Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPS - provincianismo ou decoração ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
    Vai acontecer com o GPS o mesmo que com o telemovel.

    Era para estes e para aqueles, etc etc etc.

    Só que, depois de se utilizar, percebe-se realmente que aquilo faz a sua falta
    Ora nem mais. Uma sociedade desenvolvida vai exigindo cada vez mais sofisticação no consumo. O telemóvel é um exemplo perfeito. Há 15 anos quem tinha era exibicionista, hoje em dia quem não tem é olhado de soslaio.
    Se formos a ver, quantos produtos eram considerados excentricidades quando aparecerem, e hoje em dia são considerados quase essenciais? Vidiogravador, telecomando, comando à distância para o fecho centralizado, telemóvel, internet em casa...

    Comentário


      Eu tenho um GPS e não acho que seja provinciano. Dá-me imenso jeito em Lisboa quando tenho que ir a algum local que não sei onde é e por exemplo no Algarve sem ele ando sempre perdido de noite.

      Comentário


        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        Tenho constatado uma cada vez maior proliferação de GPS portáteis em carros de gama baixa e média.

        Não pondo em causa a sua utilidade para alguns e nalgumas situações, não me parece nada muito crucial para ir de A a B.

        Parece-me que é mais um daqueles objectos que se compram (em muitos casos) porque os outros também têm e queremos estar sempre "à frente" com estes gadgets.

        No fundo nós temos uma enorme aptência por coisas deste género que podemos ostentar, como telemóveis de última geração, agendas electrónicas, GPSs, etc.. O que não deixa de ser uma enorme contradição com as constantes queixas e protestos que fazemos entre dentes por tudo e por nada.

        Esta moda dos GPSs faz-me lembrar que à uns bons 20 ou mais anos era comum as pessoas terem um objecto decorativo pendurado no retrovisor interior, ia desde umas mini luvas de boxe a um crussefixo, passando por algo relacionado com o clube de futebol preferido.

        Este meu desabafo é um bocadinho de quem é tão minimalista que usa a chave do carro sem porta-chaves e que tem sempre muita dificuldade em compreender porque é que se compram as coisas se realmente não precisamos delas.

        Esse desabafo, vais-me desculpar, mas parece-me tendencioso...ou a roçar isso...

        E naõ podemos comparar a futilidade de um cd ou daods colocados no espelho, c algo q tem uma utilidade efectiva e fim claro, apesar de poder ser mais utilizado ou não... senão tb teriamos q questionar pq precisas de jantes, ar condicionado, fecho central...e apesar disso consideras-te minimalista...;) Aqui há 20 anos tb não havia nada disso e ão era por isso q os nossos pais não chegavam ao destino, certo?

        Se vemos um serie 5 c um sistema de navegação achamos um must, um espectaculo mas se é um Fiat Uno de 1995 c um GPS XPTO já se deve estar a armar em "galo"...ora será q o sujeito do Fiat não precisa mto mais dele q o do S5, q só o trouxe no pack pq tinha dinheiro p isso?

        Efectivamente considero o GPS fundamental pq faço mtos kms e, por vezes, mesmo em zonas do Porto q conheço menos bem o utilizo pq meto numa rua q nunca passei p fugir do transito e é uma mais valia...perdia mto mais tempo a perguntar ou por tentativa e erro...

        Deixem-me tb dizer-vos q, inexplicavelmente o Inem ainda não tem GPs nos seus carros, regra geral é a central q nos dá indicações onde deverá ser ou atraves das informações bombeiros/policia...no sec XXI é uma situação gritante e incompreensivel!! Felizmente está em vias de mudar...

        Eu, por exemplo, uso o meu particular em trabalho pq acho ser uma mais valia na rapidez de chegada ao destino (mais do q velocidades absurdas, or exemplo).

        Se mta gente não precisa? provavelmente...mas tb geralmente não preciso de AC no Inverno e dá-me mto jeito tê-lo, mesmo assim...
        Editado pela última vez por manucas; 23 January 2008, 15:29.

        Comentário


          Prefiro parar num café, beber uma cervejola e pedir indicações ao taberneiro...

          Comentário


            Para os oldschool amantes das gentes locais, porque é que não param á mesma e usam o gps á mesma para vosso proveito?

            Lá porque se tem GPS não vos impede de socializar com os locais.

            Comentário


              Por acaso tenho GPS mas não é no carro mas sim num lifebook....no carro não vejo muita necessidade, principalmente em deslocações quotidianas....óbvio que é uma necessiade para muitos...mas que é uma moda sem dúvida....já vi pessoas a comprarem aparelhos apenas pelo aspecto sem sequer conhecerem as funções (desde que acenda de noite!!!!)

              Acho que com o tempo e com o crescimento dos telemóveis com GPS a curva entre na fase descendente!!!

              Comentário


                Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                Por acaso tenho GPS mas não é no carro mas sim num lifebook....no carro não vejo muita necessidade, principalmente em deslocações quotidianas....óbvio que é uma necessiade para muitos...mas que é uma moda sem dúvida....já vi pessoas a comprarem aparelhos apenas pelo aspecto sem sequer conhecerem as funções (desde que acenda de noite!!!!)

                Acho que com o tempo e com o crescimento dos telemóveis com GPS a curva entre na fase descendente!!!

                Bem eu tb não conheço algumas funções do meu...nunca as utilizei...não será por isso q deixo de precisar dele...
                Quantos de nós utiliza todas as potencialidades/funções do telemovel? E podem passar sem eles?`É a velha historia da real necessidade e utilidade...claro q sobreviviamos na mesma sem alguns extras...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                  (...)
                  Deixem-me tb dizer-vos q, inexplicavelmente o Inem ainda não tem GPs nos seus carros, regra geral é a central q nos dá indicações onde deverá ser ou atraves das informações bombeiros/policia...no sec XXI é uma situação gritante e incompreensivel!! Felizmente está em vias de mudar...
                  (...)
                  Isso é que é estupido! Aliás à coisa de dois anos andava aqui na minha zona uma ambulância e carro médico do INEM totalmente perdidos, vieram os familiares da pessoa que precisava de ser assistida a correr e a fazer sinais para lhes indicarem o local. Não percebo porque é que ao transformarem as viaturas para o INEM não lhe espetam logo com um gps integrado.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                    Eu, por exemplo, uso o meu particular em trabalho pq acho ser uma mais valia na rapidez de chegada ao destino (mais do q velocidades absurdas, or exemplo).
                    Ora aí está um uso que nunca tinha pensado, e que por acaso... até faz sentido... há-de haver um acesso que não está congestionado... eheh...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                      Prefiro parar num café, beber uma cervejola e pedir indicações ao taberneiro...
                      [MAXO MODE ON]

                      Pedir indicações? Isso é à gaija.

                      Um home nunca pede indicações, confia no seu sentido de orientação inato, no máximo tem lá no carro algures um mapa antigo já todo rafado.

                      E essa cena de gêpêésses é meio pó amaricado.

                      [MAXO MODE OFF]
                      Editado pela última vez por rjtd; 23 January 2008, 17:45.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                        Prefiro parar num café, beber uma cervejola e pedir indicações ao taberneiro...

                        Depois ele fica-te meia hora a dar explicações e vais andando e parando de 20 em 20 metros com o carro entre as curvas para pedir novamente indicações a outra pessoa.

                        Depois tens aquela coisa linda de querer ir muito a um sitio, como a um restaurante e ninguém da localidade te sabe dizer onde fica....ou ainda quando tens uma emergência e precisas de te deslocar depressa...vais ter de entrar novamente numa tasca e pedir instruções.


                        Um bom uso que dei ao gps...fui para o algarve e precisava de um parque de campismo em portimão. Oi so procurar e encontrei logo uns 3 ou 4 com a respectiva distância e outras informações uteis de cada um.
                        Editado pela última vez por lamborghini; 23 January 2008, 17:45.

                        Comentário


                          eu vou-me fartar de rir quando se lembrarem de os proibirem como fizeram em espanha. Vai ser mais uma facada nos tugas azeiteiros!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por bento_uno Ver Post
                            eu vou-me fartar de rir quando se lembrarem de os proibirem como fizeram em espanha. Vai ser mais uma facada nos tugas azeiteiros!
                            Azeiteiros alguns, não todos, os outros são inteligentes...

                            Comentário


                              Estou a acompanhar isto desde o inicio, mas decidi agora expressar aminha opinião, porque o ridiculo de alguns comentários, a começar pelaabertura, obrigam-me a escrever qualquer coisa.

                              Comprei um GPS, vai fazer 1 ano em Março. Comprei o modelo basico da Garmim, com os maspas Ibéricos. Custou 250€.

                              Passado este tempo arrependo-me de não ter dado 600€ pelo GPS com o mapa da Europa e com possibilidade de usar na mota.

                              Em 10 meses o GPS foi utilizado para ir:
                              - a Madrid ver uma feira de componentes automóveis
                              - a Burgo de Osma visitar uma fábrica do grupo
                              - passar 1 semana de férias na zona de Vigo - Corunha
                              - irem os meus pais de férias para Alicante.
                              Tudo isto pelo caminho mais rápido e sem qualquer dificuldade de alcançar os sitios onde queria ir.
                              Alem disso de férias visitei sitios turisticos, que sem o GPS não is conhecer.

                              Já fugi ao transito em alguns sitios, porque me aventurei por estradas que não conhecia. Já encontrei sem problemas moradas que não fazia ideia onde seriam.

                              E não preciso ter um carro topo de gama. Tenho um GPunto que faz 1 ano dia 26 deste mes, e que apesar de estar parado as 4 semanas de férias e os fim de semana, tem neste momento 31.000km.
                              Ou seja, com os kilometros que fiz nele, mais os que faço na mota e nos outros carros ao fim de semana e nas férias, faço cerca de 45-50.000km/ano.

                              E faço a VCI, 2 vezes por semana, quando vou para casa a Sexta de fim de semana e vou trabalhar na Segunda, com o GPS ligado, apesar de saber o caminho, porque:
                              -sei a que horas chego com certeza a casa e assim aviso a que horas vou jantar
                              -sei a que horas chego ao trabalho na Segunda, porque acordo as 6 da manha e assim controlo melhor a viagem
                              -quando preciso do GPS ele já está localizado, e não anda 5 minutos a procura de localização e a perguntar se me afastei mais de 100km da ultima vez que esteve ligado.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por bento_uno Ver Post
                                eu vou-me fartar de rir quando se lembrarem de os proibirem como fizeram em espanha. Vai ser mais uma facada nos tugas azeiteiros!

                                Claro, home q é home...
                                Efectivamente, para alem de utilizar o meu rotineiramente e fundamentalmente em trabalho, como já referi atrás, posso dizer q não me lembro de ter andado tão descansado e despreocupado pela cidade de Lisboa como desta ultima vez q lá fui...com GPS ligado, claro.

                                Não me perdi, consegui efectivamente tirar proveito e visitar locais em q simplesmente desistia de perguntar onde eram pq ora me davam indicações p ir por um lado ora por outro, enfim...foi uma maravilha. Acho q só a segurança de saber p onde vou faz valer todos os tostões q dei por ele.

                                E, já agora, aquilo q vulgarmente acham tão impressionante num painel frontal e q metem em todos os topicos q se abrem sobre os paineis mais bonitos, q é o ecrã do sistema de navegação (aí já não será azeiteiro, é mais um extra q dá status... ) custava, na minha carrinha cerca de 3000E e funciona mto pior e mais lento q um TT ou Garmin qq de 250E...

                                Como diria o Eduardo....

                                E O BURRO SOU EU???!!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por bento_uno Ver Post
                                  eu vou-me fartar de rir quando se lembrarem de os proibirem como fizeram em espanha. Vai ser mais uma facada nos tugas azeiteiros!

                                  Comentário


                                    Nota-se k por aqui quem não tem GPS manda muitos bitaites sem conhecimento real de causa...

                                    Peguem mas é num GPS de 1 amigo, da sogra ou do canário e experimentem-no durante 1 dia, nomeadamente nas suas funções principais, p/as quais foi desenhado. E verão k, além de ser mt prático, vos vai ajudar efectivamente qd precisarem

                                    Não acho k seja uma questão de modas, embora p/muita gente cá na Tugalândia seja, claro, mas isso é como em tudo o k é consumo.

                                    Eu uso apenas qd preciso e já me deu IMENSO jeito. Não gosto tb mt de o ver no pára-brisas por questões estéticas, mas até ter outra solução lá terá k ser. É 1 mal menor, a meu ver, p/aquilo k se ganha. Só no preço efectivamente compensa de longe face aos integrados...

                                    Não devem é confundir azeitice c/uso prático do GPS... não tem nada a ver e não percebo como a sua utilização pode ser considerada como azeitice, provincianismo ou decoração, mas cada 1 sabe de si

                                    Comentário


                                      Em Portugal já é possível usar aquela função que informa de percursos alternativos em caso de haver muito trânsito? Isso, juntamente com aqueles que funcionam também como kit mãos livres, é 5 estrelas! É algo que eu estou seriamente a considerar comprar um dia destes.

                                      Comentário


                                        eu acho que o objectivo do topico ja era criar kaos hehehe .. tanto que o titulo do topico é tendencioso, pk o titulo politicamente correcto seria.. "GPS - Util ou decorativo" ... para ser sincero nem percebo mt bem o que quer dizer "provicianismo" neste caso.. e quanto a mim é uma expressao infeliz..

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                          Em Portugal já é possível usar aquela função que informa de percursos alternativos em caso de haver muito trânsito? Isso, juntamente com aqueles que funcionam também como kit mãos livres, é 5 estrelas! É algo que eu estou seriamente a considerar comprar um dia destes.
                                          O TMC infelizmente em Portugal ainda não está disponível

                                          Comentário


                                            Eu tenho e só uso nas férias ou para ir para o Porto (detesto ir ao centro da cidade, perco-me sempre).

                                            Comentário


                                              Como utilizador de GPS, gostava de deixar um ou dois apontamentos:

                                              - se vejo aparelhos a mais? Sim, mas o dinheiro n é meu, e é tbem simbolo de q felizmente estão cada vez mais baratos, se são parolos ou n? Acho, v7, q estás a exagerar, provavelmente 70% das pessoas n precisam deles, mas há mtas outras csas na vida de q as pessoas n precisam e gastam dinheiro;

                                              - O meu uso-o bastante, e é util em 3 vertentes, ir direito a moradas q desconheço, evitar portagens e uma 3ª vertente q só quem viaja mto em trabalho q vê os seus destinos alterados a meio do dia percebe, q é saber o tempo q demoramos a chegar a certo sitio, dá-me um jeito enorme;

                                              - O meu ao principio andou ligado mto tempo por duas razões, meter uns milhares de kms "em memória" pa ter uma velocidade média fiavel, para q a hora de chegada tbem o seja. E tbem para me familiarizar c as suas indicações.

                                              - Isso de q é mais engraçado perguntar, e mais aventuroso e patati patata, é bonito é qdo vamos em road trip, pq a trabalhar é bonito o *******;

                                              - Tbem acedito q o seu preço vá baixar ainda mais, n sei se será de série em tdos num futuro próximo, mas terá obrigatoriamente de baixar de preço nas marcas;

                                              Se algum dia o sistema de trafego funcionar, entao vao tdos a correr comprá-lo.

                                              Comentário


                                                x2 ESPRIT

                                                O sistema de alerta de tráfego (o tal TMC) activo em PT seria realmente 1 grande avanço e uma + valia enorme às já actuais capacidades dos GPS.

                                                Alguém sabe pk ainda não foi introduzido no nosso país? Falta de algo tecnológico necessário ou por não ter havido à data necessidade crítica p/o implantar?

                                                Comentário


                                                  [quote=Gasoil;2008850]x2 ESPRIT

                                                  O sistema de alerta de tráfego (o tal TMC) activo em PT seria realmente 1 grande avanço e uma + valia enorme às já actuais capacidades dos GPS.

                                                  Alguém sabe pk ainda não foi introduzido no nosso país? Falta de algo tecnológico necessário ou por não ter havido à data necessidade crítica p/o implantar?[/quote]

                                                  Provavelmente (não tenho a certeza), essa questão estará relacionada com o facto do actual sistema de medição de trafego ficar obsoleto com a introdução de uma nova tecnologia, actualmente a ser testada numa parceria Vodafone/Tomtom...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                                                    Originalmente Colocado por Gasoil Ver Post
                                                    x2 ESPRIT

                                                    O sistema de alerta de tráfego (o tal TMC) activo em PT seria realmente 1 grande avanço e uma + valia enorme às já actuais capacidades dos GPS.

                                                    Alguém sabe pk ainda não foi introduzido no nosso país? Falta de algo tecnológico necessário ou por não ter havido à data necessidade crítica p/o implantar?
                                                    Provavelmente (não tenho a certeza), essa questão estará relacionada com o facto do actual sistema de medição de trafego ficar obsoleto com a introdução de uma nova tecnologia, actualmente a ser testada numa parceria Vodafone/Tomtom...
                                                    Se fossemos por aí, nada no mundo da tecnologia era lançado porque sempre que alguma coisa está prestes a sair, já alguém a trabalhar nas gerações seguintes. Já para não mencionar que o resto do mundo não ficou sentado à espera desse serviço .

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                                                      Provavelmente (não tenho a certeza), essa questão estará relacionada com o facto do actual sistema de medição de trafego ficar obsoleto com a introdução de uma nova tecnologia, actualmente a ser testada numa parceria Vodafone/Tomtom...
                                                      Mas o RDS-TMC já está implementado noutros países à muito tempo e funciona de forma gratuíta.

                                                      Este novo sistema da Vodafone só apareceu agora, precisas de um equipamento novo para o usar e tens que pagar porque funciona através de rede gsm/gprs para receber as informações de tráfego, por isso vem um cartão SIM incluído (claro...)

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                        Tenho constatado uma cada vez maior proliferação de GPS portáteis em carros de gama baixa e média.

                                                        Não pondo em causa a sua utilidade para alguns e nalgumas situações, não me parece nada muito crucial para ir de A a B.

                                                        Parece-me que é mais um daqueles objectos que se compram (em muitos casos) porque os outros também têm e queremos estar sempre "à frente" com estes gadgets.

                                                        No fundo nós temos uma enorme aptência por coisas deste género que podemos ostentar, como telemóveis de última geração, agendas electrónicas, GPSs, etc.. O que não deixa de ser uma enorme contradição com as constantes queixas e protestos que fazemos entre dentes por tudo e por nada.

                                                        Esta moda dos GPSs faz-me lembrar que à uns bons 20 ou mais anos era comum as pessoas terem um objecto decorativo pendurado no retrovisor interior, ia desde umas mini luvas de boxe a um crussefixo, passando por algo relacionado com o clube de futebol preferido.

                                                        Este meu desabafo é um bocadinho de quem é tão minimalista que usa a chave do carro sem porta-chaves e que tem sempre muita dificuldade em compreender porque é que se compram as coisas se realmente não precisamos delas.
                                                        Um carro de gama baixa / média baixa, custa sem problemas 20.000 euros e servem para muitos como carro principal. Um GPS custa 150 ou 200 euros. É acessível! Qual o problema em tal combinação?

                                                        Comentário


                                                          Faço outra pergunta:

                                                          Qual é o mal, ou melhor, qual é a diferença entre ter um gps num carro de gama alta e um carro de gama baixa-média?

                                                          Assim de repente não encontro diferenças.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por lamborghini_ Ver Post
                                                            Faço outra pergunta:

                                                            Qual é o mal, ou melhor, qual é a diferença entre ter um gps num carro de gama alta e um carro de gama baixa-média?

                                                            Assim de repente não encontro diferenças.
                                                            Isto seguindo a mentalidade reinante neste fórum e na mania que alguns têm em criticar as escolhas dos outros, a diferença de ter GPS num carro de gama baixa ou alta é:

                                                            Num de gama baixa o dono do carro ainda pode ir a um restaurante.

                                                            Num de gama alta, o propriétário nem sandes de fiambre pode comer! Tem de ser pão com pão!

                                                            Enfim..................

                                                            Comentário


                                                              Isto está animado ! ainda bem

                                                              Quero esclarecer um aspecto importante. Eu acho o GPS uma ferramenta útil e com bastante interesse.

                                                              A minha critica é um bocadinho à forma como muitas pessoas aderem às novidades e adoram ostenta-las só porque acham que isso de alguma forma as valoriza.

                                                              No fundo é a constante necessidade de incorporar bens ao cabaz do que se consideram os produtos de 1ª necessidade e depois o constante lamento sobre as condições de vida.

                                                              Há uns anitos, quando os sistemas de navegação ainda não eram vulgares, colaborei com a motorpress num teste de usabilidade a vários e logo nessa altura achei uma coisa interessante.

                                                              O que eu acho é que há um monte de coisas interessantes... passo a exemplificar, já à muito tempo que acho que devia fazer um curso de socorrismo (suporte básico de vida) ainda não fiz. A mim parece-me uma coisa importante pela ajuda que pode dar numa situação critica, claro que não se pode ostentar no pára-brisas.

                                                              O que é que acham que vende mais GPSs ou cursos de socorrismo ? qual acham que é mais importante ?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X