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Originalmente Colocado por Throttleman Ver PostOra bom, por onde começar...
Tive um 147 1.6TS de 2002 até 2009. Fiz pouco mais de 130.000kms nele, sem ter tido qualquer problema relevante. Apenas pequenas coisas que nunca o impediram de andar. Era atestar de gasolina, verificar os níveis e andar. Muito!
Há, no entanto, que ter atenção a algumas coisas. A saber (se for um TS):
- procurar um modelo que tenha feito uma revisão há poucos kms - os TS fazem revisões a cada 20.000kms;
- atenção especial à mudança da correia da distribuição e;
- variador de fase. Este é uma peça que faz a alteração do tempo da abertura das válvulas de admissão. Esta peça usa o óleo do motor para ganhar pressão no seu circuito interno. O que acontece com o tempo vai haver obstrução do circuito e o variador gripar, deixando o motor com piores performances e consumos. Não "estraga nada", só que o motor não vai render o que devia. Um dos sintomas é, ao ligar o motor, este fazer um barulho/bater como um diesel. Se for por um ou dois segundos, pode ainda não estar mau de todo. Se depois disso ele mantiver o barulhinho (mais mais discretamente) então já está mesmo gripado;
Para os modelos a gasolina ou diesel:
- a suspensão: os triângulos (as buchas destes) e a barra estabilizadora da frente têm tendência a degradarem-se com o tempo. É próprio da geometria complexa de triângulos sobrepostos. O superiores são os primeiros a dar sinal: fazem barulho (chiar) em andamento, sobretudo em lombas. Nota-se na direcção, sente-se menor precisão e alguns barulhos de "bater". A barra estabilizadora também tem tirantes de ligação e são estes os primeiros a atingir o limite. Sente-se um maior adornar da frente em curva e uns "toqs toqs" na direcção.
- alguns niveladores dos faróis têm a mania de encravar (o motor funciona mas a engrenagem de descida pode não funcionar).
Quanto aos muitos comentários que foram sendo feitos, acrescento que, o 147 não tem as mesmas relações de caixa que o 156, tanto que o 156 chega aos 100km/h em segunda velocidade e o 147 em terceira. O 147 tem soft cut às 6800rpm e o 156 vai um bocadinho mais além.
O 1.6TS é um bom motor. Bastante despachado que nunca o deixará envergonhado (a menos que não esteja em plena saúde).
O meu 147 foi reprogramado pela Autodelta (com 15.000kms), para valores a rondar os 130cv. Quando atrás li sobre comparações, nomeadamente com TDI's 130, a única coisa que estes viram, os que me quiseram seguir, foi a traseira do 147 a afastar-se. E era uma comparação mais justa 130 vs 130. Eu sei que isto é controverso e nem vale a pena "entrar por aí". Nem vou prolongar a conversa neste tema.
De qualquer forma, há também que atender ao nível de equipamento:
- até certa altura (meados de 2003) existiam duas designações: "Plus" e "não Plus". Isto só aconteceu no nosso país. Na Europa a designação era Distictive e Progression, respectivamente.
- basicamente o Distinctive tem mais equipamento, nomeadamente o climatizador automático bi-zona, o terceiro encosto de cabeça e o apoio de braço ao centro, jante de 15", 16" ou 17" (o preço era o mesmo – os Progression vinham com 15", as outras eram opção). Todo o resto era opção: volante com comandos, interior em pele, ConnectNav.
- quanto ao Sport: existiam duas designações para os acabamentos – Sport e Elegance. O Sport tem sempre o interior em tecido preto (a menos que sejam em pele), com os manómetros de fundo preto. Já o Elegance podia ser em veludo ou tecido - bege era uma opção. Os manómetros eram em fundo cinzento e os tapetes eram beges também.
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Originalmente Colocado por Throttleman Ver PostO meu 147 foi reprogramado pela Autodelta (com 15.000kms), para valores a rondar os 130cv.
Sendo um atmosferico ganhar 10cv ainda assim é alguma fruta...em que consiste essa repro ?Editado pela última vez por RuiSoad; 27 May 2009, 23:27.
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Originalmente Colocado por RuiSoad Ver PostPodes desenvolver este tema ?
Sendo um atmosferico ganhar 10cv ainda assim é alguma fruta...em que consiste essa repro ?
consiste numa repro como qualquer outra, com a diferença de ser bem feita!
Este gráfico não é AUTODELTA, mas creio que as curvas ficam parecidas.
Alfa 156 1.6 16v
No entanto, a repro da autodelta, eleva o corte para as 7500rpm´s, e tem uma curva de potência mais cheia entre as 5000 e as 7500.
Esta, da squadra, tem uma queda a partir das 6750!Editado pela última vez por alfamaniaco; 28 May 2009, 07:55.
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Originalmente Colocado por sergiom Ver PostEu tenho uma carrinha 156 1.6 e posso garantir que em ternos de consumos numa condução calma em estrada e circuito misto eles andam na mesma média que um Polo 1.0 Fox de 45 cavalos que foi trocado pela Alfa.
Ó Sérgio, vai-me desculpar, mas já frequento o fórum à quase 5 anos, e esta foi das maiores "bacoradas" que li por aqui
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Originalmente Colocado por Throttleman Ver PostOra bom, por onde começar...
Tive um 147 1.6TS de 2002 até 2009. Fiz pouco mais de 130.000kms nele, sem ter tido qualquer problema relevante. Apenas pequenas coisas que nunca o impediram de andar. Era atestar de gasolina, verificar os níveis e andar. Muito!
Há, no entanto, que ter atenção a algumas coisas. A saber (se for um TS):
- procurar um modelo que tenha feito uma revisão há poucos kms - os TS fazem revisões a cada 20.000kms;
- atenção especial à mudança da correia da distribuição e;
- variador de fase. Este é uma peça que faz a alteração do tempo da abertura das válvulas de admissão. Esta peça usa o óleo do motor para ganhar pressão no seu circuito interno. O que acontece com o tempo vai haver obstrução do circuito e o variador gripar, deixando o motor com piores performances e consumos. Não "estraga nada", só que o motor não vai render o que devia. Um dos sintomas é, ao ligar o motor, este fazer um barulho/bater como um diesel. Se for por um ou dois segundos, pode ainda não estar mau de todo. Se depois disso ele mantiver o barulhinho (mais mais discretamente) então já está mesmo gripado;
Para os modelos a gasolina ou diesel:
- a suspensão: os triângulos (as buchas destes) e a barra estabilizadora da frente têm tendência a degradarem-se com o tempo. É próprio da geometria complexa de triângulos sobrepostos. O superiores são os primeiros a dar sinal: fazem barulho (chiar) em andamento, sobretudo em lombas. Nota-se na direcção, sente-se menor precisão e alguns barulhos de "bater". A barra estabilizadora também tem tirantes de ligação e são estes os primeiros a atingir o limite. Sente-se um maior adornar da frente em curva e uns "toqs toqs" na direcção.
- alguns niveladores dos faróis têm a mania de encravar (o motor funciona mas a engrenagem de descida pode não funcionar).
A luz do airbag é que acendeu e a chave desprogramou-se.
Quanto aos muitos comentários que foram sendo feitos, acrescento que, o 147 não tem as mesmas relações de caixa que o 156, tanto que o 156 chega aos 100km/h em segunda velocidade e o 147 em terceira. O 147 tem soft cut às 6800rpm e o 156 vai um bocadinho mais além.
O 1.6TS é um bom motor. Bastante despachado que nunca o deixará envergonhado (a menos que não esteja em plena saúde).
O meu 147 foi reprogramado pela Autodelta (com 15.000kms), para valores a rondar os 130cv. Quando atrás li sobre comparações, nomeadamente com TDI's 130, a única coisa que estes viram, os que me quiseram seguir, foi a traseira do 147 a afastar-se. E era uma comparação mais justa 130 vs 130. Eu sei que isto é controverso e nem vale a pena "entrar por aí". Nem vou prolongar a conversa neste tema.
De qualquer forma, há também que atender ao nível de equipamento:
- até certa altura (meados de 2003) existiam duas designações: "Plus" e "não Plus". Isto só aconteceu no nosso país. Na Europa a designação era Distictive e Progression, respectivamente.
- basicamente o Distinctive tem mais equipamento, nomeadamente o climatizador automático bi-zona, o terceiro encosto de cabeça e o apoio de braço ao centro, jante de 15", 16" ou 17" (o preço era o mesmo – os Progression vinham com 15", as outras eram opção). Todo o resto era opção: volante com comandos, interior em pele, ConnectNav.
- quanto ao Sport: existiam duas designações para os acabamentos – Sport e Elegance. O Sport tem sempre o interior em tecido preto (a menos que sejam em pele), com os manómetros de fundo preto. Já o Elegance podia ser em veludo ou tecido - bege era uma opção. Os manómetros eram em fundo cinzento e os tapetes eram beges também.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostMesmo novo, é carro para esses consumos. Aliás, o consumo anunciado para a cidade ronda os 11L.
Só os 147 deste fórum é que fazem médias que nem a própria marca consegue.
LOL
Se fossem so os 147 xD
A verdade é que todos gostamos de gabar os nossos carros, eheh
Já li aqui (se nao me engano) que no 1.9 Mjet 150 no astra se consegue fazer a vontade medias de 5 (LOL)...até fico tolinho xD
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Originalmente Colocado por Sotor Ver Postoff-topic
LOL
Se fossem so os 147 xD
A verdade é que todos gostamos de gabar os nossos carros, eheh
Já li aqui (se nao me engano) que no 1.9 Mjet 150 no astra se consegue fazer a vontade medias de 5 (LOL)...até fico tolinho xD
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Originalmente Colocado por RuiSoad Ver PostPodes desenvolver este tema ?
Sendo um atmosferico ganhar 10cv ainda assim é alguma fruta...em que consiste essa repro ?Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Postconsiste numa repro como qualquer outra, com a diferença de ser bem feita!
Este gráfico não é AUTODELTA, mas creio que as curvas ficam parecidas.
Alfa 156 1.6 16v
No entanto, a repro da autodelta, eleva o corte para as 7500rpm´s, e tem uma curva de potência mais cheia entre as 5000 e as 7500.
Esta, da squadra, tem uma queda a partir das 6750!
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostO meu andou gripado durante muito tempo e nunca notei grandes perdas. O barulho é que era um pouco chato.
O meu só chegou aos 86 mil km, mas nunca teve estes problemas. Os amortecedores já não estavam grande coisa, mas o resto estava bom.
A luz do airbag é que acendeu
Nunca andei num 1.6 TS reprogramado, mas acredito que seja o suficiente para o motor ficar muito melhor. stock vs stock, o 1.6 TS fica para trás em relação ao TDI 130 cv.
O Plus também acrescentava o cruise-control. O meu também trouxe o rádio CD, mas não me lembro de era de série.
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No meu a média de cb só muito esporadicamente passa dos 8,5. Não sei se são reais. Como tenho o carro a GPL faço sempre cerca de 420 km com 40l o que dá quase 10 de média... mas já se sabe q a gpl consome mais.
O motor é lento nas baixas, não tanto pelo motor em si mas tb por culpa do peso do carro. Tive já um saxo cup e tb era lento só que o peso aí ajudava.
Realmente para se ter prazer tem q se andar sempre acima das 400o rpm e se andares sempre assim os consumos disparam. Consegue chegar até aos 160/170 kmh com alguma facilidade e algum conforto interior, daí para cima o carro ainda anda e sobe até cerca de 200km (instrumentação) mas já não se sente à vontade nessas velocidades, apesar de não comprometer e até travar bem.
Penso que dentro dos 10000 euros é uma boa aposta. Nesta faixa de preços apenas ponderaria o A3 mas é mais caro e anda ligeiramente menos (nunca experimentei- dito por um amigo que tem um).
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Originalmente Colocado por neoalfa Ver PostNo meu a média de cb só muito esporadicamente passa dos 8,5. Não sei se são reais. Como tenho o carro a GPL faço sempre cerca de 420 km com 40l o que dá quase 10 de média... mas já se sabe q a gpl consome mais.
O motor é lento nas baixas, não tanto pelo motor em si mas tb por culpa do peso do carro. Tive já um saxo cup e tb era lento só que o peso aí ajudava.
Realmente para se ter prazer tem q se andar sempre acima das 400o rpm e se andares sempre assim os consumos disparam. Consegue chegar até aos 160/170 kmh com alguma facilidade e algum conforto interior, daí para cima o carro ainda anda e sobe até cerca de 200km (instrumentação) mas já não se sente à vontade nessas velocidades, apesar de não comprometer e até travar bem.
Penso que dentro dos 10000 euros é uma boa aposta. Nesta faixa de preços apenas ponderaria o A3 mas é mais caro e anda ligeiramente menos (nunca experimentei- dito por um amigo que tem um).
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Originalmente Colocado por biker Ver PostEu ainda á pouco tempo dei 200klh no meu com uma grande facilidade a direito, e o motor ai grita que até parece que vamos de ferrari
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Originalmente Colocado por RuiSoad Ver PostDefine facilidade ?
De qualquer forma, eu até percebo o que eles quis dizer. É em AE que o motor parece ter mais disponibilidade. Como a caixa é curta, a partir dos 140/150 o motor fica na faixa ideal, o que faz com que se aguente bem a velocidades mais altas.
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Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Postconsiste numa repro como qualquer outra, com a diferença de ser bem feita!
Este gráfico não é AUTODELTA, mas creio que as curvas ficam parecidas.
Alfa 156 1.6 16v
No entanto, a repro da autodelta, eleva o corte para as 7500rpm´s, e tem uma curva de potência mais cheia entre as 5000 e as 7500.
Esta, da squadra, tem uma queda a partir das 6750!
Grandes malucos!
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Originalmente Colocado por Duratorq Ver PostPara um carro que tem velocidade maxima de 195km/h ... facilidade só pode ser ... a Descer .
Originalmente Colocado por JGTB Ver PostIa perguntar o mesmo. O carro vai bem até aos 180/190, mas depois já precisa de bastante espaço.
De qualquer forma, eu até percebo o que eles quis dizer. É em AE que o motor parece ter mais disponibilidade. Como a caixa é curta, a partir dos 140/150 o motor fica na faixa ideal, o que faz com que se aguente bem a velocidades mais altas.
Eu pergunto isto pela simples razão de que para mim facilidade é fazer 0-200 entre 20 a 40 segundos...por exemplo.
Muitas vezes quando se anda pouco noutros carros a sensação que temos sobre o nosso não corresponde á realidade, porque estamos muito habituados e porque desconhecemos outras realidades...agora quando sentamos o rabinho noutros tantos facilmente se cava bem o fosso entre uma coisa e outra coisa.
E nada melhor que ir exprimentando coisas com o dobro/triplo da potencia do nosso para perceber o que é realmente facilidade em fazer seja o que for.
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Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Postmodificam o corte sem existir nenhum upgrade das peças móveis da cabeça do motor?
Grandes malucos!
Muitas partes dos TS estão sobredimensionadas em termos de capacidade mecánica. Válvulas e molas são algumas, injecção e dimensão do diâmetro de escape também.
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a ideia de facilidade de aceleração é sempre subjectiva, até se chegar a um Dragster, pelo menos em 4 rodas.
portanto, mesmo aqueles que acham já ter experimentado algo realmente rápido e até consensualmente rápido, lembrem-se que mesmo assim existe mais rápido e que tudo o que acharem dos outros pode ser aplicado a voçês mesmos.
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