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    #61
    Originalmente Colocado por André Ver Post
    É óbvio que fica mais caro à Peugeot contratar a empresas externas ;)

    Agora olhando para o 406 Coupé e para o 407 Coupé, sou forçado a ter de concordar que os tempos da pininfarina eram outros...

    Acho que apesar de a pininfarina ajudar no desenho de muito Peugeot nas últimas décadas, só quando fazia a concepção integral do design e estilo (ou muito próximo disso), levava com o símbolo na lateral. E tinha que ser produzido...pela pininfarina.
    Essa questão do símbolo na lateral depende...
    O Hyundai Matrix foi desenhado na Pininfarina e tem lá o simbolo, mas não é produzido por eles.
    O COlt CZC é produzido por eles, mas o desenho não é deles
    A Pininfarina desenvolveu, a nivel de engenharia, o tecto do modelo, assim como para o Focus CC.
    Se não estou em erro, nenhum deles vem com o simbolo da Pininfarina

    Em relação à estética peugeot, agora que o histórico gerald Welter se reformou, vamos ver o que acontece com a orientação estilistica.
    Talvez possam baixar o tom na definição das partes...

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      #62
      Originalmente Colocado por Alfa Romeo 8C Ver Post

      Qual tem mais estatuto? Qual ganha mais dinheiro? Pois...
      http://guiadasemana.uol.com.br/notic...5587&cd_city=1

      http://diarioeconomico.com/edicion/d...o/1056792.html

      É em tempos diferentes mas dá para ter uma ideia...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Real Ver Post
        Mas para uma empresa, interessa outra coisa? Ninguém sobrevive com prejuízos... E como já disse o Silver, para ter os outros modelos, é preciso uns destes para os financiar...

        O lucro não está necessáriamente ligado a números de vendas nem é directamente proporcional! Tem que haver sustentabilidade e pode acontecer que, com a saída cá para fora de mini-cayennes do tamanho de um Q5 ou de um Porsche para concorrer com A3 e cia que já se tem falado, há quem possa querer deixar de comprar um 911 Turbo e prefira um mais exclusivo e distinto ferrari, lambo ou aston!

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Magno20 Ver Post
          É ? Afinal não era a fiat que estava em crise há uns anos atrás ?

          Seja como for, o grupo separou as coisas e mai nd !

          Ter um Uno nada tem a ver com ter um F360

          Infelizmente ter um Boxster já tem a ver com uma marca que também tem o 911...

          bom mas a mercedes também tem o Classe A e depois tem o SLR
          Um gigante em crise é sempre um gigante.

          Pareceu-me, por momentos, que comparaste um Uno a um Boxster, mas provavelmente estou a ver mal. É que só pode, tal o disparate que seria tal comparação.

          E... estou a ver ali "Classe A"? OK, daqui a bocado devo começar a ver elefantes cor de rosa.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
            Nem por isso
            A FIat é apenas uma das accionistas da Ferrari
            10% da Ferrari está nas mãos do filho (o bastardo, ) do Enzo, e depois há várias empresas que fazem parte dos accionistas

            O que a Ferrari tem e a Porsche não, é uma politica de merchandising brutal que origina receitas bem grandinhas, sem contar com o parque temático que abriu no Japão (se não estou em erro).

            A ferrari arranjou outras formas de se prostituir, eheheheheh
            A Ferrari tem uma coisa muito importante hoje em dia, imagem.

            É tipo Rolex: todos os novos ricos querem um, todos os pobres julgam que são o melhor que há e, no entanto, não passam de objectos vulgares ao pé de um Patek Philippe. Mas como ninguém sabe o que é um Patek Philippe, continuam a vender-se montes de Rolex aos novos ricos.

            A Porsche aproveita também um bocado disso: fez um SUV para vender aos jogadores da bola e mulheres de "empresários".

            Enfim, neste mundo há que saber jogar conforme as regras do jogo. Todas as marcas o fazem, mas andam aqui neste fórum meia-dúzia de utópicos que ainda sonham com o País das Maravilhas, julgando que as marcas vivem para um sentido de nobreza morto e enterrado.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
              A Ferrari tem uma coisa muito importante hoje em dia, imagem.

              É tipo Rolex: todos os novos ricos querem um, todos os pobres julgam que são o melhor que há e, no entanto, não passam de objectos vulgares ao pé de um Patek Philippe. Mas como ninguém sabe o que é um Patek Philippe, continuam a vender-se montes de Rolex aos novos ricos.

              A Porsche aproveita também um bocado disso: fez um SUV para vender aos jogadores da bola e mulheres de "empresários".

              Enfim, neste mundo há que saber jogar conforme as regras do jogo. Todas as marcas o fazem, mas andam aqui neste fórum meia-dúzia de utópicos que ainda sonham com o País das Maravilhas, julgando que as marcas vivem para um sentido de nobreza morto e enterrado.
              A Ferrari se fôr por esse caminho (carros para VENDER) factura mais, isso é inegável, bom para eles.
              Epah mas acho que aqui todos gostam de sonhar, e sinceramente ver um Porsche Cayxi é banal para mim, há muitos.
              Já um Ferrari...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                A Ferrari tem uma coisa muito importante hoje em dia, imagem.

                É tipo Rolex: todos os novos ricos querem um, todos os pobres julgam que são o melhor que há e, no entanto, não passam de objectos vulgares ao pé de um Patek Philippe. Mas como ninguém sabe o que é um Patek Philippe, continuam a vender-se montes de Rolex aos novos ricos.

                A Porsche aproveita também um bocado disso: fez um SUV para vender aos jogadores da bola e mulheres de "empresários".

                Enfim, neste mundo há que saber jogar conforme as regras do jogo. Todas as marcas o fazem, mas andam aqui neste fórum meia-dúzia de utópicos que ainda sonham com o País das Maravilhas, julgando que as marcas vivem para um sentido de nobreza morto e enterrado.
                ehhe
                tirando os fundadores das marcas, o sentimento de nobreza ficou a cargo do departamento de marketing Ajuda a vender!

                Concordo contigo...
                objectivo nº 1 de qualquer empresa: LUCRO!!!
                se conseguirem enfiar a nobreza lá pelo meio, é sempre um ponto a favor

                No entanto, ainda existem verdadeiros apaixonados pelo automóvel dentro da industria... os engenheiros (os nerds das máquinas de 4 rodas) e os designers.

                Basta ver a história de alguns carros de culto para perceber quem é que foi a força motriz nesses exemplares.
                Muitos deles nasceram nos tempos livres desses individuos.

                Comentário


                  #68
                  O Porsche Roxster terá dimensões do Audi Q5 de quem importará a plataforma.
                  Será apresentado em 2010, para dar tempo de implantação do Q5 no mercado.
                  O estilo SUV coupé poderá fazer parte da estratégia de distanciamento do Q5.

                  Deverá ter 4,65m de comprimento, 1,90m de largura e 1,65m de altura.
                  À imagem do que acontecerá com o Cayenne, também o Roxster terá versões híbridas e diesel para acompanhar os otto.

                  A grande dúvida reside em saber se optarão apenas pelos diesel de 3 litros e 3 litros biturbo, ou se também incluirão o 2 litros biturbo.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                    A Ferrari tem uma coisa muito importante hoje em dia, imagem.

                    É tipo Rolex: todos os novos ricos querem um, todos os pobres julgam que são o melhor que há e, no entanto, não passam de objectos vulgares ao pé de um Patek Philippe. Mas como ninguém sabe o que é um Patek Philippe, continuam a vender-se montes de Rolex aos novos ricos.

                    A Porsche aproveita também um bocado disso: fez um SUV para vender aos jogadores da bola e mulheres de "empresários".

                    Enfim, neste mundo há que saber jogar conforme as regras do jogo. Todas as marcas o fazem, mas andam aqui neste fórum meia-dúzia de utópicos que ainda sonham com o País das Maravilhas, julgando que as marcas vivem para um sentido de nobreza morto e enterrado.
                    Tudo muito certo, mas um Rolex é um bom Porsche.

                    Já um Patek...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por BLADE RUNNER Ver Post
                      O Porsche Roxster terá dimensões do Audi Q5 de quem importará a plataforma.
                      Será apresentado em 2010, para dar tempo de implantação do Q5 no mercado.
                      O estilo SUV coupé poderá fazer parte da estratégia de distanciamento do Q5.

                      Deverá ter 4,65m de comprimento, 1,90m de largura e 1,65m de altura.
                      À imagem do que acontecerá com o Cayenne, também o Roxster terá versões híbridas e diesel para acompanhar os otto.

                      A grande dúvida reside em saber se optarão apenas pelos diesel de 3 litros e 3 litros biturbo, ou se também incluirão o 2 litros biturbo.

                      Venha ele

                      Comentário


                        #71
                        Ao que parece o Roxster é cada vez mais uma certeza.
                        Afinal o ano de 2013 deverá ser o escolhido para estar disponível nos concessionários por forma a deixar espaço suficiente para o Q5 se implementar e render o investimento efectuado.
                        Eis dois renders avançados pela conceituada revista da especialidade, "Autobild":

                        Comentário


                          #72
                          Até estão interessantes esses shops...

                          Comentário


                            #73
                            o carro desses shops teve algum acidente?

                            Comentário


                              #74
                              Se for isso que for preciso fazer para os 911 continuarem como estão, não vejo mal nenhum.

                              Comentário


                                #75
                                Já que a Porsche insiste em ter automoveis não desportivos ao menos que sejam assim como esse.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                  o carro desses shops teve algum acidente?


                                  Pelo menos não tem uma frente igual a todos os outros Porsches. Tipo Audi!

                                  Tigra

                                  Comentário


                                    #77
                                    Esses shop's estão tão feinhos!

                                    Detesto, daqui a uns anitos a Porsche é a mara do povo, é para o que caminha

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                      o carro desses shops teve algum acidente?

                                      sim.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Porsche Cajun (SUV compacto) 2012/13 (Grilo: altera o título clicando perto do nome na página principal, pois o suv já tem nome)

                                        Cajun production confirmed


                                        Porsche has confirmed construction of its new Cajun baby SUV will take place in Leipzig.
                                        The firm will extend the facility where the Cayenne and Panamera models are currently built to accommodate the Cajun, leading to the creation of more than 1000 jobs.
                                        Construction work on extending the Leipzig plant to include body assembly lines and paint shop for the Cajun will begin later this year and the car is expected to be launched in late 2012/early 2013. The plant was previously extended in 2009 to accommodate the Panamera.
                                        Porsche says the Cajun will be “light and easy to handle” and the firm hopes it will “pave the way for new, even younger customers to enter the world of Porsche”.
                                        Tradução Google:
                                        Porsche confirmou a construção de seu novo SUV bebé Cajun terá lugar em Leipzig.
                                        A empresa vai ampliar as instalações onde o Cayenne eo Panamera modelosatualmente são construídos para acomodar os Cajun, levando à criação de mais de1000 postos de trabalho.
                                        A construção da extensão da fábrica de Leipzig para incluir linhas de montagem do corpo e oficina de pintura para o Cajun começará ainda este ano e que o carro estáprevisto para ser lançado no final de 2013 2012/early. A planta foi previamente ampliado em 2009 para acomodar o Panamera.
                                        Porsche diz que o Cajun vai ser "leve e fácil de lidar"ea empresa espera que a"pavimentar o caminho para os novos, mesmo os clientes mais jovens a entrar no mundo da Porsche".

                                        Autocar
                                        Alguns renders que encontrei:



                                        Comentário


                                          #80
                                          Ao que parece irá ser desenhado pelo próprio Walter de Silva. Antecipará em 2 anos a apresentação da 2ª geração do Audi Q5 que utilizará a mesma plataforma.

                                          Notícia mais antiga:
                                          There's no debating that the engineers atPorscheare some of the best in the business. Their designers? Well let's just say that short of the918 Spyderconcept, they've been a little too preoccupiedredesigning the Christmas treeto jumpstart the marque's design ethos any time in the last...oh, say, 80 years. That's where Walter de'Silva comes in.

                                          As design director for the entire VolkswagenGroup – which now includes Porsche – de'Silva clearly has a lot on his plate. Nevertheless, his next task will be injecting Porsche with some new attitude, and while the next-genBoxsterand911are on the horizon from Stuttgart, their designs have reportedly already been completed.

                                          What next, then? The Cajun. The long-anticipated babyCayennemay be on hold (along with the rest of Porsche's plans) for the time being, but to get it on track, the company will need a fresh design approach. And that's exactly what de'Silva hopes to give the Cajun, collaborating with Porsche's own design director Michael Mauer in the process.

                                          So what can we expect from the Cajun if and when it arrives? For starters, reports indicate that it will initially be available in three-door guise only, targeting the new Range Rover Evoquewhile steering clear of theAudi Q5on whose shortened platform the Cajun will ride. A five-door version is expected to follow, with a market debut – assuming it gets the green light – around 2014.
                                          Tradução Google:
                                          Não há nenhum debate que os engenheiros da Porsche estão entre os melhores no negócio. Seus projetistas? Bem, vamos apenas dizer que curto do conceito Spyder918, eles estão um pouco preocupados redesenhar a árvore de Natal para alavancar o ethos da marca do projeto a qualquer momento nos últimos ... oh, digamos, 80 anos. É aí que Walter de'Silva vem dentro

                                          Como diretor de design para todo o Grupo Volkswagen - que agora inclui a Porsche -de'Silva claramente tem muito em seu prato. No entanto, sua próxima tarefa seráinjectada Porsche com alguma nova atitude, e enquanto o Boxster next-gen e 911estão no horizonte de Stuttgart, seus projetos têm supostamente já foram concluídos.

                                          Qual será a próxima, então? O Cajun. O bebê há muito aguardada Cayenne pode sercolocada em espera (junto com o resto do Porsche planos) para o momento, mas paraobtê-lo na pista, a empresa vai precisar de uma abordagem de design fresco. E isso éexatamente o que de'Silva espera dar o Cajun, colaborando com Porsche do próprioprojeto do diretor Michael Mauer no processo.

                                          Então o que podemos esperar do Cajun, se e quando chega? Para começar, os relatórios indicam que estará disponível inicialmente na forma de três portas somente, visando o novo Range Rover Evoque enquanto direção clara do Audi Q5 em cujaplataforma encurtada do Cajun vai montar. A versão de cinco portas está prevista paraseguir, com estréia no mercado - supondo que ele recebe a luz verde - em torno de2014.
                                          Mais shops:
                                          Editado pela última vez por BLADERUNNER; 16 March 2011, 13:02.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Só 3 portas?

                                            Comentário


                                              #82
                                              Este ultimo shop tem uma frente que me faz lembrar o 350Z e 370Z

                                              Comentário


                                                #83
                                                A Porsche iniciou um projecto ambicioso liderado pelo Cajun numa política de diwnsizing.
                                                Neste âmbito, teremos o novo SUV Cajum a ser antecipado já para o final de 2012, pelo que eu antevejo que venha a ser apresentado no Salão de Paris do próximo ano.
                                                Cajun to lead Porsche expansion


                                                Porsche’s plans for a new small SUV called Cajun form part of an ambitious growth strategy, currently being mapped by its parent company Volkswagen, to boost its annual global sales to well over 250,000 units by the middle of the decade.
                                                Based on the Audi Q5, the new five-seat Cajun will slot into the line-up beneath the Cayenne. It is likely to be offered with a choice of both four-cylinder and six-cylinder engines, including a diesel.
                                                Porsche confirmed earlier this month that it will build the car at its Leipzig facility, the same factory that produces the Panamera. Work on extending the plant, to accommodate the new lines and paint shop required to produce the Cajun, will begin later this year, ahead of an anticipated launch in late 2012.

                                                Before the baby SUV arrives, though, Porsche has its sights set on a new-generation 911 — the 991, as it is known internally. Due to make its world debut at the Frankfurt motor show in September, it is planned to reach the UK in Carrera and Carrera S guises by the end of the year.
                                                Also looming large on Porsche’s new-model radar is the third-generation Boxster. Set for sale by the end of 2012, the new roadster is an evolution of today’s model. But in a break from its predecessor, the base variant is earmarked to receive a new turbocharged 2.5-litre flat four engine that is currently under development at the company’s Weissach R&D centre. It will be offered alongside a further development of today’s 3.4-litre flat six.
                                                Porsche is also preparing a long-wheelbase Panamera. According to insiders, it will be the only variant to be spun off the first generation of the big saloon. But plans already exist for the second iteration to support other models, including a short-wheelbase coupé, described as a successor to the 928, a convertible and a shooting brake-style wagon.

                                                Following the new Boxster into showrooms will be a second-gen Cayman, although it’s unlikely to appear in the UK until early 2013. The Boxster and Cayman are likely to move from Porsche’s factory at Zuffenhausen to the ex-Karmann factory in Osnabrück.
                                                The same plant is destined to produce the VW Group’s small roadster — and a Porsche-badged version could join the anticipated models from VW and Audi. The new car is referred to internally at Porsche as the 550 — a name harking back to the firm’s 550 Spyder. It is expected to be offered with different variants of the new 2.5-litre flat four engine.
                                                autocar
                                                Tradução google:
                                                Cajun para liderar a expansão da Porsche
                                                Porsche planos para um novo SUV pequeno chamado Cajun fazem parte de uma ambiciosa estratégia de crescimento, que está sendo mapeada pela sua empresa-mãe da Volkswagen, para impulsionar suas vendas globais anuais para mais de 250 mil unidades até o meio da década.
                                                Baseado no Audi Q5, o novo de cinco lugares Cajun vaga irá para o line-up abaixo do Cayenne. É provável a ser oferecido com a opção de dois motores de quatro cilindros e seis cilindros, incluindo um diesel.
                                                Porsche confirmou no início deste mês que vai construir o carro em sua facilidade de Leipzig, na mesma fábrica que produz o Panamera. Trabalho sobre a extensão da planta, para acomodar as novas linhas e uma loja de tinta necessária para produzir o Cajun, começará ainda este ano, à frente de um lançamento antecipado no final de 2012.
                                                Veja uma prestação exclusiva do Cajun novo Porsche

                                                Antes de o bebê SUV chega, no entanto, a Porsche tem a sua meta de chegar a um 911 de nova geração - a 991, como é conhecido internamente. Devido a fazer a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Frankfurt, em setembro, está prevista para chegar ao Reino Unido em disfarces Carrera e Carrera S no final do ano.
                                                Também surgir com grande intensidade na Porsche radar novo modelo é o Boxster de terceira geração. Set para venda até o final de 2012, o novo roadster é uma evolução do actual modelo. Mas, em uma ruptura de seu antecessor, a variante de base se destina a receber um novo turbo de 2.5 litros de quatro motores apartamento que está atualmente em desenvolvimento na empresa Weissach R & D center. Ele será oferecido ao lado de um maior desenvolvimento dos atuais 3,4-litro apartamento seis.
                                                A Porsche também está preparando um Panamera longa distância entre eixos. De acordo com membros, será a única variante a ser desmembrada da primeira geração do sedã grande. Mas os planos já existentes para a segunda iteração para apoiar outros modelos, incluindo um coupé distância entre eixos curta, descrito como um sucessor para o 928, um conversível e um vagão shooting brake-estilo.

                                                Cayman segunda geração, embora seja pouco provável que apareça no Reino Unido até o início de 2013. O Boxster e Cayman são susceptíveis de mudar de fábrica da Porsche em Zuffenhausen para a fábrica de ex-Karmann em Osnabrück.
                                                A mesma planta é destinada a produzir pequenos roadster do Grupo VW - e uma versão com o emblema da Porsche poderia juntar os modelos previstos do VW e Audi.O novo carro é conhecido internamente na Porsche como o 550 - um nome que remonta à empresa 550 Spyder. Prevê-se a ser oferecido com diferentes variantes do novo 2,5-litros de quatro motores flat.

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                                                  Ora vamos lá a actualizar isto.
                                                  Segundo novas informações vindas do autoblog.it, o Cajun terá 2 carroçarias – 3 e 5 portas – para concorrer com o Range Rover Evoque.
                                                  O interior será claramente inspirado no Cayenne e no Panamera. Terá transmissão de dupla embraiagem de 8 velocidades Tiptronic S e versão híbrida.
                                                  O V6 3.0TDI biturbo e o V6 TFSI de 300cv deverão estar incluídos. Será um Porsche muito Audi, com o qual partilhará também plataforma com a próxima geração do Q5.

                                                  Renders:

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                                                      Se vier a sair assim
                                                      Créenos, a nosotros también nos ha costado asimilarlo... ¡pero nos gusta! Autocar ha conseguido dos supuestas imágenes usadas por Porsche durante el diseño del nuevo Cajun, hermano pequeño delCayenne, primo del Audi Q5, y hasta hoy (asumiendo que sean fieles al modelo de producción) uno de los secretos mejor guardados del fabricante alemán. Las imágenes en cuestión serían renders internos, a juzgar por la distorsión, fotografiadas de algún tipo de material impreso. Hay que decir que aunque las imágenes fueran reales, no tienen por qué corresponderse necesariamente con el Cajun de producción.

                                                      Este nuevo SUV compacto, que rivalizará con modelos tan enrocados como el BMW X3 y el nuevo pero muy publicitado Range Rover Evoque, será en un principio lanzado con carrocería de cinco puertas, aunque los dibujos de hoy indican que Porsche habría considerado al menos una versión de tres puertas al estilo de su competidor británico. Asumiendo que sea fiel a los renders, nos encontraríamos ante un coche mucho más agresivo, visualmente dinámico y fiel a la estética Porsche que el Cayenne. De hecho, ya te decimos que no estás loco si aprecias ciertas reminiscencias del mítico 959 de rallyes (tras el salto).

                                                      Mecánicamente sigue siendo un relativo misterio, si bien ya sabemos que no faltará una versión petroleraarmada con el motor 3.0 V6 TDI del Q5, que con las mejoras introducidas el próximo año y la potenciación de Porsche, dará entre 310 y 350 CV, dando oleoso brío al SUV más pequeño de la familia Porsche. El resto ya es entrar en hipótesis y especulaciones, así que concéntrate en las imágenes.

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                                                        Foto spia Porsche Cajun

                                                        L’Audi Q5 fotografata in queste immagini spia nasconde in realtà la meccanica della futuraPorsche Cajun, SUV medio-grande atteso a fine 2013 e successivamente declinato anche in versione tre porte. Cajun e Q5 spartiranno numerosi elementi del sottoscocca, fra cui lo schema sospensivo e la trazione integrale, mentre l’assetto verrà modificato dai tecnici Porsche affinché garantisca una migliore dinamica di guida. I motori subiranno un trattamento pressoché identico e guadagneranno alcuni CV rispetto alle unità Audi.
                                                        Sarà presente in gamma anche una versione Hybrid, spinta dalla stessa piattaforma che già utilizza - guarda caso - la Q5 e composta dal 2.0 TFSI (211 CV) più un secondo motore elettrico da 44 CV. Qualche mese dopo il lancio della Cajun Porsche ne amplierà la gamma presentando la variante tre porte, dalla linea più sportiva ed appagante, replicando così l’operazione Evoque.
                                                        foto spia porsche cajun

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                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                          Se vier a sair assim

                                                          Parece deformado pelo calor ...

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                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                                            Qualquer dia a porsche faz um segmento C
                                                            Não era mal pensado... E no meu ver não parece descabido que o faça.

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                                                              #90
                                                              pelo andar da carruagem até fazem um segmento b fwd

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