Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fui a Um Leilão Auto...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Que eu saiba a coisa mais fácil em Portugal, é criar uma empresa.
    Existe a Empresa na hora, é só se deslocarem lá e pagarem uma ninharia, vêm intitulados como Comerciantes de automóveis.
    Com um cartão de contribuinte e uma certidão vão a uma empresa de leilões e começam a comprar essas pechinchas todas.
    Depois é só chegar cá fora e vender por mais 500 ou 1000€....

    Não percebo onde está a dor de cotovelo....???

    É que é o mais fácil de fazer, não precisam de apresentar um Projecto viável, não precisas de apresentar capacidade financeira (porque lá nos leilões eles fazem créditos ao stock), muito menos capacidade profissional, bora lá montar um stand...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
      Não percebo muito as surpresas dos carros "novos" com muitos quilómetros, visto que as listagens (base) das leiloeiras sempre foram públicas...

      Aqui fica um exemplo. Pode ser que abra os horizontes sobre as quilometragens dos carros em Portugal, reino dos carros com mais de 5 anos e com menos de 80.000km!

      Manheim Portugal Sobre a Manheim

      Nesse sitio, normal é ter mais de 100mil em cima e menos de 3 anos

      Isso fica tudo com 60mil, rápido.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
        Nesse sitio, normal é ter mais de 100mil em cima e menos de 3 anos

        Isso fica tudo com 60mil, rápido.
        e há que dizer que mais de 80% são nacionais.

        Depois os importados é que são os únicos a ser martelados...

        Comentário


          #64
          Ver uma Astra Caravan 1.7 CDTi com 3 anos e cerca de 100.000 km por 10.400 €... Vai lá vai...
          Ao valor licitado tem de se acrescentar o IVA.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por jmf Ver Post
            Ao valor licitado tem de se acrescentar o IVA.
            IVA sobre o valor de venda ou sobre o lucro?

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por JdC Ver Post
              IVA sobre o valor de venda ou sobre o lucro?
              O IVA é sempre sobre o valor da venda, sobre o lucro incide o IRC.

              Ou seja vendedor que adquiriu a astra vai pagar o seguinte:

              10.400 + 20% = 12.480€

              Se vender a 16.000€ cobra um IVA ao cliente de 3.200€, terá de entregar ao estado a diferença do IVA 2.080 (IVA compra) - 3.200€ (IVA venda) = 1.120€.

              Ora fazendo as contas já com os IVAs

              Comprou por 12.480
              Vendeu por 16.000

              Rendeu 3.520€

              Destes 3.520€ denconta a diferença de IVA para entregar ao estado:

              3.520€ - 1.120€ = 2.400€

              2.400€ é o lucro apurado, deste lucro ainda tem de pagar IRC salvo erro 25 ou 26%

              2.400€ - 25% = 1.800€

              1.800€ é o lucro real deste veiculo, isto fora garantias e preparação do carro.

              Caso o vendedor cumpra todas as suas obrigações fiscais.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por jmf Ver Post
                Ao valor licitado tem de se acrescentar o IVA.
                Aonde é que isso está escrito ?


                Pois...

                Comentário


                  #68
                  Por acaso eu cheguei a considerar comprar um carro em leilão.
                  Tinha os contactos de quem me metia lá dentro, mediante o pagamento de uma quantia (300 euros se a memória não me falha).

                  No entanto, daquilo que fui apurando, não é muito usual os carros melhores (com poucos km) irem lá parar, e os valores nem sempre são assim tão excelentes (embora conheça casos de excelentes negócios em leilões).

                  Hoje em dia o mercado de particulares está muito vasto. Com excepção daqueles casos em que o vendedor não tem noção das coisas, conseguem-se comprar a particular carros perto do preço de retoma.

                  Pelo menos eu comprei o meu último carro a um particular, pelo preço que o leilão aconselhava para venda de uma viatura igual.

                  É necessário é procurar com calma.

                  Os Leilões têm o grande risco de não se poder experimentar o que se está a comprar, podendo esconder enormes problemas.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                    Aonde é que isso está escrito ?


                    Pois...
                    Se foi adquirido um bem, é sempre ou devia ser passada uma factura de compra. Se é emitida a factura tem sempre de se adicionar o IVA, a não ser que os carros usados estão isentos de IVA, também não estou 100% dentro do negócio automovel.

                    Comentário


                      #70
                      Os bens usados, que eu saiba, não pagam IVA...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                        Os bens usados, que eu saiba, não pagam IVA...
                        Um gajo já paga IVA sobre o IA, se os usados pagam IVA então pagamos IVA sobre o IVA.


                        JdC

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por JdC Ver Post
                          Um gajo já paga IVA sobre o IA, se os usados pagam IVA então pagamos IVA sobre o IVA.


                          JdC
                          Os usados pagam IVA.

                          Pagam quando compram, recebem quando vendem e têm de pagar sobre o lucro, tal como quase todas as casas abertas ao público, com a diferença que é raro o cliente que não pede recibo (ao contrário de um café, por exemplo..)

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                            Aonde é que isso está escrito ?


                            Pois...
                            Aonde é que está escrito que é preciso adicionar 20% de iva ao valor de uma bica?

                            Deve estar no mesmo sítio escrito... É uma transacção que não está isenta de IVA, como tal, o vendedor tem de pagar o IVA sobre o lucro que obteve no carro. O problema é que, normalmente, os carros que vão a leilão dão prejuizo, logo não é compativel o pagamento de iva sobre esse bem. Quando dão lucro têm de pagar IVA...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                              Aonde é que está escrito que é preciso adicionar 20% de iva ao valor de uma bica?

                              Deve estar no mesmo sítio escrito... É uma transacção que não está isenta de IVA, como tal, o vendedor tem de pagar o IVA sobre o lucro que obteve no carro. O problema é que, normalmente, os carros que vão a leilão dão prejuizo, logo não é compativel o pagamento de iva sobre esse bem. Quando dão lucro têm de pagar IVA...
                              epá, não digas isso, não é nada verdade, falem com certezas, não porque acham que é assim

                              Primeiro, a maior parte dos carros usados não paga IVA.

                              Porque?

                              1ª Porque existe um artigo no CIVA de excepções (artº 9º)
                              2º Porque existe uma isenção que se chama regime bens em segunda mão

                              Depois há excepções das excepções, que são as que confirmam a regra,

                              Isto tudo para dizer que os carros usados estão isentos de IVA em que os comerciantes apenas pagam IVA sobre o lucro, ou seja 20% do lucro, vai p'ro estado.

                              Depois as tais excepções das excepções que são os carros usados, mas que em novos deduziram o IVA (caso dos carros de mercadorias e os de serviço publico - taxis, rent-a-car etc etc).

                              Podia estar aqui toda a noite a explicar o imposto, mas não me apetece, nem me pagam para isso (pelo menos aqui)

                              Mas para o comerciante é igual, pois o preço anunciado é final, como o preço de um café ou portagem, refeição, etc etc, depois se tem iva ou não, tem apenas a ver com a maneira de contabilizar, pois o lucro é sempre tributado, e o carro se deduzires, depois liquidas, portanto é igual.

                              Agora, não se esqueçam de uma coisa sobre os leilões.

                              Os preços base muitas vezes diferem em 10% a 20% do valor da venda e se esse valor não for atingido, a venda é provisória e depois nos bastidores é renegociado, sendo vendido por outro valor ou anulado o negócio.

                              No caso dos Astras, meganes, focus, corsas, clios etc etc (excesso de oferta) os preços base são mais perto do valor final, porque não há tantos lances e quem compra arrisca a que o mercado fique cheio deles e depois ainda vá perder dinheiro.

                              Portanto muitas vezes quando veem num stand um astra a 16000€ (que está lá a 6 meses)e neste momento no leilão está a 12000€, há 6 meses não o estava, secalhar estava a 14000.

                              Vejam este exemplo que comentavam noutro forum:

                              A arval, ou a autorola, já não me recordo, tem um 911 C2 cabrio de 98 em leilão a particular em que o valor base é 24500€.

                              Já acabou o leilão e não houve lances que cobrisse o valor q eles querem (que não se sabe qual é, mas não é a melhor oferta, há um valor mínimo que não é divulgado)

                              O caricato da situação é que as fotos do carro tem a matricula e ve-se que está num stand e eu consegui, através da matricula e das fotos descobrir onde está o carro e querem pelo carro simplesmente 48 ou 46000€.

                              Portanto para quem assiste ao leilão diz que pediam pelo porsche 24500€ e quando sair de leilão vão dizer que deve ter sido vendido por valores parecidos com estes, mas na realidade ou não foi vendido ou houve algum maluco que deu um valor agradável perto dos 40 e tal.

                              enfim, depois continuo

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                Aonde é que está escrito que é preciso adicionar 20% de iva ao valor de uma bica?

                                Deve estar no mesmo sítio escrito... É uma transacção que não está isenta de IVA, como tal, o vendedor tem de pagar o IVA sobre o lucro que obteve no carro. O problema é que, normalmente, os carros que vão a leilão dão prejuizo, logo não é compativel o pagamento de iva sobre esse bem. Quando dão lucro têm de pagar IVA...
                                E desde quando uma transacção entre particulares está sujeita a IVA ?

                                Comentário


                                  #76
                                  para perceberem a ideia:

                                  aqui o leilão:

                                  1998 Porsche 911 CARRERA 2 996 3.4 PELE, 2d, 6velocidade, Gasolina, carro desportivo, 3387 cc, 300 HP

                                  aqui o dono do carro:

                                  PORSCHE 911 CARRERA 2 CABRIO Cyber Madeira

                                  Portanto, não acreditem em tudo o que veem nos leilões...

                                  ah, e não acreditem no Pai Natal tb, já agora....

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por DESCONHECIDO Ver Post
                                    epá, não digas isso, não é nada verdade, falem com certezas, não porque acham que é assim

                                    Primeiro, a maior parte dos carros usados não paga IVA.

                                    Porque?

                                    1ª Porque existe um artigo no CIVA de excepções (artº 9º)
                                    2º Porque existe uma isenção que se chama regime bens em segunda mão

                                    Depois há excepções das excepções, que são as que confirmam a regra,

                                    Isto tudo para dizer que os carros usados estão isentos de IVA em que os comerciantes apenas pagam IVA sobre o lucro, ou seja 20% do lucro, vai p'ro estado.
                                    Qual é a tua dúvida em relação ao que eu disse?

                                    Se fores ver as contas que fiz mais atrás, vais ver que eu disse, exactamente, que o IVA é sobre o lucro, logo, é pago IVA na nova venda do carro.

                                    aliás, se eu compro um carro em leilão, alguem já tem de pagar o iva sobre o lucro que existiu nessa venda, só que, na maioria dos casos, os carros que vão a leilão, são vendidos por valores mais baixos que foram adquiridos.

                                    No caso de vendas em stand, convem que deêm lucro.

                                    Mas todas as transações estão sujeitas a IVA, sendo que, se derem prejuizo, não pagam IVA, obviamente.

                                    Se calhar, antes de entrares a matar, era melhor leres antes o que as pessoas escrevem, para não te saíres com infelicidades dessas...

                                    Em relação ao resto, quem sabe como funciona o leilão nem precisa de ter essa atenção. Se o martelo é batido, o carro é vendido, se não é batido, a venda é provisória.

                                    Quantas vezes não vi os gajos do leilão virem ter conosco 5 e 6x com propostas e contra-porpostas, etc...

                                    Cheguei a ver vendas provisórias serem feitas por 100€ (uma licitalção)...
                                    Claro que, na semana seguinte, lá estava o carro de novo á venda...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      E desde quando uma transacção entre particulares está sujeita a IVA ?
                                      Desde que seja passado um recibo...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por DESCONHECIDO Ver Post
                                        para perceberem a ideia:

                                        aqui o leilão:

                                        1998 Porsche 911 CARRERA 2 996 3.4 PELE, 2d, 6velocidade, Gasolina, carro desportivo, 3387 cc, 300 HP

                                        aqui o dono do carro:

                                        PORSCHE 911 CARRERA 2 CABRIO Cyber Madeira

                                        Portanto, não acreditem em tudo o que veem nos leilões...

                                        ah, e não acreditem no Pai Natal tb, já agora....
                                        O que não quer dizer que ele queira esse valor todo no leilão...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                          Qual é a tua dúvida em relação ao que eu disse?

                                          Se fores ver as contas que fiz mais atrás, vais ver que eu disse, exactamente, que o IVA é sobre o lucro, logo, é pago IVA na nova venda do carro.

                                          aliás, se eu compro um carro em leilão, alguem já tem de pagar o iva sobre o lucro que existiu nessa venda, só que, na maioria dos casos, os carros que vão a leilão, são vendidos por valores mais baixos que foram adquiridos.

                                          No caso de vendas em stand, convem que deêm lucro.

                                          Mas todas as transações estão sujeitas a IVA, sendo que, se derem prejuizo, não pagam IVA, obviamente.

                                          Se calhar, antes de entrares a matar, era melhor leres antes o que as pessoas escrevem, para não te saíres com infelicidades dessas...

                                          Em relação ao resto, quem sabe como funciona o leilão nem precisa de ter essa atenção. Se o martelo é batido, o carro é vendido, se não é batido, a venda é provisória.

                                          Quantas vezes não vi os gajos do leilão virem ter conosco 5 e 6x com propostas e contra-porpostas, etc...

                                          Cheguei a ver vendas provisórias serem feitas por 100€ (uma licitalção)...
                                          Claro que, na semana seguinte, lá estava o carro de novo á venda...
                                          Caro, infelicidades foram os teus 3 ultimos posts, porque eu disse exactamente a verdade e nem entrei a matar, nem foi essa a intenção, tu é que te picaste.

                                          Tu dizes que os carros usados pagam IVA,

                                          " dizes: Os usados pagam IVA.

                                          Pagam quando compram, recebem quando vendem....


                                          não pagam! estão isentos salvo raras excepções.

                                          o que paga iva é a transacção, se houver lucro ou mais valia, isto se o stand não passar a factura por um valor inferior, mas isso são outros 2 centimos

                                          Tu dizes que o vendedor não paga iva se tiver prejuízo, no caso de um stand sim, no caso de uma gestora de frotas em que amortizou o carro 4 anos, nunca mostra prejuízo, tem sempre mais valia contabilistica, mas sinceramente, não vou perder o meu tempo.

                                          keep the bike

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                            O que não quer dizer que ele queira esse valor todo no leilão...
                                            mesmo por 40000€ já era bem pago.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                              Desde que seja passado um recibo...
                                              A declaração de venda é recibo ?


                                              As coisas que eu não sei...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por DESCONHECIDO Ver Post
                                                Caro, infelicidades foram os teus 3 ultimos posts, porque eu disse exactamente a verdade e nem entrei a matar, nem foi essa a intenção, tu é que te picaste.

                                                Tu dizes que os carros usados pagam IVA,

                                                " dizes: Os usados pagam IVA.

                                                Pagam quando compram, recebem quando vendem....


                                                não pagam! estão isentos salvo raras excepções.

                                                o que paga iva é a transacção, se houver lucro ou mais valia, isto se o stand não passar a factura por um valor inferior, mas isso são outros 2 centimos

                                                Tu dizes que o vendedor não paga iva se tiver prejuízo, no caso de um stand sim, no caso de uma gestora de frotas em que amortizou o carro 4 anos, nunca mostra prejuízo, tem sempre mais valia contabilistica, mas sinceramente, não vou perder o meu tempo.

                                                keep the bike
                                                Quem entrou a matar dizendo: "falem com certezas, não porque acham que é assim"

                                                Eu até disse, no próprio post que fizeste quote: " É uma transacção que não está isenta de IVA, como tal, o vendedor tem de pagar o IVA sobre o lucro que obteve no carro"

                                                Eu até digo: "Pagam quando compram, recebem quando vendem e têm de pagar sobre o lucro..."

                                                Imposto de valor acrescentado é sempre sobre a transacção e não sobre o bem, ou é aí que eu estou errado???

                                                Aliás, Pagar, pagar, até é, sempre, sobre o lucro, mas isso já são outros 500...

                                                Mas, honestamente, não vejo em que é que isso muda as minhas contas...


                                                Já agora, o carro foi amortizado a 100%, se for vendido tem de pagar 20% do valor de venda, ao estado, como IVA, ou não? Não entra como lucro???

                                                Eu não estou a dizer que percebo mais do que tu do assunto, mas acho que o que disse não foi nenhuma barbaridade e era escusado teres entrado a matar, da forma como entraste...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                  A declaração de venda é recibo ?


                                                  As coisas que eu não sei...

                                                  A declaração de venda não é um recibo e não conta para fins fiscais.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                    Já agora, o carro foi amortizado a 100%, se for vendido tem de pagar 20% do valor de venda, ao estado, como IVA, ou não? Não entra como lucro???
                                                    ok, esclarecidos

                                                    Se o carro que foi amortizado for de mercadorias (ou de rent-a-car, taxi, transp publico etc - todos os que deduziram em novos, não é os que pagaram IVA em novos, só os que deduziram), o vendedor tem que passar factura com IVA descriminado e pagar 20% de IVA.

                                                    O lucro, ou neste caso a mais valia, não se tributa em IVA, porque se tributou o bem, ou seja, confunde-se os dois conceitos, paga-se 20% sobre o total da factura e a mais valia de 80% entra para IRC ou IRS.

                                                    Se por ex. o carro usado não for de mercadorias ou rent etc, aí a factura não tem IVA, escreve-se lá Isento artº9 32) ou no caso do vendedor ser "do ramo", (revendedor) escreve-se isento regime bens 2ª mão.

                                                    Se o carro estiver amortizado a 100%, não há lugar a IVA e aqui o lucro entra a 100% pelo valor da venda para IRC ou IRS.

                                                    Depois há a situação do carro não estar totalmente amortizado, mas aí só muda o calculo das mais valias, o IVA paga-se ou não mediante o carro ser de merceadorias ou não.

                                                    No caso dos stands não amortizam os carros, pagam sobre o lucro pelo metodo da margem.

                                                    enfim, continua.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Boa Noite

                                                      Ja alguem foi a algum leilao da autorola?

                                                      Estes leiloes sao fiaveis, e que os carros estão la desaparecem voltam a estar.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por DjbF Ver Post
                                                        Boa Noite

                                                        Ja alguem foi a algum leilao da autorola?

                                                        Estes leiloes sao fiaveis, e que os carros estão la desaparecem voltam a estar.
                                                        Isso acontece em qualquer leiloeira, não sendo vendido, volta à praça no próximo leilão.
                                                        Agora o problema é que a autorola não tem "praça".
                                                        É virtual!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                                          Isso acontece em qualquer leiloeira, não sendo vendido, volta à praça no próximo leilão.
                                                          Agora o problema é que a autorola não tem "praça".
                                                          É virtual!
                                                          Mas os carros são licitados acima da base dpois não sao vendidos devido a que existe algum problema? Por exemplo os carros não se encontrarem em Portugal.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            os leiloes da autorola são reais? eu encontrei lá este anuncio:
                                                            2005 MERCEDES CLK 1.8 200 K Elegance Coupe i, 2d, 6velocidade, Gasolina, 163 HP
                                                            o que acham deste anuncio?
                                                            eu acho que este carro está com um preço óptimo, parece-me difícil que o carro não seja vendido. está com um preço mais baixo que o mesmo modelo na versão mais antiga.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por UlissesFerreira Ver Post
                                                              os leiloes da autorola são reais? eu encontrei lá este anuncio:
                                                              2005 MERCEDES CLK 1.8 200 K Elegance Coupe i, 2d, 6velocidade, Gasolina, 163 HP
                                                              o que acham deste anuncio?
                                                              eu acho que este carro está com um preço óptimo, parece-me difícil que o carro não seja vendido. está com um preço mais baixo que o mesmo modelo na versão mais antiga.
                                                              Está tudo correcto, uma vez que tem relatório SGS será de gestora de frota.
                                                              Tudo "fresquinho" portanto, são carros com 1 registo, que terminam o contrato, sujeitos a um plano de manutenção e vendidos pela gestora de frota com kms reais, normalmente com livro de revisões todos os manuais e 2 chaves e ainda histórico de manutenção.
                                                              Agora a "melhor licitação" não é o preço do carro.
                                                              Até pode começar de zero, sim "0" euros!
                                                              Não esquecer que qualquer um pode vender mas comprar é só para comerciantes colectados.
                                                              Editado pela última vez por telmauto; 08 July 2009, 20:08.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X