Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Média de idades dos carros ligeiros de passageiros na Europa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
    Com a quantidade de carros "velhos" que o nosso país importa... é normal que o parque automóvel esteja envelhecido.
    Se as pessoas em vez de se preocuparem a comprar carros "velhos" vindos de outros países, para mostrar que têm um premium, se comprassem um carro NOVO de acordo com as suas possibilidades financeiras, a média de idade dos veículos era muito mais baixa.

    Eu nem associo a baixos salários, porque há carros novos baratos (desde 10/11/12 mil euros) e que são fáceis de adquirir, mesmo com salários baixos.
    As pessoas querem é andar em carros que não se ajustam às suas carteiras e para o conseguirem compram já com alguma idade.

    Eu prefiro comprar um veiculo "inferior" e NOVO do que um veiculo supostamente "superior" mas já com uma certa idade!

    Mas cada um com as suas prioridades.
    O engracado que esses carros novos de 10 a 12 mil euros em segurança por vezes nao chegam aos usados de 10 a 12 mil euros premium...Dá que pensar nao?
    Conforto, evolução em suspensões, travagem etc por exemplo?
    Nem tudo o que é novo reluz e é melhor.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
      É preferível um FIAT TIPO bem equipado novo. Dispenso lata velha. Desmantelar e/ou reciclar peça (re)utilizável, pela industria.

      É opção.


      Disparate! Não há nada como ter a emoção de viajar num N47 chain-breaker!

      Aquela adrenalina de nunca se saber quando o motor vai partir...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
        Depende, em termos ecológicos e de se segurança um carro mais recente será melhor.

        Assim como a compra de um carro novo irá por consequência mexer mais a economia, mais impostos a entrar etc.
        + importações para o país, logo é mau para a balança económica.

        O meu é de 2006. portanto está mesmo em cima da média!

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
          Agora pergunto tambem, ja alguem fez contas aos valores de desvalorização que os carros tem?
          Eu continuo achar que um carro usado em certas condições reunidas poderá ser melhor negócio do que comprar novo e vender passados uns poucos anos...
          A desvalorização é o maior custo dum carro e está maioritariamente concentrado nos primeiros anos.

          Nesse aspecto tens razão, fica muito mais em conta comprar um carro com alguns anos, ainda actual, em bom estado, e por uma fracção do que custa novo.

          Eu percebo completamente o apelo de comprar um carro novo. Excluindo as questões financeiras, em teoria, é a melhor opção. No entanto, também sabemos que até comprando novo por vezes a coisa não corre às mil maravilhas e já tivemos testemunhos desses cá no fórum a vários níveis.

          E essa questão financeira está longe de ser um detalhe num bem que é tão caro. Eu sou bastante adepto da ideia de comprar usados com alguns anos. O meu carro actual foi comprado com 7 anos por cerca de 1/3 do valor em novo. Mas comprar usado comporta riscos bem maiores que na compra de um novo e é compreensível que isso retraia muita gente.

          Ambas as opções têm vantagens e desvantagens. Esta questão foi debitada há alguns meses noutro tópico aqui do burgo: Novo vs usado

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
            A desvalorização é o maior custo dum carro e está maioritariamente concentrado nos primeiros anos.

            Nesse aspecto tens razão, fica muito mais em conta comprar um carro com alguns anos, ainda actual, em bom estado, e por uma fracção do que custa novo.

            Eu percebo completamente o apelo de comprar um carro novo. Excluindo as questões financeiras, em teoria, é a melhor opção. No entanto, também sabemos que até comprando novo por vezes a coisa não corre às mil maravilhas e já tivemos testemunhos desses cá no fórum a vários níveis.

            E essa questão financeira está longe de ser um detalhe num bem que é tão caro. Eu sou bastante adepto da ideia de comprar usados com alguns anos. O meu carro actual foi comprado com 7 anos por cerca de 1/3 do valor em novo. Mas comprar usado comporta riscos bem maiores que na compra de um novo e é compreensível que isso retraia muita gente.

            Ambas as opções têm vantagens e desvantagens. Esta questão foi debitada há alguns meses noutro tópico aqui do burgo: Novo vs usado
            Já comprei um carro com 8 anos por menos de 20% do valor em novo.

            Nos usados há negócios muito interessantes. Nos novos também, mas quando se tem mais do que um carro dá para ir arriscando num ou outro negócio.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              Já comprei um carro com 8 anos por menos de 20% do valor em novo.

              Nos usados há negócios muito interessantes. Nos novos também, mas quando se tem mais do que um carro dá para ir arriscando num ou outro negócio.
              Embora não tenha 50 mil euros para investir num carro , não consigo perceber quem os tenha consegue perder 15 mil+/- euros em 3 a 4 anos...nao faz sentido e o pior é que as pessoas acham normal isto, é ser inteligente perder assim tanto dinheiro? Quem tem 50 mil trabalhou ou não para ter esse dinheiro, mas deve custar pegar em 15k € e mandar fora... just a tought

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por orion Ver Post
                Exacto. E escapes. Em carros dos 80 volta e meia estava roto. Agora duram a vida do carro.
                A única coisa que piorou foram as baterias.
                É.

                E a electrónica no motor? Trouxeram uma evolução brutal, motores sempre afinadinhos.

                Antigamente era os carburadores a desafinar, stress com platinados, distribuidores....hrhrhhr

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                  O engracado que esses carros novos de 10 a 12 mil euros em segurança por vezes nao chegam aos usados de 10 a 12 mil euros premium...Dá que pensar nao?
                  Conforto, evolução em suspensões, travagem etc por exemplo?
                  Nem tudo o que é novo reluz e é melhor.
                  Hmm não posso concordar.

                  Em segurança passiva têm de cumprir normas euroNcap e coisas da UE e tal. E já todos trazem ABS há muitos anos...e ESP todos ou quase todos trazem nos últimos anos.

                  Dou-te o exemplo do meu sandero de 2017 ou mesmo do C1 de 2009 que tive : travam minimamente bem, curvam bem , e nenhum deles compromete a segurança.

                  Claro que nenhum deles chega aos calcanhares do meu antigo Xantia a curvar. Mas a ideia é nunca se chegar próximo dos limites dos carros.

                  Mas acho que se formos pela eficácia em curva, muitos que pensam estar a curvar bem nos " pack sport " da moda nem imagina o quão atrás estão de um Xantia dos anos 90, série 3 dessa época, etc.

                  Mas claro como um todo , os recentes são bem mais seguros. Mas isso de ser premium nada tem a ver.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    É.

                    E a electrónica no motor? Trouxeram uma evolução brutal, motores sempre afinadinhos.

                    Antigamente era os carburadores a desafinar, stress com platinados, distribuidores....hrhrhhr
                    E os FAP? Trouxeram os carros com vontade própria que mandam os donos dar uma volta!

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                      Embora não tenha 50 mil euros para investir num carro , não consigo perceber quem os tenha consegue perder 15 mil+/- euros em 3 a 4 anos...nao faz sentido e o pior é que as pessoas acham normal isto, é ser inteligente perder assim tanto dinheiro? Quem tem 50 mil trabalhou ou não para ter esse dinheiro, mas deve custar pegar em 15k € e mandar fora... just a tought
                      Atenção que em carros de 50 mil euros muitos dos que compram novos fazem aquilo durar uma vida, daí que a desvalorização lhes passe ao lado.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                        E os FAP? Trouxeram os carros com vontade própria que mandam os donos dar uma volta!
                        o FAP é que é uma chatice

                        Comentário


                          #72
                          Somos importadores líquidos de automóveis, e de petróleo a 100%, logo a compra é desincentivada por meio impostos altos.
                          Pela linha acima, é completamente estúpido num país como Portugal haver incentivos ao abate de carros.
                          Juntamente com a perda de poder de compra líquido na última década, não me admira nada que a idade média dos carros continue a subir.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Hmm não posso concordar.

                            Em segurança passiva têm de cumprir normas euroNcap e coisas da UE e tal. E já todos trazem ABS há muitos anos...e ESP todos ou quase todos trazem nos últimos anos.

                            Dou-te o exemplo do meu sandero de 2017 ou mesmo do C1 de 2009 que tive : travam minimamente bem, curvam bem , e nenhum deles compromete a segurança.

                            Claro que nenhum deles chega aos calcanhares do meu antigo Xantia a curvar. Mas a ideia é nunca se chegar próximo dos limites dos carros.

                            Mas acho que se formos pela eficácia em curva, muitos que pensam estar a curvar bem nos " pack sport " da moda nem imagina o quão atrás estão de um Xantia dos anos 90, série 3 dessa época, etc.

                            Mas claro como um todo , os recentes são bem mais seguros. Mas isso de ser premium nada tem a ver.
                            Sim compreendo falo por exemplo travoes de disco as 4 rodas penso que o sandero.nao traga, deve ser como os clios e 208 penso que tambem nao tragam, diametro de discos de um carro premium para um carro de entrada... entendes? Diametro do pneu, etc etc A questao é que nao é justa a comparação no entanto é o que é possivel com este tema.

                            Carro novo quem nao queria ter, agora a questao é, o que queres ter num carro? Consegues com o orcamento comprar novo? Se comprar um premium com uns anos para atingires o que pretendes de extras e estetica cavalagem aerodinamica etc.., nao vejo porque nao. Nao acho justo haver uma so verdade, como quem aposta nos usados sendo menos va inteligente.

                            Quem tem dinheiro para comprar um Peugeot 508 GT line que está brutal, o que vai fazer daqui a 3 anos quando perdeu um porradao de dinheiro? Pergunto se faz sentido...
                            Isto tem muito que se lhe diga..

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Atenção que em carros de 50 mil euros muitos dos que compram novos fazem aquilo durar uma vida, daí que a desvalorização lhes passe ao lado.
                              Citroen c5 2.2hdi 62 mil euros carregada de extras passou 3 anos e 20 mil euros ja se esfumaram lool, com 8 anos passados perdeu 42 mil euros...

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                                Citroen c5 2.2hdi 62 mil euros carregada de extras passou 3 anos e 20 mil euros ja se esfumaram lool, com 8 anos passados perdeu 42 mil euros...
                                Os premium são mais caros na aquisição mas desvalorizam menos. Enfim não se pode ter tudo.

                                Ou quanto pensas que fica um premium com muito equipamento? uma pipa de massa. Em 2010 ou 2011, Golf ( semi premium vá ) 1.6 TDI 105cv full extras mas full mesmo a sério....35 mil euros

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                                  Sim compreendo falo por exemplo travoes de disco as 4 rodas penso que o sandero.nao traga, deve ser como os clios e 208 penso que tambem nao tragam, diametro de discos de um carro premium para um carro de entrada... entendes? Diametro do pneu, etc etc A questao é que nao é justa a comparação no entanto é o que é possivel com este tema.

                                  Carro novo quem nao queria ter, agora a questao é, o que queres ter num carro? Consegues com o orcamento comprar novo? Se comprar um premium com uns anos para atingires o que pretendes de extras e estetica cavalagem aerodinamica etc.., nao vejo porque nao. Nao acho justo haver uma so verdade, como quem aposta nos usados sendo menos va inteligente.

                                  Quem tem dinheiro para comprar um Peugeot 508 GT line que está brutal, o que vai fazer daqui a 3 anos quando perdeu um porradao de dinheiro? Pergunto se faz sentido...
                                  Isto tem muito que se lhe diga..
                                  Sim certo mas repara que os carros que desvalorizam bem tambem costumam ser bem mais baratos na aquisição, mas olha depois tens coisas estranhas, o Sandero parece quase não desvalorizar....é ir ao standvirtual e estão quase ao preço dos novos

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Somos importadores líquidos de automóveis, e de petróleo a 100%, logo a compra é desincentivada por meio impostos altos.
                                    Pela linha acima, é completamente estúpido num país como Portugal haver incentivos ao abate de carros.
                                    Juntamente com a perda de poder de compra líquido na última década, não me admira nada que a idade média dos carros continue a subir.
                                    Os impostos são para desincentivar a compra? Ora bolas! Eu pensava que eram para sustentar o estado grande, gordo, despesista e incompetente!

                                    Acaso sabes a quantidade de peças auto e ferramentas para as produzir que fabricamos no nosso país?

                                    Comentário


                                      #78
                                      Sandero nunca pode desvalorizar, é um automóvel recente com menos kms menos anos que a concorrencia e o preco ja esta tao espremido que iria afetar todo o mercado de usados e como sabes isso nao pode acontecer, agora o mercado dos usados é outro mundo Loool
                                      Ves um honda e de 96 e ja compras meio sandero novo[emoji39]

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                                        O engracado que esses carros novos de 10 a 12 mil euros em segurança por vezes nao chegam aos usados de 10 a 12 mil euros premium...Dá que pensar nao?
                                        Conforto, evolução em suspensões, travagem etc por exemplo?
                                        Nem tudo o que é novo reluz e é melhor.
                                        Eu falei em carros desses valores porque estavam aqui a falar de salários mínimos... Mas a maioria das pessoas consegue comprar carros com alguma facilidade até valores de 20 mil euros, até porque nem só se vive de salários mínimos neste país.
                                        Com 20 mil euros já compram carros simpáticos novos ou semi-novos. E mesmo até aos 25 mil euros não é tão complicado assim adquirir um carro a crédito.

                                        O problema é que as pessoas preferem dar esses mesmos 25 mil euros num chaço velho por ser um modelo "superior" e/ou premium.

                                        Os carros novos têm vantagens porque agora muitos já têm garantias de 5 ou mais anos, manutenções oferecidas até X km, tens a certeza que o histórico do carro está todo nas tuas mãos e nunca foi mal tratado, etc...

                                        Sobre a elevada desvalorização dos carros novos... Isso só é um problema para quem compra já a pensar vender passados 4 ou 5 anos.

                                        No meu caso compro carros novos, mas mantenho-os por 10 anos, então o impacto da desvalorização é mínimo e aproveito a melhor fase (sem problemas) do carro nas minhas mãos.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Os premium são mais caros na aquisição mas desvalorizam menos. Enfim não se pode ter tudo.

                                          Ou quanto pensas que fica um premium com muito equipamento? uma pipa de massa. Em 2010 ou 2011, Golf ( semi premium vá ) 1.6 TDI 105cv full extras mas full mesmo a sério....35 mil euros
                                          Ah sim eu em 2010 lembro-me quando fui comprar o Polo o Golf com o mesmo motor do Polo eram sempre mais 5mil€ o meu Polo foi 23mil€ o Golf já era 28mil€ versão Confortline sem extras claro

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Atenção que em carros de 50 mil euros muitos dos que compram novos fazem aquilo durar uma vida, daí que a desvalorização lhes passe ao lado.
                                            Exacto. Acredito que muitos com esse poder de compra compram o que lhes apetece sem ligar muito ao valor residual, pois interessa-lhes mais ter um carro novo que em teoria não visite a garagem com problemas extra, e que faça-os sentir que tem um bom carro.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                              O meu FIAT faz 20 anos este mês, obrigado pelos parabéns!
                                              Por aqui também, faz este ano 20 anos.
                                              A verdade é que não tenho motivação para gastar € em carros. É sempre dinheiro perdido, e andar de punto ou outro melhor é indiferente. Neste tipo de compras tento ser o mais racional possível.
                                              Como tenho carro de empresa menos vontade tenho.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                Somos importadores líquidos de automóveis, e de petróleo a 100%, logo a compra é desincentivada por meio impostos altos.
                                                Pela linha acima, é completamente estúpido num país como Portugal haver incentivos ao abate de carros.
                                                Juntamente com a perda de poder de compra líquido na última década, não me admira nada que a idade média dos carros continue a subir.
                                                Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                                Os impostos são para desincentivar a compra? Ora bolas! Eu pensava que eram para sustentar o estado grande, gordo, despesista e incompetente!

                                                Acaso sabes a quantidade de peças auto e ferramentas para as produzir que fabricamos no nosso país?
                                                A aquisição (e óbvia manutenção mecânica), é associada de modo directo, a sinal exterior de riqueza (sempre o foi, por via FISCAL), como escreveu o ClioII.

                                                A outra oportunidade é a exportação de produção automóvel e/ou respectivo derivado da industria (é ver o ano de de instalação da Citroën ou Toyota no país, por mero exemplo), ainda nem havia infra-estrutura rodoviária no país, bem havia AZINHAGA,

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                                  Exacto. Acredito que muitos com esse poder de compra compram o que lhes apetece sem ligar muito ao valor residual, pois interessa-lhes mais ter um carro novo que em teoria não visite a garagem com problemas extra, e que faça-os sentir que tem um bom carro.
                                                  Quem desembolsa (realmente, e a nível particular), por um automóvel uma quantia significativa (nem discuto valor, ou quantifico valor), não irá decerto preocupar-se com qualquer valor de manutenção ou de combustível.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                    "A história ganha capítulo novo ano após ano, devido a incapacidade para imposição de mudança de rumo, da mesma forma que a taxa de natalidade é mais reduzida que a da mortalidade e Portugal ganha rugas atrás de rugas, posicionando-se no topo da lista de países com populações menos jovens.

                                                    De acordo com dados da Associação Automóvel (ACAP), a idade média dos ligeiros de passageiros nacionais atingiu 12,6 anos em 2017.Tratando-se do registo mais alto de sempre, representa atraso, na comparação com os parceiros da União Europeia (UE), também no que respeita ao impacto na proteção do ambiente e na promoção da segurança rodoviária. Políticas de socorro, precisam-se!

                                                    Durante 2017, pela 1.ª vez, o parque automóvel português transpôs a barreira dos seis milhões de unidades, com os ligeiros de passageiros a representarem 80%. Mas, muito mais preocupante do que o aumento do número de viaturas, facto normalíssimo numa sociedade que passa por período de recuperação económica, após anos de crise(s), é o agravamento da idade média dos modelos da categoria mais importante, que acelerou para 12,6 anos. Em 2000, era de 7,2 anos. Em 1995, não excedia os 6,1 anos… E, assim, Portugal mais próximo dos países do Leste que do Ocidente, dentro e fora da UE, o que é sinal de retrocesso em vez de progresso.

                                                    Mas, encontramos mais números (muitos mais números!) inscritos nas «Estatísticas do Setor Automóvel de 2018» da ACAP. Por exemplo, os ligeiros de passageiros com 20 ou mais anos de idade aumentaram de cerca de 177.000 em 2010 para 777.000 em 2017. Na prática, simplificando-se as contas, um em cada seis automóveis em circulação no país têm mais de duas décadas – e andam, andam, andam…! Ainda assim, existem modelos mais velhos. Nos comerciais ligeiros, média de 13,7 anos. Nos pesados de mercadorias, 14,7 anos. Nos pesados de passageiros, 14,8 anos. E, neste caso, o Estado comporta-se como empresas privadas e particulares – do mal o menos?

                                                    A idade média da frota com 25.640 viaturas, no final do ano passado, atingia os 15,3 anos.

                                                    O documento da ACAP também denuncia a existência de mais de 2,9 milhões de carros com idades acima dos 10 anos.

                                                    Transpondo-se esta barreira, de acordo com as práticas no setor, o parque automóvel é classificado como velho, condição que exige… socorro. E os automóveis antigos ameaçam tanto o ambiente, como a segurança. E o problema, este problema!, tem soluções (conhecidas), como o incentivo ao abate de veículos em fim de vida que Portugal ignora desde 2010. Decisão política, sustentada, obviamente, pelas dificuldades económicas.

                                                    Encontrando-se a UE empenhada na promoção de mobilidade cada vez mais limpa – o que colocou a tecnologia elétrica no topo das agendas mediáticas e políticas… –, talvez devêssemos acelerar para o futuro. Já. "

                                                    Os carros mais velhos de sempre!
                                                    Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                                                    Tenho um com 29 e outro com 18, não vejo necessidade de trocar, estão bons, para que trocar? Há coisas mais importantes...
                                                    Aqui sou proprietário de 3 viaturas, de 1998, 2001 e 2003. . Portanto 3 chaços com média de 19 anos... E de iuc antigo [emoji16][emoji16]
                                                    A dama conta com mais sorte, 2 chaços da 2002 e 2003... portanto 18.5 anos
                                                    Todos a diesel e tendo que o menor 217 mil e o maior 333m km .. .. total de 1.340km algo como 268mkm para carro...
                                                    2 citadinos, um familiar, um desportivo e um médio alto.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
                                                      Eu falei em carros desses valores porque estavam aqui a falar de salários mínimos... Mas a maioria das pessoas consegue comprar carros com alguma facilidade até valores de 20 mil euros, até porque nem só se vive de salários mínimos neste país.
                                                      Com 20 mil euros já compram carros simpáticos novos ou semi-novos. E mesmo até aos 25 mil euros não é tão complicado assim adquirir um carro a crédito.
                                                      Acho que a maior parte das pessoas não ganham 40 mil euros limpos...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                                        Acho que a maior parte das pessoas não ganham 40 mil euros limpos...
                                                        Diria 90% dos portugueses

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
                                                          Diria 90% dos portugueses
                                                          Isso dá em torno dos 3000 líquidos por mês. Mais de 5000 brutos.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
                                                            Diria 90% dos portugueses
                                                            até diria mais, 40k limpos ano em portugal é no máximo 5% da população que os ganha

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                                                              até diria mais, 40k limpos ano em portugal é no máximo 5% da população que os ganha
                                                              https://www.pordata.pt/Portugal/Agre...RS+Modelo+1-80

                                                              Em 2016, 5% dos agregados familiares auferiu rendimentos brutos superiores a 40k.

                                                              Pessoas singulares a ganhar 40k limpos ao ano devem mesmo poucos

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X