Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SUV - Serão o melhor tipo de carro de familia ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Hoje e agora em especial venha um X3 (ou um SUV), tenho já inundações à porta de casa, há uma estrada que eu vejo do alto do meu 8º andar que dificilmente um carro normal a ultrapassa!

    Comentário


      #62
      Acho que continuam a ser os carros normais, e para familias numerosas, os monovolumes.

      Os SUV justificam-se p quem precisa de capacidade TT, de resto, acho que e mesmo uma questao de gosto pessoal.

      Par quem diz que o 4x4 da segurança em piso molhado, o que e verdade, tambem ha carros ditos normais ocm essa opçao como os Audi quattro, BMW xi, VW 4Motion....

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        e faz isto, que nenhuma berlina faz

        http://br.youtube.com/watch?v=be9oyN...eature=related
        Uma berlina AWD não deve andar muito longe disso, só vi o carro falhar a tentativa de subir um monte...

        Agora isto:

        http://br.youtube.com/watch?v=5OqYku...eature=related

        Penso que as berlinas não fazem

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
          Hoje e agora em especial venha um X3 (ou um SUV), tenho já inundações à porta de casa, há uma estrada que eu vejo do alto do meu 8º andar que dificilmente um carro normal a ultrapassa!
          O pior aconteceu um Alfa Romeo 146 acabou de ficar no meio do "lago", uma tristeza, a água chega quase ao meio das portas! Enfim, mais um ano que se esqueceram de limpar as sarjetas!

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
            Agora isto:

            http://br.youtube.com/watch?v=5OqYku...eature=related

            Penso que as berlinas não fazem


            Este Carlos é terrivel

            Pões aqui estas coisas, e o pessoal daqui a pouco começa a dizer que o Disco3 é um SUV (aliás, já não era a primeira vez ... )


            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
              No entanto, acho que continuam a ser uma vitória do marketing sobre a engenharia e o design.
              Alguém que me compreende! Abaixo os SUV!

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                Este Carlos é terrivel

                Pões aqui estas coisas, e o pessoal daqui a pouco começa a dizer que o Disco3 é um SUV (aliás, já não era a primeira vez ... )


                Eu sei que não é um SUV, mas anda pelo preço dos SUV e oferece o mesmo que os outros oferecem

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Gordini Ver Post
                  Porque é que os SUV são uma má opção (na minha opinião):

                  - Em termos de segurança activa e comportamento dinâmico são significativamente piores que um carro ou carrinha familiar. Travam bastante mal na maioria dos casos, têm um comportamento dinâmico medíocre originado por um centro de gravidade alto e um peso excessivo. Por muito tentem fazer SUV's "desportivos", nunca o comportamento em curva de um veículo alto e pesado poderá igualar o de um veículo mais baixo e leve. Não sou eu que o digo, são as Leis de Newton.

                  - Em termos de segurança passiva, a sensação de segurança de estar dentro de um veículo maior e mais pesado é um engano. É um facto que em caso de colisão, o veículo mais pesado está em vantagem mas se toda a gente seguir a mesma lógica entramos numa escalada de tamanho e peso dos veículos que não leva a lado nenhum. O aumento da massa dos veículos, leva a estruturas de protecção do habitáculo mais fortes (logo mais pesadas) para resistirem a impactos dos SUV's e entra-se num ciclo vicioso. Em protecção dos peões são francamente maus.

                  -Em termos ambientais, os SUV's são um desastre. Aerodinâmicamente ineficientes, pesados, mais quantidade de material para reciclar, maior consumo de matérias primas escassas (aço, alumínio, etc), maiores consumos de combustível, pneus mais caros e mais pesados, etc

                  -As pseudo vantagens em termos de lugares de estacionamento, devem-se exclusivamente a moda de "tenho um carro que parece um jipe, bora lá deixá-lo em cima de um passeio". Não existem mais lugares de estacionamento só por se andar de SUV.

                  - Em termos de visibilidade, as vantagens de um SUV apenas se verificam enquanto a maioria dos automóveis forem mais baixos. Se todos tivessem um Qashqai, tinha que comprar um Q7 para ficar mais alto. Quando todos tiverem um Q7, tenho que comprar um Chevy Suburban para andar mais alto. Se todos tiverem um Suburban só ando mais alto se comprar um Hummer. A visibilidade superior é portanto um argumento falso.

                  - Em termos de conforto um SUV não é superior a um veículo familiar ou um monovolume. Antes pelo contrário. Tem um ruído de rolamento maior, mais ruídos aerodinâmicos e adornam mais nas curvas.



                  Já andei em dois ou três suv's que demonstraram um comportamento em curva superior (a léguas) a muitos carros e carrinhas que andam por aí.
                  Quanto ao resto do teu post, parece-me haver aí um certo exagero .............

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                    Este Carlos é terrivel

                    Pões aqui estas coisas, e o pessoal daqui a pouco começa a dizer que o Disco3 é um SUV (aliás, já não era a primeira vez ... )


                    Aquilo é um JIPE, e não a porcaria de um SUV.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
                      Eu sei que não é um SUV, mas anda pelo preço dos SUV e oferece o mesmo que os outros oferecem


                      É mentira, oferece mais ...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                        Já andei em dois ou três suv's que demonstraram um comportamento em curva superior (a léguas) a muitos carros e carrinhas que andam por aí.
                        Quanto ao resto do teu post, parece-me haver aí um certo exagero .............
                        Quais?

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                          Já andei em dois ou três suv's que demonstraram um comportamento em curva superior (a léguas) a muitos carros e carrinhas que andam por aí.
                          Carros do mesmo valor?

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                            Carros do mesmo valor?
                            Pois, foi precisamente por isso que fiz a pergunta anterior. É que talvez com o dinheiro desses SUV... se comprem berlinas com competências dinâmicas superiores.

                            Comentário


                              #74
                              Dois exemplos que conheço muito de perto, um BMW X3 e um Jaguar X-Type na versão base.
                              O Jag nas curvas parece uma bailarina, enquanto que o X3 ...
                              e em termos de preços, não foram muito distantes um do outro.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                Dois exemplos que conheço muito de perto, um BMW X3 e um Jaguar X-Type na versão base.
                                O Jag nas curvas parece uma bailarina, enquanto que o X3 ...
                                e em termos de preços, não foram muito distantes um do outro.
                                Também vais comparar o X3 com um chasso.

                                Com o dinheiro de um X3 2.0d compro um 320d e sobram 8000 euros para extras.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                  É mentira, oferece mais ...
                                  Pois oferece...oferece uma filosofia de vida

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Se em AE até posso concordar, na fase da viagem em que entras numa cidade grande, ou chegas a um estacionamento cheio de neve ou tens uma greve de camionistas e só passas pela berma, prefiro o X5
                                    Posso ter sorte, mas em cerca de 200.000 kms nunca apanhei um estacionamento cheio de neve nem uma greve de camionistas.
                                    O mais parecido foi ir à serra da estrela e ter metido as rodas na neve.
                                    Mas saí de lá sem ninguém me puxar nem empurrar.

                                    Os SUV na minha opinião contrariam alguns factores que foram alvo de décadas de estudo e evolução.

                                    Por um lado, um carro tipo X5 ou Touareg têm a aerodinâmica de um armário de cozinha !
                                    Andaram os fabricantes décadas a estudar formas de serem mais eficazes do ponto de vista aerodinâmico, para depois fazerem carros com estas características.
                                    Não vejo a aerodinâmica como trunfo para andar a 200 km/h, isso a mim diz-me pouco. Vejo sim, como forma de conseguir melhorar os consumos e performances.

                                    Por outro lado, trabalham cada vez mais para reduzir consumos e emissões aumentando as performances, para nos SUV anular essas vantagens num sistema de transmissão que aumenta consumos, reduz performances e aumenta os consumos.

                                    Sabes quanto gasta um X5 em condução normal ?
                                    Agora compara com um Serie 5 com o mesmo motor...

                                    Ou seja, tudo ao contrário...

                                    Não falo de cor, eu já andei e conduzi alguns dos SUV mais cobiçados, tal como o X5 e o Touareg.
                                    Nenhum desses carros dá a sensação de ter 200 cv, mas sim muito menos.
                                    Um 530d de 99 dá muito mais sensação de aceleração e vivacidade (com menos potência) do que qualquer destes SUV, com a vantagem que os consumos são pura e simplesmente incomparáveis.

                                    Uma pessoa que conheço muito bem teve vários SUV. Só digo que foi o X5, Touareg e Q7. Não teve nenhum mais de 4 meses, porque passado o entusiasmo inicial da novidade, deixava os SUV na garagem e agarrava no série 7, porque era pura e simplesmente melhor em tudo.


                                    Para mim, os SUV vendem uma imagem, curiosamente importada dos estados unidos. Muita gente gosta deles sem nunca ter andado em nenhum.
                                    Para quem goste de andar na moda, não tenho nada a criticar. É como comprar o iPod, o telemóvel da moda, e todo um mundo de gadgets que existem para serem consumidos.

                                    Mas no fundo são veículos pouco eficientes em estrada. Para terem um comportamento menos mau, metem-lhe pneus de super-largos e de baixo perfil, que depois são pouco competentes fora de estrada.
                                    Na vertente fora de estrada, poucos são os que se arriscam com medo de estragar qualquer uma das peças pintadas que custam uma fortuna.

                                    Resumindo, os carros familiares estão perfeitamente definidos há décadas.
                                    Agarra em qualquer revista de automóveis e vês logo quais são, sem dúvidas.

                                    Os SUV são daquelas coisas que nem pela designação se entende bem o que é... ...Sports Utility Vehicle... ...mas soa bem !

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                      Também vais comparar o X3 com um chasso.

                                      Com o dinheiro de um X3 2.0d compro um 320d e sobram 8000 euros para extras.

                                      Então não pediram exemplos?
                                      ou querias que comparasse com um Mitsubishi Evo ?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                        Já andei em dois ou três suv's que demonstraram um comportamento em curva superior (a léguas) a muitos carros e carrinhas que andam por aí.
                                        Quanto ao resto do teu post, parece-me haver aí um certo exagero .............
                                        É preciso comparar coisas comparáveis !

                                        Agarra no X3, e no BMW que compras com o mesmo dinheiro.

                                        Depois diz o que achaste.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                          Então não pediram exemplos?
                                          ou querias que comparasse com um Mitsubishi Evo ?
                                          Há carros bons e maus em todos os segmentos, é ou não é?

                                          Foste logo buscar dois exemplos mesmo a jeito: um SUV de uma marca que já se conhece por se esmerar na componente dinâmica, quer sejam desportivos ou caixotes com rodas, e uma berlina de uma marca que faz carros para os velhotes.

                                          Não é de estranhar alguma superioridade do X3 face ao Jag, que nem no seu segmento é uma escolha famosa. Se houvesse um Tata deste segmento e o comparasses ao X3 era justo? Agora, facto é que com menos dinheiro acedes a uma berlina da mesma marca do X3 com melhores performances, economia, segurança activa e estabilidade. Pagas mais 8000 euros pelo X3 para perder nestes capitulos e ganhar em... "sensação" de segurança e facilidade em colocar as crianças na cadeirinha? Ou para escapar a eventualidades que acontecem ao comum dos mortais de... nunca em nunca, como ter de fugir de bandidos por uma serra?

                                          Isso não me convence.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            É preciso comparar coisas comparáveis !

                                            Agarra no X3, e no BMW que compras com o mesmo dinheiro.

                                            Depois diz o que achaste.


                                            Meu caro, eu estava apenas a justificar (como me pediram) o que tinha dito aqui:

                                            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                            Já andei em dois ou três suv's que demonstraram um comportamento em curva superior (a léguas) a muitos carros e carrinhas que andam por aí.

                                            Agora isso do comparável, é tudo muito relativo, não pode ser visto só por um lado ... o que mais convém ...

                                            Mas respondendo à tua pergunta, acho que comprava sim o X3, e não outro BMW pelo mesmo dinheiro (embora o X3 não esteja na minha lista de "favoritos")
                                            Mas possivelmente a utilização que eu daria a um veículo destes não seria a mesma que tú eventualmente desses.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              É preciso comparar coisas comparáveis !

                                              Agarra no X3, e no BMW que compras com o mesmo dinheiro.

                                              Depois diz o que achaste.
                                              É que nem é com o mesmo dinheiro... é com menos, mais precisamente 8000 euros! É muita massa a pagar por supostas qualidades que, mesmo que fossem efectivas, nunca justificariam as desvantagens.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                Há carros bons e maus em todos os segmentos, é ou não é?

                                                Foste logo buscar dois exemplos mesmo a jeito: um SUV de uma marca que já se conhece por se esmerar na componente dinâmica, quer sejam desportivos ou caixotes com rodas, e uma berlina de uma marca que faz carros para os velhotes.

                                                Não é de estranhar alguma superioridade do X3 face ao Jag, que nem no seu segmento é uma escolha famosa. Se houvesse um Tata deste segmento e o comparasses ao X3 era justo? Agora, facto é que com menos dinheiro acedes a uma berlina da mesma marca do X3 com melhores performances, economia, segurança activa e estabilidade. Pagas mais 8000 euros pelo X3 para perder nestes capitulos e ganhar em... "sensação" de segurança e facilidade em colocar as crianças na cadeirinha? Ou para escapar a eventualidades que acontecem ao comum dos mortais de... nunca em nunca, como ter de fugir de bandidos por uma serra?

                                                Isso não me convence.
                                                Então só alguns exemplos é que te convém?
                                                Eu apenas justifiquei o que tinha dito antes, com exemplos que conheço na prática ...
                                                e porque disseram algures aí em cima que um suv nunca pode ter um comportamento idêntico ao de um carro normal ...

                                                Editado pela última vez por MGomes; 19 November 2007, 21:39.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por MGomes Ver Post

                                                  Agora isso do comparável, é tudo muito relativo, não pode ser visto só por um lado ... o que mais convém ...

                                                  Mas respondendo à tua pergunta, acho que comprava sim o X3, e não outro BMW pelo mesmo dinheiro (embora o X3 não esteja na minha lista de "favoritos")
                                                  Mas possivelmente a utilização que eu daria a um veículo destes não seria a mesma que tú eventualmente desses.
                                                  Sim, a utilização que se vai dar é determinante.

                                                  Como eu só ando em alcatrão (não vou para fora de estrada), dou mais importância a essa vertente.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                    Mas possivelmente a utilização que eu daria a um veículo destes não seria a mesma que tú eventualmente desses.
                                                    Ora bem, agora é que falaste bem. Tu és fan do TT e tens um jipe (não um SUV). Eu não sou fan do TT, para que raio precisaria de uma "coisa" mais alta e que perde em vários capitulos? Eu e... a maior parte dos condutores! Aquela treta do HRV... para que serve aquilo? E o Cascais? Quantos já andaram a fazer o que tu fazes no TT? Aliás... esses carros fazem sequer uma décima do que tu fazes no TT?

                                                    Então para quê comprá-los? Tanta carrinha boa por aí para levar os putos e as cadeirinhas... tanto carro normal que até dá para escapar a uma ligeira saída de estrada (vejam o exemplo do Mégane CC do Nuno!!!).

                                                    Pá... não me convencem com os SUV.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                      Então só alguns exemplos é que te convém?
                                                      Eu apenas justifiquei o que tinha dito antes, com exemplos que conheço na prática ...
                                                      e porque disseram algures aí em cima que um suv nunca pode ter um comportamento idêntico ao de um carro normal ...

                                                      Para um SUV com bom comportamento (existem, principalmente se tiverem o simbolo BMW) existem 2 ou 3 berlinas com melhor comportamento. Carros fraquito há-os em todos os segmentos. Agora imagina os carros fraquitos do segmento dos SUV... ainda são piores que os fraquitos do segmento das berlinas.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                        Ora bem, agora é que falaste bem. Tu és fan do TT e tens um jipe (não um SUV). Eu não sou fan do TT, para que raio precisaria de uma "coisa" mais alta e que perde em vários capitulos? Eu e... a maior parte dos condutores! Aquela treta do HRV... para que serve aquilo? E o Cascais? Quantos já andaram a fazer o que tu fazes no TT? Aliás... esses carros fazem sequer uma décima do que tu fazes no TT?

                                                        Então para quê comprá-los? Tanta carrinha boa por aí para levar os putos e as cadeirinhas... tanto carro normal que até dá para escapar a uma ligeira saída de estrada (vejam o exemplo do Mégane CC do Nuno!!!).

                                                        Pá... não me convencem com os SUV.

                                                        Compreendo perfeitamente o teu ponto de vista.
                                                        Eu, que tenho um TT, é que até devia detestar essa coisa dos suv's , não fazem a vigésima parte ... , e nem sequer dão para colocar uns pneus MT e uns bloqueios

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Admito, também alinho pela bitola dos que não gostam de SUVs. Também não gosto de jipes. Não gosto lá muito de monovolumes. Para dizer a verdade nem gosto de station wagons.

                                                          É óbvio que só gosto de berlinas e que isso gera um enviesamento de opinião tão grande que me permite excluir tudo o resto.

                                                          As razões são várias e começam pela racionalidade da proposta; os SUVs são geralmente grandes, com coeficientes aerodinâmicos menos favoráveis e - logo - mais gastadores ou, no mínimo, menos eficientes.

                                                          É claro que a força da técnica se sobrepõe à força da razão momentânea quando menos esperamos. Por isso, os SUVs modernos não têm nada a ver com os SUVs antigos (antigos como em "do ano passado"). Gastam menos, são derivados de berlinas convencionais, são mais trabalhados em termos de atritos, enfim, são melhores a cada dia.

                                                          Mas isso, de maneira nenhuma, me faz pensar em comprar um. Preferiria sempre um C1.

                                                          Muito menos um jipe. Não me consigo lembrar de nenhuma situação, no meu dia-a-dia, em que a demasia de tracção me poderia ser útil. Para além disso os jipes são regra geral pachorrentos e, quando o não são, são autênticos sorvedouros de combustível. E isso incluí o insuspeito X3, mesmo na desejável versão Sd.

                                                          É claro que um Panda faz o mesmo. Ou um Twingo. Devagarinho, mas igualmente igual.

                                                          As station-wagons também não se percebem [e agora é que comecei a arranjar amigos em barda]. Não se percebe para é que serve uma station-wagon se a assoberbante maioria das que vejo anda sempre só com um ocupante. Ou dois, quando o outro anda numa cadeira de reduzidas dimensão.

                                                          Nada que um capaz Fiesta não consiga fazer, com igual galhardia.

                                                          Pior só os monovolumes, não são raros os casos, no para-arranca de todas as manhãs, em que a Galaxy pariu um rato, ou melhor, um só ocupante - o condutor.

                                                          Mesmo que, durante o fim-de-semana, as coisas se invertam [e a família invada o amplo espaço, desdobrando banquinhos à sorrelfa, por detrás das poltronas à séria] quase que, conceptualmente, não compensa andar a arrastar o Cx pelas avenidas das cidades durante 313 dias, para passear 3 gerações durante 52.

                                                          Bem apertados, cabiam num Mini.

                                                          Resultado, não gosto lá muito de carros grandes, pesados, pouco aerodinâmicos, gastadores e poluidores.

                                                          Mas também não gosto de couves e, pelo Natal, lá terei de fazer o sacrifício.

                                                          Em resumo, respeito, mas não gosto. Como, mas não faço lá muito bem a digestão. Por isso, caro V7, se gostas de couves (leia-se SUVs) não vejo porque razão havias de comer o bacalhau com arroz-de-feijão.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por JC Ver Post

                                                            ... As razões são várias e começam pela racionalidade da proposta; os SUVs são geralmente grandes, com coeficientes aerodinâmicos menos favoráveis e - logo - mais gastadores ou, no mínimo, menos eficientes...

                                                            Estou lixado, tenho um Rover 213 que tem um cx de 0,43 (muito pior que o dos suv's), estou a ver que não posso andar com aquilo na estrada.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                              Estou lixado, tenho um Rover 213 que tem um cx de 0,43 (muito pior que o dos suv's), estou a ver que não posso andar com aquilo na estrada.
                                                              Esse entra já na categoria dos clássicos... [e, claro, tem direito a andar nas estradas para mostrar o que a aerodinâmica evoluiu desde 1984]

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X