essa primeira frase chumbava no teste de português, de tão confusa que é lol
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Dacia Spring Electric | O Elétrico/SUV mais barato do mercado
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Originalmente Colocado por Topolino Ver PostSe algum dia os pulhíticos que nos governam chegarem à conclusão que o bolo de impostos sobre o sector automóvel dos veículos de combustão desceu por haver maior penetração de eléctricos, depressa farão incidir maior carga fiscal sobre os segundos. O argumento da poupança de utilização vai por água abaixo, ficando apenas a vantagem ambiental, e toda as as desvantagens já conhecidas.
Poupança de utilização não é apenas IUC.
Se o Estado decidir aumentar o IVA na Eletricidade (efeito que até aconteceu inverso), iria provocar instabilidade não apenas na mobilidade elétrica, mas a nível geral, pois a eletricidade é utilizada para múltiplos fins (como o Tele-trabalho em casa, por exemplo) e não apenas em veículos elétricos.
Depois há a questão da produção própria de eletricidade, que felizmente, cada vez mais é uma realidade. Podemos ver o exemplo dos painéis solares, são cada vez mais as famílias a adotar. Isto falando em vivendas/moradias obviamente, no caso de condomínios também desde que haja a aprovação de todos (outra política).
Por outro lado, para tentar compensar essa questão da energia própria, podias até dizer que o governo podia esticar-se ainda mais no IUC, colocando valores muito acima do que pagam atualmente os IUC. Mas isto já é outro patamar, não nos podemos esquecer que, acima do nosso (des)governo, felizmente, há a UE para ajudar a regulamentar as coisas, como foi o caso recente do ISV absurdo em alguns tipos de veículos que era cobrado.
Outro pormenor, quanto mais preverem que, daqui a 10-20 anos o mercado de veículos a combustão (ICE) continuar penetrado em Portugal, assim, mais será evidente que a isenção do IUC para os veículos elétricos será uma realidade, tendo em conta que assim, o mercado destes ainda não é significativo.
Outro exemplo, a questão da manutenção, que é mais reduzida (menor despesa), mais simples, o que mostra uma diminuição dos lucros para os mecânicos. O problema é que (alguns) aumentam o preço da mão-de-obra para tentar compensar as perdas (já é uma realidade infelizmente).
Quanto às desvantagens, se falamos da questão da autonomia, ou da quantidade de postos de carregamento, o efeito é inverso ao exemplo do IUC, quanto mais tempo passa, maiores serão o número de veículos com maior autonomia (até determinado ponto) e maior o número de postos de carregamento numa determinada região/país. Idem para o tempo de carregamento (cada vez mais potente e menor). Para os veículos pesados (embora ainda escasso, há vários protótipos em desenvolvimento e é uma questão de tempo até surgirem no mercado). Esqueci-me de alguma?
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostNinguém acredita que se mantenha eternamente a situação atual, mas isso não quer dizer que as vantagens dos EVs não continuem a existir, num CI estamos agarrados a uma estrutura de combustiveis, nos EVs nem por isso, e é aqui que mora a principal vantagem do EV em termos económicos.
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Originalmente Colocado por Topolino Ver PostFicamos agarrados a uma estrutura de carregamentos, que em muitos casos será complicada de implantar.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostNão ficas não, a rede de carregamentos em Portugal é exemplo disso, no inicio só poderias ter carregadores da Mobi-e e hoje tens muitos outros, conseguiu-se dar a volta ao assunto, tens desde a Tesla, Continente, Mercadona, hoteis, restaurantes, ...
Ainda na semana passada fiz um carregamento no Continente Bom Dia da Portela, com Postos de Carregamento Normal (PCN) mas a bons preços, ainda mais baratos do que os da rede Mobi-e.
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Originalmente Colocado por Topolino Ver PostFicamos agarrados a uma estrutura de carregamentos, que em muitos casos será complicada de implantar.
Para o dia a dia basta haver por todo o lado postes (tipo parquímetro de moedas americano) a debitar 2 ou 3 kW. Chegava para muita gente sem garagem abastecer enquanto trata da vida diária, ou estaciona na rua à noite. Se calhar até como "ampliação" de candeeiros de iluminação pública, tipo dois cabos por candeeiro, já dava.
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Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Poste vai puxar o preços para baixo da concorrencia
daqui a pouco tempo vai passar a haver segmento b/c a pouco mais de 20k ...
muitas marcas generalistas (nao de nichos como smart, volvo, etc) está a anunciar que em 2030 vao deixar de ter motores de combustão ....
Seat vai lançar gama de elétricos até 25.000 €
ATUALIDADE
Por VM22-03-2021 18:41
No discurso de apresentação de resultados anuais, o presidente da Seat, Wayne Griffiths, partilhou detalhes do programa “Future Fast Forward”, com que marca pretende liderar o processo de eletrificação da indústria automóvel em Espanha.
O principal motor deste plano é a produção de uma nova gama de veículos de cariz vincadamente urbano no país a partir de 2025. Segundo aquele responsável, um modelo compacto para competir num segmento de preço entre os 20 mil e os 25 mil euros, essencial para tornar a mobilidade sustentável acessível à população de forma massiva....
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Originalmente Colocado por A4B5 Ver PostSe insistirem em pensar nos postos de carregamento como bombas de combustível que jorram 50 ou 100 kWh em minutos, sim. Mas isso só é preciso para as auto-estradas e similares.
Para o dia a dia basta haver por todo o lado postes (tipo parquímetro de moedas americano) a debitar 2 ou 3 kW. Chegava para muita gente sem garagem abastecer enquanto trata da vida diária, ou estaciona na rua à noite. Se calhar até como "ampliação" de candeeiros de iluminação pública, tipo dois cabos por candeeiro, já dava.
Já existe e é usado no UK.
Acho uma excelente ideia e não implica grandes mexidas na infraestrutura existente, só é necessário trocar o poste e eventualmente algum melhoramento simples nas ligações ao mesmo.
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Originalmente Colocado por midnightblack Ver Postpor cá vão ser os putos a lixar os carregamentos todos...vai ser o novo entretenimento para os desocupados.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostNão sei se sabes mas as fichas ficam trancadas, não será assim tão fácil lixar o carregamentos. Talvez cortar os cabos, mas depois de uns acidentes talvez os putos se deixem disso.
sendo off-topic isto também dá esticão?
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Originalmente Colocado por trogix Ver PostEnquanto o carro estiver trancado a ficha também está, julgo eu.
Eu duvido que dê estoiro. Antes de cortar os cabos grossos é provável que corte cabos finos de comunicação e a carga é imediatamente interrompida.
São 400V, 120A em DC. Os mais recentes são de 800V a 200A ou mais.
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Mas é um não assunto direto...peço desculpa por ter lançado a ideia estapafúrdia.
e...
https://www.youtube.com/watch?v=k9j3KhIHRwYEditado pela última vez por midnightblack; 23 March 2021, 14:26.
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Originalmente Colocado por midnightblack Ver PostMas é um não assunto direto...peço desculpa por ter lançado a ideia estapafúrdia.
e...
https://www.youtube.com/watch?v=k9j3KhIHRwY
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Não sei se já viram no site da Dacia mas vai dar para fazer pre encomenda online a partir de dia 7 de Abril, até tem um countdown e tudo...mas só chegam no fim do ano, assim como os sanderos novos bifuel, quem fizer agora encomenda só recebe em Novembro e se há alguma falha a apontar a dacia é mesmo essa, estes tempos de espera fazem muita gente desistir.
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Teste de consumo realizado pela L'Argus:
https://www.largus.fr/actualite-auto...-10581402.html
Neste caso a velocidade "média" em AE foi de apenas 110km/h em vez dos habituais 130km/h, por motivos óbvios num modelo que anuncia apenas 125km/h.
O consumo nestas circunstâncias foi de 18,4 kWh/100 km o que não é mau para um modelo destas caracteristicas.
Pior foi o desempenho em estrada, um cenário que devia ser bem mais adequado ao modelo, mas onde o consumo ainda assim atingiu 15,1 kWh/100 km!
A titulo de curiosidade destaco o carregamento que efetuaram a meio do teste, após a etapa em AE, num ponto IONITY tal como fazem com todos os modelos testados, em que carregaram dos 27% aos 100% em 49 minutos.
Carregou 19,07 kWh e pagaram 43,55€!!!!! por 107kms a média de 110!!!!
Aqui o modelo "não tem culpa", apenas fica patente uma vez mais o roubo que a rede IONITY pratica.
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Originalmente Colocado por pm2lp Ver Postassim como os sanderos novos bifuel, quem fizer agora encomenda só recebe em Novembro e se há alguma falha a apontar a dacia é mesmo essa, estes tempos de espera fazem muita gente desistir.
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Originalmente Colocado por PP Ver PostTeste de consumo realizado pela L'Argus:
https://www.largus.fr/actualite-auto...-10581402.html
Neste caso a velocidade "média" em AE foi de apenas 110km/h em vez dos habituais 130km/h, por motivos óbvios num modelo que anuncia apenas 125km/h.
O consumo nestas circunstâncias foi de 18,4 kWh/100 km o que não é mau para um modelo destas caracteristicas.
Pior foi o desempenho em estrada, um cenário que devia ser bem mais adequado ao modelo, mas onde o consumo ainda assim atingiu 15,1 kWh/100 km!
A titulo de curiosidade destaco o carregamento que efetuaram a meio do teste, após a etapa em AE, num ponto IONITY tal como fazem com todos os modelos testados, em que carregaram dos 27% aos 100% em 49 minutos.
Carregou 19,07 kWh e pagaram 43,55€!!!!! por 107kms a média de 110!!!!
Aqui o modelo "não tem culpa", apenas fica patente uma vez mais o roubo que a rede IONITY pratica.
Isso de carregar até aos 100% não tem lógica nenhuma, assim é facil sair caro, pois a partir dos 85 a 90% a potência de carga cai a pique, paga-se o tempo sem carregar quase nada.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostIsso de carregar até aos 100% não tem lógica nenhuma, assim é facil sair caro, pois a partir dos 85 a 90% a potência de carga cai a pique, paga-se o tempo sem carregar quase nada.
São "profissionais" do sector que cometem erros de principiante. É algo que qualquer proprietário só faz a primeira vez e depois aprende.
2 mandamentos dos proprietários de EVs. Nunca carregar a 100% em PCR e evitar a Ionity [emoji16]
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Originalmente Colocado por marcopns Ver PostDá vontade de rir.
São "profissionais" do sector que cometem erros de principiante. É algo que qualquer proprietário só faz a primeira vez e depois aprende.
2 mandamentos dos proprietários de EVs. Nunca carregar a 100% em PCR e evitar a Ionity [emoji16]
Mas pelo que percebi fazem sempre isto, não sei o que estão a fazer durante a carga, estão a ver o que se passa ou metem-se nas minis?
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Fazem sempre o carregamento naquele posto Ionity, até porque por lá e pelo que percebo, a rede de carregamento também não é fantástica , e estabeleceram este ponto para todos por ser do mais rápido que existe. Obviamnete que num teste não se podem dar o luxo de parar horas para carregar.
O terem carregado até 100% neste caso concreto é, concordo, discutível: faltava a 2ª parte do teste, que consiste em 140 kms, e para isso teriam bastado uns 85% para chegar ao final com folga (na realidade gastaram 77%).
No entanto entendo a lógica de carregar até 100% porque se alguém comprar o modelo e pagar o extra do carregamento DC é porque vai ter alguma vez a necessidade de fazer viagens maiores e assim fica a saber num cenário extremo com o que contar.
Eu mencionei esta "curiosidade" da Ionity como isso mesmo, eles próprios não consideram isso como fator de especial importância (principalmente neste Dacia) e porque acho mesmo positivo que se dê o máximo de destaque aos preços absurdos desta rede.
Devem concordar que grande parte das esperanças da mobilidade elétrica de longa distância não-Tesla residiam aqui e já se viu o caminho de chulisse que estão a seguir
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