Originalmente Colocado por LuisCapelo
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostConfesso que essa questão da quilometragem não aprofundei pois, neste caso, o negócio não me interessou e não aprofundei.
Já agora, na NacionalCar por mais ~300€ tens 2 anos de garantia o que, em certos casos me parece compensador.
O compensador ou não...dependerá de caso para caso...
Cpts.,
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Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver PostPorque não é viavel economicamente. Não posso vender um carro a custar 2500-3000, pelo qual paguei 1500 ou 1750, e pagar uma garantia que custa perto de 1000 euros num carro que tem quase 10 anos.
Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver PostSó quem não lida com automoveis diariamente é que não percebe isto.
Volto a dizer que compreendo a tua argumentação, enquanto profissional do ramo. Mas, e à semelhança do que acontece em tantas outras matérias, o legislador não se compadeceu com a realidade do parque automóvel.
Cpts.,
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Originalmente Colocado por Corleone Ver PostÉ precisamente aqui que quero chegar, e corroborando o que já foi aqui defendido por outros users...Porque razão tenho de pagar mais dinheiro por algo que me é devido por direito?
O compensador ou não...dependerá de caso para caso...
Cpts.,
Embora ciente de que a obrigação é de 2 anos. Mas se todos fazem o mesmo, que mais posso eu fazer contra isso? Ok, posso fazewr algo cxomo seja a apresentação de queixa ás autoridades, mas o que ganho eu com isso.
Bom, bom era as autoridades fazerem o seu trabalho pois, com certeza, a queixas serão mais que muitas e sabem perfeitamente que é "regra" nos stands de usados.
De qualquer forma, pessoalmente prefiro 1 ano de uma boa garantia do que 2 ou 3 da garantia "do stand"...
Originalmente Colocado por Corleone Ver PostPor ser diferente não espero outra coisa de ti que não a reposição da verdade dos factos!!
Cpts.,
O Luís não disse nada de errado, pelo que não há qualquer verdade a repor. Ele corroborou que na GlobalCar é de 2 anos sem limite de kms. Na NacionalCar é que é só um mas normalmente há a hipótese de prolongar por mais 1 ano mediante pagamento da mesma.
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O mais engraçado é depois a garantia de um ano ser sobre motor e caixa, quanto muito...
Neste caso não há prova do negócio com stand aí pelo meio? Sem factura, documentos assinados, apenas a CV assinada pelo velho e pelo novo proprietário.
O juíz vai ficar muito contente com esta atitude cívica.
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Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver PostPorque não é viavel economicamente. Não posso vender um carro a custar 2500-3000, pelo qual paguei 1500 ou 1750, e pagar uma garantia que custa perto de 1000 euros num carro que tem quase 10 anos. Só quem não lida com automoveis diariamente é que não percebe isto.
Então para que serve a lei???
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Originalmente Colocado por Valium Ver PostO mais engraçado é depois a garantia de um ano ser sobre motor e caixa, quanto muito...
Neste caso não há prova do negócio com stand aí pelo meio? Sem factura, documentos assinados, apenas a CV assinada pelo velho e pelo novo proprietário.
O juíz vai ficar muito contente com esta atitude cívica.
Uma garantia como deve ser vai desde o motor e transmissão até pintura e sistema eléctrico/electrónico.
Aqui na Polónia, em "standers de beira de estrada" ainda vivem nesse mundo de não haverem garantias e se houverem é de motor e caixa mas em Portugal já devemos estar avançados nesse campo, penso eu "de que"...
Deveria haver mais informação e divulgação sobre os direitos do consumidor, não só nos automóveis.
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Será que sou só eu a ver uma tempestade num copo de água?
Vamos cá ver uma coisa:
Antes da lei dos 2 anos de garantia, um determinado veículo custa 12500 euros. Entretanto sai a lei dos 2 anos e o mesmo veículo passa a ser vendido pelos mesmos 12500 euros mas com uma adenda para reduzir o prazo para 1 ano novamente. Está aqui alguma coisa errada ou queriam mais 1 ano de garantia sem custos acrescidos? Fazem questão dos 2 anos? Tudo bem, vende-se o mesmo carro por 13000 euros em vez dos 12500 euros.
Vai dar tudo ao mesmo mas posso estar errado!
Cumprimentos.
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mesmo tendo sido "enrolado" no stand pelo vendedor, o teu cunhado tem, pr lei, 2 anos de garantia. como disseram aqui, num carro de 9 anos é um absurdo arriscarem-se tanto, mas por lei e sem acordo e essa a situação.
aqui prevejo duas situações, já que o dinheiro não o vão ver, pelo menos tão cedo:
- ou recorrem a 1 advogado e tratam do caso oficialmente, fazendo pressão durante uns temos a ver se dá garantia e arranja o carro
- ou falam directamente com o apoio judicial da ECO explicitando o caso, dizendo que apenas querem a garantia e o carro arranjado, além da mudança de registo de propriedade e que não querem chatices nenhumas.
fica o aviso, não querendo ridicularizar ninguém nem tomar partidos, de que para a próxima só ficam com o carro quando tiverem os papéis todos. mais vale esperar mais um ou dois dias e saberem que depois não têm chatices nem ninguém a bater-vos à porta, do que acontecerem estes casos.
infelizmente hoje foi o teu cunhado, amanhã será outro enquanto tipos como esse vendedor não forem fiscalizados periodicamente, em vez do habitual "deixa andar".
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Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver PostIsso é das coisas mais abjectas que ainda existem no comércio automóvel, a antiga escola do "garantia motor e caixa" mas ainda devem existir cromos desses a venderem carros...
Uma garantia como deve ser vai desde o motor e transmissão até pintura e sistema eléctrico/electrónico.
.....
Deveria haver mais informação e divulgação sobre os direitos do consumidor, não só nos automóveis.
concordo também que os direitos e deveres deveriam ser mais explicitados, seja em sites, revistas, stands ou simplesmente panfletos.
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Uma pequena clarificação do meu ponto de vista...Eu entendo a óptica do comércio automóvel, que não pode, nem deve garantir a reposição da situação original de uma viatura com 10 anos. Se falarmos em garantia de motor e caixa de velocidades, e em viaturas nesta faixa etária, as coisas complicam. E pode ser um óptimo negócio, sem ser necessário accionar a garantia, como pode ser daqueles negócios que até pareceu óptimo no início, mas posteriormente se revela uma dôr de cabeça.
Legalmente, existe o período de dois anos para a concessão de garantia. Ou seja, o critério é o mesmo, quer eu compre uma viatura nova, quer compre uma viatura usada. Contudo, e como o Luis Capelo disse, há lugar à redução do período bienal, havendo concordância escrita nesse sentido entre vendedor e comprador. Esta será uma situação benéfica para o vendedor, que venderá a viatura com uma década que lá tem parada e ninguém lhe pega, e o comprador que poderá, com sorte, pagar (ou não) um preço substancialmente mais reduzido. Aqui será a capacidade de argumentação do vendedor e de negociação do comprador que terão de se fazer valer.
No que toca à Globalcar e afins, algumas palavras. Para começar ninguém dá nada a ninguém. Não acredito em negócios maravilhosos, e estes grupos não perdem dinheiro. Contra pagamento de um fee garantem que o negócio é minimamente rentável..mas para o seu lado. A concessão de uma garantia de dois anos sem limitação de quilometragem, num Citroen Ax 10 TR de 1983 parece-me mais perigoso que a mesma concessão de garantia num Opel Astra 1.7 CDTI de 2007. O perigo será reflectido na sorte da viatura em causa (e outros factores que agora não interessa desenvolver exaustivamente). E é necessário que exista uma "margem de manobra" razoável e boa, que permita ao stand não ter de custear toda a reparação. É um pouco o depósito que é deixado quando alugamos uma viatura...Pode ou não ser accionado. No caso do rent-a-car é devolvido se nada acontecer. Aqui não.
O pagamento dos 300 euros é ilegal. Ilegal na medida em que o período de garantia legalmente estabelecido contempla dois anos. Ora, se uma viatura é vendida com a alegação de que a sua garantia é de 1 ano, extensível a 2...só paga quem quer. Não há volta a dar. E sem querer meter a foice em seara alheia (leis), creio configurar uma ilegalidade punível com coima. Esta apreciação decorre do facto de me parecer ilícito ter de pagar por algo que me é devido por direito, assim seja verificada a minha condição de comprador.
Como também já aqui foi dito, os consumidores não fazem valer-se dos seus direitos. Infelizmente. E as empresas aproveitam-se disso. O exemplo que desencadeou todo este "debate" (produtivo, de resto), não será único. E muito por falta da informação dos consumidores portugueses.
Espero ter sido claro.
Cpts.,
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Eu da minha experiencia de uma compra que tive de um usado num stand, foi-me explicado o caso da garantia de 2 anos, ou 1 com a declaração em como eu aceitava em troca de uma redução do valor do carro, garantia essa que foi usada 2 semanas depois num medidor de massa de ar que foi prontamente assumida pelo stand sem qualquer entrave...
Foi um bom negócio para mim,comprei um carro a bom preço e em bom estado e ainda o tenho, já fez muitos kms e poucos problemas deu, e foi bom para eles,que foram honestos, venderam um carro e ganharam um cliente e certamente mais, pois é um stand que aconcelho a muita gente e até agora ng se queixou.
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Ilegal onde Corleone?
Repara, a garantia é reduzida mas isso está previsto na lei logo de ilegal não tem nada.
Pelo que aqui leio, o que eles propõem é um contrato garantia sem adenda de redução por mais 300 euros. Continuo a perguntar, ilegal onde? Se já tivesse os 2 anos incluídos pagavas o preço já com os 300 euros ou alguém daqui acha que não? lol
Cumprimentos.
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Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver PostIsso é das coisas mais abjectas que ainda existem no comércio automóvel, a antiga escola do "garantia motor e caixa" mas ainda devem existir cromos desses a venderem carros...
Uma garantia como deve ser vai desde o motor e transmissão até pintura e sistema eléctrico/electrónico.
Aqui na Polónia, em "standers de beira de estrada" ainda vivem nesse mundo de não haverem garantias e se houverem é de motor e caixa mas em Portugal já devemos estar avançados nesse campo, penso eu "de que"...
Deveria haver mais informação e divulgação sobre os direitos do consumidor, não só nos automóveis.
Mas também disse caso queira mais fazemos, é só ajustar o preço...
Originalmente Colocado por Corleone Ver Post
...
O pagamento dos 300 euros é ilegal. Ilegal na medida em que o período de garantia legalmente estabelecido contempla dois anos. Ora, se uma viatura é vendida com a alegação de que a sua garantia é de 1 ano, extensível a 2...só paga quem quer. Não há volta a dar. E sem querer meter a foice em seara alheia (leis), creio configurar uma ilegalidade punível com coima. Esta apreciação decorre do facto de me parecer ilícito ter de pagar por algo que me é devido por direito, assim seja verificada a minha condição de comprador.
...
Por direito tens 2 anos. Se eles dizem é só 1 e o carro custa X.
O comprador diz eu quero 2 anos, ok muito bem, então o carro é X mais 300€.
Acho é que os stands deviam estar obrigados a informar o preço da viatura com 2 anos de garantia, sendo que a baixa para 1 ano seria mediante a negociação entre as partes e não, um dado adquirido ad inicio.
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Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver PostIsso é das coisas mais abjectas que ainda existem no comércio automóvel, a antiga escola do "garantia motor e caixa" mas ainda devem existir cromos desses a venderem carros...
Uma garantia como deve ser vai desde o motor e transmissão até pintura e sistema eléctrico/electrónico.
Aqui na Polónia, em "standers de beira de estrada" ainda vivem nesse mundo de não haverem garantias e se houver é de motor e caixa mas em Portugal já devemos estar avançados nesse campo, penso eu "de que"...
Deveria haver mais informação e divulgação sobre os direitos do consumidor, não só nos automóveis.
Seria bom se assim fose, caro Jorge, seria bom...
Ainda há umas 3 semanas atrás, um senhor vendedor que tinha uma BMW 520d E39 de 2003 no seu stand para vender, a um preço "muito bom" (isto para não dizer "anormalmente baixo", se é que me fiz entender ), perante o meu interesse em fazer um eventual negócio, dizia-me assim: "Ah, sabe, eu tenho este carro a este preço, porque, veja, já não é propriamente da gama de carros que eu vendo, já está aqui um bocado a destoar..." (ao mesmo tempo que me exibe, orgulhoso, as suas Mercedes E com 2-3 anos, BMW 535d, Jaguares recentíssimos, Audi A6 último modelo...)
Eu: "Certo, e se avançarmos para um negócio, como estamos de garantia?"
Resposta: "Olhe, o preço do carro é como ele está aqui, sem garantias, e sem nada, mas por mais 1000 eurinhos sempre fazemos uma revisãozinha ao carro e dou-lhe uma garantiazita de motor e caixa..."
Hoje sou dono de uma Vectra...
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Originalmente Colocado por Valium Ver PostQuando troquei de carro há 2, tive num stand a ver uma viatura que era essa a garantia e de um ano.
Mas também disse caso queira mais fazemos, é só ajustar o preço...
Não sei se será ilegal depende como está "feita" a publicidade.
Por direito tens 2 anos. Se eles dizem é só 1 e o carro custa X.
O comprador diz eu quero 2 anos, ok muito bem, então o carro é X mais 300€.
Acho é que os stands deviam estar obrigados a informar o preço da viatura com 2 anos de garantia, sendo que a baixa para 1 ano seria mediante a negociação entre as partes e não, um dado adquirido ad inicio.
Claro que um jurista poderá apreciar o escrito de outra forma.
Cpts.,
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostSeria bom se assim fose, caro Jorge, seria bom...
Ainda há umas 3 semanas atrás, um senhor vendedor que tinha uma BMW 520d E39 de 2003 no seu stand para vender, a um preço "muito bom" (isto para não dizer "anormalmente baixo", se é que me fiz entender ), perante o meu interesse em fazer um eventual negócio, dizia-me assim: "Ah, sabe, eu tenho este carro a este preço, porque, veja, já não é propriamente da gama de carros que eu vendo, já está aqui um bocado a destoar..." (ao mesmo tempo que me exibe, orgulhoso, as suas Mercedes E com 2-3 anos, BMW 535d, Jaguares recentíssimos, Audi A6 último modelo...)
Eu: "Certo, e se avançarmos para um negócio, como estamos de garantia?"
Resposta: "Olhe, o preço do carro é como ele está aqui, sem garantias, e sem nada, mas por mais 1000 eurinhos sempre fazemos uma revisãozinha ao carro e dou-lhe uma garantiazita de motor e caixa..."
Hoje sou dono de uma Vectra...
Cpts.,
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostIlegal onde Corleone?
Repara, a garantia é reduzida mas isso está previsto na lei logo de ilegal não tem nada.
Pelo que aqui leio, o que eles propõem é um contrato garantia sem adenda de redução por mais 300 euros. Continuo a perguntar, ilegal onde? Se já tivesse os 2 anos incluídos pagavas o preço já com os 300 euros ou alguém daqui acha que não? lol
Cumprimentos.
Mais uma vez...é a minha interpretação da lei...
Cpts.,
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Originalmente Colocado por Corleone Ver PostPortugal no seu melhor....Devias ter falado na garantia dos dois anos...
Cpts.,
E é um stand até bastante conhecido localmente e que já existe há vários anos...
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostSeria bom se assim fose, caro Jorge, seria bom...
Ainda há umas 3 semanas atrás, um senhor vendedor que tinha uma BMW 520d E39 de 2003 no seu stand para vender, a um preço "muito bom" (isto para não dizer "anormalmente baixo", se é que me fiz entender ), perante o meu interesse em fazer um eventual negócio, dizia-me assim: "Ah, sabe, eu tenho este carro a este preço, porque, veja, já não é propriamente da gama de carros que eu vendo, já está aqui um bocado a destoar..." (ao mesmo tempo que me exibe, orgulhoso, as suas Mercedes E com 2-3 anos, BMW 535d, Jaguares recentíssimos, Audi A6 último modelo...)
Eu: "Certo, e se avançarmos para um negócio, como estamos de garantia?"
Resposta: "Olhe, o preço do carro é como ele está aqui, sem garantias, e sem nada, mas por mais 1000 eurinhos sempre fazemos uma revisãozinha ao carro e dou-lhe uma garantiazita de motor e caixa..."
Hoje sou dono de uma Vectra...
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Originalmente Colocado por tareias Ver PostEntão para que serve a lei???
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Carlos C @XSR8 tens aqui um exemplo de um documento desses de garantia que foi assinado, é uma garantia de 12 meses e tem aí os detalhes é só ler. No meu caso eu não estou muito chateado até porque tive um desconto de 750 euros no preço do carro, logo é justo os 12 meses e não 24, é um carro que não o conseguia facilmente, no geral estou satisfeito. Ainda vou ter é de negociar essa de ir às oficinas porque estou na ilha e não dá lá muito jeito ir fazer a revisão às oficinas deles metendo o carro no barco e mandando de volta para Lisboa Se não quiserem ter atenção a isso, paciência não os recomendo a ninguém, ou então vou passar férias e levo o carro e aproveito para fazer a revisão ...foi tudo muito rápido a resolver-se, não havia tempo para estar com negociações, mas como disse estou bastante satisfeito.
Cumprimentos
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Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver PostNão está em questão se interessa ou não. Está em que não é viavel dar garantia num carro que tem 8 ou 9 anos como se dá num que têm 2 ou 3 ou 4....e para lei não há esta diferenciação, por isso é que a tendencia dos stands dos novos é preferirem abates em detrimento das retomas, não ficam a arder com os carros em parque e escusam de se meter em prejuizos se os venderem...
A ARAN não deveria intervir nessa matéria?
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O LuisCapelo está correctíssimo.
Eu tive de discutir essa questão com um stand há uns anos e inteirei-me da lei - que é o que importa.
A lei diz especificamente que a garantia é de dois anos, podendo ser reduzida para 1 ano por acordo entre ambas as partes.
O resto é conversa !!!
A questão que foi colocada pelo PeugeotSales dos carros que não dão margem para garantias grandes é um problema que não é do consumidor final.
Legalmente o que devia acontecer era uma de duas coisas: ou o carro era retomado por um valor mais baixo, ou era vendido por um valor mais elevado.
De resto, sendo um stand a efectuar a venda, a garantia é um requisito legal.
A ignorância das pessoas é que tem vindo a permitir que os stands de beira de estrada (e não só) façam coisas como "garantia de motor e caixa", "6 meses de garantia" ou mesmo "não tem garantia".
Nos poucos carros usados que comprei em stands grandes, eu nem me preocupei com o que eles disseram estar ou não na garantia.
Caso houvesse algum problema, a lei fala por si, e fazer um cliente assinar uma garantia apenas de motor e caixa é ilegal, valendo zero !
A garantia de motor e caixa não está prevista na lei. Apenas está prevista a garantia total.
No entanto, é evidente que enquanto as pessoas comprarem carros sem sequer exigirem um documento da venda, as aldrabices vão continuar.
Infelizmente a crise até acaba por levar mais facilmente um stand certinho que cumpre as regras todas (e tem de vender mais caro, pagar impostos, etc) do que os aldrabões, que vão encontrando sempre um "pato" novo para esfolar.
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