Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Otto vs Diesel - Vamos chegar a um consenso?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Bem aqui vai a minha modesta opiniao.
    Eu penso que esta comparaçao deve ser feita mais alem dos gostos particulares de cada um. Eu pessoalmente gosto muito de conduzir carros a gasolina, mas diariamente conduzo um veiculo a gasoleo. tenho um carro a gasolina em casa que é do meu pai e sempre que posso para sair e ir tomar um cafe vou com ele. Agora digamos eu faço trajecto de casa para a faculdade todos os dias, e sao cerca de 130km, fora as minhas voltas. Penso que nunca seria viavel fazer esta quilometragem em um carro a gasolina, sendo esta mais cara, imprimindo tambem um desgaste superior no veiculo.
    Assim penso que foi uma escolha acertada.
    Faço cerca de 35kkm por ano, o veiculo ja tem cerca de 165kkm, e dinheiro em manutençoes, tem sido revisoes e pouco mais.

    Cumprimentos.

    Comentário


      Se me permitem a intromissão na vossa discussão, parece-me que vocês até estão de acordo:
      • O diesel é mais económico;
      • Considerando as diferenças de preço, diferenças de consumos e desvalorizações, quase sempre o diesel compensa, mas há excepções;

      De qualquer forma esta discussão é um bocado irrelevante, pois interessa pouco determinar qual a melhor opção de forma objectiva.

      Cada um compra aquilo que julga que é melhor e ainda bem que existem actualmente fantásticos motores, tanto a diesel como a gasolina.

      Eu sou de uma forma geral favorável ao diesel, mas estes últimos motores TFSI do grupo Vag deixam-me com água na boca

      Mesmo sabendo que os consumos são muito superiores aos anunciados, se estivesse comprador de um segmento D, iria sem dúvidas para o A4 2.0 TFSI

      Comentário


        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Não me considero inflexível. Estamos é a falar de economia e eu passo a explicar o teu comentário seguinte:

        Tu já viste quais são os consumos instantâneos (mesmo num diesel) quando pisas forte às 1900 rpm ?

        Eu vou-te dar uma ideia:

        No C4 com que ando, a partir dos 160 km/h, se eu mantiver o pé a fundo não consigo chegar aos 11 litros de consumo instantâneo. Anda por volta dos 10 -10,5.

        Se for em 5ª às 2000 rpm e pisar a 3/4 de acelerador, o consumo instantâneo passa frequentemente para cima dos 18 - 20 litros.

        Ou seja, quando tu tens um carro com muito binário em baixas, isso pode dever-se a muita cilindrada ou a um turbo, mas para progredires rápidamente de velocidade tu vais necessitar de muito combustível.

        Aqui entra a diferença entre o consumo de um diesel e de um otto, que nada tem a ver com turbos.

        Se num simples 1.6 a diesel pouco puxado (92cv) tu tens valores instantâneos de 18 litros, num otto turbinado podes pensar acima dos 25 litros.

        Claro que são valores instantâneos, mas é o conjunto de valores instantâneos que te vão dar o final (que é sempre muito inferior).

        O ponto fulcral que é necessário entender é este:

        O ciclo otto tem um rendimento inferior ao diesel (em aproveitamento de combustível).
        Isto significa que num otto estás sempre a gastar mais, e quanto mais gastares maior é a diferença.

        Para ilustrar com valores não exactos (mas exactos na matemática) imagina que um otto consome 30% a mais do que um diesel.

        Num consumo de 6 litros para um diesel, significa 7,8 para um motor a gasolina - um valor bastante aceitável e coerente com a realidade.

        Se falares num consumo de 8 litros a diesel, acrescentas o mesmo factor e ficas com 10,4.

        Numa situação de pé a fundo, qualquer diesel 2000 de 140cv te consegue gastar 11 litros. O mesmo exercício daria 14,3 litros num otto, o que não é nenhum valor complicado de atingir nestas condições. Diria mesmo que até é bastante conservador.

        Ou seja, esses 30% num ritmo calmo traduz-se nuns pouco significantes 1,8 litros.
        A fundo, traduz-se nuns mais expressivos 3,3 litros aos 100.
        Mas já no meu post anterior eu disse que os carros a diesel consomem menos, têm melhor rendimento termodinâmico, aqui estamos todos de acordo.

        O que eu acrescentei foi, um condutor típico apreciador de um carro a diesel turbinado, invoca como vantangens a boa disponibilidade em regimes baixos e intermédios e que em velocidades de cruzeiro não seja necessário ir a fazer muita rotação para evitar o som excessivo do motor.

        Pois bem, estes novos otto turbinados já oferecem isso, pode não ser exactamente da mesma forma, mas é certamente de uma forma semelhante, e ainda com o bónus de poderes ouvir um som de motor mais envolvente.

        No tópico do Scirocco perguntei, quantas kms fazia o 1.4tsi 160cv por cada 1000rpm em 6º, e responderam 50km\h.

        Ou seja a 120km\h vais nas 2400rpm, IMHO é muito bom. (A parte estranha da resposta é que em 6º se o Scirocco chegar ao regime de potência máxima tinha que estar a marcar 290km\h, o que evidentemente não os dá... mas foi a resposta que me deram!!!)

        Depois se a isto tudo juntarmos a hipotética situação dos combustíveis se equipararem, um otto turbinado começa a fazer cada vez mais sentido, claro que não é para todos, mas começa a abranger as necessidades de um leque maior de pessoas.
        Editado pela última vez por pmna; 14 December 2008, 12:19.

        Comentário


          Originalmente Colocado por pmna Ver Post
          Ou seja a 120km\h vais nas 2400rpm, IMHO é muito bom. (A parte estranha da resposta é que em 6º se o Scirocco chegar ao regime de potência máxima tinha que estar a marcar 290km\h, o que evidentemente não os dá... mas foi a resposta que me deram!!!)
          É o caso de vários carros, cuja velocidade máxima não é atingida na última relação de caixa.

          Originalmente Colocado por pmna Ver Post
          Depois se a isto tudo juntarmos a hipotética situação dos combustíveis se equipararem, um otto turbinado começa a fazer cada vez mais sentido, claro que não é para todos, mas começa a abranger as necessidades de um leque maior de pessoas.
          Sim, no caso dos TSI, ficam particularmente interessantes com as DSG7. Estou curioso para experimentar um...

          Comentário


            Originalmente Colocado por pmna Ver Post
            Mas já no meu post anterior eu disse que os carros a diesel consomem menos, têm melhor rendimento termodinâmico, aqui estamos todos de acordo.

            O que eu acrescentei foi, um condutor típico apreciador de um carro a diesel turbinado, invoca como vantangens a boa disponibilidade em regimes baixos e intermédios e que em velocidades de cruzeiro não seja necessário ir a fazer muita rotação para evitar o som excessivo do motor.

            Pois bem, estes novos otto turbinados já oferecem isso, pode não ser exactamente da mesma forma, mas é certamente de uma forma semelhante, e ainda com o bónus de poderes ouvir um som de motor mais envolvente.

            No tópico do Scirocco perguntei, quantas kms fazia o 1.4tsi 160cv por cada 1000rpm em 6º, e responderam 50km\h.

            Ou seja a 120km\h vais nas 2400rpm, IMHO é muito bom. (A parte estranha da resposta é que em 6º se o Scirocco chegar ao regime de potência máxima tinha que estar a marcar 290km\h, o que evidentemente não os dá... mas foi a resposta que me deram!!!)

            Depois se a isto tudo juntarmos a hipotética situação dos combustíveis se equipararem, um otto turbinado começa a fazer cada vez mais sentido, claro que não é para todos, mas começa a abranger as necessidades de um leque maior de pessoas.
            Tens razão.
            Aqui eu não estou a dizer que acho o diesel melhor do que o gasolina.
            Considero excelente esta nova linha de motores da VW a gasolina turbo.

            Eu apenas respondi à questão da evolução da opinião das pessoas, e dado que os diesel cativam pelos consumos, não é nesse campo que estes novos motores vão mudar as coisas.

            Em agradabilidade de condução, acredito que até possam superar os diesel, dado que farão menos vibrações, barulhos, etc. Depois em condução animada tornam-se mais envolventes pela sonoridade.

            Só na questão de compensar económicamente ou não é que tenho dúvidas consoantes os valores envolvidos.

            Comentário


              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
              Tens razão.
              Aqui eu não estou a dizer que acho o diesel melhor do que o gasolina.
              Considero excelente esta nova linha de motores da VW a gasolina turbo.

              Eu apenas respondi à questão da evolução da opinião das pessoas, e dado que os diesel cativam pelos consumos, não é nesse campo que estes novos motores vão mudar as coisas.

              Em agradabilidade de condução, acredito que até possam superar os diesel, dado que farão menos vibrações, barulhos, etc. Depois em condução animada tornam-se mais envolventes pela sonoridade.

              Só na questão de compensar económicamente ou não é que tenho dúvidas consoantes os valores envolvidos.
              Sim, concordo com as tuas opiniões Rca...
              É que não há uma única resposta, depende do segmento, desempenho, etc.,...

              Por exemplo no A4 o 2.0 TDI vs 1.8 TFSI o diesel compensa e de que maneira, enfim depende muito do carro pretendido, não poderia responder diesel ou otto, depende do plafond disponível!!!

              Comentário


                Mad, como vês estamos todos a chegar a um consenso...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  Parto do principio que a generalidade das pessoas tende a defender o que tem, seja melhor ou pior (o que é uma forma de estar limitada, mas enfim ...).

                  Assim parece-me que há muitos que defendem os carros a gasolina por serem aquilo que podem ter e acham que motores banalissimos, são muito bons e entusiasmantes porque fazem 7 ou 7 mil e 500 rpms.

                  (...)

                  Quem me parece que tem feito alguma progressão neste campo é o autor do tópico.
                  ÒI!!!... tambem nao e bem assim...

                  eu tenho um atmosferico OTTO pequeno e velhote (Ibiza 1.3 de 1994)

                  mas nao defendo os OTTO por isso... ate porque a minha proxima compra sera (em principio) um OTTO 2.0 turbinado

                  e sou mais um comum mortal Tuga... lol

                  eu ja conduzi varios carros a diesel e a gasolina... no entanto prefiro a gasolina por varios motivos... e o facto de ter um carrito desses nao e um desses motivos... pelo menos no meu caso (e acho que no caso de muita gente aqui no forum) eu gosto dos OTTO porque considero que este me tras mais vantagens que o diesel...

                  e e mesmo assim... as vantagens e desvantagens estao muito equilibradas em ambos os casos... e acho que aqui o que acaba por contar e qual e o combustivel que mais se adequa a cada um de nos

                  OTTO POWER!!!

                  abraço
                  Editado pela última vez por RK7; 14 December 2008, 13:15.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                    Sim, concordo com as tuas opiniões Rca...
                    É que não há uma única resposta, depende do segmento, desempenho, etc.,...

                    Por exemplo no A4 o 2.0 TDI vs 1.8 TFSI o diesel compensa e de que maneira, enfim depende muito do carro pretendido, não poderia responder diesel ou otto, depende do plafond disponível!!!
                    o A4 agora tem o 1.8TFSi com 120cv além do de 160cv.

                    Este de 120cv já fica a uns bons 5 ou 6 mil euros do 2.0TDi..

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                      Por exemplo no A4 o 2.0 TDI vs 1.8 TFSI o diesel compensa e de que maneira
                      Se for a versão diesel de 170 cv (a que é mais equivalente em performance ao 1.8 de 160 cv), já é preciso fazer algumas contas aos Kms anuais

                      Sempre são 2700 euros de diferença

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                        o A4 agora tem o 1.8TFSi com 120cv além do de 160cv.

                        Este de 120cv já fica a uns bons 5 ou 6 mil euros do 2.0TDi..
                        Sim, mas neste caso que eu concordo que o diesel e melhor...

                        pois, vamos ser sinceros... o A4 nao e propriamente um carro leve... e so 120cv vai fazer com que a entrega de binario seja pouca e os consumos sejam elevados... ou seja, vais acabar por parar muitsa vezes nos postos de gasolina e a conduçao nao vai ser das mais agradaveis...

                        (isto na minha maneira de ver)

                        EDIT:
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Se for a versão diesel de 170 cv (a que é mais equivalente em performance ao 1.8 de 160 cv), já é preciso fazer algumas contas aos Kms anuais

                        Sempre são 2700 euros de diferença
                        e mesmo nesta versao, acho que o diesel continua a compensar...


                        cumps

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Se for a versão diesel de 170 cv (a que é mais equivalente em performance ao 1.8 de 160 cv), já é preciso fazer algumas contas aos Kms anuais

                          Sempre são 2700 euros de diferença
                          Neste tipo de carros só na retoma tens esses €2700.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                            Neste tipo de carros só na retoma tens esses €2700.
                            Mas é curioso que as pessoas sistematicamente se esquecem disso.

                            Eu destes novos ottos pequenos turbinados ainda pouco ou nada conheço (conheço o 2.0 tfsi que não classifico como pequeno), mas será que não têm ali umas primeiras rpms de algum amorfismo ?

                            Um Tiguan que já é pesado com um motor 1.4 ? será que antes das 1.500 rpms anda alguma coisa ? apesar da minha ignorância fico com a ideia que este tipo de motores resultará melhor em carros leves.

                            Por alguma coisa para o A4 a Audi se recusou a montar o 1.4 e subiu a fasquia para o 1.8. Mesmo com turbos a cilindrada conta !!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              Mas é curioso que as pessoas sistematicamente se esquecem disso.

                              Eu destes novos ottos pequenos turbinados ainda pouco ou nada conheço (conheço o 2.0 tfsi que não classifico como pequeno), mas será que não têm ali umas primeiras rpms de algum amorfismo ?

                              Um Tiguan que já é pesado com um motor 1.4 ? será que antes das 1.500 rpms anda alguma coisa ? apesar da minha ignorância fico com a ideia que este tipo de motores resultará melhor em carros leves.

                              Por alguma coisa para o A4 a Audi se recusou a montar o 1.4 e subiu a fasquia para o 1.8. Mesmo com turbos a cilindrada conta !!
                              concordo contigo... e principalmente no que pus a negrito... mesmo com a cavalagem, eu acho que a cilindrada tem que ser adequada ao tamanho/peso do carro em questao...

                              cumps

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
                                concordo contigo... e principalmente no que pus a negrito... mesmo com a cavalagem, eu acho que a cilindrada tem que ser adequada ao tamanho/peso do carro em questao...

                                cumps
                                eu penso que é uma questao de numeros que os ottos pequenos turbinados nao conseguem atingir, o mix binario e disponibilidade que é o que é necessario numa condução "diaria".

                                cumpts

                                Comentário


                                  Eu acho que se juntarem conceitos como os TSI/TCE com caixas DSG7 elimina-se parte das fraquezas dos motores e até se pode conseguir usar cilindradas menores.

                                  A ideia que tenho, e penso que todos concordarão, é que uma caixa automática que tenha mais velocidades aproveita melhor o motor (logo que seja rápida e eficiente). E essas caixas podem permitir o uso de motores com menos disponibilidade.

                                  Penso que tanto a Renault como a VW estão a preparar 1.2 sobrealimentados para o segmento C (Megane e Golf). No caso da Renault, talvez não tentar aproveitar o 1.4 TCE (de origem Nissan) em vez do 1.2 TCE (que é mesmo Renault).


                                  A ZF acabou de preparar uma caixa de 8 velocidades para a BMW e Audi que está agora a entrar em comercialização, a bem da eficiência.
                                  Editado pela última vez por Accord7; 14 December 2008, 15:03.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Gustavo.Almeida Ver Post
                                    Eu acho que se juntarem conceitos como os TSI/TCE com caixas DSG7 elimina-se parte das fraquezas dos motores e até se pode conseguir usar cilindradas menores.

                                    A ideia que tenho, e penso que todos concordarão, é que uma caixa automática que tenha mais velocidades aproveita melhor o motor (logo que seja rápida e eficiente). E essas caixas podem permitir o uso de motores com menos disponibilidade.

                                    Penso que tanto a Renault como a VW estão a preparar 1.2 sobrealimentados para o segmento C (Megane e Golf). No caso da Renault, talvez não tentar aproveitar o 1.4 TCE (de origem Nissan) em vez do 1.2 TCE (que é mesmo Renault).


                                    A ZF acabou de preparar uma caixa de 8 velocidades para a BMW e Audi que está agora a entrar em comercialização, a bem da eficiência.
                                    A combinação destes novos 1.2 e 1.4 turbinados com caixas eficientes e rápidas (DSG 7v por exemplo) e ainda combinado com modelos de baixo peso acho que pode resultar muito bem.

                                    Veja-se o esforço feitos no Mazda 2 / Ford Fiesta para baixar o peso.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Mas é curioso que as pessoas sistematicamente se esquecem disso.

                                      Eu destes novos ottos pequenos turbinados ainda pouco ou nada conheço (conheço o 2.0 tfsi que não classifico como pequeno), mas será que não têm ali umas primeiras rpms de algum amorfismo ?

                                      Um Tiguan que já é pesado com um motor 1.4 ? será que antes das 1.500 rpms anda alguma coisa ? apesar da minha ignorância fico com a ideia que este tipo de motores resultará melhor em carros leves.

                                      Por alguma coisa para o A4 a Audi se recusou a montar o 1.4 e subiu a fasquia para o 1.8. Mesmo com turbos a cilindrada conta !!
                                      Óbvio que conta. Até porque a clientela tipo Audi ficaria de pé atrás com um motor 1.4. Mesmo que fosse de 160cv como no Scirocco.

                                      Além de que o 1.8TFSi tem à mesma 160cv.

                                      Já agora alguém sabe no que difere este 1.8TFSi do antigo 1.8T ??

                                      Comentário


                                        Mas vemos que o 1.4 TSI é usado no Superb... não impressiona, mas cumpre a função, e permite ao Superb custar cerca de 28.000€.

                                        A caixa DSG permitiria "esconder" alguma falta de ânimo do motor.

                                        As prestações podem não impressionam, mas não podemos queixar-nos muito quando se fica com "tanto" carro por este valor.

                                        Comentário


                                          comprei um scirocco 2000 tdi esta sempre entre os 7,8 mas antes andei algum tempo com um 1400 tsi "emprestado" e a andar alegremente estava sempre nos 12. e tudo uma questao de pe leve ou nao.
                                          e sobre o tiguan com 1400cc o carro mexe bem... agora se vai durar muito ate partir isso nao sei

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                            Óbvio que conta. Até porque a clientela tipo Audi ficaria de pé atrás com um motor 1.4. Mesmo que fosse de 160cv como no Scirocco.

                                            Além de que o 1.8TFSi tem à mesma 160cv.

                                            Já agora alguém sabe no que difere este 1.8TFSi do antigo 1.8T ??
                                            Penso que a maior diferença é a injecção directa, do 1.8T para o TFSI e as consequentes emissões mais baixas.

                                            Acho que a Audi não utilizou o 1.4 no A4 por uma questão de imagem de marca, porque se a Vw o utiliza no Passat e a Skoda no Superb, nada impediria a Audi de o fazer, e apenas utilizam o 1.4 TSI no A3.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por coda Ver Post
                                              comprei um scirocco 2000 tdi esta sempre entre os 7,8 mas antes andei algum tempo com um 1400 tsi "emprestado" e a andar alegremente estava sempre nos 12. e tudo uma questao de pe leve ou nao.
                                              e sobre o tiguan com 1400cc o carro mexe bem... agora se vai durar muito ate partir isso nao sei
                                              Os andamentos que fizeste no 1.4 TSI eram os mesmo feitos no TDI!?

                                              Já experimentei este motor 1.4 TDI no Eos e no Golf e só em plena carga é que dava 9/10L de média, o Golf V 1.9 Tdi fazia com os mesmos andamentos 7/8L de média.

                                              Comentário


                                                os andamentos eram os mesmos
                                                mas tambem consigo fazer abaixo dos 5L vialonga sintra, AE,2circular, ic19 media de 100kmh
                                                o problema tanto num como noutro e usarmos as potencialidades dos carros e isso nota sa na carteira

                                                Comentário


                                                  Tava a estudar é deparei com uma afirmação que é interessante, principalmente para esta discussão.

                                                  Então aqui vai:

                                                  "...quando se pode medir aquilo de que se fala e expressá-lo em números, sabe-se alguma coisa sobre o mesmo; mas quando não se pode medi-lo, quando não se pode exprimi-lo em númeors, o conhecimento que se tem é de um tipo insuficiente e insatisfatório..."

                                                  Sir William Thompson, Lord Kelvin (1824-1907)


                                                  Assim, quase tudo o que aqui é dito é do tipo insuficiente e instaisfatório.
                                                  O que se sabe efectivamente é que os diesel têm mais binário e aqui a física e a engenharia dão a vantagem ao diesel.

                                                  Já agora talvez valha a pena pensar nisto...

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por coda Ver Post
                                                    os andamentos eram os mesmos
                                                    mas tambem consigo fazer abaixo dos 5L vialonga sintra, AE,2circular, ic19 media de 100kmh
                                                    o problema tanto num como noutro e usarmos as potencialidades dos carros e isso nota sa na carteira
                                                    Nessas condições com o TSI, rodando entre os 90/100 sem pressas fazia os 6/6,5...

                                                    Comentário


                                                      na minha modesta opiniao os diesel valem a pena se fizerem 40 mil km ou mais por ano eu numa semana faço 2000km

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por coda Ver Post
                                                        na minha modesta opiniao os diesel valem a pena se fizerem 40 mil km ou mais por ano eu numa semana faço 2000km
                                                        Já que conduziste os dois Sciroccos, achaste que o 1.4 não tinha força, ou era desagradável de conduzir!?

                                                        Comentário


                                                          nada disso o 1400 arranca mais depressa anda um pouco mais, para quem ande o normal aconselho vivamente o 1400.

                                                          Comentário


                                                            Puxando a brasa aqui à minha sardinha (sim, porque é isso que quase todos nós fazemos!) aconselho aqui o pessoal a conduzir um 1.7 boxer e depois vá lá conduzir um 1.9 TDI fumarento, até pode ser mais recente, e depois tirem as vossas conclusões!!
                                                            O Audi, no seu todo não gasta mais que um bom Otto, só a afinação do Turbo e da MAF custa os olhos da cara.
                                                            Otto sempre, e de preferência atmosférico.

                                                            Comentário


                                                              fumarento????? para alem do scirocco tenho outros carros entre eles um almera 2200 com 350mil km e nao faz nada de fumo realmente estas mesmo a puxar a brasa a tua sardinha. e legitimo da tua parte gostares dos alfas eu tambem gosto mas gastarem menos que um diesel acho que estas a puxar muita brasa

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X