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O Mito do RWD.

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    #61
    citação:Originalmente colocada por 1alfista

    citação:Originalmente colocada por tlucero

    estou a seguir este post para perceber o que é FWD, RWD, 4WD. e ainda nao entendi.

    podem traduzir isso para miudos. é que se nao, nao vou lá!

    obrigado!
    FWD= Front Wheel Drive = Tracção a frente
    RWD= Rear Wheel Drive = Tracção a tras
    AWD=All wheel drive = 4x4
    obrigadao!!

    Comentário


      #62
      citação:Originalmente colocada por trocadinho

      o carro que faz melhor esta manobra é o que tiver menor diâmetro de viragem (brecagem)
      os mercedes antigos puxam atrás e têm uma óptima brecagem (pelo menos o 190D)
      Ele não estava a referir-se exactamente a esse promenor, mas sim ao facto de a propulsão querer empurrar o carro para a frente apesar de as rodas estarem completamente brecadas. Ao contrário de um FWD em que a tracção é sempre no sentido da brecagem.

      Comentário


        #63
        eu percebi isso, mas em utilização normal porque é que é mais dificil fazer uma inversão de marcha com um RWD?
        eu agora conduzo um todos os dias( antes tinha um FWD) e não vejo onde está a diferença. em piso escorregadio se lhe der muito gás tem tendência a "empurrar" a frente, mas numa utilização normal não noto nada

        citação:Originalmente colocada por joao

        citação:Originalmente colocada por trocadinho

        o carro que faz melhor esta manobra é o que tiver menor diâmetro de viragem (brecagem)
        os mercedes antigos puxam atrás e têm uma óptima brecagem (pelo menos o 190D)
        Ele não estava a referir-se exactamente a esse promenor, mas sim ao facto de a propulsão querer empurrar o carro para a frente apesar de as rodas estarem completamente brecadas. Ao contrário de um FWD em que a tracção é sempre no sentido da brecagem.

        Comentário


          #64
          Bom isso vais ter que perguntar ao SilverArrow. Aliás o RWD até já me deu jeito foi a sair de uma garagem muito inclinada e com uma curva acentuada... se não fosse RWD, não tinha conseguido arrancar (depois de ter parado a meio) sem ter deitado nenhum muro abaixo e deixado lá metade dos pneus.:D

          Comentário


            #65
            citação:Originalmente colocada por trocadinho

            Boas,
            eu e um grupo de amigos cá da minha terra, quando éramops um pouco mais novos tihamos a mania de comprar carros velhos para nos armarmos em pilotos, nums terrenos baldios que há aqui. Claro que ao longo do tempo tivémos vários bólides, alguns RWD e outos FWD. houve um mini 1000, uma dyane, dois fiat´s 127 e uma fiat 128 (não devia contar porque partiu o carter logo na primeira volta). E houve um escort 1100 (osso de cão), um 1300 gt, uma toyota corola, um mazda (não sei o modelo) e um opel rekord coupé cor de rosa. os FWD eram engraçados de conduzir, alguns surpreendentemente rápidos, a dyane era "complicada", para além de muito frágil, os melhores sem dúvida os 127. Os RWD eram o puro gozo. eram um pouco mais lentos (também andavam quase tanto de lado como para a frente) e requeriam alguma habituação. mas depois de se lhes apanhar o jeito, valha-me deus.
            só quem sabe o prazer de conduzir um RWD em caminhos de terra com curvas ligeiras, sempre controlado com a acelerador, curvas em que se dá um toque na direcção para o lado que se quer curvar, cortar gás brevemente para "empandeirar" a traseira, dar-lhe novamente e controlar com o pé direito e o guiador...
            tenho que ir dar uma volta...JÁ
            Precisamente a pancada que agora tenho

            Um grupo de amigos...arranjar uns carros velhos (se não andam o meu cunhado e uns amigos com jeito para a mecânica põem aquilo a andar)...e vai de ir para o mato esgravatar.

            Aprende-se algumas noções de condução!!!

            E os mais queridos são os RWD...como é óbvio.

            Gostava de arranjar um Datsun 1200 ou o 1600 [B)] para umas brincadeiras

            Comentário


              #66
              FWD nasceu de necessidades económicas e de packaging. Por isso é que o mini é um dos carros mais geniais até hoje feitos, ao ponto de a maior parte dos carros hoje em comercialização utilizarem o mesmo layout.

              Se seguirmos os principios da fisica e se soubermos um pouco de engenharia, a escolha recairá sempre no RWD.

              Com isto não quer dizer que um FWD não dê gozo.
              Apenas que Rwd será sempre uma opção mais correcta que o fwd.
              Mas para eficácia pura, estão cá os 4wd.
              Atenção, falo em eficácia, não em gozo!

              Comentário


                #67
                Se andas com essa pancada, tenham alguns cuidados básicos, pois nós só parámos depois de haver dois acidentes , um deles com alguma gravidade. recomendo que retirem do interior peças onde eventualmente se possam aleijar, não tragam roda suplente, macaco, e ferramenta espalhada no banco de trás ( eu aprendi da pior maneira, pois uma vez levei com o macaco na cabeça, e olha que não é nada agradável) o uso cinto de segurança e não é má ideia usar um capacete.

                citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

                citação:Originalmente colocada por trocadinho

                Boas,
                eu e um grupo de amigos cá da minha terra, quando éramops um pouco mais novos tihamos a mania de comprar carros velhos para nos armarmos em pilotos, nums terrenos baldios que há aqui. Claro que ao longo do tempo tivémos vários bólides, alguns RWD e outos FWD. houve um mini 1000, uma dyane, dois fiat´s 127 e uma fiat 128 (não devia contar porque partiu o carter logo na primeira volta). E houve um escort 1100 (osso de cão), um 1300 gt, uma toyota corola, um mazda (não sei o modelo) e um opel rekord coupé cor de rosa. os FWD eram engraçados de conduzir, alguns surpreendentemente rápidos, a dyane era "complicada", para além de muito frágil, os melhores sem dúvida os 127. Os RWD eram o puro gozo. eram um pouco mais lentos (também andavam quase tanto de lado como para a frente) e requeriam alguma habituação. mas depois de se lhes apanhar o jeito, valha-me deus.
                só quem sabe o prazer de conduzir um RWD em caminhos de terra com curvas ligeiras, sempre controlado com a acelerador, curvas em que se dá um toque na direcção para o lado que se quer curvar, cortar gás brevemente para "empandeirar" a traseira, dar-lhe novamente e controlar com o pé direito e o guiador...
                tenho que ir dar uma volta...JÁ
                Precisamente a pancada que agora tenho

                Um grupo de amigos...arranjar uns carros velhos (se não andam o meu cunhado e uns amigos com jeito para a mecânica põem aquilo a andar)...e vai de ir para o mato esgravatar.

                Aprende-se algumas noções de condução!!!

                E os mais queridos são os RWD...como é óbvio.

                Gostava de arranjar um Datsun 1200 ou o 1600 [B)] para umas brincadeiras

                Comentário


                  #68
                  Tens toda a razão...e é algo que tento ter sempre em mente mesmo nestas brincadeiras que de inofensivas podem passar a muito sérias.

                  Todas as ferramentas (que são necessárias ir pois de vez em quando lá temos de recorrer ao improviso para voltar para casa...quando não é necessário recorrer ao tlm para alguém nos vis buscar...lololol) estão na bagageira bem fechadas.

                  Cintos é sempre obrigatório!!!

                  Falta de facto o capacete, se bem que me preocupa mais e se isto continuar de maneira mais séria...a falta de um santo-antónio (roll-bar)...pois se aquilo se vira...não sei não.

                  Depois temos sempre mais alguns cuidados, como ver primeiro o terreno mais devagar por buracos, pessoas, animais, etc. de modo a garantir não ter surpresas...ir para sitios com boa visibilidade e sem árvores (no Ribatejo há muita planicie dessas) para não ter algum encontro imediato, etc.

                  Se forem mais carros, mas não andam em sitios diferentes, pois é algo que a mim me faria impressão...tás a ver o que é encontrares um colega de frente!!!

                  A velocidade diga-se nunca chega a ser muita pois aquilo não tem espaço nem os carros dão para isso...o máximo que acontece é umas saídas de "estrada" com umas videiras levadas ou um atascanço em terreno arado...o que é lixado para tirar.

                  O mais curtido é quando chove um pouco e faz lama...é com cada drift. Até já tenho uns videos feitos por mim...lolol

                  Comentário


                    #69
                    por este topico se ve que aquele gajo que "inventou" as leis da fisica mais basicas era otario. n serviram de nada...

                    mais um mito se cria: o RWD é so pra drifts:D

                    Comentário


                      #70
                      citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                      por este topico se ve que aquele gajo que "inventou" as leis da fisica mais basicas era otario. n serviram de nada...

                      mais um mito se cria: o RWD é so pra drifts:D
                      Se isso se tira de alguns dos meus posts peço desculpa...não era isso que queria fazer transparecer. Apenas queria dizer que os drifts possíveis com um RWD não deixam de ter a sua piada nas devidas alturas.

                      Um RWD é muito mais do que isso...é logo à partida uma melhor concepção de um carro, uma melhor distribuição de pesos, a eliminação de torque steer, etc.

                      Não vale a pena continuar pois tudo isso já foi dito e muito mais neste forúm...

                      Comentário


                        #71
                        Uma duvida relativamente ao track challenge:
                        Circuito alemao:
                        Um carrera gt faz 1 min e 8 seg

                        A pole position de f1 2004 é 1 min e 13 segundos.

                        Como e possivel?

                        Comentário


                          #72
                          citação:Originalmente colocada por Superfast

                          Uma duvida relativamente ao track challenge:
                          Circuito alemao:
                          Um carrera gt faz 1 min e 8 seg

                          A pole position de f1 2004 é 1 min e 13 segundos.

                          Como e possivel?
                          Pistas diferentes.

                          Comentário


                            #73
                            Alguém me explica porque é que a Física diz que o RWD é melhor que o FWD?

                            A mim a Física diz-me exactamente no contrário: empurrar é mais instável que puxar (experimentem com uma bicicleta..), e portanto pode levar a despiste ou pião mais facilmente. Especialmente se a aderência for baixa.

                            Comentário


                              #74
                              Deixem estar. Já percebi. O jogo de momentos num FWD tende a fazer perder aderência num arranque brusco. Num RWD isso esse efeito é muito menor, e portanto tende a arrancar mais depressa.

                              No entanto, em curva continua a ser válido que RWD é mais instável. Eu como não sou muito de andar nos limites prefiro FWD

                              Comentário


                                #75
                                Concordo que numa condução normal seja completamente indiferente, mas perdoem-me puristas do RWD... o MELHOR é sem dúvida o sistema de tracção às quatro rodas! Mais aderência, menor instabilidade e o mesmo divertimento ou até mesmo mais! AWD RULES! [:P]

                                Comentário


                                  #76
                                  como alguem mt pouco entendido uma vez disse, enquanto tiveres UMA forma de controlo (ou direcçao ou tracçao), estas sempre em controlo.

                                  esse burro é so uma das figuras fundamentais da F1 (transformou-a) e de certos tipos d carros d estrada que ainda hoje sao dificeis de melhorar ou substituir.

                                  RIP Mr Colin Chapman...

                                  Comentário


                                    #77
                                    citação:Originalmente colocada por SilverArrow
                                    E olha q o Audi não anda só nas rectas... Aliás nas curvas ainda deverá ser melhor q o lexus.
                                    [}][}][}][}]
                                    Yeah, right!
                                    E o Pai Natal tb vem mais cedo este ano...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Então comparam um Ferrari com um Mitsubishi!.... sem comentários!
                                      Quanto às explicações físicas, essa ciência exacta, pode colocar os cálculos teóricos sobre os ganhos de se ter um carro FWD ou RWD (não estou a dizer que não existem, muito pelo contrário estou absolutamente ceonvencido de tal facto, só peço para ver)... Já agora também gostava de ver a influência do centro de gravidade, peso total, atrito dos pneus, o mesmo atrito dependente da largura do mesmo e de outros parametros, da dureza dos amortecedores e das molas, do camber das rodas, etc.....
                                      Isso é que seria "exacto"....

                                      Comentário


                                        #79
                                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow



                                        Já agora o Sr do "pinguim" que me explique o que faz com o rwd da sua 320d que não fazi com o fwd...
                                        Simples.
                                        O RWd é sempre mais equilibrado, e isso é sempre uma vantagem, idependetemente de ser a gasoleo ou a gasolina de ter 50 ou 500 cavalos.
                                        Rsumiondo faz o mesmo como se fosse FWD so que faz mais depressa, mais seguro, e com mais naturalidade.

                                        Comentário


                                          #80
                                          citação:Originalmente colocada por SilverArrow



                                          Pois mas ainda ninguém me explicou uma coisa...

                                          O RWD é melhor em mtas situações e eu próprio o noto nos 320ci, pricipalmente o facto de ser empurrado e não puxado.

                                          Mas o q eu queria mesmo saber qdo abri o post foi pq é q se dá sempre vanatgem ao RWD invocando sempre os drift's.

                                          Um gajo com um 320d que more em Lisboa q trabalha numa companhia de seguros e q ao fds de 15 em 15 dias vai a casa da sogra em Cascais, onde é q ele aproveita o "MTO" melhor do RWD??

                                          Simplesmente não aproveita.
                                          Nesse caso a REfer é mais indicado:D;)

                                          Comentário


                                            #81
                                            citação:Originalmente colocada por whereagles

                                            Deixem estar. Já percebi. O jogo de momentos num FWD tende a fazer perder aderência num arranque brusco. Num RWD isso esse efeito é muito menor, e portanto tende a arrancar mais depressa.

                                            No entanto, em curva continua a ser válido que RWD é mais instável. Eu como não sou muito de andar nos limites prefiro FWD
                                            Errado ao curvar o RWD é mais estavel.
                                            Sempre que o automovel esta em movimento tens trandferencia de massas da frente para tras, lgog para cima do eixo que tem a tracção, alem disso o RWD não sofre de torque steer.

                                            Por outro lado os RWD tendem a tar o eixo dianteiro mais adiantado, o que resulyta numa menor resistencia a curvar.

                                            OS RWD so perdem para os FWD em arraanuqes de piso molhado, custos de produção e dissipação de enrgia.

                                            Logo o FWD é a opção baratinha de colocar tracção nos carros.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Insisto, se a física é uma ciência exacta e pelos vistos algumas pessoas do forum conhecem essas "exactidões", alguém coloque aqui os cálculos para o ganho de um carro FWD vs RWD.... Não estou a dizer que não existem, mas quero saber se são 1, 5, 10, 50km/h de ganhos que me vão fazer pagar mais (eventualmente) por um carro de tracção traseira (já tive dois e nunca vi a "física a funcionar").....
                                              Tenho a certeza que mesmo desprezando muitas coisas, seria um problema mito interessante para alguns estudantes da área....

                                              Comentário


                                                #83
                                                Alex,

                                                Audis don't suffer from torque steer (A4/A6), because they have a longitudinal engine and they limit the power in FWD models. They also have a special design in the front suspension geometry. Plus, it's generally the AWD models that are reviewed in comparisons

                                                Tudo depende dos carros. É como veres Carros Com ESP e nunca actuar porque o chassis é optimo.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Achei um bom valor,
                                                  Alguns disseram comparar um ferrari com um evo tomem la (agora tb tomei gosto a picar)

                                                  Jun-Mitsubishi Lancer Evo V 527 1.10,7

                                                  Ferrari 612 Scaglietti 1.16,2

                                                  Coitado do ferrari.

                                                  Em Hockenheim perde 6 segundos.

                                                  Abraços

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    citação:
                                                    Errado ao curvar o RWD é mais estavel.
                                                    Não é bem assim. Se em piso seco há tendência à tracção traseira "empurrar" o carro para dentro de pista,
                                                    Em piso molhado esse efeito mantém-se, mas... se há uma derrapagem, por mais ligeira que seja,
                                                    entras em pião (mesmo em piso seco). Para ver porquê basta notar que o momento da tracção traseira
                                                    somado com o momento centrífugo vão dar rotação à viatura. E isto não é mito nem invenção: é a tal
                                                    Física. E bate certo com os tais sustos em RWDs que alguns dos nossos caros colegas de forum nos contam.

                                                    citação:
                                                    Sempre que o automovel esta em movimento tens trandferencia de massas da frente para tras,
                                                    lgog para cima do eixo que tem a tracção,
                                                    Massas não se transferem. O que tu provavelmente queres dizer é que num RWD a força centrífuga, combinada
                                                    com o peso e a força de tracção a trás, vão aumentar a tensão sobre as rodas traseiras e por conseguinte a
                                                    aderência. Num FWD, este mesmo jogo de forças dá ao carro uma tendência a perder aderência nas rodas dianteiras,
                                                    e daí a tal coisa do FWD sair de frente nas curvas. Só que o equilibrio do FWD é estável, e basta largar o pé
                                                    do acelerador para ele voltar a colar ao chão (outro "mito" que afinal se vê que não é mito nenhum, é Física).
                                                    No RWD o equilíbrio é mais instável, pelo que a contra-brecagem nem sempre chega para livrar das aflições.

                                                    Qualquer dia, quando tiver tempo, pode ser que me dê ao trabalho de fazer um boneco a explicar estas baboseiras
                                                    todas que estou a dizer

                                                    citação:
                                                    alem disso o RWD não sofre de torque steer.
                                                    Explica-te lá melhor, que não falo inglês

                                                    citação:
                                                    Por outro lado os RWD tendem a tar o eixo dianteiro mais adiantado, o que resulyta numa menor resistencia a curvar.
                                                    Sim, é verdade. É uma das maneiras de minimizar os problemas em curva.

                                                    citação:
                                                    OS RWD so perdem para os FWD em arraanuqes de piso molhado
                                                    Essa também não percebi.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      citação:
                                                      Originalmente Colocado por pmct
                                                      Errado ao curvar o RWD é mais estavel.
                                                      Não é bem assim. Se em piso seco há tendência à tracção traseira "empurrar" o carro para dentro de pista,
                                                      Em piso molhado esse efeito mantém-se, mas... se há uma derrapagem, por mais ligeira que seja,
                                                      entras em pião (mesmo em piso seco). Para ver porquê basta notar que o momento da tracção traseira
                                                      somado com o momento centrífugo vão dar rotação à viatura. E isto não é mito nem invenção: é a tal
                                                      Física. E bate certo com os tais sustos em RWDs que alguns dos nossos caros colegas de forum nos contam.


                                                      Da mesma forma um carro de FWD é empurrado para o exterior da curva... ou melhor PAREDE! Entre ir para dentro da curva e ficar virado ao contrário e ir contra uma parede.... que preferem?

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        sobro o mito de RWD, só tenho a dizer que nunca tinha conduzido um RWD (só FWD) e agora que tenho um RWD espero nunca mais ter um FWD!!!
                                                        Para quem gosta de conduzir, um RWD dá muito mais prazer de condução do que um FWD! (pelo menos da experiência que tenho)

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          [quote]citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                                          Da mesma forma um carro de FWD é empurrado para o exterior da curva... ou melhor PAREDE! Entre ir para dentro da curva e ficar virado ao contrário e ir contra uma parede.... que preferem?
                                                          Há uma grande diferença: no FWD largas o pé e a aderência volta. Lê o que eu escrevi outra vez.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            whereeagles como dizes é mto fácil perceber porque se larga o pé. A falta de motricidade ou aderencia tem a ver com o facto da roda interior a curva rodar mais depressa do que a exterior.
                                                            Largando o pé deixa-se de ter a roda a patinar e voila. Yaw Control do Evi VII.
                                                            (o Yaw control aceleraria a roda exterior fazendo a curva a velocidade marginal).
                                                            Ninguem comenta o evo derreter o ferrari em Hockenheim (um circuito que os f1 atingem 350).

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

                                                              citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                                                              temos mesmo que ir explicar as vantagens do rwd outra vez? (ex. melhor tracçao, ausencia de torque steer, melhor distribuiçao de pesos, aceleraçao e direcçao em eixos distintos, o que melhora o handling.... etc)
                                                              É isso mesmo...se lerem um bocado alguma documentação sobre o tema ficam com uma melhor ideia. E depois nada como conduzir um para verificar in loco...

                                                              É claro que falo do prazer de condução...não estou aqui a dizer que um rwd é sempre melhor. Depende do uso que se pretende de um carro...e mesmo do carro em questão.

                                                              Pode e há rwds piores mesmo dinamicamente que fwds...mas mantendo tudo o resto igual ;) rwd rules!!!

                                                              Experimentem em andar num rwd antigo em fora de estradas para verem o prazer de condução. Eu já o fiz num Cortina GT 1.6 de 72...e que prazer aqui proporciona...é com cada drift.

                                                              Claro que para o dia-a-dia, para cidade, para condução relaxada...acaba por ser indiferente. Até mais...um rwd acaba por ser mais perigoso para quem não o conhece e abusa mais numa situação de fraca aderência.
                                                              Eu tive um Cortina desses!!!!!
                                                              Aliás, o meu último rwd foi, há oito anos, um Ford Escort 1.3.
                                                              Tb tive um BMW 1602, um outro Cortina, mas 1.3 e cx no volante, curti larguissimo uma carrinha Corolla (da última série com rwd) e adorei o BMW 320i e o Mec. 300 CE 24 v do meu mano.
                                                              Apesar de feito mtas loucuras com fwd, não consigo ter o mesmo gozo que com um rwd.
                                                              Ainda me lembro do meu Cortina GT, cheio de ferrugem, a envergonhar um puto espanhol, que, num descampado em Sanxenxo, mostrava o seu Pug 205 às amigas (foi no ano em que o 205 foi lançado). Fiz tantas que ele optou por se ir embora.
                                                              Mas tb não me chateio nada de conduzir o 166 dois litros do meu irmão. Mas não me dá o mesmo gozo.

                                                              Comentário

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