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    #61
    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Não.
    Um Renault Spider ou um opel Speedster seguem a uma filosofia semelhante ao Lotus Elise. Aliás o Speedster até é feito sobre a mesma base do Elise.

    Achas um Elise concorrente do MX-5?
    Achas um Spider, que na primeira fase nem parabrisas tinha, um concorrente do MX5?
    Não são concorrentes diretos mas são roadsters e têm um preço parecido por isso podem ser comparados

    Um Opel GT era um Mazda MX-5 à americana claro que nunca chegou sequer aos calcanhares do MX-5

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
      A 1ª geração do Leon nem sequer é um projecto original.

      É um Toledo truncado de 3º volume, um afterthought para maximizar o projecto.

      Que correu tão bem que sobreviveu ao original!

      Na 3ª geração o SC tem inclusive uma distância entre eixos diferente do 5p, algo que não é nada comum e que pouca gente sabe
      Nessa altura já não era comum, e até já havia muitas marcas a abandonar as versões de 3p, mas recuando uns anos mais para trás não é incomum haver modelos bastante distintos entre as versões de 3 e 5 portas.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Nitrogen Ver Post
        Não são concorrentes diretos mas são roadsters e têm um preço parecido por isso podem ser comparados

        Um Opel GT era um Mazda MX-5 à americana claro que nunca chegou sequer aos calcanhares do MX-5
        Lá estás tu.
        O Renault Spider e o Opel Speedster eram bem mais caros.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por edununo Ver Post

          Alguma vez um Renault Spider ou Opel Speedster foram concorrentes do MX-5?
          O Renualt Spider foi o modelo fetiche dos 100 anos da Renault.

          Na verdade era um projecto falhado da Alpine, o projecto W71 (putativo futuro A710) que vinha a ser cozinhado desde 1989 e que viu o machado quando a Renault decidiu acabar com a Alpine a meio da década de 90.








          Era fechado (coupé) e o projecto foi reformulado para roadster e acaba em Renault Spider em 1997 mesmo a tempo do centenário (1998).

          Nenhum deles visava o MX-5. O único concorrente que apareceu no mercado do MX-5 era o MG F e o Fiat Barchetta. Que nunca o conseguiram ser pelo layout FWD...

          Nota: sim, viram bem, os faróis frontais fazem muito lembrar a solução dos Porsche 911 (996) e o Boxster (986) lançados anos mais tarde! Coincidência do caneco!
          Editado pela última vez por Andre; 10 April 2020, 16:14.

          Comentário


            #65
            O Opel GT até era engraçado mas revelou-se um grande falhanço comercial




            Isto basicamente era um carro americano com o símbolo da Opel mas era bem engraçado.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Andre Ver Post

              Nenhum deles visava o MX-5. O único concorrente que apareceu no mercado do MX-5 era o MG F e o Fiat Barchetta. Que nunca o conseguiram ser pelo layout FWD...
              O MR2 e o Opel GT também, o GT até é o sucessor oficial do Speedster, são todos roadsters desportivos podem concorrer entre si porque os preços não diferem muito, apesar de terem layouts e filosofias diferentes.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                Lá estás tu.
                O Renault Spider e o Opel Speedster eram bem mais caros.
                qual era a diferença de preço? Obviamente que um MX-5 é mais aburguesado do que um Speedster mas para quem quisesse um roadster apenas de fim de semana poderia considerar ambos



                São filosofias diferentes para o mesmo tipo de carro, tal como um Alfa 4C e um Porsche Cayman

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post







                  Curiosamente ou não este carro tinha elementos inspirados no Mazda MX-5, reparem nos farolins traseiros e dianteiros

                  Mesmo o interior, este é o primeiro Mazda MX-5

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Nitrogen Ver Post
                    O MR2 e o Opel GT também, o GT até é o sucessor oficial do Speedster, são todos roadsters desportivos podem concorrer entre si porque os preços não diferem muito, apesar de terem layouts e filosofias diferentes.
                    Posso concordar no MR2, até porque é de facto o produto de filosofia e arquitectura mais semelhante que me lembre. No GT não.

                    O Opel GT é a variante europeia do Pontiac Solestice, com algumas diferenças estilísticas tanto no exterior como interior.

                    Pode ter 2 lugares e ter capota como o Opel Speedster mas são produtos com filosofia muito, mas muito, diferente. E capacidades dinâmicas nada a ver...

                    O Opel Speedster é um roadster puro e duro, chassis em alumínio do Lotus Elise, desconfortável em todos os sentidos.

                    O Opel GT é um...GT, um cruiser, construído na plataforma Kappa da GM que era umas mescla de componentes da sobretudo da Cadillac (a origem denuncia tudo) e das plataformas sigma e delta transversais a meio mundo de modelos na GM!

                    Btw, o Opel GT tem um clone no mercado americano de seu nome Saturn Sky e na Coreia do Sul de seu nome Daewoo G2X






                    GM em todo o seu esplendor ehehe

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Nitrogen Ver Post
                      qual era a diferença de preço? Obviamente que um MX-5 é mais aburguesado do que um Speedster mas para quem quisesse um roadster apenas de fim de semana poderia considerar ambos



                      São filosofias diferentes para o mesmo tipo de carro, tal como um Alfa 4C e um Porsche Cayman
                      Um mx-5 não pode ser comparado com um renault spider ou um speedster (ou um elise)... Estes últimos não foram criados para servir de carro de fim de semana, aliás, estão muito longe disso.

                      Comentário


                        #71
                        Isso é o que todos fazem, rebadges e rentabilização do produto e das plataformas como o Fiat 124 Spider e os Abarth.

                        Se resultar têm bom lucro, se não resultar também não perderam grande coisa porque os custos a desenvolver foram reduzidos. Esse Opel GT é a prova em como uma marca de caráter familiar lançar carros desportivos é meio caminho para o fracasso.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Nitrogen Ver Post
                          qual era a diferença de preço? Obviamente que um MX-5 é mais aburguesado do que um Speedster mas para quem quisesse um roadster apenas de fim de semana poderia considerar ambos



                          São filosofias diferentes para o mesmo tipo de carro, tal como um Alfa 4C e um Porsche Cayman
                          Então não sabes o preço?
                          Ainda há pouco dizias que eram semelhantes.
                          Em 1997 um MX5 1.8 no UK custava 17.500 libras. Um Spider 26.000 libras.
                          Basicamente era 50% mais caro.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                            Um mx-5 não pode ser comparado com um renault spider ou um speedster (ou um elise)... Estes últimos não foram criados para servir de carro de fim de semana, aliás, estão muito longe disso.
                            Carro de fim de semana é uma forma de dizer que não são carros para ser usados todos os dias. O MX-5 sim, é um daily car.

                            Comentário


                              #74
                              O Opel GT e o Opel Speedster nunca foram concorrentes do Mazda MX-5. Aliás do que eu me lembro o GT tinha perto do dobro da potencia.
                              É por serem roadster's? Ahah O Fiat 500 tambem esteve para ter uma versão roadster, pelo teu entender tambem seria concorrente do mx5.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                Então não sabes o preço?
                                Ainda há pouco dizias que eram semelhantes.
                                Em 1997 um MX5 1.8 no UK custava 17.500 libras. Um Spider 26.000 libras.
                                Basicamente era 50% mais caro.
                                Isso era o preço base do MX-5 NB, nos EUA começava em 20k$ por isso no UK devia começar no mínimo em 20k£ devido aso impostos, metes-lhes o 1.8 T e uns extras e o preço fica ao nível do Spider e do Speedster

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Nitrogen Ver Post
                                  Curiosamente ou não este carro tinha elementos inspirados no Mazda MX-5, reparem nos farolins traseiros e dianteiros

                                  Mesmo o interior, este é o primeiro Mazda MX-5

                                  - Farolins dianteiros não têm nada a ver
                                  - Farolins traseiros quando muito lembram o Bugatti EB110 da altura.
                                  - Do interior, a única coisa minimamente semelhante é o volante...mas que...

                                  ...já era bem conhecido da Renault/Alpine.

                                  A610

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Nitrogen Ver Post
                                    Carro de fim de semana é uma forma de dizer que não são carros para ser usados todos os dias. O MX-5 sim, é um daily car.
                                    Tambem o 911.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Nitrogen Ver Post
                                      Isso era o preço base do MX-5 NB, nos EUA começava em 20k$ por isso no UK devia começar no mínimo em 20k£ devido aso impostos, metes-lhes o 1.8 T e uns extras e o preço fica ao nível do Spider e do Speedster
                                      Que 1.8t? Houve um modelo turbo, edição limitadíssima no japão e outra na austrália. O público comum só tinha acesso a atmosféricos.

                                      O renault spider era muito mais caro que o mx-5, o speedster ainda mais, os lotus mais ainda...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Nitrogen Ver Post
                                        Isso era o preço base do MX-5 NB, nos EUA começava em 20k$ por isso no UK devia começar no mínimo em 20k£ devido aso impostos, metes-lhes o 1.8 T e uns extras e o preço fica ao nível do Spider e do Speedster
                                        Preços em libras no UK.
                                        Queres acreditar, acreditas, não queres paciência.
                                        Eu pesquisei.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                          Nessa altura já não era comum, e até já havia muitas marcas a abandonar as versões de 3p, mas recuando uns anos mais para trás não é incomum haver modelos bastante distintos entre as versões de 3 e 5 portas.
                                          De aspecto/secção traseira, sim.

                                          Mudarem a distância entre eixos não é assim tão comum a fazer 3p a partir de 5p. Ainda mais, como no caso do SC, onde a secção frontal e traseira eram idênticas.

                                          Eu acho piada porque é subtileza no seu melhor. Olha-se para o perfil do SC e realmente há uma razão "invisível" para o equilíbrio das proporções.

                                          Comentário


                                            #81
                                            O Renault Spider era caríssimo.

                                            Ao nível do que custa um A110.

                                            Portanto é como dizer que hoje um A110 com capota concorria com o MX-5. Obviamente que não são quando um custa o dobro do outro.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                                              O Opel GT e o Opel Speedster nunca foram concorrentes do Mazda MX-5. Aliás do que eu me lembro o GT tinha perto do dobro da potencia.
                                              É por serem roadster's? Ahah O Fiat 500 tambem esteve para ter uma versão roadster, pelo teu entender tambem seria concorrente do mx5.
                                              Tinham motores semelhantes, o Opel GT só tinha um motor 2.0.

                                              Comentário


                                                #83
                                                preços bases uk

                                                mx5 £14,995 (2001)
                                                renault spider £25,000 (1996)
                                                speedster Turbo £26,495 (2003)

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                                                  O renault spider era muito mais caro que o mx-5, o speedster ainda mais, os lotus mais ainda...

                                                  Falso:

                                                  Base price $30,000
                                                  https://www.motortrend.com/news/opel-speedster/

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Nitrogen Ver Post
                                                    Tinham motores semelhantes, o Opel GT só tinha um motor 2.0.
                                                    O GT é mais parecido com o MX5 do que com o Speedster.
                                                    Apesar de ser um 2.0 era bastante mais potente (264cv vs 160cv), mais pesado e não tão puro.

                                                    Se formos por ser um 2.0, então este:


                                                    http://m.abmotor.pt/carros/Ferrari/208/230592/

                                                    Spider, 2.0 logo concorrente do MX-5.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                      preços bases uk

                                                      mx5 £14,995 (2001)
                                                      renault spider £25,000 (1996)
                                                      speedster Turbo £26,495 (2003)
                                                      Metes o melhor motor do Mazda e os preços ficam próximos

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                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                        O GT é mais parecido com o MX5 do que com o Speedster.
                                                        Apesar de ser um 2.0 era bastante mais potente (264cv vs 160cv), mais pesado e não tão puro.

                                                        Se formos por ser um 2.0, então este:


                                                        http://m.abmotor.pt/carros/Ferrari/208/230592/

                                                        Spider, 2.0 logo concorrente do MX-5.
                                                        O Ferrari novo custa o mesmo do que um Mazda?

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                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                          O racional desse Toledo não é inexistente...se analisarmos à época!

                                                          Claro que não faz qualquer sentido numa ideia da Seat como Alfa Romeo espanhola.

                                                          Mas temos que ver que as marcas menos instituídas no mercado dos sedans/berlinas tentavam formatos alternativos nesses anos: tivemos o Signum pela Opel (2003), o VelSatis pela Renault (2002) e o...

                                                          ...Toledo pela Seat (2004).

                                                          São o mesmo tipo de formato, numa tentativa de fazer iniciar esse novo "segmento crossover" entre os liftbacks e os MPV.

                                                          Acaba a ser uma tentativa justa de um ponto de vista conceptual, mesmo que a execução tenha sido terrível.

                                                          E mesmo que, logo à partida, fazia muito pouco sentido com o Altea (mesmo que a Seat achasse que havia distinção entre os produtos porque o Altera vinha numa lógica "desportiva" da tal AR espanhola, como "MPV de comportamento desportivo" contemporâneo à C-Max e à estratégia da Ford que veio a dar origem ao S-Max em 2006).

                                                          E ainda menos sentido passou a fazer quando decidem lançar o Altea XL
                                                          A Avantime... Ainda assim, a Avantime e o Velsatis eram bem mais bonitos do que esse Toledo. Nessa fornada de carros, apenas o Leon é um pouco inspirado, de resto não a gama Seat não era nada interessante.

                                                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                          - Farolins dianteiros não têm nada a ver
                                                          - Farolins traseiros quando muito lembram o Bugatti EB110 da altura.
                                                          - Do interior, a única coisa minimamente semelhante é o volante...mas que...

                                                          ...já era bem conhecido da Renault/Alpine.

                                                          A610
                                                          Bem mais interessante o interior do que seria o exterior.

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                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Nitrogen Ver Post
                                                            Tinham motores semelhantes, o Opel GT só tinha um motor 2.0.
                                                            O gt 'só' tinha um 2.0 turbo com 264cv, é 'só' mais do dobro do nc 1.8 e mais 100cv que o nc 2.0 mais potente...

                                                            O gt pouco ou nada tem a ver tanto com o mx-5 como com o speedster. Aliás, custava um balúrdio na altura se não estou enganado.

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                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Nitrogen Ver Post
                                                              Metes o melhor motor do Mazda e os preços ficam próximos
                                                              A esta altura espero que estejas só a gozar.

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