Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Binário - questão de fé ? diesel-Audi vs otto-Porsche (pg5)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aqui vai então:

    O Audi aguentou-se sempre nas 3.100 rpms que nem um leão e mesma na parte mais critica da subida conseguiu manter +/- os 165

    O Porsche muuuito lentamente e 1 de cada vez perde 4 km/h no velocimetro digital ou seja desce 100 rpms das 4.200 para as 4.100.

    É engraçado é como ver um gigante a lutar para não cair, na prática para quem venha distraido nem se sente a perca de velocidade, mas para mim que tinha todos os sentidos alerta e ardia de curiosidade, segui ao pormenor o que se passava.
    Editado pela última vez por v7; 19 October 2007, 14:14.

    Comentário


      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
      Eu já acho notavel o que consegue fazer esse carro com um mero 2 litros atmosférico
      É do binário.

      Comentário


        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        Eu já acho notavel o que consegue fazer esse carro com um mero 2 litros atmosférico
        Isso é verdade e é muito devido a relações de caixa 5* (aliás para mim o melhor do carro nem era só o motor, era aquela caixa que nunca mais vou encontrar noutro ), lembro-me perfeitamente de pessoal que gosta de carros e habituados a dieseis...ficarem espantados de ir em 6ª a 50km/h, pisar e aquilo responder muito bem.

        Ou por exemplo ir com amigos meus em 3ª, abrandar para passar aquelas lombas de passadeiras, pisar a 1000rpms e ele começar a desenvolver.

        Sim porque ao contrário que se julga a maravilha do vtec não é permitir grandes altas rpms e potências -> isso um normal cruzamento agressivo de válvulas tipo Pug 106 Rallye o faz -> agora manter em baixas e médias um motor igualmente utilizável e linear...pois

        Não tenho aqui as curvas de binário e potência do motor do CTR, mas lembro-me de ser a tipica Honda como eu gosto -> binário muito plana, disponível logo aí às 2000-2500 uns 80% e depois mantendo-se quase até às 8000 na mesma -> a potnÊncia é claro a subir com as rpms na diagonal

        Comentário


          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
          Isso é verdade e é muito devido a relações de caixa 5* (aliás para mim o melhor do carro nem era só o motor, era aquela caixa que nunca mais vou encontrar noutro ), lembro-me perfeitamente de pessoal que gosta de carros e habituados a dieseis...ficarem espantados de ir em 6ª a 50km/h, pisar e aquilo responder muito bem.

          Ou por exemplo ir com amigos meus em 3ª, abrandar para passar aquelas lombas de passadeiras, pisar a 1000rpms e ele começar a desenvolver.

          Sim porque ao contrário que se julga a maravilha do vtec não é permitir grandes altas rpms e potências -> isso um normal cruzamento agressivo de válvulas tipo Pug 106 Rallye o faz -> agora manter em baixas e médias um motor igualmente utilizável e linear...pois

          Não tenho aqui as curvas de binário e potência do motor do CTR, mas lembro-me de ser a tipica Honda como eu gosto -> binário muito plana, disponível logo aí às 2000-2500 uns 80% e depois mantendo-se quase até às 8000 na mesma -> a potnÊncia é claro a subir com as rpms na diagonal
          O i-vtec é de facto muito bom, principalmente nessa versão "arregaçada", consegue ser pontudo e redondo ao mesmo tempo.

          Comentário


            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            Aqui vai então:

            O Audi aguentou-se sempre nas 3.100 rpms que nem um leão e mesma na parte mais critica da subida conseguiu manter +/- os 165

            O Porsche muuuito lentamente e 1 de cada vez perde 4 km/h no velocimetro digital ou seja desce 100 rpms das 4.200 para as 4.100.

            É engraçado é como ver um gigante a lutar para não cair, na prática para quem venha distraido nem se sente a perca de velocidade, mas para mim que tinha todos os sentidos alerta e ardia de curiosidade, segui ao pormenor o que se passava.
            caindo aqui de paraquedas.
            que potencia estão a desenvolver os dois carros em questão nesse momento?
            Audi 3100 rpm
            Porsche 4200 rpm

            Comentário


              Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
              caindo aqui de paraquedas.
              que potencia estão a desenvolver os dois carros em questão nesse momento?
              Audi 3100 rpm
              Porsche 4200 rpm
              qual é o peso deles?
              O peso, potência e binário máximo estão na 1ª página.

              As curvas também não conheço.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                É do binário.
                Se preenchermos isso com "É do binário naquela dada rpm do momento passada às rodas pelas relações de caixa e transmissão"

                De qualquer forma não vejo sentido que se discuta binário vs. rotações...são ambos importantes e estão ambos ligados

                O binário é importante pois é (de uma maneira simplista) a capacidade do motor de produzir força num determinado momento único no tempo -> cagasésimo de segundo é o termo cientifico

                Depois esse binário é multiplicado pela rpm do momento, e em cada rpm (a cada 2 para ser mais especifico) há uma detonação e portanto mais binário.

                Claro que quanto maior for a rpm mais "binário" é aplicado às rodas por unidade de tempo.

                Depois ainda vêm as relações de caixa e transmissão para baralhar mais a coisa

                Depois há quem prefira aumentar o binário numa dada rpm, há quem prefira aumentar a capacidade de fazer rpms.

                Mas ainda há algo que raramente se toca nestas discussões que eu acho FUNDAMENTAL!!!:

                As curvas do binário e da potência ao longo das ditas rpms. É que ter grandes máximos para mim de nada serve

                E é a distribuição das mesmas que explicam o exemplo inicial do V7, e porque de se reduzindo no Porsche nem havia discussão, etc.

                Só peço -> Explorem os vossos motores!!! E decidam se querem conduzir para o consumo, calmaria, etc. ou se para a aceleração

                Comentário


                  Aqui vai então:

                  O Audi aguentou-se sempre nas 3.100 rpms que nem um leão e mesma na parte mais critica da subida conseguiu manter +/- os 165

                  O Porsche muuuito lentamente e 1 de cada vez perde 4 km/h no velocimetro digital ou seja desce 100 rpms das 4.200 para as 4.100.

                  É engraçado é como ver um gigante a lutar para não cair, na prática para quem venha distraido nem se sente a perca de velocidade, mas para mim que tinha todos os sentidos alerta e ardia de curiosidade, segui ao pormenor o que se passava.
                  como esperado...

                  e se cada um dos veículos fosse numa mudança abaixo?

                  alguma previsão?

                  vou tentar fazer isso, a 160 em 4ª estabilizar e pisar no acelerador, a ver o que acontece...


                  O i-vtec é de facto muito bom, principalmente nessa versão "arregaçada", consegue ser pontudo e redondo ao mesmo tempo.
                  completamente diferente de um S2000

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    O peso, potência e binário máximo estão na 1ª página.

                    As curvas também não conheço.
                    tens razão.
                    li na diagonal.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      O i-vtec é de facto muito bom, principalmente nessa versão "arregaçada", consegue ser pontudo e redondo ao mesmo tempo.
                      Sim, não estou a defender tipo fanático o famoso VtecResolvefomedomundo

                      Simplesmente gosto deste i-vtec (por exemplo a mesma tecnologia mas aplicada a uma filosofia diferente no 1.8i-vtec da marca já não gostei nada) mais pujante e porque é acoplado a uma caixa correcta para ele e num carro leve -> notei bastante que o aumento de peso é nefasto neste motor por exemplo

                      Comentário


                        O binário é importante para ter uma condução mais descansada( leia-se sem recorrer muitas vezes à caixa), ou quando precisamos de "força" para mover um objecto pesado (como é o caso dos camiões ou autocarros que raramente passam das 2000-2500 rpm precisamente para se manterem na zona de binário máximo), ou para ultrapassar obstáculos (subidas) com mais facilidade. Mas isto tudo depende de vários factores e não só do binário.
                        Quanto a este caso em particular não sei dar uma resposta pois desconheço a maior parte dos factores que influenciam a performance dos 2. Mas pelo titulo do tópico não é dificil descobrir qual será o vencedor .

                        cump

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post



                          completamente diferente de um S2000
                          É verdade, aliás conduzi os 2 em espaços de tempo curtos e verifiquei bem a grande diferença de filosofia dos motores.

                          Agora vou dizer uma heresia para mim apaixonado pelo S2000 e espero futuro comprador de um -> o Motor do CTR é muuuito melhor

                          Mas é claro que fica-se por aí

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                            como esperado...

                            e se cada um dos veículos fosse numa mudança abaixo?

                            alguma previsão?

                            vou tentar fazer isso, a 160 em 4ª estabilizar e pisar no acelerador, a ver o que acontece...




                            completamente diferente de um S2000
                            Se o Audi fosse em 5ª não sei se conseguiria chegar mais depressa ao cimo, se sim penso que seria pouco mais, tipo 170

                            Se o Porsche fosse em 4ª julgo que ultrapassaria o regime de potência máxima (6.400) 185 km/h com facilidade. Apostaria em algo do género 190/200

                            Porque esse carro apesar de ter a potência máxima às 6.400 tem um pulmão impressionante até às 7.100

                            O que não sei responder é como é que seria se o porsche fosse por exemplo a 200 em 5ª (5.130 rpm) se aguentaria a velocidade sem reduzir ou não

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post


                              vou tentar fazer isso, a 160 em 4ª estabilizar e pisar no acelerador, a ver o que acontece...


                              Faz um video.
                              E não te esqueças do outro vindo do lado da ponte....

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Aqui vai então:

                                O Audi aguentou-se sempre nas 3.100 rpms que nem um leão e mesma na parte mais critica da subida conseguiu manter +/- os 165

                                O Porsche muuuito lentamente e 1 de cada vez perde 4 km/h no velocimetro digital ou seja desce 100 rpms das 4.200 para as 4.100.

                                É engraçado é como ver um gigante a lutar para não cair, na prática para quem venha distraido nem se sente a perca de velocidade, mas para mim que tinha todos os sentidos alerta e ardia de curiosidade, segui ao pormenor o que se passava.
                                Tal como disse... com os dados que deste isto não me surpreende...

                                Se soubesse a potencia nessa altura... ficava mais ou menos espantado! ;)

                                O porsche vai a 59% do regime de rotação...

                                O Audi vai a 71%...

                                Ainda é alguma coisa... e sabendo que um é turbinado e outro não... sabemos também que o porsche ainda nao chegou ao binario maximo... ainda está a crescer... e o audi já cresceu tudo ! ;)

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                  Faz um video.
                                  E não te esqueças do outro vindo do lado da ponte....
                                  Vindo do lado da ponte é como eu mais gosto de abordar essa subida

                                  Permite-nos vir ali em 3ª relativamente calmo a médias rotações, pisar e ir por ali acima a esgalhar...chego lá acima e tiro o pé com o CTR e é vê-los a passar todos contentes na descida -> descidas é para meninos

                                  Por acaso a dita subida não gosto muito porque tem muito trânsito e considero perigoso (aliás nem sei como não apareceram ainda os santinhos aqui da casa).

                                  Gosto muito mais da subida da Crel vindo da A1 para Cascais, logo em Alverca. Ou a subida do IC16 para Belas -> curva lenta à direita, e graaaande subida para queimar gasolina

                                  Na subida da Crel cheguei a ver coisas engraçadas relativamente a esta temática do binário principalmente dos fumarentos, vs. um carro muito rotativo a berrar lá onde ele gosta

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                    Tal como disse... com os dados que deste isto não me surpreende...

                                    Se soubesse a potencia nessa altura... ficava mais ou menos espantado! ;)

                                    O porsche vai a 59% do regime de rotação...

                                    O Audi vai a 71%...

                                    Ainda é alguma coisa... e sabendo que um é turbinado e outro não... sabemos também que o porsche ainda nao chegou ao binario maximo... ainda está a crescer... e o audi já cresceu tudo ! ;)
                                    Yep

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                      Tal como disse... com os dados que deste isto não me surpreende...

                                      Se soubesse a potencia nessa altura... ficava mais ou menos espantado! ;)

                                      O porsche vai a 59% do regime de rotação...

                                      O Audi vai a 71%...

                                      Ainda é alguma coisa... e sabendo que um é turbinado e outro não... sabemos também que o porsche ainda nao chegou ao binario maximo... ainda está a crescer... e o audi já cresceu tudo ! ;)
                                      Estou convencido que em quaisquer condições nesta subida o GTI seria mais rápido que um CTR e porquê ?

                                      porque tem mais binário e provavelmente o optimo do CTR seria uma 4ª a fundo e o GTI talvez aguentasse uma 5ª a uma velocidade maior

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                        Vindo do lado da ponte é como eu mais gosto de abordar essa subida

                                        Permite-nos vir ali em 3ª relativamente calmo a médias rotações, pisar e ir por ali acima a esgalhar...chego lá acima e tiro o pé com o CTR e é vê-los a passar todos contentes na descida -> descidas é para meninos
                                        Vindo da ponte faço-a eu todos os dias e normalmente o comportamento é igual ao que tu descreves.

                                        Comentário


                                          Pela enesima vez

                                          O poder de aceleração de um carro a determinada velocidade, é maior quanto maior for a potencia disponivel a essa velocidade.
                                          Se isto desse para colocar assinatura esta seria a minha

                                          Ah, e isto é factual, não ha volta a dar-lhe.

                                          Quando se comparam dois carros, se peso, aerodinamica and so on, forem semelhantes, o que conseguir mais potencia a desterminada velocidade será mais rapido.

                                          Comentário


                                            É verdade, aliás conduzi os 2 em espaços de tempo curtos e verifiquei bem a grande diferença de filosofia dos motores.

                                            Agora vou dizer uma heresia para mim apaixonado pelo S2000 e espero futuro comprador de um -> o Motor do CTR é muuuito melhor

                                            Mas é claro que fica-se por aí
                                            como o Pedro Silva bem definiu, é fácil num CTR fazer 4 bons tempos numa pista em 5 voltas, no S em 5 voltas faz-se um bom tempo...tempo esse melhor que o melhor do CTR

                                            Citação:
                                            Originalmente Colocado por Gavela
                                            Faz um video.
                                            E não te esqueças do outro vindo do lado da ponte....


                                            Vindo do lado da ponte é como eu mais gosto de abordar essa subida

                                            Permite-nos vir ali em 3ª relativamente calmo a médias rotações, pisar e ir por ali acima a esgalhar...chego lá acima e tiro o pé com o CTR e é vê-los a passar todos contentes na descida -> descidas é para
                                            Gavela sempre em cima dos acontecimentos
                                            vou mesmo tentar fazer!

                                            Comentário


                                              Pois... porque teria mais potencia a essa rotação... o mesmo caso para o exemplo referido por ti.

                                              A matematica não engana! ;)

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                                Pois... porque teria mais potencia a essa rotação... o mesmo caso para o exemplo referido por ti.

                                                A matematica não engana! ;)
                                                É a resposta à minha observação

                                                Comentário


                                                  O que não sei responder é como é que seria se o porsche fosse por exemplo a 200 em 5ª (5.130 rpm) se aguentaria a velocidade sem reduzir ou não
                                                  mau seria se não aguentasse...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Estou convencido que em quaisquer condições nesta subida o GTI seria mais rápido que um CTR e porquê ?

                                                    porque tem mais binário e provavelmente o optimo do CTR seria uma 4ª a fundo e o GTI talvez aguentasse uma 5ª a uma velocidade maior
                                                    Isso não tem a ver com os valores maximos de binario. Tem a ver com a sua disponibilidade pelas rpm. (ou seja pela curva de potencia ).
                                                    O CTR tem uma curva de binario muito proxima de plana, o GTI é mesmo constante (acho eu).
                                                    As relações de caixa são proximas (no que toca a velocidade atingida em cada uma), pelo que numa situação dessas a vantagem será do CTR por ser mais leve.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Estou convencido que em quaisquer condições nesta subida o GTI seria mais rápido que um CTR e porquê ?

                                                      porque tem mais binário e provavelmente o optimo do CTR seria uma 4ª a fundo e o GTI talvez aguentasse uma 5ª a uma velocidade maior
                                                      Seria de facto um bom comparativo a bem da ciência

                                                      Mas sinceramente não sei quem se saíria melhor, partindo do pressuporto que ambos iam nos seus "ideais"...há que ver a curva de potência de ambos nas rpms à volta dos máximos para ver como utilizar as relações de caixa durante a subida.

                                                      Mas penso que seria semelhante.

                                                      Haveria um factor de desempate aqui -> a DSG do GTI que permitiria trocar de caixa muito mais rapidamente e sem perder "embalo" que ao CTR não...e sim, sem dúvida que com o CTR seria começar em 4ª e depois de a esgotar ali em torno das 8000-8200 (já depois da pot. máxima) trocar para não caír muito continuando a subir de rpm

                                                      Por outro lado o peso do GTI é maior, não?

                                                      Comentário


                                                        Seria de facto um bom comparativo a bem da ciência

                                                        Mas sinceramente não sei quem se saíria melhor, partindo do pressuporto que ambos iam nos seus "ideais"...há que ver a curva de potência de ambos nas rpms à volta dos máximos para ver como utilizar as relações de caixa durante a subida.

                                                        Mas penso que seria semelhante.

                                                        Haveria um factor de desempate aqui -> a DSG do GTI que permitiria trocar de caixa muito mais rapidamente e sem perder "embalo" que ao CTR não...e sim, sem dúvida que com o CTR seria começar em 4ª e depois de a esgotar ali em torno das 8000-8200 (já depois da pot. máxima) trocar para não caír muito continuando a subir de rpm

                                                        Por outro lado o peso do GTI é maior, não?
                                                        já agora NightLord, qual a velocidade máxima que deste na subida no CTR?

                                                        220?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                          mau seria se não aguentasse...
                                                          refiro-me a não perder rotação e consequentemente velocidade nenhuma.

                                                          Vejo que estás céptico em relação a este tipo de carro, quando tiver oportunidade de andar noutro convido-te para dares uma voltinha. Sem desprimor para os hondas que se batem que nem leões é outra loiça.

                                                          Aquilo é arraçado de besta e então o motor acima de 3.4 lts é mesmo uma besta completa, como o Nightlord pode confirmar

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                            já agora NightLord, qual a velocidade máxima que deste na subida no CTR?

                                                            220?
                                                            Estás-te a passar

                                                            Isso em carros "baratos" só um EVO

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                              já agora NightLord, qual a velocidade máxima que deste na subida no CTR?

                                                              220?
                                                              Boa questão, mas não me lembro se o cheguei a fazer sequer ali...como disse é dificil de aproveitar ao máximo sempre aquela subida devido ao trânsito

                                                              Mas julgo que vindo da ponte, já a aproveitar o óptimo chassis na curva à direita a puxar a 3ª e depois indo por ali acima...no topo (antes de descer ) não chegaria aos 220...mais 200.

                                                              Não é que ele não desse, simplesmente porque a subida não chega Depende dos timings e de n factores, mas não me lembro a que velocidade chegava...não estou aqui tão confortável para afirmar e não quero falar de garganta.

                                                              Mas uma coisa posso afirmar: Na subida da Crel que é maior e sem transito (infelizmente com piso pior e com curvas) chega aos 220km/h na boa...depois é que é mentira

                                                              E aí havia mais subida -> só que enquanto der a 5ª (e cheguei a esgotá-la aí) ele ia aumentando de velocidade, ao meter 6ª e com a quebra de rpm mais da relação maior...era o suficiente para o "matar" e estabilizar ali -> aqui devido à subida e velocidade/resistências faltava-lhe mais força...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X