Originalmente Colocado por edununo
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Binário - questão de fé ? diesel-Audi vs otto-Porsche (pg5)
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Originalmente Colocado por don.juan Ver PostBom, tens info que eu não tenho, ou seja, eu não sabia qual teria mais potência às referidas rotações ainda que me parecesse que fosse o P, contudo não deve ter grande diferença de potência assim como o A não terá muito mais binário às referidas rotações...é claro que até sei que a referida subida não é curta e continuo a achar, como já o expliquei noutro tópico, que o P chega 1º, mas no momento de pisarem os dois e começarem a subir continuo a achar que inicialmente o A tem vantagem e por isso a questão do comprimento da subida (mas que teria que ser bem curta para o A ter vantagem).
Acho que de alguma forma se tem que considerar a conjugação do binário e da potência
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostUm amigo meu que tinha um CTR dos anteriores dizia-me que não conseguia chegar a 160 ao final da subida em causa partindo lá de baixo em 6ª.
Portanto Filipe creio que estás a ser optimista.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostExplica-me só desde quando é que o Código da Estrada permite circular a 160Km/h na A5 e passou a proibir reduções?
Sobre o resto não me pronuncio
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostNão é só a potência disponivel que conta, porque tem que se ter em conta o peso, atrito, resistência aerodinâmica, etc.
Acho que de alguma forma se tem que considerar a conjugação do binário e da potência
Um carro é projectado (tudo bem, que há excepções...) para ter um conjunto motriz adequado ao seu peso. Por isso, de acordo com o peso e curva de binário do motor, assim serão as relações de caixa e relação final. Não vale a pena estar a complicar. Agora, no que toca a andamento, não tenhas dúvidas que o conta é a potência (aliás, tu próprio o reconheceste que bastava reduzir uma no Porsche para nunca mais o veres).
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostQuanto às reduções, claro que se podem sempre fazer, mas quando se circula a velocidades razoaveis, não é muito habitual estar sempre a faze-las.
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Mania do pessoal comparar o poder de reprisar os diesel e gasolina nas mesmas mudanças...Não é assim que se faz.É à mesma velocidade,mas na mudança mais favorável a cada um.Senão é a mema coisa que estar a escolher o vencedor.Reprises são reprises,portanto tem de se ver o melhor que cada carro pode fazer.
Aí era ver a potência do P a dar no binário do A
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Um amigo meu que tinha um CTR dos anteriores dizia-me que não conseguia chegar a 160 ao final da subida em causa partindo lá de baixo em 6ª.
Portanto Filipe creio que estás a ser optimista.
vindo das Amoreiras em 5ª, sempre a acelerar, fazendo a curva a uns 130, e depois aproveitando a recta para acelerar, logo aí se chega ao início da subida a 150, 160...
o CTR não faz isso?
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostNão percebi bem a relação entre a melhor aerodinâmica e area frontal e o facto de estar a debitar menos potência
Se os carros estão ambos estabilizados a 165 ao iniciar a subida, cada um vai estar a debitar uma certa potência, certo?
Acontece que, quando um carro vai estabilizado numa certa velocidade, essa velocidade depende directamente de 3 coisas: potência, área frontal e coeficiente de arrasto. A fórmula é aproximadamente: (espero que se perceba...)
velocidade = [ (constantes) * (potência)^(1/3) ] / (área * arrasto)^(1/2)
Ou seja, se vão os dois à mesma velocidade, como o porsche deve ter área e arrasto menores, pode ir a debitar menos potência. O audi, como tem mais área e mais arrasto, precisa de tirar do motor uma potência maior para se manter a 165. Estás a ver?
Agora a conclusão óbvia: os pesos são mais ou menos iguais, portanto se não deres gás à entrada da subida, o porsche, que está a debitar menos potência, ao iniciar a subida vai perder mais rotação e ficar para trás.
Se deres gás (como deste) a coisa complica-se, mas não é de todo espantoso que o porsche fique para trás. Pode bem acontecer.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostMas velocidades razoáveis não é o caso aqui.
Não se trata de fazer uma auto-estrada a 160 km/h mas sim de fazer uma subida específica a 160 km/h,e isso está mais para condução desportiva do que outra coisa qualquer, fazendo sentido usar a caixa.
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Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Postou não estou a perceber ou tu não me estás a perceber...
vindo das Amoreiras em 5ª, sempre a acelerar, fazendo a curva a uns 130, e depois aproveitando a recta para acelerar, logo aí se chega ao início da subida a 150, 160...
o CTR não faz isso?
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Vou revelar isto lá para o post 90 para ficar no inicio de uma página.
Esta ciência está longe de ser exacta, mas devo dizer que já houve aqui muito bons palpites, aliás na generalidade são bons.
Mas meus amigos, o binário não é só uma questão de fé, ele interfere e muito na forma como os carros se comportam.
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Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Postisso é normal!
em 6ª é normal! em 5ª já acho que le deve manter a velocidade!
Aliás o facto de ter mais uma velocidade e as mudanças mais próximas faz com que em velocidades médias se defenda muito bem.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostVou revelar isto lá para o post 90 para ficar no inicio de uma página.
Esta ciência está longe de ser exacta, mas devo dizer que já houve aqui muito bons palpites, aliás na generalidade são bons.
Mas meus amigos, o binário não é só uma questão de fé, ele interfere e muito na forma como os carros se comportam.
desculpa lá mas esse comportamento é mais do condutor, pois se o diesel tem a fé no binário, já o otto tem nas rpm's, e com este exemplo estás a cortar as pernas ao otto
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostUm amigo meu que tinha um CTR dos anteriores dizia-me que não conseguia chegar a 160 ao final da subida em causa partindo lá de baixo em 6ª.
Portanto Filipe creio que estás a ser optimista.
Aliás se abordasse essa subida sempre em 6ª, dependendo da velocidade -> ou seja da Rpm a que fosse no CTR (muito sensível a isso) perderia mesmo velocidade...mesmo com o acelerador a fundo.
Há que ver que os 200cvs. num carro não são em todas as rpms ;)
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Mas meus amigos, o binário não é só uma questão de fé, ele interfere e muito na forma como os carros se comportam.
a capacidade de lidar melhor com o aumento das taras e mesmo com o aumento de peso no próprio veículo!
se eu levar 4 pessoas no meu carro, aquilo transforma-se num carro com sérios problemas de aceleração e consequente aumento de barulho dentro do habitáculo, o que não corresponde necessariamente a um aumento de velocidade
o teu A3 por exemplo lida muito melhor com este tipo de situações!
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Postdesculpa lá mas esse comportamento é mais do condutor, pois se o diesel tem a fé no binário, já o otto tem nas rpm's, e com este exemplo estás a cortar as pernas ao otto
Não pretendo provar nada de especial, também prefiro mil vezes o porsche e motores a gasolina
Agora a prática do dia a dia e da condução de muitos e variados carros mostra-me que a fé no binário tem as suas razões de existir
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostQuanto às reduções, claro que se podem sempre fazer, mas quando se circula a velocidades razoaveis, não é muito habitual estar sempre a faze-las.
Sobre o resto não me pronuncio
Não entendo o porque não -> partindo da ideia que queremos andar depressa/queremos maximizar a aceleração/velocidade
Faço isso seja um CTR, a Avensis D4D, o que seja -> tenho de saber tirar partido do motor...e nessa subida a não ser que venhas muito lançado lá de baixo nunca é na relação mais alta
Na Avensis às vezes passo aí cheio de pressa ...venho em 5ª no viaduto e puxar, mas quando começa a subida é logo uma 4ª pelos queixos
Ou arrisco-me a andar para trás como a Astra do Pratas
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostIsso confirmo também.
Aliás se abordasse essa subida sempre em 6ª, dependendo da velocidade -> ou seja da Rpm a que fosse no CTR (muito sensível a isso) perderia mesmo velocidade...mesmo com o acelerador a fundo.
Há que ver que os 200cvs. num carro não são em todas as rpms ;)
este homem tem "sr" no nome (lord) e não é por acaso.
É sempre um prazer ler a tua opinião
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostEu já referi que não tenho qualquer duvida que se reduzisse para 4ª (29 km/h por cada 1.000 rpm) conseguiria chegar ao topo da subida a uns 190/200.
Não pretendo provar nada de especial, também prefiro mil vezes o porsche e motores a gasolina
Agora a prática do dia a dia e da condução de muitos e variados carros mostra-me que a fé no binário tem as suas razões de existir
A questão é que acho que não se faz isso por preconceitos sem razão de ser como: aíii, faz muito barulho ou aíiii, estou a esforçar o motor, coitadinho ...ou ainda porque gasta mais
Só entendo a última do consumo, mas aí é simples...ou se anda depressa ou se poupa combustível -> vidé ali o NMyguel
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostEu já referi que não tenho qualquer duvida que se reduzisse para 4ª (29 km/h por cada 1.000 rpm) conseguiria chegar ao topo da subida a uns 190/200.
Não pretendo provar nada de especial, também prefiro mil vezes o porsche e motores a gasolina
Agora a prática do dia a dia e da condução de muitos e variados carros mostra-me que a fé no binário tem as suas razões de existir
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostÉ aqui que discordo sempre
Não entendo o porque não -> partindo da ideia que queremos andar depressa/queremos maximizar a aceleração/velocidade
Faço isso seja um CTR, a Avensis D4D, o que seja -> tenho de saber tirar partido do motor...e nessa subida a não ser que venhas muito lançado lá de baixo nunca é na relação mais alta
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