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    #31
    RPm, mais uma vez excelente

    uma pergunta, imagina que vais numa descida em ponto morto e vais a ganhar velocidade atinges os 100 a descer (por exemplo), mas não pretendes ir a mais de 90, quando começa a subir o que é melhor:

    manter os 100,

    ou deixar descer até aos 90 e depois sim manter a velocidade?

    espero que tenhas percebido

    Obrigado!

    quero fazer 6L aos 100!

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
      ...

      quero fazer 6L aos 100!
      Passas o teu carro ao rpm um dia inteiro e ao fim de 600 kms ainda tens mais de meio depósito !

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Passas o teu carro ao rpm um dia inteiro e ao fim de 600 kms ainda tens mais de meio depósito !


        ele diz que em princípio consegue fazer 5 com o meu

        será que ele sabe que a 100 no meu já se vai a mais das 3000rpm?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
          uma pergunta, imagina que vais numa descida em ponto morto e vais a ganhar velocidade atinges os 100 a descer (por exemplo), mas não pretendes ir a mais de 90, quando começa a subir o que é melhor:

          manter os 100,

          ou deixar descer até aos 90 e depois sim manter a velocidade?
          Estava a perceber até chegar à parte a bold, dá para explicar melhor?


          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post


          ele diz que em princípio consegue fazer 5 com o meu

          será que ele sabe que a 100 no meu já se vai a mais das 3000rpm?
          Sei, mas para fazer os 5 só ia passar dos 100 Km/h com o motor em fuel cutoff, ponto morto ou desligado.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
            Estava a perceber até chegar à parte a bold, dá para explicar melhor?







            Sei, mas para fazer os 5 só ia passar dos 100 Km/h com o motor em ponto morto ou desligado.
            o que eu queria saber é:

            - imagina que tens um limite de velocidade de 90
            - ao descer chegas aos 100 ou 110 em ponto morto
            - quando começa a subir (isto é começas a perder velocidade), o que é melhor, deixar o carro perder velocidade até aos 90 e retomar nos 90, ou aproveitar que vamos mais rápidos e deixarmo-nos ir nessa velocidade, pelo menos momentaneamente?


            motor em fuel cutoff
            que quer isto dizer RPM?

            Comentário


              #36
              Acho piada a este tipo de mentalidade, criticam os americanos pela cilindrada do Viper, então e os Ferrari , Lambo, o Veyron com os tais 1001 Cv? E em relação aos motores mais correntes nos states têm cil entre os 2000 e os 3000 cc, será que emitem mais co2 que os nossos 1900/2000 tdi - que por acaso até é o que eu conduzo? Além do mais vejam qual é o país onde se vendem mais hibridos em todo o mundo.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                o que eu queria saber é:

                - imagina que tens um limite de velocidade de 90
                - ao descer chegas aos 100 ou 110 em ponto morto
                - quando começa a subir (isto é começas a perder velocidade), o que é melhor, deixar o carro perder velocidade até aos 90 e retomar nos 90, ou aproveitar que vamos mais rápidos e deixarmo-nos ir nessa velocidade, pelo menos momentaneamente?
                Não há assim uma regra... Depende muito da situação específica.
                O deves pensar é "De que maneira é que posso tirar todo o partido da força de gravidade?" Engatar o carro "prende" o carro e faz-te perder um pouco da energia cinética pelo que é bom deixá-lo ir perdendo velocidade gradualmente. Mas, se tiveres uma subida íngreme depois da descida é melhor engatar e acelerar antes da subida! Como vês, depende de muita coisa.

                que quer isto dizer RPM?
                Fuel cutoff é aquele modo em que um carro de injecção corta a injecção de combustível quando engatado e na ausência de acelerador. É bom para evitar velocidades excessivas em descidas íngremes (i.e. desço certas partes do Marão em 3a a 80 Km/h a consumo zero...).

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                  Não há assim uma regra... Depende muito da situação específica.
                  O deves pensar é "De que maneira é que posso tirar todo o partido da força de gravidade?" Engatar o carro "prende" o carro e faz-te perder um pouco da energia cinética pelo que é bom deixá-lo ir perdendo velocidade gradualmente. Mas, se tiveres uma subida íngreme depois da descida é melhor engatar e acelerar antes da subida! Como vês, depende de muita coisa.


                  Fuel cutoff é aquele modo em que um carro de injecção corta a injecção de combustível quando engatado e na ausência de acelerador. É bom para evitar velocidades excessivas em descidas íngremes (i.e. desço certas partes do Marão em 3a a 80 Km/h a consumo zero...).
                  acabas-te por responder RPM, obrigado!
                  é que no meu trajecto passo por várias zonas e algumas contemplam a tua primeira hipótese e outras a tua 2ª!

                  O meu carro faz esse fuel cutoff

                  sempre pensei que dessa forma ele gastaria combustível

                  eu para já tou a contar fazer 350 kms com 21 Litros!

                  Comentário


                    #39
                    Tens um Honda com PGM-FI. Ficava muito desiludido e surpreendido se não o fizesse!

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                      Tens um Honda com PGM-FI. Ficava muito desiludido e surpreendido se não o fizesse!
                      hum...pessoalmente acho que não faz...mas não tenho a certeza!

                      amanhã já vou pôr mais 0,3 bar nos pneus!

                      Comentário


                        #41
                        Eu quero acreditar que sim, a Honda não brinca em serviço. Num manual de reparação PGM-FI 1984-1995:

                        Fuel cut-off takes place at a set position or angle of the throttle valve. If the throttle valve is moved to adjust idle speed, this position or angle will be changed and the system may not cut off fuel supply. To solve this problem, the throttle body contains an adjustable bypass circuit. This circuit is designed to control the amount of air bypassing into the intake manifold without changing the position of the throttle valve. While the idle control system is in operation, the idle screw has no effect on the idle speed.

                        Usually idle speed adjustment does not require turning the idle adjustment screw since idle speed is adjusted automatically by the operation of the idle control system. Idle speed does not change by turning the idle adjust screw while the idle control system is in operation.
                        http://www.autozone.com/az/cds/en_us...rInfoPages.htm

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                          Eu quero acreditar que sim, a Honda não brinca em serviço. Num manual de reparação PGM-FI 1984-1995:



                          http://www.autozone.com/az/cds/en_us...rInfoPages.htm

                          bastante interessante!

                          mas se assim for, o que é melhor em ponto morto ou neste cut off?

                          é que a 5ª em qualquer descida não passa dos 100
                          o que pouparia imenso os travões claro!

                          Comentário


                            #43
                            Quando queres limitar a velocidade engatado é melhor.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                              o que eu queria saber é:

                              - imagina que tens um limite de velocidade de 90
                              - ao descer chegas aos 100 ou 110 em ponto morto
                              - quando começa a subir (isto é começas a perder velocidade), o que é melhor, deixar o carro perder velocidade até aos 90 e retomar nos 90, ou aproveitar que vamos mais rápidos e deixarmo-nos ir nessa velocidade, pelo menos momentaneamente?




                              que quer isto dizer RPM?
                              Andar circular com o carro em ponto morto a essas velocidades não é um bocadinho perigoso?

                              Sempre achei que um carro de injecção gastava menos a circular engatado e sem acelerador do que em ponto morto.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                Andar circular com o carro em ponto morto a essas velocidades não é um bocadinho perigoso?

                                Sempre achei que um carro de injecção gastava menos a circular engatado e sem acelerador do que em ponto morto.
                                perigoso nunca achei...até porque na maior parte das vezes o que faço é ir com o pé na embraiagem, mesmo em baixo claro...

                                e sempre que pratico este tipo de condução tenho muito maior cuidado com as distâncias ao da frente!

                                hoje já lhe meti mais 0,3 nos pneus!

                                Comentário


                                  #46
                                  Para além de mais seguro é bastante mais económico circular com o carro engatado (em mudanças altas) nas descidas.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                    o que eu queria saber é:

                                    - imagina que tens um limite de velocidade de 90
                                    - ao descer chegas aos 100 ou 110 em ponto morto
                                    - quando começa a subir (isto é começas a perder velocidade), o que é melhor, deixar o carro perder velocidade até aos 90 e retomar nos 90, ou aproveitar que vamos mais rápidos e deixarmo-nos ir nessa velocidade, pelo menos momentaneamente?

                                    Por acaso tb é uma questão que eu me ponho, no meu trajecto diário. Faço a A3, que tem umas descidas seguidas por subidas.
                                    Eu em recta contento-me em ir a 110.
                                    Depois vem a descida+subida.... e fico sempre na dúvida:
                                    - Tiro o pé na descida para manter a velocidade e baixar consumo?
                                    - Deixo estar o pé para aumentar a velocidade e levar mais inércia para a subida?

                                    Depois, quando chego à subida, o carro tem algumas dificuldades.
                                    - Deixo o pé no sítio habitual (a velocidade desce para aí até aos 90)?
                                    - Acelero mais um bocado para manter a velocidade?

                                    Não tenho CB para ver a média nem dá para fazer um depósito todo com o mm padrão, umas vezes tenho mais pressa que outras...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                                      Para além de mais seguro é bastante mais económico circular com o carro engatado (em mudanças altas) nas descidas.
                                      Mais seguro é verdade.
                                      Mas mais económico não tem como ser.... mesmo que a injecção corte quando tiras o pé, sempre há mais atrito com o carro engatado e a velocidade atingida vai ser menor...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
                                        Por acaso tb é uma questão que eu me ponho, no meu trajecto diário. Faço a A3, que tem umas descidas seguidas por subidas.
                                        Eu em recta contento-me em ir a 110.
                                        Depois vem a descida+subida.... e fico sempre na dúvida:
                                        - Tiro o pé na descida para manter a velocidade e baixar consumo?
                                        - Deixo estar o pé para aumentar a velocidade e levar mais inércia para a subida?

                                        Depois, quando chego à subida, o carro tem algumas dificuldades.
                                        - Deixo o pé no sítio habitual (a velocidade desce para aí até aos 90)?
                                        - Acelero mais um bocado para manter a velocidade?

                                        Não tenho CB para ver a média nem dá para fazer um depósito todo com o mm padrão, umas vezes tenho mais pressa que outras...
                                        em princípio acelerares na descida é combustível mal gasto, principalmente se ele for a ganhar velocidade, mas tudo depende da velocidade que queres mantes

                                        na subida, convém levares na velocidade em que menos acelerador seja necessário para ele se aguentar

                                        penso eu de quê!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                          em princípio acelerares na descida é combustível mal gasto, principalmente se ele for a ganhar velocidade, mas tudo depende da velocidade que queres mantes

                                          na subida, convém levares na velocidade em que menos acelerador seja necessário para ele se aguentar

                                          penso eu de quê!
                                          Pois, na descida, quando "mantenho o pé" é mesmo para ganhar algum tempo, já que ao menos não aumento o consumo. Mas vou experimentar desacelerar.
                                          Depois, há uma subida em que inevitavelmente perco velocidade, a não ser que vá a fundo, o que não vale a pena. Mas basicamente com "ele se aguentar" posso interpretar manter uma velocidade mesmo que seja mais baixa, sem ir sempre a morrer, certo?

                                          Já agora, a minha pressão recomendada dos pneus é 2.1 e 1.9. É seguro por mais 0,3 para andar em AE? O carro já de si não é propriamente "agarrado à estrada"...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Mas basicamente com "ele se aguentar" posso interpretar manter uma velocidade mesmo que seja mais baixa, sem ir sempre a morrer, certo?
                                            sim, penso que essa é a melhor forma!

                                            em relação á pressão, se vais ter uma condução virada para o consumo não existe qualquer tipo de problema!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Manuel Barbosa e Iuri,
                                              Estão-se a esquecer que ir engatado prende o carro, pelo que se forem desengatados conseguem chegar muito mais longe.
                                              E obviamente, é melhor fazer 1000m a 1 l/100 Km do que 300m a 0 l/100Km e 700m a 5 l/100Km...

                                              Posto isto, é deixar engatado em descidas íngremes para controlar a velocidade e deixar rolar em descidas suaves. É bastante elementar.

                                              Chewbacca, faço muitas vezes a A3 Porto-Braga a médias de cerca de 4 l/100 Km num carro a gasolina.
                                              Faço sempre pulse & glide. Nas descidas é deixar rolar em ponto morto por exemplo. Não há nenhuma descida suficientemente íngreme que justifique o fuel cutoff e certamente nenhuma em que justifique acelerar durante a descida.
                                              Editado pela última vez por RPM; 23 May 2008, 12:57.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                                Manuel Barbosa e Iuri,
                                                Estão-se a esquecer que ir engatado prende o carro, pelo que se forem desengatados conseguem chegar muito mais longe.
                                                E obviamente, é melhor fazer 1000m a 1 l/100 Km do que 300m a 0 l/100Km e 700m a 5 l/100Km...

                                                Posto isto, é deixar engatado em descidas íngremes para controlar a velocidade e deixar rolar em descidas suaves. É bastante elementar.

                                                Chewbacca, faço muitas vezes a A3 Porto-Braga a médias de cerca de 4 l/100 Km num carro a gasolina.
                                                Faço sempre pulse & glide. Nas descidas é deixar rolar em ponto morto por exemplo. Não há nenhuma descida suficientemente íngreme que justifique o fuel cutoff e certamente nenhuma em que justifique acelerar durante a descida.
                                                Eu no Hybrid ainda estou a aprender a controlar-me no pulse & glide, mas não é fácil. Já agora nos híbrido o glide é bastante mais eficiente pois não gasta gasolina nem trava com o motor.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  De facto os híbridos têm um potencial fabuloso.
                                                  O recorde na competição do HybridFest anda pelos 2l/100Km num Honda Insight.

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                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                                    Manuel Barbosa e Iuri,
                                                    Estão-se a esquecer que ir engatado prende o carro, pelo que se forem desengatados conseguem chegar muito mais longe.
                                                    E obviamente, é melhor fazer 1000m a 1 l/100 Km do que 300m a 0 l/100Km e 700m a 5 l/100Km...

                                                    Posto isto, é deixar engatado em descidas íngremes para controlar a velocidade e deixar rolar em descidas suaves. É bastante elementar.

                                                    Chewbacca, faço muitas vezes a A3 Porto-Braga a médias de cerca de 4 l/100 Km num carro a gasolina.
                                                    Faço sempre pulse & glide. Nas descidas é deixar rolar em ponto morto por exemplo. Não há nenhuma descida suficientemente íngreme que justifique o fuel cutoff e certamente nenhuma em que justifique acelerar durante a descida.
                                                    4l?! Com que carro e a que velocidade? A minha média anda nos 6,5 com km em cidade também.

                                                    Não percebo muito bem como aplicar o "pulse and glide"... é que se eu desacelerar o carro para... e a A3 é cheia de subidas e curvas, pra não falar do transito...
                                                    Quanto ao ponto morto, vou tentar.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
                                                      Por acaso tb é uma questão que eu me ponho, no meu trajecto diário. Faço a A3, que tem umas descidas seguidas por subidas.
                                                      Eu em recta contento-me em ir a 110.
                                                      Depois vem a descida+subida.... e fico sempre na dúvida:
                                                      - Tiro o pé na descida para manter a velocidade e baixar consumo?
                                                      - Deixo estar o pé para aumentar a velocidade e levar mais inércia para a subida?

                                                      Depois, quando chego à subida, o carro tem algumas dificuldades.
                                                      - Deixo o pé no sítio habitual (a velocidade desce para aí até aos 90)?
                                                      - Acelero mais um bocado para manter a velocidade?

                                                      Não tenho CB para ver a média nem dá para fazer um depósito todo com o mm padrão, umas vezes tenho mais pressa que outras...
                                                      Dependendo da subida se ela for muito acentuada ou longa, faço por aumentar a velocidade na descida e depois acelero na subida apenas o suficiente para a perda de velocidade não ser muito acentuada, ( isto no hibrido faz com que o motor electrico de assistencia durante a subida toda ;) )

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                        em princípio acelerares na descida é combustível mal gasto, principalmente se ele for a ganhar velocidade, mas tudo depende da velocidade que queres mantes

                                                        na subida, convém levares na velocidade em que menos acelerador seja necessário para ele se aguentar

                                                        penso eu de quê!

                                                        depende eu uso as descidas para acelerar para a velocidade que prentendo manter, é mais economico manter uma determinada velocidade do que acelerar para a alcançar, logo nunca se aumenta de velocidade nas subidas, nas rectas estabiliza-se e nas descidas embala-se ...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Chewbacca, recomendo a leitura da biblia do hypermiling.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Isto está bonito, está...

                                                            O pessoal queixa-se que 140 cavalos é pouco e depois anda tudo a fazer autoestradas com o carro desengatado

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                              Isto está bonito, está...

                                                              O pessoal queixa-se que 140 cavalos é pouco e depois anda tudo a fazer autoestradas com o carro desengatado
                                                              e se especulação com os "fardos de palha" continuar não tarda temos a protectora dos animais deseperada sem saber o que fazer a tanto equideo abandonado...

                                                              aí é que o ppl do chip vai quando chegar o chip /2 para substituir o *2

                                                              Comentário

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