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    #91
    E ainda acham que falam com conhecimento de causa, comparam motores a gasolina com 20 anos com os mais recente turbo diesel

    O 1.4 TSI tem o binário máximo às 1750rpm...

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
      E ainda acham que falam com conhecimento de causa, comparam motores a gasolina com 20 anos com os mais recente turbo diesel

      O 1.4 TSI tem o binário máximo às 1750rpm...
      Perguntei a que rotação entra o turbo, não a rotação do binário máximo.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
        Essencialmente o que eu quis dizer é que existe muita gente que é iludida com os valores de binário máximo dos diesel (em particular dos actuais).

        Um exemplo que já foi debatido entre mim e um outro user do fórum, foi uma comparação entre um CTR e o Astra 1.3 CDTI. Ambos têm o mesmo nível de binário máximo, 200 Nm. Como é óbvio nem mesmo nas melhores condições do CDTI, este tem pedalada para o CTR.

        Eu até me considero bastante pró-diesel. Podia dizer duas ou três "larachas" que descambavam logo este tópico... Mas são aspectos meramente racionais (e como eu gosto de ver as coisas muito desta forma, identifico-me com os motores diesel. ).

        Agora também coloco a questão por outro ponto de vista... O arturval colocou como referência a mesma potência e binários diferentes. Então e com binários iguais? Tipo um Mercedes S320 CDI vs S500? Acho que andam à volta dos 720 - 730 Nm de binário máximo...

        Eu sei que tu até tiveste uma situação mais ou menos parecida com os exempos que referi. E o resultado até foi diferente. Mas há muitas variáveis... Se calhar se o CTR for em 6ª a 60 Km/H e o CDTI em 3ª à mesma velocidade, o CDTI leva a melhor. Mas já estamos a sair dos limites do razoável. Isso já pouco afere. É a minha opinião.

        Novamente volto a dizer: tenho notado, em particular aqui pelo fórum, mas também pessoalmente, que muitas pessoas julgam que um carro diesel com 200 Nm, vai ter o mesmo andamento que um Otto com o dobro da potência, mas o mesmo valor de binário máximo. Isso é falso!

        Esta "sensação" ainda é mais potenciada por algumas ilusões que algumas pessoas criam, para tentarem acreditar nisso mesmo. Já me disseram: como tem o mesmo valor de binário, mas as rotações são inferiores (no diesel) este só vai andar ao mesmo nível, até ao fim das suas rotações! Falso também!

        Onde existem maiores diferenças é na disponibilidade de cada um dos tipos de motor. Mas isso advém dos turbocompressores. Quando a moda dos Otto turbocomprimidos entrar em força, já não se falará tanto dessa supremacia dos Diesel.

        Agora aspectos racionais, como a economia, o rendimento, o ambiente, a durabilidade... Isso está tudo do lado dos diesel. E como me identifico com estes valores, gosto muito do diesel.

        Mais um bom post. Habitual.

        Ao que referiste sobre as vantagens dos diesel, eu acrescentaria facilidade e consequentemente conforto de condução.

        Mesmo quem conduz Otto, de certeza que não o faz sempre na "zona de tiro", que muitas vezes fica para lá das 4000rpm. Como a gasolina está cara, conduzem a uma rotação inferior, digamos 2000rpm, "zona" onde muitos dos grandes aclamados ottos são ridiculamente lentos.

        Ora, um diesel, com a ajuda de turbos, naturalmente, consegue que a "zona de tiro" seja a uma rotação bastante inferior, obtendo-se por vezes a capacidade máxima de aceleração por volta das 2000rpm.

        Ou seja, um condutor de um diesel tem sempre uma maior sensação de força e disponibilidade do motor mesmo quando conduz descontraídamente, a rotação baixa. E, quer queiramos quer não, a condução de um diesel pode ser muito agradavel em virtude dessa sensação. Porque é interessante irmos descontraídamente a 1500rpm, a poupar euros e o motor, e termos a máxima resposta do motor logo ali, ao alcance de uma pisadela, muito antes de o motor começar a fazer muita rotação ou muito barulho. Isso também é conforto de condução e eu, em particular, aprecio.


        Cumps

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Então a que rotação entra o turbo num tsi ?
          Acho que já te responderam.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            Perguntei a que rotação entra o turbo, não a rotação do binário máximo.
            Para o binário máximo ser às 1750 naturalmente entra antes

            Comentário


              #96
              O A4 1.8 TFSI 160cv tem o binário máximo, 250Nm, constante entre as 1500 e as 4500 rpm.

              Mas isso não interessa para nada, falemos de motores com 20 anos que é mais conveniente.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                Para o binário máximo ser às 1750 naturalmente entra antes
                Sim. Para quem atira para as 3000 RPMs

                Já agora, quantos TD podem dizer o mesmo?

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                  Para o binário máximo ser às 1750 naturalmente entra antes
                  Mesmo assim, os factos comprovam o que eu digo.

                  Se o A4 existe com o motor TDI de 140 cavalos, porque é que não fazem um A4 com um 1.4 com 140 cavalos ???

                  O binário até é entregue cedo e ficava com um excelente preço...


                  Ah pois...é que tem muito menos binário...

                  Comentário


                    #99
                    Pelo o que posso falar, visto que tive um 2.0 turbo diesel e actualmente tenho um 2.0 turbo a gasolina, é que ao nivel de agradabilidade de condução o a gasolina bate o diesel em todos os pontos.

                    Segundo, a parede da garagem têm agradecido a falta do diesel (e o dono também, porque assim pode sair do carro sem sufocar...

                    Quanto a consumos, a diferença anda em mais 2 / 2,5 litros em cada 100 km (para exactamente o mesmo percurso e a mesma pessoa a conduzir) e o preço, caso fosse para o motor de 170cv a diesel na versão GT, ficava muito próximo do carro que sempre quis ter, o GTI.

                    Por isto tudo e ainda pelo facto das revisões serem mais baratas e não fazer mais de 20.000 km/ano, escolhi o a gasolina e posso dizer que se fosse hoje, a escolha seria a mesma.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                      Sim. Para quem atira para as 3000 RPMs

                      Já agora, quantos TD podem dizer o mesmo?
                      Qual queres ???

                      O meu (TDI 130) tem o binário máximo constante entre as 1750 rpm e as 2500 rpm .

                      E é um motor desactualizado.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Mesmo assim, os factos comprovam o que eu digo.

                        Se o A4 existe com o motor TDI de 140 cavalos, porque é que não fazem um A4 com um 1.4 com 140 cavalos ???

                        O binário até é entregue cedo e ficava com um excelente preço...


                        Ah pois...é que tem muito menos binário...
                        Yeah, right!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Se o A4 existe com o motor TDI de 140 cavalos, porque é que não fazem um A4 com um 1.4 com 140 cavalos?
                          Daqui a uns tempos já te dou a resposta, prepara-te para engolir uns sapos

                          E o Classe C vai ter um 1.6 muito bom também

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                            Qual queres ???

                            O meu (TDI 130) tem o binário máximo constante entre as 1750 rpm e as 2500 rpm .

                            E é um motor desactualizado.
                            Portanto, menos 2000RPMs disponíveis no binário máximo.

                            Bota desactualizado nisso!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Mesmo assim, os factos comprovam o que eu digo.

                              Se o A4 existe com o motor TDI de 140 cavalos, porque é que não fazem um A4 com um 1.4 com 140 cavalos ???

                              O binário até é entregue cedo e ficava com um excelente preço...


                              Ah pois...é que tem muito menos binário...

                              Ou será que os motores TSI não estão nos planos da Audi (quer a nível comercial, quer a nivel de politica de grupo), mas sim os TFSI. E o 1.4 TFSI não têm 140 CV.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                Portanto, menos 2000RPMs disponíveis no binário máximo.

                                Bota desactualizado nisso!
                                Como estás a fazer essas contas ?

                                Tens mais binário no diesel, qual é a dúvida ?

                                Ainda assim, tens um consumo substancialmente inferior.

                                Um 1.4 turbo a puxar um A4 devia fazer uns consumos engraçados

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                  Ou será que os motores TSI não estão nos planos da Audi (quer a nível comercial, quer a nivel de politica de grupo), mas sim os TFSI. E o 1.4 TFSI não têm 140 CV.


                                  Ainda há pouco tempo ficou disponivel para o Audi A3 um motor 1.4TSI

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                    Daqui a uns tempos já te dou a resposta, prepara-te para engolir uns sapos

                                    E o Classe C vai ter um 1.6 muito bom também

                                    Sempre vão para o motor de "duplo ciclo de combustão" (não sei se é este "chavão" que se aplica, mas espero que percebam).

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      Um 1.4 turbo a puxar um A4 devia fazer uns consumos engraçados
                                      Onde estaria a cabeça da Audi quando decidiu colocar o motor 1.4 TSI de 125 cv no A3...


                                      Será que os consumos serão tão diferentes ?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                        Ainda há pouco tempo ficou disponivel para o Audi A3 um motor 1.4TSI
                                        Não é TSI (os TSI são os que têm dupla alimentação), mas sim TFSI (só com turbo).

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                          Como estás a fazer essas contas ?

                                          Tens mais binário no diesel, qual é a dúvida ?
                                          E de que te serve, se não tens mais potência (e ainda por cima, está pior distribuído)?

                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                          Ainda assim, tens um consumo substancialmente inferior.
                                          Se assim não fosse, qual a vantagem do Diesel?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                                            Onde estaria a cabeça da Audi quando decidiu colocar o motor 1.4 TSI de 125 cv no A3...


                                            Será que os consumos serão tão diferentes ?
                                            Se montaram no golf era natural que montasse no A3...

                                            Eu falo do A4 como posso falar do Passat (pelo peso e tamanho).

                                            Onde está o 1.4 turbo no Passat ???

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              Se montaram no golf era natural que montasse no A3...

                                              Eu falo do A4 como posso falar do Passat (pelo peso e tamanho).

                                              Onde está o 1.4 turbo no Passat ???
                                              Na Alemanha por exemplo! (não sei se vão importar para Portugal, visto que as vendas deveriam ser residuais por causa da moda Diesel)

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                E de que te serve, se não tens mais potência (e ainda por cima, está pior distribuído)?
                                                E que influência tem isso na condução no dia-a-dia ?

                                                O facto é que os gasolinas de potência semelhante não o passam...

                                                Se assim não fosse, qual a vantagem do Diesel?[/quote]

                                                É uma vantagem ou não é ?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post

                                                  Onde está o 1.4 turbo no Passat ???
                                                  Isso é o mesmo que perguntar: onde está o 1.4 TDI no Passat.

                                                  Há que diferenciar as gamas para vender + (e mais caro).

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                    Na Alemanha por exemplo! (não sei se vão importar para Portugal)

                                                    Se assim for fico mais convencido...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                      É uma vantagem ou não é ?
                                                      Precisamente: é uma (o problema, é ser a única).

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                        Se montaram no golf era natural que montasse no A3...

                                                        Eu falo do A4 como posso falar do Passat (pelo peso e tamanho).

                                                        Onde está o 1.4 turbo no Passat ???
                                                        O Passat é maior que o A4, praticamente na mesma proporção que o A3 é para o A4...

                                                        Vê os valores de peso.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                          Isso é o mesmo que perguntar: onde está o 1.4 TDI no Passat.

                                                          Há que diferenciar as gamas para vender + (e mais caro).
                                                          Hoje em dia isso não faz sentido.

                                                          A Mercedes vai lancar o S220 CDI e muitos os vão seguir.

                                                          Se aumentam a potência para a mesma cilindrada, não faz sentido que não aconteça, a menos que 220cv de um 3 litros seja diferente de 220cv num 2 litros.

                                                          E às vezes até são...

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                                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                            Precisamente: é uma (o problema, é ser a única).
                                                            É a tua maneira de ver e eu respeito.

                                                            Mas eu prefiro ter mais binário para a mesma potência (como é o caso).

                                                            Se apesar disso ainda gasta menos, maravilha

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                                                              O Passat é maior que o A4, praticamente na mesma proporção que o A3 é para o A4...

                                                              Vê os valores de peso.
                                                              Passat 2.0 = 1422 kg

                                                              Audi A4 2.0 = 1430 kg

                                                              Como é lógico, um vw é sempre um pouco mais leve que um Audi. Só não é mais leve porque é maior (18 cm em comprimento).

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