendo ao que está previsto no C.E. e à sinalização existente no local julgo não restarem dúvidas que, apesar de quem segue na via mais à direita e mesmo que pretenda seguir para a saída em direção Fafe/Felgueiras tem de ceder passagem a quem circula na Alameda e pretende tomar a mesma saída.
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