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    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
    Voltando ao carro elétrico...

    No dia em que se resolverem os problemas das baterias, que são vários, imaginem ter um carro com uma utilização do espaço mais racional, menos peso e menos uso de matérias primas, porque os elementos necessários estarão no sítio onde são precisos e ligados por fios elétricos.

    Imaginem um carro sem o motor, radiadores, escapes e essas porras todas.

    Só por isso, valeria a pena.
    A ideia é aliciante e se tivermos em conta que por exemplo o motor eléctrico do Prius aos 107.000 km (no Dauertest) apresentou desgaste zero é de ficar a pensar!

    Outra questão é como resolver o problema do silêncio dos motores para evitar atropelamentos ou distracções.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
      Para quem produz petróleo, é indiferente se usas gasolina ou electricidade no teu carro. A electricidade, continua a ser produzida maioritariamente em centrais térmicas alimentadas a fuel.
      Já há mais de 10 anos que foram feitos estudos isso. Nâo é um problema novo. A diferença no consumo é significativa por várias razões, sendo a principal, a muito baixa eficiência dos motores de explosão (ou combustão).

      Como explicas tb que sejam precisamente as empresas petrolíferas que mais investem em fontes alternativas?
      Essa é mais do que óbvia. Vale mesmo a pena responder?


      Michael

      Comentário


        Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
        Outra questão é como resolver o problema do silêncio dos motores para evitar atropelamentos ou distracções.
        O ruído também é poluição.

        Acredito que a qualidade de vida passará pela re-educação das pessoas e não por meter os veículos eléctricos a produzir mais ruído.

        Como a transição não será radical, haverá um período de transição alargado onde o risco de atropelamento irá crescer gradualmente.

        Ou nos adaptamos, ou somos atropelados pelo futuro (não é sempre assim?).

        Os surdos fazem-no há muitas gerações.

        Michael

        Comentário


          Originalmente Colocado por Mik Ver Post
          Já há mais de 10 anos que foram feitos estudos isso. Nâo é um problema novo. A diferença no consumo é significativa por várias razões, sendo a principal, a muito baixa eficiência dos motores de explosão (ou combustão).
          Estudos sobre o quê? A eficiência dos motores? Foram precisos estudos há 10 anos para perceber o obvio?

          Originalmente Colocado por Mik Ver Post
          Essa é mais do que óbvia. Vale mesmo a pena responder?
          Caso contrátrio, não tinha perguntado! É que vêm para aqui defender que o que interessa é manter a dependência do petróleo. Se investem noutras fonters de energia, estão-vos a contrariar as expectativas.

          Comentário


            Originalmente Colocado por cuica Ver Post
            1º - custa-me acreditar que as reservas de petróleo se estejam a extinguir, há vários estudos que apontam o contrário, se bem que seja mais difícil extraí-lo.
            Basta que a procura cresça, face à capacidade de extracção, para que os preços subam.

            Originalmente Colocado por cuica Ver Post
            2º - já está mais que provado que, a curto/médio prazo, é possível substituir o petróleo, pelo menos de forma gradual e parcial, por biocombustíveis: cana de açucar, algas, biogás (possibilita também extracção de H2). O que se está a ver é que temos de diversificar as proveniências da energia por nós consumida e isso é muito bom porque deixa de haver monopólio!!!
            Está tudo, menos provado! Aliás, é por muitos pensarem desta maneira que chegámos a esta crise nos preços dos bens alimentares!
            Editado pela última vez por Motronic; 30 May 2008, 11:05.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
              Estudos sobre o quê? A eficiência dos motores? Foram precisos estudos há 10 anos para perceber o obvio?
              Devias esforçar-te um pouco mais para perceber a informação, em vez de te limitares a "responder para contrariar".

              Os estudos não se referem obviamente à má eficiência dos motores de explosão/combustão, mas sim ao consumo de petróleo directamente pelos automóveis convencionais e indirectamente pelos eléctricos.
              O consumo seria muito inferior na segunda opção

              Caso contrátrio, não tinha perguntado! É que vêm para aqui defender que o que interessa é manter a dependência do petróleo. Se investem noutras fonters de energia, estão-vos a contrariar as expectativas.
              O petróleo não é uma fonte inesgotável de lucro.
              Óbvio que nenhuma petrolífera quer perder poder económico. ...estamos a falar das maiores e mais poderosas empresas do mundo, empresas que facturam mais do que o PIB de muitos países.

              Se o dinheiro vai deixar de entrar por um lado, é bom que continue a entrar por outro.

              Michael

              Comentário


                Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                Devias esforçar-te um pouco mais para perceber a informação, em vez de te limitares a "responder para contrariar".

                Os estudos não se referem obviamente à má eficiência dos motores de explosão/combustão, mas sim ao consumo de petróleo directamente pelos automóveis convencionais e indirectamente pelos eléctricos.
                O consumo seria muito inferior na segunda opção
                Obviamente! E depois? O petróleo é usado só por automóveis?

                Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                O petróleo não é uma fonte inesgotável de lucro.
                Óbvio que nenhuma petrolífera quer perder poder económico. ...estamos a falar das maiores e mais poderosas empresas do mundo, empresas que facturam mais do que o PIB de muitos países.

                Se o dinheiro vai deixar de entrar por um lado, é bom que continue a entrar por outro.
                Evidente! A questão é: estão a impedir a investigação, ou estão a promovê-la?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                  Obviamente! E depois? O petróleo é usado só por automóveis?


                  Evidente! A questão é: estão a impedir a investigação, ou estão a promovê-la?
                  Motronic

                  És uma boa pessoa, tens bom coração e acreditas nas pessoas e na boa vontade delas.

                  Cada vez mais existem menos pessoas assim.

                  Comentário


                    Devem ter sido os obscuros poderes da indústria petrolífera que lideraram o famoso NÃO AO NUCLEAR!
                    As grandes corporações do petróleo existem pura e simplesmente porque o Mundo está dependente do petróleo como fonte de energia, e não porque dominam a politica mundial.
                    E a tal transição já começou há muitos anos com os mais variados esboços, projectos, protótipos e mais recentemente com soluções aparentemente viáveis em termos de custo/utilização.
                    Neste momento julgo estarmos a chegar á fase de implementação que vai obrigar a compromissos/investimentos públicos como é o caso da Califórnia e Israel.
                    Neste ultimo ponto ponto Portugal vai ficar para trás, de certeza...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                      Motronic

                      És uma boa pessoa, tens bom coração e acreditas nas pessoas e na boa vontade delas.

                      Cada vez mais existem menos pessoas assim.
                      Obrigado! Mas não tem nada a ver com acreditar nas pessoas.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                        Obrigado! Mas não tem nada a ver com acreditar nas pessoas.
                        OK, tudo bem...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                          Já tenho lido bastante sobre isso. A questão é: onde as posso comprar, e por quanto?

                          Ninguém disse o contrário. Mas serão necessárias muitas mais centrais para substituír o petróleo.
                          Estão em desenvolvimento, pois parece-me que ultimamente a investigação a nível de baterias caminha de forma galopante...

                          Venham então mais centrais... acho que vale bem o trade off... assim como torres eólicas, mecanismos para aproveitar a energia das ondas, energia solar...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                            É um bocado (para não dizer totalmente) ridículo, classificar uma dona de casa de mal informada no seu parecer sobre um micro-ondas só porque nada percebe de radiação.
                            Se uma dona de casa apregoar que os micro-ondas podem funcionar com 4 pilhas AA, que podem ser carregadas num minuto, então só posso afirmar que está mal informada.

                            O EV1, com todos os seus defeitos de juventude, todas as suas limitações, foi um sucesso. Dito e demonstrado pelo interesse de quem o teve e utilizou.
                            Isso não é toda a verdade.
                            • Um dos problemas do EV1 teve a ver com o custo. Por alguma razão os carros eram alugados: o seu preço seria tão elevado que ninguém os compraria...
                            • O carro só dava para climas quentes. As baterias perderiam até metade da sua capacidade em climas mais frios
                            • O carro só tinha dois lugares, por isso não serve para 90% dos utilizadores como afirmas..

                            Mas não penses que sou contra os carros eléctricos. Aliás, tenho a certeza que brevemente teremos propostas realmente aliciantes, muito melhores que o EV1. Mas preparem-se: os preços vão ser muito elevados, pois a bateria vai ser caríssima.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Se uma dona de casa apregoar que os micro-ondas podem funcionar com 4 pilhas AA, que podem ser carregadas num minuto, então só posso afirmar que está mal informada.

                              Isso não é toda a verdade.
                              • Um dos problemas do EV1 teve a ver com o custo. Por alguma razão os carros eram alugados: o seu preço seria tão elevado que ninguém os compraria...
                              • O carro só dava para climas quentes. As baterias perderiam até metade da sua capacidade em climas mais frios
                              • O carro só tinha dois lugares, por isso não serve para 90% dos utilizadores como afirmas..

                              Mas não penses que sou contra os carros eléctricos. Aliás, tenho a certeza que brevemente teremos propostas realmente aliciantes, muito melhores que o EV1. Mas preparem-se: os preços vão ser muito elevados, pois a bateria vai ser caríssima.
                              A questão do micro ondas foi referida em termos de comparação a nível de satisfação.
                              Os utizadores do EV1 estavam satisfeitos, sem saber a tecnologia que estava por detrás do projecto. Ou seja, estavam satisfeitos com o resultado.

                              Os carros eram alugados porque ainda estavam numa fase experimental e de análise. Não é à toa que todos os queriam comprar depois de o terem experimentado. Por aquilo que me recordo, a produção em massa tornaria o carro acessível. Basta ver a redução de componentes mecânicos que teria...
                              Se tinha dois lugares, foi porque o projecto nasceu assim. O smart também tem dois lugares, assim como os comerciais, e proliferam nas nossas ruas como cogumelos.
                              As baterias estão a baixar de preço a olhos vistos. Basta ver as baterias de lítio...

                              A exemplo de outro tópico, gostava de referir o Chrysler Turbine, que à semelhança do EV1, também foi "fornecido" a diversos utilizadores para testes. As últimas unidades já estavam bastante desenvolvidas e os problemas era praticamente inexistentes, e todos gostavam imenso do carro. No entanto foi resgatado e destruído.
                              Porquê? Porque era capaz de queimar qualquer tipo de combustível...

                              Comentário


                                Desonestidade

                                Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                Tu és o rei dos treinadores de bancada! Se pesquisasses tão bem como falas...

                                Lê isto: http://en.wikipedia.org/wiki/NanoSafe
                                E tu, embora bem intencionado, além de revelares ignorância mostras também laivos de desonestidade intelectual.

                                Estávamos a falar dos tempos de carga da bateria do EV1 e tu trazes para aqui os dados de outra bateria, que não tem nada a ver com o que estávamos a discutir?

                                Estes tipos fabricaram uma bateria que se recarrega em minutos! E isso já foi confirmado por uma empresa externa. E já estão em parcerias com fabricantes automóveis. O que vale é que eles não te ouviram primeiro, mais os teus "impossíveis" e "qualquer um que sabe de electricidade..."!
                                Sem dúvida que estas baterias são o futuro. Eu próprio já o afirmei neste tópico, mas tu deves andar distraído.

                                Originalmente Colocado por eu;
                                Tenho poucas dúvidas que num futuro próximo teremos uma grande oferta de veículos eléctricos.

                                O último grande obstáculo (as baterias) está a ser removido a pouco e pouco. As novas baterias de iões de lítio com nanotecnologia prometem grande capacidade e longevidade e acima de tudo uma carga rápida.
                                Sem dúvida que vão ser mais rápidas a carregar, em estações especiais de carregamento, porque em casa vai sempre demorar horas.

                                Mas há outro problema para resolver: o custo! Por acaso sabes qual é o preço destas baterias?

                                Cerca de 2 dólares por Wh. Isso significa que uma bateria com a mesma capacidade da do EV1 (24,6 KWh) custaria... 50000 dólares

                                Aliás, aconselho-vos a ver os preços dos carros eléctricos disponíveis no mercado. Por exemplo, o Tesla custa mais de 100000 dólares.

                                Vá... comprem !!!
                                Editado pela última vez por eu; 30 May 2008, 13:21.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                  Voltando ao carro elétrico...

                                  No dia em que se resolverem os problemas das baterias, que são vários, imaginem ter um carro com uma utilização do espaço mais racional, menos peso e menos uso de matérias primas, porque os elementos necessários estarão no sítio onde são precisos e ligados por fios elétricos.

                                  Imaginem um carro sem o motor, radiadores, escapes e essas porras todas.

                                  Só por isso, valeria a pena.
                                  Foi por isso tudo que se viraram para as células de combustível. O motor é eléctrico, o funcionamento é em tudo igual a um carro eléctrico, só que em vez dos problemas das baterias enche-se o tanque de hidrogénio e a célula de combustível trata de converter esse hidrogénio em electricidade.

                                  A sua manutenção é mínima, tem uma autonomia considerável, uma velocidade máxima superior à maioria dos carros que circulam nas nossas estradas e enche-se comodamente em 5 minutos.

                                  Têm aqui um vídeo do FCX...
                                  http://www.jaylenosgarage.com/video/...tml?vid=205255

                                  E tentem perceber que carros eléctricos e híbridos já existem à mais de 100 anos, só que uns não são viáveis para uso diário, outros eram demasiado caros e não faziam sentido na altura.

                                  Comentário


                                    Hoje em dia nos hibridos servem para dar apoio ao motor convencional. Penso que na fase de transição,verdadeiramente dita, acontecera o inverso.

                                    Hoje em dia esta provado por diversos exemplos(evolução da tecnologia na area da medicina,da informatica,da eletronica,ect) que o unico factor impossivel de contornar é a parte quantica, em termos de tamanho/peso.

                                    Quando se fala que os carros electricos, nos moldes que se falou, nao satisfazerem 100% das necessidades ate pode ser verdade,mas o objectivo nao é esse. Alias a gasolina ou o gasoleo tambem nao satisfaz.

                                    Penso que no futuro nao havera uma tecnologia claramente dominadora,mas sim uma diversificaçao de tecnologias para cada necessidade.

                                    A 3º geraçao de paineis fotovoltaicos(entramos a pouco tempo na 2º), que vai fazer perder o sentido de lhe chamar painel, pode ajudar neste campo uma vez que sao extremamente finos/leves(tipo "folha"),flexiveis, muito mais rentaveis.
                                    Por exemplo no tejadilho de um carro pode ter o mesmo papel que tem hoje as baterias nos hibridos. (lembrem-se que a Alemanha é dos maiores produtores de energia solar e tem o clima que tem).

                                    À 50 anos atras pensava-se que os computadores de hoje em dia seriam semelhantes ao painel de um barco, hoje sabemos que essa projecçao esta totalmente errada.

                                    Falou-se no custo do Tesla,mas quanto custa um equivalente a gasolina?
                                    A produçao em escala faz baixar drasticamente o custo do produto.
                                    Editado pela última vez por xpto_brr; 01 June 2008, 15:18.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por xpto_brr Ver Post
                                      Hoje em dia nos hibridos servem para dar apoio ao motor convencional. Penso que na fase de transição,verdadeiramente dita, acontecera o inverso.
                                      O Volt, da GM, já utiliza essa estratégia. Só falta mesmo o desenvolvimento final da bateria...

                                      Por exemplo no tejadilho de um carro pode ter o mesmo papel que tem hoje as baterias nos hibridos. (lembrem-se que a Alemanha é dos maiores produtores de energia solar e tem o clima que tem).
                                      Um desses paineis, na situação ideal, gerará no máximo uns 300 W (nem chega a meio cavalo), pelo que é quase irrelevante.

                                      A produçao em escala faz baixar drasticamente o custo do produto.
                                      Lá chegaremos, mas para já ainda não existe produção em massa.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        O Volt, da GM, já utiliza essa estratégia. Só falta mesmo o desenvolvimento final da bateria...

                                        Um desses paineis, na situação ideal, gerará no máximo uns 300 W (nem chega a meio cavalo), pelo que é quase irrelevante.

                                        O que chama uma situação ideal?

                                        Lá chegaremos, mas para já ainda não existe produção em massa.
                                        Que novidade..

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          O Volt, da GM, já utiliza essa estratégia. Só falta mesmo o desenvolvimento final da bateria...

                                          Um desses paineis, na situação ideal, gerará no máximo uns 300 W (nem chega a meio cavalo), pelo que é quase irrelevante.

                                          Lá chegaremos, mas para já ainda não existe produção em massa.
                                          O que chama uma situação ideal?esta a falar da actual geraçao?

                                          Que nao existe em produção em massa sabemos nos..novidade.

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                                            Originalmente Colocado por xpto_brr Ver Post
                                            O que chama uma situação ideal?esta a falar da actual geraçao?

                                            Que nao existe em produção em massa sabemos nos..novidade.
                                            A situação ideal é usando painéis de elevada eficiência, céu limpo e sol quase na vertical. E tudo isto não gera sequer... meio cavalo.

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                                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                              Basta que a procura cresça, face à capacidade de extracção, para que os preços subam.


                                              Está tudo, menos provado! Aliás, é por muitos pensarem desta maneira que chegámos a esta crise nos preços dos bens alimentares!
                                              Tens de me explicar o que não compreendeste do q disse acerca da cana de açucar, algas e biogás...pq se bem q o primeiro ainda é utilizado para alimentação mas não é essencial, eu não como nenhum dos outros!!! Atenção q eu não referi milho, soja, etc., pq também esses estão a ser alvo de especulação.
                                              E existem alternativas mais q provadas ao petróleo, como fizeram os alemães na II Guerra Mundial face à escassez de conbustível? (googla Fischer-Tropsch).

                                              No meu ponto de vista, os combustíveis serão uma alternativa até à maturação dos carros puramente eléctricos, digamos q uma geração 2.5 até entrar a 3ª

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                                                Gostei de Lêr isto.

                                                http://www.gee.ie.ufrj.br/publicacoe...tec_madura.pdf

                                                Não fazia ideia.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  A situação ideal é usando painéis de elevada eficiência, céu limpo e sol quase na vertical. E tudo isto não gera sequer... meio cavalo.
                                                  Que interessa o cavalo, para comer palha .

                                                  Num dia normal o sol emite entre 1000-1300 watts por m2, com os painéis de 2ª geração apenas é possivel captar até ao máximo de 17 % dessa energia, o que dá cerca 170 watts por m2, na verdade os actuais painéis solares tem potências entre 130-150 watts por m2, não sei a área de um tejadilho normal de um carro, mas penso que terá no mínimo 3 m2, o que com painéis actuais e ao sol dar cerca de 420 watts por hora de Sol, ora bem sabendo que a média diária de sol em Portugal é de 5-6 horas de Sol por dia, este numero inclue os dias sem Sol, a chover, etc, portanto num dia o carrito podia carregar até 2520 watts, pode parecer pouco, mas lembrem-se que o Tesla, um desportivo tem um consumo de 110 watts por km, portanto o tesla ao Sol num dia carregava para 22 kms, durante um ano para cerca de 7800 kms.

                                                  Dá que pensar, para já não se paga taxa de uso do Sol, mas quem sabe um dia.

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                                                    Que contas tão optimistas Era bom que fosse assim, era

                                                    Vamos lá a alguns factos:
                                                    • Os tejadilhos normalmente não têm 3 m2;
                                                    • O Tesla não gasta 110 Wh por cada Km (ler este teste) mas sim... 192 Wh por cada Km;
                                                    • Essa eficiência dos painéis solares só se consegue com céu limpo , com o sol a pino (entre as 11H00 e as 14H00 mais ou menos) e se eles estiverem directamente orientados para o sol, o que não é o caso.
                                                    • Nas tuas contas, esqueceste-te de entrar em linha de conta com a eficiência de carga da bateria, que como sabes (ou devias saber) está longe de 100%. Ou seja, por cada 100 Wh gerados pelo painel, a bateria só irá acumular uns 70 Wh.
                                                    Com todos estes factores ponderados, se conseguires carregar a bateria para uns 4 ou 5 Km já estás com sorte.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                      Que contas tão optimistas Era bom que fosse assim, era

                                                      Vamos lá a alguns factos:
                                                      • Os tejadilhos normalmente não têm 3 m2;
                                                      • O Tesla não gasta 110 Wh por cada Km (ler este teste) mas sim... 192 Wh por cada Km;
                                                      • Essa eficiência dos painéis solares só se consegue com céu limpo , com o sol a pino (entre as 11H00 e as 14H00 mais ou menos) e se eles estiverem directamente orientados para o sol, o que não é o caso.
                                                      • Nas tuas contas, esqueceste-te de entrar em linha de conta com a eficiência de carga da bateria, que como sabes (ou devias saber) está longe de 100%. Ou seja, por cada 100 Wh gerados pelo painel, a bateria só irá acumular uns 70 Wh.
                                                      Com todos estes factores ponderados, se conseguires carregar a bateria para uns 4 ou 5 Km já estás com sorte.

                                                      São optimas sim, mas não estão longe da verdade como dizes, repara

                                                      -Tive a medir o tejadilho do meu pequeno carro e tem 1.40 * 1.2 = 1.68 m2, incluindo o capô fica com mais 0.90 * 1.2 = 1.08 m2, portanto soma 1.68 + 1.08 = 2.76 m2 para apenas um Corsa que não consumia tanto como um Tesla Roadster.

                                                      - O valor tirei da página da Tesla onde fazem comparações com outro veículos, mesmo assumindo esse a coisa não é assim tão má.

                                                      Portanto e apenas com 5 horas de sol; 5 h* 3 m2* 140 w = 2100 / 192 = 10.93 Kms

                                                      Lê novamente o post que fiz, eu disse 5-6 horas de Sol por dia, este valor já é o numero efectivo de horas de sol diárias, já foi descontado as horas em que não à Sol, chuva, e outros precauços.

                                                      - Como tu sabes ou devias saber as baterias deste carro é de Litio e não de chumbo como tu queres crer, as baterias de litio têm eficiências de carga na ordem dos 95-98 %.


                                                      Mas isto tudo sao apenas contas, não sei se já viram uma pequena carrinha eléctrica que existe cá em Portugal, foi modificada pelo dono e levou 2.5 m2 de paineis, segundo a noticia que me lembro de ver na TV, os paineis eram o suficiente para ela circular durante um dia normal, diziam eles que faziam uma média de 20 km diários.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                                        -Tive a medir o tejadilho do meu pequeno carro e tem 1.40 * 1.2 = 1.68 m2, incluindo o capô fica com mais 0.90 * 1.2 = 1.08 m2, portanto soma 1.68 + 1.08 = 2.76 m2 para apenas um Corsa que não consumia tanto como um Tesla Roadster.
                                                        Mas queres por um painel também no capot? Não sei se será boa ideia, devido ao calor do motor, vibrações e outros perigos (projecções de pedras, etc).

                                                        - O valor tirei da página da Tesla onde fazem comparações com outro veículos, mesmo assumindo esse a coisa não é assim tão má.
                                                        Pois, mas eles já corrigiram esse valor...

                                                        Portanto e apenas com 5 horas de sol; 5 h* 3 m2* 140 w = 2100 / 192 = 10.93 Kms
                                                        Isso, se usares também o capot e se tiveres os paineis sempre orientados para o sol. Como vais orientar os painéis para o sol? Inclinas o carro ??

                                                        Tu estás a ignorar um facto importante: um painel solar de 150W, por exemplo, só te dá a potência máxima (os 150 W) no pico da radiação solar e se ele estiver directamente orientado para o sol.
                                                        • Fora desse período a potência é muito menor;
                                                        • Se o painel não estiver orientado para o sol, a potência é muito menor;
                                                        Como tu sabes ou devias saber as baterias deste carro é de Litio e não de chumbo como tu queres crer, as baterias de litio têm eficiências de carga na ordem dos 95-98 %.
                                                        Era bom, era... elas aquecem tanto a carregar que até têm que ser refrigeradas. Esse calor é energia eléctrica desperdiçada...

                                                        No caso do Tesla, a eficiência de carregamento é de 86%, como podes ver por este documento da própria Tesla.

                                                        Mas isto tudo sao apenas contas, não sei se já viram uma pequena carrinha eléctrica que existe cá em Portugal, foi modificada pelo dono e levou 2.5 m2 de paineis, segundo a noticia que me lembro de ver na TV, os paineis eram o suficiente para ela circular durante um dia normal, diziam eles que faziam uma média de 20 km diários.
                                                        Gostava de ter dados concretos, mas isso parece-me muito difícil... é fácil chegar à TV e dizer maravilhas, mas os factos normalmente são bem diferentes dessas maravilhas.

                                                        PS: sou um apologista dos carros eléctricos, mas... com os pés bem assentes na terra

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                          E existem alternativas mais q provadas ao petróleo, como fizeram os alemães na II Guerra Mundial face à escassez de conbustível? (googla Fischer-Tropsch).
                                                          gasogenio.jpg

                                                          É verdade sim senhor.

                                                          Ao ver esta imagem não posso deixar de me rir ao lembrar do "não ponho GPL no carro porque o autocolante fica feio...".

                                                          Mas o gás de síntese/gás pobre era uma alternativa muito fraca em termos de rendimento, utilizada como último recurso.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                            [ATTACH]43214[/ATTACH]

                                                            É verdade sim senhor.

                                                            Ao ver esta imagem não posso deixar de me rir ao lembrar do "não ponho GPL no carro porque o autocolante fica feio...".

                                                            Mas o gás de síntese/gás pobre era uma alternativa muito fraca em termos de rendimento, utilizada como último recurso.
                                                            Que parachoques tão alto!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                              Mas queres por um painel também no capot? Não sei se será boa ideia, devido ao calor do motor, vibrações e outros perigos (projecções de pedras, etc).
                                                              Calor motor ???????????
                                                              Vibrações e outros perigos, as células nos paineis estão protegidas por uma espécie de vidro com cerca de 3 mm.


                                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                              Pois, mas eles já corrigiram esse valor...

                                                              Isso, se usares também o capot e se tiveres os paineis sempre orientados para o sol. Como vais orientar os painéis para o sol? Inclinas o carro ??

                                                              Tu estás a ignorar um facto importante: um painel solar de 150W, por exemplo, só te dá a potência máxima (os 150 W) no pico da radiação solar e se ele estiver directamente orientado para o sol.
                                                              • Fora desse período a potência é muito menor;
                                                              • Se o painel não estiver orientado para o sol, a potência é muito menor;
                                                              Claro não é tão eficiente, é como os consumos dos veículos, dizem ser de 4.5 l e na verdade é de 5 l ou mais.
                                                              Isto é apenas um cálculo, além do mais os véiculos não vão andar sempre ao Sol entre outros factores, mas espero que com a próxima geração de paineis solares que são muito mais eficientes, este facto passa a ter muita viabilidade, e o carro pode ter a cor normal, porque os paineis de facto são uma tinta.
                                                              Mesmo assim podes ter sempre um conjunto de paineis em casa virados para o Sol para aproveitar, é caro, mas paga-se com o tempo.

                                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                              Era bom, era... elas aquecem tanto a carregar que até têm que ser refrigeradas. Esse calor é energia eléctrica desperdiçada...

                                                              No caso do Tesla, a eficiência de carregamento é de 86%, como podes ver por este documento da própria Tesla.

                                                              Gostava de ter dados concretos, mas isso parece-me muito difícil... é fácil chegar à TV e dizer maravilhas, mas os factos normalmente são bem diferentes dessas maravilhas.
                                                              Viste mal o documento, vê novamente ;
                                                              The energy cycle (charging and then discharging) of the lithium-ion batteries in the Tesla Roadster is about 86%
                                                              efficient.8 This means that for every 100 mega-joules of electricity used to charge such a battery, only 86 megajoules
                                                              of electricity are available from the battery to power the car’s motor. Thus, the “electrical-outlet-to-wheel”
                                                              energy efficiency of the Tesla Roadster is 2.53 km/MJ x 86% = 2.18 km/MJ.
                                                              Portanto os 86 % são a eficiência total da bateria, e atenção que as baterias do Tesla são as antigas baterias de lítio, se utilizar entretanto as novas e mais baratas baterias de Ferro Litio então esse numero aumenta para 95 %.

                                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                              PS: sou um apologista dos carros eléctricos, mas... com os pés bem assentes na terra
                                                              Eu também sou, também vejo alguns problemas, mas tento não trocar as coisas como muita gente faz.

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