Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alfa Romeo 147

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por sergiom Ver Post
    Eu tenho uma carrinha 156 1.6 e posso garantir que em ternos de consumos numa condução calma em estrada e circuito misto eles andam na mesma média que um Polo 1.0 Fox de 45 cavalos que foi trocado pela Alfa.
    Das duas uma...ou a VW estava redondamente enganada quando fez o Polo manco de 45cv, ou a Alfa quando fez o 156...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
      Ora bom, por onde começar...

      Tive um 147 1.6TS de 2002 até 2009. Fiz pouco mais de 130.000kms nele, sem ter tido qualquer problema relevante. Apenas pequenas coisas que nunca o impediram de andar. Era atestar de gasolina, verificar os níveis e andar. Muito!

      Há, no entanto, que ter atenção a algumas coisas. A saber (se for um TS):

      - procurar um modelo que tenha feito uma revisão há poucos kms - os TS fazem revisões a cada 20.000kms;

      - atenção especial à mudança da correia da distribuição e;

      - variador de fase. Este é uma peça que faz a alteração do tempo da abertura das válvulas de admissão. Esta peça usa o óleo do motor para ganhar pressão no seu circuito interno. O que acontece com o tempo vai haver obstrução do circuito e o variador gripar, deixando o motor com piores performances e consumos. Não "estraga nada", só que o motor não vai render o que devia. Um dos sintomas é, ao ligar o motor, este fazer um barulho/bater como um diesel. Se for por um ou dois segundos, pode ainda não estar mau de todo. Se depois disso ele mantiver o barulhinho (mais mais discretamente) então já está mesmo gripado;

      Para os modelos a gasolina ou diesel:

      - a suspensão: os triângulos (as buchas destes) e a barra estabilizadora da frente têm tendência a degradarem-se com o tempo. É próprio da geometria complexa de triângulos sobrepostos. O superiores são os primeiros a dar sinal: fazem barulho (chiar) em andamento, sobretudo em lombas. Nota-se na direcção, sente-se menor precisão e alguns barulhos de "bater". A barra estabilizadora também tem tirantes de ligação e são estes os primeiros a atingir o limite. Sente-se um maior adornar da frente em curva e uns "toqs toqs" na direcção.

      - alguns niveladores dos faróis têm a mania de encravar (o motor funciona mas a engrenagem de descida pode não funcionar).

      Quanto aos muitos comentários que foram sendo feitos, acrescento que, o 147 não tem as mesmas relações de caixa que o 156, tanto que o 156 chega aos 100km/h em segunda velocidade e o 147 em terceira. O 147 tem soft cut às 6800rpm e o 156 vai um bocadinho mais além.
      O 1.6TS é um bom motor. Bastante despachado que nunca o deixará envergonhado (a menos que não esteja em plena saúde).

      O meu 147 foi reprogramado pela Autodelta (com 15.000kms), para valores a rondar os 130cv. Quando atrás li sobre comparações, nomeadamente com TDI's 130, a única coisa que estes viram, os que me quiseram seguir, foi a traseira do 147 a afastar-se. E era uma comparação mais justa 130 vs 130. Eu sei que isto é controverso e nem vale a pena "entrar por aí". Nem vou prolongar a conversa neste tema.

      De qualquer forma, há também que atender ao nível de equipamento:

      - até certa altura (meados de 2003) existiam duas designações: "Plus" e "não Plus". Isto só aconteceu no nosso país. Na Europa a designação era Distictive e Progression, respectivamente.

      - basicamente o Distinctive tem mais equipamento, nomeadamente o climatizador automático bi-zona, o terceiro encosto de cabeça e o apoio de braço ao centro, jante de 15", 16" ou 17" (o preço era o mesmo – os Progression vinham com 15", as outras eram opção). Todo o resto era opção: volante com comandos, interior em pele, ConnectNav.

      - quanto ao Sport: existiam duas designações para os acabamentos – Sport e Elegance. O Sport tem sempre o interior em tecido preto (a menos que sejam em pele), com os manómetros de fundo preto. Já o Elegance podia ser em veludo ou tecido - bege era uma opção. Os manómetros eram em fundo cinzento e os tapetes eram beges também.
      Boa discrição.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
        O meu 147 foi reprogramado pela Autodelta (com 15.000kms), para valores a rondar os 130cv.
        Podes desenvolver este tema ?

        Sendo um atmosferico ganhar 10cv ainda assim é alguma fruta...em que consiste essa repro ?
        Editado pela última vez por RuiSoad; 27 May 2009, 23:27.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
          Podes desenvolver este tema ?

          Sendo um atmosferico ganhar 20cv é muita fruta...em que consiste essa repro ?
          10 cv.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
            Podes desenvolver este tema ?

            Sendo um atmosferico ganhar 20cv é muita fruta...em que consiste essa repro ?
            Enganaste-te, não é 20cv mas sim 10cv.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
              10 cv.
              Originalmente Colocado por biker Ver Post
              Enganaste-te, não é 20cv mas sim 10cv.
              tem toda a razão my bad

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                Podes desenvolver este tema ?

                Sendo um atmosferico ganhar 10cv ainda assim é alguma fruta...em que consiste essa repro ?

                consiste numa repro como qualquer outra, com a diferença de ser bem feita!
                Este gráfico não é AUTODELTA, mas creio que as curvas ficam parecidas.

                Alfa 156 1.6 16v


                No entanto, a repro da autodelta, eleva o corte para as 7500rpm´s, e tem uma curva de potência mais cheia entre as 5000 e as 7500.
                Esta, da squadra, tem uma queda a partir das 6750!
                Editado pela última vez por alfamaniaco; 28 May 2009, 07:55.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por sergiom Ver Post
                  Eu tenho uma carrinha 156 1.6 e posso garantir que em ternos de consumos numa condução calma em estrada e circuito misto eles andam na mesma média que um Polo 1.0 Fox de 45 cavalos que foi trocado pela Alfa.

                  Ó Sérgio, vai-me desculpar, mas já frequento o fórum à quase 5 anos, e esta foi das maiores "bacoradas" que li por aqui

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por sergiom Ver Post
                    Eu tenho uma carrinha 156 1.6 e posso garantir que em ternos de consumos numa condução calma em estrada e circuito misto eles andam na mesma média que um Polo 1.0 Fox de 45 cavalos que foi trocado pela Alfa.

                    Esse Polo gastava imenso ...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                      Ora bom, por onde começar...

                      Tive um 147 1.6TS de 2002 até 2009. Fiz pouco mais de 130.000kms nele, sem ter tido qualquer problema relevante. Apenas pequenas coisas que nunca o impediram de andar. Era atestar de gasolina, verificar os níveis e andar. Muito!

                      Há, no entanto, que ter atenção a algumas coisas. A saber (se for um TS):

                      - procurar um modelo que tenha feito uma revisão há poucos kms - os TS fazem revisões a cada 20.000kms;

                      - atenção especial à mudança da correia da distribuição e;

                      - variador de fase. Este é uma peça que faz a alteração do tempo da abertura das válvulas de admissão. Esta peça usa o óleo do motor para ganhar pressão no seu circuito interno. O que acontece com o tempo vai haver obstrução do circuito e o variador gripar, deixando o motor com piores performances e consumos. Não "estraga nada", só que o motor não vai render o que devia. Um dos sintomas é, ao ligar o motor, este fazer um barulho/bater como um diesel. Se for por um ou dois segundos, pode ainda não estar mau de todo. Se depois disso ele mantiver o barulhinho (mais mais discretamente) então já está mesmo gripado;
                      O meu andou gripado durante muito tempo e nunca notei grandes perdas. O barulho é que era um pouco chato.

                      Para os modelos a gasolina ou diesel:

                      - a suspensão: os triângulos (as buchas destes) e a barra estabilizadora da frente têm tendência a degradarem-se com o tempo. É próprio da geometria complexa de triângulos sobrepostos. O superiores são os primeiros a dar sinal: fazem barulho (chiar) em andamento, sobretudo em lombas. Nota-se na direcção, sente-se menor precisão e alguns barulhos de "bater". A barra estabilizadora também tem tirantes de ligação e são estes os primeiros a atingir o limite. Sente-se um maior adornar da frente em curva e uns "toqs toqs" na direcção.

                      - alguns niveladores dos faróis têm a mania de encravar (o motor funciona mas a engrenagem de descida pode não funcionar).
                      O meu só chegou aos 86 mil km, mas nunca teve estes problemas. Os amortecedores já não estavam grande coisa, mas o resto estava bom.

                      A luz do airbag é que acendeu e a chave desprogramou-se.

                      Quanto aos muitos comentários que foram sendo feitos, acrescento que, o 147 não tem as mesmas relações de caixa que o 156, tanto que o 156 chega aos 100km/h em segunda velocidade e o 147 em terceira. O 147 tem soft cut às 6800rpm e o 156 vai um bocadinho mais além.
                      O 1.6TS é um bom motor. Bastante despachado que nunca o deixará envergonhado (a menos que não esteja em plena saúde).

                      O meu 147 foi reprogramado pela Autodelta (com 15.000kms), para valores a rondar os 130cv. Quando atrás li sobre comparações, nomeadamente com TDI's 130, a única coisa que estes viram, os que me quiseram seguir, foi a traseira do 147 a afastar-se. E era uma comparação mais justa 130 vs 130. Eu sei que isto é controverso e nem vale a pena "entrar por aí". Nem vou prolongar a conversa neste tema.
                      Nunca andei num 1.6 TS reprogramado, mas acredito que seja o suficiente para o motor ficar muito melhor. stock vs stock, o 1.6 TS fica para trás em relação ao TDI 130 cv.

                      De qualquer forma, há também que atender ao nível de equipamento:

                      - até certa altura (meados de 2003) existiam duas designações: "Plus" e "não Plus". Isto só aconteceu no nosso país. Na Europa a designação era Distictive e Progression, respectivamente.

                      - basicamente o Distinctive tem mais equipamento, nomeadamente o climatizador automático bi-zona, o terceiro encosto de cabeça e o apoio de braço ao centro, jante de 15", 16" ou 17" (o preço era o mesmo – os Progression vinham com 15", as outras eram opção). Todo o resto era opção: volante com comandos, interior em pele, ConnectNav.

                      - quanto ao Sport: existiam duas designações para os acabamentos – Sport e Elegance. O Sport tem sempre o interior em tecido preto (a menos que sejam em pele), com os manómetros de fundo preto. Já o Elegance podia ser em veludo ou tecido - bege era uma opção. Os manómetros eram em fundo cinzento e os tapetes eram beges também.
                      O Plus também acrescentava o cruise-control. O meu também trouxe o rádio CD, mas não me lembro de era de série.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                        Mesmo novo, é carro para esses consumos. Aliás, o consumo anunciado para a cidade ronda os 11L.

                        Só os 147 deste fórum é que fazem médias que nem a própria marca consegue.
                        off-topic

                        LOL

                        Se fossem so os 147 xD

                        A verdade é que todos gostamos de gabar os nossos carros, eheh

                        Já li aqui (se nao me engano) que no 1.9 Mjet 150 no astra se consegue fazer a vontade medias de 5 (LOL)...até fico tolinho xD

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                          off-topic

                          LOL

                          Se fossem so os 147 xD

                          A verdade é que todos gostamos de gabar os nossos carros, eheh

                          Já li aqui (se nao me engano) que no 1.9 Mjet 150 no astra se consegue fazer a vontade medias de 5 (LOL)...até fico tolinho xD
                          Se é mjet não é no Astra de certeza.

                          Comentário


                            #73
                            No Vectra é possível 5.5l e até menos.

                            Comentário


                              #74
                              A minha mulher, no 147 1.6 dela, faz médias de 9,0/9,5 em percurso misto (50% cidade, 50% AE). É o que indica no CB, agora se na realidade é mais... Não sei.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                Podes desenvolver este tema ?

                                Sendo um atmosferico ganhar 10cv ainda assim é alguma fruta...em que consiste essa repro ?
                                Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                consiste numa repro como qualquer outra, com a diferença de ser bem feita!
                                Este gráfico não é AUTODELTA, mas creio que as curvas ficam parecidas.

                                Alfa 156 1.6 16v


                                No entanto, a repro da autodelta, eleva o corte para as 7500rpm´s, e tem uma curva de potência mais cheia entre as 5000 e as 7500.
                                Esta, da squadra, tem uma queda a partir das 6750!
                                Pronto, já está respondido.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                  O meu andou gripado durante muito tempo e nunca notei grandes perdas. O barulho é que era um pouco chato.
                                  Vamo-nos habituando... como não acontece de um dia para o outro não vamos notando um decrescimo tão acentuado. Além de que, mesmo fazendo barulho ao iniciar o motor, o variador pode, ainda, produzir a presão de óleo suficiente no circuito.

                                  O meu só chegou aos 86 mil km, mas nunca teve estes problemas. Os amortecedores já não estavam grande coisa, mas o resto estava bom.
                                  Que bom, foi sinal que andaste por melhores estradas.

                                  A luz do airbag é que acendeu
                                  A luz do meu também. Tinha sido a ficha, debaixo do banco, que tinha mau contacto.

                                  Nunca andei num 1.6 TS reprogramado, mas acredito que seja o suficiente para o motor ficar muito melhor. stock vs stock, o 1.6 TS fica para trás em relação ao TDI 130 cv.
                                  Stock vs stock são potências e, sobretudo binários, diferentes.


                                  O Plus também acrescentava o cruise-control. O meu também trouxe o rádio CD, mas não me lembro de era de série.
                                  Exactamente. Esqueci o cruise control. O rádio cd era de serie (em Portugal), mesmo no Progresssion.

                                  Comentário


                                    #77
                                    No meu a média de cb só muito esporadicamente passa dos 8,5. Não sei se são reais. Como tenho o carro a GPL faço sempre cerca de 420 km com 40l o que dá quase 10 de média... mas já se sabe q a gpl consome mais.

                                    O motor é lento nas baixas, não tanto pelo motor em si mas tb por culpa do peso do carro. Tive já um saxo cup e tb era lento só que o peso aí ajudava.

                                    Realmente para se ter prazer tem q se andar sempre acima das 400o rpm e se andares sempre assim os consumos disparam. Consegue chegar até aos 160/170 kmh com alguma facilidade e algum conforto interior, daí para cima o carro ainda anda e sobe até cerca de 200km (instrumentação) mas já não se sente à vontade nessas velocidades, apesar de não comprometer e até travar bem.

                                    Penso que dentro dos 10000 euros é uma boa aposta. Nesta faixa de preços apenas ponderaria o A3 mas é mais caro e anda ligeiramente menos (nunca experimentei- dito por um amigo que tem um).

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                                      No meu a média de cb só muito esporadicamente passa dos 8,5. Não sei se são reais. Como tenho o carro a GPL faço sempre cerca de 420 km com 40l o que dá quase 10 de média... mas já se sabe q a gpl consome mais.

                                      O motor é lento nas baixas, não tanto pelo motor em si mas tb por culpa do peso do carro. Tive já um saxo cup e tb era lento só que o peso aí ajudava.

                                      Realmente para se ter prazer tem q se andar sempre acima das 400o rpm e se andares sempre assim os consumos disparam. Consegue chegar até aos 160/170 kmh com alguma facilidade e algum conforto interior, daí para cima o carro ainda anda e sobe até cerca de 200km (instrumentação) mas já não se sente à vontade nessas velocidades, apesar de não comprometer e até travar bem.

                                      Penso que dentro dos 10000 euros é uma boa aposta. Nesta faixa de preços apenas ponderaria o A3 mas é mais caro e anda ligeiramente menos (nunca experimentei- dito por um amigo que tem um).
                                      Eu ainda á pouco tempo dei 200klh no meu com uma grande facilidade a direito, e o motor ai grita que até parece que vamos de ferrari

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por biker Ver Post
                                        Eu ainda á pouco tempo dei 200klh no meu com uma grande facilidade a direito, e o motor ai grita que até parece que vamos de ferrari
                                        De facto os motores TS tem um trabalhar em altas delicioso. O 2.0 então com os veios de equilíbrios é um mimo, em termos de suavidade a alta rotação

                                        Comentário


                                          #80
                                          O 147 1.6 é um carro bem simpático, mas não deixa de ser apenas a motorização a gasolina de acesso à gama.

                                          Que é como quem diz não é propriamente um canhão

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por biker Ver Post
                                            Eu ainda á pouco tempo dei 200klh no meu com uma grande facilidade a direito, e o motor ai grita que até parece que vamos de ferrari
                                            Define facilidade ?

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                              Define facilidade ?
                                              Para um carro que tem velocidade maxima de 195km/h ... facilidade só pode ser ... a Descer .

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por M3 Ver Post
                                                O 2.0 então com os veios de equilíbrios é um mimo, em termos de suavidade a alta rotação
                                                É sim sr.!

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                  Define facilidade ?
                                                  Ia perguntar o mesmo. O carro vai bem até aos 180/190, mas depois já precisa de bastante espaço.

                                                  De qualquer forma, eu até percebo o que eles quis dizer. É em AE que o motor parece ter mais disponibilidade. Como a caixa é curta, a partir dos 140/150 o motor fica na faixa ideal, o que faz com que se aguente bem a velocidades mais altas.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                    consiste numa repro como qualquer outra, com a diferença de ser bem feita!
                                                    Este gráfico não é AUTODELTA, mas creio que as curvas ficam parecidas.

                                                    Alfa 156 1.6 16v


                                                    No entanto, a repro da autodelta, eleva o corte para as 7500rpm´s, e tem uma curva de potência mais cheia entre as 5000 e as 7500.
                                                    Esta, da squadra, tem uma queda a partir das 6750!
                                                    modificam o corte sem existir nenhum upgrade das peças móveis da cabeça do motor?

                                                    Grandes malucos!

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                                      Para um carro que tem velocidade maxima de 195km/h ... facilidade só pode ser ... a Descer .
                                                      Nem mais.

                                                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                      Ia perguntar o mesmo. O carro vai bem até aos 180/190, mas depois já precisa de bastante espaço.

                                                      De qualquer forma, eu até percebo o que eles quis dizer. É em AE que o motor parece ter mais disponibilidade. Como a caixa é curta, a partir dos 140/150 o motor fica na faixa ideal, o que faz com que se aguente bem a velocidades mais altas.
                                                      Ou seja atinge os 180/190 com relativa ávontade, a partir dai é ter paciência que ele há-de lá chegar.

                                                      Eu pergunto isto pela simples razão de que para mim facilidade é fazer 0-200 entre 20 a 40 segundos...por exemplo.

                                                      Muitas vezes quando se anda pouco noutros carros a sensação que temos sobre o nosso não corresponde á realidade, porque estamos muito habituados e porque desconhecemos outras realidades...agora quando sentamos o rabinho noutros tantos facilmente se cava bem o fosso entre uma coisa e outra coisa.

                                                      E nada melhor que ir exprimentando coisas com o dobro/triplo da potencia do nosso para perceber o que é realmente facilidade em fazer seja o que for.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                                                        modificam o corte sem existir nenhum upgrade das peças móveis da cabeça do motor?

                                                        Grandes malucos!
                                                        A AD não faz as coisas à sorte...
                                                        Muitas partes dos TS estão sobredimensionadas em termos de capacidade mecánica. Válvulas e molas são algumas, injecção e dimensão do diâmetro de escape também.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          O meu, depois de reprogramado (com o corte às 7500rpm), fazia:
                                                          1ª - 55
                                                          2ª - 100
                                                          3ª - 150
                                                          4ª - 190
                                                          5ª - 2xx

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            a ideia de facilidade de aceleração é sempre subjectiva, até se chegar a um Dragster, pelo menos em 4 rodas.

                                                            portanto, mesmo aqueles que acham já ter experimentado algo realmente rápido e até consensualmente rápido, lembrem-se que mesmo assim existe mais rápido e que tudo o que acharem dos outros pode ser aplicado a voçês mesmos.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              E não esquecer que a AutoDelta propõe um Compressor ou mesmo um Turbo que põe a fasquia nos 180 cvs no 147 1.6

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X