Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porsche ou Ferrari ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por - Ver Post
    Mais depressa passas a ser tu um na realidade do que eu, mas hei-de ter um nem que seja para terminar a velhice em estilo

    Mas sim mas depressa tens tu um, ou o pmct o Lambo
    se algumas coisas que vou lendo tuas aqui pelo fórum são o espelho da a tua maneira de ser, acho que estás mais perto do que pensas

    Comentário


      #92
      para apagar.
      Editado pela última vez por RespectRequired; 07 October 2009, 23:08.

      Comentário


        #93
        Neste fórum os fãs da Ferrari (não digo todos) sublinham e enaltecem constantemente o facto dos carros da marca serem CAROS,o facto de terem custos de manutenção astronómicos.Usando-o como argumento para uma pseudo superioridade entre marcas,e uma justificação para as suas escolhas.

        Fica a questão gostam dos Ferrari´s somente por serem caros ou existe outra(s) razão?



        Cumprimentos,

        Leblanc

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por leblanc Ver Post
          Neste fórum os fãs da Ferrari (não digo todos) sublinham e enaltecem constantemente o facto dos carros da marca serem CAROS,o facto de terem custos de manutenção astronómicos.Usando-o como argumento para uma pseudo superioridade entre marcas,e uma justificação para as suas escolhas.

          Fica a questão gostam dos Ferrari´s somente por serem caros ou existe outra(s) razão?



          Cumprimentos,

          Leblanc
          pela minha parte, longe disso.

          a melhor prova dos 9 é conduzir um..

          Comentário


            #95
            Always Porsche, os Ferrari são feios até dizer chega.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
              É um bocadinho presunção achar-se que quem compra um Porsche é porque não tem dinheiro para o Ferrari.
              Conheço quem tenha MUITO dinheiro e prefere os Porsche.

              Eu com muito dinheiro preferia outro tipo de exótico, um AM para mesa do canto. Ou um 911 Turbo -penso que 500cv chegam e sobram
              Repara que eu digo que quem tem dinheiro para comprar um Ferrari também tem dinheiro para comprar um Porsche, certo?

              E depois digo: Já o contrário nem sempre acontece. Concordas também?

              Comentário


                #97
                São gostos...

                Mas as opiniões valem pelas experiências e contactos com quem as tenha tido.

                Já tenho conduzido umas super-máquinas, mas raramente ao ponto de extrair todo o sumo de uma condução empenhada.

                É mais do género: Olha que giro. Achas? Pega lá na chave e vamos dar uma volta. Estica-se um pouco aqui e acolá, mas não dá para ver o filme todo daquilo que é um carro em todo o seu esplendor.

                Daí, poder afirmar que um Porsche 911T (996) e outros 911 anteriores, são do melhor que há em termos de empenho da máquina em proporcionar excelentes momentos de condução.

                Ferraris? Não sei. Pela opinião de alguns donos, ouço de tudo. Além do aspecto que é consensualmente espectacular, em termos de dinâmica e fiabilidade, as opiniões divergem. Mas há consensos de que as coisas estão a melhorar lá para Maranello, e que já se começa a respeitar o cliente.

                Mas parece que com o Panamera se vai prolongar a relação com a Porsche cá por casa. Ainda não sentei o dito no dito, mas pelos comentários aquilo é bom e está para breve.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por leblanc Ver Post
                  Neste fórum os fãs da Ferrari (não digo todos) sublinham e enaltecem constantemente o facto dos carros da marca serem CAROS,o facto de terem custos de manutenção astronómicos.Usando-o como argumento para uma pseudo superioridade entre marcas,e uma justificação para as suas escolhas.

                  Fica a questão gostam dos Ferrari´s somente por serem caros ou existe outra(s) razão?



                  Cumprimentos,

                  Leblanc
                  Leblanc vê a coisa desta forma:

                  Os Porsches apesar de serem excelentes máquinas são mais tangíveis que um Ferrari (a realidade é está quer se queira ou não) e com isto ninguém está a dizer que os Ferraris são melhores por causa disso.

                  O que se pode ver por aqui é que já há um número razoável de users que têm ou tiveram contacto com Posrches e que ficam fascinados com a condução, desempenho, dinâmica, relação homem/máquina etc... o que é perfeitamente normal, se eu tivesse a possibilidade de ter um Porsche fosse ele qual fosse seria para mim uma grande realização (não está em causa o valor da Marca).

                  Até aqui penso que estamos todos de acordo, agora onde para mim esta comparação pode de certa forma se tornar "injusta" é que a maioria não teve nem tem contacto com Ferraris logo a comparação acaba por ser complicada.

                  De qualquer forma já li num fórum português uma resposta à seguinte pergunta.

                  "Se pudesses escolher apenas 2 carros dos que tens quais seriam?"

                  O user em questão tem Porsche, Ferrari e outras marcas.

                  Ele respondeu: "Ferrari e outro carro (e não foi nenhum Porsche)."

                  Portanto isto foi a resposta de uma pessoa que tem contacto com as duas marcas.

                  Vale o que vale, mas penso que vale mais do que a opinião de uma pessoa que nunca conduziu nenhum ou que só conduziu Porsche e nunca pôs as unhas num cavalinho.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                    Leblanc vê a coisa desta forma:

                    Os Porsches apesar de serem excelentes máquinas são mais tangíveis que um Ferrari (a realidade é está quer se queira ou não) e com isto ninguém está a dizer que os Ferraris são melhores por causa disso.

                    O que se pode ver por aqui é que já há um número razoável de users que têm ou tiveram contacto com Posrches e que ficam fascinados com a condução, desempenho, dinâmica, relação homem/máquina etc... o que é perfeitamente normal, se eu tivesse a possibilidade de ter um Porsche fosse ele qual fosse seria para mim uma grande realização (não está em causa o valor da Marca).

                    Até aqui penso que estamos todos de acordo, agora onde para mim esta comparação pode de certa forma se tornar "injusta" é que a maioria não teve nem tem contacto com Ferraris logo a comparação acaba por ser complicada.

                    De qualquer forma já li num fórum português uma resposta à seguinte pergunta.

                    "Se pudesses escolher apenas 2 carros dos que tens quais seriam?"

                    O user em questão tem Porsche, Ferrari e outras marcas.

                    Ele respondeu: "Ferrari e outro carro (e não foi nenhum Porsche)."

                    Portanto isto foi a resposta de uma pessoa que tem contacto com as duas marcas.

                    Vale o que vale, mas penso que vale mais do que a opinião de uma pessoa que nunca conduziu nenhum ou que só conduziu Porsche e nunca pôs as unhas num cavalinho.
                    Estou genericamente de acordo com o teu post.

                    Eu estou na equipa dos que já conduziram vários porsches e ficaram fascinados com os mesmos. Ferraris nunca andei sequer ao lado, mas gostava muito.

                    De qualquer forma como referi há seguramente opiniões diferentes sobre este tema, por parte dos que "conhecem" os dois. Até porque também há diferenças significativas entre ferraris (Um 360 ou 430 deve ser muito diferente de um 456 ou 612) ou entre porsches.

                    Ferrari é mais hard-core numa primeira impressão e isso é uma das explicações da sua enorme popularidade. Não haverá muitos adolescentes que prefiram um porsche a um ferrari. A estética mais exuberante e os fantásticos motores não perdoam.



                    De qualquer forma

                    Comentário


                      Meus caros, olhem para o meu Avatar !

                      Já está ?

                      Ok ! Agora é assim :

                      - Que raio de comparação !!!

                      Julgo que, excepto que me saia um "euromilhões", ou uma herança de alguém que nem conheço , daqueles(as) com muitos milhões em cima, nunca virei a possuir um Ferrari.

                      Sim porque, comprá-lo usado/escafiado, não obrigado - e ainda que assim fosse, tê-lo em bom estado a preço de ouro para passear com ele muito de vez em quando e evitando espremer todo o sumo, custa muito dinheiro.

                      Levá-lo para uma pista (habitat natural), um descuido e acabou, toca a "comprar" outro em valor de reparação

                      Novo, mais uma vez, apesar de caríssimo, não é comprá-lo que custa, é sustentá-lo.

                      Um Porsche (que para mim teria que ser novo), é algo concretizável, quer na compra, quer no sustento e utilizável...

                      Um Ferrari é um objecto de Culto, de Paixão, uma Obra de Arte e de Engenharia.

                      Um Porsche é tornar realidade um sonho, a Engenharia ao serviço de um dia-a-dia apimentado e com sorriso nos lábios.

                      Cada uma das marcas tem o seu lugar no mundo automóvel e apenas nas pistas são adversárias, cá fora, nem de perto nem de longe.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                        Meus caros, olhem para o meu Avatar !

                        Já está ?

                        Ok ! Agora é assim :

                        - Que raio de comparação !!!

                        Julgo que, excepto que me saia um "euromilhões", ou uma herança de alguém que nem conheço , daqueles(as) com muitos milhões em cima, nunca virei a possuir um Ferrari.

                        Sim porque, comprá-lo usado/escafiado, não obrigado - e ainda que assim fosse, tê-lo em bom estado a preço de ouro para passear com ele muito de vez em quando e evitando espremer todo o sumo, custa muito dinheiro.

                        Levá-lo para uma pista (habitat natural), um descuido e acabou, toca a "comprar" outro em valor de reparação

                        Novo, mais uma vez, apesar de caríssimo, não é comprá-lo que custa, é sustentá-lo.

                        Um Porsche (que para mim teria que ser novo), é algo concretizável, quer na compra, quer no sustento e utilizável...

                        Um Ferrari é um objecto de Culto, de Paixão, uma Obra de Arte e de Engenharia.

                        Um Porsche é tornar realidade um sonho, a Engenharia ao serviço de um dia-a-dia apimentado e com sorriso nos lábios.

                        Cada uma das marcas tem o seu lugar no mundo automóvel e apenas nas pistas são adversárias, cá fora, nem de perto nem de longe.

                        porque comprar um Porsche apenas novo, alguma razão específica?

                        Tirando o Cayman/Boxster um "simples" Carrera 2 dispara para lá dos €110k com meia dúzia de extras, piora claramente paras as versões mais hardcore, aproximando-se dos Ferrari mais acessíveis novos.

                        Comentário


                          Pondo agora aqui os meus pontos de vista são 2 mundos.

                          Porsche, a quem goste da marca, por ser mais possível conseguir ter a sua exclusividade no dia-a-dia.
                          São carros mais vistos, mas também maus usados(+km).

                          Ferrari, é algo mais exclusivo mais pelo seu preço e manutenção, dái ser o mítico. É pouco prático para o dia-a-dia, pelos menos foi o que já ouvi dizer de muitos donos que os têm.
                          São carros que mesmo como paixão, muitas das vezes ficam tempos e tempos parados.


                          Não digo que a Porsche seja superior à Ferrari ou vice-versa, mas penso que pondo de parte preços e manutenções, a Porsche consegue ter mais amantes pela sua globabilidade, enquanto que a Ferrari muitas das vezes é mais um Status...


                          Posso estar a deduzir isto pela quantidade de pessoas que conheço e que tem Ferraris, mas que raramente os usa, e sim elas têm "papel" para caraças...


                          Na minha zona vejo 2 Porche´s como carros do dia-a-dia.


                          O único Ferrari que pode vir a contradizer isso, como já aqui foi mencionado é mesmo o California que já tem esse pretexto, e que secalhar foi introduzido por causa de alguma coisa, apesar de muitos amantes da Ferrari estarem contra essa jogada.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                            porque comprar um Porsche apenas novo, alguma razão específica?

                            Tirando o Cayman/Boxster um "simples" Carrera 2 dispara para lá dos €110k com meia dúzia de extras, piora claramente paras as versões mais hardcore, aproximando-se dos Ferrari mais acessíveis novos.

                            Panca ? Idiotice ? Estupidez ? Mania ?

                            Sempre fui contra os carros usados (experiências que aqui não são chamadas).

                            E se para comprar um carro "necessidade" prefiro um segmento B novo, a um C usado, caminhando para a realização de um sonho, isto é, não tem que ser um mal necessário, não me vejo a comprar usado.

                            Mas desde sempre afirmei neste Fórum (e já faz uns anitos), não sou radical e por isso não digo : "desta água não beberei"...

                            Principalmente devido às garantias e mordomias ao cliente, proporcionadas pela rede oficial de usados da Porsche.

                            Editado pela última vez por PAZ; 08 October 2009, 15:43.

                            Comentário


                              Vou expressar a minha opinião ate porque o 993TT foi o primeiro carro que conduzi com mais de 400cv, o 993TT comparado com o 360(que tambem ja dei umas voltinhas) em termos de performances nota-se logo uma grande diferença no arranque tem mais tracção e os dois turbos não perdoam principalmente nas recuperações em que levamos um pontapé nas costas, no 360 tudo se passa tambem muito depressa mas não tão depressa como no TT, não temos aquele pontapé nas costas, o carro parece mais banheira e nas curvas o TT é mais eficaz, no 360 temos mais prazer em ver e ouvir o conta rotações a subir ate ao redline(no TT acaba muito rapido), esta analise não é tendenciosa foi as sensações que senti em ambos os modelos, tanto que na altura do 360 testei o carro pois ca em casa estavamos indecisos entre este e outro e a escolha não foi o Ferrari.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                                Meus caros, olhem para o meu Avatar !


                                Eu acho que devias trocar o avatar pôr assim:

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por mugentyper Ver Post
                                  Vou expressar a minha opinião ate porque o 993TT foi o primeiro carro que conduzi com mais de 400cv, o 993TT comparado com o 360(que tambem ja dei umas voltinhas) em termos de performances nota-se logo uma grande diferença no arranque tem mais tracção e os dois turbos não perdoam principalmente nas recuperações em que levamos um pontapé nas costas, no 360 tudo se passa tambem muito depressa mas não tão depressa como no TT, não temos aquele pontapé nas costas, o carro parece mais banheira e nas curvas o TT é mais eficaz, no 360 temos mais prazer em ver e ouvir o conta rotações a subir ate ao redline(no TT acaba muito rapido), esta analise não é tendenciosa foi as sensações que senti em ambos os modelos, tanto que na altura do 360 testei o carro pois ca em casa estavamos indecisos entre este e outro e a escolha não foi o Ferrari.
                                  Uma opinião parecida com a do post inicial

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por mugentyper Ver Post
                                    Eu acho que devias trocar o avatar pôr assim:
                                    Nã...



                                    Até posso nunca a vir a ter nem BMW (já por cá anda um, mas não é mesmo MEU), nem Ferrari.

                                    Até posso vir a ter 3 Porsches (Sim ! Sim! Sim ! ).

                                    Não compreendo a preferência de alguns BMW da moda, face a concorrência dita não "Premium".

                                    Posso achar que a Lamborghini faz carros de cortar a respiração...

                                    Mas, estas duas marcas (BMW e Ferrari), fazem parte de quem sou, desde que comecei a ter conhecimentos sobre o mundo automóvel, não são as melhores, comparativamente com qualquer outra, mas são as que depois de muitas voltas, onde a minha preferência regressa.

                                    De resto, façam favor de me oferecer qualquer automóvel de qualquer outra marca, que é acolhido com muito amor

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      O tom é uma ironia em jeito de brincadeira, porque tu sempre que se compara ferraris mostras um certo "enfado" e imediatamente os colocas num plano estratosférico

                                      Eu nunca tive o prazer de conduzir ou sequer andar num ferrari, pelo que nem sei bem o que é.
                                      Temos de trocar impressões então para chegar a uma conclusão , eu já conduzi ferraris mas nunca conduzi nenhum porsche

                                      Tenho imensa curiosidade de conduzir um porsche para ver se o ferrari é mesmo uma máquina de outra categoria!

                                      Comentário


                                        Uma coisa que se notava nos Ferrari antes desta nova geração f430 e afins, era quando me sentava num tinha algo de Fiat isto não quer dizer que fosse mau mas dava muito a sensação que se pagava bem a marca e o simbolo Ferrari.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por mugentyper Ver Post
                                          Uma coisa que se notava nos Ferrari antes desta nova geração f430 e afins, era quando me sentava num tinha algo de Fiat isto não quer dizer que fosse mau mas dava muito a sensação que se pagava bem a marca e o simbolo Ferrari.
                                          Isso apenas aconteçe na Ferrari...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por mugentyper Ver Post
                                            Uma coisa que se notava nos Ferrari antes desta nova geração f430 e afins, era quando me sentava num tinha algo de Fiat isto não quer dizer que fosse mau mas dava muito a sensação que se pagava bem a marca e o simbolo Ferrari.
                                            Ter algo de Fiat em carros tão caros e exclusivos não é grande coisa, ainda que dado o posicionamento muito desportivo se aceite.

                                            Agora serem estupidamente caros de manter e haver por aqui quem ache que isso é bom, porque garante exclusividade é que não me convence nada.

                                            Já não falando na parte da fiabilidade e alguma delicadeza necessária no trato.

                                            Mais exclusiva é a RR e sempre tentou ter uma imagem de carro perfeito que não avaria. Portanto esta ideia (que admito seja exagerada) de que aos ferraris se perdoa tudo desde avarias a manutenções astronómicas, a mim não me convence.

                                            Nesse aspecto prefiro um compromisso entre performances/preço/fiabilidade como me parece que oferecem outras propostas.

                                            Aliás parece-me que a ferrari também tem evoluido nesse sentido e bem !

                                            Comentário


                                              Eh pá cheguei tarde

                                              Cada macaco no seu galho, a Porsche é mais racional e a Ferrari mais emocional.

                                              Qual prefiro? Depende do modelo, mas o Carrera GT causa-me mais desejo que qualquer Ferrari.

                                              Qual comprava? Porsche ou Aston Martin, mas Ferrari não comprava, mesmo que fosse multimilionário apenas comprava o F50.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post

                                                Ferrari é mais hard-core numa primeira impressão e isso é uma das explicações da sua enorme popularidade. Não haverá muitos adolescentes que prefiram um porsche a um ferrari. A estética mais exuberante e os fantásticos motores não perdoam.

                                                É por isto mesmo que eu prefiro um Ferrari como base de partida sempre.

                                                Isto se estamos a falar de carros a sério mesmo.

                                                Para mim carros -> definem-se por "Um Ferrari é um objecto de Culto, de Paixão, uma Obra de Arte e de Engenharia." by PAZ

                                                Comentário


                                                  Estamos a falar de carros em que quando se compram não se vai a penssar em consumos preços de manutenção etc.. Quem os compra sabe no que se vai meter!
                                                  Fala-se em carros a serio vem logo a baila os preços de manutenções etc .. Não olha!

                                                  A Porsche já não fascina tanto como um Ferrari ou lamborghini.. So com as exepções (esta palavra existe?)GT2 GT3 CGT..

                                                  Quer queiram quer não a Ferrari é uma referencia no mundo automovel, custa a muitos mas meu amigo.

                                                  Ferrari contra o mundo e ganha

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                                                    Estamos a falar de carros em que quando se compram não se vai a penssar em consumos preços de manutenção etc.. Quem os compra sabe no que se vai meter!
                                                    Fala-se em carros a serio vem logo a baila os preços de manutenções etc .. Não olha!

                                                    A Porsche já não fascina tanto como um Ferrari ou lamborghini.. So com as exepções (esta palavra existe?)GT2 GT3 CGT..

                                                    Quer queiram quer não a Ferrari é uma referencia no mundo automovel, custa a muitos mas meu amigo.

                                                    Ferrari contra o mundo e ganha
                                                    O pessoal não tem guito/não está disposto a, para manter um Ferrari...e por isso toca de bater.

                                                    Eu a 1ª parte compreendo, eu também não tenho, nem para um Porsche. Também tenho de comprar algo que tenha custos de manutenção reduzidos e me permita ainda assim ter algum prazer de condução.


                                                    Mas não é por isso que falo mal dos Porsches e digo que nunca compraria um. De igual forma não o faço em relação a um Ferrari.

                                                    São compromissos. A grande maioria de nós tem de os fazer durante a vida.

                                                    Mas para sonhos, para ideais não há compromissos! Mantenho a minha (não é isso que lhes dá exclusividade...é muito mais ) mas falar sequer de custos e temperamento mais assanhado como problemas nesta discussão não faz muito sentido.

                                                    Volta-me a levar ao que disse de inicio:
                                                    Sendo assim estão, vocês, a meter a Porsche no saco dos "mortais". Pronto, é bom ter um MX5, que tem montes de predicados de um Porsche afinal

                                                    Comentário


                                                      Ferrari all the way! Ao menos tenho desconto nas revisões e já sou sócia ACP (é FIAT e tal... )

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                        O pessoal não tem guito/não está disposto a, para manter um Ferrari...e por isso toca de bater.

                                                        Eu a 1ª parte compreendo, eu também não tenho, nem para um Porsche. Também tenho de comprar algo que tenha custos de manutenção reduzidos e me permita ainda assim ter algum prazer de condução.


                                                        Mas não é por isso que falo mal dos Porsches e digo que nunca compraria um. De igual forma não o faço em relação a um Ferrari.

                                                        São compromissos. A grande maioria de nós tem de os fazer durante a vida.

                                                        Mas para sonhos, para ideais não há compromissos! Mantenho a minha (não é isso que lhes dá exclusividade...é muito mais ) mas falar sequer de custos e temperamento mais assanhado como problemas nesta discussão não faz muito sentido.

                                                        Volta-me a levar ao que disse de inicio:
                                                        Sendo assim estão, vocês, a meter a Porsche no saco dos "mortais". Pronto, é bom ter um MX5, que tem montes de predicados de um Porsche afinal
                                                        Eu também não tenho e não é por isso que vou dizer mal, se fosse um BMW(M3, M6...) ou MB(AMG) era um manjar sendo um Ferrari não presta!

                                                        O que torna a Ferrari tão fascinante é também o de não ser uma marca para os "mortais".. Não diria melhor quando dizes que estão a meter a porsche no saco dos "mortais". Se para voces isso é um super carro para mim não!

                                                        Já vi aqui no forum que se uma marca fosse apenas o simbolo que colocavam o de um Porsche no MX-5 e que eram felizes ..

                                                        Quando vejo isto não fico com a ideia que a Ferrari é ficção cientifica (como aqui já foi referido) nem nada do genero! Mas cada um na sua..

                                                        YouTube - Friend of mine driving Ferrari F430 in Monaco

                                                        Comentário


                                                          Deixem-se te tretas, toda a gente sabe que a FERRARI é a FERRARI, e não ha mais nada a dizer.

                                                          Alias fazendo a comparação ao estilo do que já se viu por aqui (forum), diria que

                                                          a Ferrari é o Elvis Presley (o maior nome da musica),
                                                          a Porsche os Beatles (vendem que se farta), e
                                                          a Lamborghini o James Brown (para gosto mais refinado).

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por enemypublic Ver Post
                                                            Deixem-se te tretas, toda a gente sabe que a FERRARI é a FERRARI, e não ha mais nada a dizer.
                                                            (...)
                                                            Apoiadíssimo!!!














































                                                            Tal como a Porsche é Porsche, a Jaguar é Jaguar, a AM é AM... and so on, and so on...

                                                            Comentário


                                                              Muito boa esta discussão.

                                                              Originalmente Colocado por Draivin Ver Post
                                                              faz-me mais lembrar aqueles que entram num curso da treta e depois andam a dizer "se quisesse, tinha ido para Medicina". é disso que aqui se fala..
                                                              Eu, como já e costume nestes temas, concordo com o Draivin.

                                                              O exercício mental que eu faço neste tipo de comparação é o seguinte:
                                                              "Se o dinheiro não entrasse na equação que carro é que eu compraria?"
                                                              "Se eu tivesse todo o dinheiro do mundo qual seria o meu carro de eleição?"

                                                              Não acho que sejam marcas comparáveis. Eventualmente, poderão comparar-se modelos esporadicamente e é só.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X