Essencialmente o que eu quis dizer é que existe muita gente que é iludida com os valores de binário máximo dos diesel (em particular dos actuais).
Um exemplo que já foi debatido entre mim e um outro user do fórum, foi uma comparação entre um CTR e o Astra 1.3 CDTI. Ambos têm o mesmo nível de binário máximo, 200 Nm. Como é óbvio nem mesmo nas melhores condições do CDTI, este tem pedalada para o CTR.
Eu até me considero bastante pró-diesel. Podia dizer duas ou três "larachas" que descambavam logo este tópico... Mas são aspectos meramente racionais (e como eu gosto de ver as coisas muito desta forma, identifico-me com os motores diesel. ).
Agora também coloco a questão por outro ponto de vista... O arturval colocou como referência a mesma potência e binários diferentes. Então e com binários iguais? Tipo um Mercedes S320 CDI vs S500? Acho que andam à volta dos 720 - 730 Nm de binário máximo...
Eu sei que tu até tiveste uma situação mais ou menos parecida com os exempos que referi. E o resultado até foi diferente. Mas há muitas variáveis... Se calhar se o CTR for em 6ª a 60 Km/H e o CDTI em 3ª à mesma velocidade, o CDTI leva a melhor. Mas já estamos a sair dos limites do razoável. Isso já pouco afere. É a minha opinião.
Novamente volto a dizer: tenho notado, em particular aqui pelo fórum, mas também pessoalmente, que muitas pessoas julgam que um carro diesel com 200 Nm, vai ter o mesmo andamento que um Otto com o dobro da potência, mas o mesmo valor de binário máximo. Isso é falso!
Esta "sensação" ainda é mais potenciada por algumas ilusões que algumas pessoas criam, para tentarem acreditar nisso mesmo. Já me disseram: como tem o mesmo valor de binário, mas as rotações são inferiores (no diesel) este só vai andar ao mesmo nível, até ao fim das suas rotações! Falso também!
Onde existem maiores diferenças é na disponibilidade de cada um dos tipos de motor. Mas isso advém dos turbocompressores. Quando a moda dos Otto turbocomprimidos entrar em força, já não se falará tanto dessa supremacia dos Diesel.
Agora aspectos racionais, como a economia, o rendimento, o ambiente, a durabilidade... Isso está tudo do lado dos diesel. E como me identifico com estes valores, gosto muito do diesel.
Mais um bom post. Habitual.
Ao que referiste sobre as vantagens dos diesel, eu acrescentaria facilidade e consequentemente conforto de condução.
Mesmo quem conduz Otto, de certeza que não o faz sempre na "zona de tiro", que muitas vezes fica para lá das 4000rpm. Como a gasolina está cara, conduzem a uma rotação inferior, digamos 2000rpm, "zona" onde muitos dos grandes aclamados ottos são ridiculamente lentos.
Ora, um diesel, com a ajuda de turbos, naturalmente, consegue que a "zona de tiro" seja a uma rotação bastante inferior, obtendo-se por vezes a capacidade máxima de aceleração por volta das 2000rpm.
Ou seja, um condutor de um diesel tem sempre uma maior sensação de força e disponibilidade do motor mesmo quando conduz descontraídamente, a rotação baixa. E, quer queiramos quer não, a condução de um diesel pode ser muito agradavel em virtude dessa sensação. Porque é interessante irmos descontraídamente a 1500rpm, a poupar euros e o motor, e termos a máxima resposta do motor logo ali, ao alcance de uma pisadela, muito antes de o motor começar a fazer muita rotação ou muito barulho. Isso também é conforto de condução e eu, em particular, aprecio.
Pelo o que posso falar, visto que tive um 2.0 turbo diesel e actualmente tenho um 2.0 turbo a gasolina, é que ao nivel de agradabilidade de condução o a gasolina bate o diesel em todos os pontos.
Segundo, a parede da garagem têm agradecido a falta do diesel (e o dono também, porque assim pode sair do carro sem sufocar...
Quanto a consumos, a diferença anda em mais 2 / 2,5 litros em cada 100 km (para exactamente o mesmo percurso e a mesma pessoa a conduzir) e o preço, caso fosse para o motor de 170cv a diesel na versão GT, ficava muito próximo do carro que sempre quis ter, o GTI.
Por isto tudo e ainda pelo facto das revisões serem mais baratas e não fazer mais de 20.000 km/ano, escolhi o a gasolina e posso dizer que se fosse hoje, a escolha seria a mesma.
Se o A4 existe com o motor TDI de 140 cavalos, porque é que não fazem um A4 com um 1.4 com 140 cavalos ???
O binário até é entregue cedo e ficava com um excelente preço...
Ah pois...é que tem muito menos binário...
Ou será que os motores TSI não estão nos planos da Audi (quer a nível comercial, quer a nivel de politica de grupo), mas sim os TFSI. E o 1.4 TFSI não têm 140 CV.
Ou será que os motores TSI não estão nos planos da Audi (quer a nível comercial, quer a nivel de politica de grupo), mas sim os TFSI. E o 1.4 TFSI não têm 140 CV.
Ainda há pouco tempo ficou disponivel para o Audi A3 um motor 1.4TSI
Isso é o mesmo que perguntar: onde está o 1.4 TDI no Passat.
Há que diferenciar as gamas para vender + (e mais caro).
Hoje em dia isso não faz sentido.
A Mercedes vai lancar o S220 CDI e muitos os vão seguir.
Se aumentam a potência para a mesma cilindrada, não faz sentido que não aconteça, a menos que 220cv de um 3 litros seja diferente de 220cv num 2 litros.
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