Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro eléctrico? Já em Portugal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Isto é tudo uma cabala das petrolíferas!

    Por exemplo, um tio de um amigo de um conhecido meu disse que há 15 anos atrás foi desenvolvido um novo tipo de motor diesel que aliava um turbo compressor com injecção directa a alta pressão.

    Este tipo de motor, se continuasse a ser desenvolvido, poderia permitir que hoje em dia um BMW série 3 tivesse um motor turbodiesel de 2 L com uns 170 cv e gastasse apenas 5 litros aos 100 !!!

    O problema é que estes motores tão poupados não interessavam nada às petrolíferas e o desenvolvimento destes motores foi abafado misteriosamente.

    Estas malditas companhias travam todo e qualquer desenvolvimento que reduza o consumo de combustível...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Este tipo de motor, se continuasse a ser desenvolvido, poderia permitir que hoje em dia um BMW série 3 tivesse um motor turbodiesel de 2 L com uns 170 cv e gastasse apenas 5 litros aos 100 !!!
      O mesmo documentário, refere que também nós, os consumidores somos culpados pela falta de desenvolvimento do mercado de veículos eléctricos. ...e um das razões é porque achamos que motores como o que referes, são o supra-sumo da eficiência e economia.

      Michael

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
        Ainda não existia EV1 e já existiam bem aqui perto vários 106 e AX eléctricos, isto em 1993!

        Aliás se não estou em erro existem cá em Portugal um 106, um Saxo e um Twingo, todos eles eléctricos, sei que o 106 na altura custava 12.000 Euros.
        Eu lembro-me do 106. E junta um Cinquecento ao leque.

        Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
        Também à 10 anos atrás (altura do EV1) já existiam em Portugal casas com electricidade gerada a partir de energia solar com várias baterias para armazenar toda essa energia.

        Agora, queres saber porque é que os carros " a baterias" não funcionam por si só? Primeiro precisas do carro imobilizado bastante tempo para o carregar, depois com uma carga completa fazes cerca de 200km. Isto é óptimo se morares a 50km do emprego e tiveres garagem com tomada.
        Ou seja, não satisfaz 100% da população, mas satisfaz bem mais de metade das necessidades da população. Não há nenhum produto que sirva para todos, não estás a apontar nada de novo. Mas METADE já é uma redução brutal na poluição média de uma cidade, onde acredito que 90% dos carros entram para fazer trajectos menores de 50km.

        Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
        Agora, queres fazer mais do que 200km estás tramado, não podes parar e abastecer, tens que imobilizar a viatura por um longo periodo de tempo. Não tens garagem? Então tás tramado, precisas de ter um lugar à porta de casa e mesmo assim eu não sei se dormia descansado com uma tomada a sair-me da janela ou da porta de casa para o carregar. Agora multiplica isto por milhares de pessoas, era uma confusão de extensões na rua desgraçada, nem quero falar dos perigos que isto acarreta.
        É tal e qual o documentário do "Oil Crash". Daqui a 50, 60 anos também vai ser impossível poderes viajar de avião. O que hoje é possível, cómodo e relativamente acessível, daqui a 50 anos vai ser impossível. Nestes tempos vais ter que perceber que a tua qualidade de vida vai ser atingida, de uma forma ou de outra; exigires que a tua qualidade de vida não desça é uma ilusão.

        Podes perfeitamente ter um carro elétrico para as tuas necessidades mais próximas, enquanto que para deslocações mais longas podes usar autocarros e comboios. A escassez de petróleo a isso o vai obrigar.

        Além de que, acredito piamente que daqui a 5 anos teremos baterias bem mais potentes e com maior velocidade de carga. A Nissan vai lançar uma empilhadora que já tem uma dessas baterias.

        Quanto ao facto de haver poucos edifícios com garagens, isso só se deve ao atraso de mentalidades dos arquitectos e construtores portugueses. Ficarias pasmado com a quantidade de edifícios que ainda se constrói em Portugal e que não estão preparados para aguentar sismos... isso não pode ser desculpa.

        Quanto às tomadas, o programa da Califórnia sobre o carro eléctrico também previa postos de abastecimento eléctrico. Não acho que seja um bicho de 7 cabeças.

        Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
        Mas, e agora não me leves a mal, porque é que converteste o teu carro para GPL? Se estes factores não te incomodam podias muito bem ter comprado um eléctrico ou então um carro a gás natural, este ainda o podes encher em alguns pontos do país, tem mais autonomia e performances e também o podes encher em casa.
        Converti por causa obviamente do custo da gasolina. E digo-te mais: comprava agora um carro elétrico se estivesse à venda!
        Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
        As baterias por si só nunca evoluiram muito, aliás o primeiro carro a passar os 100km/h era eléctrico. Os carros com células de combustível (hidrogénio) também são eléctricos, só que em vez de várias baterias têm um reservatório que podes encher em 5 minutos.

        Em relação aos telemóveis e outros na realidade o que tem vindo a reduzir é o consumo de energia e o tamanho da bateria, não é a capacidade das baterias que aumenta. E se uma bateria de 750mAh já demora cerca de 2 horas a carregar totalmente, imagina uma bateria superior. E se eu, para dar arranque ao carro e ter os acessórios preciso de uma bateria de 80Ah, imagina quantas destas não necessito para meter o carro a andar.
        Não é bem assim, desculpa lá, a diferença de potencial tem uma palavra. Tu carregas o teu telemóvel com 12 volts, e de certeza que não é com 12 volts que vais carregar um carro...
        220 volts já é uma ddp muito significativa.

        Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
        Já tinha lido... bom post.

        Só para terminar:

        Se daqui a três anos tivermos gasolina a 3 euros o litro, e se houver uma alternativa de usar um carro elétrico com autonomia de 200km, mas com uma pilha que demore a carregar 2 horas, o que é que vocês escolhiam, numa viagem Porto-Lisboa:
        1 - Pagar cerca de 45 euros em gasolina para fazer a viagem em 3 horas? ou
        2 - Fazer a viagem em 4 horas, esperar 2 horas a carregar a meio, e fazer o trajecto só a eléctrico?

        Este exemplo é só para ilustrar que:
        - Se respondes-te 1, é só aumentar mais o preço da gasolina até responderes 2.
        - Se responderes 2, é porque já estás preparado para o inevitável: há-de chegar uma altura em que todos nós temos de perceber que a qualidade de vida que se tem hoje não vai voltar a existir.
        Editado pela última vez por PortuguesAoVolante; 29 May 2008, 17:03.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
          Não é bem assim, desculpa lá, a diferença de potencial tem uma palavra. Tu carregas o teu telemóvel com 12 volts, e de certeza que não é com 12 volts que vais carregar um carro...
          220 volts já é uma ddp muito significativa.
          A carga das baterias vai sempre demorar muito tempo. Este é um problema difícil de contornar, e vou-to demonstrar com umas contas simples:

          Ora bem, assumindo que na maior parte das casas, a corrente máxima são 30 A, e que desses 30 podemos aproveitar 15 para carregar o carro (o resto vai para os electrodomésticos, etc), isso dá-nos uma potência de carga aproximada de 30*220 = 6,6 KW

          Ora, para carregar totalmente uma bateria de 50 KWh de capacidade (um valor típico num carro eléctrico), assumindo um factor de perdas de 30% (sim, perde-se muita energia na carga), demorávamos:

          50*1.3/6.6 = 10 horas

          Isto só será viável para viagens curtas, em que se deixa o carro a carregar durante a noite.

          As boas notícias é que isto custaria, assumindo tarifa bi-horária e carregamento durante a noite:

          0.06 * 50 * 1.3 = cerca de 4 euros

          Se vendessem um carro com estas características, a um preço razoável e com uma bateria durável, podes crer que comprava, mas sempre como segundo carro e para as viagens curtas.

          Ora como 50 KWh devem chegar para 200... 250 Km, o "combustível" ficaria a cerca de 1,6 euros por cada 100 KM

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            A carga das baterias vai sempre demorar muito tempo. Este é um problema difícil de contornar, e vou-to demonstrar com umas contas simples:

            Ora bem, assumindo que na maior parte das casas, a corrente máxima são 30 A, e que desses 30 podemos aproveitar 15 para carregar o carro (o resto vai para os electrodomésticos, etc), isso dá-nos uma potência de carga aproximada de 30*220 = 6,6 KW

            Ora, para carregar totalmente uma bateria de 50 KWh de capacidade (um valor típico num carro eléctrico), assumindo um factor de perdas de 30% (sim, perde-se muita energia na carga), demorávamos:

            50*1.3/6.6 = 10 horas

            Isto só será viável para viagens curtas, em que se deixa o carro a carregar durante a noite.

            As boas notícias é que isto custaria, assumindo tarifa bi-horária e carregamento durante a noite:

            0.06 * 50 * 1.3 = cerca de 4 euros

            Se vendessem um carro com estas características, a um preço razoável e com uma bateria durável, podes crer que comprava, mas sempre como segundo carro e para as viagens curtas.

            Ora como 50 KWh devem chegar para 200... 250 Km, o "combustível" ficaria a cerca de 1,6 euros por cada 100 KM
            A sério?

            Trechos da página do EV1 da Wikipédia, e desta página sobre os carregadores, em http://www.eanet.com/kodama/ev1/chargers.htm:

            Dogma 1: os carros elétricos são lentos...
            The EV1 could accelerate from 0–60 mph (0–100 km/h) in the eight-second range and from 0–50 mph (0–80 km/h) in 6.3 seconds.[35] The car's top speed was electronically limited to 80 mph (130 km/h).
            Chega 130km/h? Claro que chega!




            The home charger installation (required for "fast recharge") was about 1.5 ft×2 ft×5 ft (0.5 m×0.6 m×1.5 m) with integrated heatsinks and resembled a gasoline pump. Charging was entirely inductive, and accomplished by placing a Magne Charge paddle in the front port of the EV1, although GM also offered a convenience charger (120 VAC) that could be used with any standard North American receptacle to slow charge the battery pack.
            Há carregadores para 220V e 120V.
            Dogma 2: Demoram uma eternidade a carregar....
            Charging time is nominally 3 hours, but the charger has a mind of its own and will often take over 4 hours. I presume it is tweaking the batteries to keep their charge capacity at a maximum.

            Desculpa lá, mas prefiro confiar mais na experiência de um antigo utilizador de um EV1 do que nas tuas contas.

            Dogma 3: custo da electricidade.
            Fuel costs can be estimated as follows: this article states the nickel-metal hydride batteries held 26.4 kilowatt-hours (kWh) of energy. According to the Wikipedia article on Electricity retailing, the average cost of electricity is approximately US $0.106 per kWh. Therefore it would cost 26.4 x US$0.106 or US$2.80 to fully charge the batteries, neglecting any losses in the charging system. The range of the vehicle was 75-150 miles, so it could travel approximately 100 miles at an electric cost of US $2.80. If gasoline costs US$2 per gallon and a similar car gets 30 miles per gallon, then gasoline fuel costs are US$6.67 to travel 100 miles. The electric "fuel cost" is approximately 41% of the gasoline fuel cost in this example
            Usa o preço do KW em Portugal, e vês que não são esses 4 euros...


            Só te digo uma coisa: hoje vejo muitos colegas meus a engolirem sapos por causa do GPL. Se não queres engolir sapos com carros eléctricos, é melhor começar a ver dos dois lados. É que, quer querias quer não querias, os carros a gasolina/gasóleo estão acabados. Não sei quando, mas já estão sentenciados. A questão é que há neste momento uma especulação brutal a tentar rentabilizar já ao máximo esse facto, antes que o boom do carro elétrico chegue.
            Editado pela última vez por PortuguesAoVolante; 29 May 2008, 17:25.

            Comentário


              #66
              Correcção:



              45 minutos a 90 minutos a carregar 80% ? Com baterias de tecnologia de há 10 anos atrás? Oh meu deus, o horror, o drama, o desespero!
              Há malta que anda a 180 na A1, e que depois pára na mealhada para esticar as pernas, fazer o xixi, tomar um café e olhar para o jornal! Gastam 30, 40 minutos na boa e isso é algum impedimento?!

              Comentário


                #67
                Bem, eu já aderi aos eléctricos... no radiomodelismo.
                Espero que um dia o faça na vida real.

                Comentário


                  #68






                  No último carro, esteticamente, nem fica mal.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                    Dogma 1: os carros elétricos são lentos...
                    Chega 130km/h? Claro que chega!
                    Claro que não!

                    Comentário


                      #70
                      Pessoal em tempos existiu um tópico no forum a cerca de um TWINGO 100% electrico que era comercializado na Italia.

                      Alguem onde isso para e se de facto foi comercializado, (era excelente para importar) penso eu!!!

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post

                        Desculpa lá, mas prefiro confiar mais na experiência de um antigo utilizador de um EV1 do que nas tuas contas.
                        As contas estão bem feitas. A questão é que foram feitas para baterias de 50 KWh e não para baterias de 24.6 KWh como era o caso do EV1

                        De qualquer maneira digo-vos já algo está errado com esses tempos de carregamento apresentados. Por exemplo, dizem que com um carregador de 6,6 KW (curiosamente o mesmo valor que eu calculei) se consegue carregar 80% da carga máxima em 90 minutos.

                        Ora, mesmo assumindo que não existem perdas na carga (o que é fisicamente impossível), 6,6 KW * 1,5 horas = 9,9 KWh, ou seja, 40% da carga máxima.

                        Conclusão: esses tempos de carga são impossíveis.

                        A matemática e a física, felizmente, ainda não são uma questão de opinião

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          A matemática e a física, felizmente, ainda não são uma questão de opinião
                          Infelizmente, tens um forum inteiro a discordar de ti!

                          Comentário


                            #73
                            O mais engraçado disto tudo é que depois de haver alternativas aos combustíveis fósseis eles irão baixar

                            Comentário


                              #74
                              Ainda não existia EV1 e já existiam bem aqui perto vários 106 e AX eléctricos, isto em 1993!

                              Aliás se não estou em erro existem cá em Portugal um 106, um Saxo e um Twingo, todos eles eléctricos, sei que o 106 na altura custava 12.000 Euros.

                              Também à 10 anos atrás (altura do EV1) já existiam em Portugal casas com electricidade gerada a partir de energia solar com várias baterias para armazenar toda essa energia.
                              Lembro-me e do Cinquecento eléctrico, que já aqui foi referido, e que foi bem apregoado pela imprensa especializada nos princípios dos anos 90 mas praticamente não passou de um protótipo.


                              Agora, queres saber porque é que os carros " a baterias" não funcionam por si só? Primeiro precisas do carro imobilizado bastante tempo para o carregar, depois com uma carga completa fazes cerca de 200km. Isto é óptimo se morares a 50km do emprego e tiveres garagem com tomada.

                              Agora, queres fazer mais do que 200km estás tramado, não podes parar e abastecer, tens que imobilizar a viatura por um longo periodo de tempo. Não tens garagem? Então tás tramado, precisas de ter um lugar à porta de casa e mesmo assim eu não sei se dormia descansado com uma tomada a sair-me da janela ou da porta de casa para o carregar. Agora multiplica isto por milhares de pessoas, era uma confusão de extensões na rua desgraçada, nem quero falar dos perigos que isto acarreta.
                              Estamos a falar sobre o carro eléctrico no ano de 2008 ou seja no princípio do século XXI o que nos faz recordar os primeiros passos da indústria automóvel em 1908, precisamente há 100 anos.

                              Os carros eram as "carruagens sem cavalos" com um motor que se acendia tipo fogareiro, daí o termo chauffer (aquecedor) e com travões de cintas em cabedal.

                              Em 100 anos mudou tudo menos aquela brilhante descoberta da Benzina para locomover o automobile!
                              Não me convencem que não existe tecnologia para se fazer um carro totalmente independente de combustíveis fósseis. O que existe é uma indústria megalómana que envolve tanto mas tanto dinheiro e interesses que se sacrifica o bem comum para a manter, muitas historias ficaram conhecidas outras nem tanto mas como exemplo:

                              Lee Iacocca quando era presidente da GM era completamente contra os airbags até que esse item se tornou um meio de vender mais carros.

                              A Ford americana por razões de custos versus lucro deixou arder centenas de pessoas nos seus Ford Pinto devido a um defeito no desenho dos depósitos.

                              Ver aqui: http://www.huppi.com/kangaroo/Pinto.htm

                              O carro eléctrico tem pouca manutenção, praticamente não tem consumíveis, mudanças de lubrificantes e como tal é pouco lucrativo para as marcas, para os Overlords do petróleo e para os governos, as suas petrolíferas e seus respectivos lacaios (ver a nossa Golp) que não põem em caixa o imposto e IVA sobre esses produtos.

                              Os motores a gasóleo/gasolina são vantajosos do ponto de vista comercial. Afinal se alguém aqui vende máquinas sabe que na manutenção delas é que se vai buscar o dinheiro mais do que nas vendas onde se disputam preços com uma concorrência cada vez mais agressiva.

                              Claro que o "carro verde" acarreta uma revolução igual à que houve do cavalo para o vapor e do vapor para a electricidade e petróleo.

                              Como consequência imediata vão ter de se erguer e modernizar as estações de serviço para terem abastecedores de energia.

                              Este negócio milionário do petróleo tem de acabar mais tarde ou mais cedo, a historia assim nos ensina que tudo são ciclos e períodos que têm um princípio, meio e fim.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por South Dakota Ver Post
                                O mais engraçado disto tudo é que depois de haver alternativas aos combustíveis fósseis eles irão baixar
                                Provavelmente mas em contrapartida aumentará exponencialmente o custo da energia eléctrica o que vai aumentar os preços de todos os bens.

                                O que é verdadeiramente necessário é uma fonte de energia limpa, segura e gratuita mas isso parece-me ser uma utopia.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                  O carro eléctrico tem pouca manutenção, praticamente não tem consumíveis, mudanças de lubrificantes e como tal é pouco lucrativo para as marcas, para os Overlords do petróleo e para os governos, as suas petrolíferas e seus respectivos lacaios (ver a nossa Golp) que não põem em caixa o imposto e IVA sobre esses produtos.
                                  Que cassete !

                                  Não te preocupes que brevemente terás carros eléctricos em abundância. Uma das tecnologias mais promissores é a que combina uma bateria de alta capacidade (para carregar durante a noite) com um motor convencional que é usado para gerar electricidade para os motores eléctricos das rodas.

                                  Assim, nas viagens mais longas pode usar-se o motor convencional. Um dos exemplos desta tecnologia é o Chevrolet Volt:

                                  http://gm-volt.com/


                                  Este carro vai ter uma autonomia de 40 milhas apenas com as baterias, que demoram 3 horas a carregar a 220 V.
                                  Editado pela última vez por eu; 29 May 2008, 19:48.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                    Isto é tudo uma cabala das petrolíferas!

                                    Por exemplo, um tio de um amigo de um conhecido meu disse que há 15 anos atrás foi desenvolvido um novo tipo de motor diesel que aliava um turbo compressor com injecção directa a alta pressão.

                                    Este tipo de motor, se continuasse a ser desenvolvido, poderia permitir que hoje em dia um BMW série 3 tivesse um motor turbodiesel de 2 L com uns 170 cv e gastasse apenas 5 litros aos 100 !!!

                                    O problema é que estes motores tão poupados não interessavam nada às petrolíferas e o desenvolvimento destes motores foi abafado misteriosamente.

                                    Estas malditas companhias travam todo e qualquer desenvolvimento que reduza o consumo de combustível...
                                    Sim, bem hajam as petroliferas que permitiram ter motores turbo diesel de dois litros e muitas centenas de cavalos que gastam quase nada!!!!

                                    Vamos-lhes erguer um altar!!!!




                                    320 Ds a fazer 5 aos 100 ? Em que stuação muito especifica é que fazem isso ?

                                    Não é com certeza a ir e vir todos os dias para o trabalho, transito e afins...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                      320 Ds a fazer 5 aos 100 ? Em que stuação muito especifica é que fazem isso ?
                                      Não fazem porque as petrolíferas obrigaram a BMW a colocar o carro a gastar pelo menos 7 litros

                                      Consumos oficiais do 320 D de 177 cv

                                      Urbano (l/100km) 6
                                      Extra-Urbano (l/100km) 4.1
                                      Combinado (l/100km) 4.8
                                      Editado pela última vez por eu; 29 May 2008, 20:14.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        Que cassete !

                                        Não te preocupes que brevemente terás carros eléctricos em abundância. Uma das tecnologias mais promissores é a que combina uma bateria de alta capacidade (para carregar durante a noite) com um motor convencional que é usado para gerar electricidade para os motores eléctricos das rodas.

                                        Assim, nas viagens mais longas pode usar-se o motor convencional. Um dos exemplos desta tecnologia é o Chevrolet Volt:

                                        http://gm-volt.com/


                                        Este carro vai ter uma autonomia de 40 milhas apenas com as baterias, que demoram 3 horas a carregar a 220 V.
                                        Hum...

                                        Motor convencional e eléctrico ou seja o placebo do costume mais conhecido como híbrido.

                                        Carrego no botão FAST FORWARD >> >> para ver se me contam algo de verdadeiramente surpreendente...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post

                                          Carrego no botão FAST FORWARD >> >> para ver se me contam algo de verdadeiramente surpreendente...
                                          Acho que tens é que carregar no <<<<<< e voltar à escola aprender alguma coisa sobre tecnologia

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Acho que tens é que carregar no <<<<<< e voltar à escola aprender alguma coisa sobre tecnologia
                                            Ya meu!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                              As contas estão bem feitas. A questão é que foram feitas para baterias de 50 KWh e não para baterias de 24.6 KWh como era o caso do EV1

                                              De qualquer maneira digo-vos já algo está errado com esses tempos de carregamento apresentados. Por exemplo, dizem que com um carregador de 6,6 KW (curiosamente o mesmo valor que eu calculei) se consegue carregar 80% da carga máxima em 90 minutos.

                                              Ora, mesmo assumindo que não existem perdas na carga (o que é fisicamente impossível), 6,6 KW * 1,5 horas = 9,9 KWh, ou seja, 40% da carga máxima.

                                              Conclusão: esses tempos de carga são impossíveis.

                                              A matemática e a física, felizmente, ainda não são uma questão de opinião
                                              Não digo que não, e eu gosto deste tipo de raciocínios! Mas então tens de me explicar esta segunda teoria da conspiraçãom, pois não faltam é sítios na web onde apregoam estes valores de carga REAIS para um carro eléctrico REAL feito por utilizadores REAIS.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                Consumos oficiais do 320 D de 177 cv

                                                Urbano (l/100km) 6
                                                Extra-Urbano (l/100km) 4.1
                                                Combinado (l/100km) 4.8
                                                Tenho um colega que tem esse carro, na verdade é carrinha ...deve ser certamente por isso que os consumos 'combinados' dele andam na casa dos 7.


                                                A verdade é que para a indústria do petróleo, é irrelevante se os carros consomem menos, ou muito menos.
                                                ...mais gente no planeta, maior o consumo. A procura do barril continua a aumentar de forma significativa, daí a especulação a que se assiste.

                                                E muito mais fácil classificar estes assuntos como "cassete das teorias da conspiração" do que ler sobre os factos que estão na sua origem e que são do conhecimento público.

                                                ...ou pelo menos de algum público mais interessado, pois a maioria não sabe, não quer saber e afinal é muito mais fácil acreditar que vivemos numa sociedade cheia de boas intenções e que se por acaso a qualidade de vida não é melhor, não é por má distribuição de riqueza, monopólio, exploração, ou lucros despropositados das empresas, nada disso.
                                                O que há, são dificuldades técnicas.

                                                Anjinhos...

                                                Michael

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                  Mas então tens de me explicar esta segunda teoria da conspiraçãom, pois não faltam é sítios na web onde apregoam estes valores de carga REAIS para um carro eléctrico REAL feito por utilizadores REAIS.
                                                  Há muitas explicações possíveis:
                                                  • A bateria que eles usaram já estar parcialmente carregada;
                                                  • Os sistemas indicarem um valor errado de carga;
                                                  • Esses utilizadores estarem a mentir;
                                                  Para quem perceber um mínimo de electricidade, é fácil verificar que essas alegações são falsas.

                                                  Por analogia com água: o que eles afirmam é que têm uma mangueira a debitar 6,6 litros de água por hora e conseguem encher um recipiente de 20 litros numa hora e meia.

                                                  Ora isso é simplesmente impossível!

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    Há muitas explicações possíveis:
                                                    • A bateria que eles usaram já estar parcialmente carregada;
                                                    • Os sistemas indicarem um valor errado de carga;
                                                    • Esses utilizadores estarem a mentir;
                                                    Para quem perceber um mínimo de electricidade, é fácil verificar que essas alegações são falsas.

                                                    Por analogia com água: o que eles afirmam é que têm uma mangueira a debitar 6,6 litros de água por hora e conseguem encher um recipiente de 20 litros numa hora e meia.

                                                    Ora isso é simplesmente impossível!
                                                    Naturalmente que a bateria não começa a carregar do zero, senão iam de reboque para casa.
                                                    A verdade é que há baterias capazes de absorver várias vezes a carga em amperes do valor da sua capacidade. Sim, porque são os amperes da bateria que fazem andar o carro. Tem-se falado da potência, mas a potência tem sempre relação com a voltagem da bateria.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                      Naturalmente que a bateria não começa a carregar do zero, senão iam de reboque para casa.
                                                      Ora porra, se a bateria já tem 50% da carga, claro que conseguem carregá-la até 80% numa hora e meia . Mas a ideia que transparece nessas alegações é que se trata de uma carga a partir do zero.

                                                      A verdade é que há baterias capazes de absorver várias vezes a carga em amperes do valor da sua capacidade. Sim, porque são os amperes da bateria que fazem andar o carro. Tem-se falado da potência, mas a potência tem sempre relação com a voltagem da bateria.
                                                      O problema é que numa instalação doméstica típica não podes usar mais de 30 ampéres

                                                      De qualquer maneira, correntes muito elevadas originam problemas de aquecimento nas baterias. Aliás, existiram alguns problemas deste tipo com o EV1.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                        De qualquer maneira, correntes muito elevadas originam problemas de aquecimento nas baterias. Aliás, existiram alguns problemas deste tipo com o EV1.
                                                        Mas isso também depende da bateria e da capacidade de distribuição da energia no interior da mesma.
                                                        Carregar uma bateria a 10 vezes a capacidade dela parece um exagero, mas de qualquer forma, hoje já se consegue fazer sem problema com algumas baterias.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          nao sei se já levantaram este ponto.....mas normalmente vem à tona (a par da velocidade e de outros pontos)......a questão é a autonomia....uma solução que se não me engano está a ser estudada (acho que li aqui no forum) penso que pela Smart, É implementar um sistema de carregamentos como nós fazemos com as botijas de Gás.....ou seja podemos carregar o carro em casa, mas se estivermos em viagem, é só parar numa bomba de gasolina e trocar a bateria quase descarregada por uma acabada de carregar.....é uma boa solução mas tem 2 problemas na minha perspectiva....primeiro as baterias ao contrario das botijas perdem qualidade e "viciam-se"....segundo ultimamente não confio muito nos senhores das gasolineiras em relação a serem justos nos preços!....

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Normalmente quem alinha nas teorias da conspiração nem é mal intencionado, o mal é que elas afectam a racionalidade.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por jaoquim Ver Post
                                                              Normalmente quem alinha nas teorias da conspiração nem é mal intencionado, o mal é que elas afectam a racionalidade.
                                                              Concordo com a primeira parte, mas não com a segunda.

                                                              As petrolíferas têm lucros suficientes para comprar as políticas que querem quando querem, independentemente da quantidade de políticos que seja necessário corromper ...dinheiro é coisa que não falta.

                                                              ...políticos corruptos?
                                                              Têm razão, claro! É disparate.
                                                              Todos sabemos que não há corrupção na classe política.

                                                              Quem é me pode explicar por exemplo como é que o imbecil do George W Bush chegou onde chegou num país com mais de 300 milhões de habitantes por mais 'toinos' que sejam?
                                                              ...foi por mérito próprio, pois foi. Até nem tem nada a ver com os amigos da indústria petrolífera da qual a sua própria família faz parte. ...A este propósito, há outro documentário que recomendo, este da BBC:
                                                              "Bush, family fortunes"

                                                              A ignorância é uma virtude, essa é que é essa.

                                                              Michael

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X