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FIAT UNO TURBO I.E.

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    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    MK1 Preto de 1987 com +200.000 kms, a calçar Dunlop SP Le Mans 195/55-13, como muitos anos se usava neste carro e nos R5 GT Turbo.









    Esse conta quilómetros é espetácular, então de noite.

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      MK1 Francês,

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                  Mk1 Fiat Uno Turbo Restoration/Rebuild - Detailing World

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                    Quero partilhar aqui o fascinio que eu com 5 anos vi pela primeira vez um Turbo i.e.! O meu tio, louco por novidades, comprou-o mal saiu. Branco, com o lettering vermelho na lateral, as jantes do "escorpião". E depois la dentro, à noite, aquele quadrante fazia qualquer entusiaste ficar em extase!
                    Só a aceleração era de tirar o folego! Uma brincadeira de grandes!
                    Mas tambem me lembro bem do meu tio dizer, um dia, que o vendeu! Porque, perguntei eu?! "Anda muito, muito, mas em frente. Só que não curva! Eu bem que virava o volante mas ele so queria ir em frente!" E assim nunca mais o vi... Mas era uma máquina de paixões!

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                      Garagem do Bellote TV: Uno Turbo Vs. Uno 1.5 R



                      Começamos a semana com um comparativo épico: o Uno 1.5 R encara o Uno Turbo i.e, seu sucessor e primeiro turboalimentado do mercado brasileiro

                      Comentário


                        Um vizinho tem um 1.5R igual, da mesma cor, mas o verniz da pintura está a saltar.

                        O Turbo é um sonho

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                          Mais um que está a renascer:

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                            Engraçado que o mk1 é mais baixo que o mk2, mesmo sendo basicamente o mesmo carro.
                            Tem suspensão mais baixa?

                            Nunca diria que o 205 e o uno tinham praticamente a mesma largura e altura!
                            o 205 parece mais largo e mais baixo! Deve ser porque o uno é mais quadrado e as vias são mais estreitas.

                            Eu gosto mais do uno mk2, tem um ar muito mais moderno que o mk1, mas mantém aquele ar old school.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Nafs Ver Post
                              O carro de origem era uma lástima a curvar.... pior só mesmo o Fiesta RS Turbo.... Estes dois eram mesmo muiiiitttoo maus! [)]
                              pior é o g40

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                Engraçado que o mk1 é mais baixo que o mk2, mesmo sendo basicamente o mesmo carro.
                                Tem suspensão mais baixa?
                                Olha que não.
                                O pára-choques dianteiro específico do MK1 é que pode dar essa ideia.

                                Atenção, não compares com o Uno Brasileiro, mais alto, suspensões diferentes, tendo a traseira outro esquema e tudo.

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                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                  Mais um que está a renascer:

                                  Esse é o barulho normal do carro? Granda tractor...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por dm222 Ver Post
                                    Esse é o barulho normal do carro? Granda tractor...
                                    Normal?
                                    Não se percebe logo que está sem escape?

                                    A parte dentro do carro não passou de 3000 rpm.
                                    Faz mais de 8000. Agora imagina.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                      Olha que não.
                                      O pára-choques dianteiro específico do MK1 é que pode dar essa ideia.

                                      Atenção, não compares com o Uno Brasileiro, mais alto, suspensões diferentes, tendo a traseira outro esquema e tudo.
                                      Segundo as imagens que postaste, o uno mk1 mede 1,37m de altura. O mk2 mede, segundo o manual do carro, 1,41m.
                                      São 4cm de diferença.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                        Segundo as imagens que postaste, o uno mk1 mede 1,37m de altura. O mk2 mede, segundo o manual do carro, 1,41m.
                                        São 4cm de diferença.
                                        Isso tu estás a referir-te à carroçaria.
                                        Entendi que perguntavas pela suspensão. Aliás chegaste mesmo a perguntar.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                          Isso tu estás a referir-te à carroçaria.
                                          Entendi que perguntavas pela suspensão. Aliás chegaste mesmo a perguntar.
                                          Referia-me à altura total do carro.
                                          Mas a carroçaria não é igual?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                            Referia-me à altura total do carro.
                                            Mas a carroçaria não é igual?
                                            Não. Há algumas diferenças.
                                            Exemplo: meter um vidro pára-brisas de um MK2 num MK1, notas diferenças.

                                            A parte junto à mala também difere.

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                                              BR Spec

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                                                Turbo ie 1994 X Tjet 2014



                                                Fotos:
                                                Fotos: Fiat Punto Turbo e Uno Turbo - AUTO ESPORTE | Fotos

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                                                  Boas,

                                                  Ao reler uma vez mais as performances de grandes máquinas da minha juventude, fui invadido por uma grande nostalgia.

                                                  É de facto interessante como nos divertíamos à grande com carros que faziam 8,5 aos 100 Kms e tinham cerca de 200 Kms de velocidade máxima.

                                                  Hoje andam todos eriçados porque 1 tem 310 cvs e outro 280 cvs e faz menos 5 s no Ring, etc.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                    Não. Há algumas diferenças.
                                                    Exemplo: meter um vidro pára-brisas de um MK2 num MK1, notas diferenças.

                                                    A parte junto à mala também difere.
                                                    Claro que terá diferenças subtis, mas 4cm de altura é muita fruta!
                                                    Eu não consigo ver diferenças significativas nas laterais do carro, onde a maior diferença está no guarda lamas dianteiro, porta da mala e a ausência do friso em plástico no mk1, por isso é que falei na suspensão!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Cfb Ver Post
                                                      Boas,

                                                      Ao reler uma vez mais as performances de grandes máquinas da minha juventude, fui invadido por uma grande nostalgia.

                                                      É de facto interessante como nos divertíamos à grande com carros que faziam 8,5 aos 100 Kms e tinham cerca de 200 Kms de velocidade máxima.

                                                      Hoje andam todos eriçados porque 1 tem 310 cvs e outro 280 cvs e faz menos 5 s no Ring, etc.
                                                      A diferença está na segurança, estabilidade e insonorizaçao, pneus muito maiores e mais largos ( e com maior aderência), etc dos carros recentes.
                                                      andar a 200 num uno equivale a andar a 300 num cívic actual ( usei este porque falaste no teu post).

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                        A diferença está na segurança, estabilidade e insonorizaçao, pneus muito maiores e mais largos ( e com maior aderência), etc dos carros recentes.
                                                        andar a 200 num uno equivale a andar a 300 num cívic actual ( usei este porque falaste no teu post).
                                                        A diferença é que para nos divertimos com aqueles carros não era necessário andar a 200 como agora andam a 300.

                                                        Aqueles carros podiam-se pilotar a velocidades bem mais baixas e sair com 1 sorriso na cara, como por exemplo no Pug 205 GTI.

                                                        Hoje em dia podem fazer curvas a 200 mas tem-se os controles todos a assumir as rédeas.

                                                        Perdeu-se muito o prazer da condução.
                                                        Editado pela última vez por Cfb; 13 March 2015, 11:44.

                                                        Comentário


                                                          O Uno Turbo deve a sua fama ao facto de ser dos maiores cocktails de adrenalina de sempre!
                                                          Até a "insegurança" e dificuldade de dirigibilidade e motricidade fazem parte desse cocktail.

                                                          Comentário


                                                            Certo que a segurança é (muiiiiiito) superior nos carros dos dias de hoje, mas acaba por filtrar muita da adrenalina que estes carros potenciavam.
                                                            Os teens de agora não têm maquinas destas para sonhar, é mais na base do gasoil, ou maquinas muito certinhas...
                                                            Editado pela última vez por Mrodrigues; 13 March 2015, 18:54. Razão: correção escrita

                                                            Comentário


                                                              Até meados dos anos 90 vivia-se na estrada com a sensação que em certos abusos, correndo mal... nem havia grandes coisas a pensar... era morte praticamente certa.
                                                              Tanto pela segurança dos carros, ainda mais segmentos pequenos, como pelas estradas, ainda mais inseguras e mal protegidas do que hoje.
                                                              Rails são coisas que podem ajudar muito a transformar um despiste com precipitação por ribanceira, em acidente sem grandes males. Raspar e deslizar.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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