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Mercedes-Benz 190E Evo VS BMW 3 M3 Evo

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    Este não é da decada de 80, mas é de 79.

    Acho que não trocava por nenhum outro da altura.



    Comentário


      citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

      O Mercedes EVO consegue transpor dois lados bastante diferentes, um lado exagerado e um lado harmonioso, que se complegam mutuamente. Apesar de eu o achar extremamente exagerado na estética, consigo gostar das linhas harmoniosas e por vezes suaves dos contirnos das rodas, até áquela ponta de aileron atrás.
      Sem dúvida lindissimo.
      Aqui está uma opinião muito semelhante a minha…
      Para mim simplesmente espectacular.
      RScupra, esse "mini" vídeo…[B)]

      Comentário


        Bem, a avaliar pela quantidade de respostas favoráveis ao mb, lava-me a crer que essas pessoas ou andam muito de taxi (e gostam 8|) ou então nunca tiveram oportunidade de sentar "a almofada" e dar uma voltinha num BMW...
        Atenção, refiro-me à quantidade de respostas porque se fosse a avaliar a qualidade das mesmas... UUIIII... há muita gente que gosta de falar sobre aquilo que desconhece...mas tb não é de admirar, afinal o português comum é craque nesses assuntos...

        Até nem desgosto do mb, é pena que tenha de recorrer a outros fabricantes para tratar das suas motorizações mais "vitaminadas", mas não os mb é que são bons...

        Posto isto acho que já deu para perceber qual a minha escolha ;)

        Ahhh!!! Já me esquecia... para esse "táxi mais rápido do mundo", a BMW tb tem um certo E34, 89/92 - 315cv. 92/95 - 340cv e é melhor nem falar do E39...99/03 - 400CV, isto falando em numeros(CV´s) pois em questões de comportamento dinâmico, nem pensar em comparar a mb com a BMW...

        Comentário


          citação:Originalmente colocada por exup94

          Bem, a avaliar pela quantidade de respostas favoráveis ao mb, lava-me a crer que essas pessoas ou andam muito de taxi (e gostam 8|) ou então nunca tiveram oportunidade de sentar "a almofada" e dar uma voltinha num BMW...
          Atenção, refiro-me à quantidade de respostas porque se fosse a avaliar a qualidade das mesmas... UUIIII... há muita gente que gosta de falar sobre aquilo que desconhece...mas tb não é de admirar, afinal o português comum é craque nesses assuntos...

          Até nem desgosto do mb, é pena que tenha de recorrer a outros fabricantes para tratar das suas motorizações mais "vitaminadas", mas não os mb é que são bons...

          Posto isto acho que já deu para perceber qual a minha escolha ;)

          Ahhh!!! Já me esquecia... para esse "táxi mais rápido do mundo", a BMW tb tem um certo E34, 89/92 - 315cv. 92/95 - 340cv e é melhor nem falar do E39...99/03 - 400CV, isto falando em numeros(CV´s) pois em questões de comportamento dinâmico, nem pensar em comparar a mb com a BMW...
          ui..o que temos aqui...gostava de responder ao teu post não terei é tempo mas ja ca venho editar...mas o fanatismo é lá para os lados da faixa de gaza pá...[8)]

          Comentário


            Lindissimo o BMW M1 [B)]



            Qto à discussão presente. O Mercedes apenas é mais raro, mas nem por isso se destaca porque o carro parece um simples 190d camuflado e nunca conseguirá fugir dessa imagem pavorosa!


            M3, um kart há disposição de poucos...

            Comentário


              acho que muita gente não percebe o porquê dos EVO's... alguem reparou por acaso que na foto de perfil,o vidro traseiro está parcialemte coberto?! o EVO foi trabalhado no tunel de vento!!! aí está a beleza do conceito!!! e acreditem que na luta com o E30 EVO em certos aspectos até bate o BMW! a luta é bastante renhida!!!

              quanto ao E34 de 315 e de 340 CV's, havia umas versões mais "vitaminadas" do E500, o E60 AMG e algumas conversões Brabus com 6.9L!!!
              giro era colocar num desses E 500 " E 200" na mala!!!
              quanto á questão de recorrer a outros fabricantes/preparadores não vejo o mal nisso! A Cosworth é reconhecida pela excelência na engenharia de motores! o E 500 foi desenvolvido e construído pela Porsche! depende tudo das prioridades da casa mãe!!! a Mini é BMW e nenhum dos motores é da casa mãe!

              Comentário


                Deixem la... se dos MB's existem muitos taxis, e BM's taxis nao existem, alguma razao devem ter os taxistas para Eliminar os BM's das suas escolhas, mesmo hoje em dia.[^]

                Comentário


                  Assim como há carrinhas comerciais da MB e não há da BMW.;)

                  Também está relacionado com a politicas das marcas. Isso não faz uma marca melhor que outra. Agora,pessoalmente,não gosto de ter um carro que há às centenas a circular,ainda por cima táxis. Mas não condeno quem goste.;)

                  Uma coisa é certa,por regra,as marcas "premium" e mais exclusivas,não estão representadas por táxis ou comerciais,ex:ferrari,Porsche,Anton Martin,BMW,Jaguar,Audi,etc. Quer se queira ou não,para marcas que vivem muito da imagem(exclusividade),o facto de haver táxis não é muito positivo(embora,haja quem goste).;) Volto a dizer,isso não torna o produto pior,no que toca a qualidade,mas na imagem...[xx(]

                  citação:Originalmente colocada por Jonny

                  Deixem la... se dos MB's existem muitos taxis, e BM's taxis nao existem, alguma razao devem ter os taxistas para Eliminar os BM's das suas escolhas, mesmo hoje em dia.[^]

                  Comentário


                    É preciso intervir para esclarecer uma questão que tem sido mal-tratada nesta discussão. No caso em questão ambos os modelos são raros. Não podemos dizer que o MB é mais raro que o E30 Evo, simplesmente porque os dois modelos são versões de homologação de modelos de série para a competição.

                    Neste caso qualquer um dos modelos - e respectivas evoluções posteriores - foram produzidos em números não muito superiores a 500 unidades.

                    São, por isso, igualmente raros.

                    Quanto à questão da Cosworth ter dado uma ajudinha à MB na criação do 2.3 16v (apenas neste modelo) e de a Porsche ter construído o 500E na sua fábrica (por a fábrica do Série E não poder suportar um modelo de tão baixo volume de produção) não me parece nada menosprezável.

                    Pelo contrário. Em ambos os casos o carro em questão ficou a ganhar com a parceria.

                    Relembro o exemplo de alguns Audis, melhorados pela Porsche e de uma vasta panóplia de outras parcerias que resultaram em vários modelos de antologia.

                    Quanto à "querela" original: MB Evo2 ou BMW Evo, mantenho a minha opinião. Preferia o MB por, ao contrário do que se tem dito, ser globalmente muito mais exclusivo e mais apurado mecanicamente que o M3.

                    Comentário


                      O mercedes...mas só se fosse o Evo 2, presente nessas fotos.

                      Comentário


                        Acho o M3 mais bonito.

                        Comentário


                          expu94...só o conselho.Vê as epocas do DTM desde 88 até 92.Diz-me qual foi a marca que ganhou mais titulos...e já agora com que carro.

                          Se quiseres uma ajuda, até te empresto os videos.;)

                          Está tudo dito...

                          Comentário


                            Só mais um esclarecimento. Como suspeitava o carro da foto não é um E30 M3 Evo.

                            É um E30 M3 "normal". De facto até é um E30 M3 "estragado" com adições sucessivas de material after-market.

                            Está aqui: http://www.m3bmw.com/?p=62

                            Este é o (quase) original E30 M3 Sport Evolution, com o seu spoiler regulável de série. Este é o número 488.


                            Comentário


                              Qualquer um dos dois é umm máquina infernal... Tomara muitos "desportivos" recentes terem metade da desportividade dessas duas obras de arte da engenharia da altura.

                              Quando trabalhava no Campo Grande via um 190 EVO II todos os dias... [B)][B)][B)][B)][B)]

                              Hoje em dia prefiro a BM, mas falando destes 2 modelos, o 190 sem dúvida alguma....

                              ;)

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por AMGfan

                                há aqui gente que acham o Evo xunnig...são as mesmas pessoas que adoram os evolution e o sti...e esses pergunto eu têm que aspecto??

                                a estetica exterior do M3 ao pé de um EVO é como de um filho ao lado do pai...ainda tem muito que aprender...

                                FENOMENAL...até choro a olhar fixamente para este mercedes....não fazem ideias as miniaturas que tenho em casa deste carro...são mesmo muitas a todas as escalas quase
                                !

                                FANATISMO!!! [:0]

                                Comentário


                                  Para ambas as partes diga-se...;)

                                  Comentário


                                    DTM:

                                    1985( Entrada em cena do 190E )
                                    1. Per Stureson (S) 117,5 - Volvo 240 Turbo
                                    2. Olaf Manthey (D) 100 - Rover Vitesse
                                    3. Harald Grohs (D) 96 - BMW 635 CSi

                                    1986
                                    1. Kurt Thiim (DK) 130 - Rover Vitesse
                                    2. Volker Weidler (D) 113 - Mercedes 190E 2.3-16
                                    3. Kurt König (D) 104 - BMW 635 CSi

                                    1987( Entrada em cena do M3 )
                                    1. Eric van de Poele (B) 127 - BMW M3
                                    2. Manuel Reuter (D) 124 - Ford Sierra Cosworth
                                    3. Marc Hessel (D) 123 - BMW M3

                                    1988
                                    1. Klaus Ludwig (D) 258 - Ford Sierra Cosworth
                                    2. Roland Asch (D) 242 - Mercedes 190E 2.3-16
                                    3. Armin Hahne (D) 238 - Ford Sierra Cosworth

                                    1989
                                    1. Roberto Ravaglia (I) 285 - BMW M3
                                    2. Klaus Niedzwiedz (D) 274 - Ford Sierra Cosworth
                                    3. Fabien Giroix (F) 265 - BMW M3

                                    1990
                                    1. Hans-Joachim Stuck (D) 189 - Audi V8 quattro
                                    2. Johnny Cecotto (YV) 177 - BMW M3 Sport Evolution
                                    3. Kurt Thiim (DK) 162 - Mercedes 190E 2.5-16 Evo2

                                    1991
                                    1. Frank Biela (D) 174 - Audi V8 quattro
                                    2. Klaus Ludwig (D) 166 - Mercedes 190E 2.5-16 Evo2
                                    3. Hans-Joachim Stuck (D) 158 - Audi V8 quattro

                                    1992 ( Ultima época competitiva do M3 e do 190E )
                                    1. Klaus Ludwig (D) 228 - Mercedes 190E 2.5-16 Evo2
                                    2. Kurt Thiim (DK) 192 - Mercedes 190E 2.5-16 Evo2
                                    3. Bernd Schneider (D) 191 - Mercedes 190E 2.5-16 Evo2

                                    Ficam aqui mais umas estatisticas para reflectir...

                                    Comentário


                                      Nem há hipotese quando está em causa "O" carro dos meus sonhos...

                                      Comentário


                                        Quem andasse que o Mercedes nas ruas de portugal, estava tramado devido á incompetência e burrice das nossas autoridades, punham-lhe logo um carimbo de tuning e aprendiam o carro, apesar do carro ser assim de origem, não é habitual ver um Mercedes assim, tudo se pode esperar desde que aprendem um fiat sport com os kit´s de origem da abarth, meus amigos, esse carro é bom para estar na garagem enquanto as coisas não acalmam...

                                        Comentário


                                          Mercedes sem duvida

                                          Comentário


                                            Bem visto.;)

                                            citação:Originalmente colocada por Ruibadboy

                                            Quem andasse que o Mercedes nas ruas de portugal, estava tramado devido á incompetência e burrice das nossas autoridades, punham-lhe logo um carimbo de tuning e aprendiam o carro, apesar do carro ser assim de origem, não é habitual ver um Mercedes assim, tudo se pode esperar desde que aprendem um fiat sport com os kit´s de origem da abarth, meus amigos, esse carro é bom para estar na garagem enquanto as coisas não acalmam...

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por GreatAsaf

                                              expu94...só o conselho.Vê as epocas do DTM desde 88 até 92.Diz-me qual foi a marca que ganhou mais titulos...e já agora com que carro.

                                              Se quiseres uma ajuda, até te empresto os videos.;)

                                              Está tudo dito...



                                              Não sei se sabes mas o M3 E30 é o carro mais premiado da história automóvel.......

                                              Comentário


                                                Boas

                                                Primeiro que tudo estamos a comparar fotos não equivalentes, pois na foto encontra-se o Evo II do 190 e não se encontra o M3 Evo III, mas sim uma versão normal do M3.

                                                Para mim sem duvida que prefiro o M3 E30 ao 190. Lógico que tenho de comparar o M3 Sport Evo III com o 190 Evo II, para que haja igualdade.
                                                Para quem gosta e prefere carros desportivos, percebe um pouco de automoveis e gosta de carros com um comportamento realmente desportivo, o M3 é sem duvida a escolha correcta. Felizmente tive o prazer de assistir ao aparecimento destes dois modelos, de referir que nessa altura já eu tinha carta de condução e carro desde 1983.
                                                Tive tambem o privilegio de conduzir alguns desses modelos, andar à boleia noutros e ler as criticas / comparativos que se fizeram nessa época. Era unânime que o M3 em comportamento e condução deixava muito para trás o Mercedes. O 190 pecava por ser demasiado macio, com o chassis a adornar em demasia nas curvas, mesmo na versão Evo II. Para quem entende de alemão, deixo aqui 2 links elucidativos da diferença entre os 2 modelos, incluindo 1 quadro com as prestações:

                                                http://www.s14.de/0106/04.jpg

                                                http://www.s14.de/0106/0106.htm

                                                Há que não falar por falar, sem conhecer minimamente os modelos em questão, com comentários que nada têm de realidade. Uma coisa é a estética, que dependerá do gosto de cada um, outra coisa é escreverem-se barbaridades, como algumas que eu li, fazendo referencia ao comportamento dinamico e desportivo destes 2 modelos. Por vezes a paixão pela marca que possuimos, leva a que pessoas façam comentários sem nexo, revelando ser completamente ignorantes nesta matéria, ao que a estes 2 modelos diz respeito. Inclusive li comentários sobre a exclusividade do Mercedes em relação ao BMW, quando se ignora que as versões Evo do M3 tiveram tambem produções limitadas, como adiante explicarei. Tão limitadas quanto o Mercedes Evo II !

                                                O Mercedes W201, conhecido comercialmente por 190, aparece em Novembro de 1982 uns meses após o E30, tendo a sua primeira versão desportiva em 1985 com o motor 2.3 16v, que debitava 185cv. Em 1989 aparece a primeira evolução desta versão ( nome copiado do que a BMW tinha feito 2 anos antes, em 1987 ), desta vez com uns anunciados 204cv. Esta evolução seria para combater o M3 da BMW, que desde 1986 tinha 200cv e em 1988 com o M3 Evolution II tinha passado para os 220cv. Como devem calcular se a ideia era fazer sombra ao M3, falharam o objectivo.
                                                Ao contrário do que li aqui, foi o Mercedes 190 que andou sempre atrás do M3 e não o contrário, até a designação Evolution copiaram. Mas já lá vamos mais abaixo.
                                                Contudo esta dita evolução não era propriamente uma evolução pura, visto que o motor do 190, inicialmente com 2.3 de cilindrada, era agora um 2.5 de cilindrada. Em 1990 uma 2ª evolução deste motor 2.5, eleva a potência do Mercedes até aos 235cv. Contudo o 190 nunca passou de um cordeiro com pele de lobo, quando comparado com o seu concorrente mais directo da BMW. O chassis, o motor e o comportamento do Mercedes nunca estiveram à altura de poder rivalizar com o M3. Talvez a sua vocação e o objectivo da marca não fosse propriamente esse.

                                                A história do M3 é diferente.
                                                Em 1982 o E30 da BMW substitui o E21. O M3 E30 da BMW foi criado a pensar na competição, um puro desportivo na estrada. Em 1986 o M3 é lançado com um motor 2.3 a debitar 200cv de potência, deixando muito para trás o seu rival da Mercedes, quer em prestações ( mais 10 km/h e quase menos 1s dos 0-100 km/h ), quer em comportamento. Em 1987 a BMW faz a primeira evolução do seu M3, com pequenas alterações, mais por questão de homologação para competição ( tal como irá acontecer com as seguintes evoluções ). A potência é mantida e são feitos apenas 500 veículos, os necessários à homologação. Nesse ano vencem o DTM.
                                                Em 1988 aparece uma nova evolução do M3, com a designação Evolution II, mantem a cilindrada 2.3 e aumenta a potencia para 220cv. Deste modelo só se produzem 501 unidades.
                                                Em 1990 aparece o fabuloso M3 Sport Evolution III, com um motor de 2467 c.c., debitando 238cv, com uma velocidade máxima de 250 km/h e fazendo 6,1s dos 0-100 km/h. Apenas 600 unidades foram fabricadas.
                                                Se as prestações do Evo II da BMW já chegavam para se bater com o Evo II da Mercedes, o Evo III da BMW pulverizava por completo os resultados do 190 ( ver resultados dos testes nos links ).

                                                O M3 ganha por 2 anos ( 1987 e 1989 ) o DTM. Isto não seria de grande importância, se nos lembrarmos que os carros de competição são tão modificados, que é normal nos nossos dias ver utilitários ( como o 206 ) a vencer provas, quando nas estradas ficam a kms de carros como os Lancer Evo, por exemplo. Refiro contudo este pormenor, porque, ao contrário do que acontece normalmente, nessa época os M3 E30 de pista não tinham muita diferença dos que andavam nas estradas. Era um puro carro de corridas o que comprávamos no stand.
                                                Com o Mercedes era diferente. A filosofia da marca é o conforto e de desportivo o 190 pouco mais tem que o aspecto. Quanto à politica seguida, se a ideia é acompanhar a BMW, ela é um completo fracasso. Azar dos azares: a Mercedes anda sempre atrasada e quando lança o motor de 204cv para competir com o M3 de 200cv, já a BMW tinha apresentado o Evo II com 220cv.
                                                O Evolution II do 190, que aparece em 90, tambem não tem melhor sorte. A BMW lança na mesma altura o Evo III com 238cv, ficando o 190 sempre muito atrás do modelo da BMW em desportividade.

                                                A Mercedes anda desde essa altura a reboque da BMW, quer em algumas pobres imitações, quer principalmente em prestações. Por azar, incompetência ou propositadamente, andam sempre vários anos atrasados em relação à BMW.

                                                A história continua a repetir-se nos anos 90, onde o classe C AMG da Mercedes anda sempre atrás dos M3 E36 e dos M3 E46, apesar de por vezes a Mercedes recorrer a motores com mais 2000 c.c. que a BMW, como aconteceu em 98 com o 55 AMG. A critica automovel continua a ser unânime em considerar o BMW com melhor performance que o Mercedes. O M3 da BMW é inclusive considerado várias vezes como melhor motor do mundo.

                                                A Mercedes e a BMW são duas marcas de topo, com óptima fiabilidade e excelente qualidade de construção. Se uma marca está melhor em alguns aspectos, a outra tambem vence em alguns outros. Já tive alguns modelos das duas marcas e são excelentes automoveis.
                                                Quero contudo referir uma verdade indesmentivel: em termos desportivos e em comportamento, com modelos semelhantes e equivalentes, a BMW sempre foi e continua a ser bem superior à Mercedes. Só quem pouco percebe de automoveis poderá dizer o contrário.
                                                O Mercedes sempre foi um carro que privilegia o conforto em detrimento do comportamento e embora nos nossos dias esta diferença já seja menor que nos anos 80, a Mercedes continua a estar uns bons furos abaixo da BMW em termos dinâmicos. Não sou só eu que o digo, mas tambem todos os especialistas que têm testado e comparado estas duas marcas pelo mundo fora, ao longo dos ultimos anos.

                                                Se a ideia é ter conforto, a Mercedes vencerá na maioria dos comparativos, se pelo contrário preferimos a desportividade, a BMW é sem duvida a vencedora. São duas filosofias diferentes, com cada uma das marcas a apostar em diferentes objectivos de topo.

                                                Quanto a estes 2 modelos das fotos, a diferença é abismal. Enquanto o BMW E30 me faz recordar um certo status social e um modelo desportivo, o Mercedes 190 é o oposto. Basta dizer que o E30 ainda hoje tem inumeros fãs e clubes por todo o mundo. Do 190 só conheço os taxistas...


                                                Quanto ao 190, vou contar uma pequena historia da sua existência.

                                                Por ser mais caro, o Mercedes ganhou fama no nosso país há uns anos atrás e era vulgar ver qualquer individuo com dinheiro, mas sem perceber nada de automoveis, comprar um Mercedes. Era a época em que o melhor era o que fosse mais caro. Ter um Mercedes era sinónimo de ser rico. Esta fama que cresceu e evoluiu principalmente nos anos 70, nessa altura com algum cunho de verdade, mas teve o seu auge no inicio e meados dos anos 90, onde era vulgar ver os então chamados "azeiteiros", a comprar modelos usados dos 190 ( na sua maioria ), a maior parte já com vários anos de uso, tentando realizar sonhos de criança trazidos dos anos 70. Contudo a realidade dos anos 90 já era outra e ter um Mercedes já não era obrigatoriamente sinónimo de ser rico. Contudo estes pavões não se importavam com isso. Queriam era o seu momento de fama, tentando passar a imagem do que não eram.
                                                Depois era vê-los a passear nas suas "máquinas" de 10 e mais anos, muitas vezes artilhadas com extras de fazer corar o mais atrevido, mas que estes individuos faziam questão de mostrar, acionando alegremente as suas novas buzinas musicais.
                                                Recordo com particular saudade um individuo, que de camisa aberta até meio do peito, de onde sobressaia uma proeminente barriga, mostrando os cabelos e a vasta coleção de fios de ouro, arrotava, cuspia para o chão e enquanto retirava a cera dos ouvidos com a chave do seu bólide, dizia a outro: "pá, não há melhor que a marca da estrelinha. Ao domingo boto o farnel e os garrafões da pinga na bagageira e levo a familia toda prá praia. E olhe que somos uns 8".
                                                A completar a frase coçava a micose entre pernas e dava a volta ao palito que mantinha entre os dentes, afinal somos machões ou não somos?

                                                Depois há a historia dos taxis, aos quais a BMW sempre recusou qualquer hipotese dos seus modelos andarem na praça. A meu ver bem, pois uma marca de prestigio como a BMW deverá ter outros objectivos que não apenas os comerciais.
                                                A praça veio tambem abalar bastante a imagem dos 190, embora tenha realçado a robustez inegavel dos seus motores diesel de baixa potencia.

                                                Felizmente para a marca, nem todos os Mercedes têm esta fama, apesar de ainda haver muitos modelos conotados com várias profissões, como taxistas, construtores, etc, etc, etc....

                                                Cumprimentos

                                                Comentário


                                                  Parabéns.[^]

                                                  Muito bem escrito e com substância.

                                                  A minha opinião sobre a BMW e MB é exactamente a mesma. Quero realçar,que não considero nenhuma superior,mas sim,com filosofias diferentes. Identifico-me claramente com a BMW,mas não deixo de apreciar a MB.

                                                  Quanto à história entre o 190 Evo e o M3 EVO,li com muita atenção e obrigado pelo esclarecimento.



                                                  citação:Originalmente colocada por BMWM3

                                                  Boas

                                                  Primeiro que tudo estamos a comparar fotos não equivalentes, pois na foto encontra-se o Evo II do 190 e não se encontra o M3 Evo III, mas sim uma versão normal do M3.

                                                  Para mim sem duvida que prefiro o M3 E30 ao 190. Lógico que tenho de comparar o M3 Sport Evo III com o 190 Evo II, para que haja igualdade.
                                                  Para quem gosta e prefere carros desportivos, percebe um pouco de automoveis e gosta de carros com um comportamento realmente desportivo, o M3 é sem duvida a escolha correcta. Felizmente tive o prazer de assistir ao aparecimento destes dois modelos, de referir que nessa altura já eu tinha carta de condução e carro desde 1983.
                                                  Tive tambem o privilegio de conduzir alguns desses modelos, andar à boleia noutros e ler as criticas / comparativos que se fizeram nessa época. Era unânime que o M3 em comportamento e condução deixava muito para trás o Mercedes. O 190 pecava por ser demasiado macio, com o chassis a adornar em demasia nas curvas, mesmo na versão Evo II. Para quem entende de alemão, deixo aqui 2 links elucidativos da diferença entre os 2 modelos, incluindo 1 quadro com as prestações:

                                                  http://www.s14.de/0106/04.jpg

                                                  http://www.s14.de/0106/0106.htm

                                                  Há que não falar por falar, sem conhecer minimamente os modelos em questão, com comentários que nada têm de realidade. Uma coisa é a estética, que dependerá do gosto de cada um, outra coisa é escreverem-se barbaridades, como algumas que eu li, fazendo referencia ao comportamento dinamico e desportivo destes 2 modelos. Por vezes a paixão pela marca que possuimos, leva a que pessoas façam comentários sem nexo, revelando ser completamente ignorantes nesta matéria, ao que a estes 2 modelos diz respeito. Inclusive li comentários sobre a exclusividade do Mercedes em relação ao BMW, quando se ignora que as versões Evo do M3 tiveram tambem produções limitadas, como adiante explicarei. Tão limitadas quanto o Mercedes Evo II !

                                                  O Mercedes W201, conhecido comercialmente por 190, aparece em Novembro de 1982 uns meses após o E30, tendo a sua primeira versão desportiva em 1985 com o motor 2.3 16v, que debitava 185cv. Em 1989 aparece a primeira evolução desta versão ( nome copiado do que a BMW tinha feito 2 anos antes, em 1987 ), desta vez com uns anunciados 204cv. Esta evolução seria para combater o M3 da BMW, que desde 1986 tinha 200cv e em 1988 com o M3 Evolution II tinha passado para os 220cv. Como devem calcular se a ideia era fazer sombra ao M3, falharam o objectivo.
                                                  Ao contrário do que li aqui, foi o Mercedes 190 que andou sempre atrás do M3 e não o contrário, até a designação Evolution copiaram. Mas já lá vamos mais abaixo.
                                                  Contudo esta dita evolução não era propriamente uma evolução pura, visto que o motor do 190, inicialmente com 2.3 de cilindrada, era agora um 2.5 de cilindrada. Em 1990 uma 2ª evolução deste motor 2.5, eleva a potência do Mercedes até aos 235cv. Contudo o 190 nunca passou de um cordeiro com pele de lobo, quando comparado com o seu concorrente mais directo da BMW. O chassis, o motor e o comportamento do Mercedes nunca estiveram à altura de poder rivalizar com o M3. Talvez a sua vocação e o objectivo da marca não fosse propriamente esse.

                                                  A história do M3 é diferente.
                                                  Em 1982 o E30 da BMW substitui o E21. O M3 E30 da BMW foi criado a pensar na competição, um puro desportivo na estrada. Em 1986 o M3 é lançado com um motor 2.3 a debitar 200cv de potência, deixando muito para trás o seu rival da Mercedes, quer em prestações ( mais 10 km/h e quase menos 1s dos 0-100 km/h ), quer em comportamento. Em 1987 a BMW faz a primeira evolução do seu M3, com pequenas alterações, mais por questão de homologação para competição ( tal como irá acontecer com as seguintes evoluções ). A potência é mantida e são feitos apenas 500 veículos, os necessários à homologação. Nesse ano vencem o DTM.
                                                  Em 1988 aparece uma nova evolução do M3, com a designação Evolution II, mantem a cilindrada 2.3 e aumenta a potencia para 220cv. Deste modelo só se produzem 501 unidades.
                                                  Em 1990 aparece o fabuloso M3 Sport Evolution III, com um motor de 2467 c.c., debitando 238cv, com uma velocidade máxima de 250 km/h e fazendo 6,1s dos 0-100 km/h. Apenas 600 unidades foram fabricadas.
                                                  Se as prestações do Evo II da BMW já chegavam para se bater com o Evo II da Mercedes, o Evo III da BMW pulverizava por completo os resultados do 190 ( ver resultados dos testes nos links ).

                                                  O M3 ganha por 2 anos ( 1987 e 1989 ) o DTM. Isto não seria de grande importância, se nos lembrarmos que os carros de competição são tão modificados, que é normal nos nossos dias ver utilitários ( como o 206 ) a vencer provas, quando nas estradas ficam a kms de carros como os Lancer Evo, por exemplo. Refiro contudo este pormenor, porque, ao contrário do que acontece normalmente, nessa época os M3 E30 de pista não tinham muita diferença dos que andavam nas estradas. Era um puro carro de corridas o que comprávamos no stand.
                                                  Com o Mercedes era diferente. A filosofia da marca é o conforto e de desportivo o 190 pouco mais tem que o aspecto. Quanto à politica seguida, se a ideia é acompanhar a BMW, ela é um completo fracasso. Azar dos azares: a Mercedes anda sempre atrasada e quando lança o motor de 204cv para competir com o M3 de 200cv, já a BMW tinha apresentado o Evo II com 220cv.
                                                  O Evolution II do 190, que aparece em 90, tambem não tem melhor sorte. A BMW lança na mesma altura o Evo III com 238cv, ficando o 190 sempre muito atrás do modelo da BMW em desportividade.

                                                  A Mercedes anda desde essa altura a reboque da BMW, quer em algumas pobres imitações, quer principalmente em prestações. Por azar, incompetência ou propositadamente, andam sempre vários anos atrasados em relação à BMW.

                                                  A história continua a repetir-se nos anos 90, onde o classe C AMG da Mercedes anda sempre atrás dos M3 E36 e dos M3 E46, apesar de por vezes a Mercedes recorrer a motores com mais 2000 c.c. que a BMW, como aconteceu em 98 com o 55 AMG. A critica automovel continua a ser unânime em considerar o BMW com melhor performance que o Mercedes. O M3 da BMW é inclusive considerado várias vezes como melhor motor do mundo.

                                                  A Mercedes e a BMW são duas marcas de topo, com óptima fiabilidade e excelente qualidade de construção. Se uma marca está melhor em alguns aspectos, a outra tambem vence em alguns outros. Já tive alguns modelos das duas marcas e são excelentes automoveis.
                                                  Quero contudo referir uma verdade indesmentivel: em termos desportivos e em comportamento, com modelos semelhantes e equivalentes, a BMW sempre foi e continua a ser bem superior à Mercedes. Só quem pouco percebe de automoveis poderá dizer o contrário.
                                                  O Mercedes sempre foi um carro que privilegia o conforto em detrimento do comportamento e embora nos nossos dias esta diferença já seja menor que nos anos 80, a Mercedes continua a estar uns bons furos abaixo da BMW em termos dinâmicos. Não sou só eu que o digo, mas tambem todos os especialistas que têm testado e comparado estas duas marcas pelo mundo fora, ao longo dos ultimos anos.

                                                  Se a ideia é ter conforto, a Mercedes vencerá na maioria dos comparativos, se pelo contrário preferimos a desportividade, a BMW é sem duvida a vencedora. São duas filosofias diferentes, com cada uma das marcas a apostar em diferentes objectivos de topo.

                                                  Quanto a estes 2 modelos das fotos, a diferença é abismal. Enquanto o BMW E30 me faz recordar um certo status social e um modelo desportivo, o Mercedes 190 é o oposto. Basta dizer que o E30 ainda hoje tem inumeros fãs e clubes por todo o mundo. Do 190 só conheço os taxistas...


                                                  Quanto ao 190, vou contar uma pequena historia da sua existência.

                                                  Por ser mais caro, o Mercedes ganhou fama no nosso país há uns anos atrás e era vulgar ver qualquer individuo com dinheiro, mas sem perceber nada de automoveis, comprar um Mercedes. Era a época em que o melhor era o que fosse mais caro. Ter um Mercedes era sinónimo de ser rico. Esta fama que cresceu e evoluiu principalmente nos anos 70, nessa altura com algum cunho de verdade, mas teve o seu auge no inicio e meados dos anos 90, onde era vulgar ver os então chamados "azeiteiros", a comprar modelos usados dos 190 ( na sua maioria ), a maior parte já com vários anos de uso, tentando realizar sonhos de criança trazidos dos anos 70. Contudo a realidade dos anos 90 já era outra e ter um Mercedes já não era obrigatoriamente sinónimo de ser rico. Contudo estes pavões não se importavam com isso. Queriam era o seu momento de fama, tentando passar a imagem do que não eram.
                                                  Depois era vê-los a passear nas suas "máquinas" de 10 e mais anos, muitas vezes artilhadas com extras de fazer corar o mais atrevido, mas que estes individuos faziam questão de mostrar, acionando alegremente as suas novas buzinas musicais.
                                                  Recordo com particular saudade um individuo, que de camisa aberta até meio do peito, de onde sobressaia uma proeminente barriga, mostrando os cabelos e a vasta coleção de fios de ouro, arrotava, cuspia para o chão e enquanto retirava a cera dos ouvidos com a chave do seu bólide, dizia a outro: "pá, não há melhor que a marca da estrelinha. Ao domingo boto o farnel e os garrafões da pinga na bagageira e levo a familia toda prá praia. E olhe que somos uns 8".
                                                  A completar a frase coçava a micose entre pernas e dava a volta ao palito que mantinha entre os dentes, afinal somos machões ou não somos?

                                                  Depois há a historia dos taxis, aos quais a BMW sempre recusou qualquer hipotese dos seus modelos andarem na praça. A meu ver bem, pois uma marca de prestigio como a BMW deverá ter outros objectivos que não apenas os comerciais.
                                                  A praça veio tambem abalar bastante a imagem dos 190, embora tenha realçado a robustez inegavel dos seus motores diesel de baixa potencia.

                                                  Felizmente para a marca, nem todos os Mercedes têm esta fama, apesar de ainda haver muitos modelos conotados com várias profissões, como taxistas, construtores, etc, etc, etc....

                                                  Cumprimentos

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                                                    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                                    Escolhia o mercedes pela exclusividade.
                                                    Same here.

                                                    Comentário


                                                      Mas afinal,há algum mais exclusivo do que outro? pelo que percebi,são ambos séries limitadas a rondar as 500 unidades.

                                                      citação:Originalmente colocada por Dark_Sorcerer

                                                      citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                                      Escolhia o mercedes pela exclusividade.
                                                      Same here.

                                                      Comentário


                                                        citação:Originalmente colocada por BMWM3

                                                        Boas

                                                        Primeiro que tudo estamos a comparar fotos não equivalentes, pois na foto encontra-se o Evo II do 190 e não se encontra o M3 Evo III, mas sim uma versão normal do M3.

                                                        Para mim sem duvida que prefiro o M3 E30 ao 190. Lógico que tenho de comparar o M3 Sport Evo III com o 190 Evo II, para que haja igualdade.
                                                        Para quem gosta e prefere carros desportivos, percebe um pouco de automoveis e gosta de carros com um comportamento realmente desportivo, o M3 é sem duvida a escolha correcta. Felizmente tive o prazer de assistir ao aparecimento destes dois modelos, de referir que nessa altura já eu tinha carta de condução e carro desde 1983.
                                                        Tive tambem o privilegio de conduzir alguns desses modelos, andar à boleia noutros e ler as criticas / comparativos que se fizeram nessa época. Era unânime que o M3 em comportamento e condução deixava muito para trás o Mercedes. O 190 pecava por ser demasiado macio, com o chassis a adornar em demasia nas curvas, mesmo na versão Evo II. Para quem entende de alemão, deixo aqui 2 links elucidativos da diferença entre os 2 modelos, incluindo 1 quadro com as prestações:

                                                        http://www.s14.de/0106/04.jpg

                                                        http://www.s14.de/0106/0106.htm

                                                        Há que não falar por falar, sem conhecer minimamente os modelos em questão, com comentários que nada têm de realidade. Uma coisa é a estética, que dependerá do gosto de cada um, outra coisa é escreverem-se barbaridades, como algumas que eu li, fazendo referencia ao comportamento dinamico e desportivo destes 2 modelos. Por vezes a paixão pela marca que possuimos, leva a que pessoas façam comentários sem nexo, revelando ser completamente ignorantes nesta matéria, ao que a estes 2 modelos diz respeito. Inclusive li comentários sobre a exclusividade do Mercedes em relação ao BMW, quando se ignora que as versões Evo do M3 tiveram tambem produções limitadas, como adiante explicarei. Tão limitadas quanto o Mercedes Evo II !

                                                        O Mercedes W201, conhecido comercialmente por 190, aparece em Novembro de 1982 uns meses após o E30, tendo a sua primeira versão desportiva em 1985 com o motor 2.3 16v, que debitava 185cv. Em 1989 aparece a primeira evolução desta versão ( nome copiado do que a BMW tinha feito 2 anos antes, em 1987 ), desta vez com uns anunciados 204cv. Esta evolução seria para combater o M3 da BMW, que desde 1986 tinha 200cv e em 1988 com o M3 Evolution II tinha passado para os 220cv. Como devem calcular se a ideia era fazer sombra ao M3, falharam o objectivo.
                                                        Ao contrário do que li aqui, foi o Mercedes 190 que andou sempre atrás do M3 e não o contrário, até a designação Evolution copiaram. Mas já lá vamos mais abaixo.
                                                        Contudo esta dita evolução não era propriamente uma evolução pura, visto que o motor do 190, inicialmente com 2.3 de cilindrada, era agora um 2.5 de cilindrada. Em 1990 uma 2ª evolução deste motor 2.5, eleva a potência do Mercedes até aos 235cv. Contudo o 190 nunca passou de um cordeiro com pele de lobo, quando comparado com o seu concorrente mais directo da BMW. O chassis, o motor e o comportamento do Mercedes nunca estiveram à altura de poder rivalizar com o M3. Talvez a sua vocação e o objectivo da marca não fosse propriamente esse.

                                                        A história do M3 é diferente.
                                                        Em 1982 o E30 da BMW substitui o E21. O M3 E30 da BMW foi criado a pensar na competição, um puro desportivo na estrada. Em 1986 o M3 é lançado com um motor 2.3 a debitar 200cv de potência, deixando muito para trás o seu rival da Mercedes, quer em prestações ( mais 10 km/h e quase menos 1s dos 0-100 km/h ), quer em comportamento. Em 1987 a BMW faz a primeira evolução do seu M3, com pequenas alterações, mais por questão de homologação para competição ( tal como irá acontecer com as seguintes evoluções ). A potência é mantida e são feitos apenas 500 veículos, os necessários à homologação. Nesse ano vencem o DTM.
                                                        Em 1988 aparece uma nova evolução do M3, com a designação Evolution II, mantem a cilindrada 2.3 e aumenta a potencia para 220cv. Deste modelo só se produzem 501 unidades.
                                                        Em 1990 aparece o fabuloso M3 Sport Evolution III, com um motor de 2467 c.c., debitando 238cv, com uma velocidade máxima de 250 km/h e fazendo 6,1s dos 0-100 km/h. Apenas 600 unidades foram fabricadas.
                                                        Se as prestações do Evo II da BMW já chegavam para se bater com o Evo II da Mercedes, o Evo III da BMW pulverizava por completo os resultados do 190 ( ver resultados dos testes nos links ).

                                                        O M3 ganha por 2 anos ( 1987 e 1989 ) o DTM. Isto não seria de grande importância, se nos lembrarmos que os carros de competição são tão modificados, que é normal nos nossos dias ver utilitários ( como o 206 ) a vencer provas, quando nas estradas ficam a kms de carros como os Lancer Evo, por exemplo. Refiro contudo este pormenor, porque, ao contrário do que acontece normalmente, nessa época os M3 E30 de pista não tinham muita diferença dos que andavam nas estradas. Era um puro carro de corridas o que comprávamos no stand.
                                                        Com o Mercedes era diferente. A filosofia da marca é o conforto e de desportivo o 190 pouco mais tem que o aspecto. Quanto à politica seguida, se a ideia é acompanhar a BMW, ela é um completo fracasso. Azar dos azares: a Mercedes anda sempre atrasada e quando lança o motor de 204cv para competir com o M3 de 200cv, já a BMW tinha apresentado o Evo II com 220cv.
                                                        O Evolution II do 190, que aparece em 90, tambem não tem melhor sorte. A BMW lança na mesma altura o Evo III com 238cv, ficando o 190 sempre muito atrás do modelo da BMW em desportividade.

                                                        A Mercedes anda desde essa altura a reboque da BMW, quer em algumas pobres imitações, quer principalmente em prestações. Por azar, incompetência ou propositadamente, andam sempre vários anos atrasados em relação à BMW.

                                                        A história continua a repetir-se nos anos 90, onde o classe C AMG da Mercedes anda sempre atrás dos M3 E36 e dos M3 E46, apesar de por vezes a Mercedes recorrer a motores com mais 2000 c.c. que a BMW, como aconteceu em 98 com o 55 AMG. A critica automovel continua a ser unânime em considerar o BMW com melhor performance que o Mercedes. O M3 da BMW é inclusive considerado várias vezes como melhor motor do mundo.

                                                        A Mercedes e a BMW são duas marcas de topo, com óptima fiabilidade e excelente qualidade de construção. Se uma marca está melhor em alguns aspectos, a outra tambem vence em alguns outros. Já tive alguns modelos das duas marcas e são excelentes automoveis.
                                                        Quero contudo referir uma verdade indesmentivel: em termos desportivos e em comportamento, com modelos semelhantes e equivalentes, a BMW sempre foi e continua a ser bem superior à Mercedes. Só quem pouco percebe de automoveis poderá dizer o contrário.
                                                        O Mercedes sempre foi um carro que privilegia o conforto em detrimento do comportamento e embora nos nossos dias esta diferença já seja menor que nos anos 80, a Mercedes continua a estar uns bons furos abaixo da BMW em termos dinâmicos. Não sou só eu que o digo, mas tambem todos os especialistas que têm testado e comparado estas duas marcas pelo mundo fora, ao longo dos ultimos anos.

                                                        Se a ideia é ter conforto, a Mercedes vencerá na maioria dos comparativos, se pelo contrário preferimos a desportividade, a BMW é sem duvida a vencedora. São duas filosofias diferentes, com cada uma das marcas a apostar em diferentes objectivos de topo.

                                                        Quanto a estes 2 modelos das fotos, a diferença é abismal. Enquanto o BMW E30 me faz recordar um certo status social e um modelo desportivo, o Mercedes 190 é o oposto. Basta dizer que o E30 ainda hoje tem inumeros fãs e clubes por todo o mundo. Do 190 só conheço os taxistas...


                                                        Quanto ao 190, vou contar uma pequena historia da sua existência.

                                                        Por ser mais caro, o Mercedes ganhou fama no nosso país há uns anos atrás e era vulgar ver qualquer individuo com dinheiro, mas sem perceber nada de automoveis, comprar um Mercedes. Era a época em que o melhor era o que fosse mais caro. Ter um Mercedes era sinónimo de ser rico. Esta fama que cresceu e evoluiu principalmente nos anos 70, nessa altura com algum cunho de verdade, mas teve o seu auge no inicio e meados dos anos 90, onde era vulgar ver os então chamados "azeiteiros", a comprar modelos usados dos 190 ( na sua maioria ), a maior parte já com vários anos de uso, tentando realizar sonhos de criança trazidos dos anos 70. Contudo a realidade dos anos 90 já era outra e ter um Mercedes já não era obrigatoriamente sinónimo de ser rico. Contudo estes pavões não se importavam com isso. Queriam era o seu momento de fama, tentando passar a imagem do que não eram.
                                                        Depois era vê-los a passear nas suas "máquinas" de 10 e mais anos, muitas vezes artilhadas com extras de fazer corar o mais atrevido, mas que estes individuos faziam questão de mostrar, acionando alegremente as suas novas buzinas musicais.
                                                        Recordo com particular saudade um individuo, que de camisa aberta até meio do peito, de onde sobressaia uma proeminente barriga, mostrando os cabelos e a vasta coleção de fios de ouro, arrotava, cuspia para o chão e enquanto retirava a cera dos ouvidos com a chave do seu bólide, dizia a outro: "pá, não há melhor que a marca da estrelinha. Ao domingo boto o farnel e os garrafões da pinga na bagageira e levo a familia toda prá praia. E olhe que somos uns 8".
                                                        A completar a frase coçava a micose entre pernas e dava a volta ao palito que mantinha entre os dentes, afinal somos machões ou não somos?

                                                        Depois há a historia dos taxis, aos quais a BMW sempre recusou qualquer hipotese dos seus modelos andarem na praça. A meu ver bem, pois uma marca de prestigio como a BMW deverá ter outros objectivos que não apenas os comerciais.
                                                        A praça veio tambem abalar bastante a imagem dos 190, embora tenha realçado a robustez inegavel dos seus motores diesel de baixa potencia.

                                                        Felizmente para a marca, nem todos os Mercedes têm esta fama, apesar de ainda haver muitos modelos conotados com várias profissões, como taxistas, construtores, etc, etc, etc....

                                                        Cumprimentos
                                                        Contra factos nao à argumentos,muito bem explicado.[^][^]

                                                        Comentário


                                                          Preferia o Mercedes

                                                          Comentário


                                                            BMWM3: o facto da BMW nunca ter tido táxis não é completamente verdade!!! se em Portugal a Baviera nunca comercializou versões táxi, na Alemanha sei que pelo menos o E34 foi comercializado como táxi!!!

                                                            e essa questão de mais ou menos prestigio por causa dos táxis fez-me lembrar os vendedores da VW aquando do lançamento do IV, que não iam lançar comerciais por uma questão de "prestigio"!!! quando as vendas começaram a baixar, toca a vender comerciais!

                                                            Comentário


                                                              Isso também é verdade.... Por exemplo:







                                                              De qualquer forma discordo em absoluto que as versões taxi possam, de alguma maneira, banalizar as versões desportivas dos modelos que lhe servem de base.

                                                              Qualquer um dos modelos é demasiado exclusivo, até esteticamente, para sofrer com a comparação.

                                                              A escolha entre os dois modelos deste "comparativo" não é simples. São dois carros absolutamente fenomenais o que a transformo numa mera questão de opinião e gosto pessoal por uma marca, mas acredito que - mesmo que entregássemos um MB a um fanático BMW e um BMW a um fan MB, nenhum deles ia mal servido.

                                                              Eu por mim, continuo a preferir o 190 mas acredito que não ficava nada triste com o M3...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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