Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Técnica de poupança(?) hypermiling

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
    Ah e por acaso o desafio após fazer um depósito no Astra em 2 dias, vai ser fazer 4 L/100 Km num Otto, num depósito inteiro. Não Híbrido!
    Vejam lá que ainda tiram argumentos aos hibridos...

    Depois é vê-los aí a manifestarem-se contra vocês...

    Começem mas é a pisar a sério nos aceleradores para fazerem juz à fama dos motores tradicionais gastadores, fumarentos e poluidores!

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
      Não são 1000km, e já se nota o aumento de 0,7l/100km.

      E há-de acabar para aí nos 4,1 - 4,2 L/100 Km...

      Infelizmente só consigo esses valores ao fim de semana, quando se aproveita para passear. No dia a dia as coisas são diferentes.

      Agora aquela média é representativa, pois não é após uma descida de 20 Km. É um percurso perfeitamente normal. Acabou porque tinha que acabar...

      Comentário


        #93
        É bem possível fazer médias boas se andarmos a pastelar.

        Este fim de semana também fiz perto de 180km e a média ficou-se nos 5.1 L.

        Comentário


          #94
          conduzo um 318i e46 (com 119 cavalos se nao me engano)... e como estou na madeira, é carro pra fazer 11,12,13/l 100 sem muitos problemas

          e com estes preços, tive que adoptar a tal tactica de andar devagar para andar mais.

          depois de ja andar à mais ou menos 3 meses devagar, chego à conclusao que nao é preciso andar devagar para poupar combustivel, é preciso mas é arrancar devagar.

          ja agora deixo as tacticas que uso:

          1. a 1ª e a 2ª tento trocar sempre até as 1500 rotações sempre tentando ter o ponteiro do consumo instantaneo a nao ultrapassar os 10l/100km.

          2. cumpro integralmente os limites de velocidade

          3. a descer engato uma velocidade que o ponteiro de consumo instantaneo mostre 0, se o carro for muito devagar, ponho em ponto morto até atingir a velocidade pretendida.

          sempre com a maxima de: "dispende mais energia o objecto que inicia um movimento, que aquele que ja se encontra em movimento"

          cumprimentos

          Comentário


            #95
            Muito bom tópico!

            Há que saber aproveitar a inércia (embalagem, na gíria)do veículo e a gravidade para gastar menos combustível (e menos travões).

            Quando se sabe que se tem de parar num determinado sítio (um semáforo, por exemplo), deve-se tirar o pé do acelarador quanto mais cedo melhor. Algumas vezes é aconselhável também desengatar (ou carregar a fundo na embraiagem), outras não. Depende da situação concreta. O acto de travar o carro (reduzir a velocidade) deve sempre ser feito utilizando os travões e o motor (trabalhando na caixa de velocidades).

            Numa descida suave desengata-se, e numa descida mais íngreme engata-se para poupar combustível e travões.

            Utilizar a 1ª velocidade apenas para pôr o carro em movimento (nada de espremer 1ªs). Isto, claro, em plano ou a desces, pois num arranque a subir não há milagres.

            Em autoestrada, deve-se conduzir a uma velocidade moderada e constante (quem tiver cruise control, use-o). Também se pode desengatar nas descidas (que, regra geral, são sempre suaves).

            Com estes pequenos "truques" consegue-se reduzir bastante o consumo de combustível, e à medida que se vai aperfeiçoando a técnica, os resultados melhoram.

            Comentário


              #96
              Pratico todas as técnicas aqui faladas e voilá : NÃO CONSIGO BAIXAR DOS 8,5l/100 , numa carrinha 320i e36...

              Comentário


                #97
                Bem...isto dos consumos!!!!

                Fiz agora uma viagem a Vigo com um total de quase 1500km...mesmo abastecendo em Espanha gastei um dinheirão em gasolina....tive paciência para andar sempre em AE na casa dos 110/120km/h...mas abaixo disso não tenho paciência!!!

                Mas de facto nota-se uma bela diferença...quando acabar este depósito aponto para uma média global de cerca de 6,5l/100.....o meio urbano vai-me estragar a média!!!!

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                  Ah e por acaso o desafio após fazer um depósito no Astra em 2 dias, vai ser fazer 4 L/100 Km num Otto, num depósito inteiro. Não Híbrido!
                  a seguir devias experimentar fazer o mesmo num hibrido...

                  Comentário


                    #99
                    Deixem-se lá de fantasias! Não bastam os empatas que já enchem as estradas, ainda querem mais?!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                      Deixem-se lá de fantasias! Não bastam os empatas que já enchem as estradas, ainda querem mais?!
                      Porque é que alguém que esteja a poupar combustível há-de ser um empata?

                      Eu quando vou a poupar não empato ninguém.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                        Porque é que alguém que esteja a poupar combustível há-de ser um empata?

                        Eu quando vou a poupar não empato ninguém.
                        Eu tb não. Deixo o carro em casa!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                          a seguir devias experimentar fazer o mesmo num hibrido...

                          Ora... Isso é que era!

                          Pena não ter nenhum para experimentar.

                          Mas gostava de ver quanto é que um Híbrido fazia naquelas situações e nas mesmas condições. Igual para igual.

                          Comentário


                            oiçam lá mas voçes andam a meter aquelas pastihas americanas (FFI) no depósito ou quê?

                            Eu no dci faço medias em circuito misto de 4.2l/100km mas essas médias num otto!!! espectaculo

                            Comentário


                              eu entao no meu (e46) 316CI, ando desconfiado da media do cb...
                              ultimamente tenho abrandado o ritmo das viagens e o cb marca-me a volta dos 6l a 6.5l/100km. Tou a achar muita fruta

                              Comentário


                                O meu carro como tem Stop&Start, compensa-me mais no pára-arranca acelerar moderadamente até ao carro da frente e depois parar, do que ir devagarinho na esperança de não ter que travar!

                                Comentário


                                  Vamos lá ver se o hypermilling compensa.
                                  A ver se o saxo faz menos de 4l/100km!

                                  É verdade num outro topico discutia-se a capacidade do deposito, ele levou 50 e tal litros!

                                  Comentário


                                    Boas!

                                    Realmente este tópico está a dar uma discussão muito interessante! E mais do que isso, importante...
                                    É que não se pode ter ilusões de o preço dos combustíveis baixar... por isso o que há a fazer é tentar baixar o consumo!

                                    Pela minha parte, a partir deste depósito estou a tentar gastar o mínimo, dentro das limitações dos percursos e pressa que possa ter.
                                    As minhas médias habitualmente estão entre os 6,5-7; agora estou quase a ultrapassar os 200km e o ponteiro (não há CB) passou há pouco os 10l gastos. Não é fiável e a maioria destes km foram em nacional e AE a ritmo de fim-de-semana. Mas se chegasse aos 6l/100km já ficava muito contente!

                                    Basicamente o que estou a fazer é:
                                    - Arrancar com suavidade
                                    - Tentar andar em mudanças altas
                                    - Não puxar demasiado em subidas, se tiver que abrandar abrando
                                    - nas descidas que dêem, embraiar ou por em ponto morto.
                                    - Quando vejo carros parados à frente, travar antes para tentar evitar parar.
                                    E não me parece que esteja a demorar mais tempo. Andar a "stressar" no meio do trânsito não adianta nada.

                                    Acho que podíamos transformar este tópico no registo das nossas medidas de poupança e dos respectivos resultados. Ou então criar um de novo para isso... que acham?

                                    Comentário


                                      Acabei de ler o tópico de uma ponta a outra.

                                      Pois não sei que diga. Sinto-me no extremo oposto.

                                      Até tenho uma condução racional, mas não me privo de frequentemente ir dar uma volta sem destino porque me apetece conduzir e os consumos dos meus carros.... bom adiante.

                                      Acho interessante a preocupação e resultados do que se fala aqui, mas confesso que também sei que não é a forma que gosto mais de conduzir. Assim apesar de pontualmente ter parte destes cuidados, também gosto de andar sem cuidado nenhum.

                                      O meu pequeno contributo, no entanto é que uma boa forma de "poupar" é reduzir os km percorridos, ou seja só pegar no carro quando é mesmo necessário.

                                      Comentário


                                        Eu embora n pague o combustivel num dos meus veículos, ja n csgo por ex ir a acelerar para "cima" de um sinal, ou acelerar numa descida.

                                        Sò n faço isto qdo estou c vontade de "puxar".

                                        Experimentem meter um pco de esponja por baixo do acelerador. Conheço 1a firma de taxis, onde o mecÂnico meteu o acelerador a um max de 3/4, resultado foi menos 10% de gasoleo no fim do mÊs.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                          O meu protesto é feito desta forma:



                                          E é a descer o consumo que se obtêm resultados... Quer sobre a forma de protesto, quer de economia.
                                          3.3l/100km é bom mas em apenas 73.8 km não vale
                                          - Que tal 2.7l/100km em 100km? (infelizmente não são meus)


                                          Apoio totalmente a tua "forma de protesto".

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                                            3.3l/100km é bom mas em apenas 73.8 km não vale
                                            - Que tal 2.7l/100km em 100km? (infelizmente não são meus)


                                            Apoio totalmente a tua "forma de protesto".
                                            Sinceramente acho que esta forma de protesto, se fosse levada a cabo por todos nós, era a que melhores resultados poderia obter. E pelo menos não trazia desvantagens económicas para quem a pratica.

                                            Foram esses 2,7 L/100 Km e aqueles relativos a um depósito inteiro que me fizeram mudar de opinião sobre o Prius. Assim vale a pena ter um carro que se quer ecológico e económico. Também já vi valores de 3,7 L/100 Km para o HCH. Assim já gosto mais dos Híbridos. E com o preço da gasolina praticamente igual ao gasóleo...

                                            De qualquer forma para um motor tão criticado quanto o 1.3 CDTI não deixa de ser um valor digno de registo. Ainda para mais sem ajudas.... eléctricas!

                                            Comentário


                                              Quando sair um híbrido, bonito, será a chave para o sucesso, os actuais (em conta) são feios , o ideal, seria um roadster hibrido , ou mesmo um monovolume, tipo S-max ...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                                                Apoio totalmente a tua "forma de protesto".
                                                Efectivamente, o consumo de gasolina caiu em Portugal (não me recordo quanto).

                                                O problema é que as petroliferas, apesar de venderem menos, vendem mais caro.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                  O meu protesto é feito desta forma:



                                                  E é a descer o consumo que se obtêm resultados... Quer sobre a forma de protesto, quer de economia.
                                                  Que automóvel tens ? E com que motorização ? E o carro ía com quantas pessoas e com ou sem bagagens ?

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                                    Quando sair um híbrido, bonito, será a chave para o sucesso, os actuais (em conta) são feios , o ideal, seria um roadster hibrido , ou mesmo um monovolume, tipo S-max ...
                                                    Se fosse roadster ficava ficava sem bagagem e se fosse monuvolume tipo S-Max gastaria à mesma muito, sobretudo em viagens pois aí o elétrico não ajuda muito, sobretudo a 120-140km/h ou mais..

                                                    Mas certamente que apareceram hibridos em novos tipos de veículos

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                                      Que automóvel tens ? E com que motorização ? E o carro ía com quantas pessoas e com ou sem bagagens ?

                                                      Cumps
                                                      O temido Opel Astra 1.3 CDTI.
                                                      Duas pessoas e sem bagagem.

                                                      Mais alguma dúvida?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                        O temido Opel Astra 1.3 CDTI.
                                                        Duas pessoas e sem bagagem.

                                                        Mais alguma dúvida?
                                                        Então quer dizer que eu no meu Corsa C CDTi 70cv consigo ainda menos nessa condições

                                                        Aliás já consegui menos de 4l/100km num depósito mas ainda dá para baixar.

                                                        Comentário


                                                          Bom Tópico! Mais que isso, é bom ver que existe este tipo de preocupação e consciencialização.

                                                          Eu tenho cá em casa um guloso...3.2 Inline6...M...e a verdade é que no dia-a-dia por não estar em ritmo "racing" o objectivo é chegar ao trabalho ou a casa, gastando o menor possível mas sem demorar muito mais tempo...ou seja, fazer cada percurso em cerca de 25 minutos, para cerca de 30kms que têm um misto de quase tudo...

                                                          Ora, a verdade é que com este tipo de condução, acabo por estar sempre atento e mais que isso, entretido...é que a meu ver, depois de nos habituarmos, este tipo de condução também serve para entreter pois de facto vamos com um objectivo para além do simples "chegar ao destino".

                                                          É claro que quando saio para passear, grande parte deste modo de conduzir desaparece pois nesse caso o objectivo é desfrutar do prazer que é conduzir este belo automóvel.

                                                          Fica então aqui o registo, consigo fazer Lisboa-Algarve a gastar 8/8,5 a circular pelos 140. Se fizer AE pelos 110/120, então consigo mesmo os 7 litros, usando o amigo Cruise Control.
                                                          No dia-a-dia dá para ficar pelos 10/9.
                                                          É claro que perante os vossos resultados estes não são nada do outro mundo mas se tivermos em consideração o motor em causa, não são nada maus.
                                                          No andamento em cidade é que depende muito do tipo de trânsito que se apanha e da quantidade de para arranca.

                                                          No leon a Diesel, 1.9 TDi com cerca de 190cvs, é fácil andar entre os 5.5 e 6 sem sequer empatar o trânsito e em AE dá para aflorar os 5 mas o mais interessante mesmo é que mesmo com trânsito citadino, se consegue fazer no máximo 6.5. É claro que está subjacente a condução para consumos mas sem ir necessariamente a pastar.
                                                          É claro que em estada nacional, a cumprir os limites, até dos 5 consigo baixar...

                                                          Comentário


                                                            é um excelente tópico de facto.
                                                            Tenho um ford fiesta 1.25i Ghia de 2003 ontem resovi fazer a média ao consumo dele, com 264 km gastou cerca de 19 litros( não tem cb), ou seja uma média de 7.2 litros/100km sempre em cidade/vila (Baixa da Banheira). Bem até aqui nada de especial, mas posto isto comecei me a lembrar do meu anterior carro um Peugeot 106 1.1 de 92 com o choke (julgo ser este o nome) manual e lembro me de numa certa semana abastecer com 20€ (cerca de 15 litros) e de ter feito cerca de 400 km, também neste tipo de circuito. Fiz então as minhas contas e qual o meu espanto quando vejo uma média de 3.75 litros. Julgo não ter feito mal as contas,

                                                            400km - 15 litros
                                                            100km - X X=(100x15)/400 = 3.75l

                                                            Comentário


                                                              Eu no meu 147 1.6 TS GPL, com 225 45 17, em andamento diario casa-trabalho / trabalho-casa ( 50% para-arranca / 50% normal ), com duas pessoas, tenho o CB com 8,7 .

                                                              Seria real se fosse a gasolina, a GPL fica nos 10 .


                                                              Não ando em ponto-morto, apanho mais subidas que descidas, e o transito que apanho é sempre para-arranca...


                                                              Considero um optimo consumo!

                                                              Basta a maria pegar no carro e o CB sobe logo para os 10,11,etc...




                                                              Andar em ponto morto não faço.

                                                              Quando chegar ao extremo de quase precisar de andar a colocar o pé de fora tipo skate e uma vela para aproveitar o vento encosto o carro de vez...

                                                              ( espero que nunca lá chegue, mas já não digo nada... )

                                                              Assim tão dependente e desesperado também não...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X