Gostaria de saber se alguém já conduziu carros com estes motores e qual a vossa opinião.
Obrigado!
Boas, vou falar apenas do 110cv que tenho um montado no Golf Vi.
Motor linear, sauve, bastante económico, muito silencioso a bordo, cá fora o ruido também não é excessivo. Não é nenhum carro de corrida mas cumpre bem a sua função e quando é preciso um pouco mais de força mesmo não sendo um estrondo cumpre muito bem especialmente nas 1ª 2ª e 3ª, na 4ª e 5ª já é preciso um pouco de habituação para não andar a meter sempre uma abaixo, isto porque tem uma 4 e 5 longa.
Quanto à fiabilidade, ainda é muito cedo, pois o meu tem 12.000km.
Boas, vou falar apenas do 110cv que tenho um montado no Golf Vi.
Motor linear, sauve, bastante económico, muito silencioso a bordo, cá fora o ruido também não é excessivo. Não é nenhum carro de corrida mas cumpre bem a sua função e quando é preciso um pouco mais de força mesmo não sendo um estrondo cumpre muito bem especialmente nas 1ª 2ª e 3ª, na 4ª e 5ª já é preciso um pouco de habituação para não andar a meter sempre uma abaixo, isto porque tem uma 4 e 5 longa.
Quanto à fiabilidade, ainda é muito cedo, pois o meu tem 12.000km.
E ainda falta falarem na versão de 75 cv que deverá vir no Polo.
Este novo bloco não se destaca em nada perante a concorrência.
Nem nos consumos, ainda menos nas prestações e ainda muito menos na agradabilidade de condução nos regimes baixos.
Quem comprou o 2.0 TDI com 110 cv levou um belo pacote, os próximos levam este "barrete", pois pagam quase a mesma coisa que pagavam pelo 2.0 mas acabam por levar para casa, um pacote pior...
E ainda falta falarem na versão de 75 cv que deverá vir no Polo.
Este novo bloco não se destaca em nada perante a concorrência.
Nem nos consumos, ainda menos nas prestações e ainda muito menos na agradabilidade de condução nos regimes baixos.
Quem comprou o 2.0 TDI com 110 cv levou um belo pacote, os próximos levam este "barrete", pois pagam quase a mesma coisa que pagavam pelo 2.0 mas acabam por levar para casa, um pacote pior...
Uma coisa é criticar a diferença (quase inexistente) de preço entre o 1.6 e o 2.0 (é um facto). Outra é criticar o bloco.
Não se destaca em nada?
Testei o Polo 1.6 TDI de 90cv no sábado e garanto-te que se destaca e bem. É bastante silencioso, tem um subir de rotação interessante (tem boas baixas, típico dos TDI), consumos não reparei sinceramente. Mas o contacto que tive foi muito positivo. Notei um verdadeiro motor de 90cv, sem falta de força em qualquer situação. Já conduzi DCI's de 85cv, HDI/TDCI de 90, CDTI de 90 e o Polo dá cartas a qualquer um destes.
Neste caso em concreto, a versão intermédia (Confortline) fica nos 21 e tal, e a Highline nos 22. Não é barato, mas não é nada quem um Clio não custe!
Sugiro que experimentes antes de criticares, costuma ajudar
Originalmente Colocado por nogueiraribeiroVer Post
Não se destaca em nada?
Testei o Polo 1.6 TDI de 90cv no sábado e garanto-te que se destaca e bem. É bastante silencioso, tem um subir de rotação interessante (tem boas baixas, típico dos TDI), consumos não reparei sinceramente.
E novidades em relação à concorrência ? ZERO nestes pontos...
Originalmente Colocado por nogueiraribeiroVer Post
Mas o contacto que tive foi muito positivo. Notei um verdadeiro motor de 90cv, sem falta de força em qualquer situação. Já conduzi DCI's de 85cv, HDI/TDCI de 90, CDTI de 90 e o Polo dá cartas a qualquer um destes.
E no que toca a disponibilidade em baixas, o 1.6 TDI é fraco (como a maior parte da concorrência, so true...), em qualquer variante...
Outra coisa, o 1.6 TDI vem associado a caixas de relacionamento longo, o que agrava o exposto acima e as prestações globais... E nem o binário superior o safa de muito em recuperações, por exemplo...
Novidades em relação à concorrência? E as restantes marcas, em que inovaram? Aplicaram FAP's, e start-stops? É isso o que faz diferença num novo motor/modelo Diesel?
Geralmente a VAG recorre a caixas de escalonamento mais longo, e garanto-te de longe que o Polo 1.6 TDI de 90cv o que não lhe falta é força em qualquer rotação!
Resta-te uma experiência que eu já tive e por isso defendo o que digo - experimenta
As restantes marcas desenvolveram o mesmo que a VW a muito mais tempo e com os mesmos ou melhores resultados.
O 1.6 TDI vem com 75, 90 e 105cv.
O 1.6 HDI existe com 92 e 110cv. Parte em vantagem e tem 5 anos.
O 1.6 CDRI já vai com 128cv.
O 1.6 Multijet tem 105 e 120cv e mais importante que isso, existe com 290 e 320Nm.
O 1.5 dCI já está nos 110cv. Com menos cc.
O 1.7 CDTI existe com 110 e 125cv.
Todos estes são superiores. E nenhum precisa de ir ás 4.200rpm buscar a potencia máxima. Ás 4.000rpm já tem mais potencia.
E falta a BMW apresentar o 16d. Ai, provavelmente irá haver outro salto.
A VW estagnou nos diesel. Essa é a verdade. Nos 2.0 parou nos 170cv. Biturbos, como a concorrência nem ve-lo. O 3.0 TDI na mesma. O 4.0 TDI não se destaca. Motor abaixo do 1.6 TDI é mentira.
O unico especial é o 6.0 TDI. Mas em relação potencia/binário/cilindrada não se destaca. Usa 2 turbos como um 4.0 TDI.
Existe apenas por capricho e porque tem dinheiro para o fazerem. Porque pelos visto vende-lo não dá dinheiro.
As restantes marcas desenvolveram o mesmo que a VW a muito mais tempo e com os mesmos ou melhores resultados.
O 1.6 TDI vem com 75, 90 e 105cv.
O 1.6 HDI existe com 92 e 110cv. Parte em vantagem e tem 5 anos.
O 1.6 CDRI já vai com 128cv.
O 1.6 Multijet tem 105 e 120cv e mais importante que isso, existe com 290 e 320Nm.
O 1.5 dCI já está nos 110cv. Com menos cc.
O 1.7 CDTI existe com 110 e 125cv.
Todos estes são superiores. E nenhum precisa de ir ás 4.200rpm buscar a potencia máxima. Ás 4.000rpm já tem mais potencia.
E falta a BMW apresentar o 16d. Ai, provavelmente irá haver outro salto.
A VW estagnou nos diesel. Essa é a verdade. Nos 2.0 parou nos 170cv. Biturbos, como a concorrência nem ve-lo. O 3.0 TDI na mesma. O 4.0 TDI não se destaca. Motor abaixo do 1.6 TDI é mentira.
O unico especial é o 6.0 TDI. Mas em relação potencia/binário/cilindrada não se destaca. Usa 2 turbos como um 4.0 TDI.
Existe apenas por capricho e porque tem dinheiro para o fazerem. Porque pelos visto vende-lo não dá dinheiro.
Concordo nalgumas coisas mas discordo noutras.
Já à uns bons anos que o 4.0 passou a 4.2 TDi e é biturbo. Além disso está ao nível da concorrência com 326cv e saiu antes da versão de 330cv do 45d da BMW.
O 3.0TDi está igualmente ao nível da concorrência e foi o primeiro a chegar aos 240cv. Agora a BMW já tem 245cv e a PSA igualou os 240cv do TDi do grupo VW.
Onde o grupo VW está atrás é nos bi-turbos de média e média/baixa cilindrada.
Falo de não ter concorrência para o 23d/250CDi e para o 35d.
Isso e este 1.6TDi vir tarde e nada de especial em potência e binário. E a potência máxima é às 4400rpm e não às 4200rpm 4200rpm é onde está a potência máxima do 2.0TDi tanto PD como CR.
Abaixo do 1.6TDi vai existir um 1.2TDi 3 cilindros CR com 75cv. Vai ser a segunda versão do Polo Bluemotion pois vai sair uma primeira versão ainda este ano com o 1.6TDi 90cv.
Sobre o 6.0TDi é colosso mas sem qualquer interesse tecnológico pois já se faz o mesmo com motores 2 litros em termos de injecção e sobrealimentação com o auxilio de dois turbos.
Ainda não conduzi nenhum automóvel equipado com o 1.6tdi, mas pela comparação, por exemplo ao nível das recuperações, com o 1.6 Mtj, que equipa o bravo...
Todos estes são superiores. E nenhum precisa de ir ás 4.200rpm buscar a potencia máxima. Ás 4.000rpm já tem mais potencia.
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A VW estagnou nos diesel. Essa é a verdade. Nos 2.0 parou nos 170cv. Biturbos, como a concorrência nem ve-lo. O 3.0 TDI na mesma. O 4.0 TDI não se destaca. Motor abaixo do 1.6 TDI é mentira.
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A questão das rpm, é, será que o turbo que equipa os outros motores com o mapa de origem faz mais potência às 4200 rpm ?
Sobre se é melhor ter a potência às 4000 ou 4200 rpm, o melhor é mesmo experimentar
Em relação aos Bi-Turbo, se for para fazer a figura que a mercedes tem feito com os C250 cdi prime edition, mais vale amadurecer o produto do que se mandar de cabeça.
Mas o que eu queria eram opiniões e testemunhos sobre a sua fiabilidade.
Sobre fiabilidade deste motor deve ser dificil de encontrares alguma coisa, o motor é novo, se isso é um critério importante para ti, aposta em outro motor com mais anos de mercado.
Sobre fiabilidade deste motor deve ser dificil de encontrares alguma coisa, o motor é novo, se isso é um critério importante para ti, aposta em outro motor com mais anos de mercado.
Mesmo assim gostaria de saber das experiências (mesmo que curtas) já existentes.
A questão das rpm, é, será que o turbo que equipa os outros motores com o mapa de origem faz mais potência às 4200 rpm ?
Sobre se é melhor ter a potência às 4000 ou 4200 rpm, o melhor é mesmo experimentar
Em relação aos Bi-Turbo, se for para fazer a figura que a mercedes tem feito com os C250 cdi prime edition, mais vale amadurecer o produto do que se mandar de cabeça.
Parece-me que ás 4.000rpm é mais cedo que ás 4.200rpm, logo é melhor.
A concorrência para alem disso, ás 4.000rpm tem mais potencia, logo ás 4.200rpm o mesmo deve acontecer.
E melhor ainda. Tem mais binário.
A Mercedes com o 250CDI fez melhor figura que a VW com um simples 2.0 TDI 140cv.
E biturbos com configuração sequencial já existem nos 23d e 1.9 JTD 190cv. Ou no 35d. Ou no 2.2 HDI 170cv.
Podes tentar arranjar as desculpas que quiseres para a VW.
Mesmo assim gostaria de saber das experiências (mesmo que curtas) já existentes.
Tenho um conhecido que recebeu da empresa, um Polo equipado com o 1.6 90 cv.
Disse-me que aquilo não gastava nada e andava bem, o que pode ser positivo.
Quanto a fiabilidade, não se queixou de nada pois o carro só tem 1000 km.
Tenho um conhecido que recebeu da empresa, um Polo equipado com o 1.6 90 cv.
Disse-me que aquilo não gastava nada e andava bem, o que pode ser positivo.
Quanto a fiabilidade, não se queixou de nada pois o carro só tem 1000 km.
Parece-me que ás 4.000rpm é mais cedo que ás 4.200rpm, logo é melhor.
A concorrência para alem disso, ás 4.000rpm tem mais potencia, logo ás 4.200rpm o mesmo deve acontecer.
E melhor ainda. Tem mais binário.
A Mercedes com o 250CDI fez melhor figura que a VW com um simples 2.0 TDI 140cv.
E biturbos com configuração sequencial já existem nos 23d e 1.9 JTD 190cv. Ou no 35d. Ou no 2.2 HDI 170cv.
Podes tentar arranjar as desculpas que quiseres para a VW.
Digamos que essa afirmação é um pouco subjectiva.
Para mim um bom diesel é aquele que tem uma maior faixa de utilização, por isso as 4200RPM são um excelente número.
A potência máxima às 4000RPM é o normal e concordo que seja suficiente, mas para ti os bons diesel são os que têm a potência máxima às 3700/3800?
É que o díficil é fazer potência além das 4000RPM e não o contrário!
Parece-me que ás 4.000rpm é mais cedo que ás 4.200rpm, logo é melhor.
A concorrência para alem disso, ás 4.000rpm tem mais potencia, logo ás 4.200rpm o mesmo deve acontecer.
E melhor ainda. Tem mais binário.
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A Mercedes com o 250CDI fez melhor figura que a VW com um simples 2.0 TDI 140cv.
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Que eu me recorde e do que aqui tenho visto os problemas crónicos do 2.0 TDI de 140cv eram aos 100 000 kms, ou não ?
Contudo, sobre a VW isso não desculpa a meu ver duas coisas, uma o defeito em si, segundo a assistência péssima que a marca dá aos seus clientes, mesmo aos fieis, como o caso do LuisMaia . . .
Agora sobre a mercedes, é procurar aí na net, com que quilometragem estão a haver problemas . . .
Sobre a potência/rpm, tens mesmo a certeza que a concorrência às 4200 rpm com o mesmo motor e tudo de série tem mais potência que estes 1.6 TDI ?
Sobre se mais cedo é melhor ou pior, isso depende de muita coisa, mas aí fica um exemplo, não com 1.6, mas com 2.0 e só com um turbo . . .
...
Según nuestras mediciones, la aceleración (que medimos de 80 a 120 km/h, en la marcha o marchas más adecuadas para conseguir la máxima aceleración) del Polo 1.6 TDI de 75 CV es la propia de un coche de esta potencia. Se le da peor ganar velocidad desde marchas largas: de 80 a 120 km/h en 4ª y 5ª tarda mucho debido a que los desarrollos de transmisión son largos (la 4ª tiene el mismo desarrollo que la 5ª de un Opel Corsa Diesel de 75 CV, ambos con una caja de cambios de cinco relaciones).
...
Conclusão, provavelmente tem a caixa longa demais para tentar priveligiar os consumos, o que eu acho sobre isso, é ir conduzir o polo e um outro carro à escolha da concorrência e ver qual aquele de que se gosta mais de conduzir, e escolher isso
Peguei em num exemplo da concorrencia para o que aqui falamos 1.6cc diesel 75cv, acho que olhando só aos numeros o polo não faz muito má figura . . .
Para que é que eu quero a potencia mais tarde num 1.6 TDI se a concorrência tem mais 5 a 23 mais cedo?
O 1.6 TDI fica mais rápido por causa disso? Não me parece.
Se quiseres ver, o 1.6 HDI 110cv, que não é o mais potente 1.6 diesel do mercado (ainda existem o 1.6 CRDi 115 e 128cv e o 1.6 Multijet 120cv), ás 4.500rpm tem uns 76kw, que dá 102cv.
Os outros tem 105cv antes e depois das 4.000rpm.
O 1.6 TDI o que nunca terá é 110cv, ou 115cv ou 120cv ou 128cv.
Mas se continuam a achar que o 1.6 TDI é uma revolução nos motores diesel por mim tudo bem. lol
O 1.6 TDI o que nunca terá é 110cv, ou 115cv ou 120cv ou 128cv.
Mas se continuam a achar que o 1.6 TDI é uma revolução nos motores diesel por mim tudo bem. lol
Eu sei que o 1.6 TDI não é referência, e já vem (muito) tarde. Eu mencionei (apenas e só) a rotação a que a potência máxima é atingida... o resto das conclusões ficam para os experts...
Pessoalmente não estou a dar importância à cilindrada, estou a falar na faixa de utilização.
Mais uma vez, estou a falar na faixa de utilização, não de rapidez ou de cavalagem.
Eu sei que o 1.6 TDI não é referência, e já vem (muito) tarde. Eu mencionei (apenas e só) a rotação a que a potência máxima é atingida... o resto das conclusões ficam para os experts...
A faixa de utilização do 1.6 TDI é melhor que a dos outros? Quer dizer que se tivesse 100cv ás 5.000rpm ainda era melhor?
O 1.6 TDI veio atrasado e pouco evoluído.
O giro é encontrarem um bom argumento na potencia baixa e tardia.
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