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Binário - questão de fé ? diesel-Audi vs otto-Porsche (pg5)

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    #61
    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Parece-me que é irrelevante o comprimento da subida até porque às 4200 o Porsche já tem mais potencia do que o 2.0 TDI alguma vez terá. Alem disso ainda tem a ultima relação de caixa mais curta.
    Bom, tens info que eu não tenho, ou seja, eu não sabia qual teria mais potência às referidas rotações ainda que me parecesse que fosse o P, contudo não deve ter grande diferença de potência assim como o A não terá muito mais binário às referidas rotações...é claro que até sei que a referida subida não é curta e continuo a achar, como já o expliquei noutro tópico, que o P chega 1º, mas no momento de pisarem os dois e começarem a subir continuo a achar que inicialmente o A tem vantagem e por isso a questão do comprimento da subida (mas que teria que ser bem curta para o A ter vantagem).

    Comentário


      #62
      Um amigo meu que tinha um CTR dos anteriores dizia-me que não conseguia chegar a 160 ao final da subida em causa partindo lá de baixo em 6ª.

      Portanto Filipe creio que estás a ser optimista.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
        Bom, tens info que eu não tenho, ou seja, eu não sabia qual teria mais potência às referidas rotações ainda que me parecesse que fosse o P, contudo não deve ter grande diferença de potência assim como o A não terá muito mais binário às referidas rotações...é claro que até sei que a referida subida não é curta e continuo a achar, como já o expliquei noutro tópico, que o P chega 1º, mas no momento de pisarem os dois e começarem a subir continuo a achar que inicialmente o A tem vantagem e por isso a questão do comprimento da subida (mas que teria que ser bem curta para o A ter vantagem).
        Não é só a potência disponivel que conta, porque tem que se ter em conta o peso, atrito, resistência aerodinâmica, etc.

        Acho que de alguma forma se tem que considerar a conjugação do binário e da potência

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          Um amigo meu que tinha um CTR dos anteriores dizia-me que não conseguia chegar a 160 ao final da subida em causa partindo lá de baixo em 6ª.

          Portanto Filipe creio que estás a ser optimista.
          Explica-me só desde quando é que o Código da Estrada permite circular a 160Km/h na A5 e passou a proibir reduções?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
            Explica-me só desde quando é que o Código da Estrada permite circular a 160Km/h na A5 e passou a proibir reduções?
            Já estás a desconversar!!!

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
              Explica-me só desde quando é que o Código da Estrada permite circular a 160Km/h na A5 e passou a proibir reduções?
              Quanto às reduções, claro que se podem sempre fazer, mas quando se circula a velocidades razoaveis, não é muito habitual estar sempre a faze-las.

              Sobre o resto não me pronuncio

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Não é só a potência disponivel que conta, porque tem que se ter em conta o peso, atrito, resistência aerodinâmica, etc.

                Acho que de alguma forma se tem que considerar a conjugação do binário e da potência
                Não vejo porquê.

                Um carro é projectado (tudo bem, que há excepções...) para ter um conjunto motriz adequado ao seu peso. Por isso, de acordo com o peso e curva de binário do motor, assim serão as relações de caixa e relação final. Não vale a pena estar a complicar. Agora, no que toca a andamento, não tenhas dúvidas que o conta é a potência (aliás, tu próprio o reconheceste que bastava reduzir uma no Porsche para nunca mais o veres).

                Comentário


                  #68
                  Mas velocidades razoáveis não é o caso aqui.

                  Não se trata de fazer uma auto-estrada a 160 km/h mas sim de fazer uma subida específica a 160 km/h,e isso está mais para condução desportiva do que outra coisa qualquer, fazendo sentido usar a caixa.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    Quanto às reduções, claro que se podem sempre fazer, mas quando se circula a velocidades razoaveis, não é muito habitual estar sempre a faze-las.
                    Pode não ser "habitual" (para ti). Mas se estás a perder velocidade e pretendes ganhar, o que fazes? Chamas um reboque?

                    Comentário


                      #70
                      Mania do pessoal comparar o poder de reprisar os diesel e gasolina nas mesmas mudanças...Não é assim que se faz.É à mesma velocidade,mas na mudança mais favorável a cada um.Senão é a mema coisa que estar a escolher o vencedor.Reprises são reprises,portanto tem de se ver o melhor que cada carro pode fazer.
                      Aí era ver a potência do P a dar no binário do A

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                        Já estás a desconversar!!!
                        Eu?!

                        Então o gajo começa por dizer que a subida é muito inclinada. Quer ir o mais rápido possível. E no entanto, nem põe a hipótese de reduzir. Achas isso normal (ou até de quem saiba conduzir)?

                        Comentário


                          #72
                          Um amigo meu que tinha um CTR dos anteriores dizia-me que não conseguia chegar a 160 ao final da subida em causa partindo lá de baixo em 6ª.

                          Portanto Filipe creio que estás a ser optimista.
                          ou não estou a perceber ou tu não me estás a perceber...

                          vindo das Amoreiras em 5ª, sempre a acelerar, fazendo a curva a uns 130, e depois aproveitando a recta para acelerar, logo aí se chega ao início da subida a 150, 160...

                          o CTR não faz isso?

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Não percebi bem a relação entre a melhor aerodinâmica e area frontal e o facto de estar a debitar menos potência
                            Bem é assim:

                            Se os carros estão ambos estabilizados a 165 ao iniciar a subida, cada um vai estar a debitar uma certa potência, certo?

                            Acontece que, quando um carro vai estabilizado numa certa velocidade, essa velocidade depende directamente de 3 coisas: potência, área frontal e coeficiente de arrasto. A fórmula é aproximadamente: (espero que se perceba...)

                            velocidade = [ (constantes) * (potência)^(1/3) ] / (área * arrasto)^(1/2)

                            Ou seja, se vão os dois à mesma velocidade, como o porsche deve ter área e arrasto menores, pode ir a debitar menos potência. O audi, como tem mais área e mais arrasto, precisa de tirar do motor uma potência maior para se manter a 165. Estás a ver?

                            Agora a conclusão óbvia: os pesos são mais ou menos iguais, portanto se não deres gás à entrada da subida, o porsche, que está a debitar menos potência, ao iniciar a subida vai perder mais rotação e ficar para trás.

                            Se deres gás (como deste) a coisa complica-se, mas não é de todo espantoso que o porsche fique para trás. Pode bem acontecer.

                            Comentário


                              #74
                              Quanto às reduções, claro que se podem sempre fazer, mas quando se circula a velocidades razoaveis, não é muito habitual estar sempre a faze-las.
                              eu compreendo que não faças isso no A3, mas garanto-te que faço quase todos os dias isso...

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                Mas velocidades razoáveis não é o caso aqui.

                                Não se trata de fazer uma auto-estrada a 160 km/h mas sim de fazer uma subida específica a 160 km/h,e isso está mais para condução desportiva do que outra coisa qualquer, fazendo sentido usar a caixa.
                                O tema não são as velocidades é certo, mas 160 parece-me uma velocidade adequada para fazer uma viagem, desde que em condições razoaveis de carro, estrada, etc.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                  ou não estou a perceber ou tu não me estás a perceber...

                                  vindo das Amoreiras em 5ª, sempre a acelerar, fazendo a curva a uns 130, e depois aproveitando a recta para acelerar, logo aí se chega ao início da subida a 150, 160...

                                  o CTR não faz isso?
                                  Fará isso e mais concerteza, a questão é depois em 6ª manter os 170 ou 180 a que começou a subir. Não consegue, só se reduzir

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Ia nos 2 na última mudança.

                                    Que é 6ª no Audi e 5ª no Porsche.
                                    Se meter 6ª na Astra nessa subida corro o risco de começar a andar para trás!


                                    Comentário


                                      #78
                                      Fará isso e mais concerteza, a questão é depois em 6ª manter os 170 ou 180 a que começou a subir. Não consegue, só se reduzir
                                      isso é normal!

                                      em 6ª é normal! em 5ª já acho que le deve manter a velocidade!

                                      Comentário


                                        #79
                                        Vou revelar isto lá para o post 90 para ficar no inicio de uma página.

                                        Esta ciência está longe de ser exacta, mas devo dizer que já houve aqui muito bons palpites, aliás na generalidade são bons.

                                        Mas meus amigos, o binário não é só uma questão de fé, ele interfere e muito na forma como os carros se comportam.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                          isso é normal!

                                          em 6ª é normal! em 5ª já acho que le deve manter a velocidade!
                                          Sim! em 5º julgo que sim, o CTR é uma bela máquina, não tão rápido como este Porsche do post, mas muito bom.

                                          Aliás o facto de ter mais uma velocidade e as mudanças mais próximas faz com que em velocidades médias se defenda muito bem.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Vou revelar isto lá para o post 90 para ficar no inicio de uma página.

                                            Esta ciência está longe de ser exacta, mas devo dizer que já houve aqui muito bons palpites, aliás na generalidade são bons.

                                            Mas meus amigos, o binário não é só uma questão de fé, ele interfere e muito na forma como os carros se comportam.

                                            desculpa lá mas esse comportamento é mais do condutor, pois se o diesel tem a fé no binário, já o otto tem nas rpm's, e com este exemplo estás a cortar as pernas ao otto

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Um amigo meu que tinha um CTR dos anteriores dizia-me que não conseguia chegar a 160 ao final da subida em causa partindo lá de baixo em 6ª.

                                              Portanto Filipe creio que estás a ser optimista.
                                              Isso confirmo também.

                                              Aliás se abordasse essa subida sempre em 6ª, dependendo da velocidade -> ou seja da Rpm a que fosse no CTR (muito sensível a isso) perderia mesmo velocidade...mesmo com o acelerador a fundo.

                                              Há que ver que os 200cvs. num carro não são em todas as rpms ;)

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                Isso confirmo também.

                                                Aliás se abordasse essa subida sempre em 6ª, dependendo da velocidade -> ou seja da Rpm a que fosse no CTR (muito sensível a isso) perderia mesmo velocidade...mesmo com o acelerador a fundo.

                                                Com a toyota é o poder

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Mas meus amigos, o binário não é só uma questão de fé, ele interfere e muito na forma como os carros se comportam.
                                                  existe algo em que se nota as vantagens de um automóvel com um bom binário: o peso!

                                                  a capacidade de lidar melhor com o aumento das taras e mesmo com o aumento de peso no próprio veículo!

                                                  se eu levar 4 pessoas no meu carro, aquilo transforma-se num carro com sérios problemas de aceleração e consequente aumento de barulho dentro do habitáculo, o que não corresponde necessariamente a um aumento de velocidade




                                                  o teu A3 por exemplo lida muito melhor com este tipo de situações!

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                    desculpa lá mas esse comportamento é mais do condutor, pois se o diesel tem a fé no binário, já o otto tem nas rpm's, e com este exemplo estás a cortar as pernas ao otto
                                                    Eu já referi que não tenho qualquer duvida que se reduzisse para 4ª (29 km/h por cada 1.000 rpm) conseguiria chegar ao topo da subida a uns 190/200.

                                                    Não pretendo provar nada de especial, também prefiro mil vezes o porsche e motores a gasolina

                                                    Agora a prática do dia a dia e da condução de muitos e variados carros mostra-me que a fé no binário tem as suas razões de existir

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Quanto às reduções, claro que se podem sempre fazer, mas quando se circula a velocidades razoaveis, não é muito habitual estar sempre a faze-las.

                                                      Sobre o resto não me pronuncio
                                                      É aqui que discordo sempre

                                                      Não entendo o porque não -> partindo da ideia que queremos andar depressa/queremos maximizar a aceleração/velocidade

                                                      Faço isso seja um CTR, a Avensis D4D, o que seja -> tenho de saber tirar partido do motor...e nessa subida a não ser que venhas muito lançado lá de baixo nunca é na relação mais alta

                                                      Na Avensis às vezes passo aí cheio de pressa ...venho em 5ª no viaduto e puxar, mas quando começa a subida é logo uma 4ª pelos queixos

                                                      Ou arrisco-me a andar para trás como a Astra do Pratas

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                        Isso confirmo também.

                                                        Aliás se abordasse essa subida sempre em 6ª, dependendo da velocidade -> ou seja da Rpm a que fosse no CTR (muito sensível a isso) perderia mesmo velocidade...mesmo com o acelerador a fundo.

                                                        Há que ver que os 200cvs. num carro não são em todas as rpms ;)
                                                        Exactamente !

                                                        este homem tem "sr" no nome (lord) e não é por acaso.

                                                        É sempre um prazer ler a tua opinião

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          Eu já referi que não tenho qualquer duvida que se reduzisse para 4ª (29 km/h por cada 1.000 rpm) conseguiria chegar ao topo da subida a uns 190/200.

                                                          Não pretendo provar nada de especial, também prefiro mil vezes o porsche e motores a gasolina

                                                          Agora a prática do dia a dia e da condução de muitos e variados carros mostra-me que a fé no binário tem as suas razões de existir
                                                          Nope Porque é que no dia-a-dia, se vamos com pressa/queremos subir ali rápido seja em que carro for, não deveremos usar a caixa?

                                                          A questão é que acho que não se faz isso por preconceitos sem razão de ser como: aíii, faz muito barulho ou aíiii, estou a esforçar o motor, coitadinho ...ou ainda porque gasta mais

                                                          Só entendo a última do consumo, mas aí é simples...ou se anda depressa ou se poupa combustível -> vidé ali o NMyguel

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Eu já referi que não tenho qualquer duvida que se reduzisse para 4ª (29 km/h por cada 1.000 rpm) conseguiria chegar ao topo da subida a uns 190/200.

                                                            Não pretendo provar nada de especial, também prefiro mil vezes o porsche e motores a gasolina

                                                            Agora a prática do dia a dia e da condução de muitos e variados carros mostra-me que a fé no binário tem as suas razões de existir
                                                            Vais dizer que fizeste isto tudo para dizer o que toda a gente já sabe: o binário favorece as recuperações (e são relevantes...)?

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                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                              É aqui que discordo sempre

                                                              Não entendo o porque não -> partindo da ideia que queremos andar depressa/queremos maximizar a aceleração/velocidade

                                                              Faço isso seja um CTR, a Avensis D4D, o que seja -> tenho de saber tirar partido do motor...e nessa subida a não ser que venhas muito lançado lá de baixo nunca é na relação mais alta
                                                              Aliás, em todos os carros. A relação mais alta serve essencialmente para manter uma velocidade de cruzeiro a baixas rotações, reduzindo o ruído, mas acima de tudo, o consumo. Não faz o menor sentido usar a última mudança para acelerações.

                                                              Comentário

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