Originalmente Colocado por v7
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Binário - questão de fé ? diesel-Audi vs otto-Porsche (pg5)
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Originalmente Colocado por Nightlord
Isso confirmo também.
Aliás se abordasse essa subida sempre em 6ª, dependendo da velocidade -> ou seja da Rpm a que fosse no CTR (muito sensível a isso) perderia mesmo velocidade...mesmo com o acelerador a fundo.
Há que ver que os 200cvs. num carro não são em todas as rpms ;)
Exactamente !
este homem tem "sr" no nome (lord) e não é por acaso.
É sempre um prazer ler a tua opinião
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostAliás, em todos os carros. A relação mais alta serve essencialmente para manter uma velocidade de cruzeiro a baixas rotações, reduzindo o ruído, mas acima de tudo, o consumo. Não faz o menor sentido usar a última mudança para acelerações.
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Originalmente Colocado por mELIANTE Ver PostMania do pessoal comparar o poder de reprisar os diesel e gasolina nas mesmas mudanças...Não é assim que se faz.É à mesma velocidade,mas na mudança mais favorável a cada um.Senão é a mema coisa que estar a escolher o vencedor.Reprises são reprises,portanto tem de se ver o melhor que cada carro pode fazer.
Aí era ver a potência do P a dar no binário do A
Ligar o ponto "A" ao ponto "B" no menor tempo possivel partindo de 160Km/h (ou outra qualquer) independentemente da mudança engrenada.
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostÉ aqui que discordo sempre
Não entendo o porque não -> partindo da ideia que queremos andar depressa/queremos maximizar a aceleração/velocidade
Faço isso seja um CTR, a Avensis D4D, o que seja -> tenho de saber tirar partido do motor...e nessa subida a não ser que venhas muito lançado lá de baixo nunca é na relação mais alta
Na Avensis às vezes passo aí cheio de pressa ...venho em 5ª no viaduto e puxar, mas quando começa a subida é logo uma 4ª pelos queixos
Ou arrisco-me a andar para trás como a Astra do Pratas
No Audi em 6ª aquilo desenvolve até um determinado ponto
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostDiscordo inteiramente desta afirmação
Por exemplo, o Honda Accord 2.0 a gasolina actual tem uma quinta para manter velocidade, reduzir consumos e ruído. É de tal forma longa, que se o carro tivesse potência para chegar ao início do red-line iria a mais de 260 km/h. (2900 rpm = 130 km/h)
A velocidade máxima é atingida em 4ª, onde dá pelo menos 220 km/h de ponteiro (anunciada 215).
Tenho um civic que é idêntico - a velocidade máxima é atingida em quarta, e quinta apenas para consumos.
Se falares no S2000 ou num VTI a velocidade máxima já é atingida na última mudança, com prejuízo dos consumos e ruído.
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Originalmente Colocado por Automobilista Ver PostConcordo!!
Ligar o ponto "A" ao ponto "B" no menor tempo possivel partindo de 160Km/h (ou outra qualquer) independentemente da mudança engrenada.
O que se pretende é demonstrar que numa utilização "normal" o binário é importante.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostA comparação foi feita porque passo ali muitas vezes e calhou assim.
O que se pretende é demonstrar que numa utilização "normal" o binário é importante.
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Eu também faço essa subida todos os dias (venho da ponte e arranco as medições diárias a 60 km/h em 4ª e normalmente chego lá a cima a +- 120 km/h na mesma mudança a rondar as 4000rpm. Se usar a caixa correctamente e entrar em 3ª, a meio da subida, tenho o carro a fazer os mesmo 120 km/h às +- 5600rpm (1.6 de 101cv)) e o importante é a maneira como o motor expressa a sua curva de binário e potência de acordo com a situação em mãos.
Na situação exposta o motor a diesel como está dentro a faixa de binário/potência desenvolve melhor, mas se o outro utiliza-se a caixa, aí já ficava dentro da faixa em questão e aí desenvolvería melhor que o diesel, porque nessa faixa (falando no regime de um motor a gasolina), o desempenho do motor a diesel, já era! Em vêz dos 140cv, podería desenvolver 90cv e bem menos binário!
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostNão é só a potência disponivel que conta, porque tem que se ter em conta o peso, atrito, resistência aerodinâmica, etc.
Acho que de alguma forma se tem que considerar a conjugação do binário e da potência
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostEntão, podes começar por mandar cartas aos fabricantes a dizer-lhes porque achas que estão errados!
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Originalmente Colocado por don.juan Ver PostEu diria que nem sempre é como tu dizes, por exemplo, o Z3MC tem caixa de 5. e a 5ª é 1 para 1...serve perfeitamente para acelerar, a direito, a subir, etc...agora, é claro que posso acelerar mais rápido com outra mudança se tiver rpms para usar...por outro lado é claro que muitos carros têm a última mudança como que sendo uma "overdrive"...nesse caso, é claro que o pensamento principal está virado para o consumo...
E diz lá desde quando é que um Motorsport compõe a "maioria"?
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostMas meus amigos, o binário não é só uma questão de fé, ele interfere e muito na forma como os carros se comportam.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostMuitos? Diz antes: a maioria!
E diz lá desde quando é que um Motorsport compõe a "maioria"?
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Eu diria que o binário até é importante para a condução do dia a dia....conseguimos mais força a mais baixa rotação, logo menos passagens de caixa....menores consumos....no fundo conseguimos progredir com maior facilidade sem puxar pelo motor Mas se for para andar a abrir rpm venham elas!!!
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Originalmente Colocado por don.juan Ver Postacho que por isso é que o V7 afirmou que estava em desacordo...eu não concordo a 100% com a generalista mas é claro que sim, a maioria dos carros padecem do feitio "overdrive".
É simples teimosia de não querer admitir que o binário em si é irrelevante.
Volto a dizer: o que interessa para o andamento é a potência. Um motor com menor binário, obtém-na de forma diferente de um motor com maior. Por isso, os carros não são iguais, e devem ser conduzidos de acordo com o que oferecem.
E como vês, o próprio admitiu que em condições normais, teria sido papado pelo Porsche!
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostNão me parece (o "inteiramente" é uma boa pista).
É simples teimosia de não querer admitir que o binário em si é irrelevante.
Volto a dizer: o que interessa para o andamento é a potência. Um motor com menor binário, obtém-na de forma diferente de um motor com maior. Por isso, os carros não são iguais, e devem ser conduzidos de acordo com o que oferecem.
E como vês, o próprio admitiu que em condições normais, teria sido papado pelo Porsche!
Não concordo de todo que o binario seja irrelevante como dizes, claro que não é o binário por si só.
No "mundo real" ou seja numa viagem maior ou menor, com familia ou noutro contexto é bom um carro que recupere bem em AE (terreno de 90%) das viagens sem ter que constantemente ter que reduzir.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostDiscordo inteiramente desta afirmaçãoOriginalmente Colocado por v7 Ver PostCom isto tudo já passou o post 90, agora tenho que esperar pelo 120
Também discordo um pouco da afirmação do Motronic. Há excepções, muitas até, mas a maioria dos carros bem escalonados nas suas relações de transmissão não o deveriam fazer -> a meu ver
O próprio CTR é disso exemplo, a 6ª pode parecer longa mas está na medida, se fosse menos esgotava facilmente
Não é a 5ª que dá a velocidade máxima, longe disso...a 5ª fica aí pelos 215-220 de ponteiro -> o que se passa depois é que a subida de velocidade a partir daí em 6ª é muito mais lenta, e se não for um terreno favorável como uma subida mesmo ligeira a um carro com relativamente pouca força (sim, olha o binário aqui ) para vencer a resistência aquelas velocidades (ar e rolamento) começa a ser complicado...mas que continua, continua
Não me parece que tanto o CTR, como um Porsche e muitos outros sejam carros com caixas feitas para poupar ou fazer menos barulho. Aliás a 120 já vamos aí a umas 3000-4000? em 6ª e o barulho é muito
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No "mundo real" ou seja numa viagem maior ou menor, com familia ou noutro contexto é bom um carro que recupere bem em AE (terreno de 90%) das viagens sem ter que constantemente ter que reduzir.
foi apenas um exemplo!
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostVou-te ajudar a chegares lá
Também discordo um pouco da afirmação do Motronic. Há excepções, muitas até, mas a maioria dos carros bem escalonados nas suas relações de transmissão não o deveriam fazer -> a meu ver
O próprio CTR é disso exemplo, a 6ª pode parecer longa mas está na medida, se fosse menos esgotava facilmente
Não é a 5ª que dá a velocidade máxima, longe disso...a 5ª fica aí pelos 215-220 de ponteiro -> o que se passa depois é que a subida de velocidade a partir daí em 6ª é muito mais lenta, e se não for um terreno favorável como uma subida mesmo ligeira a um carro com relativamente pouca força (sim, olha o binário aqui ) para vencer a resistência aquelas velocidades (ar e rolamento) começa a ser complicado...mas que continua, continua
Não me parece que tanto o CTR, como um Porsche e muitos outros sejam carros com caixas feitas para poupar ou fazer menos barulho. Aliás a 120 já vamos aí a umas 3000-4000? em 6ª e o barulho é muito
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostNão concordo de todo que o binario seja irrelevante como dizes, claro que não é o binário por si só
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Originalmente Colocado por Nightwisher Ver PostE claro que no mundo real, numa viagem, os consumos também contam, e andar sempre a fazer reduções condicionam essa parte importante da equação.
Os vicios já são tão poucos que já com o CTR (e chegava a gastar do meu bolso 300€ por mês de gasolina) cagava para isso
[Modo Mete nojo ON] Agora com uma Avensis que me consome 0l/100kms. conduza, como conduza...eheh
As médias no CB normalmente andam sempre acima dos 8,5-9. Ainda ontem o pessoal, dos cafézinhos, entrou na carrinha para irmos jantar, viram 7 e qq coisa e não acharam possível como era tão baixo
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