Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque é que ainda somos cépticos perante os hibridos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
    o a\c não tem qualquer manutenção, pois ele faz o controlo de humidade com o ar exterior, com os flap's de entrada de ar.

    o gaz dos compressores fica lá para sempre, só sai se houver alguma fuga, o sistema é apenas um que pode ser pressurizado pelo compressor electrico, pelo acoplado ao motor ou com os 2, caso seja necessario arrefecer rapidamente o habitáculo, e olha que é mesmo rapidamente, posso-te dizer que um colega meu ficou espantado com o a\c do menino, ele tem um e320cdi.
    Interessante.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
      e a aerodinânica não tem nada a ver? ou achas que os 100cv de um astra dão para os 200 com um cx de 0,30 e os 115cv não dão para um de 0,27 do hch?
      a questão da velocidade maxima a descer foram vocês que levantaram, pois eu quando comprei o meu pensei que não passaria dos 180, até que constactei que já ía a 203 km\h, mais tarde falei com o vendedor e diss-me que cortava a 218 km\h, até o user "honda sales" colocou aqui uma foto na altura. para mim foi uma surpresa embora não faça muito uso dessas velocidades, foi só isto. não pela relação potencia\velocidade, mas pelo nicho de mercado onde se insere.
      a questão é que mesmo com 95cv, consegues tê-los sempre permanentemente, enquanto numa caixa de 6, por exemplo, quando atinjes o pico de potência em 5ª ao passares para a 6ª vais para valores mais baixos de potência, daí haver muitas diferenças entre as caixas.
      Não queiras comparar as perdas de potência entre uma caixa convencional e uma caixa de correias sujeita a derrapagens de tracção.

      Comentário


        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
        Não queiras comparar as perdas de potência entre uma caixa convencional e uma caixa de correias sujeita a derrapagens de tracção.
        não sei quanto perde no escorregamento, a questão é precisamente o que disse aí. se por um lado a cvt perde no escorregamento a caixa manual pode perder por não ir no seu regime optimo, daí a maioria dos de 6 velocidades atingirem a velocidade maxima em 5ª, pois em 6ª não conseguem chegar ao pico maximo de potência.
        mas não acho que essas perdas sejam tão significativas.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
          o a\c não tem qualquer manutenção, pois ele faz o controlo de humidade com o ar exterior, com os flap's de entrada de ar.
          o gaz dos compressores fica lá para sempre, só sai se houver alguma fuga, o sistema é apenas um que pode ser pressurizado pelo compressor electrico, pelo acoplado ao motor ou com os 2, caso seja necessario arrefecer rapidamente o habitáculo, e olha que é mesmo rapidamente, posso-te dizer que um colega meu ficou espantado com o a\c do menino, ele tem um e320cdi.
          Estás a dizer que o gás não precisa nunca de ser recarregado?
          Que gás é que utiliza? O facto do compressor ser eléctrico ou mecânico nada tem a ver com o gás....

          Comentário


            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
            Estás a dizer que o gás não precisa nunca de ser recarregado?
            Que gás é que utiliza? O facto do compressor ser eléctrico ou mecânico nada tem a ver com o gás....

            nunca! e de facto como disse lá para trás o facto de ter 2 compressores nada tem a ver com o gás.
            posso-te dizer que o meu vti era de 1992 e vendi-o em 2006 com as tampinhas de recarrgar o a\c lacradas, e funcionava 5 estrelas, o meu jazz de 2002 também funciona sem qualquer intervenção.
            o ter que recarregar o circuito do a\c é um indicio de uma fuga.
            o tipo de gas penso que é o r134.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
              não sei quanto perde no escorregamento, a questão é precisamente o que disse aí. se por um lado a cvt perde no escorregamento a caixa manual pode perder por não ir no seu regime optimo, daí a maioria dos de 6 velocidades atingirem a velocidade maxima em 5ª, pois em 6ª não conseguem chegar ao pico maximo de potência.
              mas não acho que essas perdas sejam tão significativas.
              São o suficientemente significativas para poucos terem sido os construtores a adoptarem-na.
              O suficiente para na competição terem sido testadas e abandonadas.

              No HCH dá-se menos mal, devido precisamente à regeneração de energia. Numa caixa normal a desmultiplicação é significativa. Na CVT ela coloca uma desmultiplicação muito elevada o que faz com que numa descida, apesar da velocidade que se perde com a regeneração de energia, a CVT tenta compensar da melhor forma. Nesse aspecto funciona muito bem. Já em aceleração motora, as correias apresentam uma muito maior derrapagem do que uma caixa convencional, por rodas dentadas.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                nunca! e de facto como disse lá para trás o facto de ter 2 compressores nada tem a ver com o gás.
                posso-te dizer que o meu vti era de 1992 e vendi-o em 2006 com as tampinhas de recarrgar o a\c lacradas, e funcionava 5 estrelas, o meu jazz de 2002 também funciona sem qualquer intervenção.
                o ter que recarregar o circuito do a\c é um indicio de uma fuga.
                o tipo de gas penso que é o r134.

                Pode não ser bem assim.
                O gás acaba por se gastar em tantos processos de pressurização / despressurização. Há é casos de sistemas com excesso de gás, precisamente para terem maior duração. Por acaso não sabes quanto é a quantidade de gás que o HCH leva?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                  Pode não ser bem assim.
                  O gás acaba por se gastar em tantos processos de pressurização / despressurização. Há é casos de sistemas com excesso de gás, precisamente para terem maior duração. Por acaso não sabes quanto é a quantidade de gás que o HCH leva?
                  não faço ideia da quantidade, de qualquer das maneiras é mesmo assim como digo, o sistema é tal como um frigorifico, só terás que recarregar se houver uma fuga.
                  nos processos de pressurização\despressurização não se gasta qualquer gás, pois o circuito é estanque.
                  há a ideia que se deve recarregar de vez em quando, mas isso é porque há algum problema (fuga).

                  Comentário


                    O a/c e suas caracteristica técnicas é semelhante ao do modelo Accord, Afcivic?

                    Interessante, a total ausência de manutenção.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                      O a/c e suas caracteristica técnicas é semelhante ao do modelo Accord, Afcivic?

                      Interessante, a total ausência de manutenção.
                      no caso do hch é totalmente diferente em termos de pressurização, devido a ter os 2 compressores, mas utiliza o mesmo gás.
                      quanto à manutenção, é como qualquer outro a\c, já alguma vez carregaste o frigorifico? o principio é o mesmo, pressurizas aquece, despressurizas e arrefece, isto num circuito fechado e estanque não deve ter perdas.
                      como disse, o meu vti em 18 anos nunca precisou de ser recarregado, atenção que quanto menos uso derem ao a\c é pior para o sistema, pois as peças moveis (compressor) estão sem lubrificação, por isso nos manuais dos carros com a\c vem lá que devem ser ligados de mês a mês, ou de 2 em 2 meses.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                        no caso do hch é totalmente diferente em termos de pressurização, devido a ter os 2 compressores, mas utiliza o mesmo gás.

                        quanto à manutenção, é como qualquer outro a\c, já alguma vez carregaste o frigorifico? o principio é o mesmo, pressurizas aquece, despressurizas e arrefece, isto num circuito fechado e estanque não deve ter perdas.

                        como disse, o meu vti em 18 anos nunca precisou de ser recarregado, atenção que quanto menos uso derem ao a\c é pior para o sistema, pois as peças moveis (compressor) estão sem lubrificação, por isso nos manuais dos carros com a\c vem lá que devem ser ligados de mês a mês, ou de 2 em 2 meses.
                        Sim.

                        Nem manutenção dos filtros? (odores, poeiras, vida útil do mesmo).

                        A teoria é essa, mas um carro circula em estradas com irregularidades, é sempre possível haver pequeníssimas fugas.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                          Sim.

                          Nem manutenção dos filtros? (odores, poeiras, vida útil do mesmo).

                          A teoria é essa, mas um carro circula em estradas com irregularidades, é sempre possível haver pequeníssimas fugas.
                          é assim, desde que percas gás do a\c o melhor é detectares a fuga, pois o recarregamento é caro (por aqui por viseu anda nos 70€), e volto a repetir que em 18anos de vti com muita esfrega pelo caminho até alguns vôos nunca precisei de recarregar, portanto.....
                          o circuito de gás não precisa de nenhuma manutenção desde que não haja fugas, alguns circuitos têm um filtro de proteção ao compressor, no caso de abrir alguma fuga e no recarregamento entrar lixo, mas não tem qualquer manutenção.
                          os filtros do habitáculo nada têm a ver com o circuito de gás.

                          Comentário




                            tens aqui o exemplo de como funcionam os 2 compressores do hch.

                            de um lado o compressor que está acoplado à correia

                            do outro lado o compressor que está acoplado ao motor electrico.

                            tanto podem funcionar isoladamente como em conjunto.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                              tens aqui o exemplo de como funcionam os 2 compressores do hch.

                              de um lado o compressor que está acoplado à correia

                              do outro lado o compressor que está acoplado ao motor electrico.

                              tanto podem funcionar isoladamente como em conjunto.

                              Já agora a titulo de curiosidade, aquando do funcionamento exclusivamente em eléctrico, nota-se alguma perda de potência?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                Já agora a titulo de curiosidade, aquando do funcionamento exclusivamente em eléctrico, nota-se alguma perda de potência?
                                E aproveito para perguntar se para se utilizar em modo eléctrico é necessário haver algum tipo de pressuposto em termos de carregamento de baterias (%).

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                  Já agora a titulo de curiosidade, aquando do funcionamento exclusivamente em eléctrico, nota-se alguma perda de potência?

                                  nada, notas é que demora mais a carregar as baterias, pois a energia estando o a\c ligado é repartida entre as baterias e o motor do a\c. o que se nota mais é quando começas uma descida e largas o pedal do acelerador ele comuta de um compressor para o outro e assim aproveitar as energia cinetica. é um processo que só começas a topar depois de algum tempo com o carro, no inicio não dá para aperceber destas coisas.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                    E aproveito para perguntar se para se utilizar em modo eléctrico é necessário haver algum tipo de pressuposto em termos de carregamento de baterias (%).
                                    não dá para fazeres essa seleção, ele é que escolhe, apenas se pedires o maximo de arrefecimento ele liga os 2 compressores, de resto é ele que faz a gestão, mas com 2 traços de bateria ele continua a utilizar o a\c em modo electrico em andamento, nunca estive na situação de ficar com as baterias totalmente descarregadas. já estive uma vez em auto-stop cerca de uma hora e meia em que não consumiu a totalidade das baterias, claro que não foi numa situação de calor intenso, tinha selecionado 23º enquanto na rua estariam uns 30º, 10:30 da manhã na ic19, nesta situação fiquei com 3 traços de bateria do sistema ima. neste tempo fiz 2 ou 3 arranques de pouco metros no transito. acredito que se ficasse sem mais um traço nas baterias o motor termico deveria arrancar.
                                    Editado pela última vez por Afcivic; 01 July 2008, 00:05.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                      é assim, desde que percas gás do a\c o melhor é detectares a fuga, pois o recarregamento é caro (por aqui por viseu anda nos 70€), e volto a repetir que em 18anos de vti com muita esfrega pelo caminho até alguns vôos nunca precisei de recarregar, portanto.....

                                      o circuito de gás não precisa de nenhuma manutenção desde que não haja fugas, alguns circuitos têm um filtro de proteção ao compressor, no caso de abrir alguma fuga e no recarregamento entrar lixo, mas não tem qualquer manutenção.

                                      os filtros do habitáculo nada têm a ver com o circuito de gás.
                                      Sim, o preço ronda esses valores, já tenho observado alguns orçamentos referentes a essa operação.

                                      Em relação à questão dos odores era devido a uma possível fuga do sistema do a/c.

                                      alguns circuitos têm um filtro de proteção ao compressor, no caso de abrir alguma fuga e no recarregamento entrar lixo

                                      Comentário


                                        Vejam aqui o carro a pilhas a lavrar
                                        prius5.jpg

                                        Comentário





                                          Olhem mais estas, e para quem tem duvidas sobre a CVT, estes senhores testaram o carro com cx manual, mas decidiram manter a CVT.

                                          Comentário


                                            Os automóveis precisam de manutenção aos circuitos de AC, pela simples razão de que está num ambiente bastante hostil. Compará-lo com o frigorífico lá de casa, só mesmo um crente.

                                            Cá em casa, em diversos tipos de carros, a manutenção do AC faz-se de 2 em 2 anos, ou 3 anos se andar menos. E são carros novos.

                                            Não me precisas de fazer a apologia do AC Honda, pois no CTR era a pior coisinha que vi em matéria de AC. Ainda não tinha 6 meses e teve que ir à Honda, recarregar o gás.

                                            Quanto ao compressor mágico, é uma autêntica cagada. Se aquela gente soubesse fazer um AC a sério haveria apenas um compressor actuado elétricamente e mais nada.

                                            Agora, ter um compressor híbrido...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                              O gás acaba por se gastar em tantos processos de pressurização / despressurização.
                                              Confesso perceber pouco de termodinâmica e física de fluídos, mas o pouco que sei leva-me a duvidar seriamente do que dizes.

                                              Podes explicar como é que o gás se gasta?!?

                                              Faz mais sentido a afirmação do AfCiviv: se o gás sumiu, é porque tem fuga.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                Quanto ao compressor mágico, é uma autêntica cagada. Se aquela gente soubesse fazer um AC a sério haveria apenas um compressor actuado elétricamente e mais nada.

                                                Agora, ter um compressor híbrido...

                                                De repente também não me parece nada lógico essa do compressor híbrido, mas se aquela gente fez aquilo assim algum motivo deve ter tido - afinal, seria muito mais fácil um compressor simples, eléctrico.

                                                Agora, qual o motivo... é que eu tb gostaria de saber!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  De repente também não me parece nada lógico essa do compressor híbrido, mas se aquela gente fez aquilo assim algum motivo deve ter tido - afinal, seria muito mais fácil um compressor simples, eléctrico.

                                                  Agora, qual o motivo... é que eu tb gostaria de saber!
                                                  Deixa lá, quando tiveres um híbrido e ficares com falta de bateria, logo ficas a perceber a razão do compressor não ser só eléctrico.

                                                  É difícil, eu sei ...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                                                    Deixa lá, quando tiveres um híbrido e ficares com falta de bateria, logo ficas a perceber a razão do compressor não ser só eléctrico.

                                                    É difícil, eu sei ...
                                                    Quando o híbrido fica com falta de bateria entra o motor térmico, motor esse que acciona o gerador eléctrico. Problema resolvido. E...?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                      Quando o híbrido fica com falta de bateria entra o motor térmico, motor esse que acciona o gerador eléctrico. Problema resolvido. E...?
                                                      Problema não resolvido.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                                                        Problema não resolvido.
                                                        Obrigado. Gosto sempre de boas explicações de engenharia.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          Obrigado. Gosto sempre de boas explicações de engenharia.
                                                          Por várias razões, a mais importante é que estes carros são feitos para poupar combustível e no caso de a bateria estar fraca é muito mais eficiente ter um compressor ligado directamente ao motor térmico que estar a carregar as baterias (perda de eficiência) para depois accionar um motor eléctrico (perda de eficiência) ligado ao compressor.
                                                          Editado pela última vez por HenriquesJ; 02 July 2008, 16:17.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                                                            Por várias razões, a mais importante é que estes carro são feitos para poupar combustível e no caso de a bateria estar fraca é muito mais eficiente ter um compressor ligado directamente ao motor térmico que estar a carregar as baterias (perda de eficiência) para depois accionar um motor eléctrico (perda de eficiência) ligado ao compressor.

                                                            Sim, isso passou-me pela cabeça: mais transformações de energia introduzem mais perdas. Por outro lado, ter um compressor mais complexo, com mais peças móveis, mais algum tipo de embraiagem para acoplar/desacoplar o térmico... Humm... Bem, o "net result" deve ser favorável ao compressor mais complexo, senão não estaria lá.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                                                              Por várias razões, a mais importante é que estes carros são feitos para poupar combustível e no caso de a bateria estar fraca é muito mais eficiente ter um compressor ligado directamente ao motor térmico que estar a carregar as baterias (perda de eficiência) para depois accionar um motor eléctrico (perda de eficiência) ligado ao compressor.
                                                              No caso do Prius, e se bem percebi este paper que cito em anexo, a Toyota optou (a partir de 2004) por um um único compressor eléctrico com ganhos na redução de ruído e consumo.

                                                              http://www.epa.gov/cppd/Presentation...20inverter.pdf

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X