Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel GT 2007

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vamos lá então por partes porque há aqui muita confusão:

    Eu tenho um MX-5;

    Um MX-5 não é um desportivo puro;

    O MX-5 tem "pureza" de reacções, o que é diferente - é quase sempre previsível e controlável mesmo nos limites;

    O S2000 não é um desportivo puro nem tem "pureza" de reacções;

    O Elise é um desportivo puro vocacionado para pista e tem reacções bruscas no limite;

    O lift-off oversteer não é necessariamente mau, só é mau quando é brusco - o caso do Elise;

    No limite o Elise é tipicamente subvirador à semlhança do Opel GT mas, ao contrário do primeiro, neste é muito mais fácil mudar a atitude para uma sobreviragem controlada;

    O Opel GT tem a filosofia do MX-5;

    As críticas da AH e da Autofoco não são consistentes entre si;

    10º A primeira diz que o GT numa atitude sobreviradora não é progressivo/estável embora os ângulos de deriva conseguidos possam ser «incríveis»; a segunda diz que para a mesma atitude o GT é facilmente controlável e divertido embora exija empenho - leia-se doses elevadas de acelerador e direcção - para ter esse comportamento sobrevirador; já a AH diz que basta entrar para a curva com a frente menos "carregada" e com esta apontada "esmagar" o acelerador para ser a traseira a ceder ao invés da frente (eu conduzo o meu MX-5 desta maneira... aponto a frente e depois o acelerador faz o resto, às vezes também tiro partido do lift-off oversteer em zonas mais lentas e de menor aderência - onde a frente escorrega - para ter ângulos de deriva maiores que de outra forma a falta de potência não me permitiria);

    11º Ambas as revistas estão de acordo em dois pontos no capítulo dinâmico do GT: direcção pouco directa (a AH diz memo que é pouco informativa, o que são coisas diferentes) e suspensão traseira demasiado "branda" - eu acrescento que esta configuração (além do conforto) favorece a tracção que é o maior trunfo do GT aliás, algo que é aconselhado fazer no S2000 quando se quer ir para a pista, a diminuição da taragem das molas (normalmente pensa-se quanto mais duro melhor... mas nem sempre é assim!);

    12º Em relação à crítica da AH fiquei sem perceber o porquê de ser o Pedro Silva a aparecer nas fotos dinâmicas do ensaio mas o texto é do Flávio Serra; depois achei estranha a omissão à comparação com o S2000 - falou-se do MX-5, do Z4 e até do 350Z - mas não do S2000, espero poder ver um ensaio comparativo entre os dois no circuito de Braga efectuado e já agora descrito pelo Pedro Silva;

    13º Em relação à capota e mala deixo-vos aqui um vídeo que dá uma melhor ideia desse dois aspectos:

    Opel GT

    Comentário


      Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post

      O lift-off oversteer não é necessariamente mau, só é mau quando é brusco - o caso do Elise;
      6.1 - No caso do Elise só é brusco quando o condutor não tem mãozinhas. Quando tem, as coisas são bem diferentes.

      Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
      No limite o Elise é tipicamente subvirador à semlhança do Opel GT mas, ao contrário do primeiro, neste é muito mais fácil mudar a atitude para uma sobreviragem controlada;
      7.1 - A atitude subviradora do Elise pode de novo ser facilmente transformada em sobreviragem controlada, quando se tem mãos, conforme video alguns posts acima. Para quem tem menos mãos, pode optar por uns pneus 1 cm mais largos na frente. Novamente ver video em cima.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
        12º Em relação à crítica da AH fiquei sem perceber o porquê de ser o Pedro Silva a aparecer nas fotos dinâmicas do ensaio mas o texto é do Flávio Serra; depois achei estranha a omissão à comparação com o S2000 - falou-se do MX-5, do Z4 e até do 350Z - mas não do S2000, espero poder ver um ensaio comparativo entre os dois no circuito de Braga efectuado e já agora descrito pelo Pedro Silva;
        Não devem ter comparado porque se não me engano o S2000 já não está a ser comercializado.

        Comentário


          Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
          Dái o smile à frente.

          Mas usando os mesmos métodos, permite-me indicar um artigo da EVO.

          Exige vs GT3 RS vs 360 CS vs Noble M400

          http://www.evo.co.uk/carreviews/carg...me_sports.html

          O Exige perde para o GT3 RS. Quem sabe como as coisas seriam se fosse o GT3 normal. A julgar pelas criticas feitas pela EVO, acredito que o Exige esteja à altura.
          Depende da pista.
          Olha que num circuito que comeca por N e acaba em RING as coisas são bem diferentes e estou a falar do GT3 normal.
          Editado pela última vez por Bernie; 25 June 2007, 16:07.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
            Depende da pista.
            Olha que num circuito que comeca por N e acabar em RING as coisas são bem diferentes e tou a falar do GT3 normal.

            Depende sempre do circuito. Estamos a falar de mais do dobro da potência (380 cvs no GT3 996 para 190 cvs do Exige). Em circuitos onde tens muitas rectas não há qualquer tipo de hipótese, até porque a aerodinâmica do Exige, apesar de não parecer, deixa muito a desejar.

            No circuito do Top Gear, o Exige faz quase menos 1 segundo que o GT3, e em Hockenheim, as coisas invertem-se.

            No fim do dia, depende muito do que se pretende num carro. Por isso é que eu não digo que Exige é melhor que o GT3, ou vice-versa.

            Comentário


              Estou com um pouco de pressa, mas posso adiantar que já estive dentro do carro, e pelo menos parado fiquei literalmente a babar.

              O carro ao vivo é 100 vezes mais belo e elegante que em fotos.

              O tablier é lindíssimo, mas os materiais são fracos.

              Alias, estou desiludido nesse aspecto, os materiais do tablier deviam ser outros, apesar da montagem ser boa.

              A posição de condução está, a meu ver, perfeita! Os bancos são perfeitos! A caixa de velocidades pareceu-me perfeita! Enfim, o ambiente que o carro cria é mesmo muito muito bom.

              Mais que isto, só "depois do jogo".

              Umas fotos,

              Este sou eu, a fechar a porta - tem um fechar muito sólido!

















              Espero que gostem...

              Comentário


                Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                Depende sempre do circuito. Estamos a falar de mais do dobro da potência (380 cvs no GT3 996 para 190 cvs do Exige). Em circuitos onde tens muitas rectas não há qualquer tipo de hipótese, até porque a aerodinâmica do Exige, apesar de não parecer, deixa muito a desejar.

                No circuito do Top Gear, o Exige faz quase menos 1 segundo que o GT3, e em Hockenheim, as coisas invertem-se.

                No fim do dia, depende muito do que se pretende num carro. Por isso é que eu não digo que Exige é melhor que o GT3, ou vice-versa.
                Pois por isso é que achei estranho aquele comentário sobre ficar melhor servido com o Exige mas já percebi que era ironia.

                Comentário


                  Comentário


                    Originalmente Colocado por foo Ver Post
                    Não devem ter comparado porque se não me engano o S2000 já não está a ser comercializado.
                    Essa justificação não colhe... então e o Integra de 98 que a AutoHoje testou em comparação com o novo Civic Type-R?!
                    Editado pela última vez por Buzinão; 25 June 2007, 17:25.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                      6.1 - No caso do Elise só é brusco quando o condutor não tem mãozinhas. Quando tem, as coisas são bem diferentes.

                      7.1 - A atitude subviradora do Elise pode de novo ser facilmente transformada em sobreviragem controlada, quando se tem mãos, conforme video alguns posts acima. Para quem tem menos mãos, pode optar por uns pneus 1 cm mais largos na frente. Novamente ver video em cima.

                      Já percebi qual é o teu problema... não sabes o significado de "mais fácil"!

                      Depois, é exactamente ao contrário... quem tem menos mãos deve optar por um pneu mais fino à frente porque a frente foge mais cedo (logo a velocidades menores) e quando "levantas o pé" como a quantidade de borracha é menor na frente esta "agarra" mais progressivamente, ou seja, menos bruscamente.

                      Comentário


                        Mais facil como assim?

                        Qual curva mais facil? Não tenho qualquer duvidas que o elise curve mais facilmente.

                        Curva mais facil e com mais facilidade por quem o conduz. Não tenho qualque duvida. Ainda está o elise a dormir... e o GT está a virar e a ficar ao contrário. Portanto essa questão de quem vira primeiro é daquelas para cair em saco roto. é que o coitado do GT deve ter um limite bem superior.

                        Se vais comprar o GT, compra-o. Pelo preço é muito bom!

                        Nota: Continuo sem perceber como está aqui o elise a ser discutido... é que nada tem a ver com o GT. Do ponto de vista de carro a serio, coitado do GT ao lado de um elise.
                        Editado pela última vez por Taveirada; 25 June 2007, 17:41.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                          Já percebi qual é o teu problema... não sabes o significado de "mais fácil"!

                          Depois, é exactamente ao contrário... quem tem menos mãos deve optar por um pneu mais fino à frente porque a frente foge mais cedo (logo a velocidades menores) e quando "levantas o pé" como a quantidade de borracha é menor na frente esta "agarra" mais progressivamente, ou seja, menos bruscamente.

                          ??? Então o elise tem um comportamento subvirador e tu dizes que isso se resolve com um pneu mais fino à frente?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                            Mais facil como assim?

                            Qual curva mais facil? Não tenho qualquer duvidas que o elise curve mais facilmente.
                            Deixa ver... no Elise qualquer um pega, no GT não...

                            Ou melhor, estou a curvar depressa no Elise aparece-me um obstáculo imprevisto a meio e tenho de travar... ouvi dizer que no Elise estas coisas não são nada fáceis...


                            O Elise veio aqui parar em 1º lugar pelo simples facto de estar na mesma gama de preços do Opel GT ainda que sendo mais caro...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                              Já percebi qual é o teu problema... não sabes o significado de "mais fácil"!

                              Depois, é exactamente ao contrário... quem tem menos mãos deve optar por um pneu mais fino à frente porque a frente foge mais cedo (logo a velocidades menores) e quando "levantas o pé" como a quantidade de borracha é menor na frente esta "agarra" mais progressivamente, ou seja, menos bruscamente.
                              O meu problema? Eu não tenho problema nenhum.

                              Se colocando um pneu mais largo eliminas o problema da sub-viragem excessiva, ele deixa de ser problema. Tu falas da sobre-viragem como se ela fosse um bicho de 7 cabeças. Não é!

                              Já viste o video?!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                ??? Então o elise tem um comportamento subvirador e tu dizes que isso se resolve com um pneu mais fino à frente?
                                O problema não é resolver a subviragem... porque essa no Elise não se resolve, é uma característica do modelo.

                                A questão é resolver a sobreviragem brusca que se segue à tentativa de controlar a subviragem... isto é, na transição.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                                  Deixa ver... no Elise qualquer um pega, no GT não...

                                  Ou melhor, estou a curvar depressa no Elise aparece-me um obstáculo imprevisto a meio e tenho de travar... ouvi dizer que no Elise estas coisas não são nada fáceis...


                                  O Elise veio aqui parar em 1º lugar pelo simples facto de estar na mesma gama de preços do Opel GT ainda que sendo mais caro...
                                  Curiosamente deixaste de fora o SLK e o Z4 que são os verdadeiros concorrentes do Opel GT, em termos de conceito de carro, e que têm preços mais próximos do Opel GT que o Elise.

                                  Eu penso que escolheste o S2000 e o Elise para a comparação porque eles são mais puros. Isso é um conceito completamente diferente do Opel GT.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                                    O problema não é resolver a subviragem... porque essa no Elise não se resolve, é uma característica do modelo.

                                    A questão é resolver a sobreviragem brusca que se segue à tentativa de controlar a subviragem... isto é, na transição.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                                      Deixa ver... no Elise qualquer um pega, no GT não...

                                      Ou melhor, estou a curvar depressa no Elise aparece-me um obstáculo imprevisto a meio e tenho de travar... ouvi dizer que no Elise estas coisas não são nada fáceis...


                                      O Elise veio aqui parar em 1º lugar pelo simples facto de estar na mesma gama de preços do Opel GT ainda que sendo mais caro...
                                      Falas baseado em quê?

                                      É que não estas a falar de um golf... estás a falar de um elise.
                                      É que talvez o nada facil para o elise é no limite... algo que no GT é muito mais cedo!

                                      Um carro com menos de 1t. Só isso diz algo sobre a forma como ele se deve desviar de um obstaculo. Bem como a travagem.

                                      Já agora. Faz o mesmo com o MX-5. E diz-me se ele nao se traça todo!

                                      Comentário


                                        É o que eu digo... deviam rir menos e aprender mais...


                                        «When at the edge of adhesion, mid-corner, you do not want to lift off of the throttle too abruptly or the rear end will try to overtake the front. This means that you should enter corners at a speed you can be sure you can maintain through the whole corner, i.e. a slow in and fast out approach. You should allow for obstacles and variations in road surface that may not be visible at the approach. »

                                        Lotus Elise Handling Characteristics


                                        «Wheels have grown an inch both front and rear, but the front tyres measured just 175 in width in contrast to the rear’s 225, obviously designed to kill lift-off oversteer(...)»

                                        Lotus Elise

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                                          É o que eu digo... deviam rir menos e aprender mais...


                                          «When at the edge of adhesion, mid-corner, you do not want to lift off of the throttle too abruptly or the rear end will try to overtake the front. This means that you should enter corners at a speed you can be sure you can maintain through the whole corner, i.e. a slow in and fast out approach. You should allow for obstacles and variations in road surface that may not be visible at the approach. »

                                          Lotus Elise Handling Characteristics


                                          «Wheels have grown an inch both front and rear, but the front tyres measured just 175 in width in contrast to the rear’s 225, obviously designed to kill lift-off oversteer(...)»

                                          Lotus Elise
                                          Sem querer ser ofensivo...

                                          DUUHHHH!!!

                                          Já o disse à paginas atrás!

                                          Qualquer carro (911 é o expoente maximo) que tenha mais peso atras.... sabe-se que deve entrar na curva devagar... e rapido a sair (Slow in, fast out).
                                          Conclusão: O 911 não presta! :S

                                          Comentário


                                            Comentário


                                              Vou voltar a repetir...

                                              Não se podem conduzir todos os carros da mesma forma.

                                              Se conduzires um porsche GT3 da mesma forma que um Clio RS... Ficas virado ao contrário!
                                              Não podes criticar uma caracteristica do carro e da arquitectura que esse carro tem!
                                              Isso que falas no lotus acontece em todos os carros com RWD e mais peso atras! O 911 é um exemplo... o GT3 o carro com melhor handling do mundo (considerado) tambem tem essa caracteristica! São carros que tem maneiras de se conduzir diferentes do que um carro fwd ou RWD com 50/50. Tal como é diferente conduzires um FWD de um rwd 50/50.
                                              Tal como os RWD 50/50 tem outras caracteristicas que os fazem ficar virados ao contrário! E os FWD idem!

                                              Criticas algo no lotus que é carateristico de um gt3... Só, por exemplo! Será o GT3 um bogus?! Uma farsa? Coitado... toda a gente anda enganado! :S

                                              Comentário


                                                Comentário


                                                  Não deve ser fácil controlar este elise naquelas condições



                                                  http://www.youtube.com/watch?v=xA8FWYeipLk

                                                  Comentário


                                                    As perguntas que se impoem depois de ler este tópico são:

                                                    1 - Quem daqui já conduziu um elise? Eu infelizmente não mas sei que o jcpr já.
                                                    2 - Quem daqui já conduziu um caterham? eu! eu! eu!
                                                    3 - Quem daqui já conduziu um S2000? Aqui já deve haver mais...

                                                    e finalmente

                                                    4 - Quem daqui já conduziu um carro de motor central?



                                                    A 5ª pergunta não faço porque acho que aqui ainda ninguém conduziu um GT.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                      As perguntas que se impoem depois de ler este tópico são:

                                                      1 - Quem daqui já conduziu um elise? Eu infelizmente não mas sei que o jcpr já.
                                                      2 - Quem daqui já conduziu um caterham? eu! eu! eu!
                                                      3 - Quem daqui já conduziu um S2000? Aqui já deve haver mais...

                                                      e finalmente

                                                      4 - Quem daqui já conduziu um carro de motor central?



                                                      A 5ª pergunta não faço porque acho que aqui ainda ninguém conduziu um GT.

                                                      Já conduzi todos



                                                      (na ps2)




                                                      Apesar de nunca ter conduzido nenhum, o bom-senso diz-me

                                                      que terá de haver uma capacidade de adaptação e de percepção

                                                      pois são carros que adoptam caminhos/filosofias diferentes

                                                      para proporcionar gozo e, deste modo, as reacções (comportamento)

                                                      também diferem.


                                                      Cpts e Viagens Seguras.

                                                      Comentário


                                                        Estou com um pouco de pressa, mas posso adiantar que já estive dentro do carro, e pelo menos parado fiquei literalmente a babar.

                                                        O carro ao vivo é 100 vezes mais belo e elegante que em fotos.

                                                        O tablier é lindíssimo, mas os materiais são fracos.

                                                        Alias, estou desiludido nesse aspecto, os materiais do tablier deviam ser outros, apesar da montagem ser boa.

                                                        A posição de condução está, a meu ver, perfeita! Os bancos são perfeitos! A caixa de velocidades pareceu-me perfeita! Enfim, o ambiente que o carro cria é mesmo muito muito bom.

                                                        Mais que isto, só "depois do jogo".

                                                        Umas fotos,

                                                        Este sou eu, a fechar a porta - tem um fechar muito sólido!

                                                        Máquina!!!!
                                                        está com uma estética muito boa!!
                                                        e com uma posição de condução como gosto, com as penas esticadas!!!

                                                        Agora quero saber a tua opinião da condução!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post

                                                          Máquina!!!!
                                                          está com uma estética muito boa!!
                                                          e com uma posição de condução como gosto, com as penas esticadas!!!

                                                          Agora quero saber a tua opinião da condução!
                                                          É vamos a ver, o carro estava em stand, mas já tem matricula, à partida será para por a circular, está apenas dependente do engenheiro, mas como o engenheiro é "pior" que nós (), de certeza que mais dia menos dia, sai para a rua -

                                                          Vamos a ver... entretanto também estou curioso para saber se vai desviar muito, ou não, daquilo que falei anteriormente, apenas segundo o que tenho lido.

                                                          Parece-me que o carro está a causar alguma controvérsia e choque de opiniões.

                                                          Quanto à estética, e posição de condução, o carro está mesmo muito muito bom! Era um tablier com outros materiais e ficava "no ponto" - pelo menos parado.

                                                          Comentário


                                                            Pra mim, o mal desse carro é o capota... pagar 44000 euros e não ter uma capota electrica, é chato. Estamos a pagar pelos Cavalos... o que é optimo! Mas um carro de dois lugares, já pode ser um problema, por vezes, e levar ''uma vida'' pra fechar, ou abrir a capota, tambem se pode tornar muito incomodo. Pra mim o Gt é mais um carro de verão, pra quem anda sozinho, ou com a namorada, de cabelos ao vento, e muitos cavalos debaixo do rabo. Se bem que a nivel de prestações, a Opel anuncia os 5.7 dos 0-100, e pelo que vi nas medições, foi cerca mais de 1 segundo. Ou seja, não parece que o Astra OPC fique atrás... Só não se anda com os cabelos ao vento, nem dá pra fazer uns powerslides jeitosos, mas de resto, ganha-se em tudo. Preço, espaço... etc. Depende da pessoa, e das necessidades

                                                            Comentário


                                                              Com o tempo vou gostando deste carro....

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X