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    Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
    A versão diesel é tão potente quanto o otto?
    Como é que isso era possível?
    Apesar do Uno TD andar bastante bem, anda "metade".
    São ambos 1372cc, só que são 72 contra 118cv.

    Mas um Uno com 72cv pode envergonhar muitos Diesel actuais com 105cv, isso também é verdade.

    Comentário


      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
      Como é que isso era possível?
      Apesar do Uno TD andar bastante bem, anda "metade".
      São ambos 1372cc, só que são 72 contra 118cv.

      Mas um Uno com 72cv pode envergonhar muitos Diesel actuais com 105cv, isso também é verdade.

      Perguntei porque não sou muito conhecedor, como li Turbo em ambos os modelos pensei que a unica diferença fosse o combustivel usado.

      Pois acredito bem que sim, a leveza do carro, com a potência...

      é que os carros atuais são mais pesados que os antigos do mesmo segmento.

      Comentário


        Bom tópico! Vou acompanhar!

        Até porque agora ando de "Fiat Turbo" e ando rendido aos pequenos motores desta marca

        Comentário


          Máquinas muito interessantes

          Vou acompanhar...

          Comentário


            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
            Como é que isso era possível?
            Apesar do Uno TD andar bastante bem, anda "metade".
            São ambos 1372cc, só que são 72 contra 118cv.

            Mas um Uno com 72cv pode envergonhar muitos Diesel actuais com 105cv, isso também é verdade.
            Todos os td do uno tinham 72cv? Pensava que havia uma versão td com 58cv, mas devo estar a fazer confusão.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Todos os td do uno tinham 72cv? Pensava que havia uma versão td com 58cv, mas devo estar a fazer confusão.
              Nop, esse era o 1.7 Aspirado. Foi também usado pelos SEAT: Ibiza, Málaga (Policia, Táxis), entre outros.

              Motores Diesel do Uno MK1:

              1.3 45cv
              1.7 60cv (cá não se vendeu)
              1.4 Turbo 70cv

              Motores Diesel do Uno MK2:

              1.3 45cv
              1.7 58cv
              1.4 Turbo 72cv

              Comentário


                Eu tive os 2...
                Quer dizer, com o GT, já tive os 3...

                Comentário


                  Belo tópico, grandes carros, tambem vou acompanhar

                  Comentário


                    O meu primeiro carro foi um uno, ainda com o motor do fiat 127.

                    Sempre gostei dos Uno Mk1 principalmente os TIE...

                    Quem me dera poder avançar para a compra:

                    http://lousada.olx.pt/fiat-uno-turbo-ie-iid-381773001

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                      O meu primeiro carro foi um uno, ainda com o motor do fiat 127.

                      Sempre gostei dos Uno Mk1 principalmente os TIE...

                      Quem me dera poder avançar para a compra:

                      http://lousada.olx.pt/fiat-uno-turbo-ie-iid-381773001
                      Igual ao meu primeiro.

                      Grigio Ardesia = Cinzento Ardósia

                      A cor mais bonita*

                      * Se o vermelho estiver imaculado e em pleno brilho é muito lindo também (o problema é que só fica a seguir de lavar e é preciso "polir" meio em meio ano).

                      Hoje em dia também curto muito MK1 em branco, ver aqui um:

                      http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1063463805

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                        Nop, esse era o 1.7 Aspirado. Foi também usado pelos SEAT: Ibiza, Málaga (Policia, Táxis), entre outros.

                        Motores Diesel do Uno MK1:

                        1.3 45cv
                        1.7 60cv (cá não se vendeu)
                        1.4 Turbo 70cv

                        Motores Diesel do Uno MK2:

                        1.3 45cv
                        1.7 58cv
                        1.4 Turbo 72cv
                        Ok, obrigado pela descrição.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                          Nem tinha conhecimento de viaturas de injecção electrónica (de origem) sem corte.

                          O Volante do Uno Turbo I.E da 2ª geração era da Momo ? (com quase toda a certeza), pois nunca aquele visual muito bem conseguido me saíu da mente.

                          Obrigado.
                          Eu tive um da 1ª geração e tinha corte, não da rotação mas da (sobre)pressão no colector de admissão. Tinha lá uma ficha que se podia desligar. Cheguei a fazê-lo uma vez para testar.
                          Se hoje apanhasse um mk1 anti-skid a um preço aceitável é que era....

                          Comentário





                            Comentário


                              Saudade...

                              Comentário


                                Ai este motor...

                                Comentário


                                  Bons momentos de adrenalina que vivi no início da década de 90 ao comandos (e também como passageiro) desse ainda muito belo e "agressivo" Uno Turbo I.E. (fase II) de 118cv (ainda não catalizado).

                                  Comentário


                                    O volante Momo encaixava bem no conjunto sem dúvida.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                      O volante Momo encaixava bem no conjunto sem dúvida.


                                      gtabarth, ainda agora, já decorridos 20 anos, a estética desse volante e do quadrante continuam fenomenais. Adorava pressionar o acelerador a fundo e visualizar o manómetro da pressão do Turbo a subir a sua escala (numa descarga de binário abrupta), retirar o pé do acelerador e vê-lo baixar, ou seja, Turbo à moda antiga, tudo ou nada, mas por isso mesmo é que proporcionava muito adrenalina e em consequência também muita emoção, mesmo sabendo que se perdia um pouco de equilíbrio dinâmico.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                                        gtabarth, ainda agora, já decorridos 20 anos, a estética desse volante e do quadrante continuam fenomenais. Adorava pressionar o acelerador a fundo e visualizar o manómetro da pressão do Turbo a subir a sua escala (numa descarga de binário abrupta), retirar o pé do acelerador e vê-lo baixar, ou seja, Turbo à moda antiga, tudo ou nada, mas por isso mesmo é que proporcionava muito adrenalina e em consequência também muita emoção, mesmo sabendo que se perdia um pouco de equilíbrio dinâmico.
                                        É isso mesmo.

                                        Vou meter aqui umas coisas técnicas do MK1 de 1985.

                                        Comentário




















                                          Comentário


                                            gtabarth, isto é que é possuir informação sobre o "grupo" Fiat.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                                              gtabarth, isto é que é possuir informação sobre o "grupo" Fiat.
                                              Vou juntando o que encontro sobre muita coisa e diversos automóveis de todo o tipo e marcas.
                                              Carros que tenho ou tive mais pois claro.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                                                gtabarth, ainda agora, já decorridos 20 anos, a estética desse volante e do quadrante continuam fenomenais. Adorava pressionar o acelerador a fundo e visualizar o manómetro da pressão do Turbo a subir a sua escala (numa descarga de binário abrupta), retirar o pé do acelerador e vê-lo baixar, ou seja, Turbo à moda antiga, tudo ou nada, mas por isso mesmo é que proporcionava muito adrenalina e em consequência também muita emoção, mesmo sabendo que se perdia um pouco de equilíbrio dinâmico.
                                                Nesse tempo tive quase de seguida o Fiat Uno e o Renault 5. O Fiat era mais chique, o R5 era mais eficaz. Eram tempos muito menos racionais do que os atuais. Lembro com saudade das viagens a fundo entre Lisboa e Albufeira. As estradas eram terríveis e a condução tinha de ser aplicada. Não havia ABS nem ESP. Era um prazer conduzir nesse tempo esses pequenos bólides. Atualmente a condução tornou-se uma maçada, demasiado transito, demasiada eletrónica e vias de comunicação demasiadamente boas.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                  Nesse tempo tive quase de seguida o Fiat Uno e o Renault 5. O Fiat era mais chique, o R5 era mais eficaz. Eram tempos muito menos racionais do que os atuais. Lembro com saudade das viagens a fundo entre Lisboa e Albufeira. As estradas eram terríveis e a condução tinha de ser aplicada. Não havia ABS nem ESP. Era um prazer conduzir nesse tempo esses pequenos bólides. Atualmente a condução tornou-se uma maçada, demasiado transito, demasiada eletrónica e vias de comunicação demasiadamente boas.

                                                  Tambem sou desse tempo, embora não ao volante de um R5 ou Uno mas de um Polo G40.

                                                  Aquilo para andar depressa era preciso suar e ter um bom kit de unhas. Mas julgo que nunca estive à altura do carro (o meu kit de unhas não é muito bom ).

                                                  Comentário


                                                    Como diria uma "amiga zuca": Que delícia...
                                                    Lembro-me de mais tarde no Punto GT Turbo, ter substituído a Dump Valve, por uma do Fiat Coupe Turbo 20V, e de ter feito uma entrada de ar na caixa de origem do filtro de ar. O carro ficou com um andamento "assustador", e um trabalhar soberbo. Tenho actualmente, carros com mais cavalos, mas nada se assemelha àquilo...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                                                      Bons momentos de adrenalina que vivi no início da década de 90 ao comandos (e também como passageiro) desse ainda muito belo e "agressivo" Uno Turbo I.E. (fase II) de 118cv (ainda não catalizado).

                                                      Ainda me lembro de ler numa revista L'Automobile Magazine que a recuperação dos 80 aos 120km/h era mais rápida que o seu contemporâneo Ferrari Testarrossa.

                                                      Este argumento deixa-me destemido nos picanços com qualquer carro da altura

                                                      Mas o carro não deixava de ser perigoso para as prestações que tinha. Lembro-me que os montantes das portas começavam a abrir a partir dos 160km/h, fazendo um assobio assustador...

                                                      Comentário


                                                        Alguém leu o artigo comparativo que vem na Motor Clássico deste mês, com Fiat Uno turbo i.e. vs. VW Polo G40 e Citroën AX Sport vs. Peugeot 106 Rallye?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por MSB Ver Post
                                                          Ainda me lembro de ler numa revista L'Automobile Magazine que a recuperação dos 80 aos 120km/h era mais rápida que o seu contemporâneo Ferrari Testarrossa.

                                                          Este argumento deixa-me destemido nos picanços com qualquer carro da altura

                                                          Mas o carro não deixava de ser perigoso para as prestações que tinha. Lembro-me que os montantes das portas começavam a abrir a partir dos 160km/h, fazendo um assobio assustador...
                                                          Confirmo, as recuperações de 80 a 120, eram apenas um "toquezinho" de acelerador.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            Alguém leu o artigo comparativo que vem na Motor Clássico deste mês, com Fiat Uno turbo i.e. vs. VW Polo G40 e Citroën AX Sport vs. Peugeot 106 Rallye?
                                                            Não li.
                                                            106 Rallye ou 205 Rallye? É que o 106 veio mais tarde e já não foi contemporâneo dos outros.
                                                            E faz diferença de carácter em relação ao 205 por ser Injecção e não 2 Duplos.

                                                            Não li mas por testes feitos no tempo deles quase que sei o que pensam ainda hoje.

                                                            Já a digitalizavas e metias aqui.

                                                            Comentário


                                                              Eu não comprei a revista. E sim, é o 106.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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