Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dacia é moda em Paris...e agora também em Itália! (Post nº 155)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A questão está aqui resumida:
    O problema da "pato-bravice", como muitos lhe chamam, prende-se com a mania de que só determinadas marcas é que produzem automóveis "brilhantes" e "ofuscantes" por onde quer que passam. O resultado é vermos gente com orçamentos familiares apertados a gastarem o que não têm para comprarem o premium, nem que tenha dez anos e o vão buscar à Alemanha a cair de podre, e depois andarem a apertar o cinto numa atitude que se qualifica a si própria e a quem a pratica...

    Ao contrário vemos pessoas que até têm dinheiro e compram, com toda a legitimidade, um topo de gama de uma qualquer marca de prestígio, que fazem gosto de ter na garagem, mas não têm complexos em andarem nas mais finas zonas turísticas a passear de Méhari, de Dácia ou de 4L...
    Ou seja, independentemente das posses de cada um vê-se demasiadas vezes gente que se endivida para ter o "premium" com dez anos (quando não mais) importados da Alemanha, quando até podia comprar um carro (por exemplo) francês novinho em folha.

    A contrário, há os que até fazem gosto e podem ter o seu CLS (por exemplo) na garagem mas, descomplexados com essas questões do "alemão é que é bom", não têm qualquer problema em passear num carocha com 25 anos, numa 4L com 30 anos, num "buggie" com 15...

    Ainda outro dia uma pessoa minha conhecida, que vive só, meteu na cabeça que queria comprar carro, mas só podia ser um Audi, um BMW ou um Mercedes... Mas só tinha €10.000...

    Ainda lhe disse que com aquela quantia até podia comprar um carro novo, muito razoável, até porque era só para ele... Mas não! Premium é que é...

    Claro que andou de stand em stand até descobrir uma autêntica sucata, com mais de dez anos, com peças a cair mas, claro, assim quando chega a qualquer lado já pode jogar para cima da mesa de um qualquer café ou restaurante a chave do seu Audi A4!...

    Triste, é o mínimo que se pode dizer disto! Até porque, poucos dias depois de ter comprado o "carro" ía muito bem na AE e saltou-lhe literalmente um dos piscas...

    Bem o rádio também não funciona, tem alguns problemas eléctricos, as luzes nem sempre acendem , não se sabe muito bem quanto combustível tem, por vezes não tranca as portas, mas, ... porra, é um Audi!

    É destes tipos que falo quando sublinho o comportamento de "pato-bravo" que demasiadas vezes se vê!

    Comentário


      Mas esse já se será o problema da pessoa e não do carro.. E o que se discute aqui nao sao problemas de pessoas.. A menos que consideres que se é o que se conduz...

      Há que distinguir aqui as pessoas que querem o audi e o bmw para mostrar, e esse convenhamos, não sao clientes Dacia, e depois há aqueles que sabem o que vao comprar e preferem comprar o BMW de 2000 e que sabem que desde que esteja em bom estado tem um carrito fiavel e do melhor que se fazia há 8 anos.. E esse tb não são clientes Dacia...

      Comentário


        Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
        Mas esse já se será o problema da pessoa e não do carro.. E o que se discute aqui nao sao problemas de pessoas.. A menos que consideres que se é o que se conduz...
        As pessoas e os carros são indissociáveis também nesta questão, já que uns não têm razão de existir sem os outros!

        Há que distinguir aqui as pessoas que querem o audi e o bmw para mostrar, e esse convenhamos, não sao clientes Dacia, e depois há aqueles que sabem o que vao comprar e preferem comprar o BMW de 2000 e que sabem que desde que esteja em bom estado tem um carrito fiavel e do melhor que se fazia há 8 anos.. E esse tb não são clientes Dacia...
        E também esses não são do tipo do exemplo que dei!

        Os que eu falo são outros, os que não ouvem a razão e deparam-se, demasiadas vezes, com a corda na garganta para comprarem, mal, o que não podem ter novo mas compram à mesma, ou, então, compram velho aquilo que não podem comprar novo, quando podiam comprar novo, melhor!

        Comentário


          Deixo aqui 3 exemplos, desses quais escolhiam:

          Ford Focus C-Max 1.6 TDCi GHIA

          Utilitários / Sedan
          Preço: 16.400 EUR V.neg.
          Primeiro registo: Junho / 2005 (3 anos e 6 meses)
          Quilómetros: 49.000 KM

          Preço Logan MCV 7 Lugares Diesel
          Data das tarifas: 01/07/2008 Confort
          1.5 dCi 85cv Imprimir

          P.V.P. (S/Desp e Transp) 16 370.00

          VW Sharan 1.9 TDi HIGHLINEEUR

          16.500 SUV / Monovolume
          05/2001
          143.000 km

          Comentário


            Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
            Deixo aqui 3 exemplos, desses quais escolhiam:

            Ford Focus C-Max 1.6 TDCi GHIA

            Utilitários / Sedan
            Preço: 16.400 EUR V.neg.
            Primeiro registo: Junho / 2005 (3 anos e 6 meses)
            Quilómetros: 49.000 KM

            Preço Logan MCV 7 Lugares Diesel
            Data das tarifas: 01/07/2008 Confort
            1.5 dCi 85cv Imprimir

            P.V.P. (S/Desp e Transp) 16 370.00

            VW Sharan 1.9 TDi HIGHLINEEUR

            16.500 SUV / Monovolume
            05/2001
            143.000 km
            Depende das necessidades que essa escolha fossem suprir.

            Se o número de lugares / volume de carga fosse muito importante a escolha seria a Sharan, apenas e só pelo volume que oferece.

            Mas se fossem necessários 7 lugares num carro relativamente fácil de estacionar / circular (dependendo dos locais onde fosse para ser utilizado), naturalmente o Logan seria a escolha.

            De referir que recentemente comprei um Twingo (que ainda não recebi) cuja escolha se prendeu com o tipo de utilização, o número de pessoas que vai transportar e com a facilidade de estacionamento nos locais que vai frequentar, sendo que o Dácia esteve em consideração mas perdeu porque a maneabilidade em função da utilização que vai ter é menor do que a do Twingo.

            Comentário


              Originalmente Colocado por André Ver Post
              desconhecer o que é o Logan e o seu target de mercado.
              Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
              Aquilo de que te estás a esquecer é que existe público, existem clientes-alvo para os Dacia.
              Alguém disse que não havia? Obviamente que tem um target de mercado e existe público também aqui

              O resto do teu post nem faz sentido me alongar muito sobre ele, baseia-se numa não-questão que tu viste eventualmente no meu post. Obviamente que há pessoas com diferentes níveis de exigência e diferentes necessidades.

              O meu post veio no seguimento da conversinha de la la la que se andou aqui a fazer: que racionalmente é estúpido ("só se quer status", "mentalidade tuga"...) andar a comprar um usado com alguns anos de segmento superior e não comprar um carro novo como um Dacia.

              Aliás, o sucesso Logan nos mercados europeus, é coisa que os que utilizam esse argumento não devem ter percebido como se está a dar.

              Porque a ideia que se tem é que "ah e tal é moda em Paris porque os franceses têm menos preconceitos".

              Não, o fundamental não passa por aí.

              A questão é que os franceses (e outros) têm poder de compra para ter um 2º carro.

              E muita da compra Logan está a ser assim: o carro para ser "esmifrado" diariamente, e ninguém se importar com os pequenos toques.

              O Twingo I foi um modelo que teve muitas vendas também nesse tipo de utilização, particularmente na região de Paris.

              Aqui a generalidade da população só pode ter um carro e como tal, não vai tender a comprar um novo "básico", preferindo um usado "com mais qualidade", até porque só o vai trocar mais tarde.

              Não perceber esta diferença socio-económica básica prejudica toda a análise da diferença de sucesso do Logan entre os dois países.
              Editado pela última vez por Andre; 12 December 2008, 23:12.

              Comentário


                A questão é que vocês estão a fazer a discussão girar em torno do "status" e a desviar-se constantemente do que é fulcral - do que a Dacia significa para o mercado.
                Só em Portugal é que o tema status é que vem em primeiro lugar ligado à Dacia!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                  A questão é que vocês estão a fazer a discussão girar em torno do "status" e a desviar-se constantemente do que é fulcral - do que a Dacia significa para o mercado.
                  Só em Portugal é que o tema status é que vem em primeiro lugar ligado à Dacia!
                  Sim, e esquecem-se da verdadeira utilidade, esquecem-se da real função de um automóvel e no seu ratio preço serviço que efectivamente presta! Até porque, demasiadas vezes, essa coisa do "status" não corresponde na qualidade do produto com aquilo que se espera dele, sendo mais frequente do que devia modelos premium darem problemas, por vezes até mais problemas do que modelos das ditas marcas generalistas. Por isso deixemo-nos cá de coisas..

                  Comentário


                    deleted

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                      A questão é que vocês estão a fazer a discussão girar em torno do "status" e a desviar-se constantemente do que é fulcral - do que a Dacia significa para o mercado.
                      Só em Portugal é que o tema status é que vem em primeiro lugar ligado à Dacia!
                      Vocês ponto e vírgula

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por - Ver Post
                        Podes começar tu, por começar a admitir e perceber que existem coisas como diferenciação e nem toda a gente quer um automóvel barebone ou o veja como um simples meio de transporte...
                        Acho que já dei resposta a isso aqui:
                        A contrário, há os que até fazem gosto e podem ter o seu CLS (por exemplo) na garagem mas, descomplexados com essas questões do "alemão é que é bom", não têm qualquer problema em passear num carocha com 25 anos, numa 4L com 30 anos, num "buggie" com 15...
                        Isto é lógico e aplica-se a tudo na vida...essa lógica de tentar passar por superior e inteligente relativamente a quem quer algo melhor é mesquinha qb, e nada mais que fechar os olhos à realidade...
                        Também já respondi a isso:
                        O problema da "pato-bravice", como muitos lhe chamam, prende-se com a mania de que só determinadas marcas é que produzem automóveis "brilhantes" e "ofuscantes" por onde quer que passam. O resultado é vermos gente com orçamentos familiares apertados a gastarem o que não têm para comprarem o premium, nem que tenha dez anos e o vão buscar à Alemanha a cair de podre, e depois andarem a apertar o cinto numa atitude que se qualifica a si própria e a quem a pratica...
                        Essa lógica de tudo igual e ser só "status" (sem perceberem o uso da palavra e do que resulta) é...limitada.
                        Essa resposta também já dei...:
                        Ao contrário vemos pessoas que até têm dinheiro e compram, com toda a legitimidade, um topo de gama de uma qualquer marca de prestígio, que fazem gosto de ter na garagem, mas não têm complexos em andarem nas mais finas zonas turísticas a passear de Méhari, de Dácia ou de 4L...
                        Indo por essa linha de raciocínio é quase dizeres que um T2 novo normal para venda na Quinta do Mocho tem a mesma qualidade global que um T2 novo no Chiado...
                        Em função das respostas que já dei percebe-se bem que nunca comparei o incomparável...

                        O mundo e muito menos o mercado não é plano, e o mais ironico é apesar de pregarem isso aqui e relativamente às marcas que defendem, no dia-a-dia fazem certamente decisões e escolhas que podem sempre ser consideradas excessivas (que é o que está em causa aqui) ou desnecessárias perante os padrões de outras pessoas.
                        Sim, também as nossas opiniões são relativas e agradam, ou nem por isso, em função de quem a lê, até por "simpatias pessoais" que resultam de demasiadas coisas que, a maior parte das vezes, são tudo menos objectivas!

                        Mesmo para quem ve os carros apenas como "electrodomesticos" (e estranho pessoas que assim o fazem continuarem a participar regularmente num forum dedicado à "paixão" pelos mesmos) , acho que deve compreender até ai existe (como em tudo) diferenciação... (é tão básico que até faz impressão ter que dizer isto)
                        Faz, de facto, muita impressão as pessoas não perceberem o que se diz, mesmo que se diga de forma clara!

                        Mais ironico ainda é não perceberem por exemplo que ao optar por um veiculo destes em detrimento de um semi-usado de uma marca generalista ficariam melhor servidos (a nivel de segurança,qualidade,features,etc..) ou seja...mesmo em termos racionais poderia ser contestadas alguma destas compras.
                        Mas qual irónico? Será irónico escolher-se uma indumentária baseada na ganga quando os nossos amigos vão todos de blaser, por exemplo para a faculdade ou para o trabalho? Será obrigatório escolher-se a roupa cara, porque é moda e aceite (...), em vez de roupa prática e tantas vezes de idêntica qualidade? Será irónico, ou errado, escolher-se, por opção própria e inquestionável, um Dacia em detrimento de um generalista semi usado (se é que isso existe) ou de um premium ainda mais velho?

                        Será difícil perceber que as expectativas face ao consumo não têm de ser impostas por regras ditadas pelos outros, mas apenas têm de basear-se nas opções pessoais e estilo de vida de cada um?

                        Usando o vosso argumento: "Querem é mostrar que têm um carro novo, mesmo que seja pior em muitas coisas com carros com mais de 10 anos...upss" - um bocado redutor dizer isto e muito menos tentar generalizar não?
                        O contrário desse "vosso" (como se houvessem aqui facções!...) argumento é querer mostrar-se um carro de algum prestígio, apenas e só para os outros não acharem mal a nossa escolha, em vez de, muito legitimamente, comprar-se um carro novo? Qual é o problema de comprar-se um carro novo mais barato e também mais prático e adequado ao fim que lhe propomos dar?

                        Pois bem é o que voces fazem consecutivamente aqui ;)
                        Caro amigo, a escolha de um carro é pessoal, depende de muitos factores e assenta no que cada um quer "espremer" do uso que vai dar ao dito. E nesse aspecto não há escolhas erradas desde que não determinem um sacrifício absurdo, tantas vezes insustentável, para se ter carro, como demasiadas vezes vemos à nossa volta...

                        Comentário


                          deleted

                          Comentário


                            Caro amigo, a imagem conta. E a imagem que se quer transmitir aos outros quando se compra um carro faz com que se cometam muitas asneiras.

                            No caso leva a que muitos de nós comprem carros que precisam de marcas que não precisam, apenas e só porque a aprovação dos outros é mais importante do que a escolha do modelo comprado.

                            É claro, conforme já disse, que natural e saudável é comprar-se um CLS se isso está ao nosso alcance e nos dá prazer. Mas, que porra, será que por podermos comprar um CLS não podemos ter um "chasso" qualquer para dar umas voltinhas ao fim de semana?

                            Porque razão teremos de comprar um generalista, ou um "premium", em segunda mão se não precisamos dele, mas apenas de um carrito para desenrascar como segundo ou terceiro carro?

                            A opinião dos demais conta mais do que as nossas necessidades? Claramente, não.

                            E o que é isso do "status"? Come-se? Dá-nos mais importância enquanto seres humanos e consumidores? Passaremos a ser melhores, mais inteligentes ou donos do mundo? Não.

                            Podemos escolher muita coisa dentro do nosso leque de possibilidade? Sim? Ainda bem! Claro. Então porque não o fazemos em plena paz de espítirito e libertos do estigma "o que é que os meus amigos vão pensar se eu aparecer com este carro e não comprar aquele?"...

                            Não percebeste...volta a ler o contexto em que disse isso...não é uma questão de ser inconformado

                            O que tu e mais alguns membros têm tendencia para fazer é ditar o standard por uma determinada marca, produtos, segmento e valor, a modos que o benchmark, sendo que aquilo que criticas neste quote acima,é o que fazes ;)

                            Há tanto mais além disso, porque "ignorar" o tentar desprestigiar o resto? (resposta a isso abaixo)
                            Pois é aí que está o erro. Não há ditames de marca alguma, mas a simples defesa da livre escolha, sem estigmas "premium" ou "não premium".

                            E qual o problema de fazer o que tu disseste? Como é que podes tu definir o que é pratico ou adqueado para os outros e rotular quem compra coisas geralmente mais caras do que consideras o tal benchmark - de esbanjador, pato-bravo, exibicionista,novo-rico,etc...
                            No geral não posso, como tu não podes, nem ninguém pode!

                            O que podemos todos é, conhecendo alguns exemplos que gravitem à nossa volta, reparar na miséria moral e comportamental de alguns indivíduos conhecidos que colocam quase literalmente a corda no pescoço para comprarem o carro que julgam que os outros aplaudirão em vez do carro que precisam e podem comprar. A isto chama-se pobreza de espírito e todos nós conhecemos vários exemplos disso mesmo.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                              LOL!
                              Exacto

                              As pessoas valem pelo que são, pelo que fazem, e não pelo que tem, dizem que tem ou querem parecer que são.

                              As pessoas pensam que o "status" se compra...

                              Esquecem-se é que o status conquista-se, vem com o trabalho, mérito, e o reconhecimento do mesmo.

                              O status não vem com o cartão de credito.

                              E não está seguramente no carro que se conduz.

                              Não sei onde as pessoas foram buscar a ideia que estando a conduzir o carro A ou B mudam automaticamente de "STATUS" assim que mudam de carro .

                              Portanto vou de por exemplo de DACIA para o trabalho----> sou pelintra
                              Conduzo o BMW da empresa durante o dia-----> sou um tipo com classe
                              Empresto o carro á "Maria" e vou para casa de transportes públicos--->sou labrego...

                              Epá, mas algum dia eu olho para um carro ao meu lado numa fila de transito e julgo a pessoa que o conduz???
                              Tem Algum cabimento???
                              Olha para o carro e como entusiasta analiso o CARRO em si não a pessoa que o conduz...

                              Ainda por cima com as diferentes formas de se puder conduzir qualquer carro ou de se adquirir um Há novos, usados, renting, ALD, emprestados, da frota da firma, de substituição.....

                              No meu caso pessoal, por muito, pouco, ou nenhum STATUS que eu tenha NUNCA foi razão de compra de carro o que qualquer vizinho, amigo ou colega pensa sobre ele.

                              Já tive KIA, já tive FIAT, Citroen e Mercedes, sempre fui o mesmo, mas parece que para algumas pessoas assim que mudo de porta chaves mudo de personalidade, de prestigio e de importância
                              Isto fez-me lembrar um casal que conheço. A esposa tem um Fiat Seicento S, ele tem um Mercedes Classe E 200K W210 comprado usado, dando como retoma um Mercedes E220 W124. O Mercedes passa a semana toda parado na rua, pois só anda no fim-de-semana, deslocando-se, ele, diariamente para o trabalho de transportes públicos, enquanto que a esposa usa o Fiat para levar a "canalha" à escola.

                              No entanto, o apartamento onde vivem todos os dias, foi comprado a pronto (!!) sem qualquer tipo de crédito e ainda têm uma bela casa fora de Lisboa...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por André Ver Post
                                Eu queria ver 99% dos que aqui falam de galo, a comprarem o Logan e a viverem com o seu nível de insonorização, por exemplo.

                                É que os preços da Dacia são o que são, exactamente porque se cortou em alguma coisa.

                                Estar a achar que um Logan tem uma qualidade "de utilização" de qualquer carro europeu up segmento C da última década...é simplesmente não saber o que é um Logan.

                                De outra forma, ninguém comprava Twingos ou Clios se o Logan se equivale em quase tudo e oferece tão mais espaço, por exemplo.

                                Mais, achar que o Logan oferece o que qualquer premium ou até generalista C/D dos últimos 10 anos oferece (e que não esteja mal tratado)...é mais uma vez desconhecer o que é o Logan e o seu target de mercado.

                                Comentário



                                  O Dacia Sandero já está disponível sob encomenda nos concessionários Renault, apesar da sua comercialização em Portugal estar marcada apenas para Janeiro de 2009.

                                  No mercado nacional, a gama Sandero articular-se-á em torno de duas motorizações Diesel (1.5 dCi de 70 cv e 1.5 dCi de 85 cv) e de dois níveis de equipamento (Pack e Confort).

                                  O Sandero é proposto a partir de 13 300 euros e, à semelhança dos outros Dacia, beneficia de uma garantia de três anos ou 100 000 km.
                                  Em http://www.autohoje.com/index.php?option=com_content&task=view&id=74801&It emid=54

                                  Comentário


                                    E agora pergunto:
                                    Um carro destes, a Diesel, ao preço de um... Peugeot 107 HDi, por exemplo, é mau?

                                    Comentário


                                      Não consigo perceber uma coisa de alguns dos posts colocados abaixo: Lá porque alguem tem dinheiro para ter um CLS (foi o exemplo dado) ou outro maquinão qualquer e ter na garagem uma 4L ou um carocha ou um mini ou um Dacia ou uma outra qualquer pandeireta é sinal de inteligência ou humildade? Cá para mim é sinal que gostam desse carro e por isso andam com ele.

                                      Para dar a minha opinião, eu prefiro ter um carro de uma gama mais baixa mas bem equipado (com as paneleirices todas) do que uma gama superior completamente despido.

                                      Uma coisa é certa. Tive um 190D até há uns anos atrás que já levava mais que 300k km e podem ter a certeza que em termos de fiabilidade e qualidade devia bater um Dacia. Só tinha a desvantagem de ser mais velho e só levar 7 ou mais se forem uns ao colo dos outros.

                                      Mais vos digo, se precisasse de um 7 lugares barato, quase de certeza que o Dacia seria a melhor escolha.

                                      Comentário


                                        Em Portugal não compensa comprar Dacia, por muito que eu goste do conceito. Se o preço fosse de 11-12 mil com AC e Airbags todos era aliciante. Mas isso é nos outros países. Em Portugal O sandero decentemente equipado custa 15 mil. Nada feito. Por esse preço temos um megane ou um clio III semi novo, mais seguro e melhor globalmente e ainda com poucos Km.

                                        Agora entre Um Dacia e um Audi A4 TDI com 10 anos com 150 mil eu escolhia o Dacia, sem dúvida.

                                        Mas todos nós de vez em quando pensamos em status, acho eu. Tem dias em que me apetece ter um desses carrões, porque normalmente indicam qualidade e solidez. Das 3 premium alemãs gosto da Audi ou então da Volvo ou Jaguar.

                                        Noutros dias quero que se lixe e preciso apenas de um carro barato e prático.

                                        Noutros ainda gostava de ter um Alfa deportivo e fazer as curvas da toscana com ele.

                                        oh well...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                          E agora pergunto:
                                          Um carro destes, a Diesel, ao preço de um... Peugeot 107 HDi, por exemplo, é mau?
                                          Vendo assim as coisas, o Dacia parece ser uma escolha mais racional.

                                          O que costuma acontecer aqui neste tópico (e em outros), é que comparam um Dacia novo com outros modelos "superiores" mas usados. Penso que isto se devia aplicar a todos os carros.

                                          106 novo -> 206 usado
                                          Clio novo -> Megane usado
                                          etc...

                                          Para ser sincero, a única coisa que me poderia meter de pé atrás em comprar um Dacia, é a segurança (ou a falta dela) nos testes da EuroNcap

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                            E agora pergunto:
                                            Um carro destes, a Diesel, ao preço de um... Peugeot 107 HDi, por exemplo, é mau?
                                            Depende das opções e prioridades do consumidor, simples.

                                            Mas este modelo (Sandero) pelas imagens transmite outra linha de desenho exterior, mais sólida talvez na avaliação do automóve na escala.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post

                                              Ainda outro dia uma pessoa minha conhecida, que vive só, meteu na cabeça que queria comprar carro, mas só podia ser um Audi, um BMW ou um Mercedes... Mas só tinha €10.000...

                                              Ainda lhe disse que com aquela quantia até podia comprar um carro novo, muito razoável, até porque era só para ele... Mas não! Premium é que é...

                                              Claro que andou de stand em stand até descobrir uma autêntica sucata, com mais de dez anos, com peças a cair mas, claro, assim quando chega a qualquer lado já pode jogar para cima da mesa de um qualquer café ou restaurante a chave do seu Audi A4!...

                                              Triste, é o mínimo que se pode dizer disto! Até porque, poucos dias depois de ter comprado o "carro" ía muito bem na AE e saltou-lhe literalmente um dos piscas...

                                              Bem o rádio também não funciona, tem alguns problemas eléctricos, as luzes nem sempre acendem , não se sabe muito bem quanto combustível tem, por vezes não tranca as portas, mas, ... porra, é um Audi!
                                              !

                                              Comentário


                                                Na minha caminhada(quase eterna ) de procurar um carro novo que, para alem de ser diesel, se ofrece um preço razoavel e um certo prazer de condução, passei pelo stand Renault cá na Terceira e vi o Sandero de perto. Não propriamente desgostei do bicho. Ofereçe bastante espaço e, pelo menos na minha opinião, o mesmo "prazer" dum Renault no sentido de usar cores suaves e de deixar uma boa "sentido de estar" enquanto tas num deles. E estava por €16,000. Para quem mora aqui nos Açores, sabem que os diesels novos aqui (caso que não é um pequeno utilitário como a Kia Picanto ou Ford Ka) normalmente começa dos €18,000 pra cima, e normalmente é a razão que alguns Açorianos viajam para o continente para comprar um carro.

                                                Tambem custumo ir a um site inglês que compara os pontos bons e mas dos automoveis chamado Honest John. Aqui está a comparativa do Sandero. Não está completo mas aponta para uma caracterisitica interessante relativamente a tentativa da Dacia ser um pouco mais cuidadoso relativamente a corrosão.

                                                Car review: Dacia-Renault Sandero (2009 - )

                                                Dacia-Renault Sandero (2009 - )

                                                unrated
                                                Good:
                                                Bad:


                                                What's Good

                                                Launched Geneva March 2008. 4,020mm long x 1,750mm wide, with 2,590mm wheelbase and 320-litre boot capacity. Dacia brand to reach UK early 2009. Four engines: 1.4 and 1.6-litre petrol and 1.5 dCi 68 and 1.5 dCi 86 diesel. Five model range: Logan saloon, Logan MCV (seven-seat estate), Sandero, Logan Van and Logan Pick-up. Manufactured in Pitesti, Romania. Three-year/100,000km warranty in most European countries. Sandero is built on same B0 platform as Logan featuring MacPherson-type front suspension. Some come with a front anti-roll bar which ensures excellent roadholding when cornering. Dacia Sandero's rear suspension is also derived from the B0 platform and comprises a programmed-deflection torsion beam with coil springs and vertically-mounted, extended-travel dampers. High ground clearance (155mm) and underbody protection which means it is able take all types of road. Base model no PAS, others with. Height adjustable steering wheel and ergonomically-positioned steering wheel-mounted controls.

                                                The 1.4 and 1.6-litre petrol engines are a perfect match for the cost, robustness and ease of maintenance values championed by the Dacia brand, and both are renowned for the availability of high torque at low engine speeds, as well as across a broad rev-band. The 1.5 dCi engine is available in 68hp form and also a more powerful 86hp version which was launched in September 2007 on Dacia Logan saloon and Dacia Logan MCV (seven-seat estate). Low CO2 emissions of 120 grams per kilometre ensure an attractive ecological footprint for the 1.5 dCi engines of Dacia Sandero, and qualify for £35pa tax.

                                                Rear bench seat comfortably seats up to three adult passengers who benefit from 878mm of headroom, 145mm of kneeroom and 1,425mm of elbowroom, while a child seat can be fitted to all three seats.

                                                The boot capacity of 320 litres extends to 1,200 litres.

                                                Dacia Sandero can be equipped with latest-generation Bosch 8.1 ABS which incorporates EBD (Electronic Brakeforce Distribution) and, for the first time in the Dacia range, EBA (Emergency Brake Assist). Three x three-point front and rear seatbelts. The front seatbelts incorporate calibrated load limiters for enhanced protection of the thorax. Depending on version, these seatbelts are height-adjustable to optimise body restraint in case of impact. The retention system can also be upgraded to include pyrotechnic pretensioners for the front seatbelts. Sandero also benefits from ISOFIX child seat anchorage points for the outer rear seats. Sandero comes with up to four airbags. The driver's airbag, which has been specially designed for it, features a vent that adjusts the pressure applied as the bag deploys.

                                                Particular attention was paid to anti-corrosion protection thanks to several measures, including:
                                                – wax injection of substructure and opening panel hollow sections,
                                                – mastic sealing of body panel matings,
                                                – additional use of wax for substructure mechanical components,
                                                – uprated underbody, sill and wheel arch gravel protection.

                                                The same attention has been paid to the reliability of the electrical system and electronics thanks to a system that has already shown its worth on several models from the Renault range. The driving environment and cabin wiring looms are one and the same, with no break or connection between the two, a technique which boosts reliability by reducing the risk of defective connections. Another example is the battery, the size and specification of which takes into account the car's use in extreme situations.

                                                The Pitesti factory is the second of the group's production sites to produce Sandero in the wake of the Curitiba plant in Brazil which produces Sandero as a Renault for the markets in Brazil and Argentina.

                                                Right hand drive Sandero is to be built at the Pitesti plant in Romania for the UK, Ireland, Malta and Cyprus. "Due to significant demand for the existing Dacia range, and similar high demand anticipated for Sandero, the decision has been made to delay the start of right hand drive production to maximise available production to meet the demand of those countries already commercialising Dacia."

                                                Paris Show October 2008 Dacia launched Dacia eco².

                                                The Dacia range has seen the addition of two new models in 2008: Dacia Logan Pick-up, which was introduced in March, and Dacia Sandero, which went on sale in June. Two other models have been, or will shortly be renewed: Logan (in July) and Logan MCV (November)

                                                Dacia eco²: ECOnomiCAL AND ecologiCAL

                                                Logan eco² Concept – which is on show on Dacia's stand at the Paris Motor Show – profited from the Michelin-organized 2007 Challenge Bibendum in Shanghai, China, to demonstrate that it is possible to combine economical and ecological considerations without detracting from performance and equipment. The event saw Logan eco² Concept return combined cycle CO2 emissions of just 71g/km following optimisation work to its technical specification and the introduction of inexpensive technical solutions.

                                                To qualify for the Dacia eco² signature, vehicles must comply with the same strict criteria that apply to Renault eco² vehicles:
                                                - their CO2 emissions must be equal to or less than 140g/km.
                                                - they must be manufactured in an ISO 14001-certified factory. Dacia vehicles are produced in one of two ISO 14001-certified factories: the Somaca de Casablanca factory in Morocco, which has been certified since February 2008, and the Dacia factory in Pitesti, Romania, which has enjoyed certification since May 2005.
                                                - they must be 95% recoverable by weight, while at least 5% of the plastics they contain must be sourced from recycling. For the record, Dacia Sandero features 5kg of recycled plastic.


                                                Current Dacia eco² product line-up includes the following models:

                                                Sandero dCi 70 120g of CO2/km

                                                Sandero dCi 85 120g of CO2/km

                                                Logan dCi 70 120g of CO2/km

                                                Logan dCi 85 120g of CO2/km

                                                Logan MCV dCi 70 140g of CO2/km

                                                Logan MCV dCi 85 137g of CO2/km

                                                Logan Pick-up dCi 70 140g of CO2/km

                                                Logan Pick-up dCi 85 137g of CO2/km

                                                Logan Van dCi 70 140g of CO2/km

                                                Logan Van dCi 85 137g of CO2/km

                                                The 1.6 MPI 90hp E85 engine due for release in 2009 under the bonnet of Sandero and Logan will add to the number of Dacia models which qualify for its eco² signature. The use of E85 bioethanol reduces 'well to wheel' CO2 emissions (production, including the plant's growth, transport, distribution and end-use) by up to 70% compared with 100% petrol use.

                                                The 'well to wheel' CO2 emissions of this E85 engine are 130g/km using an E85 wheat/beet-based blend produced in France, or 60 g/km using an E85 sugarcane-based blend available in Sweden. Last but not least, the 1.4 MPI 75hp LPG engine is already available for Dacia Sandero in Italy and will shortly be released in other markets.

                                                The Dacia eco² signature will be introduced in showrooms from the start of 2009. This will include signage of Dacia eco² vehicles to ensure that they are readily identified by customers.

                                                A RENEWED RANGE

                                                Dacia's range of affordable, reliable, robust and extremely spacious vehicles matches the needs of a pragmatic customer base. All its models are positioned as entry level vehicles in their respective segments, yet that doesn't stop them from representing an unrivalled performance/equipment/space package for their price. Depending on market, the Dacia line-up features up to five models: three passenger cars (Logan, Logan MCV and Sandero) and two LCVs (Logan Van and Logan Pick-up).

                                                Dacia extended its range in 2008 with the introduction of two new models: Dacia Sandero and Dacia Logan Pick-up.
                                                - The most recent addition to the range is the compact Dacia Sandero which has been on sale in Europe since mid-June. 10,400 cars have been sold as at the end of August. Dacia Sandero targets rational, pragmatic and slightly younger customers than Dacia Logan. Dacia Sandero was initially available with the 1.4 MPI and 1.6 MPI petrol engines, but the dCi 70 and dCi 85 engines are gradually being added to the range (depending on market).

                                                - Dacia Logan Pick-up is the second LCV of the range after Dacia Logan Van and has been available in Romania and Bulgaria since March. Just three months after its launch in its home market, Dacia Logan Pick-up has already emerged as the best-selling vehicle in its class, with total sales of 2,200 units.

                                                Meanwhile, Dacia is renewing its flagship models Logan and Logan MCV. This programme includes exterior and interior styling changes and upgraded equipment (standard emergency brake assist, height-adjustable steering wheel). Since their respective launches, almost 550,000 Dacia Logans (between September 2004 and June 2008) and 150,000 Logan MCVs (between October 2006 and June 2008) have been sold. By offering new, more contemporary lines and more modern and functional cabins for an entry level price which remains unchanged in the majority of cases, Dacia seeks to maintain its edge over its rivals.

                                                EURO NCAP 3 stars passenger protection, 4 stars child protection, 1 stars pedestrian protection.

                                                Last updated 27-11-2008 What's Bad

                                                UK launch put back to 2010. What to Watch Out For

                                                TBA
                                                Editado pela última vez por luso2kx; 08 April 2009, 16:15.

                                                Comentário


                                                  Pessoalmente nunca compraria um Logan porque não gosto do design do carro, mas trata-se apenas de um Renault com outro nome, por isso para quem gosta de Renault, esta é sem duvida a escolha mais racional. È um Renault Low-cost, com os defeitos e virtudes Renault, com uma assistência Renault, quem conhece sabe que é carissima, ao nivel de uma marca Premium, mas também tem de ganhar dinheiro nalgum lado, como normalmente ninguém pensa no preço da assistência antes de comprar carro, eles facturam e bem depois.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Vitor Patricio Ver Post
                                                    Pessoalmente nunca compraria um Logan porque não gosto do design do carro, mas trata-se apenas de um Renault com outro nome, por isso para quem gosta de Renault, esta é sem duvida a escolha mais racional. È um Renault Low-cost, com os defeitos e virtudes Renault, com uma assistência Renault, quem conhece sabe que é carissima, ao nivel de uma marca Premium, mas também tem de ganhar dinheiro nalgum lado, como normalmente ninguém pensa no preço da assistência antes de comprar carro, eles facturam e bem depois.
                                                    Bem, é o seguinte. Eu, pessoalmente, tive 1 Renault(um Clio Manager de 1997, comprei novo). Os meus pais já tiveram 4(1 R5 TL de 1985, um Super5 Campus de 1987, um Alliance/R9 de 1987 vindo dos EUA, e um R19 de 1991).

                                                    Da experiencia de conduzir todos menos o Alliance, posso dizer que o Renault consegue por um certo gosto de condução nos seus carros, e não estou a falar do exterior do veiculo. Estou a falar do interior e o sentido geral de conforto que a marca normalmente traz. Mesmo o Clio que tive, que era um comercial a gasoleo, era agradavel de conduzir com linhas relativamente suaves e um painel que ficava bem.

                                                    Po outro lado, O que sempre detestava do Renault, e isso aplica-se a todos os carros que mencionei, é que embora o motor e mecanica é o dos mais estaveis que existem, parece que eles "embrulha" aquela boa mecanica com cartolina porque basta 2 ou 3 anos para o tabliet e outros plasticos a começar a fazer barulho. Parece mesmo uma problema crónica, quer que seja o Renault em questão.

                                                    Não diria que não comprava outro, mas sempre metia impressão esse defeito.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X