Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Topico veiculo Autonomo (Nivel 5)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
    A questão é: adormeces mais depressa com autopilot ou com cruise control?
    Se for o supercruise GM a camera interior alerta/vigia o condutor (mesmo condutores com
    oculos).

    Comentário


      Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
      O bom desta coisa de tecnologia tipo Autopilot e Autosteer é que não pedem autorização aos fóruns de todo o mundo para aparecerem, aparecem e acabou.
      Isso não é bem assim pois a legislação é que comanda o que podem ou não fazer.

      Acho que é um ponto assente na indústria que ainda se está longe da condução autónoma (nível 5). Se é que alguma vez vai mesmo ser legalmente permitida na maioria das jurisdições.

      E basta pensar que há problemas que nunca serão resolúveis pela tecnologia. Por exemplo um sistema ser confrontado com uma decisão moral.

      Ou se sequer é possível uma autonomia total de nível 5 quando, invariavelmente, haverá situações que não são reconhecidas ou são incorrectamente reconhecidas. O clássico exemplo daquele veículo da Google que atropelou um peão porque o sistema não sabia que decisão tomar se não conseguia reconhecer o evento. Haverá verdadeira autonomia se os sistemas -quando confrontados com informação que não conseguem processar- retomam para um safeguard que depende do condutor? Não há.

      Daí que esses protótipos que tantos construtores andam a apresentar em que deixa de haver volante e os interiores são lounges...são provavelmente bastante irrealistas.
      Editado pela última vez por Andre; 23 May 2019, 19:37.

      Comentário


        Não acho que sejam irrealistas André.

        Claro que as decisões morais são uma questão muito importante, e por resolver. concordo em absoluto.
        Mas até que ponto será justo privarmo-nos de uma solução mais eficiente e sobretudo segura na rara eventualidade de ter de tomar essas decisões?

        Não podemos querer que um novo sistema não possa ser integrado por não ser perfeito, basta ser melhor que o actual.

        O futuro permitirá facilmente várias possíveis soluções, e existirão compromissos de transição.
        A comunicação P2P entre veículos sendo uma delas, a criação de faixas especiais para autónomos etc.

        Acredito que a solução passe também por uma série de perguntas ao utilizador, um contrato de decisões morais a tomar (devidamente enquadradas), programadas pelo utilizador no algoritmo de decisão e com base no quais se tomem essas decisões (peão vs ribanceira) na rara eventualidade de acontecerem

        Comentário


          A EU aprovou recentemente (Lei UN/ECE R79) que a mudança de via do assistente de condução tem de ser feita em 5 segundos apos ser activada (li qualquer coisa assim parecida ) e a Tesla teve de ajustar o Autopilot para essa norma/lei.

          update Fonte: https://www-esv.nhtsa.dot.gov/Procee...ESV-000202.pdf
          Editado pela última vez por M207; 23 May 2019, 19:38.

          Comentário


            Originalmente Colocado por PePa Ver Post
            Não acho que sejam irrealistas André.

            Claro que as decisões morais são uma questão muito importante, e por resolver. concordo em absoluto.
            Mas até que ponto será justo privarmo-nos de uma solução mais eficiente e sobretudo segura na rara eventualidade de ter de tomar essas decisões?

            Não podemos querer que um novo sistema não possa ser integrado por não ser perfeito, basta ser melhor que o actual.

            O futuro permitirá facilmente várias possíveis soluções, e existirão compromissos de transição.
            A comunicação P2P entre veículos sendo uma delas, a criação de faixas especiais para autónomos etc.

            Acredito que a solução passe também por uma série de perguntas ao utilizador, um contrato de decisões morais a tomar (devidamente enquadradas), programadas pelo utilizador no algoritmo de decisão e com base no quais se tomem essas decisões (peão vs ribanceira) na rara eventualidade de acontecerem
            Se eu acho que vamos invariavelmente evoluir para um nível de autonomia elevado porque "é melhor que o actual" como falas? Acho.

            Mas também acho que vai ser como na aviação: a última palavra tem que ser humana e, portanto, essa ideia de autonomia completa é irrealista.

            Não há tecnologia que resolva decisões morais. Nunca haverá.

            O caso que falei do veículo da Google é muito paradigmático. O sistema detectou mas não se conseguiu decidir e, como tal, causou um acidente. E o que a própria Google decidiu é que, perante a incapacidade do sistema em decidir, o controlo/resposta à situação tem que ser humana.

            P.S. De referir que, na aviação, quando o A320 e o 747-400 foram lançados em finais dos anos 80 com autopilots muito avançados também durante algum tempo se discutiu a enorme plausibilidade da aviação evoluir para um cenário de "pilotagem sem pilotos". Estamos, volvidos 30 anos, a discutir o mesmo agora para a rodovia.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
              Se eu acho que vamos invariavelmente evoluir para um nível de autonomia elevado porque "é melhor que o actual" como falas? Acho.

              Mas também acho que vai ser como na aviação: a última palavra tem que ser humana e, portanto, essa ideia de autonomia completa é irrealista.

              Não há tecnologia que resolva decisões morais. Nunca haverá.

              O caso que falei do veículo da Google é muito paradigmático. O sistema detectou mas não se conseguiu decidir e, como tal, causou um acidente. E o que a própria Google decidiu é que, perante a incapacidade do sistema em decidir, o controlo/resposta à situação tem que ser humana.

              P.S. De referir que, na aviação, quando o A320 e o 747-400 foram lançados em finais dos anos 80 com autopilots muito avançados também durante algum tempo se discutiu a enorme plausibilidade da aviação evoluir para um cenário de "pilotagem sem pilotos". Estamos, volvidos 30 anos, a discutir o mesmo agora para a rodovia.
              Bom post, pena que não esteja num tópico ao nível.

              Só uma achega: de uma forma indirecta, se os sistemas machine-learning treinam com conduções humanas, irá ter uma condução humana, sim, mas em casos imprevistos, não há treino suficiente, vai ser os algoritmos que decidirão.

              Comentário


                Outro carro autónomo envolvido em colisão fatal

                O National Transportation Safety Board está a investigar as circunstâncias do acidente fatal que envolveu um carro autónomo da Uber no Arizona e concluiu que os veículos do teste apresentavam falhas de software.


                Exame Informática | Carro autónomo da Uber envolvido em colisão fatal apresentava falhas de software


                ONTSB concluiu que os veículos autónomos da Uber estiveram envolvidos em 37 colisões nos 18 meses anteriores ao acidente fatal que aconteceu no Arizona em 2018. O organismo deve usar estas conclusões para produzir as recomendações que os reguladores irão preparar para o segmento dos carros autónomos. A vítima mortal, uma mulher de 49 anos, estava a andar de bicicleta à noite quando foi atropelada por um carro autónomo da Uber. O NTSB vai reunir a 19 de novembro para determinar a causa provável do acidente. A Uber, depois do acidente, suspendeu os testes com veículos autónomos para os retomar apenas em dezembro do ano passado, já com veículos e software melhorados, com mais restrições e medidas de proteção.

                De setembro de 2016 a março de 2018 houve 37 colisões identificadas pelo NTSB como envolvendo este tipo de veículos autónomos da Uber, noticia a Reuters.

                A Uber refez as circunstâncias do acidente e revela que, com o software melhorado, o veículo seria capaz de detetar o peão a 88 metros e 4,5 segundos antes do possível impacto, podendo começar a travar quatro segundos antes do embate. No caso do acidente, o veículo não identificou a bicicleta atempadamente e só o conseguiu fazer a 1,2 segundos antes da colisão, altura em que já era demasiado tarde.

                Comentário


                  Eu estou bastante apreensivo com a condução de nivel 5, mas existir um acidente fatal, em condições de visibilidade reduzida não diz grande coisa em relação ao sistema ser melhor ou pior que um condutor humano, ainda hoje ia levando com um carro em cima ao dar a volta dentro de uma rotunda, sem sequer estar a chover, e necessário perceber duas coisas 1º Se em condições semelhantes o condutor humano tinha evitado o atropelamento em 100% dos casos, 2º estatisticamente existem mais atropelamentos por cada milhão de km conduzidos por humanos ou condução autónoma?

                  Depois entramos noutro aspecto este sim mais complicado, quem é responsável pelo atropelamento, quem vinha dentro do carro? o dono do carro? o fabricante do carro? o fabricante do sistema de condução autónoma?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                    Eu estou bastante apreensivo com a condução de nivel 5, mas existir um acidente fatal, em condições de visibilidade reduzida não diz grande coisa em relação ao sistema ser melhor ou pior que um condutor humano, ainda hoje ia levando com um carro em cima ao dar a volta dentro de uma rotunda, sem sequer estar a chover, e necessário perceber duas coisas 1º Se em condições semelhantes o condutor humano tinha evitado o atropelamento em 100% dos casos, 2º estatisticamente existem mais atropelamentos por cada milhão de km conduzidos por humanos ou condução autónoma?

                    Depois entramos noutro aspecto este sim mais complicado, quem é responsável pelo atropelamento, quem vinha dentro do carro? o dono do carro? o fabricante do carro? o fabricante do sistema de condução autónoma?
                    A responsabilidade directa tem que ser do fabricante do carro. Caso o sistema de condução autónoma seja de terceiros, então depois o construtor tem que pedir responsabilidade ao fornecedor, não pode ser de outra maneira.

                    Comentário


                      Independente de quem tem a responsabilidade o que é incontornável é que se isto avançar desregradamente haverão muitas pessoas a morrer e a ficar seriamente feridas desnecessariamente , muitas delas sem sequer ter nada a ver com isto.

                      A febre pela novidade e pelas vendas é tal que se está a desprezar a segurança das pessoas, curiosamente com muitas dessas pessoas dispostas a correr esse risco para não ficar out aka FoMO

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                        Independente de quem tem a responsabilidade o que é incontornável é que se isto avançar desregradamente haverão muitas pessoas a morrer e a ficar seriamente feridas desnecessariamente , muitas delas sem sequer ter nada a ver com isto.

                        A febre pela novidade e pelas vendas é tal que se está a desprezar a segurança das pessoas, curiosamente com muitas dessas pessoas dispostas a correr esse risco para não ficar out aka FoMO
                        Mais Mentiras, distorções e conclusões falsas.

                        Tens uma coisa chamada probabilidade.

                        Se por cada km percorrido um autónomo tiver menos acidentes, menos feridos e menos mortes, e tudo indica nesse sentido
                        Todas essas mortes e feridos a lamentar serão menos que a alternativa

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                          Independente de quem tem a responsabilidade o que é incontornável é que se isto avançar desregradamente haverão muitas pessoas a morrer e a ficar seriamente feridas desnecessariamente , muitas delas sem sequer ter nada a ver com isto.

                          A febre pela novidade e pelas vendas é tal que se está a desprezar a segurança das pessoas, curiosamente com muitas dessas pessoas dispostas a correr esse risco para não ficar out aka FoMO
                          Sim porque até hoje nimguem ficou ferida ou morreu desnecessariamente por culpa de condutores humanos...

                          Este tipo de comentário faz-me lembrar à largos anos atrás quando apareceu o ABS, as pessoas diziam que era mau porque fazia os pneus quadrados

                          Comentário


                            Há aqui users que mais do que querer saber e discutir a verdade e a realidade, a problematica e com isso tentar resolver ou pelo menos pressionar quem de direito a faze-lo. Mas nada disso, ha users que preferem contrariar e trollar apenas porque pura é simplesmente alguém diz que o seu "clube" tem alguns defeitos

                            Qual religião, qual clube de futebol...enfim...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                              Há aqui users que mais do que querer saber e discutir a verdade e a realidade, a problematica e com isso tentar resolver ou pelo menos pressionar quem de direito a faze-lo. Mas nada disso, ha users que preferem contrariar e trollar apenas porque pura é simplesmente alguém diz que o seu "clube" tem alguns defeitos

                              Qual religião, qual clube de futebol...enfim...
                              Se não há. Não é bem users no plural, dado que tu e a tua armada de clones só contam por um, e bem fraco por sinal

                              Comentário


                                Ainda estamos no nível 2/3 de condução autónoma, até chegarmos ao nível 5 muito vão ter de evoluir os sistemas de condução, sabes quantas pessoas morreram ficaram feridas em acidentes automóveis em Portugal? em que muitos casos o problema é alcool/excesso de velocidade/falta de atenção/ desrespeito pelas regras de transito? estes problemas vão ser eliminados pela condução autónoma.

                                é certo que não lá vamos chegar amanha, mas caminhos para lá a passos largos.

                                O problema é que se morre uma pessoa num acidente com um carro autónomo é o fim do mundo, mas todos os dias morrem 3.287 e para alguns é "business as usual", se a condução autónoma reduzir nem que seja apenas 5% este numero, sinto muito pelos outros 95%, mas é de avançar.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                                  Há aqui users que mais do que querer saber e discutir a verdade e a realidade, a problematica e com isso tentar resolver ou pelo menos pressionar quem de direito a faze-lo. Mas nada disso, ha users que preferem contrariar e trollar apenas porque pura é simplesmente alguém diz que o seu "clube" tem alguns defeitos

                                  Qual religião, qual clube de futebol...enfim...

                                  Jovem queres ser um troll básico e sem vergonha ?!

                                  Fácil, segue estes simples passos:

                                  1. Pega numa conclusão falsa e distorcida sobre os VE/Teslas - como "haverão muitas pessoas a morrer e a ficar seriamente feridas desnecessariamente "

                                  2. Ignora as críticas de como isso é desonesto está sem contexto e ignora factos, deixa a lógica e o raciocínio em casa

                                  3. Vitimiza-te, e chama os outros de fanboys na resposta, nunca contra-argumentar com aquilo que eles chamam de "ideias" ou "dados"

                                  4. Não toques mais no assunto quanto te desmascararen

                                  5. Faz log out, escolhe outro username ou espera uns dias e repete o processo

                                  Comentário


                                    Há tanto, mas tanto condutor por aí que tem carta mas que só se aceitaria que se sentasse no assento do condutor se estivesse quietinho e que deixasse o carro conduzir sozinho.

                                    Há INÚMERAS razões e formas de chegar à conclusão de que carros autónomos irão salvar mais vidas que tirar vidas do que os equivalentes humanos.

                                    Basta uma: os humanos bebem e conduzem. A quantidade de acidentes e vítimas causadas por condutores alcoolizados será SEMPRE MAIOR que os acidentes/vítimas de carros autónomos.

                                    Mas wuando os acidentes/vítimas começarem a surgir, os media vão ser como um grupo de hienas, ignorando a hipocrisia do circo todo.

                                    Já sei que vai ser assim.

                                    Comentário


                                      Soube-se agora pela investigação que, para além de um erro de software do carro (considerou a ciclista uma "false positive"), a própria condutora estava a ver um filme no telemóvel no momento do acidente... [emoji35][emoji35]

                                      Comentário


                                        Ja vi várias figuras como essa. Infelizmente o comprador tipo desse genero de meio de transporte não percebe nada de carros, e não sabe nem quer saber conduzir

                                        Comentário


                                          Infelizmente isso acontece com o comprador que qualquer tipo de automovel, basta andar na estrada para constatar isso.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                                            Ja vi várias figuras como essa. Infelizmente o comprador tipo desse genero de meio de transporte não percebe nada de carros, e não sabe nem quer saber conduzir
                                            Felizmente este tipo de carros serão mais seguros do que um tipo que perceba muito de carros e saiba conduzir

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                                              Ja vi várias figuras como essa. Infelizmente o comprador tipo desse genero de meio de transporte não percebe nada de carros, e não sabe nem quer saber conduzir
                                              Ena, que quase passaou despercebido...

                                              Tu estás a insinuar que eu (e outros) comprei um Tesla porque não sei nada de carros e não sei conduzir?

                                              Mas a sério, relê o que escreveste. Achas bem o que escreves? Achas bem a forma como te comportas aqui? Estás orgulhoso do que dizes e da forma como interages com toda a gente?

                                              Não achas que é tempo de procurares um outro vício, uma outra actividade mais produtiva para passares o tempo? Tipo ver uma série, aprender a tocar guitarra, escrever um poema...

                                              O que queres provar a ti mesmo? Que és melhor ou pior que eu? Mas eu nem te conheço!

                                              Participo neste fórum desde 2007, e vou continuar a participar, nos fóruns onde quero e onde tenho interesse - os de carros eléctricos.

                                              Tu tens duas opções: ou fazes um favor a ti mesmo, mudas de atitude e passas mais tempo nos tópicos do que realmente gostas e deixa-nos em paz com os nossos carros a pilhas, ou então mais cedo ou mais tarde vais ser banido.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                                                Ja vi várias figuras como essa. Infelizmente o comprador tipo desse genero de meio de transporte não percebe nada de carros, e não sabe nem quer saber conduzir

                                                Os teslas são os novos prius. Nos states é uma miseria, falta de piscas, saltar faixas de rodagem, entradas repentinas, enfim, acham que são os unicos na estrada

                                                Comentário


                                                  Mas que verdadeira criança. Reavivar um clone para reforçar a imbecilidade... tu precisas de ajuda.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por M207 Ver Post
                                                    Ainda a uma decada de distância de existir um carro Autonomo (seguro) a Nvidia da uma valente chapada de Luva branca no Chip da Tesla e ao mesmo tempo ainda vende o seu producto e convida toda a industria automóvel a adquirir o seu chip Pegasus para condução autonoma

                                                    Ao mesmo tempo ainda desvenda o desenvolvimento de um novo chip ORIN.

                                                    https://blogs.nvidia.com/blog/2019/0...-self-driving/
                                                    Originalmente Colocado por M207 Ver Post
                                                    Com o anuncio de 22 abril Elon Musk promete o Robotaxi autonomo no Q2 de 2020.

                                                    È uma promessa irrealista pois é possivel ver no Video que o chip da tesla tem uma arquitetura de 14nm, este chip tem o seguinte fabrico:

                                                    Worth noting, the FSD PCBA that @elonmusk presented was built in 2018.
                                                    The SoC lid marking is 2018 week 34 (mid August) and the PCB was fabricated by TTM in 2018 week 39 (mid September)

                                                    O ponto interessante é que no video do evento é possivel ver 1h36m peter bannon a responder a a questao porque usaram 14nm e nao 10nm ou 7nm, peter bannon respondeu porque começaram a 1 ano atras e nao havia ip disponivel para comprar.

                                                    A bomba foi a seguir o Elon Musk dizer que o HW3 ainda estava em desenvolvimento.

                                                    Isto é super interessante, pois a Nvidia sempre disse que o chip xavier nao era adequeado para conducao autonoma.

                                                    Por isso todos os teslianos que compraram FSD...foram comidos de cebolada.
                                                    Daqui se depreende que não percebes um crlh de informática.

                                                    Muito menos de carros autónomos.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                                      A responsabilidade directa tem que ser do fabricante do carro. Caso o sistema de condução autónoma seja de terceiros, então depois o construtor tem que pedir responsabilidade ao fornecedor, não pode ser de outra maneira.
                                                      Ou seja, os carros serão incomportavelmente caros (terão de incluir o preço de prémios de seguro altíssimos).

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                                        Mas que verdadeira criança. Reavivar um clone para reforçar a imbecilidade... tu precisas de ajuda.

                                                        Desculpa? Mas era para mim essa? So podes estar a brincar. Ha qualquer coisa mal resolvida por aí

                                                        Prova do que falo:

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver Post
                                                          Desculpa? Mas era para mim essa? So podes estar a brincar. Ha qualquer coisa mal resolvida por aí

                                                          Prova do que falo:

                                                          Isso prova que houve alguém com demasiado tempo livre para fazer uma compilação, nada mais.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver Post
                                                            Os teslas são os novos prius. Nos states é uma miseria, falta de piscas, saltar faixas de rodagem, entradas repentinas, enfim, acham que são os unicos na estrada
                                                            Obrigado, sabe sempre bem mandar umas gargalhadas ao acordar.

                                                            O que tu te queixas acontece com todas as marcas desde o Dacia até aos Feraris, o problema é que alguns têm palas nos olhos e só vêm o que interresa, até tem um nome cientifico, chama-se atenção selectiva.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver Post
                                                              Desculpa? Mas era para mim essa? So podes estar a brincar. Ha qualquer coisa mal resolvida por aí

                                                              Prova do que falo:
                                                              (...)


                                                              Não tens noção de quão ridículo é usar esse vídeo como argumento, pois não?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X