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Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?

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    citação:Originalmente colocada por SSx

    Sempre fiquei com a ideia que gasta 0 engatado. Por exemplo, desci a serra da estrela em 3ª e quando cheguei cá em baixo o ponteiro da temperatura estava em baixo, como se tivesse acabado de ligar o carro. Ora se continuasse a queimar combustivel durante a descida a temperatura do motor não seria os 90 normais?

    Penso eu de que...lol
    Não pá, foi tudo impressão tua .

    Ouve o Nephilim!

    :D

    Comentário


      Já agora, quanto tempo tem o carro que estar ligado ao relenti um 1L de combustivel? Alguém sabe?

      Comentário


        Depende do carro... o meu gasta com Ac 0.8l/hora

        Comentário


          Malta, marcha por inércia! Se os híbridos da Toyota aproveitam esta coisa maravilhosa da fisica para recarregar baterias porque raio iam os nossos carros continuar a debitar gasolina quando está a ser produzida energia?

          Liguem um multimetro à bateria de um Prius, coloquem-no numa descida engatado e depois desengatem-no e vejam as diferenças na corrente, easy :D

          Comentário


            Posso estar a ficar burro, mas todas essas situações estão a meter-me confusão, ajudem aqui a responder a algumas perguntas sff:

            - O motor pode trabalhar sem haver explosão/combustão?
            - Os pistões podem trabalhar "em seco"?

            Comentário


              LOL... então estamos mesmo a falar de pouquissimos centimos em estradas "normais".

              Já agora... qual seria a situação que provocaria maior desgaste do motor: ir em ponto morto ou em 5ta a umas 3 mil rotações?

              P.S. Em muitas descidas ingremes, principalmente em serra, nunca se deve ir em ponto morto, porque isso exige quase sempre um esforço adicional dos travões.

              Comentário


                citação:Originalmente colocada por worldtiki

                citação:Originalmente colocada por Nephilim

                Pois não...desce uma serra em 2ª e vais ver se gasta ou não gasta.[8D]e em 5ªtb gasta...


                para não gastar ou ser ZERO o motor tem que girar com o carro desligado
                Aceito que gaste, mas e depois :D

                Numa serra típica há curvas apertadas, logo é natural que tenha que travar e reduzir a velocidade para as fazer. As rotações baixam e nos entretantos do reduz/não reduz/será que reduz já a centralina está a cuspir o que tanto me custou a pagar para o motor para manter as rotações onde merecem estar.

                Já numa recta dum IP (a descer claro :D) chego cá abaixo igualmente rico

                E isso do 2ª ou 5ª vai dar ao mesmo, gasto 0 nas duas (partindo do principio que não vou a 800 rpm nem coisa que o valha) ;)
                se tiveres um carro hibrido acredito...:D

                Agora num carro a carburador engatado gasta mais.

                e um carro de injecção moderno pode ter sensores que corte de combustivel ou seja como o motor a descer produz energia pela lei da gravidade os sensores cortam grande parte do combustivel mas deixam um minimo para garantir o funcionar do motor com valores de consumos perto dos em ponto morto.
                O que acontece é qdo o sensor entra em acção o CB acusa valores nulos fornecidos pela centralina.

                O motor em porto morto tb nao faz esforço nenhum apenas o necessário para girar.

                Comentário


                  Realmente deve ter sido impressão minha..lol:D

                  Comentário


                    citação:Originalmente colocada por Nephilim
                    Boa logica mas já agora diz-me qual é o carro que desce engatado e "desligado" para não haver combustão/explosão dentro dos cilindros?[:I];)
                    Bem, ou não percebes, ou não queres perceber...

                    Mas eu respondo na mesma: nos carros com injecção electrónica (qualquer carro que se venda hoje em dia... não sei há quantos anos se
                    introduziu essa tecnologia)

                    Um motor para estar a funcionar apenas precisa de ter os cilindros a mover-se (para cima e para baixo caso não saibas) portanto, a descer engatado, o movimento das rodas faz os cilindros moverem-se


                    Quanto a descer engatado em 2ª ou em 5ª, gastas 0,0 l/100km nas duas situações.

                    Comentário


                      Mas então o motor pode trabalhar sem haver combustão, certo?

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por ciber007

                        citação:Originalmente colocada por SSx

                        Sempre fiquei com a ideia que gasta 0 engatado. Por exemplo, desci a serra da estrela em 3ª e quando cheguei cá em baixo o ponteiro da temperatura estava em baixo, como se tivesse acabado de ligar o carro. Ora se continuasse a queimar combustivel durante a descida a temperatura do motor não seria os 90 normais?

                        Penso eu de que...lol
                        Não pá, foi tudo impressão tua .

                        Ouve o Nephilim!

                        :D
                        so faltava dizer que o carro se desligou na descida[8][8][8]

                        é preciso nao ter nenhum conceito...

                        -------------------------------

                        quanto á teoria que diz que, COMO O CARRO VAI A DESCER, E A TRANSMISSAO ESTÁ CONECTADA COM O MOTOR, A FORÇA DA GRAVIDADE ACELERA O PROPRIO CARRO, SENDO ASSIM A TRANSMISSAO A DAR FORÇA AO MOTOR E NAO O CONTRARIO.

                        é verdadeira na parte em que a gravidade permite que a transmissao dê força ao carro. Mas isso nao quer dizer que o carro deixe de consumir! Se a transmissao dá de facto poder ao motor, vai-lhe OBRIGATORIAMENTE subir a rotação. ao subir a rotação, VAI SUBIR OS CONSUMOS. Se nao subir a rotação, nao está a ajudar o motor. simples.

                        Deixem-se de teorias fanhosas.

                        Comentário


                          Uma pergunta aos cepticos.

                          O meu CB faz as medias certinhas... visto que a descer o meu carro, quando engatado e sem acelarar, gasta 0.0... e visto que o CB usa o consumo instantaneo para fazer as medias eu pergunto... o que está mal? é que eu nao vejo nada!

                          E já agora... ponho o carro a gastar 0 de media... basta uma descida!

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por pontopt

                            citação:Originalmente colocada por Nephilim
                            Boa logica mas já agora diz-me qual é o carro que desce engatado e "desligado" para não haver combustão/explosão dentro dos cilindros?[:I];)
                            Bem, ou não percebes, ou não queres perceber...

                            Mas eu respondo na mesma: nos carros com injecção electrónica (qualquer carro que se venda hoje em dia... não sei há quantos anos se
                            introduziu essa tecnologia)

                            Um motor para estar a funcionar apenas precisa de ter os cilindros a mover-se (para cima e para baixo caso não saibas) portanto, a descer engatado, o movimento das rodas faz os cilindros moverem-se


                            Quanto a descer engatado em 2ª ou em 5ª, gastas 0,0 l/100km nas duas situações.
                            Nao tens conceitos. O motor nao trabalha sem injectar gasolina. Os cilindros nao trabalham sem terem explosao. Ja tiveste de por um carro a trabalhar de empurrao por nao teres bateria??? claro que nao, senao sabias que quando o tentas por a trabalhar, sentes o movimento da cambota de forma irregular.

                            Mais, Segundo a tua teoria, com o motor a trabalhar sem explosoes, o que aconteceria à correia da distribuição? parava? COMO? ARRANJAVAS UMA EMBREAGEM PARA A DISTRIBUIÇÃO?LOL

                            ah, espera, as valvulas continuavam a trabalhar, mas sem meter gasolina.
                            LOOOOOOOOL

                            ta na hora de ires dormir.

                            Comentário


                              movyk,

                              Os cilindros trabalham porque são empurrados pelas rodas->transmissão->(...)-> cilindros...

                              Nao vejo o problema... os cilindros fazem o carro andar porque estão ligados indirectamente às rodas... e da mesma forma as rodas os movem!


                              Acho que esta historia vai ficar conhecida como o complot dos computadores de bordo...

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                Uma pergunta aos cepticos.

                                O meu CB faz as medias certinhas... visto que a descer o meu carro, quando engatado e sem acelarar, gasta 0.0... e visto que o CB usa o consumo instantaneo para fazer as medias eu pergunto... o que está mal? é que eu nao vejo nada!

                                E já agora... ponho o carro a gastar 0 de media... basta uma descida!
                                Mas será que é mesmo 0? Ou 0.09?

                                Continua a não entrar na minha cabeçinha os pistões poderem trabalhar a "seco" sem haver combustão... A sério que me mete uma impressão do caraças, será que não há documentos sobre isso?

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por ciber007

                                  citação:Originalmente colocada por SSx

                                  Sempre fiquei com a ideia que gasta 0 engatado. Por exemplo, desci a serra da estrela em 3ª e quando cheguei cá em baixo o ponteiro da temperatura estava em baixo, como se tivesse acabado de ligar o carro. Ora se continuasse a queimar combustivel durante a descida a temperatura do motor não seria os 90 normais?

                                  Penso eu de que...lol
                                  Não pá, foi tudo impressão tua .

                                  Ouve o Nephilim!

                                  :D
                                  Então o motor sem a rodar sem queimar nada...a frio...

                                  devem estar a brincar comigo só pode... ao ligares um carro ele acelera automaticamente para manter um pouco mais de rotação e aquece rapido até á temperatura normal 80-90graus.
                                  Um carro a frio tem um desgaste brutal alem de trabalhar mal devido á má lubrificação e as compensações de dilatação.

                                  Pela tua conversa se desceres uma recta de 100klm gastas zero e o carro chega ao fim sem aquecer...[}]

                                  mostra-me o carro

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por K2000

                                    citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                    Uma pergunta aos cepticos.

                                    O meu CB faz as medias certinhas... visto que a descer o meu carro, quando engatado e sem acelarar, gasta 0.0... e visto que o CB usa o consumo instantaneo para fazer as medias eu pergunto... o que está mal? é que eu nao vejo nada!

                                    E já agora... ponho o carro a gastar 0 de media... basta uma descida!
                                    Mas será que é mesmo 0? Ou 0.09?

                                    Continua a não entrar na minha cabeçinha os pistões poderem trabalhar a "seco" sem haver combustão... A sério que me mete uma impressão do caraças, será que não há documentos sobre isso?
                                    A seco?

                                    Como assim? Tem oleo... na camara é que está vazio... nao vejo problemas nisso...

                                    Explica-me qual é a confusão...

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                      movyk,

                                      Os cilindros trabalham porque são empurrados pelas rodas->transmissão->(...)-> cilindros...

                                      Nao vejo o problema... os cilindros fazem o carro andar porque estão ligados indirectamente às rodas... e da mesma forma as rodas os movem!


                                      Acho que esta historia vai ficar conhecida como o complot dos computadores de bordo...
                                      taveirada, acredita que nenhum carro se desliga em movimento, tirando as excepções dos hibridos.

                                      Para ja, os servofreios dos carros a gasolina funcionam com a ajuda dos gases de escape, e nao convem ficar sem travões numa descida. Digo eu.

                                      Depois, como é k é possivel, segundo a teoria da gravidade a puxar o carro, o motor se desligar? Afinal, se a transmissao dá força ao motor, mantem a sua rotação, e o motor nunca se conseguirá desligar. Digo eu.

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                        citação:Originalmente colocada por ciber007

                                        citação:Originalmente colocada por SSx

                                        Sempre fiquei com a ideia que gasta 0 engatado. Por exemplo, desci a serra da estrela em 3ª e quando cheguei cá em baixo o ponteiro da temperatura estava em baixo, como se tivesse acabado de ligar o carro. Ora se continuasse a queimar combustivel durante a descida a temperatura do motor não seria os 90 normais?

                                        Penso eu de que...lol
                                        Não pá, foi tudo impressão tua .

                                        Ouve o Nephilim!

                                        :D
                                        Então o motor sem a rodar sem queimar nada...a frio...

                                        devem estar a brincar comigo só pode... ao ligares um carro ele acelera automaticamente para manter um pouco mais de rotação e aquece rapido até á temperatura normal 80-90graus.
                                        Um carro a frio tem um desgaste brutal alem de trabalhar mal devido á má lubrificação e as compensações de dilatação.

                                        Pela tua conversa se desceres uma recta de 100klm gastas zero e o carro chega ao fim sem aquecer...[}]

                                        mostra-me o carro
                                        É verdade que engatado e a descer o carro demora mais a aquecer (na descida em questão o ponteiro nem se mexe... portanto nao sei se aquece 1º, ou 10, ou nada!) que desengatado e a descer. Eu dou-te um exemplo... o meu carro.

                                        Mas o motor aquecerá sempre... nem que seja pela propria fricção dos cilindros na camara...

                                        Comentário


                                          Não queria dizer pistões, mas sim falar da camara de combustão.

                                          Portanto é possível haver um corte de combustivel completo? Ou seja, deixar de haver combustão?

                                          E dizes isso porque o CB te diz que gasta 0 ou porque tens algum conhecimento sobre a matéria?

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por Movyk

                                            citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                            movyk,

                                            Os cilindros trabalham porque são empurrados pelas rodas->transmissão->(...)-> cilindros...

                                            Nao vejo o problema... os cilindros fazem o carro andar porque estão ligados indirectamente às rodas... e da mesma forma as rodas os movem!


                                            Acho que esta historia vai ficar conhecida como o complot dos computadores de bordo...
                                            taveirada, acredita que nenhum carro se desliga em movimento, tirando as excepções dos hibridos.

                                            Para ja, os servofreios dos carros a gasolina funcionam com a ajuda dos gases de escape, e nao convem ficar sem travões numa descida. Digo eu.

                                            Depois, como é k é possivel, segundo a teoria da gravidade a puxar o carro, o motor se desligar? Afinal, se a transmissao dá força ao motor, mantem a sua rotação, e o motor nunca se conseguirá desligar. Digo eu.
                                            Mas porque dizes... Desliga! Ele não está desligado... só não injecta gasolina! O motor de arranque serve para meter o motor a mexer... se o motor estiver a mexer... o carro tá ligado! Tem rotação! Nao entendo a tua duvida...

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por K2000

                                              Não queria dizer pistões, mas sim falar da camara de combustão.

                                              Portanto é possível haver um corte de combustivel completo? Ou seja, deixar de haver combustão?

                                              E dizes isso porque o CB te diz que gasta 0 ou porque tens algum conhecimento sobre a matéria?
                                              Curiosamente ainda à umas semanas na AH saiu esta pergunta... o que sei é de lá e de paginas na net... o que sei é o que te disse... li numa revista da especialidade...

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                                citação:Originalmente colocada por Movyk

                                                citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                                movyk,

                                                Os cilindros trabalham porque são empurrados pelas rodas->transmissão->(...)-> cilindros...

                                                Nao vejo o problema... os cilindros fazem o carro andar porque estão ligados indirectamente às rodas... e da mesma forma as rodas os movem!


                                                Acho que esta historia vai ficar conhecida como o complot dos computadores de bordo...
                                                taveirada, acredita que nenhum carro se desliga em movimento, tirando as excepções dos hibridos.

                                                Para ja, os servofreios dos carros a gasolina funcionam com a ajuda dos gases de escape, e nao convem ficar sem travões numa descida. Digo eu.

                                                Depois, como é k é possivel, segundo a teoria da gravidade a puxar o carro, o motor se desligar? Afinal, se a transmissao dá força ao motor, mantem a sua rotação, e o motor nunca se conseguirá desligar. Digo eu.
                                                Mas porque dizes... Desliga! Ele não está desligado... só não injecta gasolina! O motor de arranque serve para meter o motor a mexer... se o motor estiver a mexer... o carro tá ligado! Tem rotação! Nao entendo a tua duvida...

                                                Não injecta gasolina??????

                                                Mas como é que é possivel???????????? Está tudo maluco ou é das horas altas????

                                                Entao agora as centralinas ja sabem identificar descidas e cortam a gasolina quando sentem uma??? E por todos os motivos que eu disse e mais alguns que eu nao disse: um motor nao se pode desligar em andamento.

                                                Comentário


                                                  A centralina nao desliga a injecção em milesimas... simplesmente sabe que tu estas a tirar gas e o carro a andar mais (nada que um cruise control nao faça) e ve que não precisa de injectar para o carro cumprir o que o acelarador quer... o que vem por excesso serve!

                                                  Encontrei um:
                                                  http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/descida.htm

                                                  Sobre descidas: use sempre o câmbio engatado, seja em 5a. ou em marcha inferior, conforme a situação -- uma regra válida recomenda usar para descer a mesma marcha que se usaria para subir a ladeira ou trecho de estrada. Ao contrário do que muitos pensam, nos carros atuais com motor a injeção o consumo é menor em 5a. do que em ponto-morto, pois a partir de certa rotação -- em média 1.500 rpm --, não havendo aceleração, o fornecimento de combustível é interrompido (sistema denominado cut-off).

                                                  Acabou a festa agora?!

                                                  Comentário


                                                    A teoria é que quando estão reunidas certas condições, como por exemplo quando o motor está a fazer de travão, a centralina corta a injecção de combustível... Nesse caso, a centralina não precisa de saber se é uma descida ou não, apenas que a rotação não corresponde ao curso do acelerador.


                                                    OOOOPS, too late...

                                                    Comentário


                                                      Boas! Isso pode ser verdade como pode não ser, é provavel que vá a gastar menos que engatado mas a diferença deve ser quase nula uma vez que numa decida se fores em 5ª ou 6ª sem acelarar o carro não vai a gastar quase nada!

                                                      Basta ver quem tiver CB, o consumo instantanêo é quase nulo nessas situações ;)

                                                      Comentário


                                                        citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                                        A centralina nao desliga a injecção em milesimas... simplesmente sabe que tu estas a tirar gas e o carro a andar mais (nada que um cruise control nao faça) e ve que não precisa de injectar para o carro cumprir o que o acelarador quer... o que vem por excesso serve!

                                                        Encontrei um:
                                                        http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/descida.htm

                                                        Sobre descidas: use sempre o câmbio engatado, seja em 5a. ou em marcha inferior, conforme a situação -- uma regra válida recomenda usar para descer a mesma marcha que se usaria para subir a ladeira ou trecho de estrada. Ao contrário do que muitos pensam, nos carros atuais com motor a injeção o consumo é menor em 5a. do que em ponto-morto, pois a partir de certa rotação -- em média 1.500 rpm --, não havendo aceleração, o fornecimento de combustível é interrompido (sistema denominado cut-off).

                                                        Acabou a festa agora?!
                                                        Devo confessar que nao conhecia o sistema. No entanto, o sistema nao desliga completamente o fornecimento de gasolina. Apenas parcialmente.

                                                        citação:In a system for controlling an internal combustion engine having a plurality of cylinders and connected to the automatic transmission and mounted on a vehicle and the operation of the engine is switched between full-cylinder operation during which all of the cylinders are operative and cutoff-cylinder operation during which some of the cylinders are non-operative, based on at least the load of the engine, a gradient of road on which the vehicle runs is estimated and the cutoff-cylinder operation is prohibited when the estimated gradient is equal to or greater than a threshold value. With this, it becomes possible to generate sufficient deceleration, when the vehicle runs a downhill during cutoff-cylinder operation, while ensuring to prevent the operator to feel excessive acceleration.

                                                        Comentário


                                                          Essa explicação que me parece daqui:

                                                          http://www.freepatentsonline.com/7089103.html

                                                          assemelha-se mais ao funcionamento do bmw850i e nao desta em particular... o 850i desligava metade dos cilindros se fosse em D só trabalhava com 6 cilindros...

                                                          Tanto que essa patente é só para carros com auto transmission...

                                                          Comentário


                                                            Já agora... conheço carros, actuais; 1.6Pug; que em ponto morto gastam mais .5 que engatados... mas engatados não vai ao zero... fica no 0.1/0.2

                                                            Comentário


                                                              prova-me que o sistema desliga todos os cilindros e eu nao te chateio mais.

                                                              ah, e nao leves a mal eu tar aqui a insistir. eu gosto de aprender cenas novas e esse sistema nao conhecia eheheh.

                                                              fica bem

                                                              Comentário

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