Vamos lá então por partes porque há aqui muita confusão:
1º Eu tenho um MX-5;
2º Um MX-5 não é um desportivo puro;
3º O MX-5 tem "pureza" de reacções, o que é diferente - é quase sempre previsível e controlável mesmo nos limites;
4º O S2000 não é um desportivo puro nem tem "pureza" de reacções;
5º O Elise é um desportivo puro vocacionado para pista e tem reacções bruscas no limite;
6º O lift-off oversteer não é necessariamente mau, só é mau quando é brusco - o caso do Elise;
7º No limite o Elise é tipicamente subvirador à semlhança do Opel GT mas, ao contrário do primeiro, neste é muito mais fácil mudar a atitude para uma sobreviragem controlada;
8º O Opel GT tem a filosofia do MX-5;
9º As críticas da AH e da Autofoco não são consistentes entre si;
10º A primeira diz que o GT numa atitude sobreviradora não é progressivo/estável embora os ângulos de deriva conseguidos possam ser «incríveis»; a segunda diz que para a mesma atitude o GT é facilmente controlável e divertido embora exija empenho - leia-se doses elevadas de acelerador e direcção - para ter esse comportamento sobrevirador; já a AH diz que basta entrar para a curva com a frente menos "carregada" e com esta apontada "esmagar" o acelerador para ser a traseira a ceder ao invés da frente (eu conduzo o meu MX-5 desta maneira... aponto a frente e depois o acelerador faz o resto, às vezes também tiro partido do lift-off oversteer em zonas mais lentas e de menor aderência - onde a frente escorrega - para ter ângulos de deriva maiores que de outra forma a falta de potência não me permitiria);
11º Ambas as revistas estão de acordo em dois pontos no capítulo dinâmico do GT: direcção pouco directa (a AH diz memo que é pouco informativa, o que são coisas diferentes) e suspensão traseira demasiado "branda" - eu acrescento que esta configuração (além do conforto) favorece a tracção que é o maior trunfo do GT aliás, algo que é aconselhado fazer no S2000 quando se quer ir para a pista, a diminuição da taragem das molas (normalmente pensa-se quanto mais duro melhor... mas nem sempre é assim!);
12º Em relação à crítica da AH fiquei sem perceber o porquê de ser o Pedro Silva a aparecer nas fotos dinâmicas do ensaio mas o texto é do Flávio Serra; depois achei estranha a omissão à comparação com o S2000 - falou-se do MX-5, do Z4 e até do 350Z - mas não do S2000, espero poder ver um ensaio comparativo entre os dois no circuito de Braga efectuado e já agora descrito pelo Pedro Silva;
13º Em relação à capota e mala deixo-vos aqui um vídeo que dá uma melhor ideia desse dois aspectos:
Opel GT
1º Eu tenho um MX-5;
2º Um MX-5 não é um desportivo puro;
3º O MX-5 tem "pureza" de reacções, o que é diferente - é quase sempre previsível e controlável mesmo nos limites;
4º O S2000 não é um desportivo puro nem tem "pureza" de reacções;
5º O Elise é um desportivo puro vocacionado para pista e tem reacções bruscas no limite;
6º O lift-off oversteer não é necessariamente mau, só é mau quando é brusco - o caso do Elise;
7º No limite o Elise é tipicamente subvirador à semlhança do Opel GT mas, ao contrário do primeiro, neste é muito mais fácil mudar a atitude para uma sobreviragem controlada;
8º O Opel GT tem a filosofia do MX-5;
9º As críticas da AH e da Autofoco não são consistentes entre si;
10º A primeira diz que o GT numa atitude sobreviradora não é progressivo/estável embora os ângulos de deriva conseguidos possam ser «incríveis»; a segunda diz que para a mesma atitude o GT é facilmente controlável e divertido embora exija empenho - leia-se doses elevadas de acelerador e direcção - para ter esse comportamento sobrevirador; já a AH diz que basta entrar para a curva com a frente menos "carregada" e com esta apontada "esmagar" o acelerador para ser a traseira a ceder ao invés da frente (eu conduzo o meu MX-5 desta maneira... aponto a frente e depois o acelerador faz o resto, às vezes também tiro partido do lift-off oversteer em zonas mais lentas e de menor aderência - onde a frente escorrega - para ter ângulos de deriva maiores que de outra forma a falta de potência não me permitiria);
11º Ambas as revistas estão de acordo em dois pontos no capítulo dinâmico do GT: direcção pouco directa (a AH diz memo que é pouco informativa, o que são coisas diferentes) e suspensão traseira demasiado "branda" - eu acrescento que esta configuração (além do conforto) favorece a tracção que é o maior trunfo do GT aliás, algo que é aconselhado fazer no S2000 quando se quer ir para a pista, a diminuição da taragem das molas (normalmente pensa-se quanto mais duro melhor... mas nem sempre é assim!);
12º Em relação à crítica da AH fiquei sem perceber o porquê de ser o Pedro Silva a aparecer nas fotos dinâmicas do ensaio mas o texto é do Flávio Serra; depois achei estranha a omissão à comparação com o S2000 - falou-se do MX-5, do Z4 e até do 350Z - mas não do S2000, espero poder ver um ensaio comparativo entre os dois no circuito de Braga efectuado e já agora descrito pelo Pedro Silva;
13º Em relação à capota e mala deixo-vos aqui um vídeo que dá uma melhor ideia desse dois aspectos:
Opel GT
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