Originalmente Colocado por Mad Dragon
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Repara que no limite, o diesel será sempre inferiorao otto em igualdade de circunstâncias.
Agarra num 1.6 turbo de injecção directa a gasolina e no 1.6 diesel equivalente e verás que o gasolinas terá a grande maior parte dos argumentos de desempenho do seu lado.
A realidade só é alterada no momento em que (fruto do mercado) tens de comparar motores atmosféricos a gasolina com motores turbo diesel.
O diesel será sempre mais barulhento e vibrará mais. Estes são pontos em que não há volta a dar. - Vitória do gasolina aqui
Depois tens os pontos em que os gostos decidem mais do que os números, tal como a rotação. Se há quem adore fazer muitas rpm, também há quem goste de andar depressa sem ter o motor a gritar.
Ninguém está certo ou errado neste ponto, são apenas gostos.
Falando agora do ponto inquestionável a favor do diesel temos os consumos, que são consistentemente mais baixos do que o equivalente a gasolina nos mesmos percursos e velocidades.
Cada pessoa tem de agarrar nos prós e contras de cada tecnologia e avaliar segundo o que dá mais importância.
Esse será o único consenso possível.
Eu assumo: já não tenho paciência para ouvir motores aos gritos num carro convencional, dou preferência a uma resposta pronta a médios/baixos regimes e não gosto de sentir que vou a dar às petrolíferas mais do que é necessário.
Parece-me que um otto não é solução para mim.
Do mesmo modo, quem previligia ouvir bem o motor a gritar, sentir o envolvimento extra do motor numa estrada sinuosa e não se importa de gastar 10 litros aos 100, escolhe mal se comprar um diesel.
Gostos e prioridades, seria a minha definição para esta pergunta.
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