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Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?

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    #61
    Pois o meu civic Hybrid a descer gasta comprovadamente 0 pois o sistema VTEC encerra as valvulas de admissao e escape, evitando o efeito de bombagem..., aliado á CVT e ao motor electrico consigo descer a A8 em direcção a Lisboa a + de 140 sem gastar uma gota ke seja...

    cpts

    nos carros normais (diesel ou gasolina) eu creio ke a injecção não corta completamente, mas sim ke fica reduziada a valores residuais...

    se não não vinha nos manuais dos carros a indicação de nunca por os carros a pegar de empurrão, por risco de explosão do catalisador...

    cpts

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      #62


      Há quem quera ainda provas do que se fala... esta serve?

      Como acham que eu cheguei a este valor? Com certeza que não foi desengatado...

      Outro factor para se conseguir boas médias: paciência que é o que muita gente não tem para deixar ir rolando o carro pachorrentamente engatado pela estrada fora sem acelerar. Depois não venham dizer que "O meu carro gasta muito e tal..."

      Epirit: Quanto á tua dúvida do ruído do motor sem haver combustão, eu digo-te que o motor faz quase tanto barulho a funcionar sem combustão e através da inércia das rodas como quando está a trabalhar normalmente. Um exemplo que comprova: com certeza já fizeste pegar um carro por empurrão. Não te apercebeste que nos primeiros momentos em que se engata o carro para provocar o arranque do motor, este parece engasgar-se antes de arrancar a 100%, fazendo barulho. Só depois é que pega, começando a deitar algum fumo e ouve-se um ruído mais natural de um motor a trabalhar (início da combustão). O som que se ouve é do tipo: vrrrr, vrrrrr,... vruuuuuuuummmmm! (e começa a queimar combustível). Faz ou não faz barulho? Lembro-me quando tinha o Corsa, andei 1 vez sem a panela traseira. Como todos sabem, assim fazia um cagaçal dos diabos. Mas o mais engraçado é que fazia (bem) menos barulho quando descia com o motor engatado! O ronco deixava-se de ouvir quase por completo, pois o motor não estava a fazer combustão (estava a cortar na injecção) e como tal não se fazia ouvir pelo escape aberto. Caso contrário fazia um ronco que mais parecia um F1 a andar! lol

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        #63
        As melhores regras para poupar:
        Prever as paragens de perdas de velocidade com antecedência (não adianta ter o pé no acelerado a 100m de um semaforo que acaba de estar vermelho)
        Não colocar o carro em ponto-morto (a não ser perto da paragem completa).
        Não tentar ganhar velocidade nas subidas (eventualmente deixar perder um pouco).
        Desligar o motor em paragens prolongadas (e evitar ralenti em geral).

        Comentário


          #64
          citação:Originalmente colocada por Alex

          As melhores regras para poupar:
          Prever as paragens de perdas de velocidade com antecedência (não adianta ter o pé no acelerado a 100m de um semaforo que acaba de estar vermelho)
          Não colocar o carro em ponto-morto (a não ser perto da paragem completa).
          Não tentar ganhar velocidade nas subidas (eventualmente deixar perder um pouco).
          Desligar o motor em paragens prolongadas (e evitar ralenti em geral).
          Apoiado! Mas esqueceste da mais importante, a mais eficaz delas todas e que se tem aqui falado: descer com o motor engatado sem acelerar. ;) :D

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            #65
            ponto morto, poupa combustivel

            tenho colegas meus que aproveitam toda e qualquer descida para pôr em ponto morto, dizem eles que poupa combustivel![8][8][8] será ! a meu ver a força exercida pelo carro faz com que o motor trabalhe, não sendo necessário mt combustivel para o fazer rolar... isto mt basico...:D:D
            dizem eles que a rotação está mais baixa, do que com uma mudança engrenada por isso gasta menos, mais uma vez será????
            já para não falar da insegurança que é ter as rodas soltas...
            mas mesmo assim eles não querem saber[8][8][8][8][8]

            Comentário


              #66
              Se eles são assim, diz-lhes para pendurarem um cd no espelho retrovisor porque assim passam na via verde sem pagar.:D

              Comentário


                #67
                Os carros mais recentes cortam a injecção de combustível, usando a gravidade para rolar e manter o motor "activo".

                Comentário


                  #68
                  Garanto que em ponto morto o carro gasta menos...por alguma razão se diz que está ao "relenti"

                  tou a falar só a nivel de consumos... e se formos a descer e a travar com o motor gasta mto pk o motor vai com alguma rotação.

                  Comentário


                    #69
                    citação:Originalmente colocada por Vanquish

                    Se eles são assim, diz-lhes para pendurarem um cd no espelho retrovisor porque assim passam na via verde sem pagar.:D
                    [^][^]

                    A velha pergunta do ponto morto...
                    Desde que a rotação seja suficientemente alta para o carro não esta a injectar gasolina então o facto de usar uma mudança numa descida não faz o carro gastar gasolina... Enquanto que andar em ponto morto se estará sempre a gastar a gasolina do ralenti. Mas atenção que mtas vezes é melhor deixar o carro rolar em ponto morto do que engatar uma 5a durante um bocado e depois ter de meter acelerador para conseguir chegar ao fim...

                    Comentário


                      #70
                      citação:Originalmente colocada por NunoS

                      Os carros mais recentes cortam a injecção de combustível, usando a gravidade para rolar e manter o motor "activo".
                      activo sem combustivel...[:I][}]

                      cortam quer dizer reduz alguma coisa mas gasta;)

                      Comentário


                        #71
                        Tu muito te ris neste fórum, mas pronto...

                        EDIT: Por alguma razão coloquei activo entre aspas.

                        Comentário


                          #72
                          numa coisa eles podem ganhar com o carro em ponto motor, o facto das rodas estarem soltas o carro tende a perder menos velocidade e portanto percorrer uma distância maior sem acelerar, logo gasta menos!!! Agora se compensa ou não são contas a fazer!!! Mas com a gestão electronica do carro... n deve compensar assim tanto!!

                          Quanto ao facto da insegurança, muito dos carros com caixa automatica tb fazem as descidas em rotações baixissimas! Portanto o carro tb vai solto demais para alguma curva ou mudança de direcção! Acho q n podemos exigir q as pessoas q andem na rua sejam uns pilotos, mas acho q as aulas de condução deviam alertar os futuros condutores para este tipo de situações!

                          Comentário


                            #73
                            citação:Originalmente colocada por Nephilim

                            citação:Originalmente colocada por NunoS

                            Os carros mais recentes cortam a injecção de combustível, usando a gravidade para rolar e manter o motor "activo".
                            activo sem combustivel...[:I][}]

                            cortam quer dizer reduz alguma coisa mas gasta;)
                            Penso que não mas....pelo menos no c.b. em ponto morto indicava 0.3 e engatado indicava 0.

                            Comentário


                              #74
                              Nephilim, estás enganado. O carro engatado numa descida funciona forçado pelo movimento das rodas que por sua vez estão ligadas à transmissão que por fim está ligada ao motor. O consumo nos carros de injecção electrónica nestes casos é zero ou muito perto disso.

                              Comentário


                                #75
                                Acho q a questão fundamental é que o carro engatado está a travar o andamento! o facto de gastar mais um decimo engatado ou em ponto morto acaba por ser irrelevante! Resta saber a distância q se consegue percorrer sem necessitar de acelerar!

                                Comentário


                                  #76
                                  citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                  Garanto que em ponto morto o carro gasta menos...por alguma razão se diz que está ao "relenti"

                                  tou a falar só a nivel de consumos... e se formos a descer e a travar com o motor gasta mto pk o motor vai com alguma rotação.
                                  Eu n sou mecanico e não percebo nada de injecção electrónica.

                                  Mas de facto um carro ao ralenti vai a gastar uma marca marginal de combustivel. Com uma mudança metida as cordas e trasnmissão fazem o motor girar em seco sem qualquer injecção de combustivel, logo o gasto será menor. Mas como disse anteriormente as vezes é a falsa poupança pq depois o carro ou começa a morrer ou então qdo se chegar ao plano vai menos longe com a 5a ou 6a metida do que se tivesse vindo a ganhar balanço a descida inteira. Mas em termos de segurança isso não ha duvidas que a mudança engrenada é muitissimo melhor!!!

                                  Comentário


                                    #77
                                    Nos carros com sistema de injectão electrónica, quando se tiver numa descida, mantendo-o engatado a uma velocidade, exemplo de 90 km/h numa descida, sem tocar no acelerador, o consumo é 0,0L.
                                    Mas atenção que se for numa rotação já perto do ralenti, aí ele injecta combustível, para "tentar" não parar!

                                    Comentário


                                      #78
                                      citação:Originalmente colocada por J.Garcia

                                      Nos carros com sistema de injectão electrónica, quando se tiver numa descida, mantendo-o engatado a uma velocidade, exemplo de 90 km/h numa descida, sem tocar no acelerador, o consumo é 0,0L.
                                      Mas atenção que se for numa rotação já perto do ralenti, aí ele injecta combustível, para "tentar" não parar!
                                      Sim, para tentar não ir a baixo. Pelo menos e a ideia q tenho.
                                      Mas de certo que haverá alguem com conhecimentos mecanicos q possa dar o contributo. O CB do meu acima das 1000rpm passa a dar 0.0 ao ralenti mostra cerca de 0.7L/100km

                                      Comentário


                                        #79
                                        Como o J.Garcia disse... complementando... o que faz o motor gastar zero é o proprio motor... ou seja... basicamente o trabalho do motor, forçado pela descida, esse trabalho... tal como alguem estar a pedalar para o motor não ir abaixo... faz com que o motor gaste muito pouco... ou mesmo nada...

                                        Comentário


                                          #80
                                          citação:Originalmente colocada por Bruno4646

                                          citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                          citação:Originalmente colocada por NunoS

                                          Os carros mais recentes cortam a injecção de combustível, usando a gravidade para rolar e manter o motor "activo".
                                          activo sem combustivel...[:I][}]

                                          cortam quer dizer reduz alguma coisa mas gasta;)
                                          Penso que não mas....pelo menos no c.b. em ponto morto indicava 0.3 e engatado indicava 0.
                                          O meu C.B. tanto engatado como em porto morto, em andamento acusa 2.0

                                          Comentário


                                            #81
                                            Ao conduzir numa descida com o carro engatado e sem acelerar o consumo de combustível é zero desde que o carro tenha corte de injecção.
                                            Chama-se a isto conduzir por inércia.
                                            É o próprio peso do carro, ajudado pela gravidade da descida que colocam em funcionamento as rodas e estas por sua vez fazem rodar o motor mantendo-o desta forma a trabalhar.

                                            Comentário


                                              #82
                                              pelo meu computador de bordb quando desço com uma mudança engatada o consumo é 0.
                                              quando desço ao ralenti, consumo como tivesse aquela velocidade em plano.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Pelo que sei , o carro engrenado sem acelaração consome menos do que em ponto morto.
                                                Agora uma coisa é certa , no meu samurai aproveito todas a descidas para por em ponto morto nao por consumir menos mas sim para andar mais.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Tenho que confessar que é um vicio que tenho. Devido à aerodinamica do meu carro, muitas vezes em descida gosto de o colocar em ponto morto e deixa-lo ganhar velocidade. Ultrapasso o pessoal todo que vai a "prender" o seu motor na quinta. Sem ter o pé no acelerador ;)

                                                  E depois, só quando volta uma subida (ou uma grande recta) é que lá vai uma mudança para aproveitar a embalagem.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    O que diz o CB é enganoso...

                                                    o carro a descer engatado em que mudança for gasta gasolina pk está simplesmente a trabalhar, se virem o escape ele deita fumo, há queima de combustivel com ou sem o "tal" corte dos carros novos.

                                                    é tão simples como isto.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                      O que diz o CB é enganoso...

                                                      o carro a descer engatado em que mudança for gasta gasolina pk está simplesmente a trabalhar, se virem o escape ele deita fumo, há queima de combustivel com ou sem o "tal" corte dos carros novos.

                                                      é tão simples como isto.

                                                      Ele gastar gasta mas é uma margem minima.
                                                      O meu C.B. nunca indicou menos do 0.2

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                        O que diz o CB é enganoso...

                                                        o carro a descer engatado em que mudança for gasta gasolina pk está simplesmente a trabalhar, se virem o escape ele deita fumo, há queima de combustivel com ou sem o "tal" corte dos carros novos.

                                                        é tão simples como isto.

                                                        Será?

                                                        ;)

                                                        O que te digo é que imagina que vais a dar ao pedal numa bicicleta a electricidade... ela não precisa de estar a gastar energia... usa a energia que tu crias... pq não pode ser assim nos carros actuais?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Um carro engatado em 5ª numa descida gasta menos combustível do que em ponto morto.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            lá vamos nós outra vez...

                                                            um carro de injeccão se for engatado gasta 0.0 desde que nao vá a rotaçoes muito proximas de ralenti. Se for em ponto morto gasta o necessario para ter o motor a trabalhar.

                                                            Claro que em casos especificos pode compensar por em ponto morto pois a inclinaçao da descida podera ser pouco e se o carro for engatado vai perder velocidade. Mas fora isso compensa sempre ir com o carro engatado, sendo um carro moderno.

                                                            ps. o nephilim é um teimoso que nega sempre a evidencia de que os carros modernos gastam zero mesmo:D

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                                                              #90
                                                              mas pessoal, nao precisam de por em ponto morto...basta manterem a embreagem pressionada. caso precisem de travar com o motor, é so levantar o pedal.

                                                              ah, e um carro engatado gasta sempre mais que um que esteja em ponto morto ou com embreagem, pois, como disseram aqui antes, engatado a caixa de velocidades está a passar movimento, por mais minimo que seja, à transmissao.

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