Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Otto vs Diesel - Vamos chegar a um consenso?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
    Quem se dá ao luxo de sustentar uma condução emotiva e picante escolhe um Otto, sem olhar para trás. (Sustentar é difícil, nos dias de hoje...)

    Daí que seja mais racional optar por um diesel e a prova disso está à vista.

    No entanto, pelo facto das pessoas recorrem à facilidade e preferência dos consumos dos diesel, não significa que estes sejam melhores que os Ottos...

    Há é que saber bem organizar as nossas necessidades e escolher o que nos satisfaz.

    Por exemplo: Eu prefiro um Otto como carro... Mas se tivesse de ter um carro "pá" vida, optaria por um Diesel.
    Não é uma verdade absoluta...

    Por exemplo nos Vag 140cv, o 1.4 TSI é de longe melhor negócio que o 2.0 TDI, em versões com o mesmo equipamento, são necessários mais de 400milKms para justificar o investimento extra no diesel... O diesel gasta menos, mas isso não é tudo

    No Bravo o 1.4 TJET com os mesmos 150cv que o 1.9 MJEt, vai pelo mesmo caminho, centenas de milhar de kms para amortizar, e tantos outros exemplos...

    Ou seja alguns Diesel compensam em relação aos Otto, mas não são assim tantos, agora nem a moeda da facilidade de utilização pode ser usada, já que estes otto-turbo atingem o binário máximo ainda mais cedo que os diesel, e têm uma faixa de utilização mais ampla.

    Por exemplo no Vw Golf VI o melhor negócio é mesmo o TSI 160cv, visto o TDI 140cv equivalente custar mais 5000€... É muita gasolina!!!!

    Comentário


      #92
      Como já aqui foi dito, tudo gira á volta de duas questões essênciais: performance e consumo.
      Se por um lado os otto têm o mérito de alcançar performances superiores aos motores diesel, estes últimos têm o trunfo inegável dos consumos mais baixos.
      Do lado da performance, os diesel por muito que se esforcem, nunca poderão chegar ao nível dos otto. Para os "23ds" haverá sempre um um "2.0i bi ou triturbo" (yeahhhh!!! lol) que os deixará a comer pó.
      Do lado dos consumos, para os "super-económicos 1.4 tsi com consumos de 6l"" e demais, haverá sempre um "1.4 tdi ecológico com consumos na ordem dos 3,7l/100" (este valor é verdadeiro e foi alcançado num ibiza 6l ecomotive).

      Agora, em termos práticos sou de crer que a vantagem ainda pertence aos diesel intermédios, ou seja, de cilindradas entre os 1.6 e 2.0. São carros que chegam para uma utilização dita normal (em termos de performance e agradabilidade de condução) e com consumos muito aceitáveis.
      É certo que são bem mais caros, mas por outro lado, terão uma procura e valorização muito maior do que os otto (mesmo falando dos TSI e afins).
      Lembro-me de aqui ha tempos fazer uma comparação, numa revista, entre os preços em usados de dois carros iguais em qua aquilo que diferia era o motor, sendo que um era o 1.4 TSI de 140cv e o 2.0 Tdi tb de 140.
      Pois este último tinha um preço superior ao TSI em mais de 4000€. Ou seja, com um diesel, se por um lado perdemos na compra, ganhamos na venda e temos a vantagem de no tempo de utilização termos gasto menos dinheiro em combustivel.
      O carros em questão eram o leon stylance 1.4 TSI e o leon stylance 2.0 TDI.
      Editado pela última vez por senhorpedro; 13 December 2008, 17:53.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
        Não é uma verdade absoluta...

        Por exemplo nos Vag 140cv, o 1.4 TSI é de longe melhor negócio que o 2.0 TDI, em versões com o mesmo equipamento, são necessários mais de 400milKms para justificar o investimento extra no diesel... O diesel gasta menos, mas isso não é tudo

        No Bravo o 1.4 TJET com os mesmos 150cv que o 1.9 MJEt, vai pelo mesmo caminho, centenas de milhar de kms para amortizar, e tantos outros exemplos...

        Ou seja alguns Diesel compensam em relação aos Otto, mas não são assim tantos, agora nem a moeda da facilidade de utilização pode ser usada, já que estes otto-turbo atingem o binário máximo ainda mais cedo que os diesel, e têm uma faixa de utilização mais ampla.

        Por exemplo no Vw Golf VI o melhor negócio é mesmo o TSI 160cv, visto o TDI 140cv equivalente custar mais 5000€... É muita gasolina!!!!
        Como eu disse... Se o carro em questão tiver um futuro destinado para "papar kilometros" e/ou ser um "burro de carga"; um carro "pá" vida, compensa sempre um diesel.

        Os meus pais têm carrinhas, todas a diesel óbvio.

        E depois o último exemplo que tu deste, é mais do que plausível, a meu ver... Por acaso o meu pai já teve numa situação idêntica e optou por gasolina. Mil continhos faz sempre jeito e podem porpocionar muitos km a longo prazo (se estivermos a falar de carros de passeio...).
        Editado pela última vez por NaoInteressa; 13 December 2008, 18:22.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
          Não confirmei nada do que disseste

          Um diesel ter a potência de um otto turbinado, desde 99/00' por exemplo o 1.9TDI 150cv, tinha a potência de um Peugeot 2.0T 150cv, mas isso que dizer alguma coisa!?

          Não quer dizer nada...

          Dizem que só os otto espigados batem a potência do 123d, e será que o 123d é um diesel convencional, ou será um diesel espigado!?

          Ou seja comparar carros espigados independentemente do combustível, há uma diferença de 100cv.

          Não sei porque terá de haver uma maior agradabilidade de utilização num diesel turbo, em relação a um otto turbo.

          Nos otto turbo, nos de última geração temos o binário máximo disponível numa faixa mais ampla de rotação, teremos de usar menos a caixa de velocidades, o ruído de funcionamento é mais agradável, e comparando com os diesel de performance semelhante são muito mais baratos, e obrigam os diesel a fazer largas dezenas de milhar de kms para compensarem, mas que muita gente não quer olhar para isto, e compra diesel sem fazer contas, depois faz muito maus negócios...

          A parte da competição, não se pode ler só pelos resultados, se o regulamento fosse igual para todos independentemente do combustível, ainda serviria para termo de comparação, assim não há paridade, sendo que a Porsche, Pescarolo e outros participantes habituais já protestaram o regulamento dos diesel...
          acabas por dizer o mesmo, concordo que para performence a gasolina e melhor e quanto mais octanas melhor, e por essa logica o melhor combustivel seria o combustivel usado em drag races. ( base de nitro penso eu)

          agora um combustivel nao é so cavalos, pegando no exemplo que escolhi mesmo para ser "venenoso" ;) o 2.0 do gti gasta quanto é quanto gasta o 23d para os mesmos cavalos... e por preguça nem vou ver os numeros que cada um apresenta, mas a titulo de curiosidade o veyron nos seus 2,5 segundos dos 0-100 muito os deve ao extraordinario binario que tem.

          o meu post basicamente defende que uns sao melhores num aspecto outros noutra, aspectos ja referidos por aqui.


          e repito numa utilizaçao "normal" competiçoes à parte o diesel vence em 90% das vezes

          apesar de gostar muito mais da gasolina na minha opiniao o diesel e melhor.


          cumpts ;)

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
            Não é uma verdade absoluta...

            Por exemplo nos Vag 140cv, o 1.4 TSI é de longe melhor negócio que o 2.0 TDI, em versões com o mesmo equipamento, são necessários mais de 400milKms para justificar o investimento extra no diesel... O diesel gasta menos, mas isso não é tudo

            No Bravo o 1.4 TJET com os mesmos 150cv que o 1.9 MJEt, vai pelo mesmo caminho, centenas de milhar de kms para amortizar, e tantos outros exemplos...

            Ou seja alguns Diesel compensam em relação aos Otto, mas não são assim tantos, agora nem a moeda da facilidade de utilização pode ser usada, já que estes otto-turbo atingem o binário máximo ainda mais cedo que os diesel, e têm uma faixa de utilização mais ampla.

            Por exemplo no Vw Golf VI o melhor negócio é mesmo o TSI 160cv, visto o TDI 140cv equivalente custar mais 5000€... É muita gasolina!!!!
            Então e os valores de retoma ?

            Se for carro para manter muiiiiiito tempo dou-te razão senão as continhas têm de ser feitas. Pois basta ver os preços dos TSi's em usado face os TDi's.
            Editado pela última vez por ClioIIIRS; 13 December 2008, 18:57.

            Comentário


              #96
              Que haja sempre guita e mãos para um otto, de preferência tracção traseira, e podem vir os diesel turbinados que quiserem que eu não lhes pego

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                Quem se dá ao luxo de sustentar uma condução emotiva e picante escolhe um Otto, sem olhar para trás. (Sustentar é difícil, nos dias de hoje...)

                Daí que seja mais racional optar por um diesel e a prova disso está à vista.

                No entanto, pelo facto das pessoas recorrem à facilidade e preferência dos consumos dos diesel, não significa que estes sejam melhores que os Ottos...

                Há é que saber bem organizar as nossas necessidades e escolher o que nos satisfaz.

                Por exemplo: Eu prefiro um Otto como carro... Mas se tivesse de ter um carro "pá" vida, optaria por um Diesel.
                Depende !! aqui no fórum há inúmeros exemplos de pessoas que compram carros a gasolina usados ou muito usados e mesmo com a gasolina mais cara, provavelmente em termos económicos são mais vantajosos.

                Porque o pessoal aqui maioritariamente prefere carros a gasolina, nomeadamente quando o que dá por um carro são 5 ou 10 mil euros.

                Agora vê lá quantos compram carros a gasolina de mais de 30 mil ?

                Comentário


                  #98
                  Sinceramente, o único argumento no meu ponto de vista mais favorável ao Diesel, é o consumo.

                  A fé no binário e no kick é que faz muita gente ver nos Diesel o que eles não são.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                    Então e os valores de retoma ?

                    Se for carro para manter muiiiiiito tempo dou-te razão senão as continhas têm de ser feitas. Pois basta ver os preços dos TSi's em usado face os TDi's.
                    E quem te diz que as retomas de hoje são as retomas de amanhã? ;)

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Depende !! aqui no fórum há inúmeros exemplos de pessoas que compram carros a gasolina usados ou muito usados e mesmo com a gasolina mais cara, provavelmente em termos económicos são mais vantajosos.

                      Porque o pessoal aqui maioritariamente prefere carros a gasolina, nomeadamente quando o que dá por um carro são 5 ou 10 mil euros.

                      Agora vê lá quantos compram carros a gasolina de mais de 30 mil ?
                      Se fizessem mais contas e fossem menos pelas modas, as coisas seriam diferentes, mas o tuga é um bicho estranho!!!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                        Se fizessem mais contas e fossem menos pelas modas, as coisas seriam diferentes, mas o tuga é um bicho estranho!!!

                        Sim isso até é verdade !

                        mas tu, que não levas em conta, os valores de retomas, falar em contas também é para rir

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                          O Diesel ganha na eficácia.
                          O gasolina ganha na performance.
                          Acho que tudo se resume a isto. Quase toda a gente prefere conduzir um bom carro a gasolina, mas na altura de comprar faz contas aos gastos em combustível e compra diesel.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Sim isso até é verdade !

                            mas tu, que não levas em conta, os valores de retomas, falar em contas também é para rir
                            É complicado saber o que vai valer dinheiro daqui a 3 ou 4 anos...
                            Mas se a venda destes otto-turbo de baixa cilindrada começar a subir e os diesel a descer, é normal que haja uma inversão no mercado de usados, ou seja o mercado vai ditar através da oferta-procura que os gasolina não percam tanto valor.
                            Por acaso no embate TSI vs TDI as diferenças mantêm-se em carros de 06'/07'

                            Ou seja as contas são objectivas, já a retoma, exige mais imaginação...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                              É complicado saber o que vai valer dinheiro daqui a 3 ou 4 anos...
                              Mas se a venda destes otto-turbo de baixa cilindrada começar a subir e os diesel a descer, é normal que haja uma inversão no mercado de usados, ou seja o mercado vai ditar através da oferta-procura que os gasolina não percam tanto valor.
                              Por acaso no embate TSI vs TDI as diferenças mantêm-se em carros de 06'/07'

                              Ou seja as contas são objectivas, já a retoma, exige mais imaginação...
                              Eu até posso aceitar que as retomas dos otto turbo suba ligeiramente em relação aos ottos actuais, mas não vejo qualquer indicador no sentido de os diesel começarem a descer.

                              Achas que tem havido muita aceitação dos novos otto turbo ? é que eu acho que não !

                              Mas atenção que eu sou o primeiro a ter dois carros a gasolina e apenas um a gasóleo e a preferir a gasolina, principalmente em atmosféricos.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Eu até posso aceitar que as retomas dos otto turbo suba ligeiramente em relação aos ottos actuais, mas não vejo qualquer indicador no sentido de os diesel começarem a descer.

                                Achas que tem havido muita aceitação dos novos otto turbo ? é que eu acho que não !

                                Mas atenção que eu sou o primeiro a ter dois carros a gasolina e apenas um a gasóleo e a preferir a gasolina, principalmente em atmosféricos.
                                Repara, quais estão a ser os motores mais promovidos pela própria marca em relação ao AR Mito e ao Scirocco?

                                Basta ver no tópico do Scirocco qual é motor que a maioria quer comprar, e alguns já o compraram.

                                Quando houve a explosão nos carros a diesel, as próprias marcas davam ênfase aos mesmos, e pouco publicitavam sobre os carros a gasolina.

                                Agora já vês publicidade em redor do T-Jet e do TSI...

                                Isto também varia consoante aquilo que marca de certa forma "impinge"!!

                                De qualquer forma ainda é relativamente cedo para falar, nem tenho dados concretos das vendas destas motorizações.

                                Cumpts

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Eu até posso aceitar que as retomas dos otto turbo suba ligeiramente em relação aos ottos actuais, mas não vejo qualquer indicador no sentido de os diesel começarem a descer.

                                  Achas que tem havido muita aceitação dos novos otto turbo ? é que eu acho que não !

                                  Mas atenção que eu sou o primeiro a ter dois carros a gasolina e apenas um a gasóleo e a preferir a gasolina, principalmente em atmosféricos.
                                  Acho que é uma tendência recente, os primeiros Tsi têm 2 anos, ou seja ainda têm muito que palmilhar no mercado, mas para mim representam uma alternativa válida, e como o pmna diz, as próprias marcas têm promovido muito estes produtos, e cada vez há mais marcas a aderir...

                                  A ver vamos o que diz o mercado...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                    O que prova que pelo simples facto de ser diesel não significa que seja melhor do que um otto com cilindrada igual.
                                    Pegando ans tuas palavras, tu procuras um automóvel que tenha disponibilidade, ams com o 1.4 TDi isso não existe até que o turbo entre e mesmo quando entra, é tarde.

                                    Mecanicamente um motor de 3 cilindros não é assim tão mau, isto pondo de lado o seu som característico e o tremelicar.
                                    Em certas cilindradas (entre 900 e 1300 por ex) a capacidade unitária de um motor de 3 cilindros anda dentro da faixa ideial para o que deve ser um motor (até 400/450cc).

                                    Eu acho que o exemplo foi bom pois mostra-se que um motor diesel de baixa cilindrada não consegue ser melhor do que um equivalente a gasolina.

                                    O exemplo do C3 é que não me parece adequado isto porque o motor, apesar de ser doe concepção um pouco arcaica, está montado num veículo demasiado pesado.
                                    Como exemplo, um motor tão bom como o D7F (Renault 1.2) montado no Clio é já complicado andar direito e bem a baxas rotações, o que fará o 1.1 do C3...
                                    Já estudaste.
                                    Mas jurava q n eram esses os valores.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por DAGC Ver Post
                                      E quem te diz que as retomas de hoje são as retomas de amanhã? ;)
                                      Tudo bem, mas as mentalidades das pessoas não muda em apenas 1 ou 2 anos.

                                      E as pessoas associam gasolina = gastador e diesel = poupado mesmo que o a gasolina seja um Jazz 1.2 (motor bastante económico e até se mexe bem) e o diesel seja um Q7 V12TDi.

                                      Tu falas com um leigo na matéria e é isso que ele pensa.

                                      Mas até pode ser que estes TSi's e Tjet's se aguentem bem nas retomas.

                                      Não acredito é que seja a curto prazo.
                                      Editado pela última vez por ClioIIIRS; 14 December 2008, 00:31.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                        Repara, quais estão a ser os motores mais promovidos pela própria marca em relação ao AR Mito e ao Scirocco?

                                        Basta ver no tópico do Scirocco qual é motor que a maioria quer comprar, e alguns já o compraram.

                                        Quando houve a explosão nos carros a diesel, as próprias marcas davam ênfase aos mesmos, e pouco publicitavam sobre os carros a gasolina.

                                        Agora já vês publicidade em redor do T-Jet e do TSI...

                                        Isto também varia consoante aquilo que marca de certa forma "impinge"!!

                                        De qualquer forma ainda é relativamente cedo para falar, nem tenho dados concretos das vendas destas motorizações.

                                        Cumpts
                                        Mas atenção Mito e Scirocco são carros de nicho com veia algo desportiva.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                          Já estudaste.
                                          Mas jurava q n eram esses os valores.
                                          Acho que é à volta de 500cc por cilindro.

                                          A BMW é quase sempre assim excepto no anterior M3 que fez um inline 6 com 3.2 litros de capacidade.

                                          De resto é sempre 2.0 - 4 cilindros, 3.0 - 6 cilindros, 4.0 - 8 cilindros etc..

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                            Toda a gente compara diesel e otto baseado na cilindrada.

                                            Como o diesel serve basicamente para economizar, eu proponho que comparem baseado nos consumos.
                                            Essa comparação não faz sentido. O motor diesel tem melhor rendimento termodinâmico, portanto não há discussão

                                            Comentário


                                              Após ler vários posts, acho que mais ou menos toda a gente está a dizer o mesmo:
                                              Diesel - maior eficácia
                                              Gasolina - maior performance.


                                              No entanto, tive oportunidade de reparar que ainda há várias pessoas cometem o erro de assumir o Diesel melhor para trabalho pesado, pelo binário e consequente potência disponível em 'baixas'.
                                              A esses convém informar que a diferença se deve principalmente à utilização de sobrealimentação (Turbo) e não tanto à utilização da tecnologia Diesel (embora o Diesel seja por si um pouco melhor neste capítulo).

                                              Ainda para os que preferem a condução dos Turbodiesel pelo binário em 'baixas' (que se traduz pela maior facilidade de produzir potência com menor rotação), tenho duas coisas a dizer:

                                              1. Eu também gosto do mesmo tipo de entrega de potência e para obter isso, conduzo (e prefiro) um turbinado a gasolina.

                                              E agora para apimentar um pouco o tópico:
                                              2. Fiquem atentos aos primeiros veículos eléctricos, pois são os reis incontestáveis do binário 'em baixas' e da consequente facilidade de entrega de potência sem rotação.

                                              Todos conhecem mais ou menos a maior dificuldade de arrancar numa subida íngreme com o carro pesado. Esta questão deve-se à dificuldade de passar binário suficiente à roda para a execução do trabalho, pois para obtermos essa "força suficiente", precisamos de maior rotação do motor e mais ainda se este for atmosférico ...e com as rodas paradas, maior rotação do motor, dificulta o trabalho da embraiagem que é afinal a parte mecânica responsável por conseguir passar o binário à roda.

                                              Com um motor eléctrico, esta dificuldade simplesmente não existe, pois oferece-nos binário máximo sem rotação do motor.

                                              Portanto se o Diesel vence em eficiência ao Otto que por sua vez vence em Performance. O eléctrico arruma o assunto, pois vence ambos nas duas vertentes.


                                              Michael

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                rca33, parece-me que não entendeste bem a pergunta que coloquei e já notei isso noutros posts.
                                                Não está em causa nenhuma avaliação de gosto pessoal.
                                                Não estou a perguntar se gostam mais do som estridente e delicioso do otto ou dos baixos consumos do diesel.

                                                Está em causa qual deles é efectivamente melhor no que trata a uma condução rápida.
                                                Tens razão, entendi mal a pergunta.
                                                Nesse caso respondo-te que em 99% dos casos o otto é melhor (partindo do pressuposto que têm potências idênticas).

                                                Deixo o outro 1% para carros com mau escalonamento de caixa (como o Accord 2.0) em que para tentar ser económico acaba por ter zonas (relativamente) mortas entre cada mudança, o que numa aceleração numa subida faz toda a diferença.

                                                Mas a resposta genérica é a favor do motor a gasolina, embora esteja a considerar o factor gozo, já que em andamento 150cv a diesel são iguais a 150cv a gasolina, apenas o modo de entregar é diferente.


                                                Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                                Nesse aspecto já não é apenas um carro a gasóleo turbinado que te oferece isso, estes últimos motores a gasolina turbinados já te proporcionam isso também.

                                                Quanto aos consumos, embora os turbinados a gasolina continuem a consumir mais que os diesel, já começam a melhorar nesse item também.

                                                Agora imagina que daqui a os tempos os preços dos combustíveis ficam iguais aos da nossa vizinha espanha... não achas que o carro a gasolina iria ser uma alternativa bem viável?

                                                Cumpts
                                                Honestamente não !

                                                Por um lado tenho sérias dúvidas que um 1.4 turbo com 140cv tenha as mesmas baixas que um diesel 2.0 com 140cv.

                                                Mas o mais importante prende-se com os consumos.
                                                Existe um diferencial de aproveitamento energético de cada combustível que não deixa qualquer hipótese.

                                                Os otto turbinados de baixa cilindrada vieram permitir:

                                                - Mais potência
                                                - Melhor resposta a baixos regimes
                                                - Manter o consumo de um vulgar carro da mesma cilindrada (com menos potência) quando não se utiliza a potência extra.

                                                Ou seja, se tu andares com o pé levezinho num 1.4 TSI terás os consumos do antigo 1.4 (ou até ligeiramente melhores), mas a partir do momento em que pisas a fundo os consumos aumentam exponencialmente por comparação com o antigo 1.4, e ainda mais com os diesel.

                                                Se tu pensares que um diesel gasta sempre uma percentagem a menos do que o gasolina (a diferença de rendimento é percentual) significa que quanto maior for o consumo, maior é a diferença em litros entre um diesel e um otto.

                                                Por outras palavras, os 6 ou 7 litros anunciados do otto só são válidos se não usares o binário e potência extra que eles têm. Se usares passas facilmente para os 9/10 litros e é sem andar a esticar rotação.

                                                Num diesel que anuncie 5 litros, não os vais conseguir fazer a usar o poder de recuperação, mas farás uns 7 litros.

                                                A partir daqui é fazer contas, e a prova disto é que num país como Inglaterra, onde o gasóleo é mais caro que a gasolina, os diesel aumentaram as vendas substancialmente este ano.

                                                Cumps

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                  Mas atenção Mito e Scirocco são carros de nicho com veia algo desportiva.
                                                  Servirão de rampa de lançamento para incrementar noutros modelos.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    Tens razão, entendi mal a pergunta.
                                                    Nesse caso respondo-te que em 99% dos casos o otto é melhor (partindo do pressuposto que têm potências idênticas).

                                                    Deixo o outro 1% para carros com mau escalonamento de caixa (como o Accord 2.0) em que para tentar ser económico acaba por ter zonas (relativamente) mortas entre cada mudança, o que numa aceleração numa subida faz toda a diferença.

                                                    Mas a resposta genérica é a favor do motor a gasolina, embora esteja a considerar o factor gozo, já que em andamento 150cv a diesel são iguais a 150cv a gasolina, apenas o modo de entregar é diferente.




                                                    Honestamente não !

                                                    Por um lado tenho sérias dúvidas que um 1.4 turbo com 140cv tenha as mesmas baixas que um diesel 2.0 com 140cv.

                                                    Mas o mais importante prende-se com os consumos.
                                                    Existe um diferencial de aproveitamento energético de cada combustível que não deixa qualquer hipótese.

                                                    Os otto turbinados de baixa cilindrada vieram permitir:

                                                    - Mais potência
                                                    - Melhor resposta a baixos regimes
                                                    - Manter o consumo de um vulgar carro da mesma cilindrada (com menos potência) quando não se utiliza a potência extra.

                                                    Ou seja, se tu andares com o pé levezinho num 1.4 TSI terás os consumos do antigo 1.4 (ou até ligeiramente melhores), mas a partir do momento em que pisas a fundo os consumos aumentam exponencialmente por comparação com o antigo 1.4, e ainda mais com os diesel.

                                                    Se tu pensares que um diesel gasta sempre uma percentagem a menos do que o gasolina (a diferença de rendimento é percentual) significa que quanto maior for o consumo, maior é a diferença em litros entre um diesel e um otto.

                                                    Por outras palavras, os 6 ou 7 litros anunciados do otto só são válidos se não usares o binário e potência extra que eles têm. Se usares passas facilmente para os 9/10 litros e é sem andar a esticar rotação.

                                                    Num diesel que anuncie 5 litros, não os vais conseguir fazer a usar o poder de recuperação, mas farás uns 7 litros.

                                                    A partir daqui é fazer contas, e a prova disto é que num país como Inglaterra, onde o gasóleo é mais caro que a gasolina, os diesel aumentaram as vendas substancialmente este ano.

                                                    Cumps
                                                    rca33 não leves a mal, mas acho-te demasiado infléxivel nesta temática.

                                                    1º - Acredito que tenha as mesmas baixas. Basta olhar para os dados das recuperações e em que regime é oferecido tudo o binário disponivel, começam logo às 1500rpm. Normalmente o diesel é às 1750rpm. Mas mesmo que não tenha as mesmas baixas, a diferença é certamente mínima, por isso não é por aí que ia haver problema.

                                                    2º - O diesel é mais eficiente do que a gasolina em consumos. Aqui existe consenso. Agora a imagem que algumas vezes passam dos carros a diesel nem sempre corresponde à verdade, quando se fala em carros dos 140cv para a frente e a fazer uma condução despreocupada ou desportiva os valores andam muitas vezes dos 7 para cima.

                                                    Mas já se sabe que o diesel é mais poupado na sua globalidade, não vale a pena estar com rodeios.

                                                    Por outras palavras, os 6 ou 7 litros anunciados do otto só são válidos se não usares o binário e potência extra que eles têm. Se usares passas facilmente para os 9/10 litros e é sem andar a esticar rotação.
                                                    Depois não concordo nada quando dizes isso. Então um otto turbinado que tem logo o binário máximo às 1500rpm se utilizar o mesmo vai gastar mais?!?!

                                                    Por essa lógica nem vale a pena arrancar...

                                                    O que tu queres dizer é que vai gastar mais, se andares a comer a rotação toda do carro, ou seja andar em altas.

                                                    Mas é isso que estas novas motorizações oferecem, é que para teres genica não precisas de andar lá em cima, regimes baixos/intermédios certamente serão agradáveis.

                                                    Bem, mas o melhor era mesmo fazeres um test-drive, acho que ias mudar de opinião.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Depende !! aqui no fórum há inúmeros exemplos de pessoas que compram carros a gasolina usados ou muito usados e mesmo com a gasolina mais cara, provavelmente em termos económicos são mais vantajosos.

                                                      Porque o pessoal aqui maioritariamente prefere carros a gasolina, nomeadamente quando o que dá por um carro são 5 ou 10 mil euros.

                                                      Agora vê lá quantos compram carros a gasolina de mais de 30 mil ?
                                                      Oh senhor V7

                                                      Primeiro parte do pressuposto que quem gosta de carros a gasolina, na maioria dos casos, não tem posses para ter um carro carote. (Ou é impressão minha?)

                                                      Estamos aqui a entrar em falácias desnecessárias

                                                      Depois, se é para investir num carro que, à partida, será para manter durante uns tempitos largos, acho mais racional, de facto, escolher um diesel a todo o caso, a não ser que não tenha problemas em alimentar as consequências da sua outra possível escolha...

                                                      Mas olhe... Eu até que sou mais voyage do que comentage (comentadora) destas coisas dos popós, denoto neste e outros fórum um fenómeno engraçado de quem adquire popós nas casas dos 60, 70 e 80 mil euros.. Mas não quero entrar por aí.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                        Oh senhor V7

                                                        Primeiro parte do pressuposto que quem gosta de carros a gasolina, na maioria dos casos, não tem posses para ter um carro carote. (Ou é impressão minha?)

                                                        Estamos aqui a entrar em falácias desnecessárias

                                                        Depois, se é para investir num carro que, à partida, será para manter durante uns tempitos largos, acho mais racional, de facto, escolher um diesel a todo o caso, a não ser que não tenha problemas em alimentar as consequências da sua outra possível escolha...

                                                        Mas olhe... Eu até que sou mais voyage do que comentage (comentadora) destas coisas dos popós, denoto neste e outros fórum um fenómeno engraçado de quem adquire popós nas casas dos 60, 70 e 80 mil euros.. Mas não quero entrar por aí.
                                                        Parto do principio que a generalidade das pessoas tende a defender o que tem, seja melhor ou pior (o que é uma forma de estar limitada, mas enfim ...).

                                                        Assim parece-me que há muitos que defendem os carros a gasolina por serem aquilo que podem ter e acham que motores banalissimos, são muito bons e entusiasmantes porque fazem 7 ou 7 mil e 500 rpms.

                                                        Parto também do principio que quem de facto pode comprar uma coisa ou outra e falando de valores razoaveis, tende a escolher diesel, independentemente das suas preferências (e aqui contra mim falo).

                                                        Eu como já referi, tanto tenho carros a gasolina como a gasóleo (neste momento 2 otto e 1 a gasóleo) e prefiro carros a gasolina, mas sempre que se discute este tema, vejo-me obrigado a defender o diesel perante o tipo de argumentação que vejo do lado dos que preferem a gasolina.

                                                        Quem me parece que tem feito alguma progressão neste campo é o autor do tópico.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          Parto do principio que a generalidade das pessoas tende a defender o que tem, seja melhor ou pior (o que é uma forma de estar limitada, mas enfim ...).

                                                          Assim parece-me que há muitos que defendem os carros a gasolina por serem aquilo que podem ter e acham que motores banalissimos, são muito bons e entusiasmantes porque fazem 7 ou 7 mil e 500 rpms.

                                                          Parto também do principio que quem de facto pode comprar uma coisa ou outra e falando de valores razoaveis, tende a escolher diesel, independentemente das suas preferências (e aqui contra mim falo).

                                                          Eu como já referi, tanto tenho carros a gasolina como a gasóleo (neste momento 2 otto e 1 a gasóleo) e prefiro carros a gasolina, mas sempre que se discute este tema, vejo-me obrigado a defender o diesel perante o tipo de argumentação que vejo do lado dos que preferem a gasolina.

                                                          Quem me parece que tem feito alguma progressão neste campo é o autor do tópico.
                                                          É muito redutor assumir, que o diesel é sempre a melhor opção...

                                                          Justificar diferenças de 5/6/7000€, com 1 Litro de combustível por cada 100kms, é díficil de fazer, ainda por cima com uma diferença entre diesel e gasolina nos 0.12€.

                                                          Diesel é melhor investimento!?
                                                          Dão a entender que o carro a gasóleo até valoriza com o tempo sendo que com o passar do tempo as curvas de preço se aproximam.

                                                          Ou seja chegamos ao ponto, em que diesel é bom porque é diesel, independentemente de custar por exemplo no Vw Tiguan em que a diferença são 10mil€ do Otto(150cv) para o diesel(140cv)!!!!

                                                          Muitos destes carros otto-turbo nem fazem 7000rpm, e atingem o binário máximo ás 1500rpm, com performance idêntica aos 2.0TDI, por um preço significativamente mais baixo.

                                                          Ou seja parece que quem defende diesel, defende uma lógica de à dois anos atrás, em que as alternativas otto não tinham os mesmos argumentos de hoje em dia...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                                            rca33 não leves a mal, mas acho-te demasiado infléxivel nesta temática.

                                                            (...)


                                                            Depois não concordo nada quando dizes isso. Então um otto turbinado que tem logo o binário máximo às 1500rpm se utilizar o mesmo vai gastar mais?!?!

                                                            Por essa lógica nem vale a pena arrancar...

                                                            O que tu queres dizer é que vai gastar mais, se andares a comer a rotação toda do carro, ou seja andar em altas.

                                                            Mas é isso que estas novas motorizações oferecem, é que para teres genica não precisas de andar lá em cima, regimes baixos/intermédios certamente serão agradáveis.

                                                            Bem, mas o melhor era mesmo fazeres um test-drive, acho que ias mudar de opinião.
                                                            Não me considero inflexível. Estamos é a falar de economia e eu passo a explicar o teu comentário seguinte:

                                                            Tu já viste quais são os consumos instantâneos (mesmo num diesel) quando pisas forte às 1900 rpm ?

                                                            Eu vou-te dar uma ideia:

                                                            No C4 com que ando, a partir dos 160 km/h, se eu mantiver o pé a fundo não consigo chegar aos 11 litros de consumo instantâneo. Anda por volta dos 10 -10,5.

                                                            Se for em 5ª às 2000 rpm e pisar a 3/4 de acelerador, o consumo instantâneo passa frequentemente para cima dos 18 - 20 litros.

                                                            Ou seja, quando tu tens um carro com muito binário em baixas, isso pode dever-se a muita cilindrada ou a um turbo, mas para progredires rápidamente de velocidade tu vais necessitar de muito combustível.

                                                            Aqui entra a diferença entre o consumo de um diesel e de um otto, que nada tem a ver com turbos.

                                                            Se num simples 1.6 a diesel pouco puxado (92cv) tu tens valores instantâneos de 18 litros, num otto turbinado podes pensar acima dos 25 litros.

                                                            Claro que são valores instantâneos, mas é o conjunto de valores instantâneos que te vão dar o final (que é sempre muito inferior).

                                                            O ponto fulcral que é necessário entender é este:

                                                            O ciclo otto tem um rendimento inferior ao diesel (em aproveitamento de combustível).
                                                            Isto significa que num otto estás sempre a gastar mais, e quanto mais gastares maior é a diferença.

                                                            Para ilustrar com valores não exactos (mas exactos na matemática) imagina que um otto consome 30% a mais do que um diesel.

                                                            Num consumo de 6 litros para um diesel, significa 7,8 para um motor a gasolina - um valor bastante aceitável e coerente com a realidade.

                                                            Se falares num consumo de 8 litros a diesel, acrescentas o mesmo factor e ficas com 10,4.

                                                            Numa situação de pé a fundo, qualquer diesel 2000 de 140cv te consegue gastar 11 litros. O mesmo exercício daria 14,3 litros num otto, o que não é nenhum valor complicado de atingir nestas condições. Diria mesmo que até é bastante conservador.

                                                            Ou seja, esses 30% num ritmo calmo traduz-se nuns pouco significantes 1,8 litros.
                                                            A fundo, traduz-se nuns mais expressivos 3,3 litros aos 100.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                              É muito redutor assumir, que o diesel é sempre a melhor opção...

                                                              ...
                                                              Eu particularmente não acho que o diesel seja sempre a melhor opção.

                                                              Logo de repente vem-me à cabeça o caso do civic, que nunca compensará.

                                                              Mas nota que hoje em dia não são tantas assim as opções ao diesel (falando dos otto turbinados de baixa cilindrada).

                                                              A marca mais diversificada neste campo talvez seja a VW, ao propor diversos níveis desta tecnologia.

                                                              Quando existe uma diferença de 8000 euros entre versões, as contas estão feitas.

                                                              Mas quando as diferenças são menores as coisas mudam de figura, porque a desvalorização é substancialmente diferente.

                                                              Podemos falar num mudar de mentalidade, mas isso contraria a realidade.
                                                              No reino unido os diesel estão em crescimento de vendas apesar do combustível até ser mais caro.
                                                              Não venham falar em modas do tuga.

                                                              É que entre o anunciado e a realidade vão grandes diferenças. Aqui no fórum fala-se em consumos de 6 litros para o Civic 1.8 como se fossem fáceis de fazer.

                                                              No entanto, eu tenho um amigo meu que tem um, é uma pessoa muito calma a conduzir e ele aponta os consumos do carro para os 8,5 litros !!!

                                                              Digamos que isto baralha um bocado as contas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X