Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mercedes-Benz é a marca automóvel preferida dos portugueses

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Status será para alguns que se for preciso se identificavam mais com outro tipo de carros da concorrência, que por vezes são mais confortáveis ou espaçosos.

    Não duvido que a maioria compre porque goste.

    Mas quantos e quantos me disseram que " ah, este tem mais KM mas dá logo outro estilo a quem está ao volante "


    Mas eu cá gosto é de ver por ex um 190 2.3E 16v a roncar

    Comentário


      #32
      Os mercedes são bons... Mas já foram muito melhores.

      E da imagem não gosto mesmo nada. mesmo no tempo em que comprava Mercedes (pela minha parte foram só dois), comprava apesar da imagem.

      Mas nenhum, fosse meu, da minha mãe, pai ou avô, foi especialmente marcante... Não como por exemplo os fantásticos DS e CX...

      O W111 era um carrão mas eu era novo demais para apreciar. Os W108 e W116 eram fixes mas não era inesquecíveis. Daqueles de quando eu era criança o único que me marcou foi o W126. Anos mais tarde eu próprio tive o W221 e gostei bastante, mas os que vieram a seguir já os achei demasiado rococó. E também não apreciei os W140 e W220.
      .
      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      Status será para alguns que se for preciso se identificavam mais com outro tipo de carros da concorrência, que por vezes são mais confortáveis ou espaçosos.
      Atualmente identifico-me mais com os BMW's. Eu costumo dizer que os carros são como as camisas ou as gravatas, temos de nos sentir bem "vestidos com eles", e de facto a BMW é actualmente a marca que "visto" melhor. E para além disso andam a fazer alguns excelentes carros. Este último série 5 é disso exemplo.
      Editado pela última vez por Jbranco; 28 June 2019, 16:07.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
        Os carros são bons... Mas já foram muito melhores.

        E da imagem não gosto mesmo nada. mesmo no tempo em que comprava Mercedes, comprava apesar da imagem.

        Mas nenhum foi especialmente marcante... Não como por exemplo o DS, o CX...

        O W111 era um carrão mas eu era novo demais para apreciar. Os W108 e W116 eram fixes mas não era inesquecível como o DS ou o CX. Daqueles de quando eu era criança o único que me marcou foi o W126. Anos mais tarde eu próprio tive o W221 e gostei bastante, mas os que vieram a seguir já os achei demasiado rococó.
        Concordo em parte, mesmo em história mais recente (quase que te chamo velho)

        Não acho que tenham perdido qualidade, acho é que a concorrência chegou muito mais perto nos últimos anos nesse aspecto.
        Mas a MB continua a liderar em estratégia na minha opinião.

        Nos anos 90 e 2000 destacam-se qualitativamente e muito especialmente nas gamas mais altas, hoje muito menos.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Tambem depende do que se entende por Mercedes.

          Eu adoro este :

          A melhor era (para mim claro) da Mercedes. Quadrados, sem pretensões, eram tanques, confortáveis, luxuosos, caros.

          Hoje em dia, um festival de Led no interior, packs desportivos em tudo o que seja motor independentemente da potência, discos perfurados em carros de 110cv... Velhice do Restelo da minha parte? Diria que sim, mas não gosto sinceramente de certos exageros que se tornaram mais banais numa marca que não teve durante grande parte da sua história, grandes pretenções desportivas e de exuberância nos seus carros. Outro tipo de mercado e outro tipo de exigência desse mesmo mercado.

          Grande parte das compras são pela imagem, e não tem qualquer mal, é isso que as marcas pretendem, construir uma imagem de marca que atraia o consumidor (há muita comichão sobre comprar um carro pela sua imagem, status).

          Quanto a serem a preferida, sem dúvida que ser das mais preferidas, assim como Audi ou BMW, são marcas associadas a ostentação e riqueza. Mas não é a preferida em vendas (apesar até acima da média para uma marca Premium). Lá está o que disse, a maioria sonha com um Mercedes e compra um Renault, e isso não tem mal. Todos sonhamos com certos carros e compramos algo diferente e 99% das vezes mais racional.
          Editado pela última vez por Carmaniaco90; 28 June 2019, 16:09.

          Comentário


            #35
            Não me espanta o pessoal tem uma fixação qualquer pela Mercedes já eu por exemplo preferia um BMW Serie 1 a um Mercedes Classe A mas cada um tem as suas preferências

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
              Os mercedes são bons... Mas já foram muito melhores.

              E da imagem não gosto mesmo nada. mesmo no tempo em que comprava Mercedes (pela minha parte foram só dois), comprava apesar da imagem.

              Mas nenhum, fosse meu, da minha mãe, pai ou avô, foi especialmente marcante... Não como por exemplo os fantásticos DS e CX...

              O W111 era um carrão mas eu era novo demais para apreciar. Os W108 e W116 eram fixes mas não era inesquecíveis. Daqueles de quando eu era criança o único que me marcou foi o W126. Anos mais tarde eu próprio tive o W221 e gostei bastante, mas os que vieram a seguir já os achei demasiado rococó. E também não apreciei os W140 e W220.
              .
              Atualmente identifico-me mais com os BMW's. Eu costumo dizer que os carros são como as camisas ou as gravatas, temos de nos sentir bem "vestidos com eles", e de facto a BMW é actualmente a marca que "visto" melhor. E para além disso andam a fazer alguns excelentes carros. Este último série 5 é disso exemplo.
              É tudo relativo. O que é excelente para uns, não é para outros.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                Deve ser por causa do seguinte extra: "Status"

                Nada disso, é por causa do meu negocio, tenho uma farmacia e vendo muita pomada para a dor de cotovelo

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                  A melhor era (para mim claro) da Mercedes. Quadrados, sem pretensões, eram tanques, confortáveis, luxuosos, caros.

                  Hoje em dia, um festival de Led no interior, packs desportivos em tudo o que seja motor independentemente da potência, discos perfurados em carros de 110cv... Velhice do Restelo da minha parte? Diria que sim, mas não gosto sinceramente de certos exageros que se tornaram mais banais numa marca que não teve durante grande parte da sua história, grandes pretenções desportivas e de exuberância nos seus carros. Outro tipo de mercado e outro tipo de exigência desse mesmo mercado.

                  Grande parte das compras são pela imagem, e não tem qualquer mal, é isso que as marcas pretendem, construir uma imagem de marca que atraia o consumidor (há muita comichão sobre comprar um carro pela sua imagem, status).

                  Quanto a serem a preferida, sem dúvida que ser das mais preferidas, assim como Audi ou BMW, são marcas associadas a ostentação e riqueza. Mas não é a preferida em vendas (apesar até acima da média para uma marca Premium). Lá está o que disse, a maioria sonha com um Mercedes e compra um Renault, e isso não tem mal. Todos sonhamos com certos carros e compramos algo diferente e 99% das vezes mais racional.
                  Plenamente de acordo. Em tempos e por falar em mercedes dos anos 80 e 90, uma vez estive a ver de perto o 600 que foi usado pelo Dr Mário Soares enquanto Presidente, e que autêntico tanque

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Next Ver Post
                    Não me espanta o pessoal tem uma fixação qualquer pela Mercedes já eu por exemplo preferia um BMW Serie 1 a um Mercedes Classe A mas cada um tem as suas preferências
                    Ora bem, e ainda bem que assim é.

                    Muitos escolhem carros com base só na estética sem fazer qualquer test drive. Lá está, nada contra e no fundo é isso que as marcas querem.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                      Concordo em parte, mesmo em história mais recente (quase que te chamo velho)

                      Não acho que tenham perdido qualidade, acho é que a concorrência chegou muito mais perto nos últimos anos nesse aspecto.
                      Mas a MB continua a liderar em estratégia na minha opinião.

                      Nos anos 90 e 2000 destacam-se qualitativamente e muito especialmente nas gamas mais altas, hoje muito menos.
                      A mim parece-me que o ponto alto da mercedes foi até aos anos 80. A partir daí a BMW primeiro e depois a Audi aprenderam a fazer carros e foi um "ver se te avias", cada vez mais favorável a estas.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                        Concordo em parte, mesmo em história mais recente (quase que te chamo velho)

                        Não acho que tenham perdido qualidade, acho é que a concorrência chegou muito mais perto nos últimos anos nesse aspecto.
                        Mas a MB continua a liderar em estratégia na minha opinião.

                        Nos anos 90 e 2000 destacam-se qualitativamente e muito especialmente nas gamas mais altas, hoje muito menos.
                        O W124 foi o pico de durabilidade e fiabilidade da Mercedes. A partir daí para a frente foi sempre a descer.

                        Hoje em termos de fiabilidade são banais. Claro que noutros aspectos não.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Ora bem, e ainda bem que assim é.

                          Muitos escolhem carros com base só na estética sem fazer qualquer test drive. Lá está, nada contra e no fundo é isso que as marcas querem.
                          Sim sem duvida as marcas querem é vender e sem test drive até fica mais barato

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                            A mim parece-me que o ponto alto da mercedes foi até aos anos 80. A partir daí a BMW primeiro e depois a Audi aprenderam a fazer carros e foi um "ver se te avias", cada vez mais favorável a estas.
                            Não parece, foi mesmo. Não só em motor mas tambem no resto.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              É tudo relativo. O que é excelente para uns, não é para outros.
                              A qualidade ou a inovação não são características subjectivas. Quando se diz que o 540k era inovador ou que o 600 tinha uma qualidade/luxo que nunca mais foi atingido pela Mercedes isso não é subjectivo.

                              O que os mais jovens não entendem é que a Mercedes esteve por muitas décadas a um nível absolutamente inatingível pelos restantes. O 600, em luxo e inovação, batia claramente o RR concorrente.

                              Mesmo alguns anos mais tarde, enquanto a mercedes fazia por exemplo o W126 a audi fazia o quê? E a BMW, que marreco é que tinha nesse tempo e nesse segmento? O coitadinho do E23.

                              edit: E antes do E23 não havia nada!
                              Editado pela última vez por Jbranco; 28 June 2019, 16:33.

                              Comentário


                                #45
                                Bitaites e bocas à parte, é uma marca que tem uma presença muito forte e que foi muito trabalhada ao longo dos anos. Não têm nem de perto nem de longe a fiabilidade de antigamente, mas continuam a ter o seu cliente fiel.

                                Hoje em dia a concorrência é feroz, mas é um facto que olhamos para as vendas do Classe A e souberam mexer-se até em segmentos que nem sonhavam pôr os pés há algum tempo atrás.

                                Comentário


                                  #46
                                  Os Mercedes eram bons e fiáveis até ao ano 2000 + ou -. Como o nosso país é um país de velhos é fácil perceber a escolha. E como já foi dito a Mercedes foi criando a sua imagem com justiça ao longo da história como marca de qualidade e fiável.
                                  Hoje em dia falando sem ironias, creio que a fiabilidade é igual às outras.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                                    (...)a Mercedes foi criando a sua imagem com justiça ao longo da história como marca de qualidade e fiável(...)
                                    E, acrescento, tecnologicamente inovadora.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                      A qualidade ou a inovação não são características subjectivas. Quando se diz que o 540k era inovador ou que o 600 tinha uma qualidade/luxo que nunca mais foi atingido pela Mercedes isso não é subjectivo.

                                      O que os mais jovens não entendem é que a Mercedes esteve por muitas décadas a um nível absolutamente inatingível pelos restantes. O 600, em luxo e inovação, batia claramente o RR concorrente.

                                      Mesmo alguns anos mais tarde, enquanto a mercedes fazia por exemplo o W126 a audi fazia o quê? E a BMW, que marreco é que tinha nesse tempo e nesse segmento? O coitadinho do E23.

                                      edit: E antes do E23 não havia nada!
                                      Mas um carro é um grande conjunto de factores, e não é por ter inovação e todas essas coisas que é obrigatoriamente melhor para todos.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                        E, acrescento, tecnologicamente inovadora.
                                        Não só, mas especialmente a mercedes, diria eu.

                                        Não é raro ouvir dizer " ena, já viste este novo modelo? já tem isto e aquilo ".....e depois alguém responder " o mercedes do meu patrão nos anos 80 já tinha isso "

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Mas um carro é um grande conjunto de factores, e não é por ter inovação e todas essas coisas que é obrigatoriamente melhor para todos.
                                          Claro, mas inguém disse que era, mas é parte da razão por muitos o preferirem

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                                            Bitaites e bocas à parte, é uma marca que tem uma presença muito forte e que foi muito trabalhada ao longo dos anos. Não têm nem de perto nem de longe a fiabilidade de antigamente, mas continuam a ter o seu cliente fiel.

                                            Hoje em dia a concorrência é feroz, mas é um facto que olhamos para as vendas do Classe A e souberam mexer-se até em segmentos que nem sonhavam pôr os pés há algum tempo atrás.
                                            O que se assiste com o Classe A não é mais que o que se assistiu com o 190D....um modelo mais compacto que o habitual na mercedes

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                              Claro, mas inguém disse que era, mas é parte da razão por muitos o preferirem
                                              Certo mas aqui não posso concordar a 100 %. Passo a explicar :

                                              O comprador de um Merceds A, GLA, B ou talvez até mesmo C, por vezes compra mas sem um equipamento por aí além. Pode apreciar outras coisas como robustez dos materiais, etc etc.

                                              Mas, já o comprador de um ML, E ou S aí sim acho que de facto pode mais à vontade adquirir um carro caro e com extras soberbos.

                                              Comentário


                                                #53
                                                O Classe A atenção. Até que ponto grande número deles que por aí circulam não serão de companhias de ALD/empresas e afins?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  O que se assiste com o Classe A não é mais que o que se assistiu com o 190D....um modelo mais compacto que o habitual na mercedes

                                                  Mas o 190D na altura apesar de ser mais compacto do que o habitual na marca, não era carro pra "lutar" com segmentos C

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    O que se assiste com o Classe A não é mais que o que se assistiu com o 190D....um modelo mais compacto que o habitual na mercedes
                                                    Atenção que o 190 era um carro muito caro para o seu segmento, era bem mais caro do que um serie 3 ou audi 80. Isso hoje não ocorre com o A que está em concorrência direita (a nível de preço e dimensões) com S1 ou A3.

                                                    Acresce que o 190 apresentava características muito avançadas face à concorrência de então. Lá está o que eu tenho vindo a dizer, BMW e Audi nesse tempo e nesse segmento andavam a ver se aprendiam qualquer coisa com a recém chegada (ao segmento) Mercedes.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                                                      Os Mercedes eram bons e fiáveis até ao ano 2000 + ou -. Como o nosso país é um país de velhos é fácil perceber a escolha. E como já foi dito a Mercedes foi criando a sua imagem com justiça ao longo da história como marca de qualidade e fiável.
                                                      Hoje em dia falando sem ironias, creio que a fiabilidade é igual às outras.

                                                      Continuam a ser fiaveis

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
                                                        O tópico está explicito, trata-se de imagem de marca.

                                                        Durante muitos anos achei os Mercs carro de velho e não deixa de ter algum fundamento. Carros que primam pelo conforto, robustez, desenho exterior e interior algo taciturno, etc, etc. Escrevo com fundamento nos mercedes não contemporâneos. Os contemporâneos (com motor Renault ou não) são bons exercícios de estilo exterior e interior, na minha opinião claro, mas com fiabilidade longe do que a marca nos habituou no passado.
                                                        Como o ClioIIIRs escreveu, esta marca continua a viver dos registos do passado.

                                                        Pessoalmente, depois de já ter tipo Renault, Honda, BMW, Nissan, Toyota, Seat, Audi, Opel, Bedford, Alfa Romeo, Ford, Mini e Mercedes (para já no que me lembro), penso que, na experiência que vivi com todos eles, a Mercedes destaca-se na robustez, durabilidade ao longo do tempo, conforto... mas também avariam, de resto como todas as máquinas. Mas na essência, a experiência positiva que deixa, é a que perdura, e em parte revejo o resultado alcançado em termos de imagem de marca.
                                                        Se comprasse um Merc acho que era gozado todos os dias pela Maria (por supostamente ser carro de velho)

                                                        A imagem dos Mercs atuais em termos de opinião geral se calhar até é melhor que no passado pois estão com um design um pouco mais jovem e uma imagem um pouco mais desportiva, mas por outro lado o bling bling tem aumentado.

                                                        A culpa é das marcas quererem agarrar mercados como o chinês que gostam mto de bling e já se sabe que nenhuma marca se pode dar ao luxo de ignorar esse mercado. Sim podem perder um ou outro cliente mais tradicional por exemplo na Europa, mas no geral certamente saem a ganhar.

                                                        Percebo que a fiabilidd dos Mercs não seja o que era há 30 anos, mas sejamos honestos, por mais que eles se focassem nisso é algo impossível de atingir nos dias de hoje por n razões, e a Merc não é exceção.

                                                        Tenho ideia de haver até mais modelos problemáticos na marca no ínicio deste século que propriamente nos últimos anos, embora já se saiba que é smp preciso esperar uns anitos até se perceber realmente que modelos/motores são bons.

                                                        Não sou de andar aqui a bajular nem queria tornar isto pessoal, mas é díficil ignorar os mto bons exemplares que tens em casa. O CLS 55 AMG é um carro a sério a vários níveis e o teu S ainda hoje é certamente mto mto bom.

                                                        Em termos de robutez, qualidd aparente etc. diria que o melhor carro que já conduzi foi uma E 220 CDi W211 FL (ainda que um contacto breve de 3 4 km em cidade).


                                                        Nem sou especial fã da Mercedes confesso, prefiro BMW e Audi (no geral), mas tenho um grande respeito pela marca e todos devíamos ter, mais não seja por tudo o que a marca fez por algo que todos aqui gostamos tanto, automóveis.

                                                        Para quem viu um episódio do TG em Março (?), aquele S600 V12 W140 é qlq coisa. Imagino em 1992!


                                                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                        Dantes havia o classe C, E, S e pouco mais, um gajo sabia exactamente que modelos tinha a Mercedes, e sabia o que esperar da Mercedes.
                                                        Agora um gajo nem consegue acompanhar a quantidade de modelos que eles lançam. E depois têm Renaults com pele de Mercedes.
                                                        Agora os modelos é: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L.... , AA, AB, AC,... BA, BB, BC, .... CLA, CLC, QG, GLS, GLE, GT... Mais parece as coordenadas de uma folha de Excel. Um gajo fica exausto só de tentar perceber a oferta da Mercedes...
                                                        A concorrência tb não anda melhor, ms sim, hoje em dia sinto que não pesco nada disto tal não é a quantidd enorme de modelos que as marcas oferecem, sobretudo as premium.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Certo mas aqui não posso concordar a 100 %. Passo a explicar :

                                                          O comprador de um Merceds A, GLA, B ou talvez até mesmo C, por vezes compra mas sem um equipamento por aí além. Pode apreciar outras coisas como robustez dos materiais, etc etc.

                                                          Mas, já o comprador de um ML, E ou S aí sim acho que de facto pode mais à vontade adquirir um carro caro e com extras soberbos.
                                                          Acho o inverso esta renovação para marca inovadora, desportiva e moderna tem mais impacto exactamente nos segmentos inferiores (pelo menos cá)

                                                          O facto de ser inovadora ajuda ter uma imagem forte e a vender mais.
                                                          O comprador do A, quer imagem de marca, quer algo bonito, com o look moderno, algo "mais" que um generalista, e o A cumpre lindamente.

                                                          Inovação não é só o último extra gadget.

                                                          Aliás nas classes superiores, cá em PT, o cliente tipo que compra este segmento (mais velho e conservador que lá fora) está-se a borrifar para a tecnologia e gadgets...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                            A qualidade ou a inovação não são características subjectivas. Quando se diz que o 540k era inovador ou que o 600 tinha uma qualidade/luxo que nunca mais foi atingido pela Mercedes isso não é subjectivo.

                                                            O que os mais jovens não entendem é que a Mercedes esteve por muitas décadas a um nível absolutamente inatingível pelos restantes. O 600, em luxo e inovação, batia claramente o RR concorrente.

                                                            Mesmo alguns anos mais tarde, enquanto a mercedes fazia por exemplo o W126 a audi fazia o quê? E a BMW, que marreco é que tinha nesse tempo e nesse segmento? O coitadinho do E23.

                                                            edit: E antes do E23 não havia nada!
                                                            A Maria que nem gosta (de todo) de Mercs nem gosta (de todo) de carros antigos adorou o 540k no museu da Mercedes. Também adorei, lindo lindo.

                                                            Vermelho, interior creme.

                                                            Do que lá dizia na descrição era o carro de eleição das estrelas de Hollywood nos anos 30.


                                                            É isso mesmo, hoje em dia a concorrência bate-se mt bem e se calahr até faz melhor nalguns pontos, mas nessas alturas anos 80 e por aí a Merc não dava mm hipótese. Não que me lembre desses tempos, mas basta ler sobre o assunto e mm entrar nesses carros hoje em dia para perceber que eram o melhor que se fazia na indústria.


                                                            Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                                                            Os Mercedes eram bons e fiáveis até ao ano 2000 + ou -. Como o nosso país é um país de velhos é fácil perceber a escolha. E como já foi dito a Mercedes foi criando a sua imagem com justiça ao longo da história como marca de qualidade e fiável.
                                                            Hoje em dia falando sem ironias, creio que a fiabilidade é igual às outras.
                                                            O pessoal mais velho é quem tem mais dinheiro, e isso é especialmente verdade em países como PT.

                                                            Logo, como é óbvio, quem mais compra carros novos de valores acima da média (>50k) são pessoas com 50,60,70 anos.

                                                            Logo os Mercs saem logo frente pois estas pessoas cresceram com a ideia que há Mercedes e há os outros. O que qdo estas pessoas eram jovens até era verdade.

                                                            Pode já não ser, mas a ideia ficou lá e a Mercedes, como disse aí atrás, ainda hoje colhe frutos desta imagem que foi construindo.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                              Se comprasse um Merc acho que era gozado todos os dias pela Maria (por supostamente ser carro de velho)
                                                              Nunca percebi essa coisa do carro de velho... E o 190 em particular era até bastante jovial, existiam versão bem desportivas... Sou sincero, eu não tive o 190 por o achar carro de velho. Eu não tive o 190 porque, infelizmente, com 20 anos não tinha dinheiro para ele!
                                                              Editado pela última vez por Jbranco; 28 June 2019, 17:02.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X