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Mercedes-Benz vai dizer adeus ao 1.5 dCi da Renault

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    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Numa respeitável carrinha familiar não é algo que se veja todos os dias...
    Absolutamente nada, nem em lixo tóxico importado da RFA e afins (nem os checos ou polacos os querem),

    Apreciei a ironia...

    Comentário


      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      Foi um erro?
      Vendeu muito, não vendeu? Então não foi erro nenhum.

      Eu tambem gostava que a Citroen tivesse a estética que abandonou nos anos 90, mas isso não significa que fosse melhor para a marca
      Exato, e não só vendeu muito tendo sido um grande sucesso comercial como foi uma aposta ganha em termos de fiabilidade, consumos e fiscalidade. E não esquecer que a parceria continua para os motores a gasolina.

      A Mercedes nunca vendeu tanto como hoje, e muito se deve ao Classe A. Em Setembro a Mercedes foi a segunda marca mais vendida em toda a Europa, o seu melhor resultado de sempre:

      Pos Brand Sep-20 /19 Aug 2020 /19 Pos FY19
      1 Volkswagen 125,829 6.5% 1 945,877 -30.0% 1 1
      2 Mercedes 85,273 -5.2% 2 522,633 -21.6% 4 5
      3 Renault 83,991 -1.3% 3 585,171 -27.6% 2 2
      4 Ford 79,433 -4.5% 5 481,219 -34.4% 5 3
      5 Peugeot 76,117 3.4% 4 527,523 -28.6% 3 4
      6 Toyota 73,007 10.5% 8 467,902 -18.0% 7 10
      7 BMW 68,634 -9.2% 6 478,693 -21.9% 6 6
      8 Skoda 64,980 16.5% 7 466,447 -19.7% 8 8
      9 Audi 61,286 41.8% 9 431,172 -25.7% 9 9
      10 Opel/Vauxhall 55,224 -32.5% 14 349,479 -48.8% 10 7

      Comentário


        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
        Também posso culpar a Toyota por vender V8 a Diesel altamente poluidores ao mesmo tempo que impinge hibridos?
        Por falar em Toyota, já viram as emissões de um Hilux? Bem acima dos 200g...

        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Dos modelos até 2009 (inclusive), conheci diversas unidades do 1.5 DCI e nem uma única passou dos 140.000km sem uma falha catastrófica no bloco (e alguns eu alertei antes de cederem, contrariando a opinião de mecânicos Mercedes que depois os tiveram de abrir e reparar...).

        Foi o verdadeiro caso de "cada tiro, cada melro", e qualquer comparação com o 1.9TDI de 130cv (que conheço bem e até tive um) só pode existir num universo paralelo!

        Um carro com o 1.5 DCI até (pelo menos) 2010 só aceito se for dado (ou muito perto disso) e estiver a andar, e é apenas para o colocar no OLX mal esteja em meu nome.
        Depois disso pode ter melhorado imenso, mas ainda não o comprava com o meu dinheiro (podendo ser opção apenas num renting ou outra situação com "coberturas").


        Dito isto (e porque também tenho um em casa), o OM651 da Mercedes é um motor cheio de "particularidades", e apesar de não ter tido qualquer falha catastrófica com ele (até agora...) não é um motor que inspire remotamente tanta confiança como o OM646 EVO (o 2.1 anterior e monoturbo) com que também lido diariamente há anos.

        Não vejo um motor Renault como um problema num Mercedes, ou pelo menos como um problema maior do que muitos da casa, embora não me pareça ter sido fantástico para a imagem de marca (depois é fácil dizer que a culpa é da Renault, mesmo quando a esteira do banco deixou de funcionar num Classe A em menos de 10.000 km...).


        Os exemplos de táxis são muito giros mas nem sempre muito relevantes para o utilizador convencional.
        Falando do mesmo motor OM651 (que não é fantástico em fiabilidade, pelo contrário), conheço um caso de uma E táxi de 2011 em que o motor cedeu depois dos 700.000km (o dono até já tinha outro suplente há uns tempos).

        O 1.6TDI também não é propriamente um exemplo de fiabilidade, o que não impede de andarem exemplares a ser assistidos na marca (táxi) com 400k /500k km ainda com injectores, turbos e até FAP de origem.

        Salvo casos muito específicos, os táxi acumulam km muito depressa com muito menos contaminação de óleo por gasóleo, por água (resultante da combustão - especialmente a frio), com muito menos ciclos de aquecimento e arrefecimento do que um carro que seja utilizado de manhã e depois ao final da tarde para fazer 15km ou 30km diariamente.


        O argumento de se terem vendido mais ou menos unidades parece-me não fazer sentido encaixar na mesma análise de qualidade ou fiabilidade, porque se há coisa que não se consegue saber ao olhar para um carro que circula na estrada é quanto custou ao dono mantê-lo a circular.

        O N47 será provavelmente dos motores mais vendidos da BMW, mas são são outros que (juntamente com os 1.5 DCI, OM651, etc) são bem conhecidos das empresas que fazem reconstrução de motores (fora os blocos rachados que já não se aproveitam mais).
        Tenho um de 2006 com 235 000km e nunca deu problemas de motor...

        Originalmente Colocado por TSG Ver Post
        Uma vez vi um Clio 3 DCI com 300.000 com a mesma distribuição de origem!!! e depois a culpa é do motor quando avaria
        Há malta que abusa da sorte...

        Comentário


          Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
          será que foi um erro? é que as vendas aumentaram e muito, pelo menos em portugal
          O A e CLA venderam como paezinhos quentes e isso é bom para a Mercedes, mas há muitos mais modelos para vender, mais lucrativos como o E, o S, SL, etc. Para vender com sucesso esses modelos, a MB tem que manter a imagem.

          O que acha um cliente de um E coupé de lhe afirmarem que o carro dele tem motor Renault?

          O melhor teria sido a Mercedes fabricar o seu próprio motor de baixa cilindrada.

          Por outro lado, há ceos dentro da MB que acham que a marca vendeu demasiados A's.

          A imagem é muito importante para uma marca que tem varios modelos para vender acima dos 50k.

          Comentário


            Não sei se o A vendeu muito por ter o motor Renault ou se por finalmente ter modelos bonitos ao contrário das gerações anteriores, que eram trambolhos.

            Comentário


              Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
              O A e CLA venderam como paezinhos quentes e isso é bom para a Mercedes, mas há muitos mais modelos para vender, mais lucrativos como o E, o S, SL, etc. Para vender com sucesso esses modelos, a MB tem que manter a imagem.

              O que acha um cliente de um E coupé de lhe afirmarem que o carro dele tem motor Renault?

              O melhor teria sido a Mercedes fabricar o seu próprio motor de baixa cilindrada.

              Por outro lado, há ceos dentro da MB que acham que a marca vendeu demasiados A's.

              A imagem é muito importante para uma marca que tem varios modelos para vender acima dos 50k.
              Mas o Classe E não tem motor Renault.

              Todos os modelos da Mercedes que receberam motores Renault também receberam motores Mercedes, são é mais caros.

              Por isso, se isso faz conclusão a alguns clientes eles podem optar pelo carro com motor Mercedes.

              Comentário


                Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                Não sei se o A vendeu muito por ter o motor Renault ou se por finalmente ter modelos bonitos ao contrário das gerações anteriores, que eram trambolhos.
                Ambos. Os clientes queriam um A mais engraçado que os 2 primeiros tipo monovolume e também queriam uma versão de acesso mais barata, versão só possível com um motor diesel de pequena cilindrada que calhou ser o da Renault. Se fosse o 1.6HDI da PSA ou até o 1.3MJ da Fiat o resultado era o mesmo, as pessoas queriam era um A barato e económico sendo que o motor pouco importava...

                Comentário


                  Não confundir a percepção nacional com a global.

                  As duas primeiras gerações tiveram imenso sucesso.

                  Mk1 W168: 1.1 milhões
                  Mk2 W169: 1 milhão

                  A Mercedes nem divulga os resultados finais do Mk3 W176...temo que tenha vendido menos.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                    Não confundir a percepção nacional com a global.

                    As duas primeiras gerações tiveram imenso sucesso.

                    Mk1 W168: 1.1 milhões
                    Mk2 W169: 1 milhão

                    A Mercedes nem divulga os resultados finais do Mk3 W176...temo que tenha vendido menos.
                    Sim vendeu menos mas porque teve muito mais concorrência externa e interna, Classe B, GLA e CLA.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                      O A e CLA venderam como paezinhos quentes e isso é bom para a Mercedes, mas há muitos mais modelos para vender, mais lucrativos como o E, o S, SL, etc. Para vender com sucesso esses modelos, a MB tem que manter a imagem.

                      O que acha um cliente de um E coupé de lhe afirmarem que o carro dele tem motor Renault?

                      O melhor teria sido a Mercedes fabricar o seu próprio motor de baixa cilindrada.

                      Por outro lado, há ceos dentro da MB que acham que a marca vendeu demasiados A's.

                      A imagem é muito importante para uma marca que tem varios modelos para vender acima dos 50k.
                      Também diziam o mesmo da porsche quando lançou o boxter, que porsche era o 911, e o boxter só ia prejudicar a imagem, o porsche dos pobres.

                      Depois lançou o Cayenne e choveram críticas por todo o lado, um SUV mais pequeno, um sedan, colocou motores diesel “emprestados” pela VW, como é possível?? E não foi por isso que perdeu status, imagem e os clientes deixaram de comprar, bem pelo contrário...

                      Acho bem pior aquilo que a BMW fez com o série 1, era o único hatch com tração traseira, e por isso destacava-se da concorrência, agora é apenas mais um Golf.

                      Não é pelos motores diesel de baixa cilindrada que avalio o DNA de uma marca, são todos praticamente a mesma coisa, uns mais fiáveis outros menos, até o trabalhar é semelhante em todos.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                        Mas o Classe E não tem motor Renault.

                        Todos os modelos da Mercedes que receberam motores Renault também receberam motores Mercedes, são é mais caros.

                        Por isso, se isso faz conclusão a alguns clientes eles podem optar pelo carro com motor Mercedes.
                        A questão está aí: o E não tem motores Renault, mas há muito boa gente que pensa que qualquer modelo da MB, do A ao S, tem disponivel um motor da Renault. E depois há os que usam isto em tom depreciativo.

                        As pessoas são tramadas. Se não o fossem, esta partilha de motores com a Renault, não criava qualquer problema à imagem da marca.

                        Comentário


                          Classe C

                          https://www.mercedes-benz.pt/passeng...05.module.html

                          o 1.6dci continua e equipar o C ( hoje 20 10 2020) em 2 potencias ( 180d e 200d)

                          O 200d desloca o C ate 226km/h:P
                          Editado pela última vez por avantime1panoramix1; 20 October 2020, 01:41.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                            A questão está aí: o E não tem motores Renault, mas há muito boa gente que pensa que qualquer modelo da MB, do A ao S, tem disponivel um motor da Renault. E depois há os que usam isto em tom depreciativo.

                            As pessoas são tramadas. Se não o fossem, esta partilha de motores com a Renault, não criava qualquer problema à imagem da marca.
                            E não cria problema nenhum à imagem da marca.

                            Porque se as pessoas pensarem um bocadinho, percebem que a Mercedes escolheu uma parceria num motor maduro e económico.

                            E que por acaso, é mais fiável que outros motores propriamente Mercedes e isso sim é que dá má imagem à marca: motores próprios pouco fiáveis.
                            E depois os que são fiáveis já ninguém liga e a má fama fica lá.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                              O A e CLA venderam como paezinhos quentes e isso é bom para a Mercedes, mas há muitos mais modelos para vender, mais lucrativos como o E, o S, SL, etc. Para vender com sucesso esses modelos, a MB tem que manter a imagem.

                              O que acha um cliente de um E coupé de lhe afirmarem que o carro dele tem motor Renault?

                              O melhor teria sido a Mercedes fabricar o seu próprio motor de baixa cilindrada.

                              Por outro lado, há ceos dentro da MB que acham que a marca vendeu demasiados A's.

                              A imagem é muito importante para uma marca que tem varios modelos para vender acima dos 50k.
                              Pois pois, já nos anos 80 tambem diziam que o 190D era um falso Mercedes e que era muito fraco nas versões 2.0D 72cv etc etc.
                              Foi um modelo de enorme sucesso e isso é que conta.

                              O A tambem dizem cobras e lagartos, e no entanto, muito vendeu ele.

                              Os factos são que o A teve um enorme sucesso com e sem motores renault, e o resto são preconceitos.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                Não sei se o A vendeu muito por ter o motor Renault ou se por finalmente ter modelos bonitos ao contrário das gerações anteriores, que eram trambolhos.
                                Não acho nada que sejam trambolhos, mas isso é subjectivo.
                                Eu acho as banheiras antigas da Mercedes bem bonitas, ao contrário dos carros modernos da mercedes e não só, que parecem legos esteticamente.

                                Mas sim, tem uma estética que abrange um novo publico alvo bem diferente de outros modelos.

                                O motor renault deu tambem uma ajuda.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Pois pois, já nos anos 80 tambem diziam que o 190D era um falso Mercedes e que era muito fraco nas versões 2.0D 72cv etc etc.
                                  Foi um modelo de enorme sucesso e isso é que conta.

                                  O A tambem dizem cobras e lagartos, e no entanto, muito vendeu ele.

                                  Os factos são que o A teve um enorme sucesso com e sem motores renault, e o resto são preconceitos.
                                  Claro que era um falso Mercedes, basta olhar para o accionamento do travão de estacionamento.

                                  PS: Os W201 partilhavam diversos componentes com o irmão maior, mas realmente nem assim se livraram de ser o Baby Benz

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                    Também diziam o mesmo da porsche quando lançou o boxter, que porsche era o 911, e o boxter só ia prejudicar a imagem, o porsche dos pobres.

                                    Depois lançou o Cayenne e choveram críticas por todo o lado, um SUV mais pequeno, um sedan, colocou motores diesel “emprestados” pela VW, como é possível?? E não foi por isso que perdeu status, imagem e os clientes deixaram de comprar, bem pelo contrário...

                                    Acho bem pior aquilo que a BMW fez com o série 1, era o único hatch com tração traseira, e por isso destacava-se da concorrência, agora é apenas mais um Golf.

                                    Não é pelos motores diesel de baixa cilindrada que avalio o DNA de uma marca, são todos praticamente a mesma coisa, uns mais fiáveis outros menos, até o trabalhar é semelhante em todos.
                                    Exact. E imagina agora que a Ferrari ia começar a produzir furgões....ui, o escândalo que era.

                                    Mas afinal a Mercedes já o faz, e não é por isso que perde o DNA, tal como a Toyota dos Supras não perde DNA por ser tambem a toyota das Dynas.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                      Exato, e não só vendeu muito tendo sido um grande sucesso comercial como foi uma aposta ganha em termos de fiabilidade, consumos e fiscalidade. E não esquecer que a parceria continua para os motores a gasolina.

                                      A Mercedes nunca vendeu tanto como hoje, e muito se deve ao Classe A. Em Setembro a Mercedes foi a segunda marca mais vendida em toda a Europa, o seu melhor resultado de sempre:

                                      Pos Brand Sep-20 /19 Aug 2020 /19 Pos FY19
                                      1 Volkswagen 125,829 6.5% 1 945,877 -30.0% 1 1
                                      2 Mercedes 85,273 -5.2% 2 522,633 -21.6% 4 5
                                      3 Renault 83,991 -1.3% 3 585,171 -27.6% 2 2
                                      4 Ford 79,433 -4.5% 5 481,219 -34.4% 5 3
                                      5 Peugeot 76,117 3.4% 4 527,523 -28.6% 3 4
                                      6 Toyota 73,007 10.5% 8 467,902 -18.0% 7 10
                                      7 BMW 68,634 -9.2% 6 478,693 -21.9% 6 6
                                      8 Skoda 64,980 16.5% 7 466,447 -19.7% 8 8
                                      9 Audi 61,286 41.8% 9 431,172 -25.7% 9 9
                                      10 Opel/Vauxhall 55,224 -32.5% 14 349,479 -48.8% 10 7
                                      Off topic: Onde raio anda a Citroen???

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                        Claro que era um falso Mercedes, basta olhar para o accionamento do travão de estacionamento.

                                        PS: Os W201 partilhavam diversos componentes com o irmão maior, mas realmente nem assim se livraram de ser o Baby Benz
                                        Nas conversas de café, e agora de internet, todos sabem realmente o que é melhor para as marcas.

                                        Mas na verdade, é tudo ignorância, e as marcas seguem em frente....e os bitaiteiros não

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                          Off topic: Onde raio anda a Citroen???
                                          Pensei o mesmo, até pior que a Opel?!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                            Para uma marca que se coloca como "premium" e vive muito da imagem foi um erro.

                                            De resto é um motor como outro qualquer. Eu, pessoalmente não gosto muito porque o comportamento é demasiado diesel. Mas não há duvidas que é muito economico principalmente em cidade.
                                            A mercedes precisava de um motor pequeno, ficava mais barato comprar um do que desenvolver de raiz.

                                            Depois, a renault (e nissan) detem uma pequena percentagem da daimler., e vice versa... Acho que faz algum sentido a escolha.

                                            Será mais ou menos isto, digo eu.

                                            Comentário


                                              A verdade é que um classe A actual tem a imagem e tecnologia que se espera de um Mercedes actual, com um motor económico e fiável no caso dos que utilizam os 1,5 Renault.

                                              Creio que isto responde totalmente ao que se pretendia.

                                              Qualquer alternativa com o mesmo “caderno de encargos” não vai ser muito diferente.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Blatzvid Ver Post
                                                Pensei o mesmo, até pior que a Opel?!
                                                *Falando em vendas na EUROPA*

                                                Até onde se conhece dados oficiais (1990) nunca houve nenhum ano em que a citroen vendesse mais carros que a opel.

                                                De qualquer forma a Opel vai levar um trambolhão gigante com uma quebra de vendas de cerca de 50% em relação ao ano passado, que por si só já tinha sido o pior ano de vendas de sempre da marca, desde que há registo (808.000 carros vendidos).

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Pois pois, já nos anos 80 tambem diziam que o 190D era um falso Mercedes e que era muito fraco nas versões 2.0D 72cv etc etc.
                                                  Foi um modelo de enorme sucesso e isso é que conta.

                                                  O A tambem dizem cobras e lagartos, e no entanto, muito vendeu ele.

                                                  Os factos são que o A teve um enorme sucesso com e sem motores renault, e o resto são preconceitos.
                                                  Os mais velhos e conservadores achavam que era um Mercedes para mulheres. E de certa forma era mesmo. As mulheres adoravam-no.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                    A mercedes precisava de um motor pequeno, ficava mais barato comprar um do que desenvolver de raiz.

                                                    Depois, a renault (e nissan) detem uma pequena percentagem da daimler., e vice versa... Acho que faz algum sentido a escolha.

                                                    Será mais ou menos isto, digo eu.
                                                    Tambem acho isso.
                                                    Criar 1 motor de raíz e se fosse para manter o mesmo preço de venda do A, iria reduzir a margem de lucro, digo eu.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      Os mais velhos e conservadores achavam que era um Mercedes para mulheres. E de certa forma era mesmo. As mulheres adoravam-no.
                                                      Assim como tambem adoram os A

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Tambem acho isso.
                                                        Criar 1 motor de raíz e se fosse para manter o mesmo preço de venda do A, iria reduzir a margem de lucro, digo eu.
                                                        E não é só pelos custos, é também pela competência da Renault neste tipo de produtos. A parceria estendeu-se a muitas outas áreas como os comerciais e a Smart. Aliás os Smart nunca foram tão bons e fiáveis como os Smart desenvolvidos pela Renault.

                                                        A Renault-Nissan nesta área tem mais experiência e competência do que a Mercedes.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Assim como tambem adoram os A
                                                          Exatamente. O A de hoje é o 190 de então.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                            Exatamente. O A de hoje é o 190 de então.
                                                            É, mas hoje ainda agrada tambem aos jovens, coisa que nos anos 80 se calhar o 190D não tinha como publico alvo, digo eu.

                                                            Por falar em jbranco, lembrei-me de ti este fim de semana, fui passear à zona oeste e vi 1 spitfire com 1 cinquentão, e tambem ao lado 1 carocha que parecia saido do stand.....

                                                            às tantas eras tu no spitfire

                                                            Comentário


                                                              Antes do 190 um jovem que quisesse um mercedes tinha de andar de 300d ou coisa que o valha. Portanto o 190 por comparação, para Mercedes até era bastante jovial.

                                                              edit: No fim de semana estive por Cascais.
                                                              Editado pela última vez por Jbranco; 20 October 2020, 13:08.

                                                              Comentário

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