Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alterações - Mudar sem saber o que se faz

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Ver utilitários de 90cv (às vezes nem isso) com jantes de 17' é uma anedota.

    Aliás, esta moda das jantes grandes é uma aberração. As marcas desenham carros que só ficam bem com jantes grandes, e depois quem se lixa é o pessoal que gasta fortunas em jantes e pneus.

    E depois alguém se lembrou de dizer que a dinâmica do carro vai melhorando conforme se aumenta o tamanho da jante. Absurdo. Tirando carros de elevada performance, não se justifica jantes maiores do que 17'. E para carros meramente "rápidos", nem isso. Já conduzi um Cooper S com 16' e outro com 17', e preferi a condução do primeiro. Mais confortável, mais ágil, mais divertido. Já para não falar em vantagens a nível de consumos e do preço dos pneus.

    E falamos de um carro com 175cv. Imaginem agora um Astra GTC 1.3 Cdti com jantes de 18' (conheço pelo menos 2).

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
      Sabem porque é que isto acontece? Basta dar um exemplo: o Audi pode usar, em jantes de 16', pneus 205/55R16 e 215/55R16. Nas jantes de 17', usa pneus 235/45R17. Ora, uns Bridgestone Potenza RE050A na primeira medida custam 90 euros cada e em jante de 17 custam mais de 140 euros. Ou seja, uma diferença de 50 euros por pneu dá cerca de 200 euros no total. É melhor nem falar de medidades de 18 e 19. É que há muita gente a usar essas medidas.

      Os 215/55R16 são bem mais caros que os 205. Aliás, o seu preço é idêntico ao dos 235

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post

        ...

        As jantes 17' S-line ou da 2.5TDi Sport ficavam interessantes mas lá está depois os pneus são um balurdio..

        ...
        Depois compram pneus marca minerva, que nas medidas 225/45R17, custam novos 70€ o pneu, dá para adivinhar que é uma bela coisa

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por luis.filipe Ver Post
          Depois compram pneus marca minerva, que nas medidas 225/45R17, custam novos 70€ o pneu, dá para adivinhar que é uma bela coisa
          isso é do piorzinho

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
            Ver utilitários de 90cv (às vezes nem isso) com jantes de 17' é uma anedota.

            Aliás, esta moda das jantes grandes é uma aberração. As marcas desenham carros que só ficam bem com jantes grandes, e depois quem se lixa é o pessoal que gasta fortunas em jantes e pneus.

            ...
            Ora essa... é o preço a pagar para "parecer bem"...

            Ou alguma marca obriga alguém a comprar a jante de maior dimensão?

            Compreendo o que dizes (as marcas quando apresentam um novo modelo é sempre a versão de topo, com motor xpto e jantes a condizer, para deixar o pessoal a babar-se) mas cabe a cada comprador a decisão do que lhe é conveniente ou não. Se opta pela jante que "enche o olho", depois que não se queixe do preço dos pneus ou da reparação das jantes...

            Mas isto é como o IUC, o pessoal só "descobre" quanto tem que pagar... quando tem que pagar.

            Comentário


              #36
              infelizmente é bastante comum alguem que tem um carro, muda lhe a suspensao e as jantes sempre com o argumento que aumenta a capacidade do carro em curva ou estabilidade ou o que seja, mas depois percebe que cada pneu vai custar muitos euros e acaba por poupar onde, pelo menos eu axo, nunca se deve poupar, e compra uns pneus baratuxos.
              É quase como comprar um carro com airbags porque se esta preocupado com a segurança e depois n usar cintos ou nao por os putos nas cadeiras proprias.

              Comentário


                #37
                O mal também é haver muita desinformação.

                Como alguém disse, não é fácil encontrar alguém a dizer que o rebaixamento piorou o seu carro. No entanto, em muitos casos piora. Como fica a adornar menos, o pessoal pensa que isso quer dizer que curva melhor. Depois, vai tudo atrás dessa desinformação e fazem a mesma asneira. Como não há dinheiro, faz-se com material de qualidade duvidosa.

                Nunca tive um carro rebaixado, mas já andei em alguns e o que é certo é que todos eles se tornaram bem desconfortáveis. É curioso que nunca li ninguém a dizer que o carro ficou desconfortável. Será que não querem assumir ou não percebem nada do assunto?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                  O que é que vocês deste mundo e da forma como se fazem estas alterações?
                  Concordo de forma substancial com a tua opinião.
                  Modificações bem pensadas podem melhorar o compromisso do carro para os propósitos do dono, tornando algo especial um carro que não o era assim tanto e aumentando o prazer de condução. Contudo sou o primeiro a afastar-me de qualquer coisa que tenha tuning no nome e ninguém me vê pelos fóruns da minha marca favorita porque até me custa ver as abominações praticadas. Apesar de ser ainda jovem, identifico-me muito mais com a postura do pessoal dos clássicos.

                  Outra coisa que já descobri é que se comprarmos um carro já devidamente pensado como desportivo não sentimos tanta necessidade de modificar o que quer que seja. Foi uma revelação para mim.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
                    Ora essa... é o preço a pagar para "parecer bem"...

                    Ou alguma marca obriga alguém a comprar a jante de maior dimensão?

                    Compreendo o que dizes (as marcas quando apresentam um novo modelo é sempre a versão de topo, com motor xpto e jantes a condizer, para deixar o pessoal a babar-se) mas cabe a cada comprador a decisão do que lhe é conveniente ou não. Se opta pela jante que "enche o olho", depois que não se queixe do preço dos pneus ou da reparação das jantes...

                    Mas isto é como o IUC, o pessoal só "descobre" quanto tem que pagar... quando tem que pagar.
                    A questão é que há uns anos, umas jantes de 15/16 ficavam bem em qualquer carro. Agora parecem subdimensionadas na esmagadora maioria dos modelos. Claro que as marcas não obrigam a comprar jantes grandes, mas convenhamos que ninguém gosta de ver o seu carro esteticamente desproporcional.

                    Um Alfa Romeo Mito com jantes de 17' parece que tem rodas de triciclo. Provavelmente é o exemplo mais gritante, sobretudo se tivermos em conta que se trata de um segmento B.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                      A questão é que há uns anos, umas jantes de 15/16 ficavam bem em qualquer carro. Agora parecem subdimensionadas na esmagadora maioria dos modelos. Claro que as marcas não obrigam a comprar jantes grandes, mas convenhamos que ninguém gosta de ver o seu carro esteticamente desproporcional.

                      Um Alfa Romeo Mito com jantes de 17' parece que tem rodas de triciclo. Provavelmente é o exemplo mais gritante, sobretudo se tivermos em conta que se trata de um segmento B.
                      Então tens que ver as do X6M onde já li pessoal a dizer que as 20'' de origem, parecem pequenas e que ficava bem era com umas 22'' ou 23''

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                        O mal também é haver muita desinformação.

                        Como alguém disse, não é fácil encontrar alguém a dizer que o rebaixamento piorou o seu carro. No entanto, em muitos casos piora. Como fica a adornar menos, o pessoal pensa que isso quer dizer que curva melhor. Depois, vai tudo atrás dessa desinformação e fazem a mesma asneira. Como não há dinheiro, faz-se com material de qualidade duvidosa.

                        Nunca tive um carro rebaixado, mas já andei em alguns e o que é certo é que todos eles se tornaram bem desconfortáveis. É curioso que nunca li ninguém a dizer que o carro ficou desconfortável. Será que não querem assumir ou não percebem nada do assunto?
                        O rebaixamento de um carro, seja de série (as marcas chamam-lhe "suspensão desportiva"), seja feito à posteriori, é geralmente um erro. Isto já nem falando de quando é feito sem saber, num tasco qualquer na esquina. Isso é sempre asneira pela certa.

                        Mas mesmo quando é bem feito, a questão é que, nas estradas que nós temos, o carro vai quase sempre ter um comportamento mais "saltitante"; ou seja, na grande maioria das situações a dinâmica irá piorar em relação à suspensão "normal".

                        Há que adaptar os carros para a realidade; o que resulta na pista não resulta, necessariamente, na estrada.

                        Comentário


                          #42
                          Por acaso também já notei isso. Parece que na maior parte dos foruns qualquer coisa que lá apareça e esteja original é para deitar abaixo e recomendar logo uma série de alterações.

                          De certa forma compreende-se, a maior parte é tudo pessoal jovem e estando num forum de carros é porque gostam do mundo automóvel logo juntando o gosto (duvidoso por vezes, é certo) à necessidade de impressionar (nem sempre da melhor maneira), temos o que temos.

                          Confesso que por vezes chega a ser irritante pois vem logo tudo criticar por ainda não ter rebaixado, colocado piscas brancos, aileron traseiro, ponteira, jante 18", etc.

                          Cumprimentos.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                            Outra coisa que já descobri é que se comprarmos um carro já devidamente pensado como desportivo não sentimos tanta necessidade de modificar o que quer que seja. Foi uma revelação para mim.
                            Ora nem mais! Foi à conclusão que eu cheguei e daí ter optado por comprar o que comprei (Alfa 156 SPORT). Vem tudo impecável de origem, devidamente afinado, dimensionado e com uma manutenção idêntica à versão normal.

                            Cumprimentos.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                              Concordo de forma substancial com a tua opinião.
                              Modificações bem pensadas podem melhorar o compromisso do carro para os propósitos do dono, tornando algo especial um carro que não o era assim tanto e aumentando o prazer de condução. Contudo sou o primeiro a afastar-me de qualquer coisa que tenha tuning no nome e ninguém me vê pelos fóruns da minha marca favorita porque até me custa ver as abominações praticadas. Apesar de ser ainda jovem, identifico-me muito mais com a postura do pessoal dos clássicos.

                              Outra coisa que já descobri é que se comprarmos um carro já devidamente pensado como desportivo não sentimos tanta necessidade de modificar o que quer que seja. Foi uma revelação para mim.
                              Isso acontece porque as pessoas querem fazer dos carros aquilo que eles, na realidade, não são. Querem que berlinas familiares, diesel, se tornem desportivos, por exemplo.

                              No S2000 tens aquilo que realmente querias, por isso é que não tens tanta vontade de mudar.

                              Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                              O rebaixamento de um carro, seja de série (as marcas chamam-lhe "suspensão desportiva"), seja feito à posteriori, é geralmente um erro. Isto já nem falando de quando é feito sem saber, num tasco qualquer na esquina. Isso é sempre asneira pela certa.

                              Mas mesmo quando é bem feito, a questão é que, nas estradas que nós temos, o carro vai quase sempre ter um comportamento mais "saltitante"; ou seja, na grande maioria das situações a dinâmica irá piorar em relação à suspensão "normal".

                              Há que adaptar os carros para a realidade; o que resulta na pista não resulta, necessariamente, na estrada.
                              Sim, isso é tudo verdade. Mesmo nas aqueles carros com suspensões com electrónica, tipo o PASM da Porsche o Dynamic Ride da Audi, os modos mais duros não costumam resultar bem para andar em estrada.

                              Um Porsche 911, quando está no modo Sport Plus, torna-se difícil de guiar em estrada. Um Audi A5 no modo Dynamic vai sempre aos saltinhos. Ou seja, resulta muito bem quando o piso é perfeito. Em Portugal, é dificil acontecer.
                              E estamos a falar de coisas bem feitas, pois quando não são...

                              Há casos em que a suspensão desportiva resulta bem. O BMW Serie 1, por exemplo, nunca é confortável e com a suspensão desportiva torna-se só um pouco mais desconfortável e ganha bastante no comportamento.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                Tambem acho que as pessoas endeusam o xenon
                                E fazem muito bem, porque o xénon, sendo o de origem, é um importantíssimo equipamento de segurança activa!

                                Comentário


                                  #46
                                  Primeiro que tudo, acho que existe também algum purismo a mais em algumas intervenções.

                                  Eu tenho o meu carro praticamente stock com apenas 2 modificações. Um aileron colocado na marca (da lista de opcionais) e troquei os amortecedores de origem aos 110.000 kms por uns Koni Sport.

                                  Tudo o resto é stock, à excepção dos pneus (monta agora uns Michelin Primacy HP).

                                  Senti diferenças no comportamento do carro... para melhor. Perdeu algum (pouco) do conforto que tinha, mas ganhei em resposta, em feedback para o volante, em comportamento em curva. Mas... eu noto estas diferenças apenas e só quando estou a conduzir "depressa". Em condução normal, as diferenças são mínimas e raramente notórias, com excepção do conforto.

                                  Portanto, eu tenho algumas dúvidas que as "aberrações" de comportamento se manifestem em condução normal... pode ser que sim... mas eu tenho dúvidas.

                                  E aí entram as condições de utilização do carro... Há pessoas que preferem "mostrar" o carro do que "conduzir" o carro.

                                  Tal como, e aproveitando um artigo da EVO, há pessoas que preferem um M3 Cabrio, apesar de ser 300 kgs mais pesado, menos rígido e com um comportamento inferior ao Sedan e ao Coupé.

                                  Quanto ao parachoques do Civic acima... não sei se é tão ergonómico como o de origem. Acho que ninguém sabe. Portanto estar a dizer que é pior parece-me... precipitado.

                                  Um abraço

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                    Primeiro que tudo, acho que existe também algum purismo a mais em algumas intervenções.

                                    Eu tenho o meu carro praticamente stock com apenas 2 modificações. Um aileron colocado na marca (da lista de opcionais) e troquei os amortecedores de origem aos 110.000 kms por uns Koni Sport.

                                    Tudo o resto é stock, à excepção dos pneus (monta agora uns Michelin Primacy HP).

                                    Senti diferenças no comportamento do carro... para melhor. Perdeu algum (pouco) do conforto que tinha, mas ganhei em resposta, em feedback para o volante, em comportamento em curva. Mas... eu noto estas diferenças apenas e só quando estou a conduzir "depressa". Em condução normal, as diferenças são mínimas e raramente notórias, com excepção do conforto.

                                    Portanto, eu tenho algumas dúvidas que as "aberrações" de comportamento se manifestem em condução normal... pode ser que sim... mas eu tenho dúvidas.

                                    E aí entram as condições de utilização do carro... Há pessoas que preferem "mostrar" o carro do que "conduzir" o carro.

                                    Tal como, e aproveitando um artigo da EVO, há pessoas que preferem um M3 Cabrio, apesar de ser 300 kgs mais pesado, menos rígido e com um comportamento inferior ao Sedan e ao Coupé.

                                    Quanto ao parachoques do Civic acima... não sei se é tão ergonómico como o de origem. Acho que ninguém sabe. Portanto estar a dizer que é pior parece-me... precipitado.

                                    Um abraço
                                    Mas lá está: fizeste as coisas com material de qualidade, não foi com uns "coilovers" manhosos. Além disso, admites que perdeste conforto. Também não sou purista, mas acho que as coisas devem ser feitas com juízo e de forma equilibrada.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Gostei do tópico.

                                      É um facto que muitas pessoas não sabem o que fazem aos carros. Para muitos o objectivo é ficar bonito, seja a que custo for.

                                      Actualmente participo com alguma frequência num fórum mono-marca e o ambiente é de pura "picardia" entre membros. Confesso que se o mesmo não existisse não teria cometido uma ou outra "loucura" mas no geral, o que fiz, faria à mesma, pois o bichinho do "não estar sempre satisfeito com o que se tem" já me mordeu há muitos anos.

                                      Mas sempre tentei fazer tudo sempre com pés e cabeça, embora por vezes isso exiga gastar o dobro do dinheiro, ou perder muito tempo a estudar a melhor forma de implementar essa modificação.

                                      Mas este mundo das modificações (e para quem está de fora) é muito mais "estúpido" do que parece, seja em repros, alterações mecânicas ou estéticas.

                                      Conheço pessoas que partem componentes mecânicos com uma frequência maluca, como quem tenha modificações lindas em fotografia, mas ao vivo estão presas literalmente com arames.

                                      Casos de modificações electricas e de airbags que não estão a funcionar... etc, etc, etc.... bem teriámos conversa até mais não...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                        E fazem muito bem, porque o xénon, sendo o de origem, é um importantíssimo equipamento de segurança activa!
                                        Sabes perfeitamente que a razão de o endeusarem é estetica...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                          Sabes perfeitamente que a razão de o endeusarem é estetica...
                                          Pelo menos aqui no fórum, essa afirmação é verdadeira.

                                          Idem para outros componentes, como os sistemas de navegação: "mete isso, que dá outro ar ao tablier". 2000€ de extra para dar "outro ar ao tablier" tem que se lhe diga. Sobretudo se a pessoa em causa não necessitar da navegação.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                            Sabes perfeitamente que a razão de o endeusarem é estetica...
                                            Não, não sei! Em muitos casos não é. E mesmo que seja por motivos puramente estéticos, está-se a contribuir para aumentar a segurança própria e a dos outros!

                                            Comentário


                                              #52
                                              As pessoas gostam de personalizar as suas máquinas e no meio disto tudo, há coisas para todos os gostos.

                                              Por acaso até que conheço um dos santuários aqui na zona do Porto, onde o pessoal, desde o mais teso com os Puntos, até dos mais abonados com alta maquinaria, vai para colocar uma coisa ao seu estilo.

                                              Não falha. Compram o carro de manhã e à tarde já lá estão.

                                              E claro, sem saber que por vezes estão a romper as barreiras dos equilíbrios mecânicos. O que importa é a estética.

                                              E isso é transversal a muitas classes sociais.

                                              É um modo de dar nas vistas.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post

                                                ......É um modo de dar nas vistas.

                                                Só é pena serem os outros a ficar com as vistas a arder

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                                  Sabes perfeitamente que a razão de o endeusarem é estetica...
                                                  Por exemplo o novo A4 é um caso gritante disso mesmo.

                                                  Sem xenon fica muito feio e a malta lá dá os quase €1000.

                                                  Eu sou honesto. Confesso que dá outro ar mas não punha só pela estética pois, pelo menos eu, conduzo muito de noite e dava-me mesmo jeito.

                                                  Agora para malta que compre este carro mas quase não conduza à noite pôr xenon é mesmo só para o estilo. Eu não condeno ninguém. Aliás até sei porque é assim. A audi faz isso mesmo de propósito para a malta acabar por meter mais extras. Até porque como todos sabemos as marcas premium fazem dinheiro é nos extras.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                    Mas lá está: fizeste as coisas com material de qualidade, não foi com uns "coilovers" manhosos. Além disso, admites que perdeste conforto. Também não sou purista, mas acho que as coisas devem ser feitas com juízo e de forma equilibrada.
                                                    Percebo o que queres dizer, mas se é só para andares a passear o carro a 50 ou 60 na zona da Expo, os coil-overs manhosos chegam e sobram para o serviço.

                                                    Obviamente, que se a ideia é tirares partido do carro, estas mods manhosas podem custar muito caro.

                                                    Porque não há uma inspecção a sério, em que se avalia se as modificações de um carro estão ou não bem feitas. Mais segurança na estrada, mais dinheiro nos cofres do estado e mais tranquilidade de quem circula com o carro modificado.

                                                    Um abraço

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Também acho engraçada essas alterações feitas em cima do joelho.

                                                      Acho que as pessoas com bons ou maus carros, se querem altera-los devem pensar bem o que vão fazer.

                                                      Geralmente o pessoal pensa logo em velocidade, mas esquece por exemplo que tem que travar. Se pensarmos bem, o melhor tuning que se pode fazer é em pneus e travões. Jantes, geralmente é um erro, e geralmente o aumento anormal do tamanho das jantes tras só mau e nada de bom (só se for estetico).
                                                      Para mim quem pensa em alterar um carro deve pensar antes de tudo em:
                                                      1- Pneus
                                                      2- Travões
                                                      3- Suspensão e material adjacente
                                                      4- Motor (e aqui há uma panoplia de coisas para fazer)

                                                      É claro que mexer no motor é o mais facil, mas também é o menos importante quando quiserem evitar o que quer que seja! Como penso que as estradas não são pistas, e os tempos pouco ou nada interessam, acho que deviam pensar primeiro na segurança e depois na potencia.

                                                      Acho ridiculo ver carros com muita potencia e depois com pneus ridiculos...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        A equipa tem que começar a ser construída pela "defesa"!
                                                        Antes de tudo é ficar com as suspensões como se pretende; é a 1ª coisa a fazer.

                                                        E as alterações têm que ser muito bem estudadas e ponderadas.

                                                        Exemplo: em vez de trocar de jante 16 para 18, que tal estudar primeiro o peso das jantes?
                                                        Isso é muito mais importante do que o seu tamanho.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                          Por exemplo o novo A4 é um caso gritante disso mesmo.

                                                          Sem xenon fica muito feio e a malta lá dá os quase €1000.

                                                          Eu sou honesto. Confesso que dá outro ar mas não punha só pela estética pois, pelo menos eu, conduzo muito de noite e dava-me mesmo jeito.

                                                          Agora para malta que compre este carro mas quase não conduza à noite pôr xenon é mesmo só para o estilo. Eu não condeno ninguém. Aliás até sei porque é assim. A audi faz isso mesmo de propósito para a malta acabar por meter mais extras. Até porque como todos sabemos as marcas premium fazem dinheiro é nos extras.
                                                          se encontrares alguma imagem que me possas mostrar agradecia. e já agora porque é que a diferença é assim tão grande?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Eu admito, sou um fã de alterações, mas sempre com os opcionais e material da marca.

                                                            Poucos são os carros que não ficam melhores com um ou outro toque, assim de repente nesse leque está o carro do Taveirada que postou mais acima...

                                                            Agora vou buscar um exemplo muito controverso, mas que distingue tudo...

                                                            Aqui original:
                                                            Ibiza Sport original:

                                                            Ibiza Sport Alterado:


                                                            Sejamos realistas, o segundo carro sem desvirtuar o look da marca e sem azeitices parvas, está muito mas muito mais interessante esteticamente e dinamicamente.

                                                            E claro, tudo sem material dos Xineses, desde Coil-overs Bilstein a travões da Apracing Seat Sport.

                                                            Agora que há ai muita estupidez e xinesise no mundo das alterações isso há, o grande problema são as generalizações.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                                              Acho ridiculo...
                                                              Acho que se dá demasiada importancia a packs M e kits AMG
                                                              Acho que se da demasiada importancia às jantes
                                                              " " A peliculas
                                                              a frisos da cor da carroceria, etc...
                                                              Eu cá acho ridículo não se respeitar a liberdade de cada um de dar importância aquilo que bem lhe apetece.

                                                              Há por esse mundo fora milhões de pessoas que não sabem o que fazem, nem na vida, nem no trabalho nem nos seus hobbies. Há aquelas que sabem, e depois há as que tem uma noção. Quando falamos de carros acho que estes tópicos acabam por descambar em mesquinhice e apontar de dedos e portanto são de pouco valor.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X