Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Técnica de poupança(?) hypermiling

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
    Eu no meu 147 1.6 TS GPL, com 225 45 17, em andamento diario casa-trabalho / trabalho-casa ( 50% para-arranca / 50% normal ), com duas pessoas, tenho o CB com 8,7 .

    Seria real se fosse a gasolina, a GPL fica nos 10 .


    Não ando em ponto-morto, apanho mais subidas que descidas, e o transito que apanho é sempre para-arranca...


    Considero um optimo consumo!

    Basta a maria pegar no carro e o CB sobe logo para os 10,11,etc...




    Andar em ponto morto não faço.

    Quando chegar ao extremo de quase precisar de andar a colocar o pé de fora tipo skate e uma vela para aproveitar o vento encosto o carro de vez...

    ( espero que nunca lá chegue, mas já não digo nada... )

    Assim tão dependente e desesperado também não...
    Como é que é?

    Comentário


      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
      Acabei de ler o tópico de uma ponta a outra.

      Pois não sei que diga. Sinto-me no extremo oposto.

      Até tenho uma condução racional, mas não me privo de frequentemente ir dar uma volta sem destino porque me apetece conduzir e os consumos dos meus carros.... bom adiante.

      Acho interessante a preocupação e resultados do que se fala aqui, mas confesso que também sei que não é a forma que gosto mais de conduzir. Assim apesar de pontualmente ter parte destes cuidados, também gosto de andar sem cuidado nenhum.

      O meu pequeno contributo, no entanto é que uma boa forma de "poupar" é reduzir os km percorridos, ou seja só pegar no carro quando é mesmo necessário.

      Acho que a "técnica" falada aqui não é a maneira preferida de ninguém que goste mesmo de conduzir.
      Mas uma coisa é dar umas voltas por prazer, outra são aqueles percursos obrigatórios em que só queremos chegar ao trabalho ou a casa de forma eficaz.
      Aí o don-juan diz tudo. Não é preciso perder tempo, basta ter consciência. E, de facto, acaba por também "entreter". E o gerir o ponto morto até é engraçado... experimentei hoje a primeira vez!

      Bons km e pouca gota!

      Comentário


        Originalmente Colocado por jaoquim Ver Post
        Como é que é?
        Parece-te improvavel?

        Não tenho o mesmo caminho de retorno, porque no retorno a volta é diferente...

        As subidas não são todas iguais, umas mais ingremes que outras...


        No percurso de retorno até faço mais duas paragens que no de ida, o que também contribui para aumentar os consumos...


        Ha muitos factores a mistura.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
          Acho que a "técnica" falada aqui não é a maneira preferida de ninguém que goste mesmo de conduzir.
          Mas uma coisa é dar umas voltas por prazer, outra são aqueles percursos obrigatórios em que só queremos chegar ao trabalho ou a casa de forma eficaz.
          Aí o don-juan diz tudo. Não é preciso perder tempo, basta ter consciência. E, de facto, acaba por também "entreter". E o gerir o ponto morto até é engraçado... experimentei hoje a primeira vez!

          Bons km e pouca gota!
          eu posso dizer que gosto de conduzir, mas não será propriamente no meio do transito que o faço com gosto, pois para isso comprei um hibrido que não será propriamente o carro para quem goste de conduzir, mas será o carro para ir para o trabalho ou para ir de ferias no relax, para conduzir prefiro o crx, que pode ser velhinho (92) mas aquilo parece um kart, em viagem ou no dia a dia parte um gajo todo, por isso será necessário distinguir as coisas.
          e não concordo com a tecnica do ponto morto, pois poupa-se pouquissimo e em termos de segurança será um risco enorme, penso eu de que.

          Comentário


            E retirar peso ao carro?

            Resulta?

            Comentário


              Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
              E retirar peso ao carro?

              Resulta?

              Claro que sim Não tenho a certeza, mas acho que é meio litro aos 100 por cada 100 quilos....

              Comentário


                Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                Claro que sim Não tenho a certeza, mas acho que é meio litro aos 100 por cada 100 quilos....
                Ui, estou tramado. Onde raio consigo tirar 100 kg?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                  Ui, estou tramado. Onde raio consigo tirar 100 kg?
                  Obviamente, não consegues (pelo menos, sem comprometer a segurança e a homologação do veículo. Mas se calhar, não pensaste nisso no acto da compra, ao seleccionar os extras, pois não?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                    Obviamente, não consegues (pelo menos, sem comprometer a segurança e a homologação do veículo. Mas se calhar, não pensaste nisso no acto da compra, ao seleccionar os extras, pois não?
                    Foi o que apareceu Quem me dera ter escolhido extras, era sinal que vinha para cá um bolide novo
                    Assim veio um saxo. Que já de si é leve, se lhe tirar peso levanta voo

                    Comentário


                      Tiras os bancos de trás (se a polícia te interceptar, dizes que andas em mudanças ), o pneu suplente e circulas com jantes pequenas e pneus estreitos, sempre ajuda, hã e com o depósito nunca acima de 1/4...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                        Tiras os bancos de trás (se a polícia te interceptar, dizes que andas em mudanças ), o pneu suplente e circulas com jantes pequenas e pneus estreitos, sempre ajuda, hã e com o depósito nunca acima de 1/4...

                        Por acaso nunca percebi porque é que andar sem banco atrás dá multa.
                        Isto é, o carro é homologado ATÉ 5 lugares...Se andam só duas pessoas no carro, porque é que sou obrigado a ter banco atrás?Ainda se viessem pessoas sentadas no chão...
                        Agora, eu tenho um carro de 5 lugares, não preciso dos traseiros, porque é que me impedem de andar sem bancos?!

                        Ao contrário aceita-se.Ter carro homologado com dois lugares e colocarmos lá 5 lugares.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                          Tiras os bancos de trás (se a polícia te interceptar, dizes que andas em mudanças ), o pneu suplente e circulas com jantes pequenas e pneus estreitos, sempre ajuda, hã e com o depósito nunca acima de 1/4...
                          É comercial

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                            É comercial
                            Hehehe, então é meio caminho andado, mas sempre se pode tirar o pneu suplente (na minha carrinha pesa no total: 25 kg), já ando sem ele hã muito tempo e o depósito andar somente com 15 litros no máximo (dará no saxo, para fazer 300km´s, mais até meter outros 15L).

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                              Hehehe, então é meio caminho andado, mas sempre se pode tirar o pneu suplente (na minha carrinha pesa no total: 25 kg), já ando sem ele hã muito tempo e o depósito andar somente com 15 litros no máximo (dará no saxo, para fazer 300km´s, mais até meter outros 15L).

                              E se tens algum furo?

                              O ideal era arranjar um daqueles muito finos

                              Comentário


                                Eu comecei por deixar a sogra e a mulher em casa...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                  E se tens algum furo?

                                  O ideal era arranjar um daqueles muito finos
                                  O ideal seria usar Run on Flat, terão nos próximos pneus, mas ando com um spray manhoso, só para dar para ir até casa, ou até á oficina, em ultimo caso: reboque , mas já ando sem ele hã mais de 1 anoe até agora nada, mas como disse da próxima virão uns com Run on Flat...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                    Eu comecei por deixar a sogra e a mulher em casa...
                                    GENIAL!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                      O ideal seria usar Run on Flat, terão nos próximos pneus, mas ando com um spray manhoso, só para dar para ir até casa, ou até á oficina, em ultimo caso: reboque , mas já ando sem ele hã mais de 1 anoe até agora nada, mas como disse da próxima virão uns com Run on Flat...
                                      Já pensaste naquilo que vais gastar a mais em pneus para poupar 0.01litros aos 100?!!!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                        Já pensaste naquilo que vais gastar a mais em pneus para poupar 0.01litros aos 100?!!!
                                        A opção futura passa por colocação de GPL (depósito tórico), só que tenho a vir a adiar...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                          eu posso dizer que gosto de conduzir, mas não será propriamente no meio do transito que o faço com gosto, pois para isso comprei um hibrido que não será propriamente o carro para quem goste de conduzir, mas será o carro para ir para o trabalho ou para ir de ferias no relax, para conduzir prefiro o crx, que pode ser velhinho (92) mas aquilo parece um kart, em viagem ou no dia a dia parte um gajo todo, por isso será necessário distinguir as coisas.
                                          e não concordo com a tecnica do ponto morto, pois poupa-se pouquissimo e em termos de segurança será um risco enorme, penso eu de que.
                                          Portanto concordas comigo, excepto na última frase...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
                                            Portanto concordas comigo, excepto na última frase...
                                            Então baixaste a média?

                                            Por aqui baixou-se, 3,8l/100km! Ainda vai baixar mais

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                              Então baixaste a média?

                                              Por aqui baixou-se, 3,8l/100km! Ainda vai baixar mais
                                              Calma, poupar em gasolina também pode significar andar de comboio, que é o que tenho feito bastante! O depósito ainda vai a meio, mas acho que estou a fazer + km que o habitual.

                                              O teu saxo k motor tem? E quanto costumavas fazer?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
                                                Calma, poupar em gasolina também pode significar andar de comboio, que é o que tenho feito bastante! O depósito ainda vai a meio, mas acho que estou a fazer + km que o habitual.

                                                O teu saxo k motor tem? E quanto costumavas fazer?
                                                É o 1.5D.

                                                Costumava fazer 4,5

                                                Tens sorte ter transportes, por estes lados não há nada, pelo menos que me ligue onde quero.

                                                Comentário


                                                  Tá boa, então!

                                                  Eu costumo fazer 6,5 na melhor das hipóteses, já a tentar ser poupado... qualquer coisa a menos é bom!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
                                                    Tá boa, então!

                                                    Eu costumo fazer 6,5 na melhor das hipóteses, já a tentar ser poupado... qualquer coisa a menos é bom!
                                                    Que carro tens?

                                                    No honda a gasosa, em cidade, mesmo a andar devagar era uma desgraça

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                      Eu comecei por deixar a sogra e a mulher em casa...
                                                      Com um tiro dás um pontapé em três coelhos!

                                                      Comentário


                                                        Cmo costumo dizer...

                                                        Há pessoal q tem sorte pq o caminho pó trabalho é a descer, e o de volta tbem.

                                                        Comentário


                                                          Acho engraçado vir-se agora falar de Hypermiling, agora que os combustíveis estão mais caros.
                                                          Eu já uso esta técnica, e sem o saber, há 12 anos, precisamente desde que tirei a carta.
                                                          Como não tinha muito guito e o carro não era meu (era um uno 45s do meu falecido pai), sempre tive o cuidado de praticar uma condução virada para a obtenção de baixos consumos, coisa que facilmente fazia no uno. Como era a carburador, aprendi a afiná-lo de forma a consumir pouco sem deixar de andar o suficiente. Era menino para fazer consumos entre 5,0 e 5,5l/100km em percursos mistos.
                                                          Actualmente tenho uma passat tdi 110 cv e a minha condução permanece idêntica, com a vantagem de que com o CB posso aprimorar a técnica. O consumo em circuito misto (60 autoestrada) anda nos 5,7l/100km. Chego inclusive, a fazer um percurso diferente à ida e à vinda do trabalho, por forma a fazer os melhores consumos.
                                                          Em autoestrada muito raramente passo dos 120km/h, porque não é permitido e porque acima disso começa a mamadeira. Conduzo sempre com os olhos no CB. É uma questão de hábito. Em autoestrada e sem passar dos 120 chego facilmente a valores perto dos 5l/100km.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                            Cmo costumo dizer...

                                                            Há pessoal q tem sorte pq o caminho pó trabalho é a descer, e o de volta tbem.
                                                            Por acaso é.

                                                            No meu caso faço o ip4, aquilo é subir e descer. Há muitas descidas para praticar hypermiling e muitas subidas para lixar a média.

                                                            Que é feito de ti?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                              Cmo costumo dizer...

                                                              Há pessoal q tem sorte pq o caminho pó trabalho é a descer, e o de volta tbem.
                                                              Pra outros é sempre a subir, deve ser maldade...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X