Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Média de idades dos carros ligeiros de passageiros na Europa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
    Com a quantidade de carros "velhos" que o nosso país importa... é normal que o parque automóvel esteja envelhecido.
    Se as pessoas em vez de se preocuparem a comprar carros "velhos" vindos de outros países, para mostrar que têm um premium, se comprassem um carro NOVO de acordo com as suas possibilidades financeiras, a média de idade dos veículos era muito mais baixa.

    Eu nem associo a baixos salários, porque há carros novos baratos (desde 10/11/12 mil euros) e que são fáceis de adquirir, mesmo com salários baixos.
    As pessoas querem é andar em carros que não se ajustam às suas carteiras e para o conseguirem compram já com alguma idade.

    Eu prefiro comprar um veiculo "inferior" e NOVO do que um veiculo supostamente "superior" mas já com uma certa idade!

    Mas cada um com as suas prioridades.
    Infelizmente para quem faz viagens longas de AE, existem poucos carros generalistas novos com o comforto e insonorização de um BMW/Mercedes/Audi/Lexus com 15 anos.

    Mas em Portugal usam-se automóveis para viagens de 1-3 kilometros. E esta mentalidade faz com que se construam mais estrada, menos passeio, menos ciclovias, menos linhas de comboio/metro, etc

    Comentário


      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Já comprei um carro com 8 anos por menos de 20% do valor em novo.

      Nos usados há negócios muito interessantes. Nos novos também, mas quando se tem mais do que um carro dá para ir arriscando num ou outro negócio.

      Que carro foi esse que mal desvalorizou?

      Algum série especial limitada?

      É que é muito pouca desvalorização para a idade

      Comentário


        Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
        Eu se for para comprar carros com valores de 15 mil euros também compro a pronto... Mas não é o que pretendo.

        Vir aqui falar de boca cheia "eu só compro carros a pronto" e depois vai-se a ver e fala-se de carros de 5 ou 10 mil euros, enfim.
        Se um carro de 10 mil te leva para o trabalho, uma bicicleta também tem essa capacidade, porquê gastar 10 mil num carro, se pode gastar 200 euros numa bicicleta, ou 2000 numa moto

        Além disso um carro serve para te deslocar para o trabalho, local onde crias riqueza! Neste caso pode também ser considerado um auxiliar de criação de riqueza, seja a crédito ou não.

        O próprio bem em si é "riqueza", tem um valor associado, vale como património e pode ser convertido em €, mesmo adquirido a crédito.

        Se compras um carro de 10 mil, terás 10 mil de património e podes converter em "10" mil euros numa possível venda.
        Se compras um carro de 20 mil, terás 20 mil de património e podes converter em "20" mil euros numa possível venda.
        Se compras um carro de 30 mil, terás 30 mil de património e podes converter em "30" mil euros numa possível venda.

        O facto de dares mais € por um carro não significa obrigatoriamente que estás a perder mais dinheiro.
        O bem existe, tem um valor, serve como património e património representa riqueza.

        Existe é investimentos mais rentáveis e lucrativos, mas isso é um outro assunto.
        Nunca falei em valores pessoais, nem sequer em que carros tenho.

        Mas é esse o espírito. Quanto mais elevado dor o crédito melhor. Afinal sempre será melhor converter em dinheiro um carro de 30k do que um carro de 20k, não é? [emoji57]

        Comentário


          Originalmente Colocado por krendam Ver Post
          Que carro foi esse que mal desvalorizou?

          Algum série especial limitada?

          É que é muito pouca desvalorização para a idade
          Por menos de 20% e não por menos 20%...

          Comentário


            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
            Por menos de 20% e não por menos 20%...

            Desculpa, li mal.

            Assim sendo, foi igual ao que fiz.

            Comentário


              Originalmente Colocado por krendam Ver Post
              Desculpa, li mal.

              Assim sendo, foi igual ao que fiz.
              Mas no carro novo que comprei tive quase 30% de desconto no preço final.

              Comentário


                Claro que a grande maioria (e não falamos de 50% mas cima dos 90%) compra a crédito.

                Aliás, quem tem realmente dinheiro, já nem a crédito compra, mais vale alugar e siga. Basta acompanhar o mundo dos exóticos para se perceber facilmente isso.

                A compra a pronto não me faz sentido, com o dinheiro de um carro médio em Portugal, a render, consigo pagar os juros de um crédito e ter liquidez para algum investimento ou imprevisto. Depositar a pronto num bem que vai perder grande parte do seu valor? Nope.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                  Depositar a pronto num bem que vai perder grande parte do seu valor? Nope.
                  O argumento lógico é precisamente o contrario, comprando um bem que deprecia bastante a crédito significa que o valor que deves vai ser sempre maior do que o que o em vale.

                  Comprar a crédito ou alugar é mais caro que comprar a pronto, não há almoços grátis.

                  Comentário


                    Falaram em crédito ao consumo, trouxe-me recordações... Realmente já fiz um, mas sem juros, a uma máquina fotográfica de 400€, a pagar 35€/mês, 6 meses após ter começado a trabalhar!

                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    Do pouco que conheço, existe muita compra a pronto. Eu tenho comprado sempre a pronto. Nunca apanhei créditos a compensar. Mas também compro sempre dentro da razoabilidade, adequado às necessidades, e com pouco esforço financeiro.


                    Aliás, na minha família não existe ninguém que tivesse comprado um carro a crédito e nenhum é milionário.
                    Na minha família (entenda-se pais e eu) também não. Com a agravante que os velhos sempre compraram novos, e eu não.

                    Mas isso foi e é possível porque os carros têm durado 10 a 15 anos nas nossas mãos (não se anda sempre a trocar), e porque primeiro poupou-se os tais "20 mil" e mais algum, e só depois se comprou carro.

                    Tenho 22 anos de carta e adquiri o meu 3º carro há 2 anos. Apenas.

                    Tive a sorte de ter o 1º carro oferecido pelo pai... O 2º, 12 anos depois, comprei-o por 4 mil a pronto, com 5 anos de idade, quando já tinha dinheiro para comprar novo e melhor se quisesse... O atual, 8 anos depois do anterior, comprei-o por 35 mil a pronto, com 2 anos de idade, quando já tinha dinheiro para o comprar novo se quisesse... E para o futuro espero poder dizer "e assim sucessivamente".

                    Eu fui muito formatado para poupar antes de gastar - claro que há quem não tenha essa possibilidade... Mas também há muito quem tenha e simplesmente não o faz porque não sabe, ou simplesmente porque não quer. E é legítimo preferir gastar mais e mais frequentemente numa panóplia de coisas. São opções.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                      A compra a pronto não me faz sentido, com o dinheiro de um carro médio em Portugal, a render, consigo pagar os juros de um crédito e ter liquidez para algum investimento ou imprevisto.
                      Ando no início do processo de troca e esse pensamento já me assaltou várias vezes. No entanto, com as aplicações típicas de poupança (ex: depósitos a prazo, certificados tesouro) e as taxas de juro líquidas atuais, é impossivel gerar juros que compensem uma compra a prazo, seja em ald, leasing ou crédito pessoal, onde a taxa de juro andará ali nuns 6/7% (a titulo de exemplo, o BPI anuncia 6,3% TAEG para credito, e 3,x% para leasing).

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                        Ando no início do processo de troca e esse pensamento já me assaltou várias vezes. No entanto, com as aplicações típicas de poupança (ex: depósitos a prazo, certificados tesouro) e as taxas de juro líquidas atuais, é impossivel gerar juros que compensem uma compra a prazo, seja em ald, leasing ou crédito pessoal, onde a taxa de juro andará ali nuns 6/7% (a titulo de exemplo, o BPI anuncia 6,3% TAEG para credito, e 3,x% para leasing).
                        Sim, isso é uma falácia, para aplicações tradicionais.

                        Esteja a taxa diretora a zero, 2%, 5%, etc, as taxas de empréstimo mais baratas estarão sempre acima das taxas de juro da aplicação mais vantajosa. Salvo uma ou outra promoção de contas para novos clientes, ou algo do género, mas que nunca se mantém por prazos equivalentes.

                        Para isso ser possível, temos de sair do investimento tradicional e, por isso, do investimento sem risco, o que não está acessível ao comum dos mortais (entenda-se com sucesso).

                        Lá que se diga que assim se mantém liquidez para algum imprevisto, sim, é o único benefício "real" que existe (válido para quem ficaria sem liquidez na compra a pronto - o problema não se coloca à quem não a esgotaria).
                        Editado pela última vez por tonirai; 11 July 2019, 05:18.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                          O argumento lógico é precisamente o contrario, comprando um bem que deprecia bastante a crédito significa que o valor que deves vai ser sempre maior do que o que o em vale.

                          Comprar a crédito ou alugar é mais caro que comprar a pronto, não há almoços grátis.
                          Tudo bons argumentos, mais um: se o dinheiro está no banco e não rende, então mais vale comprar um carro a pronto.

                          Devem ser raros os casos de quem compra o carro a crédito mas que tem o valor no banco, e é porque tem melhores planos para esse dinheiro.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                            Tudo bons argumentos, mais um: se o dinheiro está no banco e não rende, então mais vale comprar um carro a pronto.

                            Devem ser raros os casos de quem compra o carro a crédito mas que tem o valor no banco, e é porque tem melhores planos para esse dinheiro.
                            Ou então fica lá como backup para aquelas fases mais complicadas financeiramente..

                            Sent from my BLN-L21 using Tapatalk

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                              Claro que a grande maioria (e não falamos de 50% mas cima dos 90%) compra a crédito.

                              Aliás, quem tem realmente dinheiro, já nem a crédito compra, mais vale alugar e siga. Basta acompanhar o mundo dos exóticos para se perceber facilmente isso.

                              A compra a pronto não me faz sentido, com o dinheiro de um carro médio em Portugal, a render, consigo pagar os juros de um crédito e ter liquidez para algum investimento ou imprevisto. Depositar a pronto num bem que vai perder grande parte do seu valor? Nope.


                              E qual é a aplicação financeira que dá uma taxa de rendimento igual ou superior à taxa do crédito para comprar carro?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Ricky5 Ver Post
                                Ou então fica lá como backup para aquelas fases mais complicadas financeiramente..
                                Claro. As pessoas devem ter sempre uma reserva de poupança minima equivalente a 6 meses / 12 meses de gastos correntes (casa comida, água, luz, etc), deve ser prioridade.

                                A partir daí, ou sabem investir o dinheiro restante, ou gastem-no em si próprios. Já é tempo de as pessoas aprenderem alguma coisa com as bonitas histórias da banca portuguesa...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Jarmer Ver Post
                                  E qual é a aplicação financeira que dá uma taxa de rendimento igual ou superior à taxa do crédito para comprar carro?
                                  Há varias! Assim, que me lembre:

                                  Investir em drogas (sem consumir), em p*tas (não se deixando enredar por nenhuma delas)...

                                  Fora de brincadeiras, cá no burgo não existe tal coisa. Claro que é possível ter retornos muito interessantes no mercado de capitais e afins, mas os riscos são medonhos!

                                  Comentário


                                    Mas barato do que a pronto só quando é o patrão a pagar.

                                    Os poucos carros que em mais de 30 anos comprei foram todos a pronto, porque é como fica mais económico. Todos os restantes foi o patrão que comprou.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                      Infelizmente para quem faz viagens longas de AE, existem poucos carros generalistas novos com o comforto e insonorização de um BMW/Mercedes/Audi/Lexus com 15 anos.

                                      Mas em Portugal usam-se automóveis para viagens de 1-3 kilometros. E esta mentalidade faz com que se construam mais estrada, menos passeio, menos ciclovias, menos linhas de comboio/metro, etc
                                      Óbvio.

                                      Um MAZDA 3 (os engenheiros da marca que reforçam a ideia da insonorização, a par da posição de condução, bem como a crítica automóvel mundial, ), nem avanço mais no post, tal é a panóplia de carro GENERALISTA apto para TIRADA em AE.

                                      O C5 AC, o pequeno TAPETE voador, que a QUATTRORUOTE diz ser pequena peça de isolamento acústico A ROLAR em AE, GOLPE PUBLICITÁRIO,

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por jbranco Ver Post
                                        mas barato do que a pronto só quando é o patrão a pagar.

                                        Os poucos carros que em mais de 30 anos comprei foram todos a pronto, porque é como fica mais económico. Todos os restantes foi o patrão que comprou.
                                        Dado.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                          Claro que a grande maioria (e não falamos de 50% mas cima dos 90%) compra a crédito.

                                          Aliás, quem tem realmente dinheiro, já nem a crédito compra, mais vale alugar e siga. Basta acompanhar o mundo dos exóticos para se perceber facilmente isso.

                                          A compra a pronto não me faz sentido, com o dinheiro de um carro médio em Portugal, a render, consigo pagar os juros de um crédito e ter liquidez para algum investimento ou imprevisto. Depositar a pronto num bem que vai perder grande parte do seu valor? Nope.
                                          Quando compras a pronto estás a sustentar um capitalista - o mercador de carrros. Quando compras a crédito estás a sutentar dois - esse e o da financeira.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            Já comprei um carro com 8 anos por menos de 20% do valor em novo.

                                            Nos usados há negócios muito interessantes. Nos novos também, mas quando se tem mais do que um carro dá para ir arriscando num ou outro negócio.
                                            Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
                                            Eu se for para comprar carros com valores de 15 mil euros também compro a pronto... Mas não é o que pretendo.

                                            Vir aqui falar de boca cheia "eu só compro carros a pronto" e depois vai-se a ver e fala-se de carros de 5 ou 10 mil euros, enfim.
                                            Se um carro de 10 mil te leva para o trabalho, uma bicicleta também tem essa capacidade, porquê gastar 10 mil num carro, se pode gastar 200 euros numa bicicleta, ou 2000 numa moto

                                            Além disso um carro serve para te deslocar para o trabalho, local onde crias riqueza! Neste caso pode também ser considerado um auxiliar de criação de riqueza, seja a crédito ou não.

                                            O próprio bem em si é "riqueza", tem um valor associado, vale como património e pode ser convertido em €, mesmo adquirido a crédito.

                                            Se compras um carro de 10 mil, terás 10 mil de património e podes converter em "10" mil euros numa possível venda.
                                            Se compras um carro de 20 mil, terás 20 mil de património e podes converter em "20" mil euros numa possível venda.
                                            Se compras um carro de 30 mil, terás 30 mil de património e podes converter em "30" mil euros numa possível venda.

                                            O facto de dares mais € por um carro não significa obrigatoriamente que estás a perder mais dinheiro.
                                            O bem existe, tem um valor, serve como património e património representa riqueza.

                                            Existe é investimentos mais rentáveis e lucrativos, mas isso é um outro assunto.


                                            Confere...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por MDMA Ver Post
                                              Confere...
                                              Confere o quê?

                                              Também escapou a parte em que comprei um carro novo há menos de um ano?

                                              Em todo o caso, mesmo que tivesse só 10k para comprar um carro, iria sempre comprar um carro de 10k a pronto e nunca um de 20k a crédito. Este era o foco da troca de ideias, pronto vs crédito.

                                              Comentário


                                                Os dados na primeira página são da ACEA e de2016

                                                Estes são da EEA (European Environmental Agency) e são de 2018

                                                Quais os correctos? Não sei.

                                                https://www.eea.europa.eu/data-and-m...-the-vehicle-8

                                                Austria 6.81 5.89 8.28
                                                Belgium 6.14 5.97 6.52
                                                Bulgaria 6.54 4.79 7.54
                                                Cyprus 9.21 11.11 8.98
                                                Czech Republic 8.57 9.26 8.35
                                                Denmark 8.92 7.62 9.47
                                                Estonia 11 9.23 11.52
                                                Finland 9.69 7.53 10.59
                                                France 8.02 7.69 8.52
                                                Germany 6.87 4.48 8.16
                                                Greece 7.23 2.94 7.44
                                                Hungary 8.47 9.07 8.25
                                                Ireland 6.25 4.8 7.23
                                                Italy 7.54 5.57 8.84
                                                Latvia 7.77 3.63 11.27
                                                Lithuania 7.63 10.44 5.23
                                                Luxembourg 5.55 4.82 6.97
                                                Malta 7.84 8.15 7.64
                                                Netherlands 9.23 5.8 10.39
                                                Poland 5.75 3.01 7.8
                                                Portugal 8.77 7.14 9.96
                                                Romania 7.72 5.23 9.62
                                                Slovakia 11.34 6.05 13.17
                                                Slovenia 8.06 6.83 8.94
                                                Spain 9.86 9.75 10
                                                Sweden 6.71 3.55 8.09
                                                United Kingdom 5.76 4.56 6.6

                                                Comentário


                                                  Eu vou certamente contribuir para aumentar a idade média... o meu smart EV vai durar até as baterias se babarem todas lol

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    Já comprei um carro com 8 anos por menos de 20% do valor em novo.

                                                    Nos usados há negócios muito interessantes. Nos novos também, mas quando se tem mais do que um carro dá para ir arriscando num ou outro negócio.
                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    Confere o quê?

                                                    Também escapou a parte em que comprei um carro novo há menos de um ano?

                                                    Em todo o caso, mesmo que tivesse só 10k para comprar um carro, iria sempre comprar um carro de 10k a pronto e nunca um de 20k a crédito. Este era o foco da troca de ideias, pronto vs crédito.
                                                    Cada um faz o que quer e o que achar melhor com o seu dinheiro.

                                                    Se calhar o carro de 20K a crédito fica mais barato que o de 10K a pronto... o que pagas a mais em juros poupas em manutenção, já que um carro mais velho carece sempre de mais manutenção...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                                      O argumento lógico é precisamente o contrario, comprando um bem que deprecia bastante a crédito significa que o valor que deves vai ser sempre maior do que o que o em vale.
                                                      Comprar a crédito ou alugar é mais caro que comprar a pronto, não há almoços grátis.
                                                      Quem pensa assim significa que não entende muito de créditos e que não sabe como os usar devidamente, nem sempre um crédito representa risco para o orçamento disponível.
                                                      No meu caso, comprei a crédito mas o valor em divida neste momento é de apenas 1/4 do valor comercial do carro.
                                                      Isso de o valor em divida ser mais alto que o valor do bem, só acontece com quem faz burrice da grande!

                                                      O crédito é um bom instrumento para ser usado e permite as pessoas adquirir algo de maior valor, evitando de ficar sem € de reserva em conta para imprevistos do dia a dia, mas é preciso também saber usá-lo.

                                                      No entanto, uma compra a pronto é sempre o método mais barato, mas se for para ficar sem uma boa reserva € para imprevistos, então não aconselho.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
                                                        Quem pensa assim significa que não entende muito de créditos e que não sabe como os usar devidamente, nem sempre um crédito representa risco para o orçamento disponível.
                                                        No meu caso, comprei a crédito mas o valor em divida neste momento é de apenas 1/4 do valor comercial do carro.
                                                        Isso de o valor em divida ser mais alto que o valor do bem, só acontece com quem faz burrice da grande!

                                                        O crédito é um bom instrumento para ser usado e permite as pessoas adquirir algo de maior valor, evitando de ficar sem € de reserva em conta para imprevistos do dia a dia, mas é preciso também saber usá-lo.

                                                        No entanto, uma compra a pronto é sempre o método mais barato, mas se for para ficar sem uma boa reserva € para imprevistos, então não aconselho.
                                                        Continuas a debitar que os outros sao menos entendidos aka burros...
                                                        Percebe uma coisa o que o user disse acima é um facto, a maioria dos creditos ao consumo efetuados em PT não costuma dar uma grande entrada e as vezes até nenhuma...o teu caso é diferente, tinhas valor para dar entrada, e fizeste o bem em aplica lo, agora nao podemos olhar para o teu orçamento e dizer que o orçamento dos portugueses é idêntico ao teu e eles nao fazem o mesmo porque sao menos entendidos em creditos...

                                                        Dai alguns carros estarem abandonados com prestacoes em atraso, se esses carros tivessem mais valor que o credito a pessoa simplesmente venderia realizava dinheiro e pagava o credito e nao entraria em incumprimento.

                                                        A mesma analise te deixei no topico dos consumos, para ti o resto da malta era acelera á bruta e travam logo aseguir, e tu fazias consumos baixos, quando nao punhas os pes num cidade de para arranca entendes?

                                                        Alias a mesma coisa se aplica aos cartoes de credito com taxas de 15 % para cima...
                                                        Ha quem consiga nao pagar juros ok, mas quantos que nao tem dinheiro proprio utilizam esse dinheiro do cartao e entram numa espiral que muitas vezes conduz à insolvencia?

                                                        Comentário


                                                          Há que ver que pagar a prestações mais de 6 anos já é um abuso do caraças.

                                                          E, é tramado quando há renda ou prestação de casa para pagar.

                                                          20 mil é muito complicado para um casal que os 2 ganhem menos de 2000 euros mas paguem uma renda de 400 / 500 euros . Pelo menos se quiserem poupar algumas centenas de euros por mês e não passar os fins de semana agarrados ao sofá a apodrecer na televisão.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Há que ver que pagar a prestações mais de 6 anos já é um abuso do caraças.

                                                            E, é tramado quando há renda ou prestação de casa para pagar.

                                                            20 mil é muito complicado para um casal que os 2 ganhem menos de 2000 euros mas paguem uma renda de 400 / 500 euros . Pelo menos se quiserem poupar algumas centenas de euros por mês e não passar os fins de semana agarrados ao sofá a apodrecer na televisão.
                                                            E se quiseres juntar um valor de uma Creche , já não tens orcamento.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                                                              E se quiseres juntar um valor de uma Creche , já não tens orcamento.
                                                              Isso então pior ainda. Aliás essa é " apenas " uma das várias razões pelas quais nem sequer equaciono ter filhos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X