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Média de idades dos carros ligeiros de passageiros na Europa

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    #31
    Tenho um com 29 e outro com 18, não vejo necessidade de trocar, estão bons, para que trocar? Há coisas mais importantes...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
      Quem anda numa carrinha destas com 13 anos é mau?



      Não me parece, desde que tenha a manutenção em dia são carros que fazem 20 anos tranquilamente.
      É preferível um FIAT TIPO bem equipado novo. Dispenso lata velha. Desmantelar e/ou reciclar peça (re)utilizável, pela industria.

      É opção.

      Comentário


        #33
        Média de idades dos carros ligeiros de passageiros na Europa

        Originalmente Colocado por M101 Ver Post
        É interessante a percepção que os portugueses têm dos outros países. Não tem nada a ver com a realidade.

        Os carros mais vendidos da Europa em 2017 em cada país

        Dinamarca: Peugeot 208
        A Dinamarca é o único país da Europa onde o modelo mais vendido é da Peugeot. A marca do leão vendeu 9838 unidades do 208 neste país, sendo que logo atrás aparece o Volkswagen Up! com 7232 exemplares entregues. Em terceiro aparece o Nissan Qashqai (7014).

        Finlândia: Skoda Octavia
        A Skoda reclamou mais uma vitória na Finlândia. Neste país do norte da europa foram vendidos 5692 Skoda Octavia em 2017, 5059 Nissan Qashqai e 3989 unidades do Volkswagen Golf.

        Noruega: Volkswagen Golf
        Mais um triunfo para o VW Golf, o automóvel preferido dos noruegueses em 2016, com 11.620 unidades vendidas. Em segundo aparece o BMW i3 com 5036 exemplares entregues e em terceiro o Toyota RAV4 com 4821.

        Holanda: Renault Clio
        Mais um triunfo para o Clio. O "best-seller" da Renault foi o preferido dos holandeses em 2016 e registou 11.782 unidades vendidas naquele país. Em segundo ficou o Volkswagen Up!, com 10.853, e em terceiro o VW Golf, com 10.105 unidades entregues.

        Suécia: Volvo XC60
        O automóvel mais vendido na Suécia em 2017 foi um… Volvo! O XC60 registou 24.088 unidades vendidas e garantiu o primeiro posto, ao passo que o Volvo S90/V90 ficou no segundo lugar com 22.593 exemplares entregues. O terceiro lugar foi do VW Golf, com 18.213 vendas registadas.

        Uma coisa é falar no modelo best-seller, outra é falar no segmento em geral.

        Pelo menos cá, como metade é EVs, claro que leafs e golfs ajudam muito ao segmento C, mas em ICEs, não muito.
        Editado pela última vez por PortuguesAoVolante; 05 July 2019, 17:15.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
          Quem anda numa carrinha destas com 13 anos é mau?

          https://imagenes.km77.com/fotos/bbtc..._0191/full.jpg

          Não me parece, desde que tenha a manutenção em dia são carros que fazem 20 anos tranquilamente.

          Estás a ver por que é que os Mercedes ardem?
          Uma carrinha com 13 anos é muito bom, mas a marca precisa de continuar a vender carros novos para não mandar pessoas para casa.

          Comentário


            #35
            Tenho um a caminho dos 19 e dificilmente estou a ver-me a comprar carro novo quando for trocar.
            Originalmente Colocado por TuCa21 Ver Post
            Quem dera a MUITA gente ganhar 800€ / mês !!
            Offtopic: Há quem não se queira sujeitar a trabalhar fora de horário normal ou fazer horas extra.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post

              “Há 700 mil carros com mais de 20 anos”, diz Hélder Pedro. A solução para começar a reduzir a idade do parque é o incentivo ao abate. O secretário-geral da ACAP lembra que os carros estão a chegar cada vez mais velhos aos centros de abate: a idade passou de 21,4 para 21,6 anos, em média, sendo necessário criar apoios para acelerar este processo. “São precisos 330 mil abates para tirar um ano à idade média” do parque automóvel nacional, diz.(...)
              já há anos que digo, o pessoal não tem pastel para comprar novos de 30 mil euros. porque não incentivar, ainda que à experiência, a compra de semi-novos até 2 anos nos concessionários de marca oficial, dando um incentivo menor? em vez de 5000€, porque não 3500 ou 4000? aposto que muita gente iria comprar, pois já não dá 25 mil, mas 19, 20, 21 e nas gamas mais baixas a mesma coisa. não dão 13 ou 14, dão 10. escoam o mercado na mesma e levam um carro quase novo para casa. poderia até limitar-se o número de kms, 20 mil, 30 mil e veículos até 2 anos. se tivesse algum dinheiro, seria adepto desta modalidade.

              na altura em que comprei carro, comprei com 3 meses e 3 mil euros de desconto, "no tempo em que se ganhava dinheiro em portugal", como disse o tal senhor. era o tempo das vacas gordas e acabei por comprar algo por quase 30 mil euros e pago em 2 anos, a pagar uma prestação de 500 e tal euros mensais + entrada de quase metade. hoje em dia bem que teria que ir para um segmento intermédio e a pagar a 4 ou 6 anos ou então nem sequer me meter nisso, que é o que tenho evitado até à data. mas a maior parte dos que andam por aí nem pensa nisso. tenho um casal de vizinhos, nos seus 50 anos, que trocaram os dois de carro no espaço de um ano: um clio novo (não sei qual o carro que ele tinha antes) e um QQ de serviço (tinha uma passat penso que de 2001). estão fartos de receber cartas da cetelem e cofidis. o que penso disto? que pediram créditos a pagar balúrdios só para terem carro novo. isso é outro problema da sociedade. aqui há 1 ano e tal abriu-se o fluxo de créditos bancários e de empresas privadas novamente e já soube de situações de pessoal que pediu crédito, comprou um leon iportado cheio de problemas e no final pediram mais crédito em cima do outro e compraram... um ds5! isto para quem ganha cerca de 600€ por mês e foi-lhes dada autorização! é outro problema atual da sociedade, crédito em cima de crédito em cima de crédito. depois queixam-se!

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                Tenho um a caminho dos 19 e dificilmente estou a ver-me a comprar carro novo quando for trocar.Offtopic: Há quem não se queira sujeitar a trabalhar fora de horário normal ou fazer horas extra.
                ainda estes dias uma pessoa a trabalhar em estética há 3 semanas num cabeleireiro fez 300 e tal euros para si própria (já com a % entregue à dona da loja, uns 20 ou 25% apenas). desistiu porque o negócio não estava a dar e tal e que preferia ir trabalhar para uma fábrica, que ao menos saía às 17h e recebia sempre certo. ou seja, se conseguisse clientela fixa, tirava um salário perfeitamente, mesmo que aos pouquinhos. só que desmarcava com clientes porque podia vir alguém àquela hora, estava a faltar alguns dias porque "o filho ficava doente", etc. mas é mais fácil ter o resto da tarde livre e não trabalhar ao sábado, mesmos sendo numa confeção qualquer. depois queixam-se, como referi atrás!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  li o artigo todo que o turbo colocou e que espelha bem a nossa realidade. carros velhos, com 15 a 20 anos, alguns mais, pois ainda anda muito carro de 96, 94, 92, por aí. alguns de 1990, ou seja, a baterem nos 30 anos, não é nada anormal vê-los perto de cidades, não precisamos de ir ao interior profundo. ainda estes dias vi um e até 25 anos vêem-se (praticamente) todos os dias, muitos deles até são carrinhas de trabalho ou carros comerciais que já o foram durante anos.

                  do outro lado, os mais caros são de pessoal abastado, os de 25 a 30 ou 35 mil são de empresas e os muitos carros novos que se vão vendo são carros básicos, motores de baixa cilindrada a gasolina ou de média cilindrada, 1.5 e 1.6. acho que hoje em dia estou com os jornalistas, um carro de cilindrada alta é um 2000cc.

                  depois temos a situação dos importados. quem quer algo melhor e não pode, importa com 4, 5 ou 6 anos. daqui a meia dúzia de anos já estão na média portuguesa, infelizmente.
                  Mas tambem se vê o contrário, ontem por exemplo vi 5 teslas em 100 metros em oeiras e cada um ia para a sua direção , e ve se muito carro com 1 ano 2 anos... eu por vezes penso que vivo num mundo a parte e que a minha carteira tem um grande problema

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                    Como dizia atrás o @brunomeleiro , há 20 anos um carro com 13 anos era velho e ultrapassado, agora, como dizes, se cuidado, é um cenário bem diferente.

                    Todos os carros que tive troquei por altura dos 14-15 anos e não cheguei aos 200 mil kms com nenhum. O actual vai completar os 300 mil kms antes de chegar aos 14 anos e até ver está completamente apto para continuar a acumular kms. Não está novo, tem pequenas marcas por fora e por dentro mas está completamente apresentável e utilizável. Mais tarde ou mais cedo vou ter de lhe trocar o bimassa.

                    A questão para mim é outra. É o facto de termos um país com um parque envelhecido porque ter um automóvel em Portugal é caríssimo face aos outros países da UE. E como se esses custos superiores não bastassem, ainda temos rendimentos muito inferiores ao habitual na UE.
                    Agora pergunto tambem, ja alguem fez contas aos valores de desvalorização que os carros tem?
                    Eu continuo achar que um carro usado em certas condições reunidas poderá ser melhor negócio do que comprar novo e vender passados uns poucos anos...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                      Tenho um a caminho dos 19 e dificilmente estou a ver-me a comprar carro novo quando for trocar.Offtopic: Há quem não se queira sujeitar a trabalhar fora de horário normal ou fazer horas extra.
                      No meu trabalho não pagam horas extras,mas se quiser posso trabalhar depois da hora[emoji41]

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                        É preferível um FIAT TIPO bem equipado novo. Dispenso lata velha. Desmantelar e/ou reciclar peça (re)utilizável, pela industria.

                        É opção.
                        Ou seja, preferes uma tenda de campismo nova do que um palacete do séc. XIX?

                        Passando o exagero, realmente são opções.
                        Editado pela última vez por Obtuso; 06 July 2019, 10:33.

                        Comentário


                          #42
                          Bem estou abaixo da média o Audi faz 11 anos em Outubro já está na classe dos velhotes e o Captur tem 2 anos e 2 meses

                          Comentário


                            #43
                            Essa média deve englobar o mercado todo, rent cars, carros empresas, etc, etc.

                            Mas seria interessante perceber o mercado das pessoas particulares, certamente a idade por país disparava bastante.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Ou seja, preferes uma tenda de campismo nova do que um palacete do séc. XIX?

                              Passando o exagero, realmente são opções.
                              É um exagero muito grande mesmo.
                              Eu prefiro novo ou quase, a algo de gama superior mas velho.
                              Nunca comprei um carro com mais de 2 anos. A maioria até foram novos.
                              No entanto compreendo quem pense o contrário, aliás, até são necessárias pessoas que que pensem dessa forma. Se assim não fosse não tinha vendido o meu 307 SW com 13 anos de mais de 200.000 kms.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                É um exagero muito grande mesmo.
                                Eu prefiro novo ou quase, a algo de gama superior mas velho.
                                Nunca comprei um carro com mais de 2 anos. A maioria até foram novos.
                                No entanto compreendo quem pense o contrário, aliás, até são necessárias pessoas que que pensem dessa forma. Se assim não fosse não tinha vendido o meu 307 SW com 13 anos de mais de 200.000 kms.
                                Eu compro novos e usados. Tenho uma media de 9 anos no parque, sendo o mais velho com 15 anos e o mais novo que ainda nem sequer fez um ano. O mais velho será o próximo a ir embora. Mas dependendo das oportunidades que surjam não fecho opções a comprar um carro com 20 anos.

                                Agora como é natural não compro é tendas de campismo com 20 anos, só carros que apesar da idade me suscitem interesse.

                                Comentário


                                  #46
                                  Com uma das maiores cargas fiscais da Europa sobre o automóvel, o aumento da idade média dos veículos é algo natural e que vai continuar a acontecer.

                                  O socialismo é mesmo assim. Extorquir cada vez mais aos patos, em nome de serviços públicos que funcionam mal e porcamente, para distribuir pelas clientelas do regime.


                                  E ainda há por aqui, quem acredite que daqui a dez anos os diesel serão muito menos e haverá um carro eléctrico por família....


                                  https://www.tsf.pt/economia/interior...o-8551545.html

                                  https://automonitor.sapo.pt/2016/05/...e-o-automovel/

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                    Além da crise e falta de poder de compra, por muito que se repita o contrário, a verdade é que um carro de início dos anos 2000 por norma ainda se encontra perfeitamente capaz, ao passo que em 95, por exemplo, não se poderia dizer o mesmo dos carros de início de 80.
                                    Sim os carros duram muito mais do que antigamente. Mesmo entre a década de 80 ou inicios de 90 e os finais dos anos 90 / principios de 2000 nota-se uma diferença brutal na fiabilidade e facilidade de manutenção.

                                    Por exemplo problemas de aquecimento, juntas queimadas etc são praticamente nulos desde há 20 anos.

                                    Mesmo a nível de travões, entre outras coisas.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Cá em casa, a média é de 30,33 anos.

                                      Audi 80 CL 1.3 de 1981 com 60.000kms: este é a relíquia da casa e só faz duas ou três voltinhas por ano, carro de coleção, comprado novo pelo meu pai.

                                      Bedford Brava 2.5D de 1991 com 160.000kms: comprada nova, anda nos terrenos, nunca deu problemas.

                                      Golf 3 TDI 1.9 de 1994 com 460.000kms: comprado em 2007, é pau para toda a obra, fiável, super-económico, fez recentemente uma viagem de 400+400kms e não se queixou..

                                      Conclusão:

                                      o Audi não o vendo! Carro de garagem, raro com aquele motor, tem muito valor sentimental e terá possibilidade de valorização no futuro...

                                      a Bedford preciso dela, é fiável (motor Isuzo)...o meu pai pagou 1850 contos por ela nova, o equivalente a 9250€...hoje, por essas carrinhas usadas com carradas de kms pedem quase metade desse valor e modelos equivalentes, novos, pedem 20 a 25 mil€€

                                      O Golf é super econômico (4,5l/100kms), fiável, manutenção barata, selo barato (23€), não dá problemas de maior, vou trocar para quê? Para ficar pior servido? Consumos superiores, menor fiabilidade ( injetores, fap, egr, etc...) manutenção mais cara, iuc mais caro...Claro que perde em conforto e performance mas há que estabelecer prioridades e ver o que é mais importante...para mim, o meu Golf, com Abs, direção assistida, airbag condutor + passageiro, teto, vidros, farois, e retrovisores elétricos chega muito bem...

                                      Espero que a cada ano, a média de idade dos carros cá de casa aumente na mesma proporção.

                                      Ah! E sempre que posso, uso a bicicleta como meio de transporte. Já leva 10.000kms e só tem 4 anos. Pena que não conte para a média...��

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                        Ou seja, preferes uma tenda de campismo nova do que um palacete do séc. XIX?

                                        Passando o exagero, realmente são opções.
                                        A questão é por vezes os custos de sustentar o palacete.

                                        E francamente confesso que já liguei mais a equipamento.....por mim o essencial num carro novo ou recente é somente o básico. Há um ou outro euipamento que gostaria de ter tipo bancos eléctricos ou retrovisores rebatíveis electronicamente , mas na verdade há muita coisa que é mariquice, tipo as chaves XPTO, painéis digitais , etc.

                                        Alem do mais para mim podem ter tudo mas se não forem confortáveis, nem vale a pena equacionar.

                                        E eu disse confortáveis, não aquilo que muitos consideram ser

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                          Eu compro novos e usados. Tenho uma media de 9 anos no parque, sendo o mais velho com 15 anos e o mais novo que ainda nem sequer fez um ano. O mais velho será o próximo a ir embora. Mas dependendo das oportunidades que surjam não fecho opções a comprar um carro com 20 anos.

                                          Agora como é natural não compro é tendas de campismo com 20 anos, só carros que apesar da idade me suscitem interesse.
                                          A maria vai agora passar a fazer 12 km por dia ( 6+6 ) . O polo dela com 90 mil KM continua bom. Queimou agora uma bobine, embraiagem já foi trocada há uns anos e está boa e o ano passado levou uma revisão mais completa, que incluiu velas, cabos de velas , enfim o normal num carro com 15 anos.

                                          Se o carro por alguma razão parar, achas que compro algo muito recente? Ia ser um desperdício hehe.

                                          Comentário


                                            #51
                                            O meu tem 10 anos e comprei-o usado com 2 anos com 50.000kms e agora está com 239.500kms e ainda está para as curvas e ainda há 2 meses levou um colector de admissão novo pois fazem em plástico.lol
                                            Mas já gastei muito dinheiro nele já levou um alternador,um radiador,uma EGR,este ano já levou amortecedores a minha sorte e que compro tudo em lojas online estrangeiras senão tinha gasto mais dinheiro do que o valor do carro.
                                            E ainda vou mante-lo mais uns aninhos.

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                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                                              Mas tambem se vê o contrário, ontem por exemplo vi 5 teslas em 100 metros em oeiras e cada um ia para a sua direção , e ve se muito carro com 1 ano 2 anos... eu por vezes penso que vivo num mundo a parte e que a minha carteira tem um grande problema
                                              eu referi fora das cidades. dentro das cidades grandes e na periferia dos grandes centros urbanos, a realidade PARECE outra, pois há muita gente com bom poder de compra, fruto de salários mais altos ou serem patrões. no entanto, muitos dos carros novos são dos básicos. passando 2 ou 3 carros bons em pouco tempo, seja a gasóleo ou híbridos, fica-se logo com a sensação de que aquilo é zona com dinheiro...


                                              Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                                              o Audi não o vendo! Carro de garagem, raro com aquele motor, tem muito valor sentimental e terá possibilidade de valorização no futuro...

                                              (...)

                                              Ah! E sempre que posso, uso a bicicleta como meio de transporte. Já leva 10.000kms e só tem 4 anos. Pena que não conte para a média...��
                                              não esperes que valorize por aí além, vai sempre ser uma motorização normal. só se for agora que anda tudo doido e todos têm um superclássico em casa.
                                              quanto à bicicleta, pareces o rk7, que até rompia pneus!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Sim os carros duram muito mais do que antigamente. Mesmo entre a década de 80 ou inicios de 90 e os finais dos anos 90 / principios de 2000 nota-se uma diferença brutal na fiabilidade e facilidade de manutenção.

                                                Por exemplo problemas de aquecimento, juntas queimadas etc são praticamente nulos desde há 20 anos.

                                                Mesmo a nível de travões, entre outras coisas.
                                                Exacto. E escapes. Em carros dos 80 volta e meia estava roto. Agora duram a vida do carro.
                                                A única coisa que piorou foram as baterias.

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                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  A maria vai agora passar a fazer 12 km por dia ( 6+6 ) . O polo dela com 90 mil KM continua bom. Queimou agora uma bobine, embraiagem já foi trocada há uns anos e está boa e o ano passado levou uma revisão mais completa, que incluiu velas, cabos de velas , enfim o normal num carro com 15 anos.

                                                  Se o carro por alguma razão parar, achas que compro algo muito recente? Ia ser um desperdício hehe.
                                                  Sim, é um desperdício comprar um carro de milhares de euros para fazer meia dúzia de kms.

                                                  Mesmo o carro mais velho que tenho, com 15 anos, tem pouco mais de 200k.

                                                  Tenho um familiar que compra carros novos de várias dezenas de milhares de euros e faz uns 6k por ano, se tanto.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Boas!

                                                    Há exactamente 1 ano atrás, 6 de Julho de 2018, as matrículas iam no VB, tal como se pode ver aqui no tópico das matrículas.

                                                    Hoje, 6 de Julho de 2019, vai no XX.

                                                    Foram 42 letras, ou seja, 420.000 viaturas matriculadas. Claro que se incluem motorizadas e carros que não são "ligeiros de passageiros". Mas, mesmo assim, deverão ter sido registados uns 300.000 nos últimos 12 meses. É verdade que há uns anos atrás o ritmo era mais lento, mas mesmo assim terão sido matriculados uns 3 milhões de carros ligeiros de passageiros nos últimos 12 anos (número aproximado e assim por alto, em jeito de opinião pessoal).

                                                    É estranho que a média seja 12 anos e meio. Até porque nas estradas andam muitos carros novos. Mas pronto, também deve haver muito carro velho que só anda 1 ou 2 dias por mês, mas que estragam a média.

                                                    Certo é que se qualquer um de nós sair à rua e apontar o ano dos primeiros 50 carros que vir, fazendo depois a média, será certamente muito inferior a 12 anos e meio.

                                                    -

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Contrariamente ao que muitos pensam, a indústria automóvel não tem evoluído na última década como evoluiu nas duas anteriores no que diz respeito à maioria dos parâmetros e qualidades que compõem um automóvel. Foi uma década mesmo de muita estabilidade na tecnologia...e que agora finalmente parece que está a mudar*.

                                                      Um carro dos anos 90 era substancialmente melhor que um dos anos 80. Um carro dos anos 2000-2010 não está necessariamente muito ultrapassado face ao que se vende hoje. Nomeadamente na área de segurança passiva houve uma progressão muito grande nos anos 90. Os próprios chassis atingiram uma maturidade e evolução que tornaram qualquer carro fácil e seguro de conduzir (isso não era verdade nos anos 80 e mesmo em boa parte dos 90), nomeadamente nos carros mais baratos. Hoje há uma harmonização completa onde é muito difícil sobressair.

                                                      Também hoje andamos a discutir se o tablet do tablier é melhor, se os plásticos são um pouco mais cuidados e se gostamos mais dos LEDs. Exemplo, é isso que essencialmente discutimos a olhar para um actual e o anterior Classe A.

                                                      *Por outro lado a mudança para o eléctrico e para o veículo mais autónomo pode tornar obsoletos os carros desta década comparados com os da seguinte, retomando claramente uma diferenciação como houve na modernidade dos carros nos anos 80 vs 90 vs 00.

                                                      Mesmo a nível da forma como as carroçarias são trabalhadas, desde a geração Bangle na BMW a indústria foi toda por aí e não tem havido grandes novidades na modelação de superfícies. É só exagerar em mais vincos e fazer carros maiores mas no essencial os ingredientes têm sido mantidos por todos.
                                                      Editado pela última vez por Andre; 06 July 2019, 13:48.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                                                        Boas!

                                                        Há exactamente 1 ano atrás, 6 de Julho de 2018, as matrículas iam no VB, tal como se pode ver aqui no tópico das matrículas.

                                                        Hoje, 6 de Julho de 2019, vai no XX.

                                                        Foram 42 letras, ou seja, 420.000 viaturas matriculadas. Claro que se incluem motorizadas e carros que não são "ligeiros de passageiros". Mas, mesmo assim, deverão ter sido registados uns 300.000 nos últimos 12 meses. É verdade que há uns anos atrás o ritmo era mais lento, mas mesmo assim terão sido matriculados uns 3 milhões de carros ligeiros de passageiros nos últimos 12 anos (número aproximado e assim por alto, em jeito de opinião pessoal).

                                                        É estranho que a média seja 12 anos e meio. Até porque nas estradas andam muitos carros novos. Mas pronto, também deve haver muito carro velho que só anda 1 ou 2 dias por mês, mas que estragam a média.

                                                        Certo é que se qualquer um de nós sair à rua e apontar o ano dos primeiros 50 carros que vir, fazendo depois a média, será certamente muito inferior a 12 anos e meio.

                                                        -
                                                        Esse último parágrafo vai depender muito da zona do país onde estás.

                                                        No centro do Porto ou Lisboa a média será muito baixa, só os TVDE e os RaC devem ser metade desses 50 carros.

                                                        Noutras zonas não será bem assim.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                                          Exacto. E escapes. Em carros dos 80 volta e meia estava roto. Agora duram a vida do carro.
                                                          A única coisa que piorou foram as baterias.
                                                          Talvez não tenham piorado. São é muito mais solicitadas.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Com a quantidade de carros "velhos" que o nosso país importa... é normal que o parque automóvel esteja envelhecido.
                                                            Se as pessoas em vez de se preocuparem a comprar carros "velhos" vindos de outros países, para mostrar que têm um premium, se comprassem um carro NOVO de acordo com as suas possibilidades financeiras, a média de idade dos veículos era muito mais baixa.

                                                            Eu nem associo a baixos salários, porque há carros novos baratos (desde 10/11/12 mil euros) e que são fáceis de adquirir, mesmo com salários baixos.
                                                            As pessoas querem é andar em carros que não se ajustam às suas carteiras e para o conseguirem compram já com alguma idade.

                                                            Eu prefiro comprar um veiculo "inferior" e NOVO do que um veiculo supostamente "superior" mas já com uma certa idade!

                                                            Mas cada um com as suas prioridades.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                                                              Boas!

                                                              Há exactamente 1 ano atrás, 6 de Julho de 2018, as matrículas iam no VB, tal como se pode ver aqui no tópico das matrículas.

                                                              (...)

                                                              Certo é que se qualquer um de nós sair à rua e apontar o ano dos primeiros 50 carros que vir, fazendo depois a média, será certamente muito inferior a 12 anos e meio.
                                                              e no final de maio de 2003 iam no final do VB (que ainda chegou aos primeiros dias de junho).

                                                              quanto à média, é muito diferente de um centro populacional grande e arredores ou de uma vila grande do interior transmontano, do minho ou algo assim (ou mesmo cidade). já nem vou a extremos como alentejo, por exemplo.

                                                              Comentário

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