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    Originalmente Colocado por H83 Ver Post
    Para além dos problemas já falados anteriormente também existe outro pequeno/grande problema já falado noutro tópico, a cada vez maior proximidade entre a Dacia e a Renault, exemplificada pelo novo Sendero com a mesma base e motores que o Clio mas bem mais barato...

    Será que o grande problema da Renault é a canibalização pela sua marca low cost...
    Pois, eu já tinha falado disso, não sei se neste tópico ou noutro... Um testemunho real dum vendedor Renault que não consegue atingir os objectivos e no mesmo espaço o da dacia com objectivo de vender 6 carros vendeu 26... Porque convenhamos, quem é que no seu perfeito juízo vai pagar mais 6 ou 7 mil euros pela mesma coisa? O bocadinho de conforto ou isolamento extra não compensam isso... E a Renault está ciente disso, tanto que acabaram de subir os preços dos novos sanderos só porque sim.

    Comentário


      Stands reabrem ao público amanhã. Não quer dizer que não pudessem vender mas sempre é mais fácil com o showroom aberto.

      Comentário


        Pt e os piores numeros da Europa:

        https://www.jornaldenegocios.pt/empr...ueda-da-europa

        Comentário


          O stress mais recente é a falta de chips fruto de dois motivos: o primeiro é a procura ter disparado por causa dos confinamentos e o segundo é a ruptura de cadeias de produção nos EUA.

          Isso para já dá a produção interrompida em fábricas tão variadas como a Auto Europa ou a fábrica da Toyota na Rep Checa.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
            https://www.jornaldenegocios.pt/empr...quinta-posicao

            Dados de Fevereiro.

            Pug com 19% do mercado e Renault com quebra superior a 70%.
            "(...)Le 10 auto più vendute in Europa a febbraio 2021

            1. Peugeot 208, 18.375 (-12%)
            2. Peugeot 2008, 17.120 (+51%)
            3. Volkswagen Golf, 16.185 (-34%)
            4. Toyota Yaris, 15.467 (+7%)
            5. Fiat Panda, 15.400 (-13%)
            6. Renault Clio, 15.349 (-38%)
            7. Citroen C3, 15.281 (-6%)
            8. Opel/Vauxhall Corsa, 14.615 (-21%)
            9. Skoda Octavia, 14.554 (-2%)
            10. Volkswagen T-Roc, 13.829 (0%)(...)"


            Sorpresa, a febbraio la Peugeot 208 è l'auto più venduta d'Europa

            Comentário


              Impressionantes os números do Fiat Panda...

              Comentário


                A VW fala muito da electrificação... talvez não esteja a correr bem a “gasolinificação”.

                Comentário


                  Se o Clio está com quebras brutais, é melhor nem falar do Captur.

                  Desapareceu completamente dos tops, e mesmo cá em PT não se veem unidades matriculadas recentemente.

                  Seria curioso ver se a distribuição das vendas entre diesel e gasolina justifica esta quebra.

                  Como disse anteriormente, o Panda é um carro eterno. Vai ser o último carro a ser vendido com motor de combustão.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por pm2lp Ver Post
                    Pois, eu já tinha falado disso, não sei se neste tópico ou noutro... Um testemunho real dum vendedor Renault que não consegue atingir os objectivos e no mesmo espaço o da dacia com objectivo de vender 6 carros vendeu 26... Porque convenhamos, quem é que no seu perfeito juízo vai pagar mais 6 ou 7 mil euros pela mesma coisa? O bocadinho de conforto ou isolamento extra não compensam isso... E a Renault está ciente disso, tanto que acabaram de subir os preços dos novos sanderos só porque sim.
                    Sandero a vender tanto como o Clio, que caiu 85% face a 2020:
                    http://www.motorconsult.pt/mercado/v...s#.YFvZgzhUmNw
                    (e ambos menos do que o GLC...)

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
                      Se o Clio está com quebras brutais, é melhor nem falar do Captur.

                      Desapareceu completamente dos tops, e mesmo cá em PT não se veem unidades matriculadas recentemente.

                      Seria curioso ver se a distribuição das vendas entre diesel e gasolina justifica esta quebra.

                      Como disse anteriormente, o Panda é um carro eterno. Vai ser o último carro a ser vendido com motor de combustão.

                      A Renault está simplesmente a desaparecer do mapa em termos de vendas e eu não consigo entender a razão para tal.

                      Já a Peugeot é exactamente o contrário e também não consigo perceber porque...

                      Comentário


                        O mesmo aqui

                        Será que o peso do RAC era ainda maior do que se pensava?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                          Sandero a vender tanto como o Clio, que caiu 85% face a 2020:
                          Modelos - MotorConsult - Consultoria e Formação Automóvel
                          (e ambos menos do que o GLC...)
                          O Sandero é normal que deixe de vender, já não têm muitos carros em stock e as encomendas feitas agora só chegam em Outubro/Novembro.

                          Folgo é em saber que a treta dos micro híbridos e mesmo os plugins está a dar barraca nas vendas, afinal quem compra não se deixa enganar assim tão facilmente.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por pm2lp Ver Post
                            O Sandero é normal que deixe de vender, já não têm muitos carros em stock e as encomendas feitas agora só chegam em Outubro/Novembro.

                            Folgo é em saber que a treta dos micro híbridos e mesmo os plugins está a dar barraca nas vendas, afinal quem compra não se deixa enganar assim tão facilmente.
                            Não acho que as vendas do Sandero sejam más, muito pelo contrário. Igualar o Clio é um feito.

                            Comentário


                              Mais vendidos na Itália: Peugeot cresce e ameaça VW na vice-liderança



                              Ford Puma é destaque, conquistando a 3ª posição e liderando entre os SUVs e crossovers



                              https://motor1.uol.com.br/news/49671...evereiro-2021/

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                A Renault está simplesmente a desaparecer do mapa em termos de vendas e eu não consigo entender a razão para tal.

                                Já a Peugeot é exactamente o contrário e também não consigo perceber porque...
                                O mesmo por aqui, pelo menos no segmento B/B-SUV. A oferta da Renault no segmento C neste momento não é apelativa, principalmente o Kadjar.

                                Pelo menos em Portugal a falta de motores diesel no Clio e Captur está a ter impactos.

                                A meu ver de momento a Peugeot vende pela estética original e diferente do resto. O grosso das vendas deles está no 208, 2008 e 3008.

                                Não me lembro de ver 2008 ou 3008 matriculados recentemente, mas eles andarão por aí.
                                Editado pela última vez por filipeGtturbo; 25 March 2021, 17:44.

                                Comentário


                                  A Renault fez uma aposta algo estranha no Clio ( e no Captur foi semelhante).

                                  Um carro com plataforma nova e motores novos (1.0 vs 0.9 e o híbrido vs o DCI) e apostaram na continuidade estética. Convenhamos que ao longe não se distinguem assim tão facilmente.

                                  Esta fórmula é precisamente o inverso do que a indústria costuma fazer, tanto que muitas vezes entre gerações se mantêm os motores e aparecem motores novos nos restylings. Lembro me do primeiro Megane manter os motores do R19 até ao restyling.

                                  Foi uma aposta arriscada. Na minha opinião foi uma ma aposta dado o cansaço que as linhas apresentam ao fim de algum tempo. É irremediável e acontece com todos, mas acaba por ser pior nos carros mais vistos nas estradas.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                    A Renault fez uma aposta algo estranha no Clio ( e no Captur foi semelhante).

                                    Um carro com plataforma nova e motores novos (1.0 vs 0.9 e o híbrido vs o DCI) e apostaram na continuidade estética. Convenhamos que ao longe não se distinguem assim tão facilmente.

                                    Esta fórmula é precisamente o inverso do que a indústria costuma fazer, tanto que muitas vezes entre gerações se mantêm os motores e aparecem motores novos nos restylings. Lembro me do primeiro Megane manter os motores do R19 até ao restyling.

                                    Foi uma aposta arriscada. Na minha opinião foi uma ma aposta dado o cansaço que as linhas apresentam ao fim de algum tempo. É irremediável e acontece com todos, mas acaba por ser pior nos carros mais vistos nas estradas.
                                    No Clio, mais do que no Captur, seguiram a lógica de evolução do Golf. Se repararem o Clio IV continua a ter um design bastante atual, mas o cliente renault/generalista francês não está habituado a essa lógica de continuidade. O Captur e o Clio V estão muito, mas muito melhores que os anteriores, mas as vendas estão fracas, o que também prova que a malta não está preocupada com os plástico fofinhos e os acabamentos sem rebarbas. Já há uns anos tinha surgido um caso semelhante. O Clio III também nunca vendeu tanto como os Clios I/II/IV (corrijam-me se estiver errado), apesar de ser o melhor de todos.

                                    Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
                                    O mesmo por aqui, pelo menos no segmento B/B-SUV. A oferta da Renault no segmento C neste momento não é apelativa, principalmente o Kadjar.

                                    Pelo menos em Portugal a falta de motores diesel no Clio e Captur está a ter impactos.

                                    A meu ver de momento a Peugeot vende pela estética original e diferente do resto. O grosso das vendas deles está no 208, 2008 e 3008.

                                    Não me lembro de ver 2008 ou 3008 matriculados recentemente, mas eles andarão por aí.
                                    O Kadjar é um modelo em fim de vida e que já chegou tarde a Portugal. É certo que nunca foi um carro vistoso e tecnológico como o 3008, mas é um excelente carro.
                                    Curiosamente a Renault nunca teve um Megane com uma estética tão interessante, mas também nunca vendeu tão pouco.

                                    Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                    A Renault está simplesmente a desaparecer do mapa em termos de vendas e eu não consigo entender a razão para tal.

                                    Já a Peugeot é exactamente o contrário e também não consigo perceber porque...
                                    Peugeot + marcas premium = grandes perdas nas vendas.

                                    Há tempos falamos disso no topic da marca. Creio que é um mix de situações: pandemia, falta de novidades disruptivas, atraso na reação ao mercado...

                                    Por outro lado, creio que o lançamento do Arkana não vem acrescentar nada. Temos um carro caro, entre segmento B e C e que não é carne nem peixe.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                      A Renault fez uma aposta algo estranha no Clio ( e no Captur foi semelhante).

                                      Um carro com plataforma nova e motores novos (1.0 vs 0.9 e o híbrido vs o DCI) e apostaram na continuidade estética. Convenhamos que ao longe não se distinguem assim tão facilmente.

                                      Esta fórmula é precisamente o inverso do que a indústria costuma fazer, tanto que muitas vezes entre gerações se mantêm os motores e aparecem motores novos nos restylings. Lembro me do primeiro Megane manter os motores do R19 até ao restyling.

                                      Foi uma aposta arriscada. Na minha opinião foi uma ma aposta dado o cansaço que as linhas apresentam ao fim de algum tempo. É irremediável e acontece com todos, mas acaba por ser pior nos carros mais vistos nas estradas.
                                      O actual Captur vi-o num nível de equipamento soberbo, o problema maior é o que referes, o cansaço ou pouco arrojo exterior, é um excelente Crossover urbano, o 2008 é precisamente o inverso a meu ver , na disputa de utilitário o arrojo do 208 é avassalador e as vendas a nível europeu destacam isso mesmo. Não é um fenómeno exlusivo do mercado francófono.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post

                                        Por outro lado, creio que o lançamento do Arkana não vem acrescentar nada. Temos um carro caro, entre segmento B e C e que não é carne nem peixe.
                                        Verdade.

                                        É caro demais, sem diesel (que ainda é procurado neste segmento) e não tem arrojo estético suficiente para se destacar.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                          O actual Captur vi-o num nível de equipamento soberbo, o problema maior é o que referes, o cansaço ou pouco arrojo exterior, é um excelente Crossover urbano, o 2008 é precisamente o inverso a meu ver , na disputa de utilitário o arrojo do 208 é avassalador e as vendas a nível europeu destacam isso mesmo. Não é um fenómeno exlusivo do mercado francófono.
                                          Estive dentro do captur e do 2008 e preferi de longe o Renault.

                                          Do ponto de vista estético não posso falar muito dado que nunca gostei da linguagem estilística da Renault dos últimos anos, Clio IV para a frente. Diz-me zero.

                                          Mas gostando ou não da linguagem que adoptaram, o cansaço das linhas é evidente. Tanto que a fórmula do Golf resulta porque as linhas são clássicas, coisa que não acontece nestes Renault.

                                          Comentário


                                            Mercado a março

                                            Marcas - MotorConsult - Consultoria e Formação Automóvel

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Motora Ver Post
                                              Notável resultado da Volvo.

                                              A gama phev parece mto competitiva.

                                              Comentário


                                                Tempestade perfeita para o sector automóvel - Crise covid e logo de seguida crise dos chips.

                                                Esta última está bem explicada aqui:

                                                https://edition.cnn.com/2021/04/29/b...ods/index.html

                                                Ainda por cima na semana passada houve um grande incêndio numa fábrica Japonesa muito relevante.

                                                Outra nota interessante que falam aí, e que já tinha visto referido, é a falta de stock nos dealers Norte-Americanos estar a levar a aumento de preços - dificilmente replicáveis cá dada a monumental diferença de recuperação económica cá - muito discreta - e lá - fulgurante.

                                                https://jalopnik.com/is-it-worth-try...f-t-1846772962

                                                Aí fala-se de novos mas tb está a influenciar os usados.

                                                Noutra nota os concessionários por cá é que devem estar bastante apertados. A procura secou a certa altura com lockdown´s e incertezas e agora temos a falta de inventário e de possibilidades de os repor rapidamente e de garantir entregas e encomendas em tempos razoáveis.
                                                Editado pela última vez por Celsius; 03 May 2021, 15:47.

                                                Comentário


                                                  Já sairam os dados de matriculações do mês de Abril 2021!

                                                  Renault a liderar os ligeiros de passageiros, no mês de ABR 2021, com 1784 unidades matriculadas. Peugeot em 2º (1676), BmW em 3º (1217), Citröen em 4º (1211) e Mercedes em 5º (1145).

                                                  Comentário


                                                    Após os dados de Abril, de notar a acentuada queda da Tesla (-52%) no acumulado do ano. Em Abril não matriculou nenhum carro apresentando 317 matriculações de Janeiro a Abril de 2021. O ano passado entre Jan e Abril tinha feito 671 matriculações. Pior mesmo só a Mitsubishi com uma queda de 53,6% no acumulado de Jan a Abr 2021.

                                                    O mercado de ligeiros de passageiros registou uma queda de 4,5% no mesmo periodo.

                                                    Comentário


                                                      Com a gama reduzida e envelhecida da Mitsubishi, essa queda é esperada.

                                                      Não sei se o novo Outlander vai ser vendido na Europa, se não for a coisa está difícil.

                                                      O Space Star está completamente datado. Agora tem uma versão Cross, com estilo SUV, mas duvido que vá vender alguma coisa.

                                                      O Eclipse Cross é uma miragem. Até agora só vi um, carro de serviço de um stand Mitsubishi.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                        Tempestade perfeita para o sector automóvel - Crise covid e logo de seguida crise dos chips.

                                                        Esta última está bem explicada aqui:

                                                        https://edition.cnn.com/2021/04/29/b...ods/index.html

                                                        Ainda por cima na semana passada houve um grande incêndio numa fábrica Japonesa muito relevante.

                                                        Outra nota interessante que falam aí, e que já tinha visto referido, é a falta de stock nos dealers Norte-Americanos estar a levar a aumento de preços - dificilmente replicáveis cá dada a monumental diferença de recuperação económica cá - muito discreta - e lá - fulgurante.

                                                        https://jalopnik.com/is-it-worth-try...f-t-1846772962

                                                        Aí fala-se de novos mas tb está a influenciar os usados.

                                                        Noutra nota os concessionários por cá é que devem estar bastante apertados. A procura secou a certa altura com lockdown´s e incertezas e agora temos a falta de inventário e de possibilidades de os repor rapidamente e de garantir entregas e encomendas em tempos razoáveis.
                                                        Tudo certo, menos o a bold: os preços cá estão a subir, ou melhor, os descontos a reduzir.

                                                        Eu já tinha dito no inicio do Covid que os preços não iriam descer ao contrário de uma data de profetas aqui. Não desceram...e agora estão a subir. E estão a subir, principalmente nas frotas, porque não há dinheiro por parte dos importadores para colocar nos negócios. O negocio automóvel em Portugal, salvo excepções, é um negocio de volume: é um negocio de milhões que dá tostões. Em 2019 havia, para algumas contas, descontos acima dos 30%, inclusive nas marcas Premium. Isso acabou.

                                                        Há percentuais de desconto a cair 10%. Não há milagres. Sem vendas/volume não há dinheiro.

                                                        Tenho "n" empresas as queixarem-se que conseguiam colocar o carro X ou Y na renda X ou Y e agora não. Tenho "n" utilizadores de empresas a dizerem que há 3 anos conseguiram o Serie 4 Grand Coupé, ou a Audi A4 e agora nem um 3008 conseguem. E não é só porque as locadoras estão a promover prolongamentos e a levantar o pé nos valores residuais dos carros a diesel. É porque os descontos desceram...e desceram muito.

                                                        Não há dinheiro e, é verdade, o tema dos semicondutores/chips só veio penalizar ainda mais.....

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                                                          Outra coisa "engraçada" nos EUA.

                                                          Li algures que as empresas de rent-a-car precisam de inventário, nomeadamente para as férias de verão que lá se preveem em grande.

                                                          Problema: Não há stock de novos.

                                                          Solução: Estão a participar em força em leilões de usados - com o correspondente efeito no preços dos mesmos pela maior procura.

                                                          Comentário


                                                            Os dados de matriculações do mês de Abril 2021 em Espanha:

                                                            https://www.motor.es/noticias/ventas-coches-2021-espana-abril-202177695.html


                                                            Alguém acima falava das vendas da Tesla.

                                                            Em Espanha, em Abril 2021, apenas matricularam 24 carros.

                                                            Comentário


                                                              O primeiro mês de todos os trimestres das Tesla são fraquisimos, o segundo melhor e o terceiro é que fazem grande parte das vendas é sempre assim na Europa, e mesmo assim todos os primeiros meses do trimestre voltam as mesmas afirmações.

                                                              Comentário

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