Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Efeitos da Crise Covid na Industria Automóvel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estas situações podem voltar a acontecer muitas vezes, a culpa é de todo o mundo..... A produção de semi-condutores está centralizada na Ásia maioritariamente na China. Logo se eles entrarem em ruptura já se sabe o que acontece.

    É só fazer 1+1+1.....

    As linhas de produção de semi-condutores tinham capacidade x, houve uma demanda para 20x 'X' logo no início dos confinamentos, as linhas eram incapazes de acompanhar a produção, os construtores com medo fizeram grandes stocks, entretanto começou a loucura pela mineração de bitcoins e a procura por placas gráficas e restante material informático cresceu de forma má abrupta, aquele aumento de 20x passou para 50/60x a produção diária. (Estes valores são meros exemplos, não sei os valores reais). Para ajudar a este problema, a mineração na China foi levada a extremos e devido a problemas em manter a produção de energia tão elevada, as empresas de semi-condutores viram-se forçados a trabalhar apenas 3 dias por semana e com menos turnos.... O que forçou a China a banir e proibir a mineração de bitcoins no solo chinês. Após esta medida as empresas retomaram o trabalho a tempo inteiro. O problema é que as encomendas atingiram níveis absurdos.

    Enfim estas situações são "abre olhos" e o erro aqui é ter produções centralizadas apenas num continente. Não me digam que é pelo preço da mão de obra, porque o asiático para produzir com qualidade também se cobra bem.

    É o que digo isto mais uns meses regressa a normalidade, falta saber por quanto tempo, embora eu acredite que esta situação serviu para os produtores de semi-condutores se prevenirem para o futuro.

    Quanto as marcas asiáticas terem sofrido menos do que as europeias a meu ver tem a ver com o fator 'procura'. Vendem-se mt mais viaturas europeias na Europa do que japonesas por exemplo. Outra por exemplo a Toyota, Hyundai, Honda e mais algumas lá daqueles lados, tiveram uma postura diferente, reduziram logo de imediato a produção de viaturas em escala para stock (sem comprador). Assim foram conseguindo manter a produção/venda até mt mais tarde do que uma VW por exemplo. Foi uma questão de gestão/organização.

    Comentário


      O q se soube na altura é q os construtores perante os confinamentos e a quebra grande na procura cancelaram diversas encomendas ao contrário do q a malta fãs informáticas fez…Dps sim foi a tempestade perfeita do disparo na procura e falta de oferta.

      Comentário


        Foi um conjugar de factores, mas sem sombra de dúvidas que a "mineração", é um dos grandes culpados, associado depois ao resto, para agravar o todo

        Comentário


          Os culpados disto tudo foram os gulosos que há muito tempo atrás deslocalizaram tudo o que era produção manual para a China, porque eles recebiam uma taça de arroz e trabalhavam todos os dias sem parar.

          Depois, com o passar do tempo, os tipos da taça de arroz que os gulosos desvalorizaram, começaram a aumentar a produtividade através de automatização dos processos e hoje em dia produzem com qualidade e são os únicos fornecedores do mundo em praticamente tudo!

          A juntar à alta produtividade temos ainda um preço baixo porque por lá as linhas e equipamentos não estão abrangidos pelas normas de segurança que uma qualquer empresa europeia tem de cumprir, logo qualquer produção por cá fica mais cara e em desvantagem na altura de escolher!

          Comentário


            Quando temos marcas com carros para entregar aos clientes e não podem porque faltam rádios, as coisa complicam-se e quando falamos (como já foi comentado) de carros a serem produzidos irem para os parques e depois voltarem as fábricas para montas as peças que faltam, estamos a falar de custos elevados que os fabricantes irão ter de recuperar.

            Por aqui carro encomendado no principio de Agosto, com entrega previstas para Março/Abril, a ultima informação já falava em meados do ano, talvez o tenha para o natal.

            Comentário


              Natal do próximo ano??

              Comentário


                Estive sexta feira num stand da Mercedes e um simples A com motor Renault davam-me previsão de entrega para março 2022. A correr bem.

                Comentário


                  Quem fabrica a maioria dos chips é a TSMC (Taiwan).
                  Os fabricantes no início do confinamento, por temerem menor procura, diminuíram a alocação de produção de chips à TSMC.
                  Sabendo-se que esta está com alocação a 100% e se mais capacidade de produção tivesse, mais alocava (por isso querem fazer mais fábricas e vão agora aumentar os preços de 10 a 20%), essa capacidade libertada pelos construtores automóveis foi logo alocada para outros interessados.
                  Entretanto a procura automóvel aumentou mas os construtores já não tinham a sua quota na produção da TSMC. Agora têm que esperar as alterações de encomendas com a introdução de novos nodes de fabrico (a Apple é quem tem vantagem, mas outros com fatia de leão, são a AMD e a Qualcomm. Ainda por cima as novas gráficas da Nvidia vão passar da Samsung para a Tsmc, e mesmo as gráficas que a Intel vai lançar vão ser na Tsmc em vez de in-house).
                  Ah e vão ter que levar com o aumento, já que as outras também vao aumentar preços (Samsung, Global Foundries, SMIC).
                  Editado pela última vez por Nightwisher; 13 September 2021, 18:21.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    Natal do próximo ano??

                    Sim do ano que vem.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                      Sim do ano que vem.
                      Eu sinceramente não sei se era capaz de me meter num negócio assim, já esperar 2/3 meses é o que é, quanto mais mais de 1 ano de espera.

                      Comentário


                        Realmente...um tipo querer comprar carro e sujeitar-se a ter de decidir com mais de um ano de antecedência.

                        Comentário


                          É o panorama actual, não digo que andem todos a rondar 1 ano, mas os prazos de entrega estão todos a esticar, por questões fiscais até dava jeito este ano, mas para o ano também não vai ser mal.

                          Como não ando a pé e o carro com que ando aguenta bem é uma questão de planeamento, eu por outro lado não era capaz de decidir hoje que ia trocar o carro e amanha já o ter encomendado.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                            Realmente...um tipo querer comprar carro e sujeitar-se a ter de decidir com mais de um ano de antecedência.
                            O meu pai esperou ano e meio pelo GLC e não foi devido à falta de componentes mas sim porque a procura era tanta que a Mercedes só conseguia entregar o carro passado 18 meses...

                            Mas como o meu pai só tinha olhos para o GLC, não houve problema.

                            Pior sou eu que ando à quase 20 anos a espera do meu Porsche e ainda não há sinal do mesmo!...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                              O meu pai esperou ano e meio pelo GLC e não foi devido à falta de componentes mas sim porque a procura era tanta que a Mercedes só conseguia entregar o carro passado 18 meses...

                              Mas como o meu pai só tinha olhos para o GLC, não houve problema.

                              Pior sou eu que ando à quase 20 anos a espera do meu Porsche e ainda não há sinal do mesmo!...
                              Somos dois. A Porsche anda a falhar muito

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                O meu pai esperou ano e meio pelo GLC e não foi devido à falta de componentes mas sim porque a procura era tanta que a Mercedes só conseguia entregar o carro passado 18 meses...

                                Mas como o meu pai só tinha olhos para o GLC, não houve problema.

                                Pior sou eu que ando à quase 20 anos a espera do meu Porsche e ainda não há sinal do mesmo!...
                                Aqui foi mais rápido, foram só 10 meses, mas na altura da encomenda falaram em 2/3 meses, passo 15 dias corrigiram e deram hipóteses de anular a reserva e devolver o dinheiro.

                                Comentário


                                  Isto está bom para quem tem stock, até podem vender mais caro. A zero km, que costuma ter preços imbatíveis tem os bifuel de stock mais caros que na marca, devem saber quem quiser tem que esperar uns 8 meses por um.

                                  Comentário


                                    Com a crise dos componentes os alemães da BMW e Mercedes perceberam que os clientes não se importam de esperar meses pelos automóveis nem de pagar mais.

                                    Assim pretendem manter os preços elevados mesmo depois da crise de componentes:

                                    BMW and Daimler pledge to keep prices high when chip crisis ends

                                    https://www.ft.com/content/f55a1d96-...9-1a0fbaf57de6

                                    Comentário


                                      Clientes a pagar mais enquanto as marcas mantêm os preços?

                                      Então estarão a pagar mais a quem? [emoji848]

                                      Comentário


                                        À parte do tempo de espera, esta será então má altura para trocar de carro?

                                        Os preços estão inflacionados, é isso?

                                        (Cai agora de paraquedas no que se está a passar com a indústria automóvel)

                                        Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post
                                          À parte do tempo de espera, esta será então má altura para trocar de carro?

                                          Os preços estão inflacionados, é isso?

                                          (Cai agora de paraquedas no que se está a passar com a indústria automóvel)

                                          Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk
                                          Eu acho que é má altura para comprar carro.
                                          Posso te contar um pouco da minha situação estou quase a 5 meses a espera de um ford focus mehv.
                                          Mas desde que fiz a encomenda muito mudou no configurador, material que vinha de série por exemplo com o Pack stline agora vem a parte e bem pago.
                                          Material que já era extra agora tem sub categorias de extra (lol) e como claro mais caro.
                                          O próprio preço base do carro subiu.
                                          Apesar da espera acho que ainda tive alguma sorte pois na data de encomenda nada disto ainda estáva em vigor mas quem vai configurar agora vai pagar um bom bocado mais.
                                          E até isto melhorar só tem tendência a piorar.

                                          Edit: entretanto fui verificar novamente e voltou ao normal a questão dos extras, não percebo o que motivou a uma nova mudança.
                                          Editado pela última vez por landsoul; 15 September 2021, 16:45.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por landsoul Ver Post
                                            Eu acho que é má altura para comprar carro.
                                            Posso te contar um pouco da minha situação estou quase a 5 meses a espera de um ford focus mehv.
                                            Mas desde que fiz a encomenda muito mudou no configurador, material que vinha de série por exemplo com o Pack stline agora vem a parte e bem pago.
                                            Material que já era extra agora tem sub categorias de extra (lol) e como claro mais caro.
                                            O próprio preço base do carro subiu.
                                            Apesar da espera acho que ainda tive alguma sorte pois na data de encomenda nada disto ainda estáva em vigor mas quem vai configurar agora vai pagar um bom bocado mais.
                                            E até isto melhorar só tem tendência a piorar.

                                            Edit: entretanto fui verificar novamente e voltou ao normal a questão dos extras, não percebo o que motivou a uma nova mudança.
                                            A indústria automóvel está a começar a recuperar, mas como disse isto ainda vai demorar a notar-se, principalmente o consumidor final não vai sentir já de imediato a recuperação.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post
                                              À parte do tempo de espera, esta será então má altura para trocar de carro?

                                              Os preços estão inflacionados, é isso?

                                              (Cai agora de paraquedas no que se está a passar com a indústria automóvel)

                                              Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk
                                              Acho que é boa altura, a Peugeot para quem quer entrega das Partner até ao final do ano estão a entregar com mostradores analógicos, e quando tiverem peças trocam, pelos digitais. (isto dito por um fornecedor que tem um colega a comprar uma carrinha, se alguém puder confirmar agradeço), existe uma enorme disrupção nas cadeias de distribuição, que vai demorar a ser resolvida.

                                              No geral os preços devem estar mais altos, as marcas estão a ter mais custos de produção, com carros a passearem entre fabricas e parques, conforme vão tendo peças e mesmo com a subida generalizada dos preços, agora se quando estabilizar os preços ajustam? Tenho duvidas.

                                              Comentário


                                                Pelo precos das materias primas nunca em menos de 1 a 2 anos isto baixa..
                                                Desde a têxtil passando pela industria automóvel, madeiras, papel etc etc..

                                                Contentores da Asia a 5 vezes mais do que pagava á 1 ano atras para mandar da asia ( Malasia).. E o pior é a aproximação ao ano novo chinês.. isto vai piorar mais.. Infelizmente

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por lourenc Ver Post
                                                  Pelo precos das materias primas nunca em menos de 1 a 2 anos isto baixa..
                                                  Desde a têxtil passando pela industria automóvel, madeiras, papel etc etc..

                                                  Contentores da Asia a 5 vezes mais do que pagava á 1 ano atras para mandar da asia ( Malasia).. E o pior é a aproximação ao ano novo chinês.. isto vai piorar mais.. Infelizmente
                                                  Olha que já estou a ver os preços a voltar ao normal, eu vi material de €700 a atingir os €5000, e neste momento ainda não está de novo a €700 mas já anda na casa dos €1000. Isto em componentes para automação industrial.

                                                  Quanto aos contentores da ásia, a minha esposa trabalha muito com o mercado asiático, e os valores não subiram 5 vezes nem lá perto. Agora indústria textil está pela hora da morte, já vi que és de GMR, a minha esposa também é, trabalhou muitos anos no textil, e tenho muita família ainda na área, a falta de trabalho é tremenda (infelizmente).

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por IcePT Ver Post
                                                    Olha que já estou a ver os preços a voltar ao normal, eu vi material de €700 a atingir os €5000, e neste momento ainda não está de novo a €700 mas já anda na casa dos €1000. Isto em componentes para automação industrial.

                                                    Quanto aos contentores da ásia, a minha esposa trabalha muito com o mercado asiático, e os valores não subiram 5 vezes nem lá perto. Agora indústria textil está pela hora da morte, já vi que és de GMR, a minha esposa também é, trabalhou muitos anos no textil, e tenho muita família ainda na área, a falta de trabalho é tremenda (infelizmente).
                                                    Os contentores não aumentaram.. What???? atualmente estou a pagar 5 vezes mais por um contentor de 40 pés o que pagava no passado da Asia. E tenho um risco que é , tenho mercadoria para exportar mas se um outro cliente der mais fico em terra. Infelizmente já está desta forma.. E garanto-te que vão aumentar com a aproximação do ano novo chines. informação de fornecedores asiáticos que trabalho á 20 anos..o que eles dizem escreve-se
                                                    Falta de trabalho??? Só na minha área de trabalho estamos cheio até Março 2022. . A Têxtil aqui esta a" rebentar" pelas costuras , poderá uma ou outra empresa estar com pouco de trabalho mas mesmo assim são logo subcontratadas por outras empresas. As exportações estão em alta. Indica-me empresas que estejam paradas que sub contrato-as

                                                    O Único senão como já referi é que toda a matéria prima vai aumentar pela escassez e procura da mesmo, e no setor automóvel vai acontecer isso

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por jfangio Ver Post
                                                      Estive sexta feira num stand da Mercedes e um simples A com motor Renault davam-me previsão de entrega para março 2022. A correr bem.
                                                      O A180d já utiliza o bloco 2.0 da Mercedes

                                                      Comentário


                                                        E as marcas chinesas vão de vento em popa, dezenas de novos modelos todos os meses, marcas a baterem records e a crescerem a um ritmo de três dígitos.

                                                        https://bestsellingcarsblog.com/2021...ales-off-10-9/

                                                        O COVID-19 parece que foi criado mesmo para colocar o Mundo ainda vais dependente da China.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                          E as marcas chinesas vão de vento em popa, dezenas de novos modelos todos os meses, marcas a baterem records e a crescerem a um ritmo de três dígitos.

                                                          https://bestsellingcarsblog.com/2021...ales-off-10-9/

                                                          O COVID-19 parece que foi criado mesmo para colocar o Mundo ainda vais dependente da China
                                                          .
                                                          O Mundo já estava dependente da China, o que o Covid fez foi por a nu essa realidade.

                                                          Comentário


                                                            Sim, a China (e acho que muitos outros mercados asiáticos) usará essa realidade da Covid para desenvolver ainda mais suas oportunidades.


                                                            E, embora cobiça crie muitos problemas em muitas indústrias, acho que a indústria automotiva está em alta agora. Afinal, com todas as limitações e quarentenas (por exemplo, se falamos de transporte público), ter carro é uma ótima opção para se locomover em cidades ou até mesmo países. Também pode ser uma ótima fonte de renda (alugar um carro, ser um super motorista, etc)
                                                            https://fazeraposta.com/

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                                              O Mundo já estava dependente da China, o que o Covid fez foi por a nu essa realidade.
                                                              Mas até parece que os chineses criaram este vírus com este propósito...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X