Digam o que disserem, um carro a descer engatado faz muito menos barulho. E DE CERTEZA que não é por estar a gastar mais combustível.
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Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?
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citação:Originalmente colocada por Nitrofurano
citação:Originalmente colocada por Nephilim
que grandes confusões mas qual oleo?[:I]...o servo freio funciona por vacuo do motor...se roda produz vacuo.;)
o fenomeno[:0] é alguem achar que um carro desce sem queimar combustivel, desligado portanto...[8D]
Fenómeno? Sim, há alguns neste tópico...
Motor ligado é a trabalhar criando explosão dentro do cilindros e isso gasta gasolina.
Se dizes que o motor está ligado como pode estar a injectar ZERO em gasolina?
Eu já desci serras com o 206 , corrola e um yaris os 3 modelos novos e todos chegam cá abaixo quentes e vieram sempre a trabalhar.
É claro que a descer gastam menos pois não é preciso acelarar, mas tb o numero de rotações é mto superior.(ou tb tem menos rotações?)[:I]:D
Comentário
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citação:Originalmente colocada por miguel santos
por vacuo, tens a certeza? nao é suposto ser um sistema hidráulico?
Ou seja com o motor sem rotação não produz vacuo e o pedal do travão fica durissimo[xx(]
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Nephilim
Errado..o motor pode rodar desligado de empurrão ou numa descida.
E aqui ninguém falou em "motor desligado", o que se fala aqui é no corte da injecção de combustível!
Comentário
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citação:Originalmente colocada por eduardomaio
citação:Originalmente colocada por Nephilim
Errado..o motor pode rodar desligado de empurrão ou numa descida.
E aqui ninguém falou em "motor desligado", o que se fala aqui é no corte da injecção de combustível!
se for a gasoleo apenas ar comprimida e gasoleo.
De ambas as maneiras tem que haver sempre a entrada de combustivel;)
Agora que não descidas em que pela lei da gravidade obriga a não acelarar e andar engatado apenas o motor não faz qualquer esforço como tal tem em alguns modelos um sensor , trata-se de um limitador de gasolina que faz que nesta situações se injecte um minimo de gasolina nos cilindros só para manter o motor a trabalhar.
Sobre o gastar mais ou menos temos aqui 2 coisas distintas.
-ponto morto...gasta o minimo para rodar o motor.
-Andar engatado a descer em velocidade.--- pode por ciclo gastar menos que em ponto morto devido ao limitador mas como tem mais ciclos pk tem mais rotações por minuto acaba por gastar mais.
Ou seja.
A andar engatato, gasta menos por ciclo que em ponto morto, mas como por minutos tem mto mais ciclos devido á rotação elevada do motor gasta mais.
Percebido?
Comentário
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citação:Originalmente colocada por joaorif
O atrito entre as peças deve produzir calor, ou será que não?
O que produz mto calor no motor é as explosão/combustão continuas dentro dos cilindros e para arrefecer isso há o sistema de refrigeração.
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Nephilim
citação:Originalmente colocada por joaorif
O atrito entre as peças deve produzir calor, ou será que não?
O que produz mto calor no motor é as explosão/combustão continuas dentro dos cilindros e para arrefecer isso há o sistema de refrigeração.
O motor roda, explosões nos cilindors, nem por isso.
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Nightwisher
citação:Originalmente colocada por Nephilim
citação:Originalmente colocada por joaorif
O atrito entre as peças deve produzir calor, ou será que não?
O que produz mto calor no motor é as explosão/combustão continuas dentro dos cilindros e para arrefecer isso há o sistema de refrigeração.
O motor roda, explosões nos cilindors, nem por isso.
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Nephilim
citação:Originalmente colocada por Nightwisher
Quem disse que numa descida, sem se carregar no acelarador, esta a haver explosão??
O motor roda, explosões nos cilindors, nem por isso.
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Luis Capelo
nephilim, continuas errado, mas ok.
já deu para perceber que não queres aprender.
No entanto como ja disse sem acelarador é um limitador de combustivel k "corta" grande parte do consumo.
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Nephilim
Desculpa lá...se falarmos de um hibrido acredito, um a gasolina ou gasoleo não acredito e kjá andei e conduzi varios e isso nunca aconteceu em nenhum...mesmo a descer oiço o motor a trabalhar
No entanto como ja disse sem acelarador é um limitador de combustivel k "corta" grande parte do consumo.
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Nephilim
citação:Originalmente colocada por eduardomaio
citação:Originalmente colocada por Nephilim
Errado..o motor pode rodar desligado de empurrão ou numa descida.
E aqui ninguém falou em "motor desligado", o que se fala aqui é no corte da injecção de combustível!
se for a gasoleo apenas ar comprimida e gasoleo.
De ambas as maneiras tem que haver sempre a entrada de combustivel;)
Agora que não descidas em que pela lei da gravidade obriga a não acelarar e andar engatado apenas o motor não faz qualquer esforço como tal tem em alguns modelos um sensor , trata-se de um limitador de gasolina que faz que nesta situações se injecte um minimo de gasolina nos cilindros só para manter o motor a trabalhar.
Sobre o gastar mais ou menos temos aqui 2 coisas distintas.
-ponto morto...gasta o minimo para rodar o motor.
-Andar engatado a descer em velocidade.--- pode por ciclo gastar menos que em ponto morto devido ao limitador mas como tem mais ciclos pk tem mais rotações por minuto acaba por gastar mais.
Ou seja.
A andar engatato, gasta menos por ciclo que em ponto morto, mas como por minutos tem mto mais ciclos devido á rotação elevada do motor gasta mais.
Percebido?
um motor pode ir a rodar a 5000rpms por minuto e gastar 0 de gasolina. E nao está desligado. Porquê? Simplesmente nao há injecçao de combustível, entra ar pela admissao e sai ar pelo escape. porque o movimento de rotaçao é induzido ao motor pelas rodas que giram impulsionadas tanto pela força da gravidade no caso de uma descida, como pela inércia no caso de ser em plano ou subida (sim também é possível gastar 0 no consumo instantâneo a subir ).
Vamos lá a ver. Um carro está a rolar a uma determinada velocidade e uma certa rpm e entra numa descida e o condutor retira o pé do acelerador e nao toca em mais nada (a nao ser o volante...). Até esse momento o motor estava a impulsionar o carro, o movimento era mais ou menos por esta ordem de acontecimentos: ar entra nos cilindros, injecçao electrónica introduz combustivel nos cilindros, cilindro comprime mistura, dá-se igniçao, gases da combustao impulsionam o embolo do cilindro para baixo fazendo rodar a cambota e no retorno expulsa os gases do motor. A cambota ao girar faz girar o volante do motor e este está ligado pela embraiagem à caixa de velocidades e esta às rodas. Ou seja, no final de contas o sobe-desce dos pistoes nos cilindros resulta na rotaçao das rodas. Isso consome combustível.
Quando soltamos o acelerador numa descida, a injecçao corta a alimentaçao de combustível e o peso do carro faz girar as rodas (experimentem com um carro de rolamentos--->sem motor), as rodas ao girarem fazem movimentar a transmissao que por sua vez está ligada ao volante-motor pela embraiagem, o volante-motor movimenta a cambota e esta impulsiona os pistoes para cima e para baixo, a árvore de cames continua a abrir e fechar as válvulas (sincronizada com a cambota), e o ar entra e sai do motor. A diferença é que nao há combustível (a injecçao cortou-o) e portanto nao há explosao, nao há explosao nao há consumo ;);)
O motor vai "ligado" porque tudo está em funcionamento, basta um toque no acelerador para que entre o combustivel no cilindro e se dê a combustao, e inclusivé como o alternador vai a funcionar temos todos os sistemas eléctricos a funcionar e a bateria a ser carregada.
Isto é possível desde que as rpms nao sejam inferiores ao ponto de ralenti, momento em que a injecçao que é esperta comó raio "adivinha" que tem de "forçar" o funcionamento do motor metendo mais "carvao na caldeira"
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citação:Originalmente colocada por paulinhuu
só o simples facto de travar, aumenta o consumo... logo, será que com o motor engatado, quando se carregar no travão, começa logo a ser injectado combustível ??.... que raio de confusão..
Comentário
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Estas coisas fazem confusão também nos topicos de consumos.
Que raio de mania de as pessoas quererem associar rotações a consumos!!
Exactamente nos mesmas condições (incluindo posição de acelarador), um carro não consome mais por ir a mais ou menos rotação! É a posição do acelarador que tem a maior parte da responsabilidade.
Ora extrapolando dos consumos para ontopic, com o acelarador tudo em cima e uma descida que não deixe que o carro perca velocidade temos... o mesmo que acontece se levantarmos o pe a direito com a deferença que a direito o carro vai parar mas enquanto o pe for la em cima o consumo é 0.
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citação:Originalmente colocada por Duro
citação:Originalmente colocada por paulinhuu
só o simples facto de travar, aumenta o consumo... logo, será que com o motor engatado, quando se carregar no travão, começa logo a ser injectado combustível ??.... que raio de confusão..
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Duro
citação:Originalmente colocada por paulinhuu
só o simples facto de travar, aumenta o consumo... logo, será que com o motor engatado, quando se carregar no travão, começa logo a ser injectado combustível ??.... que raio de confusão..
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citação:Originalmente colocada por Duro
nao porque tu trocas-te todo a explicar e afinal de contas nem tens razao.
um motor pode ir a rodar a 5000rpms por minuto e gastar 0 de gasolina. E nao está desligado. Porquê? Simplesmente nao há injecçao de combustível, entra ar pela admissao e sai ar pelo escape. porque o movimento de rotaçao é induzido ao motor pelas rodas que giram impulsionadas tanto pela força da gravidade no caso de uma descida, como pela inércia no caso de ser em plano ou subida (sim também é possível gastar 0 no consumo instantâneo a subir ).
Vamos lá a ver. Um carro está a rolar a uma determinada velocidade e uma certa rpm e entra numa descida e o condutor retira o pé do acelerador e nao toca em mais nada (a nao ser o volante...). Até esse momento o motor estava a impulsionar o carro, o movimento era mais ou menos por esta ordem de acontecimentos: ar entra nos cilindros, injecçao electrónica introduz combustivel nos cilindros, cilindro comprime mistura, dá-se igniçao, gases da combustao impulsionam o embolo do cilindro para baixo fazendo rodar a cambota e no retorno expulsa os gases do motor. A cambota ao girar faz girar o volante do motor e este está ligado pela embraiagem à caixa de velocidades e esta às rodas. Ou seja, no final de contas o sobe-desce dos pistoes nos cilindros resulta na rotaçao das rodas. Isso consome combustível.
Quando soltamos o acelerador numa descida, a injecçao corta a alimentaçao de combustível e o peso do carro faz girar as rodas (experimentem com um carro de rolamentos--->sem motor), as rodas ao girarem fazem movimentar a transmissao que por sua vez está ligada ao volante-motor pela embraiagem, o volante-motor movimenta a cambota e esta impulsiona os pistoes para cima e para baixo, a árvore de cames continua a abrir e fechar as válvulas (sincronizada com a cambota), e o ar entra e sai do motor. A diferença é que nao há combustível (a injecçao cortou-o) e portanto nao há explosao, nao há explosao nao há consumo ;);)
O motor vai "ligado" porque tudo está em funcionamento, basta um toque no acelerador para que entre o combustivel no cilindro e se dê a combustao, e inclusivé como o alternador vai a funcionar temos todos os sistemas eléctricos a funcionar e a bateria a ser carregada.
Isto é possível desde que as rpms nao sejam inferiores ao ponto de ralenti, momento em que a injecçao que é esperta comó raio "adivinha" que tem de "forçar" o funcionamento do motor metendo mais "carvao na caldeira"
Ora com gostei e concordo com a tua explicação mas não concordo com uma coisita.
Ora bem o que tu afirmas é que:
o carro vai "ligado" isto é com tudo electrico ligado e tudo a rodar , motor, alternador, caixa, a bateria carrega etc etc...até aqui tudo correcto.;)
Mas a descer o motor(sem combustivel) roda pela gravidade...ou seja o proprio motor e caixa vao prendendo o carro, especialmente se for um diesel, não se ouvem explosão do trabalhar e o motor não aquece.
o que acontece é que se descermos com um carro ouvimos o motor ele está a gastar, pode gastar pouco mas gasta.
esse gastar zero não existe...só mesmo nos CB dos carros .
Experimentem fazer uma descida de varios kilometros sem acelarador com o carro engatado e chegam cá abaixo o motor está quente e houve um pouco de consumo.
Resumidamente a minha divergencia contigo é que tu dizes que existe um corte de energia a 100% e eu digo que o corte é parcial mas gasta algum
Comentário
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A pouco e pouco o Nephilim vai mudando o discurso. Já agora, o meu carro ao ralenti aquece bastante, se começar a acelerar e for para a auto-estrada ele arrefece e no entanto existe combustão, já viste a diferença?
No meu XSI quando anadava a abrir ele aquecia que nem um doido, quando chegava a uma descida se largasse o acelerador e o deixasse engatado ele arrefecia.
E se desligares o carro e voltares a ligar passado 1 ou 2 minutos é bem provavel que o termómetro da água tenha um valor mais alto porque não existe uma deslocação de ar suficiente para o arrefecer.
Como podes ver a temperatura do liquido de arrefecimento do motor não está directamente relacionada com a injecção de gasolina ;)
O mesmo acontece com o meu computador que está arrefecido a água, se fizer um burn-in ao processador a água vai aquecendo lentamente. Assim que paro o burn-in a água aquece mais um pouco, estabiliza e depois lentamente vai baixando a temperatura. Se desligar logo o pc (ou a bomba de água) ela aquece imediatamente apesar de não existir energia a ser fornecida. É simples.
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Luis Capelo
nephilim, tu "ouves" o motor a gastar?
Não me digas que a descer desligado(com a chave na mão , ou de forma que apenas rode o volante) o som é o mesmo que engatado ligado?[:I]
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Nephilim
citação:Originalmente colocada por Luis Capelo
nephilim, tu "ouves" o motor a gastar?
Não me digas que a descer desligado(com a chave na mão , ou de forma que apenas rode o volante) o som é o mesmo que engatado ligado?[:I]
Comentário
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citação:Originalmente colocada por eduardomaio
A pouco e pouco o Nephilim vai mudando o discurso. Já agora, o meu carro ao ralenti aquece bastante, se começar a acelerar e for para a auto-estrada ele arrefece e no entanto existe combustão, já viste a diferença?
No meu XSI quando anadava a abrir ele aquecia que nem um doido, quando chegava a uma descida se largasse o acelerador e o deixasse engatado ele arrefecia.
E se desligares o carro e voltares a ligar passado 1 ou 2 minutos é bem provavel que o termómetro da água tenha um valor mais alto porque não existe uma deslocação de ar suficiente para o arrefecer.
Como podes ver a temperatura do liquido de arrefecimento do motor não está directamente relacionada com a injecção de gasolina ;)
Não necessáriamente;)
Um carro ao "ralenti" o motor produz menos calor...no entanto se estiver parado como não há circulação de ar a passar pelo radiador o carro aquece e tem que disparar a ventuinha para forçar a passagem de ar pelo radiador. Até aqui tudo certo?
Mas se um carro tiver ao "relenti" a descer (tipo 80klm/h ou mais) já não aquece... ou o teu ao relenti embalado tb aquecia?[:I] duvido;)
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Nightwisher
citação:Originalmente colocada por Nephilim
citação:Originalmente colocada por Luis Capelo
nephilim, tu "ouves" o motor a gastar?
Não me digas que a descer desligado(com a chave na mão , ou de forma que apenas rode o volante) o som é o mesmo que engatado ligado?[:I]
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citação:Originalmente colocada por Nephilim
citação:Originalmente colocada por eduardomaio
A pouco e pouco o Nephilim vai mudando o discurso. Já agora, o meu carro ao ralenti aquece bastante, se começar a acelerar e for para a auto-estrada ele arrefece e no entanto existe combustão, já viste a diferença?
No meu XSI quando anadava a abrir ele aquecia que nem um doido, quando chegava a uma descida se largasse o acelerador e o deixasse engatado ele arrefecia.
E se desligares o carro e voltares a ligar passado 1 ou 2 minutos é bem provavel que o termómetro da água tenha um valor mais alto porque não existe uma deslocação de ar suficiente para o arrefecer.
Como podes ver a temperatura do liquido de arrefecimento do motor não está directamente relacionada com a injecção de gasolina ;)
Não necessáriamente;)
Um carro ao "ralenti" o motor produz menos calor...no entanto se estiver parado como não há circulação de ar a passar pelo radiador o carro aquece e tem que disparar a ventuinha para forçar a passagem de ar pelo radiador. Até aqui tudo certo?
Mas se um carro tiver ao "relenti" a descer (tipo 80klm/h ou mais) já não aquece... ou o teu ao relenti embalado tb aquecia?[:I] duvido;)
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citação:Originalmente colocada por Nephilim
citação:Originalmente colocada por Duro
nao porque tu trocas-te todo a explicar e afinal de contas nem tens razao.
um motor pode ir a rodar a 5000rpms por minuto e gastar 0 de gasolina. E nao está desligado. Porquê? Simplesmente nao há injecçao de combustível, entra ar pela admissao e sai ar pelo escape. porque o movimento de rotaçao é induzido ao motor pelas rodas que giram impulsionadas tanto pela força da gravidade no caso de uma descida, como pela inércia no caso de ser em plano ou subida (sim também é possível gastar 0 no consumo instantâneo a subir ).
Vamos lá a ver. Um carro está a rolar a uma determinada velocidade e uma certa rpm e entra numa descida e o condutor retira o pé do acelerador e nao toca em mais nada (a nao ser o volante...). Até esse momento o motor estava a impulsionar o carro, o movimento era mais ou menos por esta ordem de acontecimentos: ar entra nos cilindros, injecçao electrónica introduz combustivel nos cilindros, cilindro comprime mistura, dá-se igniçao, gases da combustao impulsionam o embolo do cilindro para baixo fazendo rodar a cambota e no retorno expulsa os gases do motor. A cambota ao girar faz girar o volante do motor e este está ligado pela embraiagem à caixa de velocidades e esta às rodas. Ou seja, no final de contas o sobe-desce dos pistoes nos cilindros resulta na rotaçao das rodas. Isso consome combustível.
Quando soltamos o acelerador numa descida, a injecçao corta a alimentaçao de combustível e o peso do carro faz girar as rodas (experimentem com um carro de rolamentos--->sem motor), as rodas ao girarem fazem movimentar a transmissao que por sua vez está ligada ao volante-motor pela embraiagem, o volante-motor movimenta a cambota e esta impulsiona os pistoes para cima e para baixo, a árvore de cames continua a abrir e fechar as válvulas (sincronizada com a cambota), e o ar entra e sai do motor. A diferença é que nao há combustível (a injecçao cortou-o) e portanto nao há explosao, nao há explosao nao há consumo ;);)
O motor vai "ligado" porque tudo está em funcionamento, basta um toque no acelerador para que entre o combustivel no cilindro e se dê a combustao, e inclusivé como o alternador vai a funcionar temos todos os sistemas eléctricos a funcionar e a bateria a ser carregada.
Isto é possível desde que as rpms nao sejam inferiores ao ponto de ralenti, momento em que a injecçao que é esperta comó raio "adivinha" que tem de "forçar" o funcionamento do motor metendo mais "carvao na caldeira"
Ora com gostei e concordo com a tua explicação mas não concordo com uma coisita.
Ora bem o que tu afirmas é que:
o carro vai "ligado" isto é com tudo electrico ligado e tudo a rodar , motor, alternador, caixa, a bateria carrega etc etc...até aqui tudo correcto.;)
Mas a descer o motor(sem combustivel) roda pela gravidade...ou seja o proprio motor e caixa vao prendendo o carro, especialmente se for um diesel, não se ouvem explosão do trabalhar e o motor não aquece.
o que acontece é que se descermos com um carro ouvimos o motor ele está a gastar, pode gastar pouco mas gasta.
esse gastar zero não existe...só mesmo nos CB dos carros .
Experimentem fazer uma descida de varios kilometros sem acelarador com o carro engatado e chegam cá abaixo o motor está quente e houve um pouco de consumo.
Resumidamente a minha divergencia contigo é que tu dizes que existe um corte de energia a 100% e eu digo que o corte é parcial mas gasta algum
E sim, já experimentei isso pois no meu trajecto casa - trabalho é quase sempre a descer e em dias muito frios o motor nem chega á temperatura ideal... e são 5 km com algumas paragens pelo meio em cruzamentos, etc.
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