fiesta 1.25 4000rpms a 140...tenho um e punto 75elx 4000 e muito pouco tambem a 140 já tive um.......
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Originalmente Colocado por edununo Ver PostNão existem dúvidas nenhumas.
Errado é dizer que binário é que faz subir melhor ou pior, quando existem tantas variáveis que também contam. Senão como é que explicas que um CTR em 6ª a 120 a subir na A1 na zona de Fátima por exemplo trucide um Astra 1.3 CDTI também a 120 em 6ª? Se fosse SÓ pelo binário o Astra tinha vitória garantida.
Mas adiante.....
E ao contrário do que possas pensar não tem nada a ver com a potência.
Tem a ver com o binário.
A caixa do CTR é muito, mas muito (e então o CTR) mais curta que a do Astra. Isso é que lhe possibilita ter prestações muito boas.
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Originalmente Colocado por JC_STILO Ver PostEpá...não há tópico em que o assunto "Astra 1.3 Cdti" não apareça...e normalmente é puxado/explorado por pessoas que têm pouco conhecimento da viatura e opinam como se a conhecessem muito bem...
E a comparação de um CTR com um Astra 1.3 Cdti...................
Cumpts,
JC_STILO
Teve a ver com a situação do maior binário/maior facilidade em subidas
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Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver PostÓ Mónica, mas não vais dizer que tendo os dois relações de caixa semelhantes, mesmo tendo o Astra menos de metade da potência, andavam os dois a mesma coisa, pois não?
Olha tendo o CTR a caixa do Astra, não deveria conseguir meter a 4ª.
Afinal a 6ª do Astra, dava para o CTR alcançar (teoricamente) os 480 Km/H. A terceira do Astra, dava para o CTR dar a velocidade máxima que dá em 6ª. Ou seja, a terceira do Astra equivale à 6ª do CTR. Dai que o CTR arrase o 1.3 CDTI na subida de Fátima. Era o mesmo que o Astra ir sempre em 3ª e fosse só carregar no acelerador até aos 180 Km/H. Como possivelmente faz o CTR.
Complicado?!
Falta a exemplificação do inverso: tendo o Astra a caixa do CTR. Teria acelerações vertiginosas, mas em 6ª não passava dos 120 - 140 Km/H.
Isto está-se a desviar do assunto, se há assim tantas dúvidas o melhor é abrir um tópico novo.
Comentário
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Originalmente Colocado por monicamelo Ver PostOlha tendo o CTR a caixa do Astra, não deveria conseguir meter a 4ª.
Afinal a 6ª do Astra, dava para o CTR alcançar (teoricamente) os 480 Km/H. A terceira do Astra, dava para o CTR dar a velocidade máxima que dá em 6ª. Ou seja, a terceira do Astra equivale à 6ª do CTR. Dai que o CTR arrase o 1.3 CDTI na subida de Fátima. Era o mesmo que o Astra ir sempre em 3ª e fosse só carregar no acelerador até aos 180 Km/H. Como possivelmente faz o CTR.
Complicado?!
Falta a exemplificação do inverso: tendo o Astra a caixa do CTR. Teria acelerações vertiginosas, mas em 6ª não passava dos 120 - 140 Km/H.
Isto está-se a desviar do assunto, se há assim tantas dúvidas o melhor é abrir um tópico novo.
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Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver PostEu por exemplo percebi o porquê de se falar no CTR, como se poderia falar noutro carro qq com peso, potência e binário relativamente semelhantes
Teve a ver com a situação do maior binário/maior facilidade em subidas
...Sim....se calhar até sou eu que, já tão habituado a tópicos como muitos que existem neste fórum, já vejo "maldade" em todo o lado...se assim é...ainda bem que estou enganado!
O pior é quando não estou....
Eu percebi a comparação de um gasolina (rpm's) e um diesel (binário)...mas também me apercebi que não era só disto que se estava a falar...
Cumpts,
JC_STILO
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Originalmente Colocado por JC_STILO Ver PostCarrega-lhe...
...Sim....se calhar até sou eu que, já tão habituado a tópicos como muitos que existem neste fórum, já vejo "maldade" em todo o lado...se assim é...ainda bem que estou enganado!
O pior é quando não estou....
Eu percebi a comparação de um gasolina (rpm's) e um diesel (binário)...mas também me apercebi que não era só disto que se estava a falar...
Cumpts,
JC_STILO
Cumps
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Originalmente Colocado por monicamelo Ver PostA resposta, por acaso, até já a dei no último post.
E ao contrário do que possas pensar não tem nada a ver com a potência.
Tem a ver com o binário.
A caixa do CTR é muito, mas muito (e então o CTR) mais curta que a do Astra. Isso é que lhe possibilita ter prestações muito boas.
Errado!!!
Tem a ver com o binário no momento, tem a ver com a rotação a que vai, tem a ver com a relação de caixa etc...
O CTR arrasa o CDTI porque uma coisa que se calcula da seguinte forma: (Binário * RPM) / K é superior no CTR. A relação de caixa mais curta ainda ajuda a aumentar essa diferença.
O Astra a 120km/h segundo o que dizes vai as 2000rpms. Deve ter cerca de 200nm de binário.
O CTR a 120km/h vais a cerca de 3750rpm's e tem cerca de 180nm de binário.
Logo a pontencia disponível nesse momento é de: 400.000/K no CDTI e 675.000/K no CTR isto quer dizer que o CTR 68,75% mais de potencia disponível nesse momento que o CDTI. A caixa mais curta permite ao CTR subir mais rápidamente de rotações, alargando ainda mais a diferença de potência que existe inicialmente aos 120km/h em 6ª.
Agora se a potência não interessa........ explica tu melhor.
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Originalmente Colocado por edununo Ver PostErrado!!!
Tem a ver com o binário no momento, tem a ver com a rotação a que vai, tem a ver com a relação de caixa etc...
O CTR arrasa o CDTI porque uma coisa que se calcula da seguinte forma: (Binário * RPM) / K é superior no CTR. A relação de caixa mais curta ainda ajuda a aumentar essa diferença.
O Astra a 120km/h segundo o que dizes vai as 2000rpms. Deve ter cerca de 200nm de binário.
O CTR a 120km/h vais a cerca de 3750rpm's e tem cerca de 180nm de binário.
Logo a pontencia disponível nesse momento é de: 400.000/K no CDTI e 675.000/K no CTR isto quer dizer que o CTR 68,75% mais de potencia disponível nesse momento que o CDTI. A caixa mais curta permite ao CTR subir mais rápidamente de rotações, alargando ainda mais a diferença de potência que existe inicialmente aos 120km/h em 6ª.
Agora se a potência não interessa........ explica tu melhor.
Não confundas binário motor com binário à roda.
O que faz o CTR andar mais, é ter maior binário à roda.
E isso resulta de uma caixa muito mais curta.
E logo resume-se a binário.
A potência é consequência!
A potência é a capacidade de realizar trabalho em função do tempo.
O CTR consegue desenvolver o mesmo trabalho num intervalo de tempo menor, logo é mais potente. E isso resulta em consequência de ser um motor mais rotativo. Precisamente pela formula que citaste.
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Originalmente Colocado por monicamelo Ver PostNão confundas binário motor com binário à roda.
O que faz o CTR andar mais, é ter maior binário à roda.
E isso resulta de uma caixa muito mais curta.
E logo resume-se a binário.
A potência é consequência!
A potência é a capacidade de realizar trabalho em função do tempo.
O CTR consegue desenvolver o mesmo trabalho num intervalo de tempo menor, logo é mais potente. E isso resulta em consequência de ser um motor mais rotativo. Precisamente pela formula que citaste.
Quem é que confundiu?
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Originalmente Colocado por monicamelo Ver PostEu falei do binário à roda para justificar a razão pela qual o CTR tem maior poder de aceleração.
E disse e reafirmo, que não é pelo binário motor, que o CTR anda mais do que o Astra 1.3 CDTI.
Onde está a confusão?
Tu agora até estás a contradizer o que acima disseste:
A resposta, por acaso, até já a dei no último post.
E ao contrário do que possas pensar não tem nada a ver com a potência.
Tem a ver com o binário.
A caixa do CTR é muito, mas muito (e então o CTR) mais curta que a do Astra. Isso é que lhe possibilita ter prestações muito boas.Hoje 19:31:03
Já o Astra 1.3 CDTI tem uma sexta totalmente desadequada ao seu motor. Alias aquilo até é quase uma caixa de 5+1. Para tu veres o quanto desadequada é, até um Astra 1.9 CDTI tem uma 6 mais curta que a do 1.3Editado pela última vez por edununo; 15 March 2007, 22:17.
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