Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPS - provincianismo ou decoração ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Não acho o GPS particularmente útil em carro nenhum.

    Mas compreende-se melhor num carro mais estradista ou em viagem. Não me parece ser o caso da generalidade do que vejo.
    o GPS é extremamente util para quem trabalha em logistica, tipo motorista ou distribuidor, esses sim precisam de um GPS.

    no entanto os meus vizinhos compraram um para irem ao Lidl eu n tenho pk nao necessito, é tao simples como isso.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por RIC_TD Ver Post
      Que mania vcs têm de criticar o alheio,cada qual usa o que quer e da forma que achar mais adequada e ponto final.
      Criticar ou comentar é um exercicio saudável, nomeadamente quando não é à socapa

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
        o GPS é extremamente util para quem trabalha em logistica, tipo motorista ou distribuidor, esses sim precisam de um GPS.

        no entanto os meus vizinhos compraram um para irem ao Lidl eu n tenho pk nao necessito, é tao simples como isso.
        De onde se pode concluir quer não és cliente do Lidl

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          De onde se pode concluir quer não és cliente do Lidl

          Comentário


            #65
            Ou é cliente mas sabe o caminho.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
              Eu só ainda não comprei um GPS porque:

              Custa-me estar a dar tanto dinheiro por um aparelho desses. Estou à espera que baixem mais de preço. Por acaso tenho um telemóvel bastante artilhado, mas não admito gastar muito dinheiro nele, pois custou 50 euros + pontos (ou 90 sem pontos). Com o GPS há-de ser igual: Custa-me estar a dar 100 euros por um aparelho desses.

              Eu compreendo o "alerta" que este tópico faz em relação ao "provincianismo ou decoração" do uso do GPS. Muitos de facto compram e não sabem bem porquê.

              Agora, eu vejo utilidade num GPS não só para nos ajudar a encontrar a rua X ou a Igreja do casamento daqueles nossos amigos no interior, ou as farmácias de serviços, ou uma caixa multibanco, ou o melhor caminho para sair "do meio do nada" e encontrar a estrada principal.

              Quanto ao uso "na A1 Lisboa-Porto", ou mesmo até ao Algarve, a sua utilidade prende-se não em orientação, mas a cada vez maior importante SINALIZAÇÃO DE ONDE JÁ ESTIVERAM RADARES de controlo de velocidade. Essas indicações são super-úteis, e não para que se possa passar os limites legais "à vontadex", mas é para aqueles casos em estradas nacionais, onde o limite é 50 e vamos a 70, ou o limite é 70 e vamos a 90. "Normalmente" não tem problema nenhum, mas não custa nada termos uma indicação que esse local já foi usado dantes para apanhar os "temíveis condutores" que "ousam" circular a 51 km/h onde o limite é 50.

              Esta utilidade de informação sobre radares de trânsito é útil seja qual for o percurso, mesmo casa-trabalho-casa-boîte. Portanto, não acusem logo à partida alguém de "provincianismo" lá porque tem um carro de "média gama " e tem um GPS. Eu tenho um carro com 25 anos e tenho Via Verde, e uso um telemóvel com sistema de alta-voz, ou então um auricular Bluetooth (que a maior parte das vezes nem funciona, dinheiro mal gasto), será provincianismo?

              Outro exemplo: na A25 junto a Viseu, no caminho Aveiro-Vilar Formoso, há uma famosa curva "80". Para quem passa a 80 e poucos, é multado, e só soube disso graças ao GPS de um amigo que tinha lá os locais onde "costuma haver" radares. Portanto, volto a dizer, é útil para evitar as multas "parvas" de ser apanhado a 71 quando é 50 ou 91 quando é a 70. Quanto a andar a 120, sou apologista a manter essa velocidade por causa dos consumos e porque sinceramente não creio que as nossas estradas estejam tão bem construídas como as alemãs para suportarem velocidades muito acima disso.
              Ou seja, para ti os GPS são bons para se poder escapar à multa do radar... Ou seja, olhas para o GPS - "ah e tal, ali está um radar, deixa-me cá abrandar para os 50km/h".

              Passas pelo radar e depois voltas a acelerar até aos 200km/h. Parabéns.

              Comentário


                #67
                E se calhar nem todos são verdadeiros.

                O que dizes é verdade, mas é algo normal numa sociedade de mercado, seja em Portugal ou outra.

                Salvo erro, a primeira vez que este fenómeno se verificou foi nos EUA com o aparecimento dos telefones de carro, penso que a motorola foi a primeira a fornecer esse serviço. Muitas das pessoas que não tinham a possibilidade de ter um telefone no carro, pois era bastante caro, instalavam antenas a fingir.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  De onde se pode concluir quer não és cliente do Lidl

                  por acaso vim de lá á bocado...fui á compras...

                  mas é verdade nao uso gps nem é coisa que tencione comprar, pk nao preciso

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    Criticar ou comentar é um exercicio saudável, nomeadamente quando não é à socapa
                    Deixa-me tentar advinhar... És jornalista?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Criticar ou comentar é um exercicio saudável, nomeadamente quando não é à socapa
                      Mas convenhamos que o título de imparcial tem pouco:

                      "provincianismo ou decoração"? E necessidade? Eu não tenho necessidade, mas admito que haja pessoas a quem o GPS facilita a vida sobremaneira.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                        Ou seja, para ti os GPS são bons para se poder escapar à multa do radar... Ou seja, olhas para o GPS - "ah e tal, ali está um radar, deixa-me cá abrandar para os 50km/h".

                        Passas pelo radar e depois voltas a acelerar até aos 200km/h. Parabéns.
                        Sabes ler?

                        Citação:
                        Quanto ao uso "na A1 Lisboa-Porto", ou mesmo até ao Algarve, a sua utilidade prende-se não em orientação, mas a cada vez maior importante SINALIZAÇÃO DE ONDE JÁ ESTIVERAM RADARES de controlo de velocidade. Essas indicações são super-úteis, e não para que se possa passar os limites legais "à vontadex", mas é para aqueles casos em estradas nacionais, onde o limite é 50 e vamos a 70, ou o limite é 70 e vamos a 90. "Normalmente" não tem problema nenhum, mas não custa nada termos uma indicação que esse local já foi usado dantes para apanhar os "temíveis condutores" que "ousam" circular a 51 km/h onde o limite é 50.

                        Se eu fosse gajo para "passar pelo radar e voltar a acelerar até aos 200", eu teria dito logo.

                        E o Burro és tu? O Ruim és tu?
                        Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                        Parabéns.

                        Comentário


                          #72
                          Eu tenho 2, e esta hein .

                          Raramente ando com eles ligados, mas quando são necessários não me faço rogado de os utilizar que é para isso que eles servem.

                          Tenho um TomTom que está bem dissimulado no vidro do carro, mesmo ao cantinho, e agora o mais recente que já vinha incluído no PDA.

                          Ambos já serviram com distinção em carros de users aqui do fórum, né .

                          O melhor exemplo foi ver o erro de velocímetro de um tal de R19 que a 170 de ponteiro só vai a 140 reais .

                          Mas também serve para encontrar casas de amigos à primeira para grandes almoçaradas, casas de trocas de pneus, restaurantes longínquos, etc... .

                          BTW detesto parar para perguntar direcções, 90% das vezes é um fartote .

                          Abraço.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                            Mas convenhamos que o título de imparcial tem pouco:

                            "provincianismo ou decoração"? E necessidade? Eu não tenho necessidade, mas admito que haja pessoas a quem o GPS facilita a vida sobremaneira.
                            no primeiro tópico está com mais pormenor a minha posição sobre este tema

                            Comentário


                              #74
                              "Sintetizando" () o que disse há bocado:

                              Os GPS são úteis para nos orientarmos, mas também porque nos permitem saber onde "já estiveram" radares, para evitar multas ridículas como ser multado em estradas nacionais com boa visibilidade a 55 quando é 50, ou 78 quando é 70. Nas auto-estradas o limite já é conhecido...é 120.

                              Só não tenho um porque para mim ainda são caros.

                              Comentário


                                #75
                                Eu tive um um GPS portátil e estava sempre ligado, fosse qual fosse o percurso por uma simples razão: servia de kit mãos livres bluetooth.
                                Se calhar muitos dos que vêm ligados sem motivo aparente pode ser disso.

                                Por acaso a função mãos livres não funcionava muito bem e devolvi o aparelho e voltei a usar o gps que tinha no telemóvel e com o dinheiro do gps vou comprar um pda que tambem vai servir de gps.

                                Para mim o gps foi a invenção do século! eu tenho um péssimo sentido de orientação, nunca decoro um percurso á primeira e já me tem acontecido no caminho que faço milhares de vezes passar a minha saída da A.E., com o GPS ligado isso não me acontece.

                                Comentário


                                  #76
                                  Para mim o GPS é como a Via Verde, só percebem/reconhecem verdadeiramente o seu valor quando começam a usar. Eu comprei o meu à 3 anos atrás, 400 e picos euros custou ele e garanto que o investimento já foi abatido em km/tempo poupados.

                                  Em relação a alguns comentários Eu hoje por exemplo tinha de ir a 3 sítios que não conhecia e tinha de o fazer até ao almoço (consulado britânico no Porto que pelos vistos era em Gaia, a minha ordem e a uma empresa), espetei as moradas no GPS vi onde ficavam fiz o percurso mais rápido e siga. Se fosse de boca ainda andava andava à procura do consulado no meio das caves do Porto, lol E claro liguei o GPS à saída de casa, por isso andei com ele ligado na VCI...espero que não caia na categoria de item decorativo (tadinho do meu GPS )
                                  Editado pela última vez por ; 22 January 2008, 17:45.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Já é o segundo que tenho (o primeiro foi roubado...), e é excelente para pessoas com fraco sentido de orientação como eu, para além de que também já me serviu para optimizar certos caminhos rotineiros diários que pensava que eram os melhores, mas o GPS lá descobriu alternativas mais eficientes em tempo, distância ou ambos;)

                                    Já para não falar que hoje em dia graças à internet conseguimos desbloquear os mesmos e colocar o software do nosso agrado (tom tom, navigon, route 66, via michelin, copilot, etc.), com mapas actualizados e afins;)

                                    No meu entender, um excelente investimento (para quem lhe der real uso!) ;)

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Leogansky Ver Post
                                      Já é o segundo que tenho (o primeiro foi roubado...), e é excelente para pessoas com fraco sentido de orientação como eu, para além de que também já me serviu para optimizar certos caminhos rotineiros diários que pensava que eram os melhores, mas o GPS lá descobriu alternativas mais eficientes em tempo, distância ou ambos;)

                                      Já para não falar que hoje em dia graças à internet conseguimos desbloquear os mesmos e colocar o software do nosso agrado (tom tom, navigon, route 66, via michelin, copilot, etc.), com mapas actualizados e afins;)

                                      No meu entender, um excelente investimento (para quem lhe der real uso!) ;)
                                      Tens de trocar de GPS que o actual está a mandar-te andar na via do meio.

                                      Brincadeira.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                        Tens de trocar de GPS que o actual está a mandar-te andar na via do meio.

                                        Brincadeira.
                                        Então, nitro, ainda? lolol, já não chega?

                                        Comentário


                                          #80
                                          Um gajo tem de ir insistindo.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Um Espetáculo!!!!!!

                                            O GPS, para mim, é um extra do qual não abdico na escolha dum carro. Tenho 2 carros com GPS, mas de fábrica e incorporado no tablier, e é de uma utilidade e comodidade muito grande. Faço muitas viagens e não tenho qualquer dificulade em chegar a qualquer destino(ex. Hotéis, Restaurantes, quase todos...). Já fiz 2 viagens da Alemanha a Portugal, sem perguntar nada a ninguém e descançado em relação ao saber se estava no caminho certo ou não. Quanto aos GPS´s Portateis e que alguns andam com aquilo sem ter qualquer utilidade, mau investimento e problema deles. Agora não se pode tomar uma parte pelo todo, é muito util, mas é preciso ser necessário e dar-lhe utilidade. Não é por não o termos nos nossos carros, que se critica quem os tem, gosta muito e lhes dá muita utilidade. Também sou de opinião que um tablier com GPS fica um espétaculo...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Quanto aos outro não sei, mas a mim o GPS da-me muiiiiito jeito !!

                                              Sou daqueles gajos que perde-se muito facilmente, fartei-me de perder tempo à procura de ruas, principalmente dentro de Lisboa onde é complicado "emendar" o erro.

                                              Não me parece que seja uma questão de moda...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Isso para além de ser moda e mania da ostentação, ajuda a retirar o espírito de aventura a toda e qualquer viagem digna desse nome.

                                                Nada como preparar a viagem com antecedência, escolher (à mão!) o caminho melhor, levar o mapa e, claro, um co-piloto, que costuma acabar por ser a nossa respectiva.

                                                Perdem-se aqueles momentos de confraternização em que paramos para perguntar indicações, momentos esses que são ainda mais "acalorados" quando estamos num país cuja língua não falamos. É nessas alturas que fazemos juz ao estatuto de "tugas" e damos um polimento à nossa capacidade de "desenrascanço".

                                                Não sou fã do GPS, admito. Numa das poucas vezes que usei um, no coração de Lisboa, acabei por não dar com o sítio à conta da senhora do GPS insistir em fazer-me virar à direita em ruas de sentido proíbido, que o não deveriam ser na altura em que o mapa "veio cá para fora", mas... bom, vocês sabem como é o trânsito em Lisboa... sempre a mudar

                                                Eu até já recusei um GPS. Não consigo depender tanto duma maquineta que está longe de ser imprescindível e que tem a mania que sabe mais que eu

                                                E, por ser tão prescindível, reitero a minha opinião de que, para muitos, é um acessório de moda. É um daqueles apetrechos que se tem apenas porque os outros têm. E há coisas bem mais interessantes onde gastar dinheiro.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                                  Isso para além de ser moda e mania da ostentação, ajuda a retirar o espírito de aventura a toda e qualquer viagem digna desse nome.

                                                  Nada como preparar a viagem com antecedência, escolher (à mão!) o caminho melhor, levar o mapa e, claro, um co-piloto, que costuma acabar por ser a nossa respectiva.

                                                  Perdem-se aqueles momentos de confraternização em que paramos para perguntar indicações, momentos esses que são ainda mais "acalorados" quando estamos num país cuja língua não falamos. É nessas alturas que fazemos juz ao estatuto de "tugas" e damos um polimento à nossa capacidade de "desenrascanço".

                                                  Não sou fã do GPS, admito. Numa das poucas vezes que usei um, no coração de Lisboa, acabei por não dar com o sítio à conta da senhora do GPS insistir em fazer-me virar à direita em ruas de sentido proíbido, que o não deveriam ser na altura em que o mapa "veio cá para fora", mas... bom, vocês sabem como é o trânsito em Lisboa... sempre a mudar

                                                  Eu até já recusei um GPS. Não consigo depender tanto duma maquineta que está longe de ser imprescindível e que tem a mania que sabe mais que eu

                                                  E, por ser tão prescindível, reitero a minha opinião de que, para muitos, é um acessório de moda. É um daqueles apetrechos que se tem apenas porque os outros têm. E há coisas bem mais interessantes onde gastar dinheiro.
                                                  Andaste perdido e tiveram que te dar um GPS para encontrar o forum?

                                                  Nunca mais apareceste

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                                    Isso para além de ser moda e mania da ostentação, ajuda a retirar o espírito de aventura a toda e qualquer viagem digna desse nome.
                                                    ...............

                                                    ......................

                                                    E, por ser tão prescindível, reitero a minha opinião de que, para muitos, é um acessório de moda. É um daqueles apetrechos que se tem apenas porque os outros têm. E há coisas bem mais interessantes onde gastar dinheiro.

                                                    Queres as coordenadas para a Pans da A5 .


                                                    Abraço

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      É pura moda...sem duvida!
                                                      No entanto também há quem realmente o use, mas esses nota-se bem.
                                                      Os que o têm para ligar entre casa e trabalho, são os que o colcoam normalmente quase ao nivel do retrovisor, assim garantem que o carro que vem atrás veja o seu ecrá de 3'' a brilhar!!
                                                      chegando ao cumulo de pessoas que fazem menos de 10.000km anuais, comprarem, porque e passo a citar:-"Dá imenso jeito quando vou a lisboa...(...)..."- no entanto esta pessoa vai a lisboa 1 vez por ano, se for.
                                                      Eu tenho GPS, e está guardado em casa.Só o uso quando viajo, pois por norma, faço uma rota dos vários locais onde quero passar.Além de que eu sou um pouco "aventureiro" e por norma, gosto de me meter em estradas minimalistas, e perco-me várias vezes.Recorro ao GPS se estiver realmente muito enrrascado.
                                                      Mas é obvio que dá realmente jeito qunado desconhecemos completamente o destino. havendo um codigo postal completo e um numero de porta não há morada que escape.
                                                      Também é util para calibrar (determinação do erro) o velocimetro...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Não tenho GPS por isso para já quando tenho que ir a algum lado tiro um mapa com itinerário ou do Google Earth ou do ViaMichelin.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                                          Isso para além de ser moda e mania da ostentação, ajuda a retirar o espírito de aventura a toda e qualquer viagem digna desse nome.

                                                          Nada como preparar a viagem com antecedência, escolher (à mão!) o caminho melhor, levar o mapa e, claro, um co-piloto, que costuma acabar por ser a nossa respectiva.

                                                          Perdem-se aqueles momentos de confraternização em que paramos para perguntar indicações, momentos esses que são ainda mais "acalorados" quando estamos num país cuja língua não falamos. É nessas alturas que fazemos juz ao estatuto de "tugas" e damos um polimento à nossa capacidade de "desenrascanço".

                                                          Não sou fã do GPS, admito. Numa das poucas vezes que usei um, no coração de Lisboa, acabei por não dar com o sítio à conta da senhora do GPS insistir em fazer-me virar à direita em ruas de sentido proíbido, que o não deveriam ser na altura em que o mapa "veio cá para fora", mas... bom, vocês sabem como é o trânsito em Lisboa... sempre a mudar

                                                          Eu até já recusei um GPS. Não consigo depender tanto duma maquineta que está longe de ser imprescindível e que tem a mania que sabe mais que eu

                                                          E, por ser tão prescindível, reitero a minha opinião de que, para muitos, é um acessório de moda. É um daqueles apetrechos que se tem apenas porque os outros têm. E há coisas bem mais interessantes onde gastar dinheiro.

                                                          É sem dúvida um brinquedo para muita gente. mas garanto-te por experiência própia que é uma excêlente ferramenta de trabalho e também uma enorme segurança quando andas em sitios que desconheces completamente. E para finalizar, pode não haver, tempo para programar todas as viagens que se queira fazer, e nem tão pouco esse espirito de aventura de sair ao "Deus dará" e se recorra ao utilissímo GPS sem que isso seja mania de Ostentação. Chamo a isso, inteligência, em utilizar os recursos tecnológicos que o mundo nos dá. no entanto andam por aí muitos que se estão borrifando para todos estes argumentos o que querem é mostrar o brinquedo. mas não podemos pagar todos pelo mesmo...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            "Toda a gente critica o telemóvel do vizinho
                                                            Mas no fundo toda a gente queria ter um igualzinho"

                                                            o GPS e um instrumento muito util que daqui a poucos anos sera com AC todos os carros gama media trazem de origem...

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Perfeito!!!!!!!!!!!!!!!!!!

                                                              Originalmente Colocado por Vieira Ver Post
                                                              "Toda a gente critica o telemóvel do vizinho
                                                              Mas no fundo toda a gente queria ter um igualzinho"

                                                              o GPS e um instrumento muito util que daqui a poucos anos sera com AC todos os carros gama media trazem de origem...
                                                              Concordo plenamente....................

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X