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Saxo CUP vs Ibiza FR TDI 130cv
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Originalmente Colocado por 16v Ver PostO Cup é mesmo para lá das 4.500 RPM.
Claro que em Clios RS, Saxos VTS (nunca gostei do nome Cup que adoptou em Portugal) e pocket rockets do género, que também são mais rotativos, a mudança de carácter e som dá-se mais tarde.
Assim, uma pessoa nunca fica com a sensação de que nos estão a estragar a brincadeira.
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Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver PostClaro, mesmo que lento, se for atmosférico é certo que vai responder de qualquer das maneiras de imediato à pressão no acelerador. E em vários 16v nota-se bem a "sapatada" que mandam à passagem das 3000-3500 rpm.
É por isso é que eu sou incompatível com motores multiválvulas porque...tenho vício de andar sempre acima das 4000 RPM e esgotar a gasolina toda
Já conduzi um Punto mk1 1242 8v 75cv e aquilo em baixa rotação, basta dar um cheirinho no acelerador, e o ponteiro vai logo ás 4000
No meu Brava 1242 16v 82cv, ele não é tão rápido até ás 4000, mas a partir daí... ai cruzes credo, que maravilha !!
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Originalmente Colocado por vasco_fernandes Ver Postisso não é nenhuma vantagem para o CUP, porque quando o CUP procura vida subindo as rpm já o tdi está no crl.
Além do mais, mete os 2 lado a lado, e depois falamos
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Quando o FR fizer isto, avisem
http://www.youtube.com/watch?v=YVOt2...eature=related
hihihi, não sei se está de origem !
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Originalmente Colocado por Magno20 Ver PostAchas mesmo ? eu também pensava isso quando nunca tinha conduzido nem diesel nem gasolina.....
Além do mais, mete os 2 lado a lado, e depois falamos
O assunto deste tópico já foi discutido e rediscutido.
O saxo é um carro para kartódromos, curva bem ( melhor que o Fr neste aspecto) e é divertido de conduzir.Tem um conceito purista. Acelera bem. Pena é os que se vê para aí todos escafiados a fazerem barulho de cafeteiras conduzidos por autênticos idiotas. São poucos os stock, com uma sonoridade interessante e possuídos por conhecedores.
O Fr Tdi tem um conceito de trabalho e com a vantagem de oferecer melhores consumos e mostrar mais força. Aguenta velocidades maiores de cruzeiro sem se queixar e pedir recurso à caixa.
A intenção é fazer-se um carro rápido, económico e útil para trabalho.
Nunca competir com um Cup.
A Seat fez outros carros bem mais eficazes que o FR para esse propósito.
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Originalmente Colocado por Firefly Ver PostSim, se formos a velocidades mais baixas.
A uma velocidade em que só se possa usar a quinta, gostaria de ver essa vantagem toda que se está aqui a falar.
E digo mais, em quinta, duvido que o Saxo ande mais.
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Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver PostO andar mais ou menos longe está da filosofia de um carro como o Cup, não tenho gozo nenhum a olhar para os numeros, mais importante é o que nos faz sentir e curvar/acelerar num Cup é uma experiencia na minha opinião mais interessante embora em tudo o resto o Ibiza seja superior.
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Originalmente Colocado por Firefly Ver PostSim, se formos a velocidades mais baixas.
A uma velocidade em que só se possa usar a quinta, gostaria de ver essa vantagem toda que se está aqui a falar.
E digo mais, em quinta, duvido que o Saxo ande mais.
Conheço um mecânico citroen que teve que levar um CUP algures não sei para onde, e teve que subir a A8 ali na direcção loures-torres vedras.
Ele diz que no inicio da subida (saida de portagem) começou a esticar ligeiramente......e continuou...sem tar a fundo... chega ao fim da subida e nem deu conta que já estava a 190 Km/h..
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Originalmente Colocado por Magno20 Ver Postloool...a partir das 4000 RPM o CUP anda mas anda a sério !!! Obviamente que é preciso mais caixa que o Ibiza...mas...não esquecer que a partir das 4000 é e reino do cup..
Conheço um mecânico citroen que teve que levar um CUP algures não sei para onde, e teve que subir a A8 ali na direcção loures-torres vedras.
Ele diz que no inicio da subida (saida de portagem) começou a esticar ligeiramente......e continuou...sem tar a fundo... chega ao fim da subida e nem deu conta que já estava a 190 Km/h..
E mantenho a minha posição.
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Originalmente Colocado por Firefly Ver PostNas subidas então deve ser uma maravilha...
Eu, na pratica e por experiencia prefiro o segundo tipo de motores até porque a partir de uma certa velocidade (rotações) sobem tão bem como um diesel, alem disso a caixa de velocidades está lá para ser utilizada, se for uma boa caixa então é um mimo e faz parte das coisas que me dão gozo na condução.
Talvez daqui a uns anos quando achar que conduzir é um tédio eu mude as preferencias para um diesel.
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Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver PostBom, acho que depende da preferencia de cada condutor. Uns preferem um motor mais disponivel (com a contrapartida de morrer mais cedo) outros um motor mais pontudo (mas menos disponivel em baixas).
Eu, na pratica e por experiencia prefiro o segundo tipo de motores até porque a partir de uma certa velocidade (rotações) sobem tão bem como um diesel, alem disso a caixa de velocidades está lá para ser utilizada, se for uma boa caixa então é um mimo e faz parte das coisas que me dão gozo na condução.
Talvez daqui a uns anos quando achar que conduzir é um tédio eu mude as preferencias para um diesel.
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Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver PostBom, acho que depende da preferencia de cada condutor. Uns preferem um motor mais disponivel (com a contrapartida de morrer mais cedo) outros um motor mais pontudo (mas menos disponivel em baixas).
Eu, na pratica e por experiencia prefiro o segundo tipo de motores até porque a partir de uma certa velocidade (rotações) sobem tão bem como um diesel, alem disso a caixa de velocidades está lá para ser utilizada, se for uma boa caixa então é um mimo e faz parte das coisas que me dão gozo na condução.
Talvez daqui a uns anos quando achar que conduzir é um tédio eu mude as preferencias para um diesel.
Acho que não vou pôr uma quarta a partir de certa velocidade...
Isso de subir tão bem como um turbodiesel tem que se lhe diga.
Um 16 v é bom em certas subidas o resto...
E é só para dizer que conduzo mtas vezes carros 16 v e tenho um Civic 1.6 Vti VTec aqui em casa ( o verdadeiro pesadelo dos Cups...) LOL
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Originalmente Colocado por Firefly Ver PostEu referi concretamente por exemplo subidas de auto-estrada ( em que se usa quinta).
Acho que não vou pôr uma quarta a partir de certa velocidade...
Isso de subir tão bem como um turbodiesel tem que se lhe diga.
Um 16 v é bom em certas subidas o resto...
E é só para dizer que conduzo mtas vezes carros 16 v e tenho um Civic 1.6 Vti VTec aqui em casa ( o verdadeiro pesadelo dos Cups...) LOL
Sim, geralmente em situações normais onde não é necessário ultrapassar em subidas não é normal ter de reduzir para 4ª mas se o tiver de fazer também não me chateio por isso. É necessário conhecer melhor o motor e utilizar a caixa com maior pericia.
Eu já por instinto se me for aproximar de uma subida aumento sempre a velocidade antes de lá chegar de modo que noto menos a dificuldade do motor em lidar com a situação (e penso poupar combustivel). Sinceramente não é algo que me incomode.
Claro que se falar em modelos mais fracos como por exemplo Megane I 1.4 que conduzo de tempos em tempos é realmente chato, agora no Laguna 2.0 nem noto. Na prática há motores e motores, é verdade que um diesel equivalente será sempre melhor mas um otto decente lida suficientemente bem com a situação.
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Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver PostBela máquina, é um EG ou EK? Adoro estas gerações.
Sim, geralmente em situações normais onde não é necessário ultrapassar em subidas não é normal ter de reduzir para 4ª mas se o tiver de fazer também não me chateio por isso. É necessário conhecer melhor o motor e utilizar a caixa com maior pericia.
Eu já por instinto se me for aproximar de uma subida aumento sempre a velocidade antes de lá chegar de modo que noto menos a dificuldade do motor em lidar com a situação (e penso poupar combustivel). Sinceramente não é algo que me incomode.
Claro que se falar em modelos mais fracos como por exemplo Megane I 1.4 que conduzo de tempos em tempos é realmente chato, agora no Laguna 2.0 nem noto. Na prática há motores e motores, é verdade que um diesel equivalente será sempre melhor mas um otto decente lida suficientemente bem com a situação.
E este a subir é que não me queixo mesmo nada... LOL
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Originalmente Colocado por Firefly Ver PostEK4 de 3 portas!
E este a subir é que não me queixo mesmo nada... LOL
Tem os 160cv só muito lá em cima e tal... who cares? isso é uma mota quase.
Não será esse 1.6 o suficientemente agradavel numa condução normal em AE? Ou necessitas de dar mais muito mais acelerador para manter uma velocidade constante em subidas?
No meu 1.6 (muito mais fraco que o B16) fruto da caixa bastante curta (a 120 vai quase nas 4000) sobe tudo sem se queixar.
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Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post3 portas e tudo como eu gosto, eu também não me queixava eheh.
Tem os 160cv só muito lá em cima e tal... who cares? isso é uma mota quase.
Não será esse 1.6 o suficientemente agradavel numa condução normal em AE? Ou necessitas de dar mais muito mais acelerador para manter uma velocidade constante em subidas?
No meu 1.6 (muito mais fraco que o B16) fruto da caixa bastante curta (a 120 vai quase nas 4000) sobe tudo sem se queixar.
Este 1.6 é muito agradável e não preciso de dar muito acelerador antes das subidas.
Eu tenho cá em casa mais carros e por isso sei que dos 120 às 4000 rpm significa mesmo uma caixa curta e deve ser agradável em cidade e mais redondo em baixos regimes. A subir tb deve dar conta do recado.
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Eu não costumo entrar nestas "guerras" mas não percebo o que quiseste dizer "quando o FR fizer isto digam". Era o quê, mais rotações e melhor som? se fôr isso concordo.
Esse cup do vídeo dá para ver que está mexido...
Para isso meto aqui um Sport também com repro para as coisas ficarem mais equilibradas. Dos 90 aos 200 o Ibiza demora 20s, o Cup demora mais ou menos também 20s...
http://www.youtube.com/watch?v=JeJnLpCsIHc
A discussão começou no outro tópico e cada um mostra os seus argumentos. Para mim e respondendo à pergunta que colocaste no 1º post para não estar offtopic, nenhum cumpre bem o papel como desportivo porque não são desportivos de concepção. São ambos 2 carros em que as marcas partiram de uma base de um carro "normal" de turismo para fazer uma versão digamos, mais "apimentada". Um é a gasolina, o outro é a diesel. Ambos são subviradores e têm uma má distribuição dos pesos, pior o Ibiza claro devido ao motor pesado. Ambos podem fugir de traseira como sei porque já vi Cup's a fazer isso e também faço o meu Ibiza fugir de traseira, basta saber provocar.
È sabido que quando se fala de tdi's a coisa começa a descambar e aparece logo muita gente que muitas vezes são coerentes na argumentação noutros tópicos mas depois parecem putos de 16 anos a mandar bocas nestas coisas...
Cumps.
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